Beleza
Novidades de Beleza
26 mar 2015, 175 comentários

Melasma: Por Essa Eu Não Esperava!

Fui pra praia e desencanei do melasma. Sim, porque se fosse ficar preocupada com as manchas, não teria aproveitado em nada aquele paraíso todo. Sei que em 5 minutos de sol já teria todos meus melasminhas de volta, então nada de stress mas obviamente com todos os cuidados recomendados pelo dermatologista: Helioral de manhã e na hora do almoço, protetor solar direto, cápsulas de Oli Ola e rosto na sombra. Nem sempre deu para me manter na sombra mas como sei que isso é uma coisa mínima frente a potência do melasma, não me preocupei muito. De um jeito ou de outro eles iriam voltar e eu teria que retomar toooodo meu tratamento.

Ok, voltei igual a um dálmata e isso que segui as indicações preventivas. Nada adianta de nada.

Já marquei meu retorno às sessões de Spectra, aquele laser que não faz nada mas que ainda tenho algumas sessões do pacote milionário que paguei. Não vou desperdiçar. Também já marquei consulta com um dermato especialista em melasma, aliás consultei com ele antes de viajar mas o tratamento pra valer será agora.

Mas o que queria contar mesmo, na verdade compartilhar e trocar idéias com vocês, é sobre um email que recebi de uma leitora, a Denise, com uma informação que eu desconhecia totalmente e que me deixou perplexa:

¨Olá Constanza!

Há um tempo acompanho seu blog e, dentre tantas dicas, as que mais me atento são referentes ao MelasmaTambém possuo a mancha – e no mesmo lugar. Também vivo (ia) à procura de um tratamento ou um milagre, ainda mais pelo fato de eu amar surfar – e nenhum protetor solar durar e proteger a pele 100%. Até que, às vésperas de me casar, procurando amenizar a mancha, recebi da minha dermatologista o conselho de não me privar do que amo fazer e não me preocupar além do natural com o sol, apenas saber encontrar uma boa maquiagem para escondê-la. Enfim, convenhamos que é verdade, né? Podemos passar ANOS sem ver um raio de sol sequer, mas, quando isso acontecer, lá está ela de novo. Por isso consegui dar uma boa desencanada.

Mas, ainda sempre lendo muito a respeito, acabei encotrando um blog que defendia muito o uso de Óxido de Zinco como proteção solar. Segue alguns links onde há uma melhor explicação pra isso: 7 Motivos para Usar Oxido de Zinco como Protetor Solar e Proteção Solar para Peles Claras e Sensíveis.

Bom, não sou nenhuma engenheira química, dermatologista, nem nada. Apenas li sobre isso nesse blog e fiquei curiosa. Parece que a proteção do óxido de zinco é  superior a de qualquer protetor solar comercializado. Como não corria nenhum risco de prejudicar minha pele, resolvi testar.

O que escrevo agora são minhas impressões pessoas, nada técnicas, muito menos profissionais, ok?

– Podemos passar na área dos olhos – não arde, não irrita;

– Não fica melecado – tem uma consistência bem líquida mesmo;

– Não precisa retocar de 3h em 3h – enquanto estiver no corpo, protege;

– Cobre COMPLETAMENTE a área aplicada;

– Protege de praticamente tudo – é como se fosse uma proteção física mesmo, como se estivesse “embaixo” de alguma coisa que te protege de todos os raios.

– Melhor custo benefício – um frasco de 100ml por R$4 e não precisa retocar a cada 3h?

– Melhor resultado – meu marido passou na tatuagem do braço para testarmos em um dia de mormaço e em um dia de muito sol. No restante do corpo usou protetor solar da Loreal fator 60. Resultado? O braço visivelmente mais branco do que as costas ou o peito! Isso porque usou o FPS 60!

– não é testado em animais (!);

– Durou toda a “sessão” do meu surfe, entrei e saí com o rosto super branco! Porém, fica a dica pra quem deseja usar no dia-a-dia: é só colocar uma gota da sua base dentro do frasco ou passar um pó depois de aplicar!

– A minha mancha do melasma não sumiu, porém, percebo que vem clareando muito, devido ao fato de estar melhor protegida agora.

Tem muitos benefícios na prática, ainda mais pra quem, como eu, odeia aquela sensação de suor e meleca que causa o protetor solar comum. Mas, ressalto que minhas impressões são de alguém que percebeu esses benefícios na prática, não com um estudo aprofundado ou algo mais profissional. Fica minha dica… quando for se expor ao sol, sugiro testar a famosa “pasta d’água”. Depois me conta também o que achou! Beijos¨

Fiquei chocada. Dei uma pesquisada e vi que tal substância está presente no Hipoglós e na Minâncora. Descobri que tem poder anti-séptico, é secativo e anti inflamatório. Ele ¨acalma¨ a pele mas não achei nada ¨oficial¨ sobre substituir o protetor solar. Perguntei se além do Oxido de Zinco, ainda passou protetor solar. Eis a resposta:

¨Oie!

Então, olha… Eu não passei NADA! Só a pasta d’água! Além disso, ela seca espinhas! Da pra acreditar? Por isso resolvi testar, era muito milagroso pra ser verdade. Segundo teorias, não é muito divulgado por conta da indústria em torno dos protetores… Não sei, mas pra mim está funcionando! O rosto fica branco sim! Mas no mesmo blog elas ensinam umas receitas de primer caseiro – que já fiz – colocando um pouco do pó por cima ou misturando um pouco da base no mesmo frasco do óxido de zinco… Ainda não consigo usar diariamente porque não tenho paciência de me maquiar todo dia (pra sair o branco). Mas na praia no rosto só vai ele! Até perto do couro cabeludo eu passo e não gruda o cabelo! Sério… Testa!¨

pastadagua
  • E aí nação melasmática??? Dermatologistas, químicos, pessoas entendidas! Já ouviram falar disso?? Será que encontramos um amigo contra a batalha do melasma?
Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
175 comentários em “Melasma: Por Essa Eu Não Esperava!”
  1. Vera Maria Dutra26/03/15 • 16h55

    Uau … Que maravilha !!! Vou experimentar … Hehe !!

  2. Elaine Neves26/03/15 • 16h56

    Oiie….
    Eu uso pasta D´agua para tirar o ardor das queimaduras de sol… o q resolve demais… mas dessa forma preciso testar….

