Comportamento
29 maio 2015, 172 comentários

Sobre o Drama do Anticoncepcional – Parte II

Lembram deste post falando sobre a minha indecisão com os tipos de anticoncepcionais existentes? Foi maaaara, mais de 600 comentários, todo mundo papeando, dando seu ponto de vista, contando sua experiência… enfim, achei fantástico.

Pois bem, larguei da pílula e usei o anel (Nuvaring) por 4 meses. Posso falar? Achei ótimo. Prático, fácil de usar, não sentia nada, o namorado também não, preço ok (e dá para fazer um cadastro no laboratório com descontos progressivos), nenhuma neura com ter que lembrar de tomar comprimido todo dia… Tive um pouco de escape no começo (ou como algumas pessoas chamam, spotting, aquele sangramento que não é menstruação e que enche a paciência), mas depois parou. Tava tudo ok com o anel e só tinha uma reclamação: fortes dores de cabeça. Todo mês aparecia uma dor de cabeça bem chata e que me deixava preocupada, afinal, durante esses últimos meses apareceram muitas reportagens sobre os perigos dos anticoncepcionais com hormônios. Fiquei encucada e outra coisa: continuava cheia de celulite, dificuldade para emagrecer e libido baixa.

Marquei novamente com meu ginecologista (eu já tinha pedido DIU de cobre, mas ele não deixou pelo fato de eu nunca ter tido filhos e poderia ter alguns problemas ou não me adaptar), sentei bem séria na frente dele e falei: Dotô, cansei, quero por DIU. Ele olhou pra mim, pegou na minha mão (isso é verdade, aconteceu desse jeitinho) e falou: “Constanza… Você é uma mulher inteligente, entendida das coisas, estudada… Sei que você pesquisou muito sobre isso, você tem certeza?” Falei na hora: Claro que tenho! É o que mais quero na vida! E ele falou que tudo bem, que iria por o DIU Mirena! Opa opa opa, dotô, o senhor não entendeu. Não quero mais hormônios em minha vida. Por mais que o DIU Mirena tenha ação hormonal local, ainda assim tem os tais hormônios que não me deixam tranquila. Ele relutou mas por fim consegui convencê-lo pelo DIU de Cobre.

Holding an IUD birth control copper coil device in hand, used for contraception - side view

Tive que ficar um mês sem tomar nenhum tipo de anticoncepcional, então dei adeus ao anel e me preparei para o DIU. Confesso que durante esse tempo pensei um pouco, deu um medinho, bateu aquela insegurança afinal é algo que pode ficar de 5 a 10 anos dentro do corpo mas lembrava como minha vida era boa sem anticoncepcional (fiquei quase 2 anos sem nada) e logo me animava novamente.

Chegou o grande dia e eu estava no último dia da mestruação (tem que por o DIU menstruada, pois o útero está dilatado, algo assim). Fui toda contente, saltitante e serelepe pro médico, coloquei a batinha e fui pra sala. Lá vi uma bandeja CHEIA de aparelhos como pinça gigante, tesoura, e outras coisas de metal. Pirei né? Dotô, pra que isso tudo??? É cirurgico??? Ele me acalmou e disse que era rápido porém que poderia sentir algo de dor.

Acontece que para por DIU é necessária certa “profundidade” do útero e precisam medir usando um instrumento de metal comprido, tipo uma régua em formato de agulha de tricô. E isso dói. E nesse momento pode acontecer um desmaio (tem um nome certo, mas esqueci) ou até alguns minutos depois de pôr o DIU. Bom, profundidade ok, ele pôs o DIU e senti uma coliquinha. O DIU – que tem formato de T – fica dobrado dentro de um êmbolo que é inserido na vagina e quando alcança o lugar que deve ficar, é liberado. Pronto! Fui enDIUsada! O ápice da dor foi só na hora da medição e um leve desconforto na “instalação” em si.

Levantei, botei minha roupinha, o dotô me deu um anti inflamatório e um para dor, falou que eu sentiria algumas cólicas nos próximos dias e pronto. Ah, pediu para ficar 15 minutos sentadinha na sala de espera, por causa daquele possível desmaio. Não desmaiei e fui pra casa.

Foram 15 dias sem namorar, uma semana sem malhar e 15 dias com escape mais intenso. Tive cólicas praticamente todos os 15 dias, mas bem de leve. Voltei ao médico para ver se estava tudo bem e estava. Meu maior medo era a primeira menstruação pós DIU, já que muita gente fala de cólicas insuportáveis e fluxo anormal. Pensei em só escrever este post quando isso acontecesse e com muita surpresa venho contar que praticamente não tive cólicas! NADA! Quanto ao fluxo, sim, ele parece ser mais intenso mas como agora sou natureba, estou testando o tal coletor menstrual que não dá para ter muita noção de quantidade. Acho que ainda não me adaptei bem ao coletor, pois o meu vaza. Ou meu fluxo é absurdo mesmo rs. Enfim, isso é assunto para outro post (mas quem tive experiência com coletores menstruais pode comentar aqui também).

É um processo chatinho e espero que compense com o passar do tempo. Espero ficar livre do spotting, conseguir tratar as manchas (os hormônios da pílula pioram o melasma e não deixam eles serem combatidos eficazmente), emagrecer, sumir com a celulite, conseguir aumentar meu nível de testosterona (que estava quase negativo), ficar mais animada e claro, não achar que terei um AVC a cada dor de cabeça. É uma preocupação a menos!

Eu sei que cada caso é um caso. Eu ainda acho anticoncepcional hormonal muito perigoso, além de todas as alterações físicas que ele acarreta e o tanto que deixa nosso corpo desregulado. Isso acontecia comigo, mas existem mulheres que amam e ficam ótimas. Nunca me dei bem com a pílula e tô feliz que consegui por o DIU de cobre! Ah, sobre as espinhas (testorenona no lugar e falta dos hormônios da pilula podem ocasionar acne, principalmente em quem tem Sindrome do Ovário Policístico) comecei imediatamente a tomar espirinolactona e até o momento, zero espinha! Êeeee, continuemos observando!

  • PS: tchau hormônios.
Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
172 comentários em “Sobre o Drama do Anticoncepcional – Parte II”
  1. Roberta Caldas29/05/15 • 16h40

    Legal, muito bom ir atrás do que vc achava que seria melhor para seu corpo! Espero que continue tudo dando certo.
    Estou mega curiosa em relação a esse coletor menstrual. Faz um post explicando! 🙂

    Beijos

    • Constanza29/05/15 • 16h41

      To tentando me acertar com ele ainda rs. Qdo tiver opiniao formada conto aqui rs

  2. Layla29/05/15 • 16h43

    Usei o nuvaring por 5 anos, tirei para engravidar. E usei por mais três anos.
    Quase MORRI de dor de cabeça. Dores alucinantes, chegavam a enjoar. Meu triglicérideos que normalmente era 80 pulou para 250 e eu tratando e tratando.
    Decidi parar com o Nuvaring é SURPRESA bye bye cefaléias e triglicérideos …
    Hoje me sinto muito melhor, muito mais disposta, nem me lembro do diu.
    Tenho certeza que você fez uma ótima escolha Cony. 🙂

  3. Eduarda29/05/15 • 16h51

    Eu tava doida pra fazer a dobradinha diu cobre + coletor, mas li em alguns lugares que meio perigoso, que pode haver um deslocamento do diu. Seu médico te falou algo sobre?
    beeeeijo

    • Constanza29/05/15 • 16h55

      Nao falou nada nao! Contei que ia usar coletor e ele achou ok, só isso!

    • Ilka29/05/15 • 18h38

      Eduarda,
      Isso é lenda urbana. O DIU está dentro do útero, o coletor fica no canal vaginal, não há como o coletor deslocar o DIU de forma alguma.

      • Constanza29/05/15 • 18h48

        Ufa, ja tava preocupada rs

  4. Karine29/05/15 • 16h55

    Nossa, só falo um coisa! Mulher de coragem Cony!Mas, coragem a gente precisa ter para enfrentar quase todas situações da vida!
    Espero que seja melhor opção para você!!
    http://www.achadochique.com

  5. Eduarda29/05/15 • 16h56

    valeu, Constanza. Vou conversar com o meu e trocar uma ideia, obrigada pela atenção! :*

  6. carolina.29/05/15 • 16h56

    constanza, por que seu médico não queria botar em você o diu de cobre? e o que é que tem a ver você nunca ter tido filhos e esse método contraceptivo? estou pesquisando na internet sobre o diu e os sites não falam sobre mulheres sem filhos não deverem usá-lo. obrigada 🙂

    • Constanza29/05/15 • 16h58

      Por causa do tamanho do utero, rejeicao, coisas assim.

  7. Roberta29/05/15 • 16h59

    Nossa, passamos pela mesma situação: não consigo adaptar bem aos anticoncepcionais. Já tentei o DIU, porém sem sucesso (sentia muita cólica). Agora não sei qual método usar… Estou meio perdida. Adoro seu blog! Bjs! 🙂

    • Laila29/11/17 • 15h32

      Tenho pesquisado bastante sobre métodos e se vocês já tentou o DIU e não deu certo e os anticoncepcionais são uma porcaria, dá uma pesquisada no diafragma. É um método antigo mas até hoje muito utilizado na Europa pela ausência de hormônios.

  8. Patricia29/05/15 • 16h59

    Constanza, boa tarde!
    Achei muito interessante você tratar desse assunto no blog. Tenho 31 anos e no momento estou em casa me recuperando de uma trombose venosa cerebral e tudo indica em decorrência pelo uso de anticoncepcional – USAVA FEMININA. Não sou obesa, ao contrário, sou atleta e não fumante (fatores de risco). Sentia exatamente como você descreveu (dores de cabeça, não conseguia reduzir as celulites, sem libido) e eu no fundo sentia que o anticoncepcional me fazia mal, mas não fiz a escolha inteligente que você fez – em tempo. Agora não poderei usar nunca mais. Vou tomar anti-coagulantes e anti-convulsivante por meses. Mesmo assim, estou grata por estar viva e sem sequelas. No começo tive desvio de rima, mas agora já estou bem.

    • Constanza29/05/15 • 17h05

      Nossa Patricia, cada vez que leio ou escuto um caso como o seu, penso como puder tomar pilula por tanto tempo… Mas ainda bem que vc esta se recuperando, espero que fique 100% em breve! beijoss

    • Julia29/05/15 • 18h21

      Há quanto tempo você tomava? Melhoras!!

  9. Cristina29/05/15 • 17h01

    Em relação ao coletor… Vc não pode coloca-lo muito profundo.. tem que passar a mão por fora e ainda sentir a pontinha… Só assim não irá vazar.
    O meu vazou muito de início mas descobri que estava colocando muito profundo e ai, agora estou no paraíso com ele!! rss

    • Constanza29/05/15 • 17h07

      Mas a pontinha pra fora incomoda! Fica “pegando” sabe? rsrsrs, se cortar como que vou puxar ele pra tirar?

