Moda
Como Usar, Tem Jeito?
26 jul 2013, 63 comentários

Tem Jeito??

Hoje tem um Tem Jeito sobre um assunto que já foi bastante discutido por aqui mas que ainda gera dúvidas em muitas pessoas.

Analisemos a dúvida da Mariana.

“Constanza, confio no seu bom gosto e bom senso para me ajudar. Tenho alguns sapatos mais antigos, mas muito bem conservados e de boa qualidade, que não consigo usar porque são de bico fino e um pouco comprido. Não consigo me desfazer deles, pois ainda acho que são sapatos bonitos. Mas também não consigo usar, toda vez que calço me sinto datada por conta do bico. Já levei a um sapateiro e pedi que arredondasse a ponta dos sapatos, mas ele disse que o resultado não ficaria legal e que era melhor deixar do jeito que está. A volta do scarpin de bico fino me deu vontade de colocar esses sapatinhos de volta a ativa mas, ao mesmo tempo, os bicos finos que tenho visto hoje em dia são menos pronunciados, não é exatamente igual ao dos sapatos que tenho. Conto com sua ajuda, pois não sei se rola usá-los, nem tenho idéia de com que look usá-los. Um abraço, Mariana”

sapatosbicudos1

 Vixi Mariana, muitos fatores jogando contra seus papatinhos, sendo o mais importante o seu total bloqueio para usá-los. Ao ler que você não consegue usar de jeito nenhum, já responde sua dúvida. Não vai adiantar Mari, doe esses sapatos. 

O problema nem é o bico fino, mas o comprimento dele. Realmente hoje não se usa mais dessa forma. Talvez volte um dia, mas com certeza será repaginado e seus sapatos continuarão fora de moda. Duro ouvir isso, mas seus sapatos não tem jeito 🙁 Realmente estão muito datados e para mandar diminuir a ponta, o sapateiro tinha que ser ninja né? 

Mas afinal, bico fino pode ou não?

Pode, o que não pode (e não fica legal mesmo) é o bico compriiiiiiiiiiiiido!

sapatosbicudos2 sapatosbicudos3

Esses das fotos acima estão bons. Não existe uma fórmula certa de quão comprida deve ser a ponta do sapato, mas digamos que não vá muito além de onde o dedão termina. Acabou o pé, afinou o sapato logo em seguida, ok. 

  •  Alguém acredita que algum dia o bico fino e compriiiiido volte a ser usado pelos nossos pézinhos?
Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
63 comentários em “Tem Jeito??”
  1. Lara26/07/13 • 12h02

    Acho horripilantes esses sapatos de bico fino compriiiido… realmente não tem jeito! 🙁

  2. katharina26/07/13 • 12h20

    acho tao bonitinhos esses bicos finos curtinhos *-*
    a moda é assim mesmo, todo mundo usa até se cansar e depois nao consegue mais ver…
    nunca se sabe o que pode voltar né? mas por enquanto, acho q o bico fino vai ficar mais curtinho mesmo.. *tomara* hehe
    e os scarpins e pumps brancos, Cony?!?! o que vc acha?? eles estão SUPER em alta entre as celebs..

    • Constanza26/07/13 • 13h32

      Eu viii! Ai, branco de tudo nao sei nao, mas com algum detalhe acho que consigo usar.

    • monica26/07/13 • 19h24

      Comprei um branco,porque vi uma amiga fashionista usando e amei…NAO consegui usar com nada,dei embora!!!

  3. Mah26/07/13 • 12h36

    Infelizmente eu acho que volta, como você disse, com uma repaginada…Mas volta 🙁
    Eu amo sapato com bico fino, o sapato fica com muito mais caro de rico e elegante, mas esses que não tem jeito me dão gastura de olhar, parece o pé do pateta.

  4. Daniela26/07/13 • 12h40

    Nossa, Cony… Penso exatamente como vc.
    Por mais que a moda possa resgatar o bico fino e comprido, virão repaginados, com certeza.
    Eu mesma doei todos os que tinha, embora novos e de boa qualidade. Pensava em usá-los, mas me sentia o próprio Aladim na fábula “Aladim e a Lâmpada Maravilhosa” e tirava do pé.
    Não tem jeito, tem que desapegar.
    Bjs. Adoro seu blog.

