Lifestyle
Diario de Viagem, Dicas de Viagem
07 set 2010, 20 comentários

Oh Minas Gerais… (parte 2)

Ouro Preto é energia pura. Adoro ir sempre, seja para levar algum turista para conhecer, ou seja apenas para almoçar.

“Os médiuns dificilmente conseguem visitar Ouro Preto. Talvez sintam a forte carga de energia humana que paira sobre suas igrejas e casas. Não é preciso ser mais sensível para perceber que não se entra sozinho nesta cidade mineira. Há sempre algo, um vulto que acompanha e sussurra palavras contundentes de amor ou de ódio. Ouro Preto é uma fascinante maquete do que a humanidade produziu de melhor e pior. Aqui a história pesa em nossos ombros. “

(Texto copiado do site www.ouropreto.org.br)

Ouro Preto é isso, uma aula de história na prática. Cada igreja, cada museu, cada rua, cada casa contam um pouquinho de sua história. Acho que já fui em todas as igrejas, se você estiver indo pela primeira vez, não recuse os guias que se oferecem para contar a história das igrejas. A visita guiada é outra coisa, muito mais interessante e atenta a cada detalhe que poderiámos deixar passar em branco. Os museus também são imperdíveis, obviamente, o mais legal de todos é o Museu da Inconfidência, que está bem no centro da cidade.

“O Museu da Inconfidência é um museu histórico e artístico que ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica e mais quatro prédios auxiliares na cidade de Ouro Preto,  no estado de Minas Gerais. O museu é dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira (1789), movimento pela Independência do Brasil baseado na Independência Americana, e que não teve sucesso, devido à sua delatação, e também oferece um rico painel da sociedade e cultura mineiras no período do ciclo do ouro e dos diamantes no século XVIII, incluindo obras de Manuel da Costa Ataíde e Aleijadinho. Localiza-se na praça Tiradentes, em frente ao monumento a Joaquim José da Silva Xavier, principal e mais famoso ativista da Inconfidência.”

(by wikipédia)

Também existem algumas minas de ouro aberta para visitação. Eu conheço a Mina Jeje, onde um simpático David conta como os escravos trabalhavam nessas minas.

Para almoçar eu indico o restaurante O Passo. Apesar do nome ser pizzaria O Passo, lá tem muito mais opções que apenas pizza. Recomento para beliscar Bruschetta de Funghi e como prato principal Spaguetti com Camarões, ou Fetuccini com Shitake, ou Bife Chorizo… Obviamente as pizzas também são deliciosas e existe grande variedade de vinhos. Se for passar a noite em Ouro Preto, informe-se se haverá algum evento neste restaurante, eles costumam fazer noites de Jazz, Blues etc.

Dicas de como ir vestida (o): vá bem confortável, de tênis ou alguma sapatilha que não machuque NADA. Lá você andará muito, subirá e descerá várias ladeiras. O tempo lá sempre é mais fresquinho, então não custa levar um casaco por via das dúvidas, mesmo nos dias mais quentes.

Compras:  pedras preciosas e semi-preciosas, artesanato em pedra sabão, esculturas, jóias em prata ou ouro com pedras brasileiras, panelas de pedra (que pesam uma tonelada hahaha). Muita roupa hippie, na feirinha também predominam as bijoux artesanais.

  • E vocês que já conhecem a cidade, mais dicas?
Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
20 comentários em “Oh Minas Gerais… (parte 2)”
  1. Karen Baez07/09/10 • 16h00

    Oi Cony!!
    Sou doida pra fazer esse mesmo passeio….mas me falta tempo!!Minha mãe e meu pai fizeram a uns anos atras esse circuito das cidades históricas e amaram.Já tinha ouvido falar das lojinhas que vendem artesanatos em pedra sabão(que alias eu tenho um porta jóias q minha mãe me deu que eu tenho verdadeiro amor por ele) mas não sabia que vendiam jóias tbm.São muito caras?Pela foto que vc colocou são lindas!!!Assim que eu puder e meu marido tbm,vamos conhecer Ouro Preto.
    Bjus mil!!!

    • Constanza07/09/10 • 16h41

      Karen, tem de todos os preços… de aneis de R$ 100 a R$ 3.000, ou mais… Depende da loja e da jóia né. Mas geralmente, nao acho muito barato nao rsrsrs

      Bjs

  2. Tarsila07/09/10 • 16h14

    Ouro Preto é mesmo um paraíso, meus pais moram na cidade e eu vivi lá até a adolescência. O Passo é o melhor restaurante da cidade e na próxima semana, quando acontece na cidade o Festival de Jazz, o restaurante terá uma programação especial com várias bandas legais. Pra quem ainda ñ conhece é uma ótima oportunidade Bjs e parabéns pelo blog!

