Beleza
Novidades de Beleza
16 out 2014, 140 comentários

Sabe Melasma?

ÔOOOOOOOOOOOOO e como! Perdi a conta de quantas vezes já falei desse assunto por aqui e sei que ainda falarei muito sobre isso. Luta constante, sempre estou procurando por novidades sejam cremes, tratamentos, cosméticos, simpatias, macumbas ou orações. Justamente por isso gosto de tocar no assunto aqui no blog e trocar figurinha com vocês, pois acho as informações que encontro na internet muito vazias, os sites gringos não falam muita coisa, sempre é a mesma ladainha “melasma não tem cura, use hidroquinona e fuja do sol”. Ok, isso eu já sei. A novidade é que fiquei resistente à principal arma de combate do melasma, a tal hidroquinona, e passar ela e água é a mesma coisa. Não, a mesma coisa não. Bem capaz da água clarear um pouco a mancha.

Nessa minha viagem à Miami eu tinha duas opções: ir a praia, me proteger do sol com burca, chapéu, toneladas de protetor solar, sombra e dar tchauzinho de longe pro namorado curtindo o mar e ainda assim voltar com o melasma, ou ir à praia, chutar o balde, entrar no mar, sorrir pro sol (claro que sempre com protetor solar, isso não abro mão nunca, nem na sombra nem na chuva) e voltar com o melasma do mesmo jeito. Claro que fiquei com a segunda opção e meu amigo de anos apareceu, óbvio. Sabiam que mesmo se cobrir o rosto todo, ao bronzear o corpo já ativa um negócio lá que faz o melasma voltar? Pois é, é meio naquele estilo: “se ficar o bicho pega, se correr o bicho come“. Aliás, eu já estava bem manchada antes, acredito que ter trocado de anticoncepcional piorou tudo.

Tinha plena consciência que no meu retorno teria que procurar algum tratamento para a pele, mas o quê? Como falei anteriormente, hidroquinona não adianta mais, arbutin menos ainda, meus ácidos não fazem nem cócegas. Pensei em comprar o Cosmelan, aquele creme caro que falam que some com as manchas mas tenho medo de comprar e não adiantar, já que cremes isolados não resolvem mais. Procurei minha dermato com a esperança que ela me contasse sobre algo super novo que destruísse o melasma mas… nada. Ou melhor, tinha algo que poderia ser feito sim e que eu ainda não tinha tentando, o Spectra Laser. Dei uma “gugada” e fui direto nas fotos de antes e depois e WOW, fiquei de face… peles muito mais manchadas que a minha estavam lisinhas. Pesquisei mais e vi que é específico para melasma e o único laser com resultados comprovados para tal finalidade pela FDA (amo a FDA). E tem benefício extras: ele estimula a produção de colágeno deixando a pele mais viçosa e tonificada, diminui ruguinhas AND olheiras. Já pode casar com ele? Ah, e também é utilizado para remover tatuagens.

spectra-laser

Fiz minha primeira sessão hoje (são 10) mas é aquela coisa… pode ser que melhore, pode ser que não. Tudo conspira para que dê certo mas existe a possibilidade de não funcionar. Como já tentei de tudo, arrisquei. Vai que funfa?

É feita uma sessão por semana e é “tranquilo”. Da mesma forma de quando fui tirar meus miliuns, minha dermato me passou umas bolinhas para apertar. Isso porque não era pra doer né rsrs, daí já vi quer não seria tãaaaaaaaaaao indolor assim. Mas dor, dor não é. É como se fosse uma agulhada rápida mas o que mais incomoda é o barulho (sabe aquele barulhinho da raquete que mata pernilongo? Esse, tipo um choque) contínuo e o cheiro de queimado. Sim, parece que está queimando o rosto. Quando tirei os óculos de proteção achei que estaria toda vermelha e machucada, mas não, estava normalzinha, um pouco vermelha só! Depois ela esfriou o rosto e passou um corticóide em creme para acalmar a pele e muito protetor solar. Me maquiei e vida normal.

spectra (1)

Não posso mais usar hidroquinona (êeeeeeeeeeeee!) e vou ter que usar de dia e de noite, vitamina C. Finalmente darei uso ao Clairial C10 da SVR que comprei em Paris ano passado e estava aguardando sua vez na fila de espera. Além disso, voltarei a tomar Helioral (aquele protetor solar de dentro pra fora, falei dele aqui) para proteger ainda mais. E mais pra frente, vou reforçar o tratamento com Cosmelan. É, não fica nada barato.

Fotografrei minha pele antes da minha primeira sessão mas é IM PU BLI CÁ VEL. Se tudo der certo, entrarei para os antes e depois de sucesso.

Era para ilustrar este post com alguns cremes de clareamento que vi durante minhas pesquisas por novidades, mas ficou muito grande então em breve teremos mais matérias sobre o assunto tá?

  • Pode ser que não funcione, mas quero testar. Cada caso é um caso e como não tenho mais opções de tratamento, resolvi arriscar. Outra opção seria abandonar o anticoncepcional, já que uma das grandes causas do melasma é de origem hormonal, mas por enquanto não dá. Inclusive meu gineco me orientou a tentar o Mirena, pois parece que a ação hormonal dele é local. As vantagens são provável emagrecimento, diminui o inchaço, suspensão da menstruação e evita esquecimento MAS pode causar acne. Nada é perfeito né?
  • Valores! Sei que vão perguntar isso. Paguei R$ 2.900,00 por 10 sessões. O resultado começa a aparecer (se Deus quiser) após a 5ª sessão e finalizado o pacote, tem que ser feita uma manutenção. Pode tomar sol? Não. Com Spectra ou sem Spectra, quem tem melasma NÃO PODE TOMAR SOL, mas existem as teimosas como eu que vão mesmo assim.  O negócio é se proteger muito e já entraram para minha lista de proteção reforçada o Helioral (que já tomei e parei não sei porque), chapéus com proteção solar (quando for pra praia ou clube), ficar na sombra e protetor solar pro resto da vida em doses cavalares. Aguardem cenas dos próximos capítulos…
Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
140 comentários em “Sabe Melasma?”
  1. Danielle Afonso16/10/14 • 13h45

    Cony, tenho tb um melasma que me atormanta faz algum tempo. Mesmo com maquiagem as pessoas me perguntavam “o que tu tens na testa?”…ai que ódio. A minha ginecologista sempre falava que se eu deixasse de usar anticoncepcional oral e colocasse o Mirena (diu) ia melhorar e resolvi investir.
    Fiz uma experiência. Durante um ano, não usei nada para tratar o melasma, a única alteração foi a troca do anticoncepcional e o meu melasma realmente melhorou muiiiiitooo, não tanto na maçã do rosto mas na testa a alteração foi bem grande.
    Beijão, espeto ter te ajudado.

    • Constanza16/10/14 • 14h14

      Me conta maiiiiiiiisssssssss! Deu espinha? Emagreceu? bjss

      • Deborah16/10/14 • 14h44

        Oi Cony!

        Nunca comentei aqui, sempre leio, mas dessa vez me senti no “dever” de tentar te ajudar com informações úteis. Minha irmã usa o Mirena há muito tempo, 10 anos! Já trocou 2 vezes e nunca teve problema com espinhas. Nunca mesmo. É bem libertado, ela nunca teve nada do que reclamar.

        Uma amiga acabou de colocar tb. Outra médica e bem recente, novamente, sem nenhum problema! Acho que vc deveria considerar essa opção. Se realmente reduz melasma, acho uma ótima opção!
        Bjs

      • Alice16/10/14 • 15h45

        Cony, usei Mirena por 10 anos, em relação a menstruação (total falta dela) e não sentir cólica, etc é maravilhoso, mas eu tive espinha o suficiente para ter que usar o Roacutan e a dermato colocou a culpa toda nele, disse que tinha várias clientes que tiveram problemas com espinha após a colocação do Mirena.
        Já o melasma, eu percebi o surgimento de melasma há 4 anos enquanto ainda estava com ele, tirei o Mirena para tentar engravidar e o melasma não mudou nada, engravidei, voltei de Miami há 3 dias com o rosto bem pior em relação ao melasma, culpo o calorão e o super sol que estava lá, e olha que fui para fazer enxoval, fui a praia apenas 4 dias. Sinto que o super culpado é o Sol mesmo.
        Minha programação é fazer o laser assim que puder, também já usei hidroquinona sem muito sucesso e peeling sem resultado também, aguardo ansiosamente seu relato.
        Beijão

        • Constanza16/10/14 • 15h46

          Pois é… Já ouvi mt gente falando das espinhas e o mirena…

          • Gabi16/10/14 • 21h55

            Cony,

            Eu uso ( tenho rs) mirena a mais de um ano e minha pele ficou mais oleosa e com acne , procurei a dermatologista para tomar rocutan mas era tanta burocracia que desisti e uso produtos tópicos para acne.
            Acho que vai de cada um, mas para que já tem a tal ” tendência ” acho que piora sim, mas quando a conforto de não tomar pílula e menstruar é excelente .