  5. Karina26/07/13 • 13h04

    Eu aconselho a Mariana a não jogar nesse momento, pois o bico extra fino será tendência da estação segundo Chic (face)de Gloria Kalil. Dá uma olhadinha no foto do moldelito, bico fiiiiiiiino, meio compridinho sim…. (postagem da última quarta-feira)

    • monica26/07/13 • 19h26

      Mas volta repaginado com outra cara!!!Esses sapatos são feios!!!Eu dei todos os meus embora e se Deus quiser quando voltar vou poder comprar tudo novo,de novo!!!rsrs

  6. Sherlock26/07/13 • 13h23

    Oi Cony!Desculpe-me usar este espaço para lhe perguntar que roupas preciso levar para Santiago no período de 19 a26 de agosto.Tenho 68 anos e sou sua leitra diária.Vou ficar em um hotel em Lãs Contes.Esse período e época de terremotos?hehehe,estou com medindo.Muito obrigada,e um grande beijo!

    • Constanza26/07/13 • 13h31

      Terremoto nao tem epoca kkkkkkk Ta frio!

  7. Sheila26/07/13 • 13h30

    Meu nome saiu errado,e Sheila.Eu também quis dizer medinho rs..rs.

  8. Ana Cláudia Ramos26/07/13 • 13h37

    Concordo com vc Cony!! Assim como a leitora, eu tenho alguns sapatos de bixo fino e mais compridos que ainda estão bem bons, mas tb não consigo usá-los…mas nem esquento, já comprei vários sapatos novos e me desapeguei dos velhos! 😀 Qualquer dia desses vou doá-los…hehe Inclusive esse é um dos motivos que me desanima de comprar bota…apesar de morar em Curitiba e poder usar botas várias vezes no ano, eu acho um ítem com um custo benefício mto pequeno (as botas mais baratas geralmente tem qualidade duvidosa), já que a cada ano muda a moda (um ano é moda cano alto, otro cano baixo, outro bico fino, outro bico arredondado, bota lisa, com detalhes…). São poucas as botas atemporais (tipo as clássicas de montaria) e acabo sempre desintindo de comprar bota e preferindo inventir em scarpins, já que a moda de scarpins dura mais tempo! 🙂

  9. Flavia Aquila26/07/13 • 13h40

    Cony não é sobre os bicos finos que eu tb. tenho uns para doar depois desse post rsrs, é sobre os sneakers que foi moda no ano passado. Não vejo mais ninguém usando e queria saber se já era ou ainda posso usar.
    Beijos

    • Constanza26/07/13 • 13h52

      Sabe q na europa vi mt gente usando ainda? Entao guarde mais um tempinho…

    • Livia Britto26/07/13 • 19h37

      Eu uso direto, ainda mais que está frio

  10. Beatriz26/07/13 • 13h44

    Acho q o bicão mata barata não vai voltar! Se voltar, é repaginado!!! Já doei o que tinha…desapega, desapega!!!

  11. Luisa26/07/13 • 13h52

    hahaha minha “madrasta” diz que é para matar barata em canto de parede!

  12. Laryssa26/07/13 • 14h11

    Pois olha eu tenho um sapato e uma bota assim.. e uso sem problemas sempre com calça flare. Talvez agora fique encanada… drogaa! kkk

  13. Thai26/07/13 • 14h39

    Acho que não volta, já voltou o bico fino e repaginado. Retrosceder creio eu que não!

  14. Ana Paula Silva26/07/13 • 14h42

    Eu, depois do post “Tem jeito?” onde apareceu aquela bota bico fiiinoooo e compriiiiiiiiiidoo, lembram? Que virou até piada…acho que era a bota da cuca…rsssss….acabei desapegando de 1 bota e um scarpin!!! Coloquei no pé e não teve jeito…não gosteiii msm!!!

  15. Daniele Macedo26/07/13 • 15h12

    Cony, tive o mesmo problema da Mari, lembra? Até te mandei a foto pedindo sua opinião mas foi apenas p/ confirmar o q eu já sabia, pois toda vez q colocava o meu scarpin preto de mais de 10 anos, via q ele tava ultrapassado. Resolvi o problema. Fui lá e comprei outro novinho e com bico atualizado e o melhor, tava em promoção. Convenhamos: eu merecia um papato novo depois de ter cuidado muito bem do meu scarpin por 10 anos ne?!… rs Beijos

    • Constanza26/07/13 • 21h29

      Ai tb acho rsrsrs, se tá parado e nao fica a vontade usando, melhor comprar um novo e atual rs.