  3. Fernanda26/03/15 • 17h06

    Oi, tudo bem? Visito o Futilish com frequência, mas ainda não tinha comentado. Enfim…Também sou vítima do malfadado melasma, mas neste momento estou com a pele visivelmente “limpa”, mesmo fazendo natação na hora do almoço. Depois de muitos anos usando os produtos recomendados por vários dermatologistas e tendo resultados pífios, resolvi fazer experimentações (sou dessas que gosta de ser cobaia das próprias ideias!). Há alguns meses tive uma overdose de argila e hipoglós: todas as noites por cerca de dois meses usei a argila e depois passei a usar a argila duas vezes por semana e nos outros dias usava o hipoglós. Minha pele melhorou horrores! Foi tão chocante que várias pessoas me perguntaram o que eu tinha feito. Algumas dessas pessoas seguiram o mesmo esquema e também tiveram ótimos resultados. E não é só pro melasma, a argila e o hipoglós atuam nas rugas, linhas de expressão, olheiras, etc. Como minha pele é muito oleosa, o ideal é a argila verde. Depois me deram a dica de misturar a argila com leite de magnésia ao invés de água. Mais chocante ainda! Enfim, este é o meu depoimento e eu tô super feliz com os resultados. Ácidos e outros produtos de dermatologistas, no more! PS: Uso protetor solar quando saio de casa de manhã e não reponho ao longo do dia.

    • ANDREA DUARTE26/03/15 • 18h36

      onde vc compra a argila? é a mesma que usamos na escola quando criança, pra fazer trabalhos manuais? amei esta dica, vou testar!

      • Nigella26/03/15 • 21h01

        Não!!! É especial para pele e cada cor tem uma finalidade. Vende em pó nas lojas de produtos naturais e Mundo Verde. Custa super barato e rende muito!

    • karin26/03/15 • 18h45

      Oi Cony, tb estou na luta em busca de melhoras para o melasma! E super concordo com a Fernanda; recentemente descobri a argila verde, aós o 2ª peeling de cristal( q não me serviu para nada…) a esteticista me apresentou à argila!Na verdade comecei na semana passada, tenho usado noite sim, noite não,(contém oxido de zinco!) intercalando com a hidroquinona. Ela contém oxido de zinco! Durante o dia uso Heliocare max defense fps90. Por enquanto percebo apenas a pele menos oleosa e as manchinhas NÃO escureceram nem aumentaram; o q já achei vantagem!

    • Natassi26/03/15 • 21h10

      Oi, Fernanda, tudo bem? Não entendi bem para quê foram indicados a argila e o hipoglós.

    • Mona26/03/15 • 21h29

      Fê, vc usou, ou já testou a argila verde da Vitaderm? Dizem que é bacana. É nessa linha?

    • Fernanda Avila26/03/15 • 23h00

      Oi Cony, oi Fernanda do Ceu! Conta pra gente, pelo amor de Deus, como è o lanche ds argila verde e do hipoglos. Como vc faz? Aplica a argila verde por quanto tempo? E depois o hiooglos? Por quanto tempo. Por favor, comosrtilha is detalhes desta dica maravilhosa. Bj e muito obrigada

    • Flavinha27/03/15 • 08h41

      Oiii. Conta como vc usa a argila verde e o hipoglos de noite? Vc aplica e deixa? Aplica e tira? Como é!?

    • Jarcislaine27/03/15 • 09h35

      Olá, como vai? Como foi esta receita que você fez?misturou os dois? Você usava somente a noite? Fiquei muito curiosa em saber, estou querendo tentar, Obrigada.

    • Diene30/03/15 • 20h44

      Fernanda,
      Tu usa como a argila? Deixa a noite toda? Pq como ela seca, imagino quer não de pra dormir com ela no rosto ne?

    • PATRICIA29/09/15 • 14h42

      POSSO DORMI COM A MASCARA DE ARGILA E HIPLOGLOS OU SO DEIXA 30 MINUTOS

    • Flávia16/03/16 • 14h09

      Olá Fernanda,tudo bem?
      você usava a argila a noite e dormia com ela?
      E o Hipoglos você usa qual horário?
      Sofro com os meus melasmas 🙁

      Obrigada.

    • thalita silva carvalho25/07/19 • 22h13

      Fernanda, você disse tudo que eu precisava ler em um post. tenho melasma adquirido pelo uso do vitanol A fui ao dermatologista e ele receitou hidroquinona, só que como já li vários depoimentos dizendo do efeito rebote resolvi não comprar. vou testar a argila e o hipoglós. Obrigada pela dica

    • Patrícia10/12/19 • 13h12

      Ola, eu uso argila preta com carvao mineral e leite de magnésia no rosto, percoço, colo, as vezes nas costas… um banho, e é muito bom! os poros do meu rosto e a cor fica linda linda!! uma coisa natural e barata!!

    • Elaine08/02/20 • 21h42

      Fernanda me encima essa receita

  4. Adriana26/03/15 • 17h09

    Gentii nem tô acreditando será? será?? E ai Cony vc vai usar??As minhas manchas são terríveis e eu moro numa região muito quente sou mineira aqui de Araçuai-Vale Jequitinhonha, se isso funcionar vai ser MARAVILHOSSOO vai dar uma amenizada boa hein??!!! Vamos testar????

    • Fabíola26/03/15 • 18h28

      Olha só Adriana, eu sofro horrores com isso e moro em Almenara MG.
      Já fui a várias dermatologistas, usei todos os cremes do mundo e nada…. Ela sempre volta com força total, maior e mais escura. Agora vou testar a argila verde e hipoglós e vamos ver no que dá.
      Porque esses dermatologistas não pesquisam algo que acaba com isso hein! Me sinto mais velha do que sou ao ver essas manchas em meu rosto e sem falar que todo mundo coloca os olhos sempre na mancha em primeiro lugar. 🙁

      • Adriana27/03/15 • 09h35

        Oi Fabíola, também já fui em várioosss..compartilho da sua angustia e sofrimento.Estou fazendo um tratamento com um dermato percebo uma pequena melhora, tbm uso a argila verde com o leite de magnésia é mais um paliativo pois essas “maledetas” nunca vão embora só ficam menos aparente.. E ficamos aqui à espera de um milagre!!!