      • Fernanda29/05/15 • 17h14

        Pode cortar sem medo! Você não vai perder ele dentro de você, pode confiar! Kkkk

      • Cristina29/05/15 • 18h13

        Rsss…
        Pode cortar, eu não o puxo pela pontinha, acabo apertando a base toda para tirar o vácuo e o puxo pela base toda..

        • Constanza29/05/15 • 18h18

          Entao to colocando muito fundo! Pq nao alcanco a base sem puxar

  10. Mariana29/05/15 • 17h02

    Olha, eu graças a Deus me dou muito bem com o anticoncepcional. Não tenho dores de cabeça ou inchaço, minha pele fica que é uma maravilha… Só acho chato ter que tomar todo santo dia… Mas que bom que vc achou algo que funciona com vc! Depois conta mais da adaptação, depois que eu tiver o meu segundo filho, quero por DIU!
    Beijo!

  11. 29/05/15 • 17h03

    Oi Cony!
    Estou passando por um drama semelhante. Uso o Yasmin/Yas há quase 10 anos e de uns tempos pra cá senti que minha libido estava beirando o negativo (sendo que eu nunca fui assim). Estou desconfiada que é culpa do anticoncepcional. Então esse mês vou fazer um teste, não estou tomando, pra ver se a culpa do T sumir é do remédio. Fora que estava com acne. Marquei uma consulta com a minha gineco pra ver o que ela me sugere, mas do jeito que tava não dá pra continuar. Então esse mês estou toda no natural.
    Sobre o coletor menstrual, comecei a usar e só digo uma coisa: é AMOR! Se tá vazando acho que vc tá usando o tamanho errado ou não tá colocando direito. Mas não desista, pq é outra vida!! Vc até esquece que tá menstruada.
    Eu li que ele pode ser incompatível com o DIU mesmo, pq pode modificar o local do fio…
    Beijo!

  12. Jéssica29/05/15 • 17h07

    Oi Cony!

    Uma duda…
    Qual a porcentagem de eficácia do DIU de cobre?

    Obrigada, adoro seu blog…Beijos

  13. Talita29/05/15 • 17h08

    Contanza eu estava no mesmo dilema que vc, queria parar de tomar pílula pq estava me fazendo muito mal, dai teimei em colocar o diu mirena, o plano cobriu e coloquei, mas no dia de colocar juro foi a pior dor que já senti na minha vida, fiquei com muita cólica forte durante um més, coisa que nunca tive. Não aguentei e pedi para por favor a Dra tirar e dei graças a Deus, pq além de td estava me sentindo enorme. Mas de cobre deve ser outra coisa e depende de pessoa por pessoa mesmo, minha amiga ama de paixão o diu dela, e vc nem sentiu tanta dor como eu. Hoje estou só no preservativo e feliz, minhas celulites diminuirão e me sinto bem melhor. Tomara que vc se adapte bem ao diu. bjão amo seu blog

  14. Flavia G.29/05/15 • 17h08

    Nossa, que aflição! Ainda bem que deu tudo certo 🙂
    Tomo pílula há 20 anos e só trouxe coisas boas, fluxo regular, 100% sem cólicas (tinha cólicas terríveis), pele boa…enfim, bom que existem outras opções para quem não se adapta ao comprimido.

    • Rogéria08/06/15 • 20h17

      O ACO tb foi muito bom para mim. Uso há 1 ano e está sendo ótimo! Mas cada caso é um caso…

    • Juliana13/12/20 • 22h41

      Qual o anticoncepcional que usa?? O nuvaring me fez ter muitos sangramentos .

  15. Kelí29/05/15 • 17h09

    Oi Cony parabéns, o Diu é uma maravilha uso o de cobre a 9 anos, ano que vem tenho que trocar, o importante é fazer certinho os exames de rotina, pois pelo sangramento pode ter alteração da ferritina ou até uma anemia e nos trans a verificação de estar bem colocado. Todo mundo diz essa coisa de sair do lugar, que tem muitas crianças chamadas Diulina, posso estar enganada mas acho que são pessoas que não fazem os exames certinhos ou o profissional que colocou não colocou direitinho. Sucesso para sua vida de Diu. bjks Kelí

  16. Fernanda29/05/15 • 17h10

    Eu comecei a usar o coletor menstrual devido a uma alergia severa ao absorvente.
    Tava tão feia a alergia que minha gineco quase caiu pra trás quando viu. Tava em carne viva minha piriquita.
    Comprei o coletor e adeus alergia. Eu coloco facilmente, mas não gosto de tirar, acho desconfortável. Mas, no geral, o coletor mudou minha vida.
    Um dica pra não vazar é quando você tirar pra limpar, pega uma agulhinha e enfia em todos os buraquinhos pra “desentupir”, assim quando você colocar de volta vai ouvir um “pop” que significa que selou o vácuo. aqueles furinhos servem pra isso. Qnt mais firme o barulho de sucção, melhor selou.
    Também não me adaptei muito bem ao formato de inserir que veio nas instruções e na net achei uma outra forma de “dobrar” antes de inserir. Vou procurar a imagem e ponho aqui nos comentários.

    • Constanza29/05/15 • 17h12

      Por favor! E nem vi esses buraquinho hahahahahahah gzuis, acho q to fazendo tudo errado rs

      • Larissa30/05/15 • 22h03

        Cony, nem precisa de agulhinha, é só vc encher ele de água, colocar a palma da mão pra “tampar” e aperta ele contra a mão, que aí a água vai forçar pra sair pelos furinhos haha. Tem o grupo sobre coletor no facebook, é meio flodado mas dá pra tirar TODAS as dúvidas que deus deu. Te adicionei lá, depende de aprovação da adm, mas não deve demorar muito. Beijos!

        • Constanza31/05/15 • 08h57

          Obrigada! Vou dar uma lida nos topicos

  17. Mariana29/05/15 • 17h12

    Concordo com você sobre o perigo dos anticoncepcionais, mas o Mirena acabou com a minha pele, dois tratamentos completos com Roacutan. Um fiz usando o DIU e tive de tirar pois minha pele ficou um horror depois de 6 meses e depois mais um tratamento sem o DIU… Como você falou, cada organismo é um e tomara que o seu se adapte, porque se não fosse o problema da acne, estaria com ele até hoje.

    • Marina31/05/15 • 23h48

      Mariana não te entendi! O tratamento com o Roacutam não foi eficaz? Eu tenho o Morena ha 01 ano e ha 4 meses comecei com o Riacutam baixa dose … dps que para com o Roacutam as espinhas voltam?

  18. Adriana29/05/15 • 17h22

    Oi Cony (a intima) tenho 26 anos, e lá vai a minha experiência:
    Fiquei um ano usando o nuvaring (SONHO) usava 3/4 seguidos, mas aí começou a “escapar” a menstruação e cada vez conseguia emendar menos.
    Tenho muuuuuuita cólica.
    Tentei, injeção não deu (PS: sou operada do estomago pílula não da pra mim).
    E fui atrás do mirena. (PS2: também não tenho filhos)
    Coloquei em setembro de 2013, e o médico me deu a esperança que nunca mais mentruaria (DOCE ILUSÃO).
    Desde que eu coloquei menstruo religiosamente TODOS OS MESES, mas agora meu fluxo está diminuindo, cólica é uma leve dorzinha que vem dois dias antes.
    Estou feliz com o diu? Sim, mas poderia estar melhor! 😀
    Prós do mirena: não me preocupo com anticonepcional.
    Contras: engordei (não emagreço nenhuma grama)

  19. Tati M29/05/15 • 17h31

    Tenho 32 anos, ainda não tenho filhos, uso Selene há mais de dez anos e pra mim é ótimo, nunca engordei, tenho pouquíssima celulite, a pele fica ótima, libido ótima, tudo certo!

  20. Lau29/05/15 • 17h38

    Obrigada Cony por compartilhar as suas experiências.E uma pergunta,de 0 a 10 qual escala vc classifica a dor?Bjs

    • Constanza29/05/15 • 17h40

      É como se fosse uma pontada numa ferida, algo assim. Dor 7, mas por um instante mt rápido.

  21. Natália29/05/15 • 17h56

    Tô querendo ler suas impressões sobre o coletor! Quero muito comprar, já até acho que escolhi a marca, mas ainda tenho muitas dúvidas e medinho de não saber usar direito. Mas, pelo que eu li por aí, é só amor!

  22. Amanda oliveira29/05/15 • 17h58

    Oi Constanza,
    Estamos no mesmo barco! Tenho ovários policísticos, e parei de tomar anticoncepcional em fevereiro. Só agora minha menstruação ficou normal, ainda bem. As espinhas estão ENSAIANDO uma melhora, eu sinto que quando mexo menos na pele, a coisa toda desinflama menos. Eu passo ácido mas vou ter que voltar na dermatologista porque parece não fazer mais muito efeito… A médica me deixou uma amostra grátis do yaz caso eu desistisse da ideia de ser mais natureba, mas estou sendo forte!!!!
    Só uma pergunta: pq seu blog se comporta tão mal em tablets? Já tentei em mais de um iPad, mais de um navegador, e ele sempre trava e fecha o aplicativo!!! Afff
    Bjão

    • Iraci01/06/15 • 09h54

      Acho que o problema é do IOS! Sempre que abro o blog no iPhone e o post tem muitos comentários o navegador fecha sozinho tb.

  23. Lulu29/05/15 • 18h01

    Parabéns por se posicionar perante seu médico, Cony! A gente aprende a conhecer nosso corpo, não é mesmo? Eu larguei a pílula de vez há 7 anos, também sofria demais com cefaleia, problemas circulatórios (operei as varizes aos 32 anos), a libido foi quase a 0 e parecia que eu estava em uma TPM constante (coitado do marido…!). Meu medo era com a pele, no começo a alta de testosterona impactou sim, surgiram algumas espinhas e os pelos aumentaram! Mas eu nem liguei tanto, fui ao dermatologista que me receitou tretinoína e o problema da pele foi resolvido. E confesso que nem liguei tanto, a libido em alta me deixou tããão feliz, kkkkkkk! Minha preocupação agora é com a futura menopausa, pois não tenho intenção de tomar mais hormônios… os efeitos colaterais são sérios e não compensam de jeito nenhum! Bjs!

  24. Biessa29/05/15 • 18h07

    Fim do passado eu parei com a pilula. To usando camisinha e estamos bem adaptados. Pesei prós e contras: tomava pilula há 15 anos (e tenho 29!), não queria mais. Pensei – sou casada, tenho quase 30 anos, se engravidar, não vai ser o pior dos mundos. Mas to aqui há oito meses e nada de gravidez hahahaha
    Como melhorou, viu! Libido, cabelo… Só minha pele qeu agora está pior e estamos achando que é isso, mas a gineco acha que em alguns meses melhora.

    Sou meio natureba tb, uso o coletor há anos e amo! Tem coletor P e M, o seu é M?

    • Constanza29/05/15 • 18h11

      Oi Biessa! Comprei o da Inciclo, o para mulheres com mais de 30 anos!

