Moda
Fashion News
30 jul 2010, 21 comentários

Copiar sempre esteve na moda…

Quanta badalação na blogsfera pela polêmica das cópias, inspirações, referências né? Pra mim, isso tudo é uma opção, compra quem quer. Se vai ficar legal ou não aí já é ouuutro papo. Cada um sabe o tamanho do mico que quer pagar. E às vezes, nem paga.

Soube uma vez de uma socialite paulista, dessas super ricas, que só viajava com malas da Louis Vuitton, e falava com muita convicção para os empregados terem cuidados com suas malas pois custavam uma fortuna. Aham, era todas falsas!!! E ninguém nunca ousaria falar que não eram verdadeiras…  Mas não eram cópias não, eram réplicas rsrs. Quem já se aventurou no submundo de Chinatown em NY, sabe bem a diferença de uma cópia e de uma réplica. Até no preço. E quem tem “contatos”, como imagino que ela tinha, consegue peças muito próximas das originais. Para comprar um jogo de malas tá bom né? hahahaha

Bom, mas como o assunto é cópia, olha o que achei nas novidades da Zarita!

Alguém já viu essa calça por aí?

Muuuito parecida com a super bombante calça skinny cargo do momento nos USA né? A tal da Houlihan da J Brand que falei AQUI.

Quem não tem cão, caça com Zara. Eu adoro.

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
21 comentários em “Copiar sempre esteve na moda…”
  1. alana mª30/07/10 • 11h59

    você usar uma bolsa no modelo da Louis Vitton é uma coisa, agora comprar uma falsificada com o logo e tudo mais é outra totalmente diferente. Afinal, o modelo te agrada ou você compra pra estampar a marca?
    É um caso a se pensar…

    ps: acho essa calça o fim! heheheh

  2. Fran P.30/07/10 • 11h33

    Cony, eu super concordo que esse rebuliço todo por causa das cópias/falsie/réplicas de bolsas é por nada.
    Compra quem quer, se quiser, da forma que quiser. Nessa vida nada se cria, tudo se copia ou se inspira. Menos, né? Acho que fala-se tanto na democratização da moda, mas vejo que estamos indo pelo caminho contrário, onde todo mundo, com o perdão da palavra, “caga” regras.
    E eu também adoooro a Zara, cópias ou não.

  3. Ju30/07/10 • 11h46

    Bom.. Entao cabe a pergunta: Seria “mico” usar essa calça sendo exatamente a copia da americana tal quanto seria usando as bolsas de moletom?
    Acho complicado vc julgar as pessoas por uma coisa que mais lá na frente vc vai usar! E não tou falando de inspirações, e sim de copias mesmo! Que por sua vez (deixando claro) que são diferentes das ‘replicas’ dos chinatown, 25 e afins! Isso sim, é ilegal, crime!
    Cada um usa oq quer!
    Agora se acha feio ou nao.. Aí sim, realmente é oooutra questão!

    Bjos, Cony!

  4. Constanza30/07/10 • 12h07

    Tb acho essa discussao murro em ponta de faca. A calça nao me agrada mt, mas nao sei, pode ser q um dia eu ache bonita ou cisme com ela. E sobre bolsas LV, eu ja tive mts falsas q usei pouquissimas vezes, criei vergonha na cara e comprei uma verdadeira. Gosto da marca e do modelo. Muito. Porém as monogramadas nao me agradam mt, justamente pela qtde de copias q tem por ai.
    E tb acho mt diferente usar uma bolsa falsa, cópia, ou uma roupa inspirada, como é o caso da calça da Zara. Se a gente olhar bem, quase tudo q usamos é inspiracao de alguma coisa. Só que nem sempre sabemos que é.
    bjs

  5. Bia Saltarelli30/07/10 • 12h17

    Sabe o que eu acho mais engraçado?
    Por exemplo se a CeA vai lá e copia alguma coisa todo mundo crítica e fala que é CÓPIA!
    Agora se alguma marca melhor copia igual já vi muita marca famosa de sapato copiar as pessoas chamam de “INSPIRAÇÃO”!

  6. Eduarda30/07/10 • 12h17

    Verdade, tudo eh inspiracao. So que os “louros” sempre ficam com o criador. Os copiadores sempre serao desmascarados rss. Besteira, cada um usa o que quer!
    Muito out pra mim eh usar um item fazendo cara de paisagem, jurando que eh original sendo falso, copia ou replica.