          • MaH17/10/14 • 14h06

            Resolvi me intrometer no meio da conversa, porque acho que tenho conhecimento sobre os dois lados da coisa pra falar… Rs… Sou residente de dermatologia e uso Mirena há 4 anos. Logo que coloquei, notei que minha acne piorou e minha pele ficou oleosa e a dermato que eu consultei, me orientou a tirar o DIU! Só que o que ela e outras não entendem e que hoje eu sei bem (depois de ler sobre o assunto e conversar com o meu ginecologista, que de métodos anticoncepcionais sabe bem mais que eu ou qualquer outra dermato…), é que não é o Mirena que causa a acne, mas sim a falta do anticoncepcional com ação anti-androgênica! Ou seja, pare seu anticoncepcional e você terá espinhas (como foi meu caso, eu fazia uso do Yasmin e era ótimo pra minha pele e ruim pra tudo o resto…), mesmo sem usar o DIU. Então, 4 anos depois, sem menstruar, sem ter TPM, cólica ou qualquer sinal de inchaço, eu amo meu DIU e só vou tirar pra engravidar e colocar de novo na sequência. Aprendi a controlar a minha pele com tópicos pra acne e pronto… Espero ter explicado a diferença, porque o hormônio do DIU só age localmente, a quantidade sistêmica dele não seria capaz de causar um caso de acne grave… Lógico, existem exceções, mas essa é a regra pra maioria das pessoas!

      • Danielle Afonso17/10/14 • 00h25

        Já que vc pediu vou contar mais sobre o Mirena. No meu caso não tive espinha e não engordei pois já estava acima do peso, contudo, um ano depois de colocá-lo fiz acompanhamento nutricional e notei que emagreci mais facilmente que das outras vezes em que fiz dieta. Portanto, acredito que o meu antigo anticoncepcional (microdiol) era mais nocivo para mim que o Mirena.
        Estava num ponto que medicamento algum dava conta do meu melasma, após ficar um ano sem o anticoncepcional oral e tendo notado que o melasma havia clareado bastante sem eu fazer absolutamente nada, apenas tendo usado filtro solar potente, me animei a voltar ao dermatologista e estou novamente em tratamento, mas dessa vez está dando resultado, com os mesmos produtos quenjá havia testado anteriormente. Estou usando o Pigmentclar da La Roche e o Solaquim. Ah, uso tb o Helioral e o Heliocare 90. Agora no verão trocaremos o Pigmentclar pelo Klassis (que nunca fez efeito para mim) mas vou tentar.
        O médico me passou uma formula para manipular que, segundo ele, é mais potente que o Helioral, mas ficou super cara por causa do resveratrol então acho que seguirei com o Helioral.
        Parece que o meu anticoncepcional oral alimentava o meu melasma.
        A minha reclamação quanto ao Mirena é quanto ao fato de que sigo menstruando mas agora de forma irregular e com fluxo menor, sendo que muitas deixam de menstruar.
        Bj. Espero ter ajudado.

      • Mara17/10/14 • 14h24

        Eu uso Mirena, mas por conta de outro problema, endometriose.
        Já vai fazer 5 anos, e não tenho do que reclamar.
        Não tive alteração de peso, espinhas só tenho quando abuso da alimentação.
        Praticamente não menstruo (não sei mais o que é comprar absorvente), só tenho alguns escapes de vez em quando, mas é pouco, tanto que o protetor diário dá conta do recado.
        Vai acabar o prazo do meu Mirena e já estou pensando em colocar de novo.

      • Daniela22/05/15 • 18h16

        Oi…. vc fez as dez sessões de spectra? Deu certo? Se puder responder no meu e-mail??

  2. Flavia Charles16/10/14 • 13h49

    Cony adoro quando você fala sobre Melasma, porque também tenho e me incomoda muito agora no verão, além do verão pedir menos maquiagem, parece que só de esquentar alguns graus ele (melasma) surge com força total. Já tentei vários ácidos, cremes… mais nada funcionou! Estou pensando seriamente em fazer uma franja no meu cabelo para ajudar a cobrir um pouco, já que a maior concentração é na testa… HAHAHAH
    Aguardo ansiosamente o resultado do novo experimento!!!
    Bjs

  3. Angela moser16/10/14 • 13h50

    Tb sofro de melasma… nos mantenha atualizada de tudo o q souber ehhehehe

    Estou tomando protetor solar em cápsula, tratamento noturno com Vitacid Plus, protetos solar fator 60 da la roche.. e vamo q vamo..

  4. Jéssica Duarte16/10/14 • 14h00

    Bem interessante…

    >>>>>>>> http://www.PISAICO.com.br <<<<<<< Mulherada, venham conhecer nossas peças!

  5. Ana..16/10/14 • 14h02

    Aguardo ansiosamente as cenas dos próximos capítulos, Cony!! 🙂

  6. Sabrina16/10/14 • 14h16

    Cony!! Tb tenho melasma e quando vou à praia uso chapelão (pq não tem Cristo que me faça deixar de ir à praia, até pq no meu caso isso é só no verão, já que moro em Porto Alegre), mas nunca me ocorreu de comprar chapéu com proteção. Onde você acha isso? Podes fazer um post com dicas de utensílios indispensáveis para quem tem melasma?
    Bjão,
    Sassa

  7. fAbI16/10/14 • 14h33

    Oi Cony, sua dermato comentou algo sobre ser melhor (ou não) fazer este tratamento no inverno?

    Li em algum lugar, talvez até aqui mesmo no fufu, uma menina comentando que basta o calor para ativar o melasma. Agora entro em pânico toda vez que entro no meu carro e sinto aquele bafão quente rsss…ainda mais pq estou grávida, aí já viu, né?

    • Constanza16/10/14 • 14h36

      O spectra pode fazer em Qq época do ano! Pq ele não irrita a pele nem nada…

  8. Karoline16/10/14 • 14h45

    Cony, qual o intervalo entre as sessões? Minha mãe sofre com melasma e eu queria saber também se esse é um tratamento muito novo ou se só é feito em grandes cidades. Obrigada pela atenção e um beijo!

  9. Paula16/10/14 • 14h49

    Nem fale.. A pessoa que descobrir a cura dessa praga vai se tornar bilionésima em segundos!!! Sinto-me tão mal com essas malditas manchas. Estou usando fórmula com ácidos que a dermato prescreveu, mas sinto que agora não ta mais dando muito resultado. Tomo anticoncepcional e já testei parar por vários meses mas fico CHEIA de acne, mesmo tratando com dermato, e já me curei de ovários policiaríamos. Sou totalmente dependente de anticoncepcional… Não tem jeito. Tenho 29 anos e pelo jeito terei acne eternamente se não usar pílula. Quais produtos bons para melaram posso comprar nos EUA? To indo pra Flórida semana que vem. Quero muito saber se o sapecara vai aniquilar esse problema em vc, Cony.

    • Carol Silva16/10/14 • 15h08

      kkkkkkkkkkk desculpa, mas eu ri mto com sapecara!!!

      • Marcia Aguiar16/10/14 • 15h41

        O corretor do celular sacaneou a Paula. hahaha! Tô rindo desde o bilionésima; depois os ovários policiaríamos e pra fechar com chave de ouro tem o sapecara.
        Desculpa, mas me deu ataque de riso de bobeira. 😀

  10. Paula16/10/14 • 14h51

    Kkk corretor maldito. Corrigindo:
    Bilionária
    Policisticos
    Melasma
    Spectra

    • Marcia Aguiar16/10/14 • 15h45

      Ah, ainda teve o melaram. hahaha! 😀

  11. tassia16/10/14 • 14h59

    Tbm sofro de melasma,e é horrível,vivo parecendo um vampiro,longe do sol,é muito ruim as vezes pq acabo me privando de ir a certos lugares,como praia,por causa da exposição ao sol,meu namorado ama praia e fazer trilha,só que não vamos muito porque eu não posso ficar muito tempo a exposição,só se eu levar p/praia/trilha sombrinha,chapéu,ir de burca uahauhauh é meio chato as vezes mas quero ter uma boa pele… como vc lida com isso cony?

    • Constanza16/10/14 • 15h05

      Faço td. Não me privo de mt coisa mas vivo em tratamento constante…

  12. tassia16/10/14 • 15h02

    Moro em Salvador e aqui não tem ainda esse spectra … como fica a pele depois? descama? sei que ainda não dá p ver melhor ,mas vc acha que sua pele ta melhor?

    • Constanza16/10/14 • 15h16

      Não descama! Os resultados só aparecem depois de 5 sessões

  13. Carol Silva16/10/14 • 15h10

    Conyta, tô precisando de uma dermato. Já pedi indicação pra td mundo q conheço. A princípio quero uma q o meu plano de saúde cubra, senão vou de particular, msm. Lembro q vc já indicou a sua em algum outro post. Qual é msm?