  25. alessandra faria29/05/15 • 18h07

    Olá Cony! Boa sorte com seu DIU, espero que tenha sucesso total!!!!
    Acho super complicado essa questão e evitar filhos, na verdade todos os métodos são falíveis e tem seus efeitos colaterais sobre nosso corpo. É uma conta muito cara que pagamos pelo poder de gerar a vida.
    Eu usei anticoncepcional oral por 20 anos, graças a Deus nunca tive problema nenhum, pelo contrário tive uma vida boa, sem cólicas e sem fluxo intenso, nada de celulite, de engordar, nem espinhas (na verdade, depois que parei de tomar é que apresentei estes sintomas). Mas, cansei de ter compromisso com o remedinho e quando fiz meu segundo parto, liguei as trompas.
    1 ano e 3 meses depois estava grávida de novo, acho que já te contei algumas vezes, né?
    No parto da minha última filha, retirei as trompas completamente. Hoje tenho cólicas como uma adolescente e fluxo intensoooo. Meu médico disse que só retirando o útero. Mas, neste caso, posso acelerar minha menopausa e não estou preparada p isso.
    Fui atrás da minha homeopata e consegui manter o fluxo dentro da normalidade, as cólicas ainda fortes, mas param com uso de remédios. Vou ficando assim, enquanto der. É preciso controlar o fluxo por causa da anemia. Faço exames para controle.
    E assim a gente vai levando a vida…
    bjos
    http://www.alessandrafaria.com

  26. Juliana29/05/15 • 18h10

    Oh céus…
    Não sei o que fazer com o anticoncepcional, principalmente por causa da acne! Eu tô em uma fase bem estressante da vida e tô com espinha mesmo com anticoncepcional, imagina sem! Mas, até agora, o que ele me faz é ter celulite, não tenho nenhum desses outros problemas, mas mesmo assim, como faz mal pra muita gente, eu tô querendo parar também!

  27. Ana Souza29/05/15 • 18h12

    Nossa conseguir um médico que coloque DIU sem filhos é meu sonho. Como sou casada a um tempinho eles acham que vou mudar de ideia e querer filhos pode? É impressionante o quão a classe médica não respeita um decisão tão pessoal de não querer filhos e ainda tem aquele papo: Quando vc envelhecer vai se arrepender afff.
    Boa sorte com seu DIU.

    Bjus

    • Fabi04/10/16 • 10h00

      Mas o DIU dá para tirar quando quiser, não é algo definitivo, não é mesmo?

  28. Juliana29/05/15 • 18h13

    Ah, e eu uso há 8 anos…Acho muito tempo, mas nunca senti fortes dores de cabeça, o que me deixaria mais preocupada!

  29. Marilia29/05/15 • 18h16

    Oi Constanza, queria saber mais sobre este coletor. Pelo que pesquisei so vende pela internet, confere?
    Da pra fazer um post dele pra mulherada conhecer melhor?
    obg. bj

  30. Lyssa Iami29/05/15 • 18h29

    Oi, Cony!
    Recentemente, descobri após umas dores esquisitas na perna, tipo má circulação, que tenho um tipo (mutação do gene MTHFR) de trombofilia (propensão a ter tromboses). Fazia uso de anticoncepcional oral há mais ou menos 1 ano e meio e quase morri do coração, dando graças ao universo que nunca tive nada mais grave. Agora já parei e não estou usando nenhum método contraceptivo, apenas a camisinha. Por conta do lance da trombofilia, não posso usar nenhum com hormônios e pensei logo no DIU de cobre. O problema é a idade, já percebi que eu, que tenho 20 anos, praticamente não serei liberada por médico algum rs. E agora, Jose? haha não sei o que faço

    • Karol Fernandes29/05/15 • 19h44

      Oi Lyssa, tudo bem? Qual exame vc fez pra descobrir essa propensão a ter trombose? Tenho ma circulação e uma varize que vou fazer aplicação mas morro de medo da trombose.. Minha médica viu o anticoncepcional que eu tomo e disse que não influencia muito mas tenho medo.. Beijos, obrigada..

  31. Juliane29/05/15 • 18h30

    Coni!!! Tbm uso o DIU de cobre e o coletor.
    Nunca usei pílula (quer dizer, só durante 2 meses devido a ovários policísticos) Nunca quis utilizar um contraceptivo que tivesse hormônio, então pesquisei bastante e conversei com minha gineco. até li um artigo de medicina onde explicava que usar o DIU de cobre não diminui a fertilidade o/ Me sinto ótima usando o DIU. Apenas o fluxo menstrual que aumentou mas nada demais. Quanto as cólicas, sempre as tive 🙁 então nem fez diferença.
    Sobre o coletor, estou adorando! finalmente encontrei algo que não me deixasse assada! aff, era terrível. absorvente externo era uó e o coletor foi a solução. Comprei o meu nesse site aqui oh: http://www.inciclo.com.br/loja/ Além do coletor, comprei tbm a panelinha pra limpa-lo depois. Ah.. tenho usado tbm um aparelhinho para esterelizar, aqueles que as mães compram pra esterilizar mamadeiras. dai só uso nele mesmo. vale a pena!! depois escreve um post contando sobre sua experiência. Bjao

  32. Lu29/05/15 • 18h34

    Que saber mais efeitos colaterais de anti-concepcional?
    Fui diagnosticada com Falência Ovariana Precoce. Ou seja, entrei na menopausa algumas décadas antes da hora!!! E a solução proposta foi tratar com mais hormônios, fazer terapia de reposição hormonal mesmo. E vou te contar: as tais ondas de calor são uma das piores sensações que já tive! 🙁
    Agora, depois de 6 meses tentando reverter a situação com terapias alternativas (acupuntura, homeopatia, etc), tive os primeiros resultados. Meu corpo começou a produzir hormônios em níveis normais de novo.
    Quando eu comecei essa história toda foi exatamente pra conseguir colocar o DIU de cobre. E agora ainda tenho que esperar mais um tempo para a situação se normalizar. A minha conclusão é: hormônios nunca mais!!!

  33. Manu29/05/15 • 18h49

    Oi Constanza!
    Vc sabe da polemica sobre o DIU de cobre ser ABORTIVO!
    Leia sobre isso, acho importante saber…
    Beijos!

    • Constanza29/05/15 • 19h15

      Sim ja li e nao é nao!

      • Camila Alves29/05/15 • 19h22

        Me desculpe Cont mas não entendi sua resposta. Também tenho essa dúvida, o que você achou a respeito?

        • Camila Alves29/05/15 • 19h23

          *Cony

    • Jéssica01/06/15 • 11h52

      Isso é mentira.

  34. Aline29/05/15 • 18h52

    Cony,
    Só faça uma coisa: exames regulares para verificar o posicionamento do DIU!

    Eu expulsei parcialmente 3 DIUs de cobre, lá por volta do 9°/10° mês de uso. E se o DIU de cobre sai do lugar, adeus contracepção!!! Tem que retirá-lo no consultório.

    Agora fui para o Mirena, que já expulsei uma vez, mas recoloquei (o Mirena tem jeito de reposicionar, o de cobre não tem) e até agora ele tá no lugar.

    Eu espero muito, muito mesmo, que você não passe pelo que eu passei na rejeição dos DIUs. Meu útero é revoltado, mas eu já “disse” pra ele que não vai ter baby na parada e pronto, não importa quantos DIUs eu precise colocar! rsrsrs

    Foco no controle periódico da posição dele pra ficar tranquila e seja feliz!

    Beijo e boa sorte!

    • Constanza29/05/15 • 19h15

      Pode deixar! Obrigada!

  35. Carla29/05/15 • 19h04

    Gente, quero dicas sobre o coletor! Muito feliz de ver que esse assunto apareceu aqui! Comprei faz 4 meses e não consigo conter os vazamentos de jeito nenhum!!!! Já coloquei de todas as formas possíveis, mais pra frente, mais pro fundo, faço vácuo, refaço o vácuo e SEMPRE vaza… Já tentei até ele do avesso (conselho do fabricante) e nada!!!!!

  36. Milena Cardoso29/05/15 • 19h10

    Mais uma vez Cony lendo pensamentos!
    Estive pesquisando a semana toda sobre o coletor, acho que vou de Inciclo também!

  37. Nathália29/05/15 • 19h22

    Olá Cony
    Sempre sigo o “fufu” e há resolvi comentar. Tenho 24 anos e estava na mesma que vc, muitas dores de cabeça e libido no chão.. Como vc tá estou meio natureba, e desde o ano passado eu achei um médico de Deus aqui em bh.. Eu sou meio neurótica sabe?? Eu o encontrei procurando por médicos que pudessem me indicar o diafragma (peq tem que ter o tamanho certo e tal), e esse ano eu decidi parar com a pílula e partir pro dia de cobre.. Tb tive o mesmo medo que vc, todos me falavam que eu estava muito nova e ele nunca iria encontrar um médico que toparia.. Mas graças a Deus ele topou numa boa, me contou os prós e os contras e disse que poderíamos tentar.. Acho que já vai fazer uns dois meses que estou com ele, sinto umas cólicas de leve, e escape tenho até hj… Maaaaas, minha vida é cheia de emoções kkkkk um belo dia, fui checar se a cordinha estava lá, pq o médico me falou para fazer um ultra-som pra verificar a posição.. Quando fui ver, cadê a cordinha pra fora?? Fiquei desolada, fiz o ultra-som e ainda estava lá.. Mas quando fui ao médico, eu achei que achava que o dia estava sambando dentro de mim kkkk.. Ele disse que isso era normal, que às vezes o útero contrai, como se estivesse sugando algo.. Bom, é isso.. Fico feliz que vc b está nessa.. E sobre o coletor, tenho um pouco de nojinho kkkkk.. Mas estou abrindo a minha mente… Bju
    * desculpe os possíveis erros.. Odeio esse corretor

  38. Lili29/05/15 • 19h26

    Cony, tbm passei a usar o diu de cobre depois de pesquisar váááários meses sobre qual anticoncepcional usar, pois tenho aversão a hormônios! Cogitei até a colocar o chip quando li aquele post seu, mas achei um monte de depoimento contra na internet, por causa dos efeitos colaterais.Até que tomei minha decisão. Fiquei muito apreensiva também mas, sinceramente, me surpreendi. Na hora de colocar também senti um cólica, mas que durou uns 2 segundos, e pronto! Como vc disse, já estava endiusada rsrs! E assim estou há 5 meses, e os únicos efeitos colaterais que eu tive foi o aumento na duração da menstruação (fico uns 10 dias menstruada) e meu ciclo também desrregulou um pouco. Fora isso, não tive mais nada, nem as temidas cólicas horrorosas que todo mundo fala. Na minha opinião, é um método excelente e minha médica colocou sem nem se preocupar com a questão de eu não ter filhos, porque é muito raro o diu causar uma perfuração ou alguma alteração mais profunda no útero. Espero que você se adapte tão bem quanto me adaptei!!

