Moda
Como Usar, Fashion Emergency
16 nov 2011, 51 comentários

De Olho nos Detalhes

Não sei como “explicar” este post, mas vou tentar.

Eu sou muito chatinha para escolher roupa. E sapatos também. Mas para roupa mesmo, acho que sou insuportável hahaha. Sou “crisenta” com várias coisas e contarei todas, mas não hoje. Hoje só vou falar de uma coisa que sempre reparo nas roupas: o botão.

Acho que um botão feio pode acabar com a roupa mais linda do mundo. E é engraçado como este pequeno detalhe pode ser tão importante assim em um conjunto. Se apaixono com algo, mas o botão é feio, já penso como trocar e se dá para trocar. Se não der, nem compro.

Acho o cúmulo do absurdo algumas marcas economizarem neste ponto. Gente, botão pobre não dá. Acaba com a roupa, acho que é pior do que uma costura torta ou uma linha solta.

Mas como vou explicar qual é o botão bonito e o feio?? É tão pessoal, é gosto meu, e falando é complicado. É o mesmo caso da onça Rica X onça Pobre que tentei explicar aqui. E é só com fotos mesmo que vou tentar mostrar a diferença de um botão rico X um botão pobre.

 Botão pobre. Esses douradinhos, que em pouco tempo solta a tinta são uóoo! Dourado demais, fake demais, brilha demais. Calça jeans sofre viu? As vezes tem até uns modelos bonitos, mas o botão de 5ª categoria assassina a bichinha. Todo botão com muito efeito EU acho feio. Se tiver strass, desenho, tinta, muita letra, eu não curto. Botão tem que ser simples, acompanhar a proposta da roupa, não deve chamar muito a atenção, é um leve detalhe na peça. Tipo assim…

 Botão de madre pérola, para mim, são os mais “seguros”. Não tem roupa que fique feia com eles, a não ser que seja roupa preta e o contraste não ficar legal, mas depende. Outro tipo de botão que gosto, é o que imita madeira, tartaruga, não sei direito como chama. Botões branquinhos e perolizados também são bem vindos. Ou ainda um botão que acompanhe a cor da roupa. Tem alguns modelos diferentes que eu também gosto, desde que sejam de qualidade e combinem com a roupa.

Tentei, mas não sei se fui clara, explicar como é o botão legal. Ah, e outra coisa tão importante quanto. Ele tem que estar bem costuradinho à roupa, sem linha solta.

Sim, sou exigente.

  • Vocês também dão essa atenção aos detalhes das roupas?
Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
51 comentários em “De Olho nos Detalhes”
  1. Myla16/11/11 • 09h19

    Tb reparo, pq adoro botão bonito. Comprei um cardigan na Zara só por causa dos botões ahahahah
    E uma vez comprei uma calça jeans porque tava precisando muito e foi a única que ficou bem mim, mas tinha um botão tipo esse da foto da Pool, só que era cristal branco, cafonaaaaaaaa ahahah e ainda tinha um menor no bolso de trás. Mas como usava com camisa/blusa que cobria, nem ficava aparecendo!

  2. Luciana Froes16/11/11 • 09h22

    Tá bem explicado sim Cony! Também sou assim com botão. Lembro de uma saia branca que eu tinha e da primeira vez que lavei o botão que era prateado ficou todo esbranquiçado. Uó mesmo. Me pareceu algum tipo de corrosão. Levei na loja e a vendedora falou que aquele lote de botões não estava bom e ficou por isso mesmo. Aff! Nunca mais comprei nada lá.

    As vezes a gente compra a roupa pensando em trocar os botões, mas concorda comigo que é super difícil achar botões bonitos em armarinhos? E as vezes acabam saindo tão caros quanto a roupa.

    Alô fabricantes!!!

  3. rhebecca azevedo16/11/11 • 09h26

    ah, eu tb boto reparo, mas botao de madreperola, tartaruga, madeira ou afins num jeans num da!!! sempre vai ser pobre.. o melhor eh cobrir msm

  4. Juliana Sampaio16/11/11 • 09h26

    Adoro botões! Também reparo neles quando compro roupa e acabo, muitas vezes comprando uma roupa e outros botões para trocar. rs 🙂

  5. Fazinha Silva16/11/11 • 09h39

    CLAP,CLAP,CLAP, CLAP, CLAP!!!!!!
    SUPER entendí o que você quiz dizer…..,e concordo PLENAMETE!!!!!!

  6. suellen16/11/11 • 09h46

    botão branquinho se chama botão de massa, realmente botão importa, mas gosto menos quando tem o nome da marca.