  14. Cristina A.16/10/14 • 15h23

    Qdo eu li “Sabe melasma” na verdade eu li “Sabe, melasma” e achei que você ia dizer assim “Sabe, melasma, cansei de lutar contra você, você não me larga, já gastei demais, me empolguei demais e decepcionei demais. VTNC, melasma, eu te aceito, seu chato”. rs

    Acho que você deve se proteger sempre, se tratar, mas não sofrer tanto por isso. Você é mais que um melasma, quem te ama vai te amar com ou sem. Tem defeitinhos que a gente passa a faca e resolve, tem outros que a gente é obrigada a aceitar. Ainda bem que você não perdeu momentos felizes por causa disso. Coloque um apelido no seu (já li isso em algum lugar) faça as pazes, se proteja e VIVA. Dermablend está aí pra isso mesmo.

  15. Grazi16/10/14 • 15h43

    Cony,

    Não sou a melhor conselheira. Sugiro o fim dos anti. Tive um AVC por conta deles, sem pressão alta ou cigarro e praticando esportes. E os melasmas diminuiram sim depois de parar 🙂

    Agora esse tratamento pareceu incrível!

    Beijos,

    • Rê Moraes16/10/14 • 16h45

      Grazi, vc tem enxaqueca? Já li em vários lugares que mulheres que tem enxaqueca, principalmente com aurea não deve usar anticoncepcional que é risco de AVC msm.

      bjs

  16. Virgínia16/10/14 • 15h55

    Eu tenho melasma que, acredito eu, foi causado por laser fracionado (as maiores manchas são na tempora esquerda e na linha da mandíbula, bem onde acaba de passar o laser) . Como tem uns pontinhos brancos no meio das manchas, não posso usar hidroquinona. Fiz tratamento com Spectra e melhorou pouca coisa As manchas ainda estão lá. Mas durante o tratamento meus poros sumiram lindamente! Mas cada caso é um caso, e quero crer que o meu foi exceção ao não dar o resultado que eu tanto esperava (e pela grana que investi $$$) Boa sorte!

  17. Cah Mendes16/10/14 • 15h57

    parece ser super bacana, olhei no google e vi antes e depois surpreendentes, espero que você entre no time das que deu certo também!! Adoroo tratar da pele (mesmo eu não tendo nenhum tipo de problema). Tenho só 24 anos, mas acho que quanto antes começar a cuidar, melhor né!! Já faço peeling 2x por ano e passo alguns creminhos indicados pela Dermato (a qual frequento desde os meus 16 anos). Agora estou bem curiosa para ver o seu antes e depois!

    http://www.cahmendes.com.br

  18. Morgana16/10/14 • 15h58

    Mulher sofre! Tentei ficar sem tomar anticoncepcional durante um ano…resultado várias espinhas, mas em compensação o meu melasma ficou bem claro. Agora não sei o que eu faço. Acho que vou partir para o Roacutan. Me sinto bem melhor sem o uso do anticoncepcional.

  19. Priscila Parr16/10/14 • 16h30

    Oi Cony ! Oi meninas! Sou médica pós graduada em Medicina estética e uma das principais queixas aqui no meu consultório e o melasma.
    Tenho trabalhado bastante com o acido tranexamico e com a vitamina C em aplicacoes locais e eu tenho tido resultados bem expressivos.
    Mas sempre digo , melasma e persistencia e paciencia.
    Beijos

  20. Marô16/10/14 • 17h26

    Pra ajudar, de novo, agora no tópico certo rss
    Sugestões que funcionaram comigo, mulher de pele muito branca e com ex melasma (de leve a moderado) nas laterais/abaixo dos olhos: Isdin fotoprotetor 50 (mais que proteger, tem ação clareadora) e as capsulas da mesma marca (que contem substancias clareadoras). Somado à isso, vitamina C da Garnier e RARAS APARIÇÕES AO SOL e raríssimas idas a praia, e só após às 18 horas. (Não curto praia e amo minha cor de leite, gosto é gosto rss). Não me importo de me privar do sol, compenso com vitamina D e ok. Rosto manchado me deu um baque na auto estima meses atrás. Hj, felizmente, não preciso mais de corretivo e tô feliz com a persistência do tratamento. Qqr tratamento e ida ao sol é jogar grana fora.
    Cony, outros tipos de DIU devem ser explorados, hein… só cuidado, tá cheio de muié que engravidou com DIU, aí é com vc.
    Capsulas com luteína e pycnogenol são tri. Viva a sombra!
    Bjx!

  21. Carla16/10/14 • 17h42

    Cony,
    Você é sortuda, só tem melasma e eu que tenho melasma, manchas de sol e olheiras.
    Ah, sem falar na idade que tá chegando e estão aparecendo rugas. Aff.
    Tenho muita vontade de fazer Spectra pra tentar resolver principalmente a olheira, mas claro que o melasma tb e queria ter a percepção de alguém que fez e que vai falar a verdade porque em depoimento de desconhecido que fala em site de clínica que faz o procedimento não levo muita fé.
    Aguardarei ansiosa o seu depoimento.

  22. Vanessa16/10/14 • 17h44

    Nossa, nem me fala de melasma.
    Ja usei tudo!
    O que mais funcionou para mim foram os peelings na dermatologista, associado ao Triluma. Atualmente estou usando o Cosmelan e eh mto bom tbem. Entre o Cosmelan e Triluma, acho que fico com o Triluma mesmo.
    O problema eh que no primeiro descuido ou na primeira exposicao, mesmo que nao diretamente, volta tudo.
    A minha dermato sempre me disse que o problema do laser eh que o efeito rebote eh mto grande – ou seja, volta tudo e pior. Eu nao sei a qual laser ela se refere, mas vale a pena perguntar. Talvez o Spectra seja a nossa esperanca.

    Eu brinco que lutei a vida toda contra as olheiras. Quando comecei a ter melasma na bochecha, virou meu foco. Depois surgiu nos labios e eu quase esqueci a bochecha. Agora eu tenho um na testa que eh mto irritante, nem ligo mais para os outros. E as olheiras entao? Quem dera fossem soh elas.

    Bjos Cony!

  23. Su16/10/14 • 17h54

    Oooooooiiiiiiii!!!!!!!! Já que o assunto é….. Então….. Bem, eu sou branquinha transparente – não tão transparente assim, mas minhas veias são azuladas – inclusive nas pernas, e não são varizes, são veias mesmo…- Bem, quero dar minha opinião sobre os melasmas. Não é tão simples assim: esqueça e seja feliz… Infelizmente. Eu tenho melasmas e berrugas pelo corpo todo. Não sou sardenta. Sou pintada – praticamente uma onça (pobre, hehe). Bem, em minha adolescência, era do tipo que vai pra praia e piscina com o nascer do sol e saia com o por do sol. Lagarteava mesmo. Feliz da vida, quando voltava pra SP e exibia minha pela bronze descascada. Então, eis que, aos 30 anos, tive melanoma. Operei. Tirei um belo bife de minha canela (próximo ao calcanhar, bem na parte onde temos o tendão que movimenta o pé – aquele mesmo, na parte posterior da canela. Deu o pior grau de melanoma de todos. Tenho uma cicatriz imensa na perna e na coxa, que foi de onde tiraram a pele para enxerto. Sofri muito. No início, achei que nunca mais iria ter coragem de mostrar minha canela – vestidos, só longos. Biquíni? Nem sonhando… A primeira vez que fui à praia depois disso, minha coxa virou ponto de atenção das pessoas… Escondia com shorts – sim, ia de shorts na praia… Hoje sou bem resolvida. Muita gente me pergunta sobre o buraco que tenho na perna, ou sobre a pele esbranquiçada que tenho na coxa… Brinco, falo que pareço um trapo cheio de remendos. Mas não me incomoda mais responder e falar sobre isso… Finalmente! Já se passaram 19 anos! Rs

    O conselho que deixo é: esqueçam o sol. Se protejam mesmo! Até as lâmpadas florescentes ou fosforescentes – qq tipo de lâmpada – queimam a pele. Mas não tem jeito, né! Temos que viver. Sair, andar na rua, ficar no trânsito dentro do carro enfim… Único jeito: protetor solar. E orações… Só? Sim! Vou à praia e, sim, fico de Burca. Uso dois guarda-sois com cangas e toalhas penduradas. Chapéu, canga, protetor e 10 minutinhos para cair na água e voltar à comodidade de minha “barraca” improvisada… Sumir com as manchinhas? Tem jeito não. O único jeito é disfarçá-las, com muita base no rosto… É isso… Falei demais! Hehe

  24. ana luisa16/10/14 • 18h14

    Cony, uso o mirena há anos e nunca tive problemas com espinhas, bem raramente aparecem algumas mas não é nada relacionado, creio eu. Meus melasmas são da gravidez, e usando unitone 4 o inverno inteiro consigo chegar na primavera com a carinha mais apresentavel… até gostei de um comentário aí de cima, que a menina disse pra desencanar, mas eu particularmente não consigo, outro dia até minha irmã jogou uma real do “quando é que você vai tirar essas manchas?” Via facetime, imagina a minha face, no momento?
    Já taquei no google pra ver se tem aqui em Lisboa mas não achei, snif!!!
    Beijos e libera prazamiga eprazleitora os resultados 🙂

  25. Raquel16/10/14 • 18h26

    Cony,
    Por usar sempre protetor solar e se proteger do sol, dá uma olhada em sua quantidade vitamina D no corpo. Estou numa guerra de saúde pela falta da vitamina e agora faço reposição direto. Fica a dica, pois hoje “ajeitamos” uma parte e podemos comprometer outra do corpo. Procura no google sobre isso, acho que vale a prevenção!
    bjo bjo e sorte no seu tratamento!