  39. Shirlei29/05/15 • 19h40

    Oi, Cony. Eu tive um aborto e logo depois coloquei o DIU de cobre. Nos primeiros meses tive cólicas, mas minha ginecologista me receitou um remédio mais forte pra dor e miraculosamente minha cólicas diminuíram e lá se vão 12 anos. Qnd fui fazer a troca do primeiro, que usei por 10 anos, acabei me mexendo na hora de colocá-lo, por causa da dor, e não ficou bem posicionado…lá fui eu tirar e colocar outro. Mas dessa vez a minha médica ficou com dó e me levou pra fazer o procedimento com analgesia…fui pro centro cirúrgico, o anestesista me colocou pra dormir e acordei com o DIU no jeito. Sempre tive medo de anticoncepcionais e uma conhecida teve um avc com 29 anos e o médico atribuiu a causa ao anticoncepcional tomado por muuuito tempo. Enfim, espero que vc se adapte!! Beijos

  40. Leiloca29/05/15 • 21h01

    Eu também parei com a pílula por causa dos efeitos colaterais: enxaquecas, varizes, celulite… Mas eu não tenho muita certeza de que tudo isso é decorrência da pílula. Tenho celulite desde muito novinha, apesar de ser magra, não tomava anti. Meus pais e avós têm problemas circulatórios e ngm tomou hormônios. Só a enxaqueca eu relaciono com o anti, mas tb não tenho certeza. Enfim… Mesmo assimé bom ficar livre dele!

    Agora não me contem q a cirurgia das trompas não é 100%… Oh my gosh….

  41. Daniela Lucio29/05/15 • 21h09

    Bem, lá vai minha experiência. Tomo anticoncepcional desde os 16 (tenho 35). Tenho dois filhos, e desde o primeiro filho faço uso contínuo. Atualmente uso o Elani, pra mim, o que mais me adaptei. Recentemente, emagreci 18 quilos, em 11 meses, Hoje, tenho que me policiar para não emagrecer mais. depois da RA minhas celulites diminuiram e minha libido está até melhor. Comecei a RA devido à hipercolesterolemia familiar (herança maldita). Comecei a tomar os remédios para o colesterol, mas parei. Consegui controlar somente com dieta e exercícios físicos (musculação). Posso dizer que sou muito feliz com a pílula de uso contínuo. Antes, todo mês era uma visita ao hospital, devido as grandes dores que eu tinha durante a menstruação, além de edema de membros inferiores e anemia (por conta do sangramento). Bem, essa sou eu. Que bom que você está se dando bem, Cony. E temos sempre que escutar nosso corpo. Um xêro.

  42. Rhaíssa29/05/15 • 21h12

    Nem lembro mais direito como eu era antes do anticoncepcional. Mas queria muito usar outro método contraceptivo não hormonal! Acho que ficaria muito melhor, com mais disposição … mas só de pensar em correr o risco de engravida, desisto.

    Pensei nesse DIU de cobre, mas dizem que pra mulheres que não tiveram filhos, é ruim. E isso de aumentar menstruação e cólica me preocupa mais ainda … estou sem saída :/

    Continue relatando sua experiencia com a gente. Vai me ajudar muito a decidir 🙂

  43. Fernanda29/05/15 • 21h58

    Será que alguém passou por um caso como o meu? Coloquei o DIU de Cobre em janeiro, e na mesma hora a minha menstruação parou. Em fevereiro veio muito fraca, só um corrimento… Fiz a ultrassom, e o DIU estava no lugar. Porem, não menstruei desde então (o contrario do que se espera, ne?)! Já fiz uns 15 exames de gravidez e sempre negativo! Estou indo para o meu quarto mês sem menstruar…

    • Constanza29/05/15 • 22h59

      Uai interessante isso rsrs

    • Ana31/05/15 • 20h46

      Fernanda você realiza acompanhamento regular com médico? Seu caso pode ser uma amenorréia secundária. Existe um protocolo para investigação. Abraços !

  44. Fernanda Amarante29/05/15 • 21h59

    Gente, Conita, a coisa tá séria! Reparou o tanto de gente falando sobre a falta de libido? E todas nessa nossa faixa etária, penso eu (tenho 32). Taí um bom assunto pra você!!! Fiz mil exames e de fato a testosterona estava baixíssima. Cheguei a tomar hormônios oralmente, mas não vi muito efeito. Agora minha gineco maravilhosa me receitou m gel que passo todos os dias na parte interna das pernas e pá! Tá tudo ficando mais divertido!

    Sobre os DIUS, Mirena é mesmo o demônio pra pele. Enchi de espinha, mas no rosto consigo controlar. Mas e as costas? Nos primeiros meses até o couro cabeludo, Jesus!!!
    Ps. te vi lá no Fuxico, mas não tive coragem de cumprimentar. Caçando antiques?Beijos!

    • Daniela30/05/15 • 00h18

      Fernanda, que gel é esse??

    • Nayara01/06/15 • 09h07

      Menina, necessito do nome desse gel

    • Amanda Alves01/06/15 • 10h51

      Fernanda, pelamoooorr, diga o nome desse gel e de sua médica (se você for do Rio), pleaase!!

    • Lilian01/06/15 • 11h11

      Conta aê o santo menina! Todas curiosas!

    • Natali01/06/15 • 15h01

      Também quero sabe o nome desse gel rsrsrss

    • Talita01/06/15 • 16h27

      Preciso do nome desse gel!

    • Ana02/06/15 • 13h07

      Mulherada piraaaaando no nome do gel!!!! Eu esqueci de mencionar isso no meu comentário, tenho 21 anos e me adaptei relativamente bem ao anticoncepcional, porééééém…tem o probleminha do libido. Não está exatamente baixo, mas também não tá essas coisas todas. Aí fico pensando se eu que to com pouco ou o boy com muito, rs rs rs.

    • Isabelle02/06/15 • 19h05

      Conta Fernanda!!!!!

    • Sabrina02/06/15 • 19h52

      Conyyyy!!! faz um post investigativo sobre essa onda de libido baixa! praticamente todas as minhas amigas andam assim, casadas, namoradas e até solteiras!!! e afinal, qual é o nome desse gel?! curiosa!!!!!…

      • Constanza02/06/15 • 19h53

        É a pilula uai! Esse gel não tem nome, é manipulado de testosterona mesmo, eu tb uso!

      • Lilian03/06/15 • 10h40

        Minha gineco diz que falta de libido é falta de novidade no relacionamento…rs…que a mulherada mais velha que tá com garotão mais novo não tem esse problema, não (palavras dela…kkkkkk)…
        Pesquisei um pouco e descobri que tem um gel nas farmácias chamado de viagra feminino, ViaTop-AM, dá um google ai que vocês vão ver…já comprei e vou testar…rsrsrs

  45. Cássia Machado29/05/15 • 23h26

    Oi Cony, te acompanho sempre, mas nunca tive a “coragem” para te mandar um recadinho. Como tudo tem sua primeira vez, chegou o dia, ainda mais por um assunto que me trás lembranças bem complicadas. Desde do inicio da minha menstruação sempre sofri com acne, fluxo intenso e irregular, pelos… Aí, quando passei a ter vida sexual procurei uma médica para realizar os exames de rotina. Eis que encontro um ovário policístico e o outro com um cisto dermoide, eu e a médica optamos por tomar o anticoncepcional DIANE 35, pelo fato deste ser “mais forte” para tratar os sintomas derivados desses cistos. Considerei um “santo milagre”, sumiu tudo!!! Mas teve alguns preços que eu só consegui associar ao uso muito tempo depois, varizes, aumento de peso e diminuição da libido. Após 2 anos tomando medicação, no dia 1º de maio de 2013, após uma simples tosse, fui acometida por uma dor terrível de cabeça de repente. Entre idas e vindas do hospital levou em torno de 4 dias para que eu fosse diagnosticada com TROMBOSE VENOSA CEREBRAL no lado direito e sim,uma trombose cerebral é um AVC! Foram foram 45 exames de sangue de tipos diferentes, 42 agulhadas de anti-coagulante, 21 dias de internamento, 8 meses de tratamento em casa e uma vida inteira com a sensação de sua cabeça é uma bomba relógio que pode explodir a qualquer dor de cabeça que tiver (pelo menos esse é o meu sentimento). Graça a Deus não tive nenhuma sequela e sou restrita ao uso de qualquer tipo de anticoncepcional hormonal, ele foi considerado o único culpado pela situação, por opção própria também não coloco o DIU de cobre (tenho receio de colocar qualquer coisa “solta” dentro do meu corpo). Hoje busco ajudar várias meninas por meio de grupos no facebook, que assim como eu passaram ou estão passando por tal situação. Vc imagina a quantidade de mulheres que possuem alguma doença hemofílica e foram orientadas por seus médicos a usarem hormônios? Eu te respondo: várias!!! Isso é um perigo! Mesmo o meu caso não sendo relacionado diretamente a alguma predisposição genética, busco juntamente com a integrantes desses grupos sensibilizar o Conselho Federal de Medicina a obrigar que todo o profissional que receber em seu consultório paciente solicitando anticoncepcional realize uma investigação de hemofilia para descartar qualquer contra-indicação que a paciente possa ter quanto ao uso de hormônios. Além, queremos que os anticoncepcionais sejam vendidos com receitas especiais, como remédios “tarja preta”, para haver um maior controle quanto a sua distribuição e aos danos que possam causar nas mulheres.
    Bem Cony, sei que fui longa, me desculpe, mas não podia deixar de compartilhar toda situação que passei com você e com todas aqui!
    Seu blog é demais, obrigada por compartilhar conosco todo o seu mundo!
    Beijos

    • Ana31/05/15 • 20h53

      Cássia pude ler seu drama e imagino o quanto foi difícil para você passar por tudo isso tão nova. Trombofilias são uma contra indicação absoluta ao uso de Anticoncepcionais orais, no entanto o rastreamento dessas alterações genéticas não está indicado de rotina, logo os médicos não tem como prever tal fatalidade. Como você tem Síndrome dos ovários policísticos o tratamento adequado é realmente com contraceptivos hormonais. Fatalidades assim acontecem, creio que você já está bem informada mas deve tomar cuidado especial quanto a gestação, pois o aumento fisiológico dos hormônios nessa fase e a dificuldade imposta para o retorno venoso favorecem o aparecimento de trombose venosa profunda. Abraços!