  5. Tânia26/03/15 • 17h13

    Será??? Já conhecia e utilizava pra acalmar a pele ardendo do sol, pra assaduras infantis e picadas de insetos… Também tenho melasma… Não custa tentar né?

  6. Rose Tabaldi26/03/15 • 17h16

    Sabe Cony, sobre isso nunca tinha lido, mas esses dias na farmácia me falaram dos protetores solares físicos (a Isdin e a Skinceuticals tem). Eu nem sabia a diferença. Ela me disse q protegem muito bem e para quem está querendo engravidar (ou grávida) são mais recomendados que os químicos. Mas essa é uma boa opção, nem q seja pra passar só no melasma!

  7. Myla26/03/15 • 17h19

    Eu usava óxido de zinco pra fazer tinta e giz na faculdade de artes hahaha
    Mas muitos protetores físicos contêm ele nos ingredientes.

  8. Re26/03/15 • 17h23

    Eu fui numa dermato que falou que qto mais barreiras colocamos na mancha menos chances de escurecer, inclusive citou o exemplo dos surfistas que passavam hipoglos, que nada mais é criar uma barreira física para o sol, e me sugeriu sobre o melasma passar um corretivo, e que inclusive uma cliente fazia isso e dava certo, mais ate do que laser. Então eu acho que tem fundamento, qdo eu voltar na medica vou perguntar.

  9. Mariana de Souza26/03/15 • 17h24

    Oi Cony!!
    Acho que o óxido de zinco é um protetor físico, tanto que tem no protetor que a minha dermato sempre recomenda, o Physical Fusion UV Defense da SkinCeuticals.
    Esse ingrediente está até na descrição do produto:http://www.skinceuticals.com.br/physical-fusion-uv-defense-spf-50/p
    Beijoss

  10. raquel menestrino26/03/15 • 17h29

    Oi Cony. Olha, eu conheço o blog que a amiga tirou essa ideia e sigo quase tudo que tem por lá de olhos fechados. As meninas que escrevem sao super estudiosas e uma delas é quimica e sabe tudo de cosmetologia. Simplesmente arrasam. Eu nao tenho melasma mas tenho sardas. Muuuitas mesmo. E tambem tenho a pele oleosa. Quando vi a materia resolvi testar pq nao tinha o que perder e realmente funcionou. Meu rosto fica bem mais claro quando eu uso o oxido no lugar so protetor.
    Ele forma uma barreira física na pele. É como se usassenoa um tecido branco no rosto, igual fazemos com camisetas de manga longa quando nao queremos nos bronzear.
    Enfim, pra mim, além d funcionar muito bem comi protetor, aimda funciona como matificante pq ele deixa a pele sequinha. Voce não vai se arrepender por testar. E se ainda estiver insegura, procura na internet que vai ver muitas materias a respeito do assunto. Hoje eu afirmo que oxido de zinco a 25% é o melhor protetor.

    • Patrícia10/12/19 • 13h13

      Maravilha!!

  11. Amanda26/03/15 • 17h34

    Óxido de zinco é um filtro físico, indicado para crianças pequenas. Nos adultos não faz muito sucesso, pois deixam a pele esbranquiçada. Mas já estão lançando no mercado protetores físicos que não deixam esse aspecto branco, houve uma redução no tamanho das partículas. E além do óxido de zinco também é utilizado dióxido de titânio (tb filtro físico)

  12. Luciana S26/03/15 • 17h38

    Cony!!!

    Vc está usando o Oli ola, eu comentei sobre ele em outro post sobre melasma, vc disse que não conhecia.

    Eu parei de tomar vc observou alguma melhora, sua dermo indicou? Ou vc pesquisou na net?
    Ninguém dos blogs voltam p contar o resultado.
    Vc tá pagando quanto?

    Abaixo meu comentário na época

    Responder #55Luciana s17.10.2014 – 00:41
    Oi Cony por muito tempo pensei que estava sozinha nessa luta contra o melasma, uso ácido e muito protetor, mas nada mudou…. Descobri pesquisamdo a net o Oli Olá um peeling de dentro pra fora, estou usando há 2 meses …. Estou aguardando o resultado, vc conhece esse remédio?

    Responder #56Constanza17.10.2014 – 10:07
    Nao! Me conta mais!

    Responder #57Luciana S17.10.2014 – 11:13
    Oi Cony, eu descobri no blog da Lala Noleto
    http://www.lalanoleto.com.br/?s=oli+ol%C3%A1
    Tem esse vídeo o apresentador é chatinho, mas a mulher da propaganda aparece no final mostrando o resultado.
    https://www.youtube.com/watch?v=jCqxKGkz3uw
    Pesquisa: http://site.lierre.com.br/produtos/peeling-em-capsula-drenagem-linfatica-em-capsula-nutrimodulacao-corporal
    Mas tem muita coisa no tio google, olha a formula pode comprar na farmácia de manipulação.
    Espero que faça efeito, depois eu vou perguntar para minha dermato se pode usar durante a gravidez…
    Beijos

    • Constanza26/03/15 • 19h02

      Meu dermatologista indicou paguei qse 500 reais em 30 cápsulas e NÃO ADIANTOU NADA!

      • Camila12/07/15 • 19h48

        Constanza com qual dermatologista vc se consulta agora? És de Fortaleza? Estou com dificuldades de achar um especialista em melasma. Abraço

    • Cissa30/03/15 • 13h53

      Eu e minha irmã usamos o oli ola po 5 meses e nada!!!!!!!!!!

    • Patricia Teixeira04/12/17 • 09h23

      Olá !!
      Estava navegado na Internet e pesquisando sobre produtos para manchas na pele e acabei encontrando esse post … Achei muito bom e gostaria de informar que também sobre com melasma (hoje até que não muito), mas entre tantos produtos e peelings indicados por dermatologista, tomei oli ola 3 meses e não vi resultado algum. Minha pele melhorou muito, com produtos naturais, argila verde, e principalmente óleo de rosa mosqueta com óleo de ólibano.