  26. Ana Karina16/10/14 • 18h38

    Cony,sempre pensei que vc usasse o Mirena devido sua luta contra o melasma.
    Coloquei o Mirena ha 4 anos e ate uns 2 anos atras,minha pele era linda,nem nenhuma manchinha sequer,nem de acne nem melasma,que eu nem sabia que existia,ate entao!
    Sempre ouvi maravilhas sobre o Mirena,porem demorou mais de 1 ano para que meu organismo “se acostumasse”.
    Tinha colicas terriveis,escape de sangue e algumas vezes incomodo nas relacoes.Tambem tive infecoes algumas vezes,pq quem usa Mirena ou outro DIU fica mais sucestivel a infecoes.
    Tive muita acne no inicio(hoje esta mais controlado)e ganhei de brinde um melasma grande abaixo dos olhos.Depois outros apareceram,tambem na regiao abaixo dos olhos e nas bochechas.
    Desde entao,sigo na luta como vc,tentando inumeros cremes,acidos,peelings,capsulas e tdo que aparece pela frente.
    Essa semana iniciarei o Isdin e vamos ver.
    Mas olha.nao se iluda com o Mirena,nao…ele nao emagrece!Ele tambem tem liberacao de hormonio e por mais que varios medicos tenham me dito que ele nao tem nada a ver com o melasma,devido a liberacao do hormonio ser apenas local,eu tenho certeza que ganhei os meus melasmas devido ao Mirena.
    Tambem ha outros contras,alguns tratamentos esteticos nao sao indicados,devido a alta frequencia dos mesmos na regiao abdominal.
    E agora pode ser meio paranoia da minha,mas tenho a impressao que o fato de nao menstruar acelerou o processo de envelhecimento.Sinto a pele do meu rosto diferente,nao ha mais o vico que tinha antes,sem contar os melasmas…

  27. Paty Penna16/10/14 • 18h40

    Oi Cony

    Tô na torcida para que este tratamento dê o resultado que vc espera

  28. Luana16/10/14 • 20h00

    Oi Cony, tb estou sempre na luta com meu melasma, mas infelizmente agora estou gravida e não posso usar nenhum creme para controlar, estou passando somente vitamina C e um óleo que minha sogra fez pra mim (óleo de amêndoa com sementes de urucum, pra falar a verdade nem sei se resolve alguma coisa, mas no desespero oq me falarem pra passar eu passo!!! Kkkk) . Enfim, fiquei sabendo que tem um laser novo chamado Fotona, que tb promete tirar manchas de melasma, vale a pena dar uma pesquisada nele. Bjocas

  29. Aline16/10/14 • 20h06

    Cony, já viu aquela nova caneta clareadora de manchas, a Spotner? É para aplicar em cima das manchinhas, e segundo o fabricante, vai clarear as manchas em mais ou menos três semanas. Como é nova ainda não tem muitas resenhas e opiniões na net, mas olha, fiquei com vontade de testar!!

  30. Carol16/10/14 • 20h21

    Oi Cony!
    Me sinto super na obrigação de te falar sobre o Mirena. Tenho e 99,9% das minhas amigas tem. Descobrimos os benefícios na faculdade de medicina e não largamos mais. E estamos todas tomando roacutan (em dose baixinha)… sim, a oleosidade vem no pacote. Pele e cabelo sebosos (esse é o termo mais feio, mas o melhor :/). Emagrecimento? Não… pelo contrário, a progesterona (que é tópica, mas tem ação sistêmica igual) faz reter líquidos. Mas enfim, nada que uma drenagem não resolva. Mas existem alguma mulheres premiadas que não desenvolvem esses efeitos colaterais. Já a celulite e as varicoses diminuem muuuito. Amenorréia é uma benção. E nunca mais precisa se preocupar com remédios! Vale muito a pena sim =)
    Espero ter ajudado!
    Bjbj

  31. Luciane16/10/14 • 20h46

    Dizem por aí que o ácido tranexâmico funciona bem pra melasma. Já ouviu falar no Transino do laboratório Daiichi Sankyo?

  32. Michelle16/10/14 • 21h39

    Conyta, é o seguinte…é impressionante como a hidroquinona tem efeito rebote depois de um tempo. Ou aparecem manchas esbranquiçadas ou pigmenta mais ou não faz mais nada depois de um tempo. Briguei, esperneei e quase tive um treco com a minha dermato qndo ela não quis q eu usasse. Só sosseguei pq eu tenho alergia dessa praga e não tinha jeito de usar mesmo. Quanto ao melasma ele teve um clareamento muito bom com os cremes manipulados que ela receitou, mais uso de vitamina c e peelings mais suaves (é o tal da pele entender que é um tratamento e não uma agressão e piorar tudo). Qnto ao Mirena tenho ressalvas, sei lá…to com a medicina oriental que diz que a menstruação é natural no corpo feminino e como tal deve acontecer, até p/limpar o corpo do óvulo que não foi fecundado e blábláblá. Minha irmã usou Mirena durante 1 ano, teve uma diminuição da cólica, do inchaço, mas engordou e se encheu de espinhas em um nível tão alto que ela não tinha + costas, só espinhas. No rosto aonde apareceu ficou uó. Resumo: ela tirou o Mirena e ainda teve que fazer tratamento p/acne. Fora a maior propensão a infecção urinária, ela que nunca tinha tido uma, teve pelo menos umas 3 nesse período de uso, fora o escape de sangue que acontecia as vezes e certos movimentos mais afoitos (se q vc me entende)ficavam meio chatos de serem sentidos. HAHAHAHHA…sorry, informação demais, mas é verdade.
    Obvio que cada caso é um caso, mas não custa ficar de olho e pensar bem.

  33. ERICA CASTRO16/10/14 • 22h30

    Pufavôooooooo!!!! Conta tudo desse assunto. Sugiro criar um tôpico semanal… diário de um melasma! kkkkkkkk

  34. Paola17/10/14 • 00h08

    Já usei manipulados (surgiram os tais confetes), Cosmelan, fiz peeling químico (melhorou bem) e agora estou usando Triluma e bem satisfeita com os resultados. Foi o que mais gostei até hoje!
    Sol? Não sei mais o que é isso há tempos, embora meu melasma aumente até com o bafo do carro.
    A vitamina C uso de dia e estou amando o C-Supérieur da Roc.
    bjs e boa sorte

  35. Danielle Afonso17/10/14 • 00h15

    Já que vc pediu vou contar mais sobre o Mirena. No meu caso não tive espinha e não engordei pois já estava acima do peso, contudo, um ano depois de colocá-lo fiz acompanhamento nutricional e notei que emagreci mais facilmente que das outras vezes em que fiz dieta. Portanto, acredito que o meu antigo anticoncepcional (microdiol) era mais nocivo para mim que o Mirena.
    Estava num ponto que medicamento algum dava conta do meu melasma, após ficar um ano sem o anticoncepcional oral e tendo notado que o melasma havia clareado bastante sem eu fazer absolutamente nada, apenas tendo usado filtro solar potente, me animei a voltar ao dermatologista e estou novamente em tratamento, mas dessa vez está dando resultado, com os mesmos produtos quenjá havia testado anteriormente. Estou usando o Pigmentclar da La Roche e o Solaquim. Ah, uso tb o Helioral e o Heliocare 90. Agora no verão trocaremos o Pigmentclar pelo Klassis (que nunca fez efeito para mim) mas vou tentar.
    O médico me passou uma formula para manipular que, segundo ele, é mais potente que o Helioral, mas ficou super cara por causa do resveratrol então acho que seguirei com o Helioral.
    Parece que o meu anticoncepcional oral alimentava o meu melasma.
    A minha reclamação quanto ao Mirena é quanto ao fato de que sigo menstruando mas agora de forma irregular e com fluxo menor, sendo que muitas deixam de menstruar.
    Bj. Espero ter ajudado.

  36. Paula17/10/14 • 00h29

    Oi Cony
    Eu tenho melasma and rosácea e o pior que minha dermato disse que o tratamento de um pode agravar o outro. Ou seja, não posso sair por aí me jogando nos ácidos… O máximo que ela me passou pra clarear a pele foi o Klassis.
    Eu estava com as bochechas e o nariz muito vermelhos por causa dos vazinhos (consequencia da rosácea) então ela me prescreveu o tratamento com laser starlux, só fiz 3 sessões (550 reais cada uma) vai precisar mais que isso, mas eu já senti uma melhora muito grande. Então vou terminar de aniquilar os sinais da rosácea primeiro pra depois atacar o melasma.
    Que nossa senhora da boa pele nos ajude!!