  7. Se Joga No Blush16/11/11 • 09h51

    Esse pintadao de dourado e esse com stras é meio feio mesmo. Mas esse de pedra preta eu achei legal. 🙂

  8. Fabí16/11/11 • 09h51

    Tb sou bem chata com essas coisas.
    Esses detalhes me barram na hora e depois que passei a frequentar o Futilish então, meu olho ficou 10x mais clínico…. (graças !)
    Cony, aproveitando a deixa, qq da faz um post sobre barras de calças ? Largura (boca larga, estreita), comprimento, seu uso com certos tipos de sapatos, etc. Eu sempre vejo no What Not to Wear eles comentando sobre isso e tal, mas queria alguma coisa mais específica, com fotos e sugestões. Pensa com carinho.
    Beijo

    • Constanza16/11/11 • 10h10

      Fabí, sugestão anotada 🙂

  9. Carla16/11/11 • 09h53

    Nossa botões já me fizeram NAO levar várias roupas!! Um detalhe q faz a diferença. Cony me ajuda…comprei uma perfecto na OMK ela chegou ficou ótima nos ombros..mangas…porém não fecha..nessa parte ficou pequena. É desse jeito mesmo?? Ou é melhor fechar???rs Beijos e amo isso aqui

    • Constanza16/11/11 • 10h10

      Carla, a minha eu uso aberta, pq se fechar, aperta os “peitchos”. Mas perfecto é pra usar aberta msm ne? bjoo

  10. Cris16/11/11 • 09h53

    Explicou sim!!!
    Acredita q qdo era pequena, minha mãe me deu uma ‘aula’ de como observar se a roupa é ‘boa’, a partir dos botões?!!!
    Ela deixa d comprar se o botão ñ for legal… Eu sou psico, mas nem tanto,rsrs Compro a roupa e troco os botões!! 😉

  11. Simony Nobre16/11/11 • 10h08

    Cony, que maravilha de post!
    Eu sempre pensei isso a respeito de botões mas não tinha coragem de falar, afinal na única vez que comentei a respeito fui chamada de doida por me preocupar com uma bobagem tão grande.
    Já larguei muita peça bonita por causa de botão q

  12. Helen Horta16/11/11 • 10h10

    To com vc e não abro. A exceção é q ABOMINO modificar roupas, explico-me, sou baixinha e toda calça ou saia/vestido tem q ter barra feita, entao tenho pouca e/ou nenhuma boa vontade com qq outra coisa. Se o botao é feio, corta o barato, não consigo idealizar melhoria, acho q tudo no mais na roupa é porqueira, e nao levo mesmo.

  13. Simony Nobre16/11/11 • 10h12

    continuando comentário anterior…
    já abandonei roupa por causa do botão que não seria possível trocar.
    Finalmente alguém que entende o que eu sinto quando vejo um botãozinho blé.

    Beijoca

  14. Paula16/11/11 • 10h15

    Confesso que nunca fui de reparar muito em botão, só reparo e detesto quando é esses douradões pobres tipo os das primeiras fotos…

  15. luciana corato16/11/11 • 10h16

    tbm concordo plenamente com vc, e não é frescura não. o botão pode sim fazer toda a diferença na roupa! tbm tenho esse olho clínico…aliás, com zíper tbm…hehe…para calça jeans, ou jaqueta jeans, só curto aquele botão cor de cobre, sabe? tipo os da levis. beijos!

  16. Paula16/11/11 • 10h21

    Cony, aguardamos também o post sobre fivelas ricas e fivelas pobres, que vc mencionou nesse post aqui: http://www.futilish.com/2011/09/compras-da-semana-9/

  17. Maria Ester Reis16/11/11 • 10h27

    Me identifiquei totalmente com o post! rsrs Sou a rainha de trocar botões.
    Fazem realmente toda a diferença numa roupa. Inclusive se vejo algum que gosto em um armarinho compro e deixo guardado. rsrs
    O botão que você ficou em dúvida quanto ao nome é de osso.
    Ah! Já comprei botão inclusive fora do Brasil. recomendo. rsrsrs
    beijão.

  18. Laura16/11/11 • 11h01

    Eu ODEIO esse botãozinho de madrepérola da Zara, ele é bonito mas ordinário! Vários quebraram ao meio!

  19. Asrai16/11/11 • 11h42

    Ah,eu reparo também!Uma marca que tem botões liiindos,na minha opinião,é a Richards!Eles acompanham a peça,não ficam over,coisa mais linda(só o precitcho não é lindo,mas…rsrs)!