  13. Andressa26/03/15 • 17h45

    oi Cony, adoro seu. Blog. Moro na Holanda e sou leitora assídua!
    Então, também tenho melasma, já usei mil cremes com hidroquinona etc, mas é aquela coisa: no primeiro raio de sol todo o tratamento vai por água abaixo.
    Hoje tenho um bebê de 13 meses e na época da gravidez eu não podia usar nada de química, o que me salvou??. Óleo de zinco!!!! Aqui na Holanda não existe pasta d’Água, e sim um potinho de óleo de zinco, que na verdade não é um óleo, e sim um creme, com a consistência da pasta d’Água mesmo. Usei horrores na gravidez e minhas manchas diminuíram muitoooo! Só não sumiram 100% pq no turbilhão de hormônios que é uma gestação, só um milagre mesmo kkkk. Mas juro que ficou bem bom, apenas um corretivo dava conta do recado. Agora que já não amamento mais, comecei o tratamento com o cosmelan e posso te dizer que esse sim é tudo de bom! A mancha sumiu 95% em 2 meses de uso. Estou super feliz. Mas, como nada é perfeito, o potinho custa uma fortuna, então, agora que já estou satisfeita com o resultado, tenho alternado o cosmelan com o óleo de zinco (pra economizar os cosmelan mesmo hahahah) e está dando muito certo. Só uma observação: minha pele é mista e o óleo de zinco a deixa um pouco seca, então capricho no hidratante facial e fica tudo certo. Mas, se a sua pele já for seca, é bom cuidar ainda mais para não correr o risco de “craquelar”.
    Desculpe o post gigante, mas espero ter ajudado. Beijao.

    • Carol28/03/15 • 11h21

      Andressa (#24), qual o nome em holandês do oleo de zinco e onde vc compra?

    • Carol02/10/16 • 19h45

      Oi Andressa,
      como você usa o óleo? Todas as noite?
      Como tem sido essa alternância entre os dois produtos?

  14. Sarita26/03/15 • 17h49

    Se é verdade ou não, só sei que já procurar o em pó e colocar nas bases! <3

  15. Patrícia Lycarião26/03/15 • 17h49

    O óxido de zinco e o dióxido de titâneo são muito usados em filtros solares físicos (por exemplo o Sheer Physical UV Defense, da Skinceuticals). A cosmética geralmente não é nada boa, mesmo misturando uma base. Por isso sempre preferimos prescrever um filtro químico e com cor (a cor age como barreira física).

    A adaptação ao filtro físico não é fácil, usamos esse tipo de filtro preferencialmente após procedimentos como peelings e lasers ablativos.

  16. Beatriz26/03/15 • 17h51

    Cony, o problema com o óxido de zinco é que ele pode não ser seguro para a saúde. Não sou da área, mas já vi estudos dos filtros solares físicos sendo associados como potencialmente cancerígenos (tipo esse aqui http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2012/05/20/interna_tecnologia,295316/pesquisa-questiona-presenca-do-oxido-de-zinco-no-protetor-solar.shtml). Evidentemente, usar o óxido de zinco numa concentração tão alta como na pasta d’agua deve proteger horrores, e talvez seja uma alternativa válida para alguns dias de exposição extrema, mas para o uso diário eu não me arriscaria. Acho que uma coisa é usar um protetor solar com óxido de zinco que foi testado pela empresa, outra coisa é sair por aí usando o produto diariamente na pele. O Pedro falou essa semana sobre um protetor solar para o melasma, olha lá: https://instagram.com/p/0d9XxfHfI5/
    Infelizemente o preço não é tão animador como o da pasta d’água…

  17. alessandra faria26/03/15 • 17h52

    Olá Cony!
    O óxido de zinco está presente em várias pomadas para combate e prevenção a assaduras de bbs. Usei muitas, entre elas hiploglós e Dermodex prevent. Aliás, quando a assadura estiver feia tem que ter o óxido de zinco na fórmula senão, não melhora. Disso eu etendo, kkkk.
    Já vi muitas indicações leigas pela internet do uso de hipoglós para clarear a pele e como anti sinais, sem nenhuma comprovação científica.
    Depois de estar à frente por 8,5 anos da cadeira de Imagem Pessoal e Maquiagem do curso de Estética de 2 grandes faculdades de BH, aprendi alguma coisa sobre cosméticos. E uma delas, é tomar muito cuidado com receitas caseiras e/ou dicas de pessoas leigas no assunto. Desde as mais simples como colocar colírio dentro da embalagem de máscara de cílios, até esta de colocar gotas de base dentro de outro produto. O mínimo que pode acontecer com estas misturas é modificar o ambiente dentro da embalagem, o que pode alterar a estabilidade do produto, podendo estragar mais rápido ou criar um ambiente propício para proliferação de fungos e/ou bactéria; ou podem ocorrer reações químicas as quais desconhecemos, resultando em alergias ou reações cutâneas…
    Com relação ao uso do óxido de zinco como protetor solar, provavelmente é um ótimo protetor físico, mas a base nossa de cada dia também o é. Não sei até que ponto protegeria a pele como protetor químico.
    Acredito que se a “cura” para o melasma fosse tão simples assim, os dermatologistas iriam indicar o uso do produto em grande escala, concorda?
    Eu acho que, com cosmetologia não se brinca e antes de todo mundo sair correndo e encher a cara de hipoglós, vale ouvir a opinião de profissionais gabaritados como dermatologistas e farmacêuticos para saber se o uso do produto dessa forma não traz efeitos colaterais indesejados como o efeito rebote.
    Essa é minha opinião.
    bjos
    http://www.alessandrafaria.com

    • Joyce27/03/15 • 18h57

      Alessandra, você sabe se o óxido de zinco pode ser usado puro para o tratamento e prevenção de assaduras? Pois o hipoglós e bepantol não estão dando resultado (no caso de um adulto).
      Obrigada

      • Queli Cristiane vieira da Silvia03/10/18 • 16h58

        Olá..tdo bem ou meninas estou lendo o comentário de vcs , sobre o melasma tenho e não sei mas oque fazer, fazia tratamento mas agora parei estou me virado como posso.custo altíssimo nossa foi, no bolso…ali olá, JÁ usei não resolveu nada viu , melasma e de dentro pra fora que tratar então prescisa tratar com capulas…distúrbios hormonais..então amiga é dentro pra fora…vamos LÁ né…..JÁ usei de tdo…SÓDEUS.vamos continuar enquanto de esperança lute.legal essa é minha fala sofro muito.. aprendi uma receitinha duma mascara acho que deu uma Clariada…

    • Gile01/07/19 • 03h10

      Amiga, e vc acha que os dermatologistas querem acabar com o melasma? Se seu dermato curar seu melasma vc volta lá? Não pq o seu problema foi resolvido. E ele vai pagar as contas como se não tem mais cliente com melasma pra tratar? E tem o lobby da industria farmaceutica que paga boas comissões pra eles inidicar produtos caríssimos, manda pra seminarios com tudo pago… Tudo em troca dele te manter como cliente, melhorando seu problema, mas nunca resolvendo de vez. É por isto que demartos nunca aconselham tratamentos caseiros nem produtos comuns e baratos. As blogueiras estao mudando isto, testanto e divulgando as coisas de forma independente e eles ficam desesperados falando que tudo é perigoso e só o que eles indicam é que presta.