  37. Lílian17/10/14 • 00h35

    Cony, esse laser aquece a pele?
    Porque exatamente HOJE conversei com uma Dermatologista super amiga de confiança minha e confio totalmente e ela me disse: “eu não tenho notícia de laser que não aquece nada e se aquece faz é piorar. Igual quando tampa o rosto no sol. Vai manchar porque o calor -de qualquer natureza – mancha.”
    E ainda acrescentou: “é bom para muitas coisas. Para rejuvenescer pálpebras é ótimo….mas evito as manchas na hora da aplicação…”
    Eu já vi com clareza que calor piora, não só a luz.
    Então?

    • Constanza17/10/14 • 10h08

      Esquenta sim, maaaaaaaaaaaaaaas… vou tentar. Se a FDA disse que é o unico laser que realmente faz efeito contra melasma, quem sou eu pra ir contra…

  38. Luciana s17/10/14 • 00h41

    Oi Cony por muito tempo pensei que estava sozinha nessa luta contra o melasma, uso ácido e muito protetor, mas nada mudou…. Descobri pesquisamdo a net o Oli Olá um peeling de dentro pra fora, estou usando há 2 meses …. Estou aguardando o resultado, vc conhece esse remédio?

  39. Juliana17/10/14 • 08h13

    Oi Cony,
    Sou ginecologista e sugiro que você converse com o seu sobre a troca do seu anticoncepcional oral por um sem estrogênio (se é que já não é) como o Cerazzete. Isso seria fundamental para a prevenção do melasma. Como vocês já falaram acima, tem a opção do Mirena que é um DIU com progesterona e tem o DIU de cobre que é um DIU sem hormônios. Ainda existe a opção do Implanon que é um implante também só de progesterona com duração de 3 anos.Converse com ele e veja a melhor opção para você. Hoje em dia temos uma variedade enorme de métodos contraceptivos para pessoas como você que tem uma contra-indicação relativa ao uso de estrogênio. Bj

    • Laila19/10/14 • 12h26

      Tomei Cerazette anos e foi justamente quando estava usando ele que apareceram as primeiras manchas.

  40. Gabi17/10/14 • 08h36

    Essa semana faço aniversário de 3 anos de Mirena. Coloquei após uma cirurgia de endometriose, e entrei pra estatística das que continuaram menstruando, mas apesar disso, o controle hormonal é notável. O problema mesmo é acne. Eu nunca tive, nem na adolescência, e minha pele virou um inferno.

    • Constanza17/10/14 • 10h06

      To desistindo do Mirena… mt gente falando da acne…

  41. Rosimeire Rabelo17/10/14 • 09h08

    Tenho melasma e uso mirena há mais de dez anos e nunca tive uma espinha. Minha pele também já criou resistência a tal dos ácidos (uma pena) pois, vivo manchada que nem uma onça pintada, tento disfarçar com protetor com cor e base. Procuro não me encanar muito com isso pq se não vivemos.

  42. zilmar17/10/14 • 09h14

    Oi Cony
    É a primeira vez que comento aqui, pq quando o assunto é melasma to dentro rsrs! Eu sempre comentava no blog Saladamedica lá tinha dicas preciosas de como tratar nosso melasma de cada dia, mas infelizmente o blog saiu do ar. Olha eu tenho melasma há seis anos, nunca gostei de sol, o sol que eu tomava na adolescência era somente o do caminho da escola, moro no litoral há 17 anos posso contar as vezes que fuia à praia. Até os 35 anos eu tinha uma pele boa, detalhe não sou branca, gostava do que eu via no espelho até ai então eu não usava nada, creme nenhum para nada, minha maguiagem era baton. Outro detalhe é que na minha família não conheço ninguém que tem melasma e olha que duas irmãs minha de cor bem mais clara moram em RO onde o sol é escaldante, pois bem há seis anos atrás surgiram várias espinhas na minha bochecha logo abaixo dos olhos, sabe aquelas espinhas de bolinhas amarelas e acne cística e pior uma em cima da outra e eu cutucava mesmo, começei um tratamento para acne, muito tempo depois as amarelinhas foram embora, mas as acnes císticas estão comigo sempre.Voltando ao melasma na época em que tive as espinhas quando elas começaram a ir embora eu tomei muito sol, minha irmã veio de Portugal no verão e passeamos muito então as espinhas se foram, mas deixaram marcas exatamente no lugar das espinhas tenho melasma, as manchas não são grandes, mas me incomodam muitoooooooo! No começo eu conseguia amenizar com ácidos, mas minha pele é muito resistente e agora sinto que ficou mais ainda, ácido nenhum faz cócegas, minha pele não reage, já vi amigas com o rosto em carne viva por causa de ácido em mim nada acontece, mas como eu disse no princípio os ácidos ainda amenizava, com exceção ao melasma do nariz que surgiu há dois anos e nunca clareou. Eu já tentei de tudo inclusive dei apelido, fingi que ele não existe, mas quando olho no espelho ele me olha. Eu já pensei em fazer laser, mas essa vai ser minha última alternativa, vou citar alguns produtos que já usei sem resultados.
    Manipulados de hidriquinona de 4% à 7% inclusive pura.
    Peeling de ácido retinoico à 30% fiz 10 sessões
    Klassis emulgel
    Triluma
    Pycnogenol, esse em capsulas, tomei 100
    Ácido trenexâmico
    Clarial c10, inclusive o meu quando comprei chegou estragado a empresa demorou 5 meses para trocar.
    Lumixyl, caro até a alma, esses são os que lembro inclusve guardei as caixas por muito tempo para quando eu fosse em outra dermato mostrar, mas acabei jogando fora. Tirando os manipulados que no princípio faziam efeito os outros rasguei dinheiro foi o mesmo que passar água, triste né? Mas agora decidi hj mesmo compro cosmelan 2 e depois volto para contar os resultados. A saga continua rsrs!

    • Constanza17/10/14 • 10h04

      Boa sorte! Fiquei comovida com seu relato! Sei bem como é isso, tentar tudo e nada! Isso do ácido deixar os outros em carne viva e não fazer nada na gente é mt triste…
      “Eu já tentei de tudo inclusive dei apelido, fingi que ele não existe, mas quando olho no espelho ele me olha. ” Assim é exatamente como me sinto…

  43. Isa17/10/14 • 10h24

    Cony!! Pelamor, cuidado com esse laser! Proteja-se MUITO durante e depois do tratamento.
    Uma colega de trabalho fez esse tratamento (exatamente esse aí) e o melasma dela piorou MUITO! E ela fez o tratamento direitinho, usou os produtos, filtro solar… mas não deu certo pra ela… então, cuidado, fia!! Muito filtro!!

    • Constanza17/10/14 • 10h34

      Nao me assustaaaaaaaaaaaaaaa, pode deixar, vou usar mt mt mt protetor!

  44. Renata17/10/14 • 11h30

    Como comentei em outra oportunidade, eu já fiz o SPECTRA e no meu caso no resolveu nada. Paguei bem mais caro que você em 10 sessões, 4 mil reais! A médica fez 5 sessões e ela mesmo percebeu que não estava dando resultados e resolveu utilizar outros tratamentos em mim. Mas espero que seu caso seja diferente! Engraçado como a gente invente tudo para não ter essas manchas!E esses dias meu namorado recente, me viu sem maquiagem e perguntou das manchas, fiquei arrasada! rsrsrsrs. Minha esperança agora é o dermalan ou cosmelan. Vou pra Espanha agora e vou comprar por lá. Se eu tiver bons resultados, te aviso! Tudo de bom! bjs

  45. Denise Zylberstein17/10/14 • 12h01

    Cony, peloamor: não faz isso!
    Dá uma olhada nos posts da Brena (especialmente os comentários) nos posts que ela fez no site http://www.acordeilinda.com/ .
    Dá uma olhada, também, no Salada Médica: http://saladamedica.wordpress.com/ .
    Cuidado com esses lasers. Sério, mesmo. Independente de eu ter lido em blogs ou não, tenho uma conhecida que ficou com a pele toda machucada depois de usar laser + creme. FAz isso não!