  46. Jaqueline29/05/15 • 23h57

    Nossa fui hj ao ginecologista conversar sobre o diu…vou colocar o mirena…to tensa…rs mas conversando com o medico sobre os dois tipos…optei pelo mirena…

  47. Ruth30/05/15 • 00h19

    Oii meninas… nao é facil ser mulher, rs
    Recomendo a leitura desse artigo do Dr Victor Sorrentino (na verdade recomendo TODOS os artigos dele, são de utilidade publica. E ele tbm tem um livro)

    http://www.drvictorsorrentino.com.br/mais-um-problema-das-pilulas-anticoncepcionais-varias-geracoes-de-mulheres-que-nunca-saberao-como-sao-suas-verdadeiras-libidos/

    bjss

  48. Milena30/05/15 • 01h34

    Oi Cony! Tem um vídeo rapidinho muito bacana da Jout Jout falando sobre o coletor e dando dicas anti vazamento: https://m.youtube.com/watch?v=33lspg6LQBY

  49. Emi30/05/15 • 08h00

    Nossa, por isso amo esse blog, parece que lê pensamentos kkk
    Eu tenho 24 anos e tomei anticoncepcional por 10 anos. Parei tem 6 meses mas meu fluxo aumentou demais, me deu até anemia :/
    Já conversei com minha ginecologista, mas não sei oq fazer gente. Não quero voltar pra pílula, a vida, tirando o fluxo maluco, está ótima. Melhorei demais meu corpo, consegui emagrecer 6 quilos, celulites diminuíram, meu cabelo está mais hidratado e, o melhor, adeus dores de cabeça.
    Mas não sei o que fazer com o fluxo…alguém já passou por isso?
    ahh e Cony, parabéns..o blog é maravilhoso.

  50. Ana30/05/15 • 08h04

    Cony, diu de cobre é a melhor coisa que existe! Coloquei há 2,5 anos não tinha engravidado ainda…Realmente doi demais para medir o útero! Quase desmaiei!
    Bom, tb tive ovários policísticos qdo mais nova e comecei a tomar a praga do anticoncepcional justamente por isso…posse te dizer que não me deu nenhuma espinha depois que coloquei o diu, meu fluxo não aumentou, ou seja, para mim foi mil maravilhas!
    Tirei em novembro do ano passado, e agora estou grávida de 5 meses! Ou seja, não afeta nossa fertilidade! Não usarei outro método anticonceptivo…diu de cobre foi perfeito para mim!
    Beijos!

  51. Lívia30/05/15 • 08h47

    Oi Cony! Depois do seu primeiro post sobre o assunto passei a pesquisar, conversei com as amigas, com meu nutricionista (sei que parece não ser o profissional mais adequado para tratar do assunto, mas acredite, foi ele que pediu as minhas dosagens hormonais para avaliar meu desempenho nos treinos e propor uma dieta adequada). Como me sentia muito flácida, cheia de celulite (apesar de malhar pra caramba), libido baixa, entre outras coisas, decidi parar! E vou te dizer, melhor coisa que fiz na vida! Parei há 6 meses, emagreci 3kg, o aspecto da celu já melhorou horrores, libido a mil(o marido agradece) e o único incômodo é um pouco de cólica no primeiro dia do ciclo, o que não existia com o uso do anticoncepcional. Hoje a minha forma de prevenção é o preservativo. Nos adaptamos bem e fico pensando pq a maioria das pessoas não aderem a esse método! Acho que somos condicionadas a pensar que diminui o prazer, mas não é verdade! Aconselho todo mundo a meu redor a usar preservativo ao invés de qualquer outra coisa, e algumas amigas já aderiram! É isso! Fico feliz por vc ter encontrado um método que te satisfaça tbm!! Beijos.

  52. Julia30/05/15 • 10h58

    Pq a maioria das mulheres prefere usar DIU ou anticoncepcional a usar camisinha? Queria entender isso. É pra não desagradar o parceiro pedindo pra q ele use camisinha?

    • Constanza30/05/15 • 11h01

      Eu nao gosto de camisinha, eu sinto, as vezes ¨agarra¨, ou solta la dentro, ja aconteceu comigo de rasgar tb, acho chato parar para colocar, pra mim, atrapalha… Mas quando é inicio de namoro ou ¨peguete¨ aí sim, só com camisinha por questões de saúde, mas depois q conheço a pessoa, prefiro sem.

      • Bia30/05/15 • 12h23

        Eu sempre usei só camisinha, mas no meu último namoro engravidei 2 vezes com camisinha, perdi os 2 bebês logo no comecinho e resolvi tomar pílula (yasmin, que a médica disse ser mais fraco e menos efeitos colaterais). Já tomo há 1 ano e não me adaptei ainda, tenho fortes dores de cabeça no primeiro dia de menstruação e minha celulite tomou conta das minhas coxas e bumbum, além de passar a ter dificuldades de emagrecer, ter ganhado uma barriguinha, ter diminuído muito minha libido e lubrificação e nunca lembrar de tomar na hora certa, ou seja, para mim, a única vantagem é não engravidar.
        (Cony, mudei meu nome, mas sei que pelo e-mail você sabe meu nome verdadeiro, é porque muitas conhecidas lêem seu blog e nunca contei sobre isso a ninguém, além do meu namorado. Quero dividir minha experiência com vocês, mas não quero me expor. Obrigada pela compreensão, se achar melhor, não publique meu comentário. Beijos.)

  53. Marilia30/05/15 • 10h58

    Nunca me dei com pílula, era um choroô, espinhas, libido baixa, depressão (tenho tendência), spotting, enjoo, nauseas, vomitos, cefaleia, tudoooo que podia me dar de ruim, dava. Teve um dia que quase briguei corporalmente de tão pilha que eu estava. Hoje estou na base da camisinha, sempre (até porque DST né?), mas confesso que queria me ver livre disso com um namorado bacana e estável e fico me perguntando como fazer isso, se eu não consigo usar nenhum hormônio, sua dica do DIU de cobre me veio a calhar, vou pesquisar, falar com meus médicos e quem sabe me veja livre disso. Obrigada.
    (usei o Nuvaring e era dores de cabeça, coceiras vaginais, spotting e uma puta queda de libido, tinha horas que eu achava que colocaram pimenta com vinagre e limão “lá”). O adesivo EVRA parecia acido sulfurico na minha pele, ela descamava de tanta alergia, tentei por tudo, mas não deu. Anticoncepcional oral pra quem vomita o tempo todo como eu (tenho refluxo descompensado), nem rola, além de todos os efeitos relatados.

  54. Helô Valliatti30/05/15 • 11h04

    Estou há 5 meses sem tomar pílula, e foi a melhor decisão que fiz. Só usamos camisinha, e comecei a tomar isoflavonas (tipo um hormônio natural, tomo em dose bem baixa) e espironolactona. Minha menstruação está que nem um reloginho, e só sinto um pouquinho de cólica. Juro, estou muito melhor do que quando tomava pílula <3

  55. Mayara30/05/15 • 11h19

    Oii Cony, sigo o blos há uns 3 anos mas nunca comentei :/
    E agora estou aqui ;))
    Aos 21 coloquei o DIU de cobre depois de lutar com alguns ginecos, o problema era o seguinte: sou diabética e teoricamente não posso usar hormônios, nunca tive filhos e não poderia por o DIU e ai produção como faz?? Pois bem, encontrei uma gineco que disse: claro, querida vamos por o DIU de cobre que é sua melhor opção!! EEEE \o/\o/ podei o dito cujo, o danadinho que doí… ai começou um pequeno problema, ficava menstruada uns 15 dias por mês!! Um fluxo pequeno, mas loooongo. Cólicas intensas mas passageiras e ai descobri que eram cólicas acompanhadas de contrações!! Meu corpinho queria dar a luz ao DIU… ficou tudo bem por uns 8 meses até que meu noivo começou a dizer que estava sentindo algo meio que espetando, logo pensei o bicho saiu do lugar!! E após 1 ano eu quase pari o meu DIU que teve que ser retirado por outro médico pois eu havia mudado de convenio. Ai esse atual gineco disse que o DIU não servia pra mim e que era melhor entrar com anticoncepcional… ai começou outro luta, um me deixa com uma TPM nível master, outro me deixa menstruada o mês inteiro. Conclusão, hoje estou tomando o Diane 35, fluxo mínimo durando 3/4 dias, TPM um pouco mais amena, porém com dor de cabeça, oleosidade quase nula na pele e cabelos, mas libido zero!! E estou nessa luta sem saber o que fazer… apenas não podendo ficar grávida de jeito nenhum!!

  56. Thaís Rossetto30/05/15 • 11h36

    Oi Cony, estou curiosa sobre o coletor, conta pra gente 😉

  57. Danúbia30/05/15 • 11h41

    Coloquei o diu de cobre em janeiro não tive nenhum problema minha medica falou que seria a melhor opção, já que os hormônios só fazem meu melasma piorar, tb sentir um pouco de cólica pra colocar e não sinto cólicas na menstruação, o fluxo aumentou um pouco.Depois que coloquei minhas dores nas pernas sumiram, minha libido esta nas alturas kkkk, e as manchas deram uma clareada mais ainda estão aqui, e quanto ao coletor de menstruação e ob pode usar sem neura, colocar o diu foi melhor coisa que fiz estou livre de hormônios.Bjus

  58. Luiza Campolina30/05/15 • 12h12

    Não tenho nenhum grande problema relacionado à pilula, minha líbido sempre foi alta bem alta, não tenho dores de cabeça, não engordo e fico com a pele bem boa, (as vezes acho que a pilula me deixa estressada, mas não sei se é culpa dela msm) meu único e grande medo é a questão da circulação. Eu sou bem nova e já tenho pequenas varizes além de um tendencia genética a ter varizes, minha mãe, tia e avó têm muitas. Penso em parar com a pílula por medo de uma consequencia pior.

    Mas não vejo muita opção para pílula, não gosto muito de camisinha exatamente pelos mesmos motivos que vi você escrevendo num comentário, e tenho medo do DIU. Tenho medo dele me machucar de alguma forma, e sei de várias pessoas que engravidaram o usando DIU, e além da gravidez indesejada ainda é de alto risco.
    Queria saber se o seu médico indicou algum contraceptivo complementar ou vc usa só o diu.

    também queria testar o coletor, mas acabo desanimando, pq acho um pouco estranho, e acho que seria ruim de tirar e colocar durante o dia fora de casa. vc achou essa parte tranquila?

    Beijos para você, e que de tudo certo!

    • Marianna02/06/15 • 15h53

      Pessoas engravidam com DIU, com pílula, com camisinha… Eu particularmente gosto de usar sempre mais de um método.
      Assim como vc, eu também achava que não tinha muitos problemas com os hormônios (eu usava Nuvaring) até eu ficar sem eles…
      Na minha família todo mundo tem varizes e as minhas estavam começando a aparecer, além disso muito inchaço, principalmente nas pernas, acompanhado de um certo incomodo…
      Parei de usar o Nuva e coisa lindaaaa! Perdi 3 Kg em uma semana, adeus inchaço, o tônus da minha pele é outro! Não tive uma espinha (pelo contrario!!) e a oleosidade do cabelo até melhorou um pouco!! Eu particularmente gosto de usar camisinha, me deixa mais tranquila, meu namorado as vezes implica um pouco mas eu sou bem firme no q eu quero. No geral ele não reclama não. Mas sempre prefiro dois métodos juntos!
      E outra… O DIU requer acompanhamento a cada 6 meses… Fazendo tudo certinho ele é mais eficaz que a pílula, pois não depende de vc lembrar de tomar todos os dias ou uma vez por mês, nem tem interação medicamentosa (sim, alguns remédios afetam a eficácia da pílula e muitos médicos não avisam…)
      Mas nenhum método é 100%

    • bia05/06/15 • 10h21

      ai gente, eu tenho o mesmo medo, morro de vontade de parar com a pílula, principalmente por ser fumante, e uma das alternativas que pensei foi o DIU, mas depois de ouvir tantas histórias de mulheres que engravidaram com ele, dá um medo lascado… também não gosto de camisinha e já pensei até em fazer laqueadura, mas minha gineco fez cara e fiquei na pílula mesmo, mas continuo pensando em alternativas, só não parti pro DIU até hoje pelo medo de não ser tão eficaz quanto à pílula.