      • TATIANE05/03/21 • 23h24

        Concordo plenamente , dermatologistas querem mesmo nos deixar á mercê deles e das farmácias de manipulação ou das industrias farmacêuticas ;pois muitos e “nao todos “ganham encima de produtos manipulados feitos e indicados por eles para seus pacientes.
        Mas acho também que devemos tomar muito cuidado com receitas caseiras ,pois á pessoa passa com tanta propriedade á receita caseira milagrosa que parece Mestre no assunto.Não podemos esquecer que Internet é terra de ninguém e que devemos nos atentarmos aos riscos.

  18. Luciana S26/03/15 • 17h56

    Oi Cony,

    Eu de novo… desculpa, fui tão mal educada no comentário anterior, nem disse oi… nem me despedi… foi mal..fiquei tão empolgada com a notícia, que meu cérebro disparou… rsrs

    Um beijo …amo seu blog…

    • Constanza26/03/15 • 18h59

      Kkkkk

  19. Mari26/03/15 • 17h58

    eu tenho um desse em casa. Uso quando eu to com aquela alergia de calor sabe? Alivia muito!

    Pra essa função, foi novidade!
    nao sei dizer se deve funcionar muito bem

    ele faz maior meleca e é muito fedido! hahaha

  20. Ana Luisa26/03/15 • 18h25

    Esse é conhecido na minha família como o exterminador de cecê! Sabe aquele cecê forte mesmo? Minha mãe aprendeu com meu pai que tava sempre com suvaquinho cheiroso pois usava óxido de zinco em pó, e conta o milagre pra todo mundo, hehehege!!!
    Tô vendo então que o pózinho tem 1001 utilidades! Vou testar ; )

  21. Carol Frare26/03/15 • 18h30

    Conyta, o Biore Perfect Milk (que acho q vc não gostou muito) tem concentração alta de óxido de zinco. Em termos de proteção, acho ele melhor q o Aqua rich. Beijocas!

  22. Deh26/03/15 • 18h32

    Interessante! Eu e minha mae sempre usamos hipoglós no rosto, melhora muito o aspecto da pele, percebo redução das olheiras, cicatrização de espinhas mais rapido e realmente, meio que dá uma clareada no tom da pele

  23. Renata26/03/15 • 18h37

    Oi Cony,
    To devendo uma resposta la no post da paradinha de alisar cabelo.
    Entao, acho q nos q temos melasma entendemos mais da dita cuja do que qualquer dermatologista top! rs
    Brincadeiras a parte, a ultima dermato q fui me falou o seguinte: se nao passar protetor de 2 em 2 horas (ele perde a função depois desse tempo) não há produto que irá resolver seu problema de melasma. Vou te dizer q foi nessa epoca q mais clareou minha mancha. Pra ficar em casa qualquer um de qquer marca acima de 30, e para ir na rua o skinCeuticals Physical Fusion (q uma leitora comentou) e sempre repassando o produto.
    Lendo seu post vi que esse oxido de zinco ( que tem no protetor indicado pela minha dermato) deve ter algum fundamento, vou testar.
    Já desisti de tratamentos pois gasto uma grana no periodo do inverno e basta uma ida a praia para tudo ir por agua abaixo. Esse protetor é mto bom, acho q nao precisa fazer a misturinha indicada de pasta d’agua com base. Mas para uma ida a praia talvez a pasta seja mais potente. Experimente fazer o uso do protetor de 2 em 2 hrs, achei bem eficiente.
    Beijos Re

  24. Luciana Gonçalves26/03/15 • 18h38

    Oi Cony! Leio constantemente o seu blog, mas nunca havia feito comentários. Um conselho que te dou é: Tente trocar as seções de Spectra por outro tratamento, pois Spectra é um lixo e somente intensifica a “profundidade” do melasma. Fiz 21 seções e somente agredi mais e mais a minha pele, dificultando a eficácia dos tratamentos mais superficiais que são a base de cremes. Já usei TUDO o que vc puder imaginar ( Peeling de Cristal, Yellow peel, Cosmelan, Blancy, Klassis, Triluma, Vitacid, Kiaritá, Biomedic Pigment Control La Roche, D. Blanc Dermatus e outros zilhões de produtos). Em dois anos foram cerca de R$15.000 em tratamentos, dermatologistas e pesquisando blogs e compartilhando experiências cheguei a um “ritual” que melhorou significativamente a minha pele. Manhã: Phloretin da Skinceuticals + Advanced Pigment Corrector Skinceuticals + Protetor solar fps100 com base (Photoprot 100 color claro) Noite: Derm AHA La Roche + Hidracid C20 SVR + Clairial C10 SVR. Tarde: Qdo dá ou qdo tenho paciência: Loção Clareadora + Creme clareador dia do Kit Adélia Mendonça aqui de BH (Esse Kit dela é famoso por aqui!). O melasma está bem claro mesmo! Somente mais escuro em uma parte onde tenho olheiras e a pele contrai e até tentei fazer um preenchimento com o Dr. Chiari, que tbem é meu médico a anos, mas ele não aconselhou. Enfim, desculpe-me o email longo, mas queria dar essa dica de tratamento, pois apesar de estar “me quebrando” (de tão caro!!)realmente está funcionando. Um abraço.
    Ah…esqueci de outra dica: Corra de hidroquinona!

    • Constanza26/03/15 • 18h57

      Dr. Chiari! Amo tantooooo! Caramba, que perrengue… Tenho alguns desses produtos aqui!