  46. aline17/10/14 • 13h20

    Oi Cony, tudo bem??? sempre leio o fufu, sou leitora das antigas, mas nunca comentei…rs.. Seguinte, eu sou propagandista aqui na minha cidade de uma farmácia de manipulação, há uns 2 meses atrás divulguei um estudo sobre o ácido tranexâmico via oral no tratamento de melasma. Um dermato fez uso do ácido + laser e o resultado foi excelente!!!muito bom mesmo!! ela já usava o laser e incorporou o tranexâmico no tratamento. Adorou! e os paciente mais ainda…Pergunta pra sua dermato se ela conhece…

    bjooo

  47. Dressa17/10/14 • 13h50

    Tô indo fazer minha primeira aplicação em meia hora! Estou cheia de expectativas, pois o meu melasma tem piorado cada vez mais. Invejei foi o preço do seu tratamento! Aqui em Brasília o valor da sessão é R$500 (R$5.000,00 por 10 visitinhas)! 🙁

  48. Adriana17/10/14 • 14h05

    Oi Cony! Sempre acompanho seu blog e hoje resolvi falar sobre o Spectra.Como você disse, ele pode ou não funcionar, isso vai depender do tipo e resistência da pele. Estou na minha 10 sessão e os resultados não foram incríveis como vi em algumas fotos e também nas pacientes que estão fazendo o tratamento no mesmo lugar que faço. Eh, pelo visto a minha pele não vai ficar de bebê, mas as manchas estão mais claras. Agora vou fazer mais 10 sessões associadas com o Cosmelan para vê se clareia mais ainda, e se eu der muita sorte quem sabe não somem de vez essas minhas malditas manchas. Espero que você consiga o resultado desejado…depois mande fotos do antes e depois. Vou continuar o meu e depois mando notícias. Ahhh e o meu ainda foi mais caro…pq em Brasília tudo é bemmmm mais caro?! Paguei 6.000,00 por 15 sessões. Beijossss

  49. Melissa17/10/14 • 16h08

    Cony, vale muito a pena você olhar o blog Salada Médica, a Meire não atualiza mais, mas ainda tem todo conteúdo disponível, inclusive post sobre o Oli Ola. Boa sorte no seu tratamento. Beijo

  50. Bianca17/10/14 • 17h04

    Cony, voce está fazendo na YAGA em Betim? Se não, onde vc esta fazendo? Pq quero mt fazer tbm… Bjooos!

    • Constanza17/10/14 • 17h22

      Sim, c a Monalisy 😉

  51. Elis17/10/14 • 17h27

    Também tenho melasma e adoro praia… Como não ficar ao sol brincando com meus filhos pequenos? Seria totalmente sem graça! Me falta disciplina e tempo para cremes..Então tentei o spectra. O resultado foi excelente, algumas manchas sumiram e outras clarearam. A pele ficou ótima! Mas ė ilusão achar que 10 sessões resolvem.Agora faço a cada 2 meses…Já fiz umas 18…

  52. Luciana S17/10/14 • 17h32

    Cony, Socorroooo, por favor, pelo amor de DEUS, estou ficando com medo eu achei que iria consegui amenizar as minhas manchas… sofro … choro… sem maquiagem eu não tenho coragem nem de encarar o meu marido, então Cony será que vc não conseguiria uma Dermatologista especialista no assunto para fazer um post, uma entrevista, qualquer coisa para ajudar as leitoras do blog…

    Beijos

  53. alice ferraz17/10/14 • 18h03

    cony!
    a gente esta juntas tantas vezes e nunca falamos disso
    vc sabe que eu também sofro com meu melasma?
    já deve ter visto, claro!
    mas sou como vc!
    aproveito a vida e depois cuido
    as vezes mais, as vezes menos
    me deu vontade de tentar essa!
    vou ver com a minha dermatologista aqui em sp
    vamos ver se a gente chega melhor no fahsion week? kkk
    bjos
    Alice

    • Constanza17/10/14 • 18h56

      É triste Aliceeeee! Um karma em nossas vidas! Vê c sua dermatologista sim, eu sinceramente nem sei mais, mt gente diz q melhora, outras dizem q piora. Só testando né? Bjs!

  54. Erica Castro17/10/14 • 19h14

    Acho que estou mais ansiosa que vc pra ver o resultado. Tô só na expectativa pra correr atrás desse tratamento. Já não sei mais o que fazer com o meu melasma….:/ torço por vc…bjus

  55. Daniela18/10/14 • 17h17

    Então, descobri a pouco tempo que que a mancha negra na minha axila direita é melasma e que as manchas brancas nas laterais dos seios são “pano branco”. Para o um, o tratamento é remédio + sombra, mas para o outro é remédio + sol. Aí lascou-se: trato um e destrato o outro, kkkk

  56. Márcia Casemiro dos santos19/10/14 • 02h51

    EU SOU A RAINHA MOR DO MELASMA kkkk tudo isso q falou está correto nem vou mais em dermatologista, hidroquinona, triluma, laser, e o bum bum a quatro, já passei por tudo isso é descobri o único que fez tirar a minha borboleta e bigode horrível que tinha no rosto e foi o VULCANICE fase 3 , nossa até feriu meu queixo e tudo, mas eh o único que arranca mesmo, só que fiquei dois anos sem fazer e está voltando na minha testa, já marquei novamente o peeling VULCANICE , maravilhoso viu fica a dica ai, mas infelizmente temos que fazer todo ano, n tem jeito beijinhos sua fã dona melasma kk

  57. Márcia Casemiro dos santos19/10/14 • 02h58

    CONY esqueci de comentar fora nossa cara fica de pobre neh gente ninguém merece, parece que temos lombriga sei lá rs só p descontrair, só DEus na causa rsrsrs

  58. Rosana Ribeiro do Nascimento19/10/14 • 14h52

    Oi Cony, Fiz o Spectra ele clareia nas 10 sessões mas mesmo fazendo depois de 15 em 15 dias elas voltaram e pior mais escuras, desisti fiquei 6 meses apenas nos cremes de manipulação o que não resolveu nada elas continuaram e pior apareceu na minha testa, no desespero resolvi voltar para o Spectra estou na 5ª sessão junto com o Lumixyl,ouvi relatos de algumas pessoas que as manchas não voltaram mais depois do Spectra acho que não era melasma não é possivel não faço uso de anticoncepcionais e meus exames hormonais tudo certinho,apenas estou certa que pelo menos comigo irei ficar dependente do Spectra pois é o unico que da uma leve clareada.

  59. luciana19/10/14 • 22h01

    Cony, eu sou a raina do melasma! desde que tive meus filhos são 9 meses de tratamento e 3 meses de tristeza profunda! é só sair no calor que o bichano já volta. Eu que inclusive ja falei para vc do cosmelan mas ele agora está em BAIXA… sabe porque? tem um novo medicamento formulado que está chegando por aqui…. não pode ser usado em quem está gravida mas esse minha querida mudou minha vida! so para vc ter ideia não estou usando corretivo, apenas a base levinha!. Mas ainda tenho um na testa resistente e minha dermato indicou esse laser que ainda não fiz porque precisa de dedicação nas sessões e ainda não consegui a regularidade necessária. Mas ou dizer uma coisa: se vc tomar sol no dedinho do pé com fps 100 nada feito! não pode tomar sol de jeito nenhum em nenhum lugar do corpo! triste porque sou uma lagartixa! então faça como eu! vou para miami em janeiro…. boa sorte com o laser!

    • Constanza19/10/14 • 22h03

      Uai fia, mas conta o nome do novo medicamento!!!!

  60. luciana20/10/14 • 11h40

    Chama tretinoina. Estou usando diariamente com aumento da concentracao. Depois fiz 3 peelings seguidos com acido passando um corticoide chamado clob x, melhorou muito! A dermato falou que para esses melasmas de dificil clareamento como o meu tem um laser novo que ajuda muito. Amanha vou la e pergunto para ver se é o mesmo que vc está fazendo. Agora eu ja me conscientizei que não posso tomar sol de jeito nenhum…. paciência! bj

    • Constanza20/10/14 • 11h49

      Ah tretinoina já usei muito! Nao é novidade e em mim nao faz nada… e cuidado com o Clob, ele é apenas para situaçoes especificas, nao pode usar mt!

  61. Leila Figueiredo20/10/14 • 15h17

    Oi Cony, minha luta contra o melasma agora é: manhã, Phloretin CF (skin ceuticals) e episol 70 além de 2 comprimidos de Flebon (pycnogenol), noite, Advanced Pigment corrector (skin Ceuticals) e hormoskin. Além disso estou seguindo o seguinte protocolo, laser no rosto todo seguido do laser chroma nas manchas e cosmelan no rosto todo, mantenho o cosmelan por seis hs e depois retiro, fiz uma vez e vou repetir esse protocolo, intervalo de um mês, e acho q pela primeira vez estou tendo resultados satisfatórios, espero ter ajudado.

    • Constanza20/10/14 • 15h21

      Nossa, esse é pra acabar c o melasma mesmo hein!

    • Teresa Cristina26/02/15 • 11h44

      Oi Leila, bom dia!!
      Tenho melasma e ja usei vários ácidos e tudo em vão.
      Agora fui ao dermatologista e ela passou Luteína e Advanced Pigment Corrector…gostaria de saber sua opinião se esses medicamentos dão resultado, pq eu vou ser bem sincera viu..não aguento mais gastar tanto dinheiro em vão..bjs!

  62. ana maria oliveira20/10/14 • 21h18

    Márcia Casemiro dos santos, meu rosto escureceu muito com o efeito rebote do laser, ficou horrível, fiz o peeling do vulcan ice max, só que fiquei com tanto medo por causa do laser, vc é morena? tenho receio de usar todo dia o passo 3, obrigada.

  63. Katia20/10/14 • 23h24

    Ai, é tão bom saber que não estamos sozinhas nessa luta ingloria contra o melasma! Fiz uma aplicação de laser fraxel há uns anos atrás e foi um verdadeiro desastre! Agora tenho verdadeiro trauma de laser, mas como nada mais funciona prá mim, fiquei bem curiosa prá saber o resultado com vc. Tomara que seja a luz no fim do túnel!