  20. Bia Saltarelli16/11/11 • 12h02

    Cony,
    Tava pensando nisso outro dia, acredita? Comprei um vestidinho super fofo na Zara mas o botão é tão ruim que quebra!!! Isso mesmo, é um botão tão fininho e tão ruim que QUEBRA!
    Fiquei p da vida!rs

  21. Stella Santos16/11/11 • 12h47

    e eu achava que só eu ficava reparando nesses detalhes ufa, que bom eu sou normal!!

  22. Thais16/11/11 • 13h17

    Concordo plenamente!!! Sempre pensei isso, mas acho que nunca falei pra ninguém! hehe
    Já deixei de comprar várias roupas por causa dos botões “de pobre”…

  23. Kethlyn16/11/11 • 13h46

    Também reparo nestes quesitos, calça é a pior coisa, tem mto disso.
    Cony, vc poderia falar também das fivelas pobres e ricas nehh.
    Beijos

  24. Stephania Salis16/11/11 • 13h50

    Geeente… E não é que existem outras loucas dos botões? E eu pensando que esta cisma era exclusividades minha!!

    Eu tenho um short jeans com aquele corte marinheiro (em trono de seis botões na frente, sendo três de cada lado) que já foi comprado com o destino traçado. Ganhou lindos botões dourados (bem ricos!) e até hoje desperta elogios…

    Agora, vamos falar de outra cisma? Salto de madeira (tipo de feira) em sapatos de couro preto. Não consigo. =/

    Bjosss

  25. Drica Peixoto16/11/11 • 14h07

    Comecei a ficar mais criteriosa depois de algum tempinho e reparar nesses detalhes. Mas confesso que antes o botão era indiferente na hora de comprar uma peça.

    Bjs

  26. Debi Dubeux16/11/11 • 14h18

    Eu gosto de botões dourados e prateados, contanto que sejam de metal *-*
    E se for com uma pedra discreta, tipo o da 5 foto, eu também uso…

    Adoro madrepérola também, acho um luxo!

  27. Carla Lemos16/11/11 • 17h12

    Oi Cony!!! Tb sou bem chata com botões e outras coisitas em geral em uma roupa e penso exatamente igual a vc. Botão feio é igual a sapato errado em uma produção. E eu que achava que só eu tinha essa sisma!!!! Eu me atento aos detalhes de tudo que eu compro e se o tal detalhe “falar” mais alto que o todo pra mim perde todo o encanto. Bjs

  28. Ana Lucia Machado16/11/11 • 18h46

    Oi, Cony, vc conhece esta designer de acessórios, a Mari Mauro, que trabalha com botões vintage em colares, tiaras, anéis… é muito lindo o trabalho dela. Dá uma olhada:
    http://www.marimauro.tanlup.com
    Bjks!

  29. Beatriz Riva16/11/11 • 19h47

    Eu sou super chata com botões também. Sempre troco os botões que não gosto.
    Só que ultimamente anda tão difícil achar botões bonitos pra comprar…
    Andei reparando que a Renner anda se preocupando mais com os botões, parece que estão um pouco mais caprichadinhos. Antes os botões de lá eram horríveis.

    http://viciodemoda.wordpress.com/

  30. fernanda maria de lima16/11/11 • 21h26

    já deixei de comprar roupa por conta do botão.
    SUPER captado o post!

  31. Patricia Carvalho16/11/11 • 21h40

    Segui a dica daquela regata da renner com
    as caveirinhas nas costas! Ficou MUITO boa no corpo, se vc ainda nao foi atras, pode
    ir, que vale muito a pena realmente! Eu estava com
    sutia tomara que caia bege, parece que estou sem nada, e como
    a blusa e preta, as caveirinhas ficaram bem aparentes no contraste com a cor das costas! Bjo

  32. Viviane Nonato16/11/11 • 22h38

    Concordo e entendo, se gosto da roupa compro e troco os botões.

  33. Ju Queiroz Bsb16/11/11 • 23h40

    Esta mania c botões é algum tipo de TOC? Porque eu também sofro disso…rs!!!
    Gros bisous, madame!

  34. Naiara Laene17/11/11 • 08h36

    Fufu esta tão parado 🙁

  35. Denise17/11/11 • 08h37

    Vc está cheia de razão : botão feio acaba com a roupa. Esses dourados, para mim, são os piores.
    Já comprei roupa por causa dos botões bonitos (na minha opinião) e, como são de pressão, não posso usar em outras roupas e, por isso, não me desfaço delas. he he he
    bjs.

  36. RENATA MARÇAL17/11/11 • 08h42

    Oiii Cony, tudo bem?!! Preciso de uma ajudinha das blogueiras de plantão..rs

    Gostaria de fazer uma perguntinha, mas queria que as leitoras, me respondesse por email…

    É que estou precisando de indicação de algum representante, ou de lugares onde consigo comprar materiais para montagens de bijoux e semi-joias, menos em Goiânia…aqui é muitoooooo caro, e sei que em São Paulo sai mais em conta do que aqui…se puderem me ajudar, ficarei eternamente grata…estou realmente precisando muito!!!

    meu email é: renatamarcalamaral@hotmail.com

    De qq forma, obrigada!!