  7. Naiá Aiello30/07/10 • 14h45

    Como algumas pessoas falaram, acho que todos caem em cima das réplicas. Acho legal as inspirações, contanto que não imite fielmente a original, porque daí não vira mais inspiração né, vira cópia. A polêmica de agora é a Mulberry Alexa da Pop up Store cuja única diferença está no tecido – mais barato que o couro da Mulberry. Acho feio porque o conceito de inspiração se perde no meio do caminho…quando pra justificar a cópia descarada só mudam um detalhe que, sinceramente, barateia ainda mais a bolsa, vendida por exorbitantes 450 reais. Não gosto de cópia não, prefiro andar com uma bolsa feita pela minha mae – que faz bolsas super bonitas de tecido – do que desfilar por aí com uma bolsa de cem reais fingindo ter custado mil. Acho que a discussão deve ser feita com base na linha tênue entre inspiração e cópia. E assumir quando for cópia, simples assim. Bem mais elegante.
    Beijos!

  8. Camila30/07/10 • 17h51

    Acho que quando são peças pontuais, como essa calça que daqui a pouco ninguém vai lembrar mais, é apenas democratização, fast fashion puro e vale a compra.

    Agora peças atemporais, onde se está comprando muito mais o status da marca em si do que um estilo datado, aí é feio e enganação pura.

  9. Manoella - Blog In-vestindo31/07/10 • 09h45

    O problema, na minha opinião, é que os blogs que estão puxando o saco das bolsas de moletom são os mesmos que condenam as meninas que compram bolsa falsificada (réplica e cópia).

    Quer dizer, dois pesos, duas medidas… mas enfim, a calça da Zara achei bem linda!!

    Beijos

    Manoella

    in-vestindo.blogspot.com

  10. Jordana31/07/10 • 11h47

    Cony, posta (se vc tiver) as novidades da Zara gringa (Outono-2010) para nós. Minha mãe está indo pra NY agora em agosto e gostaria de ter uma ideia do que pedir para ela trazer.

    bj

    • Constanza31/07/10 • 12h45

      Jordana, tenho as news simmm, postarei semana q vem ta?
      Bjs

  11. Carla31/07/10 • 12h40

    Constanza,
    Queria uma ajuda que não tem nada que ver com o seu post 😉
    Estou de olho naquela chapinha que vc comprou em NY da Conair, mas queria ela para modelar e não alisar. Vc acha que vale?
    Beijo e obrigada,

    • Constanza31/07/10 • 12h44

      Carla, acredita que só usei uma vez e para ajeitar a franja? Até para isso achei mt pequena… acho q para modelar o melhor seria as maiores mesmo. Bom, depende tb do tamanho e qtde do seu cabelo né? O meu é comprido e tenho mt e nao pega qse nada de cabelo, ficou só p franja msm. bjs

  12. Vanessa Lima31/07/10 • 15h29

    Cony, acho que o lance é um pouco mais detalhado sabe?

    A questão não é se inspirar, todo trabalho artístico (moda, artes plásticas, música…) tem seus “criadores” e as “releituras”.

    Quando trabalhava com artesanato, aprendi a separar bem as coisas, e acho que assim fica mais fácil entender:

    Releitura: quando a obra original serve de inspiração para o modelo a ser executado. Na música isso acontece muito, fato, alguém mistura alguns estilos musicais, cria um novo e vários outros usam desse estilo para produzir suas músicas novas. Não acho errado, acho que é apenas o curso natural das coisas mesmo.

    Cópia: quando você preserva a estrutura original (no caso das roupas, a modelagem), com todos os seus detalhes, porém não diz para vender que aquela peça é “igualzinha” a da marca famosa. Aí é propaganda enganosa… feio pacas.

    Falsificação: quando você produz algo em sua fábrica, obra artística, literária, etc, e jura que é um original. Os casos mais conhecidos são as falsificações de pintores famosos. Tem mesmo é que dar cana! Cadeia! Isso é crime e ponto final.