  64. Brena20/10/14 • 23h32

    Fiz uma enquete sobre esse laser no meu blog, perguntando a quem estava usando quais eram os resultados e os depoimentos não são muito felizes, viu?! Cuidado.

    Uma pessoa comentou que na décima sessão, a pele estava totalmente limpa, sem manchas… 15 dias depois começou a piorar e agora está pior do que antes.

    Várias comentaram sobre a pele piorar depois pois fica mais exposta.

    Eu…. sei não. Essas novidades, povo vai testando na cara da gente.

    Cuidado.

  65. mariana22/10/14 • 16h44

    Cony, primeira vez por aqui…mas quando vi o tema não pude deixar passar em branco… tentei todos os cremes que puder imaginar, peelings e cia, diz o spectra e contrariando todas as expectivas nada aconteceu ( sou branquela)..enfim meu dermatologista ficou tão chateado que resolveu fazer CO2…diz duas sessões e vc não acredita o que minha pele virou! Melasma já diminuiu 70% e a pele ganhou muito mais firmeza (ele estimula o colágeno)..sou aqui de Bh se quiser saber mais…abraços!

    • Constanza22/10/14 • 16h45

      Mariana, mas o C02 nao “arranca” a pele????

  66. mariana22/10/14 • 16h53

    Coni são feitos microfuros na pele, na hora fica bem vermelho e doi um pouco (passo anestésico), mas no outro dia com umaa base leve resolve…eu relamente estou muito satisfeita com o resultado…posso tentar te enviar uma foto no direct do instagram se vc quiser

  67. mariana22/10/14 • 16h54

    vou ter que desconectar agora…se quiser me chama no insta @mmdiniz (acabei de te achar comecei a te seguir) bjs

  68. Juliana23/10/14 • 13h15

    Oi Cony!
    Eu uso Mirena a um ano e meio e adoro! Coloquei por outros motivos que nao o melasma mas só vi ponto positivo! Não mudou meu peso em nada, nao deu nenhuma espinha, fez foi diminuir as espinhas que eu tinha. Antes toda vez que acabava o anticoncepcional e vinha a menstruação vinha as espinhas também! Agora nao menstruo mais (e acho otimo pq era em média 8 dias e intenso!) e nem tenho mais espinhas. A minha TPM melhorou (um pouco) e o namorado adorou isso! hahahahahahaha
    Tb acho otimo porque nao corro o risco de esquecer, e é o método não cirurgico mais eficaz que existe!!!
    E ainda, coloquei pelo plano de saúde!!! Não paguei nada (além da mensalidade do plano claro! hhahaha) Olha a economia que fiz considerando que poso usa-lo por 5 anos!!!
    Super acho bacana vc considerar o uso do Mirena, pesquise mais sobre ele! Boa sorte com seu tratamento, tomara que de tudo certo!!
    Beijos!!!

  69. Patricia28/10/14 • 14h54

    Esse melasma é nosso amigo encosto rss

    No inverno minha dermato receitou o triluma. Não vi diferença. Também comprei o Oli Ola, tomei apenas 1 vidro por 1 mês, porém a indicação é que deve-se tomar por 2 meses. Mas nesse tempo eu gostei, minha pele ficou viçosa, com um aspecto bonito.

    Agora com o calor, a dermato receitou o Lumixyl e o Azelan, porém vi q esse último é para acnes e não melasma. E também o INTHOS em capsulas, esse vou manipular.

    E a saga continua….

    O jeito é se livrar do anticoncepcional.

    Bjs adorei seu blog.

    • Teresa Cristina26/02/15 • 11h47

      Oi Patricia, voce acha que esse Oli Olá é bom mesmo?
      Obrigada.

  70. Cintia01/11/14 • 01h54

    Oi Cony! Sofro com melasma há anos piorado muito pelo efeito rebote do uso de hidroquinona. Hoje tenho vivido a base de maquiagem. Ja usei diversos acidos e nenhum faz efeito pq o meu melasma é profundo. Porém pesquisando na internet descobri que existe um medicamento via oral chamado Transino feito a base de acido tranexâmico mas só é vendido no Japão. O tratamento dura quatro meses mas tem que importar. Li relatos de que o produto é muito bom e vale a pena comprar! Será? Alguém aqui conhece ou já usou? Cony você poderia pedir informações pro
    seu irmão que mora la !?

  71. Ronni da Silva08/11/14 • 09h32

    Ei, Constanza!
    Pois é! Tem homem que lê seu blog!
    E um dos posts pra mim dos mais interessantes, que vc recentemente publicou, foi justamente esse em que comento.
    Bem, voltei aqui atrás nesse post, porque li essas informações sobre manchas nesse blog: http://cosmeasia.com/2012/09/07/um-breve-panorama-do-que-existe-no-japao-para-clarear-manchas-parte-vi-final/
    Esse rapaz, que escreve esse blog, é bem informado e ainda resenha artigos científicos de uma forma bem lúdica. Mais informado que muito dermatologista!
    Gosto, por

  72. Ronni da Silva08/11/14 • 09h33

    Ei, Constanza!
    Pois é! Tem homem que lê seu blog! rs!
    E um dos posts pra mim dos mais interessantes, que vc recentemente publicou, foi justamente esse em que comento.
    Bem, voltei aqui atrás nesse post, porque li essas informações sobre manchas nesse blog: http://cosmeasia.com/2012/09/07/um-breve-panorama-do-que-existe-no-japao-para-clarear-manchas-parte-vi-final/
    Esse rapaz, que escreve esse blog, é bem informado e ainda resenha artigos científicos de uma forma bem lúdica. Mais informado que muito dermatologista!
    Gosto, porque ele vai fundo na composição dos cosméticos.
    Está aí, recomendo!
    Qualquer hora comento de novo!

  73. Manoela13/11/14 • 17h54

    Cony, como anda seu tratamento com o Spectra? Estou muito curiosa para saber sua opinião sobre esse laser.
    Beijo!

    • Constanza13/11/14 • 17h55

      Minha pele TA MARAAAAAA! Ainda manchada, mas ta com viço! To na quarta sessao ainda…

  74. Manoela13/11/14 • 17h58

    Mas você acha que para clarear as manchas vale a pena? Já viu alguma melhora na tonalidade delas?

  75. Claudia23/11/14 • 14h15

    Cony, não quero desanimar: fiz treze sessões de Spectra! A pele fica ótima porque estimula o colágeno, as manchas melhoram, mas fica longe, bem longe de desaparecer, ou pelo menos desaparecer de uma forma que passando uma base não apareça!
    Dependendo da profundidade da mancha, precisa fazer umas trinta sessões – do tipo para remover tatuagem, caso contrário não resolve! Seria injusto eu dizer que nãos resolveu nada, mas não crie muita expectativa pois pode se decepcionar!
    Nenhum ácido para mim resolve e como as minhas manchas tem mais de cinco anos, são profundas e mais difíceis de remover!
    Depois da décima sessao, estava tão decepcionada que resolve fazer o CO2 para descamar e ver se resolvia – também não vi efeito! Nessa foram quase cinco mil reais…
    Em qual clinica vc esta fazendo? É em São Paulo? Me mande por email, ok?
    Abraço e obrigada

  76. ALINE03/12/14 • 09h31

    Olá, certamente você já terminou as sessões com o Spectra, e como foi o resultado, eu estou querendo fazer mas preciso saber se realmente funciona, pois aqui onde Moro tenho que pagar 400,00 na consulta e + 300,00 por cada sessão um investimento bem alto.

    • Constanza03/12/14 • 09h52

      Aindam faltam 6.. e ainda nao vi resultados nas manchas, apenas na textura da pele!

  77. Tatiane09/01/15 • 15h36

    Cony, onde você está fazendo o tratamento? É para uma amiga que está sofrendo horrores com melasma e com medo da dermatologista pedir 500,00/sessão! Obrigada!

    • Constanza09/01/15 • 16h40

      Em Betim na Clinica Yaga!

  78. Jessica09/01/15 • 20h31

    Olá, tudo bem? Gostaria de parabenizar pelo seu blog, estou sempre por aqui e adoro! Nunca comentei, mas tomei coragem devido ao assunto melasma. Eu também tenho e aprendi a usar maquiagem e vou mantendo o alto astral ,só que as vezes confesso que desanimo. Gostaria de saber sua opinião atual sobre o tratamento, como está sua pele? Acha que vale o investimento? Está em uso de algum creme ou medicação via oral em conjunto com o Spectra? Desculpe o monte de perguntas, espero que possa responder. Beijo.

    • Constanza09/01/15 • 22h28

      Oi Jessica! No momento so vitamina C e protetor solar, to fazendo o spectra tb mas sem resultados 🙁

  79. Vanessa13/01/15 • 15h04

    Olá, Constanza tudo bem? suas manchas não clarearam nem um pouco com o spectra?