  16. Alessandra Faria26/07/13 • 16h35

    Como vc disse, Cony, pode até voltar, mas não com estes modelos.Serão diferentes, repaginados e estes aí continuarão datados, com cara de final dos 90, início 2000.
    bjos
    http://www.alessandrafaria.com

  17. leiloka26/07/13 • 16h54

    Adooooro bico fino, mas esse bicão comprido realmente não rola mais. Já vi em algumas lojas uns sapatos de bicão, de coleção nova, mas continuo achando feio (atualmente, pois há alguns anos eu usei, e muito).
    Também demorei pra me desapegar dos meus bicudos, só mandei embora as botas nesse ano. Bico finíssimo e salto alto, eram muito trash!
    beijos

  18. celia26/07/13 • 17h59

    Por este motivo não compro muitos modelos de uma determinada moda, depois fico com dó de me desfazer deles, Cony eu queria saber o que vc acha daquelas botas que tem pelos por dentro, e aparece um pouco por fora na dobra, não sei se dá pra me entender, na minha cidade esta semana fez 4 graus negativos, e to pensando em adquirir uma, as convencionais mesmo com duas meias, meus pés ficam gelados, beijo.

    • Constanza26/07/13 • 21h27

      Celia, qdo o caso é frio MESMO, acho válido até Ugg pra esquentar rs

      • Paula29/07/13 • 16h38

        Onde compramos Ugg no Brasil Cony? Sabe de alguma alternativa fashion??

  19. Marília26/07/13 • 21h39

    Mariana, I feel your pain! Também tenho sapatos assim e não consigo me desfazer deles. Jeito é esperar mais um tempo

  20. Carol26/07/13 • 22h10

    Olha essa bota da Luiza Barcelos desse ano..tem bico fino.. http://www.dafiti.com.br/Bota-Cano-Curto-Onca-1198181.html

  21. Raphaella26/07/13 • 23h25

    Ouvi esses tempos uma consultora de moda falando que qualquer modelo de bota é atemporal. Eu concordo em partes. Se formos pensar na questão estética, não considero que seja válido. Porém, em cidades muito frias (moro em Curitiba), a estética perde espaço para a função, que ao meu ver, é proteger os pés do frio e da chuva.
    Eu me desfaria das botas porque sempre vou renovando e elas acabariam encostadas. Maaaas, no começo desse inverno vi botas e scarpins de bicos compridões. E não era nada repaginado, não.
    Sendo assim, se você gosta do estilo, mas se sente desconfortável ao usar por estar ‘fora de moda’, diria pra guardar por mais um aninho aí, pois a moda pode voltar sim.
    Particularmente não gosto e não usaria se voltassem. Mas quem nunca teve seus dias de matar barata que atire a primeira pedra hehe

    • Constanza27/07/13 • 17h58

      hahahahahaha eu ja matei MUITA barata rs

      • Paula29/07/13 • 16h34

        A questão de “guardar pq um dia a moda volta” é terrível… é assim que um armário fica entulhado de coisas que não gostamos mais! Quando a moda volta, é aprimorada… vc vai querer outra peça nova e não aquela do armário, que você já não ia muito com a cara… Se você não gosta da bota hoje, daqui a dois anos vai continuar não gostando, independente da moda voltar! Doe e crie um espaço aí pra uma botinha nova e mais moderna, que vai te fazer mais feliz!
        Eu só guardo quando AMO ainda a peça (o que não é o caso do tem jeito de hoje…) ou quando tem um valor sentimental gigante. Herdei vários casacos de frio da minha vó, e ainda guardo a clássica mochila da Victor Hugo.. são bem antigos, guardo porque eu ainda adoro usar eles!!

  22. Karina27/07/13 • 06h31

    eu daria uma lustradinha nesses sapatos e usaria sem qualquer problema. todos eles.

  23. Livia27/07/13 • 07h34

    Nada a ver com o post, mas, Cony, vc ja foi no Belo Comidaria em BH? O q achou? To curiosa p conhecer… veja em http://www.destemperados.com.br/regiao/mg/belo-comidaria-pode-vir-a-qualquer-hora

    • Constanza27/07/13 • 17h57

      Nunca!