      • bia05/06/15 • 10h22

        fez cara feia*

  59. Aline30/05/15 • 12h22

    Oiii Cony, tomo pílula há quase oito anos e a que melhor me adaptei, inclusive receitada pela minha dermatologista foi a diante 35, porém vejo que ela é bem forte pois tem muitos hormônios, não sei se isso é bom ou ruim, ela melhorou demaisssss minha pele que ainda é, mas já má foi muito mais oleosa e cabelo, porém ainda tenho que usar pó translúcido quando uso maquiagem e sofro com os malditos cravos brancos, principalmente na região do queixo. Por outro lado, hoje em dia minha libido é quase 0, isso que tenho apenas 22 anos. Não sei dizer ao certo se foi ela que me engordou e tbm sofro muito com as celulites! Já tentei parar de tomar uma vez mas a experiência foi péssima, a pele ficou uó. Outro grande problema que tenho é a tal da TPM, que ultimamente notei que esta incontrolável, nessa época que dura aproximadamente três dias tenho vontade de comer TUDO, até sonho com comida e como doce até passar mal e não aguentar mais, e lá se vai pelo ralo toda dieta e academia que me matei fazendo no restante do mês. Será que a pílula tem alguma relação com os sintomas da TPM? Queria saber como controlar essa loucura. E a dúvida também de parar com a pílula e a pele ficar derretendo de tão oleosa? Difícil…

    • Constanza30/05/15 • 12h49

      Claro que tem a ver! Eh tudo hormonal! Eu tomei diane e quase morri de tanto efeito colateral. Existem outras maneiras de tratar a pele. Pelo que voce conta provavelmente vc tem SOP e os medicos amam tratar com pilula pq eh mais facile rapido mas detona o corpo. Existem outras maneiras de tratar a sop como por ex com metformina. Da uma conversada c seu medico!

      • Ane30/05/15 • 17h42

        Só tem que cuidar muuuuito com a metformina! Uma amiga foi tratar a SOP com ela, se descuidou uma vez e engravidou logo no primeiro mes de tratamento! :O

        • Constanza30/05/15 • 17h43

          Aí a culpa nao é da metformina né… é do descuido rsrs, poderia acontecer msm sem a met rsrs

  60. Ana Carolina30/05/15 • 12h40

    Fernanda, conta pra gente que gel é esse??

  61. Inês Borralho30/05/15 • 13h08

    Olá, Cony, eu uso pílula cá em portugal, é bem fraca, sem grandes celulite, dores, períodos ou até mesmo acne, sem grandes nadas, e tenho rosácea que também varia com as hormonas, mas não ao ponto de deixar de usar pílula. Mas venho comentar o uso de colector, que em portugal tem o nome de copo menstrual, uso um da marca lunette de cor azul, há varias cores nesta marca, que comprei na loja http://www.pegada-verde.pt/, no tamanho menor, pois ainda não tenho filhos, assim comigo o uso é bastante fácil e simples, sem fugas, é sempre complicado a remoção, fico sempre com medo de não conseguir retirá-lo, mas funciona sempre, sei que pode haver quem tem nojo, mas é mais ecológico, e mais higiénico, principalmente no verão, comecei a usar pois tiver alergia aos pensos normais, e experimentei pensos em algodão laváveis e por fim, o copo, e está mais que aprovado!!!! Vê se tens o tamanho certo do colector, pode estar ai a razão da fuga, ou pode ser que devido ao fluxo com o DIU, seja necessário esvaziar ao longo do dia. bjnhs desde Portugal , adoro o blog!

  62. Dani30/05/15 • 14h28

    Gente, encontrei esses dias na net um tal de método Lady-Comp que diz ser 99,3% seguro e natural (sem hormônios), para contracepção e planeamento familiar.

    É um sensor térmico fabricado na Alemanha que monitora a fertilidade. Diz ser 99,3% seguro.

    Tem vídeos no youtube – em inglês.
    https://www.youtube.com/watch?v=0Tqz6aQ2Qz4 (a partir 8:20 min)

    E esse é o site oficial, onde inclusive vendem o item:
    Inglês – https://www.lady-comp.com/
    Em port de Portugal: http://www.lady-comp.pt/

    http://www.lady-comp.pt/

    Alguém conhece ou já usou que possa nos dizer algo sobre??
    Estou curiosa sobre isso…

    • Fabiana30/05/15 • 18h05

      Isso parece com o método sistotermal, funciona sim, mas tem que ter bastante atenção e disciplina =)

  63. Ju30/05/15 • 14h44

    https://www.youtube.com/watch?v=33lspg6LQBY tem video da jout jout sobre coletor

  64. cacau30/05/15 • 15h03

    Cony, não desista do coletor, eu demorei meses pra me adaptar, mas é a melhor coisa do mundo..

  65. May30/05/15 • 15h24

    oi, Cony! também to parando com a pílula, também tomei diane por bastante tempo e quando paro meu rosto fica com algumas espinhas chatas, como se o anticoncepcional estivesse me punindo por ter parado hahaha, esse espirinolactona é bom?
    sobre o coletor, ce já viu que tem outras marcas com mais tamanhos, diferenças em quão maleável ele é? talvez seja o caso de investir em outra marca, com mais opções, pra parar de vazar. acho que o lunette tem mais opções.
    boa sorte com o diu, por enquanto ficarei na camisinha mesmo :/

    • Rosi03/10/15 • 12h22

      Oie..vi que vc tomava diane e parou…vc lembra quanto tempo demorou pra vir tua proxima menstruacao….pois tambem tomava diane e hoje ja fazem 63 dias que parei e ainda nao veio,,.,li em alguns posts que e normal…nao to com sintoma nenhum de gravidez…e me cuidei muito qd tive relacao com namorado..sera que isso e normal…todo esse tempooo..

  66. Anna30/05/15 • 17h54

    Cony,

    Eu decidi trocar o contraceptivo por conta da minha libido, que estava negativa e enfraquecendo meu namoro. Comecei a usar o anel e me adaptei super bem apesar de alguns efeitos chatinhos, como como aumento do fluxo, das cólicas e surgimento de algumas espinhas. Mas na verdade gostaria mesmo é de fazer laqueadura, porém como tenho 24 anos sei que nenhum médico desconhecido faria, apesar de a lei 9.263 autorizar a pessoas com dois filhos OU 25 anos. Enfim, reflexo do machismo, é claro, pois para homem é muito mais fácil fazer a vasectomia.

    Quanto ao coletor, uso há quase dois anos e foi a melhor coisa que fiz, muito prático, higiênico e não fico com aquele cheiro de peixe morto horrível nem com o desconforto de usar fralda! haha
    Na época que comprei segui as dicas desse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=QfHF0p7X4MI
    Mas acrescento que cortar o cabinho foi imprescindível para a adaptação, ele é desnecessário e incômodo porque vc deve colocar o coletor na entrada da vagina, quando passar a mão tem que sentir a bundinha dele e o cabo fica ali raspando, é terrível!
    Na hora de colocar (do 2º jeito mostrado no vídeo), se ele não abrir de uma vez não precisa tirar e recolocar, é só ir apertando ao redor para que o ar entre e forme o vácuo.
    Além disso, eu só tiro e coloco no banho, de cócoras e já lavo de uma vez na água quente e com sabão neutro. Não tem necessidade de tirar e colocar fora de casa se vc não passa mais que 12h na rua. Mas confesso que já fiquei algumas horas a mais e não deu nada, nem cheiro ruim. Não desista do coletor! O começo é chato mesmo, mas a prática resolve tudo!

    Amo seu blog e admiro muito você! <3

    • Constanza30/05/15 • 18h32

      Oi Anna! To indo ver esse video AGORA rsrs, obrigada!

  67. Fabiana30/05/15 • 18h02

    Oi! Me identifiquei muito! Parei o anticoncepcional tem um mês e pretendo colocar o diu (ou usar diafragma)! e uso coletor, me adaptei desde o dia 1! Uso o lunette, acredito que seja mais fácil com ele porque é mais rígido que o inciclo. O vazamento pode ser por uma série de coisas! você conhece o grupo de coletores do facebook? Você pode achar a solução lá =)

  68. elaine30/05/15 • 18h20

    oi! sou médica e só queria deixar um esclarecimento sobre a questão hormônios e trombose. O hormônio que causa trombose é o estrogênio. Nas pílulas comuns ele vem associado a vários tipos de progesterona. Então, pras meninas que tem medo de trombose, ou ja tiveram, ou tem história na famílias, elas podem usar anticoncepcionais hormonais a base apenas de progesterona. Existem algumas pílulas como serazete ou micronor e o próprio DIU mirena. Ele possui apenas progesterona e não aumenta risco de trombose.
    só pra tentar ajudar quem estiver com essa duvida

  69. Camilla30/05/15 • 20h46

    Eu larguei o anticoncepcional há 5 anos pelos motivos que todo mundo larga. Fiz método natural (billings) por 4 anos até resolver engravidar. Como minha médica dizia, estava casada, minha vida estava estável, então apesar dos riscos do método natural que não é tão confiável, se viesse um bebê estava tudo certo. Só que agora eu tenho um bebê de 6 meses, mudei de cidade e de carreira, não posso nem pensar em engravidar. Estou pensando em colocar o DIU hormonal pois por questões religiosas não quero colocar o Diu de Cobre. Ainda preciso conversar com minha médica pois ainda não menstruei depois que meu filho nasceu. Vamos ver. Achei bem legal você compartilhar sua experiência!! beijos

  70. Talita30/05/15 • 21h40

    Oi Cony!! Tbm larguei o anticoncepcional esse ano. E sabe, foi a melhor coisa! Minha libido tava quase zero! E agora ta RM 100. Só estamos usando preservativo e pretendo ficar assim.
    Bjss

    • Rosi03/10/15 • 12h24

      Oiii….quando parou com anti..quanto tempo demorou pra vir tua menstruacao..
      pois parei tambem hoje fazem 63 dias..e ainda nao veio,,,,,
      nao estou com sintomas nenhum de gravidez e me cuidei muito …mas ja estou comecando a me preocupar..sera q e normal….

  71. Lais31/05/15 • 00h19

    Nossa…acho camisinha um saco! #prontofalei

  72. Carolina Rangel31/05/15 • 08h39

    Pessoal, maravilha mesmo é usar camisinha. Ng falou disso por aqui. Por quase cinco anos só usei camisinha com o meu ex-marido. Nunca deu qq problema. Falta impor isso a nossos parceiros.