    • Constanza13/01/15 • 18h18

      Nadinha

  80. Vanessa13/01/15 • 15h48

    Começo meu tratamento amanhã. Se Deus quiser, em breve registro boas notícias. Não aceito o melasma como doença crônica, sem cura. Não nascemos com ele, então há de ter um jeito. Boa sorte a todos!!!

  81. ZILMAR14/01/15 • 13h50

    Oiiii Cony tudo bem?
    Já comentei este post assim que vc publicou e eu havia falado que compraria o Cosmelan 2,mas por um erro na hora da compra comprei Dermamelan ambos do mesmo fabricante,tem uma semana que chegou e estou usando ainda não vi nada,mas daqui um mês volto para contar. Bjsssssss.

  82. Daniela14/01/15 • 18h13

    Olha sofro de melasma (profundo), fiz onze sessões de Spectra e onze de acido por infiltração junto e nada, pioraram muuuuito… sofro muito por isso, faz 02 anos e nunca mais voltei ao normal com o rosto, nem de longe…

  83. […] Forte, intenso, constante! E não, não estou falando do Spectra (aquele laser que contei AQUI). Tô falando é do melasma mesmo. Não “arredou” o pé, ainda deu risadinha, olhou pra […]

  84. Aline06/02/15 • 09h16

    Meninas, o cosmelan é realmente ótimo, mas p rejuvenescer a pele, o melasma mesmo ele só piora viu?? E eu nem tinha melasma bjuxx

  85. Teresa Cristina26/02/15 • 11h57

    Bom dia Constanza!
    Eu tenho melasma e a minha também é profunda, já fiz vários tratamentos com laser e acidos, porém não vi melhora.
    Agora voltei ao dermatologista e ela receitou Luteína via oral e Advanced Pigment Corrector.
    Gostaria de saber se voce ja fez uso desses medicamentos, pois não aguento mais lidar com essas manchas no meu rosto.
    Beijos e se alguem souber de algo novo por favor me imformar.

  86. valeria30/06/15 • 23h32

    Espero que Vc fique satisfeita e consiga o resultado desejado. ..no meu caso tudo que Vc fez e usou não funcionou em….Olha q usei até mais coisas. …
    Mas vou falar algo bom e positivo. ..Pode ser a esperança. …Bom fiz o uso do Transino. Remédio comprado no Japão. Sua fórmula contém ácido tranexamico, 750mg. São 4 por dia. Ou seja uma dose q não se encontra médico receitando no Brasil. O máximo é de 500mg q sugerem….
    Um maravilhoso remédio que clareou muitoooooo. …Porém o que ficou é muito pouco e só ao redor dos olhos. E agora não pra continuar com ele é um tratamento de 2 caixas que dura 4 meses. Fazendo esse tratamento não pode usar mais…Parece que a longo prazo. ..Pode fazer mal…Bom a opção que estou buscando agora será :
    O tal do dermarroller ou derma erase. Uma vez que tbm pode ser util a minha queda de cabelo. ..achei intessante….
    Tem ainda as injeções de ácido tranexamico. …mas preferiria mesmo o dermarroller. …

    Se vc puder escrever sobre esse tema….

    Beijos

  87. Francisca06/08/15 • 22h08

    Que triste ter que conviver com a pele machada.

  88. CRISTIANA02/09/15 • 10h39

    qual protetor solar vc recomenda??

  89. Luciane goddard05/11/15 • 15h50

    Olá Valeria, eu comprei o Transino , good sarai de saber quantos meses vc sentiu o resultado ? Vc tomou quanto tempo ?

  90. RENATA BRAGA04/12/15 • 09h00

    Olá Valéria, como está o seu tratamento, gostaria de saber direitinho as quantidades e como voê usou?

  91. daniela16/12/15 • 20h27

    Meninas, vi que alguns comentários aqui sobre o Mirena, se for pra trocar o anticoncepcional pelo Mirena, por causa do hormônio, que ajuda no aparecimento da melasma, blablabla….Mirena tem hormonio tbm. Procurem com seus ginecos saber sobre o diu de cobre, Paragard. Nao tem hormônio, nao incha :))) porem tem seus pontos fracos tbm, como cólicas e períodos nao muito regulares. Eu prefiro assim, e resolvi deixar a dica. 😉

  92. Vanessa04/02/16 • 10h48

    Spectra, joguei meu dinheiro fora. Tratamento caro. As manchas pioraram e surgiram outras. Se alguém tiver algo que deu certo…

  93. Priscila Rodrigues da Silva01/03/16 • 12h20

    Olá Cony, sempre leio suas resenhas sobre melasma, mas nunca fiz comentários. Estou pesquisando sobre o resultado final do Spectra Laser, e ai? E ai? Deu certo? Quantas sessões vc fez e aonde? Por favor, me responda? Preciso muito saber! Kkk. Acho que vou fazer…

    • Constanza01/03/16 • 13h42

      nao deu certo! Dinheiro jogado fora.

      • Ana Lucia24/10/18 • 23h31

        Olá Cony, fiz uma sessao de jato de plasma e clareou bem o melasma antes a mancha nao disfarçava nem com corretivo, depois do jato de plasma ficou bem claro quase impercepitivel, sem contar as olheiras que desapareceu, foi indicado duas sessoes vou fazer a proxima em 30dias

  94. Carla Belone24/04/16 • 21h17

    Olá Meninas!Tenho melasmas nas maçãs do rosto , bemm escuras e difícil clareamento, fiz pellings , já tive reação a bendita Hidroquinona. Minha Dermato indicou o ácido tranexamico oral e faço aplicações dele mensalmente intradermo, está clareando bem!Tomo tbem o Picnogenol, uso vitamina C teraskin e Neostrata higt potence Gel. O momento agora é livrar das espinhas q não me abandonam. De proteção, estou experimentando o Anthelius aircilium pois com o epsol color 70 q esconde bem os melasmas acho q tá ficando oleoso. A textura do Anthelius é bem sequinha mas a cor não cobre bem. Muito bom ter o blog cheio de relatos. Eu sou de BH e faço tratamento no ISMD na Pampulha. Os valores lá são espetaculares, pra ter ideia intradermo e pelling químico é hj R$ 100,00 botox R$ 500,00 é no Bairro São Luiz, atrás do estádio Mineirão.

  95. Vanessa02/05/16 • 15h56

    Carla Belone, boa tarde.

    Após o tratamento com o ácido tranexamico, registra para nós os resultados. Vi em algumas pesquisas que tem funcionado em alguns casos. Comecei a usar o CLARITÉ SÉRUM TX (Primeiro sérum nacional com ácido tranexâmico, da Dermage, vende pela internet. Depois registro aqui os resultados.

  96. Geciana30/09/16 • 09h03

    Por favor mais novidades sobre tratamentos para melasma estou muito triste, aumentou muito!!!!

  97. Vanessa26/10/16 • 09h29

    Usei o Clarité Sérum TX, Dermage e não clareou nada.
    O melasma é um processo inflamatório da pele.
    A mancha é a proteção que a pele cria como defesa, por isso, qdo a removemos ela retorna mais intensa e maior.
    Precisamos tratar o processo inflamatório e retirar a mancha ao mesmo tempo, sem agredir em nada a pele. Tarefa difícil né. Ouvi falar de um laser de Led que promete reduzir e cicatrizar a mancha, evitando que ela retorne. Mas, como acabei manchado minha pele ainda mais com o famoso Spetra Toning, tenho receio. Alguém já fez esse laser?

  98. GE25/11/16 • 04h10

    Meninas, ja testaram o transino?
    Fabricado no Japão?
    Ja fiz todos tratamentos possíveis para melasma. E este foi o único,unico,unico que realmente surtiu efeito!
    Sao de uso oral. Comprimidos. Perquisem.

  99. Andréa chagas21/05/19 • 22h12

    Qual valor deste produto e quais os benefícios e como usar ?

  100. Juliana Rodrigues de Souza27/06/21 • 12h06

    O produto pode causar reações severas em pessoas com pele sensível minha pele teve uma reação fortíssima após o terceiro dia de uso, mesmo após a suspensão a alergia severa persistiu, orientada pela incopetente Dra. Regina Buttros, meu rosto que nunca tebe acne, desenvolveu uma alergia acneiforme, seguida de pustulas, e que após o uso de corticóide e de antibiotico, deixou varias manchas em meu rosto. Um absurdo não ser avisada da severidade de produtos assim comercializados, sem que tenha um aviso de restrição para pessoas com pele sensível, não só não resolveu o melasma como me trouxe outros problemas. Produto deixou minha pele com sensibilidade ainda maior, não aceitando nenhum hidrantante ou protetor solar. Além de me causar stress, falta de qualidade de vida, insônia, problemas te intersção social, dificuldades de sair de casa pois não posso usar mascara, além de um quadro depressivo por conta de todos os aspectos estéticos e emocionais.

  101. Maria Sueli Belli26/03/22 • 22h34

    Faço suas palavras a minha!!!
    Cansei!!!!!! o melasma me venceu!!
    Não aguento gastar tanto dinheiro com isso,e nada de resultados, só promessas!!!
    O negócio é embarcar no protetor solar!!