  24. REBECA GABRIELA27/07/13 • 09h11

    Eu tenho tanto medo desse bico compridãoooo!!
    Comprei uma sapatilha na Santa Lolla esse inverno e sabe que meu trauma é tão grande que só usei ela uma vez… Acho o bico dela meio das antigas sabe, mesmo sendo 2013…

  25. Amanda27/07/13 • 11h41

    Mulher, desapega! Isso não deve voltar mais, não. E, se voltar, não use, é feio hahahaha

    :*

  26. Gabriela27/07/13 • 13h55

    Ei, Cony,
    Queria comentar no post do BB Cream da Loreal, mas não consegui, então vai aqui: existe também a cor escura, minha mãe viu a cor média e a escura nas lojas Americanas. A minha é a clara, demorei MUITO pra achar aqui no ES. Tudo esgotado.
    Bjos

  27. Yasmin27/07/13 • 14h02

    Diferente dos casos de produtos “feitos para quebrar”, a obsolescência programada se mostra nas áreas de calçados, vestuário e acessórios assim: os produtos não estragam, mas nós apenas não queremos mais usar.
    E aí, claro, compramos mais.

    Em ambos os casos, triste.
    Um gasto de recursos naturais e uma produção de lixo cada vez maiores.

  28. Yasmin27/07/13 • 14h06

    (Postei o outro comentário com o e-mail dos outros, que tava aqui, eita).

    Continuando…

    Estou dizendo que a culpa é nossa, dos consumidores? Antes fosse.
    É todo um sistema muito mais complexo que isso!

    Aí, a gente faz o que? O que pode, né?

    Vamos ajudar o planeta com compras inteligentes, pessoal!!

    Beijo

    Ps: Constanza, parabéns pelos “tem jeito”, orienta bastante todo mundo!!

  29. Naiara Costa27/07/13 • 15h17

    Bem, uma vez eu ganhei uma sapatilha baixa de bico fino,não tanto grande quanto esses, mas eu não gosto de sapatilha de bico fino, só acho bonito em Scarpin mesmo. Levei no sapateiro e ele arredondou tranquilamente. Ficou otima e eu uso pra caramba. Não sei se o que dificulta é a forma, acho que a bota seria impossível de arredondar mas esse scarpin… sei não, eu tentaria levar pra outro sapateiro. Quem sabe 🙂

  30. Gabriela27/07/13 • 17h51

    Gente, na minha humilde opinião, acho que a peça pode até ser usável (seja roupa, sapato, o que for),se vc não gosta mais, se vc coloca e não se sente bem com aquilo, se tá encalhado há séculos no guarda roupa, é muito improvável que vc volte a usar, até pq tudo o que volta é repaginado.

    Sou da turma do desapego, só tenho pena das peças mais clássicas e de boa qualidade.

  31. Bru Dias27/07/13 • 18h43

    Sapatos são irresistíveis sempre!

  32. Cris27/07/13 • 18h55

    Tenho dois scarpins Schutz de bico fino e comprido, um preto e um nude, ambos de couro e super bem feitos, que comprei em uma promoção há alguns anos em uma loja que estava para fechar aqui na minha rua. Paguei uns R$30,00 em cada, acho. Até comentei sobre eles em outro post, estão praticamente novos porque vivo de sapatilha. Me acho muito estranha com eles, mas tenho uma baita dificuldade de desapegar, mesmo não usando há séculos. Acho que vou mandar serrar as pontas fora e fazer peep toe (brincadeeeira gente, brincadeira :D).

    • Constanza27/07/13 • 19h14

      Desapega Cris. Se nao usa há seculos, esquece…

      • Cris27/07/13 • 23h15

        Ah eu vou… o coração anda maior que o guarda-roupa, estou precisando desapegar rsrs

  33. luciane27/07/13 • 19h18

    Nossa, estou solidária com a mariana nesse post, já doei vários bico fino, mas ainda me sobram duas botas aqui, uma vou doar, mas tem uma outra roxa(?) que usei só uma ou 2 vezes e vou deixar ocupando espaço mais um pouco he he. E o post da cony com as fotos super esclarecedor!

  34. CassiJane27/07/13 • 23h00

    Nossa, que tristeza, lembrei de uma bota minha que é assim e que tá na hora de desapegar….
    Como a gente gosta de coisa pra ficar ocupando espaço! Ui!

  35. Mariana28/07/13 • 04h14

    Cony, obrigada pela dica, pelo carinho e pela sinceridade! Nunca imaginei que já fosse virar post tão rápido.
    Naiara, vou seguir sua dica e levar a outro sapateiro. Se ele falar que não tem como diminuir o bico, então doarei. Se funcionou com a sua sapatilha, né?
    Engraçado, já doei vários sapatos finos e sou até bem desapegada: se não estou usando, não fica muito tempo ocupando espaço a toa no ármario. Já comprei vários outros sapatos, botas e scarpins mais atuais, mas mesmo assim tenho dificuldades em me desfazer desses… Mas realmente, não tem jeito.
    Gente, obrigada por todas as dicas!
    Te adoro, Cony!