  73. Samille31/05/15 • 09h51

    Faz um post sobre o coletor !

  74. Marcely31/05/15 • 19h49

    Oi Cony! Que bom que vc fez um post sobre isso pq eu estou morrendo de vontade de colocar o DIU.
    O q eu mais queria saber mesmo era essa dor q algumas mulheres sentem na hora de colocar e dps as cólicas e escape. Acho q depende muito da mulher, afinal, cada uma é cada uma.
    O q eu queria saber é o custo. O seu convênio cobriu o DIU e a colocação? Ou foi pago à parte? É caro? Sabe me dizer sobre o Mirena?
    Uma amiga minha comprou o Mirena na farmácia e o GO dela colou…
    Desde já agradeço o post e se possível, aguardo sua resposta.
    Beijo!

  75. Thaís01/06/15 • 10h35

    Cony, você pode dizer a marca de coletor que você usa? Obrigada. Bjo

  76. Bruna01/06/15 • 10h54

    Parei com anticoncepcional e estou ótima! Foi a melhor coisa q fiz, nunca tive problemas com o uso dele mas esse risco de trombose tava tirando minha paz. Parei, meu ciclo está tão regular qto um relógio e uso camisinha. Como meu ciclo é regular, sei qdo estou no período fértil e tento evitar relações, ou ser mais cuidadosa com a camisinha. Bjs.

    • Rosi03/10/15 • 12h26

      Oi Bruna, voce lembra quanto tempo demorou pra vir tua menstruacao depois que parou com a pilula..]pois parei hoje ja faz 63 dias e ainda nao veio….quero achar alguem que me diga que demorou mais que isso pra nao me desesperar..kkk
      apesar que me cuidei muito e nao tenho sintoma..nao vejo possiblidade de gravidez..mas todo esse tempo sera q e normal..obrigada.

  77. Vivi01/06/15 • 13h41

    Ninguém mais usa Diafragma no mundo? É zero hormônios.

  78. Márcia01/06/15 • 15h20

    Oi, Cony! Sempre me identifico com os seus “dramas”: melasma, anticoncepcional, contromalácia… haha Eu já super cogitei parar de tomar a pílula, mas minha gineco disse que eu não precisava e acabou me convencendo, mesmo porque minhas experiências sem pílula não foram boas. Mas enfim, adorei saber que você também aderiu ao coletor menstrual. Eu estou usando pela primeira vez e, tirando umas dificuldades iniciais está indo tudo bem. Queria aproveitar esse tema de ser mais natural para sugerir que você falasse aqui sobre o alumínio no nosso corpo. Minha médica sugeriu que eu parasse de usar desodorante antitranspirante, esmalte, tinta de cabelo, etc.. Hoje só uso desodorantes sem alumínio e acho que fiz uma ótima escolha. Ainda não consegui parar totalmente de pintar as unhas nem de descolorir os cabelos. Daqui a uns meses eu repito o exame de sangue e vejo se fez alguma diferença. Nunca vi muita coisa sobre esse tema, mas acho que todo mundo deveria saber mais a respeito.
    Beijos e boa sorte com o DIU!

  79. Viviane Vieira01/06/15 • 16h22

    Parabéns, Cony! Post informativo, muita gente tem preconceito com o DIU de cobre, mas por pura desinformação…(até os médicos 🙁
    Também não pretendo usar anticoncepcional hormonal nunca mais, faz mal para todo mundo, mesmo para quem acha que não tem nenhum sintoma ruim!

  80. Lilian01/06/15 • 17h05

    Tá mais que na hora da indústria farmacêutica criar um contraceptivo masculino, né meninas?
    Meu marido fez vasectomia, é uma libertação. Nada de anticoncepcional, nada de camisinha…
    Sei que é um método radical, só para quem tem certeza de que não quer mais filhos, por isso é mais que necessário inventarem uma “pílula masculina”.
    Será que já existe algo em relação a isso?

  81. Tatiana01/06/15 • 17h18

    Comecei a tomar anticoncepcional aos 16 anos (estou com 30), por conta dos benditos ovários policísticos. O único sintoma que eu tinha era uma dor de cabeça forte quanto se aproximava o ciclo, mas com o tempo a pessoa acostuma (que negócio mais errado, ne?!) e fui levando. Parei de usar por volta dos 24, 25 e voltei agora, no final do ano passado, por indicação do dermatologista pra combater a tal da “acne da mulher adulta” (que não me pegou na adolescência e resolveu aparecer agora): ele me recomendou a MÍNIMA, que tem uma dosagem mais leve. Realmente a pele melhorou MUITO e até o cabelo ta menos oleoso. Informei ao meu gineco, que disse que tudo bem. Só que agora, lendo os relatos de várias de vocês, é que percebo que tenho outros sintomas que nem sabia serem sintomas! Vou conversar com meu médico RIGHT NOW!

  82. Jane01/06/15 • 17h33

    Mas e o preço do DIU? Adorei o post, bjim!!!!

  83. Mariana01/06/15 • 17h45

    Constanza, mto legal esse post! Vejo mtas mulheres e jovens dependentes de métodos contraceptivos hormonais sem saber o risco que correm. Eu tambem parei com AC depois de 7 anos, sofria com mtos sintomas q ja achava normal. Descobri os riscos q eu tava sujeita no grupo Contraceptivos – trocando experiencias no Facebook.
    Sobre o coletor recomendo tambem o grupo coletores brasil no face, lá tem mta informação, e as meninas sao super ativas e ajudam todas q precisam.

  84. Bruna M01/06/15 • 20h14

    Constanza, tô te aplaudindo de pé! Parabéns pelo post de utilidade pública. Bom demais ver alguém com um canal de comunicação influente que o utiliza para conscientizar e empoderar mulheres. Com o seu relato, vc pode ajudar mais mulheres a se posicionarem de maneira mais firme em relação à própria saúde. Cabe à mulher a decisão final sobre seu planejamento familiar (com orientação médica, claro). O que me entristece é essa obsessão dos ginecologistas em receitar pílula como se fosse o único método contraceptivo existente. Penei para encontrar um profissional que me ouvisse, respeitasse minha decisão. Minha situação é idêntica à sua. Além do Nuvaring, que me causou sangramento ininterrupto de dois meses, testei SETE diferentes anticoncepcionais, todos provocando efeitos colaterais bizarros. Até ressecamento de córnea eu tive. Sofri muito nos últimos oito anos até perceber que não me dou com hormônios sintéticos. No começo minha médica resistiu em colocar o DIU de cobre, mas ponderou e concordou que seria o melhor pra mim. E está sendo! Pontos negativos: voltei a ter algumas espinhas e cólicas, mas nada desesperador. No mais, tô mega feliz. Gente, agora tenho libido!!!! Ô trem bão! Sou outra mulher, é sério. Foi a melhor coisa que fiz pra mim mesma, um gesto de amor 🙂

    • Constanza01/06/15 • 20h41

      Nossa nem falaaa! Tipo parece que a gente não pode escolher o que quer ne? E outra, ainda mt medico diz que SOP SÓ se trata com pílula… affffff, é o mais facil isso sim, mas existem outras formas de tratamento! Quero pesquisar a fundo para fazer um post sobre isso. E tb acho q anticoncepcional tinha que ser vendido com receita.

  85. Amanda01/06/15 • 22h30

    Cony, infelizmente o DIU pra mim não foi esse sonho não…muito pelo contrário foi um PESADELO, quem dera tivesse me adaptado. Eu passei pelos mesmos problemas que você com anticoncepcional. A ultima vez usava o YAS, mas de tanto sangramento de escape acabei tendo uma anemia e estava quase ficando careca de tanta queda! aí resolvi colocar o DIU de cobre..eu nunca tive filhos e minha ginecologista tb relutou. Mas enfim eu nao recomendo o DIU de forma alguma, pois eu que nao tinha infeccao e acabei desenvolvendo uma infecção urinaria cronica…e nao era infeccaozinha nao, morria de dor literalmente, e passei a ter isso 3 X por mes, minha vida virou uma loucura. Infelizmente agora essa infeccao está na bexiga e o ginecologista me mandou tira-lo. Fora isso, depois que coloquei conheci uma pessoa que engravidou com o DIU NO LUGAR…e o pior nao dava pra tira-lo durante a gestação , corria o risco da criança nascer deficiente. No fim ela acabou abortando no 5 mes, mas foi uma gestação complicadissima. Agora NAO SEI OQUE FAZER, estou desesperada, só usando camisinha mas sou muito neurotica para viver assim. Li todos os comentários do blog mas cada uma fala uma coisa. Se fosse mais tranquila, abandonava tudo e vivia de tabelinha, mas pra mim nao dá, nao tenha paz emocional para tanto.

  86. Ana02/06/15 • 12h48

    Ai Cony, amo essas conversinhas de amigas aqui no blog!

    Por favor, faz mesmo o post sobre o coletor, quero muito ler sobre pq ODEIO absorvente, fico toda empolada. Porém, só o OB já me faz andar torta, não sei se vou me adaptar com um copo fincado em mim.

  87. Marianna02/06/15 • 15h39

    Usei o Nuva também por um tempo mas parei e quero colocar o DIU mas sempre aparece um imprevisto no dia da consulta com o gine…
    Tipo o médico viajar, ou eu pegar dengue e ter que remarcar…
    Enfim.. Mas a vida sem hormônios é outra coisa!!! 3 kg a menos em uma semana, adeus inchaço nas pernas (que era bem chato) humor melhorou! Até as cólicas ficaram mais leves sem os hormônios!!
    Agora sobre o coletor eu andei pesquisando (pq sou dessas… ainda nem coloquei o DIU mas já quero saber se dá pra usar junto com o coletor) e vi falando várias coisas.. Mas uma que eu achei bem válida foi que o coletor cria um vácuo no canal vaginal e isso, em último caso pode deslocar o DIU sim! Vi relatos de mulheres que encontraram o DIU no copinho do coletor.. Mas nada que me assuste não! Ao menos vc sabe q ele não tá no seu corpo e entra em contato com o médico! A dica que eu vi foi para SEMPRE se certificar de tirar o vácuo antes de retirar o coletor, assim diminui muito as chances deslocar o dispositivo.

    • Constanza02/06/15 • 16h22

      Gente, mas tem que ser muito bruta pra tirar o coletor sem tirar o vácuo!!! imagina a dor!!!

  88. Leticia02/06/15 • 16h49

    Gente, desculpa a ignorância mas como um cobrezinho previne a gravidez? Forma uma barreira?

    • Marianna03/06/15 • 16h28

      O cobre diminui a movimentação dos espermatozóides no útero e nas trompas, deixa o endométrio mais fino (que dificulta a implementação do óvulo) e causa uma reação inflamatória local, criando um ambiente inóspito.