    • Joyce27/03/15 • 19h22

      Luciana, por que correr da hidroquinona?

  25. Luciana26/03/15 • 18h38

    Sempre fui muito pra praia, e quando era criança nos anos 80, vivia toda trabalhada na pasta d’água pra não torrar. Funcionava!

    • Simone07/07/21 • 15h45

      Essa dica da pasta d,água é ótima eu uso ela primeiro e deixo secar dps venho com um protetor solar com cor uso natura clareador,protetor renew da avom com cor ,ou uv defender da loreal tbm com cor ai resolvido o problema do branco q fica na pele e dura o dia todo sem retocar o protetor,nem precisa de base

  26. Lisiane26/03/15 • 18h47

    Olá Cony! O óxido de zinco é um filtro solar físico, está presente em muitas formulações de protetores solares por refletir a radiação solar e assim protege a pele. As partículas de óxido de zinco das formulações de pasta d’água são grosseiras e por isso deixam a pele com aspecto esbranquiçado e até mesmo pegajoso. Existe no mercado ( e é até o que marcas famosas como La Roche, Vichy e Skinceuticals) o óxido de zinco em menor granulometria, ele fica com aspecto mais transparente após aplicado e com melhor espalhabilidade. Esse tipo de filtro também é indicado para crianças e gestantes, já que as partículas são maiores que as dos filtros químicos e não se corre o risco de atingirem a corrente sanguínea! Uma boa combinação é óxido de zinco e dióxido de titânio em uma formulação com a finalidade de proteção solar! Tu pode procurar em farmácias de manipulação esse tipo de protetor, é bem comum! O que tem que cuidar é o aspecto desejado da formulação, porque como disse anteriormente o tamanho da partícula é que dá o diferencial de ficar muito branco na hora de passar! Sou farmacêutica e já fiz muitas fórmulas assim! Adoro teu blog, venho diariamente aqui! beijos

  27. Melissa26/03/15 • 18h55

    Oi Cony!!! O óxido de zinco é um filtro físico e está presente, como você falou, na composição do Hipoglós. Também tenho melasma no buço e confesso que, depois de tentar todos os cremes, hoje invisto em bons corretivos e uso protetor solar sempre. Minha dermatologista me recomendou usar filtro normal quando for à praia, e mandou eu manipular um filtro 100% físico para colocar na mancha quando for na praia ou na piscina. Então, a pasta d’agua nada mais é do que um filtro físico, mas eu recomendaria usar por baixo um químico também. A luta contra o melasma é perdida, então vamos aproveitar nossa vida que é tão, tão curta e desencanar dessa mancha!! Um beijo grande melasmático!

  28. Luciana Viana26/03/15 • 18h58

    Oi Cony, só complementando o que a Mariana disse, o óxido de zinco é largamente utilizado na fórmula de protetores solares, ele é um filtro físico, ou seja, forma uma barreira na pele, bloqueando os raios UVA e UVB. Os protetores que contém filtros físicos na fórmula são aqueles que normalmente deixam a gente com cara de fantasminha.

  29. Maria Fernanda26/03/15 • 19h02

    Usei esse verão o protetror solar FISÍCO da Isdin, o Isdin ULTRA 90, q tem na sua composição oxido de zinco.

    Não adiantou, o melasma voltou da mesma forma e intensidade e vc fica simplesmente rídicula na praia. ele é muito branco, como se fosse um hipoglós. é difícil de aplicar, de espalhar. E por mais q tente disfarçar com base e pó, qdo vc sai da agua fica com a cara igual a de um fantasma. Todos te olham, vc chega a ficar constrangida.

    pra mim não adiantou, tampouco o helioral e a LUTEÍNA. Fiquei tomando a LUTEÍNA em cápsulas da Sundowns Vitamins 6 meses antes da praia e não adiantou ou amenizou o problema.

    chapéu com proteção 50 da UV Line e da Columbia (marca americana de sportwear) tb não surtiram efeitos. Deu na mesma q usar chapéu de palha ou panamá.

    Agora tb estou desencanada, passo no máximo um filtro com base de fator mínimo 50 (Vichy ou Episol).

    Pelo menos fico digna na praia (tampa todos os melasmas) e protege.

    • Constanza26/03/15 • 19h04

      Pois é, pra mim tb qse nada da certo. Dai desisti e resolvi aproveitar a praia mesmo!

      • Maria Fernanda26/03/15 • 19h15

        Ah, só mais uma dica pra galera do melasma.

        Protetor em BASTÃO COM BASE da ADCOS com fator 55.

        Vi a dica no blog da Silvia Braz q é irmã da top dermatologista Maria Bussade.

        Ele é ótimo pra aplicar exatamente sobre a mancha, principalmente na agua, qdo normalmente ficamos sem chápeu/viseira.

        Custa uns 95 reais e têm loja no Patio Savassi e Diamond. Além disso, eles têm tb aqueles pós compactos protetores do estilo da Shiseido (o da caixinha azul).

  30. Alice26/03/15 • 19h05

    mas gente! Na minha família pasta d’Água sempre foi usada como protetor solar para crianças. Ia pra praia com aquela faixa branca no nariz e bochechas. Realmente é mais difícil usar durante o dia, mas que protege protege! Pode ver que nos protetores solares o ingrediente ativo é…. Óxido de zinco! Sem mistérios. 🙂

  31. dani26/03/15 • 19h19

    cony,
    há um tempo o pedro (daquele blog japa) fez um post no instagram falando sobre os protetores a base de oxido de zinco.
    ele relatou que o grande problema do produto é que ele fica branco, mas que varias marcas orientais trabalham para tentar produzir o oxido de zinco de forma que ele nao fique branco.
    se nao me engano no post ele deu dicas de protetores solares a base de oxido de zinco que nao deixam a pele esbranquiçada e que servem para uso diario.
    da uma olhada no insta dele (ou entra em contato com o proprio) que tem mais detalhes

  32. dani26/03/15 • 19h20

    ahhh e se achar interessante as indicações dele volta aqui e fala para a gene ok? rsrs

  33. Gabriela26/03/15 • 19h37

    Quando era criança e ainda não existia essa indústria de protetores solares (final da década de 1970 e década de 1980), quando ia à praia, só usava pasta d’água. Odiava, porque ficava com o nariz, a testa e os ombros brancos. Mas como sempre fui muito branquela, minha mãe me obrigava a passar e com a pasta d’água nunca ficava vermelha. E a pediatra do meu filho me aconselhou a passar nele quando levei ele à praia pela primeira vez (ele tinha 10 meses). Ela é ótima. O único incomodo é deixar a pele branca.