    Quando meu irmão trabalhava na M.Officer, não era raro a cada troca de coleções aparecerem “espiões” de outras marcas lá. Compravam uma peça de cada, para nada menos, desmontarem tudo e copiarem a criação. Mielle jura que não faz isso, e a gente acredita, agora pensa o quanto é injusto alguém desmontar uma obra artística (porque moda é arte também) e apenas ter o trabalho de calcular os ajustes necessários para outro tamanho? E o tempo que o cara perdeu fazendo, estudando, projetando a peça?

    Acho que inspirações, quando apenas demonstrem isso, não uma cópia, são válidas e apóio totalmente. Se um monograma grafado em toda a extensão da bolsa vende com a LV porque com a VH poderia ser diferente? Não foi uma cópia fiél, e sim uma inspiração.

    Agora é chato pra caramba uma marca anunciar uma releitura de um produto (sim, porque uma Hermés de couro nunca vai ser uma 284 de moletom, rs) e usar o nome da peça (Birkin no caso) para anunciar a sua, isso acho o cúmulo da falta de criatividade. Inspirar-se em algo já é pelo fato de que lhe falta ali naquele momento idéias para executar de forma diferente uma tendência, mas copiar o nome é falta de profissionalismo e crime, uso indevido de marca registrada (o que LÓGICO, toda boa empresa faz).

    Explicando o fato do uso da marca de outra maneira, a Fiat fabrica o Uno, sendo assim a Ford não pode ter um Uno, pode ter um Duo, um Tri, sei lá, mas não pode usar esse nome porque já é marca da Fiat.

    Sendo assim, depois dessa novela toda que escrevi, acho que inspirações são sempre bem vindas, desde que com o mínimo de criatividade e transparência em não usar uma marca reconhecida, forte, influente no mercado para vender o seu produto que é novo e ainda tem que ter muito trabalho de marketing para chegar onde a outra chegou. É quase que um… “ejacular com o membro alheio” pra não falar tão feio.

    Bjs!

  13. Vanessa Lima31/07/10 • 15h32

    Ah, a calça. Achei bem legal, para quem tem dois cambitos de perna né? rs, esses bolsinhos laterais devem deixar as coxas bem largas… Mas repara que não é igual, é uma inspiração. Alguém sentou pra desenhar essa peça, mudar detalhes, é uma nova versão da idéia original. Válido.

  14. Fran31/07/10 • 19h23

    Olá! Eu gostaria de saber como se vestir nos lugares climatizados do chile! Boates, restaurantes, enfim, estou indo para o Chile agora em Agosto e não sei o que levar!
    Obrigada e Parabéns pelo blog!!!

  15. Laís31/07/10 • 20h50

    A Bob Store tbm tem calca e shorts bem parecidos.. mt linda essa!! mil bejos

  16. Bruna01/08/10 • 17h00

    Constanza, tudo bem? Uma ajuda: estou desesperada para lembrar o nome daquela loja em NY que vende de tudo para cabelos, Kerastase, Fekkai, etc…chama Harry’s ou algo assim? Help! Deu branco total. Obrigada, bjos!

  17. Analu Milan02/08/10 • 04h10

    Na minha opinião é cafooooona ao extremo e totalmente ridículo a pessoa comprar uma peça falsificada e andar como se estivesse usando a original. Out! Péssimo! Se não tem grana pra comprar o produto original (óculos, sapato, bolsa, whatever), compre outro produto, ué. Falta de estilo e de vergonha na cara. Digo isso de cópias falsificadas mesmo. Aquelas que trazem a etiqueta da marca e são vendidas como se fossem originais. PIRATARIA. Sou radicalmente contra. Não compro, não uso. E acho que por isso não gosto da LV. Tem tanta gente andando com uma falsa na rua que pra mim perdeu totalmente o charme. Agora, produtos inspirados, copiados ou sei lá o que é uma outra história. Se o fulano vai lá e se inspira, ou copia, e ostenta sua própria marca na etiqueta, não vejo problema nenhum. É o que alguém disse ai em cima: a democratização do estilo. Não pode comprar a calça J.Brand, compra a Zara. Não vejo problema nenhum nisso. Não é um produto falsificado. Até as tais bolsas de moletom. Qual o problema? Se elas ostentam a marca de quem fez… Acho válido. That’s it.

  18. Isabela Brianezi02/08/10 • 19h30

    aaah achei linda, você pode informar o preço? por favoorr!