  36. Mariana28/07/13 • 04h20

    Pois é Carol, tenho visto muitas botas assim, de salto e bico bem fino vendendo em coleções atuais. O problema é que elas geralmente fazem um estilo mais country e eu prefiro passar loooonge do country. Melhor desapegar,rs

  37. Melissa28/07/13 • 23h34

    Olá, meninas! Depois deste post desapeguei de 2 botas no mesmo estilo. Que dó, estavam novinhas… Mas também não conseguia usar nenhuma há séculos. Valeu pelo excelente post. Boa semana a todas.

  38. Lana29/07/13 • 10h22

    Cony! Obrigadissima por esse tem jeito. Ele foi a pedra de toque pra eu conseguir desapegar de uma bota e um scarpin caríssimos mas que infelizmente passou… Oh dó! Bjs

  39. Carol Oliveira29/07/13 • 14h37

    Olha, tb tenho alguns guardados…
    E para a minha surpresa li isso, ESSE MÊS:
    http://shoespaper.com.br/comoUsar.asp?post=1 – dica de Gloria Kalil!
    Vai saber, repaginado ou não, acho que volta…
    Beijos!

  40. Miriam Lemos29/07/13 • 15h24

    Meu marido adora scarpins, eu tbm, óbvio, mas ele me chamou a atenção para algo que agora chega ser a primeira coisa em que reparo, os dedos espremidos e fora do sapato, essa parte de baixo, a”raiz” dos dedos aparecendo, como os das fotos. Hoje para mim scarpins têm de fechar todo o início dos dedinhos. 🙂

  41. Ale Saraiva29/07/13 • 16h46

    Nossa!!! Parece que foi ontem que comprei vários “sapatos do Aladdin”, hahaha… Agora eu criei coragem pra desapegar, obrigada pelo post!!! Quanto aos sneakers ainda acho “super tendência” no meu guarda-roupa limitadinho, hehehe. Bjs!

  42. Jessica29/07/13 • 16h50

    Oi Cony,

    Acho lindo esses scarpins, mas fico “crica” com esses dedinhos de fora…. Pq tão cavados? Coisa rara achar um que não deixe parecendo que os dedos estão esmagados! (E deve criar joanete ainda por cima de tanto usar…)

  43. Alice Marques30/07/13 • 11h21

    Que não volte a moda…rs
    É uma tristeza quando temos que doar um sapato né?rs

  44. Magaly Garcia30/07/13 • 21h29

    Ah! Constanza, já que tu nos dá tantas dicas maravilhosas, pensa em nos ajudar a colocar em prática o famoso desapego!Entendo perfeitamente aMariana Tenho uns 50 sapatos e uso,uso uns 10 e olhe lá. Porque é tão difícil se desfazer dessas coisas que a gente não usa, não são nenhuma obra de arte, entopem os armários e …nada. Passa o tempo e seguem no mesmo lugar.

  45. Flavia10/08/13 • 22h21

    Amo tanto bico fino que não consigo usar outro tipo de sapato… Acho que deixa a mulher chic, elegante!!! Claro que os usados nos anos 80, 90, não os mesmos de hoje!!! Emmanuelle Alt e Geraldine Saglio que o digam…

  46. Daniela Calixto17/04/15 • 00h20

    Ahhhhhhhhhhhh que tristeza!
    Tava arrumando minha sapateira e achei um scarpin PERFEITO, no conforto, qualidade, altura do salto, preto, salto fino. O amor de qualquer mulher, exceto pelo bico fiiiino!
    Entrei aqui pra ver se achava uma solução, amo de paixão, ele é lindo, mas NUNCA usei por causa disso. Ele ná é ultrapassado, pelo contrário, é super atual.
    Jurava que tinha como diminuir o bico. Não queria me desfazer dele por conta das características que citei acima. Sofri agora por descobrir que não tem jeito 🙁

  47. Mayá Oliveira24/06/17 • 15h07

    A Única forma de não jogar os sapatos fora e Transformando -os isso mesmo ! Eu fiz isso com um sparpin preto bicudo q eu tinha! Ficou maravilhoso! Transforme em Peep Toe! Vale a pena

  48. Vania Ferreira24/02/20 • 16h22

    Adoro sapatos de bico finos. Tanto os scarpins quanto as sapatilhas. Porém, eles sempre quebram. E não são alongados, porque não gosto. Prefiro os tradicionais. O que eu faço para preservá-los bonitos e com melhor aparência? Ficam tão feios quebrados. Obrigada!