  34. michelle26/03/15 • 20h17

    muito interessada nesse topic!!! To com melasma q nao sai por nada!!! Uso o Heliocare fps90 e agora nao to usando nada pra clarear. Parece q nada funciona. Esse negocio de laser a dermatologista falou q é tratar pra dps voltar com força total.

    CONY, fiquei mt interessada nesse negocio de ARGILA VERDE + PASTA DÁGUA …
    Faz um step by step ai disso!
    E onde compra argila verde?!?! Quero começar amanha!!!

    Ahhhhh eu uso heliocare e passo aquele po shiseido por cima pra reforcar a protecao

    bjs

    • Constanza26/03/15 • 21h55

      Eu comprei argila verde h’a milhoes de anos naquelas casas de produtos naturais! Vou ver se acho novamente.

  35. Marly26/03/15 • 20h50

    Como todo mundo aqui também luto contra o melasma há anos. Já obtive resultados ótimos mas eles sempre retornam. Resolvi relaxar e só usar o filtro solar mesmo para não bagunçar de vez até que em outro post uma leitora compartilhou sua rotina que inclui ÁGUA TERMAL, PIGMENTCLAR E TRIDERM. Como eu tinha todos eles em casa resolvi seguir a mesma rotina. Adorei o resultado,clareou bastante. E o melhor, não investi tanto dinheiro como sempre acontecia. Infelizmente não recordo o nome da leitora que compartilhou, de qualquer forma, muito obrigada pela dica. Bjocas

  36. Blog da Bel26/03/15 • 21h08

    Oi Cony! Tudo bom? Vou pesquisar sobre esses produtos e falar com o meu dermato, mas adorei a novidade!!! No entanto, amei um produto que usei no melasma e clareou uns 90%: Melanogel Touch. Ok, o meu melasma é recente, sou portuguesa e moro no Rio “apenas” hà 9 anos e aqui vou para a praia quase todo fim de semana, acho que não tem pele que aguente e um dia o melasma viria… Ainda bem que só veio agora. Deixo o link para voce ver:

    http://www.blogdabel.com/2015/02/fim-do-melasma-melanogel-touch.html

    Beijocas

  37. Marina26/03/15 • 21h16

    Melasma é uma guerra mesmo! Gostei da dica da argila e hipoglos, acho que vou testar, mas sabe o que melhorou (não 100%, mas melhorou) meu melasma no buço? Parar de tomar anticoncepcional! Eu tinha lido (será que foi aqui? Leio tanto sobre isso que nem sei mais hehehe) que o anticoncepcional podia afetar e como estava tendo outros problemas também, resolvi parar de tomar… a princípio não vi diferença, mas tinham me falado que demorava um tempo pro corpo ficar totalmente livre dele, então insisti… agora estou sem tomar há 3 meses e comecei recentemente a perceber uma boa diminuição do melasma! Vou aproveitar essas dicas pra tentar eliminar totalmente. Quem sabe, não é? =)

    • Vi06/11/22 • 05h39

      Mariana, assim que vc parou de tomar o AC percebeu que as manchas escureceram e aumentaram pra depois clarear?
      Comigo está sendo assim, elas estão escurecendo e aumentaram o espaço que ocupam no rosto
      Parei de tomar o AC há 1 mês e 20 dias ….

  38. Laura26/03/15 • 22h18

    Cony, o filtro com óxido de zinco da skin ceuticals tem a versão com cor, então o rosto não fica branco. Dá uma olhada. Ele fede mas funciona!!! Comecei a usar depois que tomei um torrão de sair bolha (!!!) com Nivea PFS 50. Meu dermato se rasga de elogios ao filtro da skin ceuticals. O com cor é esse: http://www.skinceuticals.com.br/physical-fusion-uv-defense-spf-50/p

    • Constanza27/03/15 • 00h07

      Animei! Mt comentado aqui hein…

      • Laura27/03/15 • 14h30

        Testa! Só a sensação é meio estranha, parece que a gente tá passando areia no rosto.. rs

    • Bruna Costa27/03/15 • 15h42

      “ELe fede mas funciona” hahaha
      mulher sofre!

  39. Roberta26/03/15 • 23h04

    Oi, Cony
    Leio o blog todos os dias há anos e quase nunca comento =P
    Não tenh melasma, mas a minha experiência com a pasta d’água na adolescência foi incrível. Ela acabou com a acne, deu mais resultado que todos os outros tratamentos que fiz.
    Beijo

  40. Eliane Cunha26/03/15 • 23h09

    Fernanda qto tempo vc fica com a argila no rosto? Ao retirar o q vc aplica no rosto?

  41. Leticia26/03/15 • 23h13

    Olá, eu moro em fortaleza e pratico kitesurf e além disso trabalho em obra, ou seja; me exponho excessivamente ao sol! Ja testei todo tipo de protecao solar pra entar na aguá e pra mim o melhor que ja inventaram foi o cenoura e bronze stick, tem o kids e o sport, me adaptei a ele melhor que o hipoglos, pq nao precisa ficar com cara de fantasma na agua, e também é super barato! Uma pena só ser dificil de achar, aqui em Fortaleza não vende mais mas acredito que em Sao Paulo, Rio, etc seja facil de achas nas farmácias! Bjus

  42. Thays26/03/15 • 23h33

    Cony,
    Sofro tbm mto com o melasma, e assim como todas, ja fiz e passei de tudo!
    Faz 3 meses que passo 2 acidos manipulados ( hidroquinona, biowhite….) um pela manha e outro a noite, melhorou, nao mto mas com make tava ficando ok! E a 2 meses parei com o anticoncepcional, melhorou mais ainda, as vezes nem passo make pra sair, embora as manchas estejam la!
    semana q vem vou pro Caribe, comprei meu chapeu uv line, protetores extra( uso la roche 60. Ha mto tempo) a dermato me disse pra relaxar e sempre retocar o protetor, isso praa sempre, nao so pra viagem!
    Vou levar uma pasta dagua, pois os dias de sol intenso, barco e mergulhos pelo menos estarei mais tranquila!
    Valeu por todas as dicas sobre melasmas!