    A proposito AMOOOOOO SEU BLOG!!!!! Tá nos meus favoritos a tempos!!!!!rsrsrs

  37. louise17/11/11 • 09h00

    Hahaha..eu tbm nao gosto nao! Sei que é só trocar né? Mas já fico achando a roupa com cara de vagabunda e acabo nem levando..Mas minha frescura maior é com sapato!!

    Odeio salto não-revestido de couro! Odeio ponta da sandália simetricamente redonda sabe? e master mega power odeio solado colorido!! Mil vezes odeio!! claro..a nao ser um originalíssimo louboutin..nos sonhos

  38. Tati17/11/11 • 09h55

    Eu quase nunca reparo no botão, a não ser que seja um desastre na roupa. E, olha, até que gostei de alguns que vc classificou como feios.. sou brega?! Hehe

  39. Mariana Batista17/11/11 • 10h02

    também reparo e muitas vezes troco os botões!
    Ah, Cony, tb queria fazer o mesmo pedido que a Fabi: um post sobre barras de calça! Várias vezes tenho dúvidas quanto a isso (qual a altura correta para cada modelo, qual sapato, etc) e acho que mais um monte de mulher deve ter também.

  40. Letícia S. Costa17/11/11 • 14h11

    Gente, vcs viram a coleção Versace pra H&M? Começa a vender hoje.

    (totalmente nada a ver com o post rsrsrsrs)

  41. Letícia S. Costa17/11/11 • 14h12
  42. malu17/11/11 • 17h00

    cony, nem reparo nisso mas agora q vc falou eu comecei a prestar atenção! obrigada! vc não é chata nem exigente. tds temos q ser assim mesmo, afinal pagamos pela roupa!! bjs e obrigada de novo

  43. […] paixãozinha. Amei essa camisa, adorei a estampa, as cores, o acabamento, os BOTÕES (hahahaha), o tecido. Amo camisas que tem essa “prendedor-de-manga-dobrada”. R$ […]

  44. RAQUEL18/11/11 • 10h43

    Pensei que só eu era chata com botões. fiquei feliz afora! rsrsrs. Tempos atrás comprei um Blazer lindo branco, caimento, modelagem tudo OK do jeito que estava querendo. Além de ter pago caro o botão era DOURADO, mas aquele dourado bem dourado e brilhante e matou o blazer. como estava muito apaixonada levei o blazer e fiz questão de trocar os botões pq eu não ia ter coragem de sair com um blazer lindo daquele como aqueles botoes horrorozos! Comprei uns botoeszinho mais delicado e branco… Depois de colocado, nossa, outra cara pro Blazer! O que era bonito ficou LINDO, DIVINO e RICO. Pra vc ver como realmente botão estraga a roupa.

  45. Danielle18/11/11 • 21h03

    Nossa !! Eu não sou a única chata do mundo que deixa de comprar alguma roupa por causa do botão. Também detesto jenas com botões chegueis !! E tenho mania de reparar em botão de roupa masculina, sempre que vou comprar roupa com meu noivo reclamo dos botões e ele nunca entende !!!

  46. Roseane19/11/11 • 20h56

    Cony, acompanho o seu blog e esse post tem a ver comigo, pois sou representante de vendas de uma fábrica de botões aqui em São Paulo, temos botões lindos e também desenvolvemos novos modelos de acordo com o que o cliente pede, mas alguns clientes não dão mesmo muita atenção para os acessórios que colocam nas roupas. Uma pena!

  47. […] a etiquetinha pra fora. Aliás, acho que tenho um problema com etiquetas.Botões pobresJá falei aqui sobre isso, e é realmente desanimador ver uma roupa bacana assassinada por um botão nada a ver. […]

  48. Priscila Rocha03/01/12 • 10h03

    Eu não vi comentando, mas eu detesto botão forrado. Minha mãe é costureira, e por muitos anos fez roupa sob encomenda (hoje ela trabalha na Renner como costureira, mas fazendo reparo de roupas na própria loja) e muitas clientes pediam que os botões fossem forrados e com aro dourado. EU acho péssimo.

    Aviamentos tem o poder de enriquecer ou destruir uma roupa!!!

    Beijos

  49. Márcia Rocco05/05/21 • 22h12

    Eu aceito doações de qualquer tipo de botões. Faço artesanato…
    Desde já mto obrigada