  89. Manu02/06/15 • 17h56

    Oi Coni! Também luto contra o melasma e acompanho aqui a sua história com esse probleminha chato. Há quase 2 anos coloquei o Mirena. Seis meses depois de colocar, tive uma crise terrível de espinhas, e eu nunca tive espinhas na vida, nem de adolescente. Tomei antibiótico com 4 meses. Hoje em dia não tenho mais crises fortes, só uma ou outra espinha interna de vez em quando. Quanto ao melasma, sinceramente não sei. Acho que não aumentou. Tem épocas que ele está pior, épocas em que está melhor. Difícil dizer. Passo os cremes que a dermato manda, muito protetor e tomo helioral diariamente. Sei que não tem jeito né, tem que controlar por resto da vida. Espero que dê tudo certo com você!
    bjs,
    Manu
    http://manuetudomais.blogspot.com.br/

  90. Giuliana03/06/15 • 19h27

    A melhor coisa que fiz, depois de ter tido uma trombose com 19 anos, foi tirar os hormônios sintéticos da minha vida! Já são 6 anos sem pílulas, sem cistos e com a menstruação reguladíssima! Ainda não tenho coragem de usar o DIU de cobre 🙁

    • Karine08/07/15 • 09h42

      Giuliana, qual método vc utiliza hj em dia?

  91. Isis03/06/15 • 23h40

    Olha, acho o DIU muito interessante e tenho, sim, considerado colocar o Mirena… porém, tenho lido muito e acho que é uma decisão séria… por enquanto continuo estudando o caso. Agora, esse coletor menstrual… gente…me desculpem (é minha opinião) mas isso é medieval, é um retrocesso! Você tem que manusear o sangue, é anti-higiênico, você faz como, lava ali na pia, onde também escova os dentes? Ou tem que tomar banho toda vez que troca pra poder lavar? Vi na revista Nova (agora Cosmopolitan) desse mês e só de pensar senti um calafrio, urgh! Nem de absorventes internos gosto, diga-se de passagem. Me desculpem, mas esse coletor não dá. E não cola pra mim esse negócio de que “é ecologicamente correto”- tem outras coisas as quais podemos fazer pelo meio ambiente, não precisar ser deixar de usar absorvente- descartável, higiênico e ok. Independentemente da minha opinião sobre isso, Cony, respeito a sua escolha e adoro o seu blog. Bjusss

    • Constanza04/06/15 • 00h44

      Jura q vc tem nojo do seu corpo? E absorvente n é nada higienico viu?

  92. Priscila Lima04/06/15 • 12h51

    Meu pai eh Endocrinologista, indicou o DIU de cobre! Foi a melhor coisa que ja fiz!!! Minha mae tambem usou 2x. Beijos meninas! xxx

  93. Isis04/06/15 • 18h36

    Não tenho nojo do meu corpo. Aliás, uma vez que esse sangue saia já não faz mais parte do meu corpo. O corpo produz resíduos, que, aliás, se fossem bons e limpos não precisariam ser eliminados… da mesma forma que não queremos tocar nas fezes e na urina, acho, sim nojento ter que tocar no sangue. Aliás, se fosse comum as enfermermeiras no hospital não fariam td que envolve o sangue usando luvas. E não interessa se é seu ou não, é um resíduo corporal e não é agradável tocá-lo. Mas essa é apenas minha opinião.

    • Jéssica16/06/15 • 14h53

      Faz muito sentido seu comentário…

  94. Camila05/06/15 • 10h53

    Oi Con!
    Estou adorando seu relato sobre sua experiência com métodos contraceptivos. Estou passando por um período de mudanças também, tomo anticoncepcionais orais desde os 16 anos e sempre tive efeitos colaterais. Primeiro foram fortes crises de enxaqueca, depois perda total da libido e agora cólicas terríveis e tpm fortíssima. Conversei com meu namorado e decidi parar com a pílula, estamos só na camisinha e agora com 24 anos estou realmente começando a me conhecer.
    Cansei de hormônios na minha vida, mas também não quero ter que ficar suando camisinha pra sempre. Estou ponderando colocar o DIU de cobre, mas todos os médicos que converso são contra, pois tenho 24 anos e nunca tive filhos. Gostaria muito de ter mais relatos de mulheres novas e sem filhos que colocaram. Se você faz parte deste grupo me dá seu parecer???
    Quero muito colocar, mas ao mesmo tempo estou morrendo de medo, pois todos são tão enfáticos dizendo que não posso, sendo que não tenho nenhuma DST ou fatores prejudiciais.

    Grande beijo

  95. Maira de Lima06/06/15 • 20h50

    Oi Flor acompanho seu blog, mas nunca comento. Mas então, coloquei DIU de cobre e minha gineco tbm foi resistente, não queria colocar, mas também sou insistente disse que queria e pronto rsss e ela colocou.
    Realmente pra colocar dói um pouquinho sim, e eu estava ansiosa pela primeira menstruação (com a pilula eu tinha muita enxaqueca e cólica moderada) e tbm me surpreendi, cólica super fraquinha e enxaqueca? Nem sei mais o que é isso..coisa linda né. Estou amando, nunca mais quero viver sem meu DIU, só tirar quando for ter filhos.
    E em relação ao fluxo, realmente aumentou bastante, mas extremamente adaptável. Quero testar o coletor tbm, estou aguardando o post 😉
    Beijos

  96. Luciene21/06/15 • 20h44

    Constaza, no Facebook tem vários grupos fechados sobre coletores maravilhosos, indico “coletores Brasil menstrual cups”. Lá tiramos todas dúvidas sobre os copinhos.

  97. Luiza23/06/15 • 09h28

    Sobre a minha experiência com contraceptivos… Tomei anticoncepcional oral por cerca de 10 anos seguidos. Não me fazia mal não, eu era bem adaptada. Mas minha mãe e minha avó tem problemas de circulação, aí fui ficando com uma pulga atrás da orelha e resolvi parar (e de repente dar uma desinchada e melhorar a enxaqueca também). Coloquei o DIU de cobre há um ano e meio. Resumo: doeu MUITO pra colocar, ficou mal posicionado, a médica precisou corrigir uns dias depois e doeu MUITO de novo. E isso que aí eu tava dopada de Rivotril. Acontece, ela é mega experiente em DIU, não foi cagada de médico sabe? Consequências da decisão: um pouco de cólica, fluxo mais intenso (antes eu trocava o coletor apenas 1x ao dia no banho, agora troco 2/3 vezes), espinhas no rosto, a enxaqueca continua (então não era relacionada ao anti) e não emagreci nadica! Até agora não sei se fiz bem… Já to com medo da dor quando eu for tirar.

  98. Nádia23/06/15 • 13h05

    Estou pensando em usar DIU… atualiza a gente sobre sua adaptação? =)

  99. Trillian23/07/15 • 11h54

    Eu coloquei o DIU de cobre na mesma situação, também não tenho filhos. Meu útero não foi medido com esse instrumento, a médica mediu no ultrassom mesmo. E mesmo assim senti uma dor absurda na inserção, ela teve que parar no meio e me deixar respirar, quase desisti. A dor foi até rápida, mas dá um mal estar geral muito tenso, fiquei encharcada de suor, meio querendo desmaiar. Tomei um buscopan e meia hora depois estava normal e sem cólicas, nem parecia que tinha sido tão difícil.

  100. Camila26/10/15 • 18h07

    Cony, pelo post atual do DIU cheguei neste.
    Só de ler seu comentário a minha pressão já caiu, achei que já fosse desmaiar neste minuto. Conclusão: sou fraca!

  101. Mary28/10/15 • 23h03

    Olá Cony,
    Bom… o que dizer dos anticoncepcionais?
    Tenho 23 anos e no início do ano comecei a sentir leve dores de cabeça intermitentes. Na época procurei um oftalmo (na ilusão que seria alguma coisa relacionada à visão por ficar muito tempo exposta às telas do PC). Três dias depois do início das dores de cabeça tive três convulsões (chamadas de AVCs Isquêmicos) e fui diagnosticada com trombose venosa profunda cerebral. Usava anticoncepcional, com prescrição médica, há menos de quatro anos e nesse intervalo já havia pausado.
    O meu problema (que muitos médicos deviam alertar, uma vez que descobri só após o diagnóstico) é que possuo um problema genético em relação à coagulação sanguínea.
    Hoje não posso mais usar qualquer tipo de anticoncepcional, faço uso de anticoagulantes e anticonvulsivantes e só tenho a agradecer imensamente a Deus que me permitiu estar viva e sem qualquer sequela.
    O recado é que antes de usar qualquer tipo desse medicamento se oriente, realize testes genéticos para saber se realmente pode fazer uso.

  102. Amanda04/03/16 • 20h00

    Ótimo post! Sobre o coletor, procure o grupo Coletores Brasil, lá vão te ajudar a entender o que pode estar dando errado e causando o vazamento.

  103. Elaine01/04/16 • 23h56

    Cony, fala mais sobre o DIU, por favor. Como está o fluxo e cólicas. Obrigada

  104. Fabi04/10/16 • 10h08

    Gurias! Sou gaúcha, ahahah!
    Estou usando o Nuvaring há muitos anos, ultimamente meu peso está no máximo que já tive em toda a minha vida, minha libido inexiste, minha pele está manchada e nenhum método para clareá-las resolve! Estou me sentindo um elefante, gordo, preguiçoso e manchado!
    Meu marido e eu decidimos que ele vai fazer vasectomia e eu vou parar de usar o Nuvaring e tentar voltar a ser gente.
    Teve uma época em que deixei de usar hormônios e usamos somente camisinha, foi o céu!
    Agora ele vai ao médico e até completar o ciclo da vasectomia vou ficar sem hormônios.

  105. Aline08/12/16 • 20h37

    Menina… Não sabia que o diurético tinha efeito contra as espinhas. No fim do ano passado tentei parar com o AC, demorou mais de 60 dias para a menstruação voltar e meu cabelo começou a cair absurdamente. Tive medo também de as espinhas voltarem uma vez que só comecei a usar o AC por conta disso, depois de adulta.

    • Dayane22/06/19 • 12h27

      Não é simplesmente um diurético, espironolactona é anti-androgênico e diurético leve. Como diurético é muito fraco enormalmente se associa a outros, a questão aqui é ser anti-andrógenos, oq ajuda a combater até SOP. Mas tem indicações específics, não é simplesmente comprar e sair tomando pois pode precipitar ataque cardíaco em pessoas predispostas.

  106. Aline22/11/17 • 01h00

    O diu de cobre melhora a acne ou é só o Mirena mesmo?

  107. Erica07/11/19 • 16h45

    Eu usei o diu de cobre por três anos , tive q fazer reposição de ferro várias vezes por que o fluxo Aumentou muito. Meu médico no Brasil é super contra anticoncepcionais com hormônio. Finalmente me livrei do diu e coloquei o anel. Vamos ver como será!!!
    Que bom q vc está se sentindo bem !!!

  108. aline18/01/20 • 12h47

    O melhor dia para começar a primeira cartela é o primeiro dia da menstruação