    • Constanza07/09/10 • 16h39

      Tarsila… festival de jazz na proxima semana??? Aiiii, acho que quero irrrrrr

  3. Tarsila07/09/10 • 18h53

    Vai mesmo, tenho certeza que vc vai gostar!O Festival começa na quinta (16/09) e termina domingo. Bjs

  4. Eduarda Rafaela07/09/10 • 20h39

    Quero muito conhecer Minas, em especial Bh, Tiradentes e Ouro Preto! Adorei o post!

  5. Renata Oliveira07/09/10 • 21h22

    Eu já fui a Ouro Preto há muitos anos atrás…achei sensacional, mágico!

    Tb fui a Mariana, que é perto né?

    beijos

  6. Jéssica08/09/10 • 07h06

    Fui a Ouro Preto apenas no carnaval, me aventurei andando pelas ruas a noite e dei de cara um uma fanfarra, que delicia!
    A cidade é mto interessante e pretendo voltar para fazer esse circuito.

  7. Patrícia Lisbôa08/09/10 • 07h51

    Aiiiiiii, como quero ir…neste feriado fui pra Santiago c/meu marido (TUDO DE BOM!!! Comemos no “El otro Sitio” q recomendou aqui no Blog, simplesmente Perfeito, o que são aqueles ceviches???), e agora estamos esperando mais um feriadinho p/ pegar o carro e conhecer enfim Ouro Preto…Valeu pelas ótimas dicas! Bjsss

  8. lubertollino08/09/10 • 10h10

    Ai q saudades de OP , estive lá a dois anos atras e na melhor epoca do ano…carnaval..fiz vários amigos cariocas q amo de paixão, disse q iria volta sem ver carnaval,vi tuas ftos bateu mil saudades.Gente simpatica demais e comida maravilhosa,soh o ruim as ladeiraaaas.
    Amei teu look. blog da MariaAssanhada.
    http://mariaassanhada.wordpress.com

  9. Chris Barros R. Revers08/09/10 • 10h40

    Nossa… de verdade… amei esse post!
    Porque eu juro que nunca tinha lido nada a respeito da mediunidade e Ouro Preto, mas o fato é que nunca consegui visitar a cidade, não sem passar muiiiiiito mal!
    Na adolescência fui pela primeira vez, com tios queridos e primos animados, resultado: morri de enxaqueca e detonei o passeio de todo mundo!
    Já casada e grávida fui a um casamento, consegui assistir ao casamento mas voltei para BH passando mal e tive que ser internada, com um mal estar que não passava nunca!
    Segundo a doutrina Espírita todos nós somos médiuns, eu nunca desenvolvi minha mediunidade, mas estudo muito o assunto!
    Achei super interessante e eu jamais tinha raciocinado sob essa ótica!
    Beijos!
    Vc está linda, o look, o cabelo… linda mesmo!
    Beijos de novo!

  10. Gabriela Stark08/09/10 • 12h23

    Senti até um aperto no peito agora, de tanta vontade que eu tenho de voltar a ouro preto! 🙁

    Quero ir AGORA! haha

    Ótimo post!!

    Beijos!

  11. Andrea S08/09/10 • 12h36

    Eita, este post veio na hora certa Cony!
    Adorei! Se tudo der certo no fim de semana estarei em Ouro Preto!
    Obrigada

  12. CilaBairral09/09/10 • 05h59

    Eu fui a OP 2 x, em 2003 e 2005, porem ambas as x fui no carnaval, entao nao tive chances de conhecer direito as coisas, pois tudo fechar nessa epoca de orgia maxima.

    Confesso que tenho loucura pra ir a OP numa época normal e estou combinando com maridón de irmos ano q vem, num feriadão pra essas bandas…

    ele tb conheceu OP somente em carnavais, coincidentemente os mesmos carnavais que eu (éramos amigos qndo solteiros) e tb tem vontade de conhecer o lado historico da cidade, já que o lado putaria conhecemos mt bem! hahahaha

    Bjokas

  13. Andressa09/09/10 • 07h35

    Cony, eu amo seus posts de viagem! Vc sempre mostra fotos lindas e dá dicas incríveis!
    Fiquei com muita vontade mesmo de fazer esse passeio.
    Beijão

  14. Nathália09/09/10 • 12h43

    Adorei esse post! Fui criada em Ouro Preto e AMO esse lugar! É uma ótima opção de turismo durante todo o ano pois ocorrem vários eventos interessantes como o festival de Jazz! Vale muito a pena!
    Parabéns pelo post!!!

    Beijo

  15. Fernanda09/09/10 • 18h04

    O melhor de OP são as repúblicas… Garantido!

  16. Karine Dantas12/09/10 • 07h11

    Adorei o post! Você muito detalhista, dando váriasss dicas essencias. Ameiii… Coloca mais!

  17. […] as distancias de outras cidades.   Quem ficou interessado e quer mais informações tem um post do Futilish dando dicas do lugar e no site oficial da cidade também tem muito detalhes e […]

  18. […] está vindo passear em MG e quer fazer comprinhas de qualidade a ótimos preços (além de visitar Ouro Preto, Inhotim e a Feira […]