  43. Marcia Aguiar27/03/15 • 00h38

    Não tenho melasma, mas nascida e criada no Rio, na beira da praia, usei muita pasta d`água pra me proteger do sol. Minha mãe me deixava parecendo um índio pintado e o troço funcionava mesmo. Na minha infância não existia filtro solar no Brasil e a pasta d’água era um hit de vendas nas praias. 🙂

  44. Dani27/03/15 • 01h01

    Cony, não tenho problema de melasma, mas desde criança tenho alergias na pele. Era alergia de fralda, alguns tecidos, picada de inseto… Depois fui crescendo e descobrindo novas alergias, como bijuterias, creme de corpo, protetor solar, ácidos e a maioria das maquiagens. Mas o que eu queria dizer é que quando bebê a pediatra mandava minha mãe passar pasta d’agua, então ela me acompanha desde sempre e para mim funciona para acalmar a pele e não ocasionar manchas oriundas das alergias. O fato é que mesmo sofrendo de alergias na pele não tenho nenhuma mancha de sol, nem nada pq a pasta d’agua é minha fiel amiga (bom, acredito que seja por causa dela, pq vou te falar viu? Tantas vezes que eu fiquei roxa, vermelha e coçando!). Acho que vale o teste. E é só passar um pó que ela some no rosto (no meu caso só o da Mac e o da Contem 1g que não me dão alergia.)

  45. Pedro27/03/15 • 07h50

    Eu jamais usaria pasta d’água ou Hipoglós como protetor solar. Sim, eles contêm óxido de zinco. Sim, óxido de zinco é um ativo maravilhoso que costuma ser usado em muitos protetores solares (exemplo: Bioré UV Perfect Face Milk, SkinCeuticals Sheer Physical UV Defense etc.). Aliás, há um post no meu Instagram (@cosmeasia) só sobre o óxido de zinco.

    Porém, para o óxido de zinco proteger adequadamente a pele ele deve estar disperso de forma correta (o que exige bastante conhecimento técnico e científicos das empresas e dos formuladores), deve estar em grande concentração, ter as partículas entre determinados tamanhos etc. etc. etc. Como pasta d’água não é um protetor solar, como nem FPS é informado, usá-lo para proteção solar é praticamente como dar um tiro no escuro (com enorme chance de errar o alvo, até porque óxido de zinco é muito eficiente contra os UV-A, mas pouco contra os UV-B).

    • Isa SV27/03/15 • 10h57

      Pronto. Arrasou rsrs.

    • Maria Fernanda27/03/15 • 14h06

      clap, clap, clap.

      tb sou contra usar esse tipo de coisa qdo a indústria de dermocosméticos investe tanto em pesquisa.

      E outra, me diz como é q vcs dormem com hipoglós no rosto??? o travesseiro acorda todo melecado?

      • Cristine27/03/15 • 21h20

        eu uso Bepantol (mesma função da hipoglós) mas sem cheiro e não fica melecado, uso nos lábios direto, é ótimo, e uso o de baby mesmo, que não vou pagar o dobro do preço no outro só pela embalagem ser diferente.

    • Cindy27/03/15 • 15h57

      Pedro!!! <3 <3
      Já ia postar aqui: Contanza, chama o Pedro!!! rs

      ass. fã do Cosme Asia (e do Futilish, óbvio) – antes que vc pense que sou alguma stalker… kkk

  46. Ursula Metelmann27/03/15 • 08h21

    Como dermatologista poderia discorrer um longo tempo sobre o óxido de zinco usado como protetor solar, porém sendo objetiva, é importante saber que o OZ protege apenas a radiação UVA, e não a UVB, portanto manchas e câncer de pele ainda poderão ocorrer pela proteção incompleta. Protetores solares chamados físicos, que contenham apenas OZ, são destinados a grávidas e peles sensíveis, que não podem entrar em contato com as substâncias químicas dos protetores químicos. O OZ adicionado no protetor solar combinado (físico e químico), tem estrutura molecular adequada, tamanho da partícula, diluição, não deixa a pele tão branca, dentre outras características. E por ultimo, quem tem MELASMA NÃO PODE TOMAR SOL EM NENHUMA ÁREA DO CORPO, NÃO ADIANTA APLICAR PROTETOR NO ROSTO E TOMAR SOL NO CORPO, porque existem hormônios ativados na ponta do pé, que irao circular e ativar o melasma.

    • Constanza27/03/15 • 11h17

      Nao tem nada comprovado sobre isso de tomar sol no corpo e ativar o melasma no rosto. Ja pesquisei muito e não existe comprovação cientifica!

      • Cristine27/03/15 • 21h24

        segundo meu dermatologista, até se eu abrir a porta do forno quando estiver assando alguma coisa, aquele bafo quente que sair de dentro vai manchar minha pele, entrar dentro de um carro que estiver quente de sol, mesma coisa. E pelo menos em mim acontece isso mesmo, qualquer parte do corpo que o sol bater irá manchar.

  47. Michelle27/03/15 • 08h25

    Gente…senta que vai ser grande o post. rs.
    O óxido de zinco já é utilizado em vários protetores, dentre eles o Minesol da Roc e os da SkinCeuticals. Inclusive ele é um dos responsáveis pelas reclamações do “deixou minha pele esbranquiçada”. Para utilizar somente o óxido de zinco como protetor, tem que ter uma concentração mínima (25%) que deve ser utilizada e vc vai ficar sim com a pele + branca. Se vc for um fantasminha branquelo como eu, dá até p/disfarçar. Conversem com o dermatologista, pesquisem e não saiam usando qualquer coisa. Não é só tascar pasta d’agua no rosto ou pomada de bebe e pronto. Pra quem se interessou, segue a faixa de proteção do óxido de zinco.

    Faixas de proteção do óxido de zinco:

    Bloqueio de raios UVA (320-400 nm)

    Bloqueio de raios UVB (280-320nm)

    Obviamente, por ser uma barreira física, tem bloqueio dos raios ultravioleta. Na Austrália, as crianças usam pomadas de óxido de zinco na pele para ir a praia. Pra quem se interessou tem artigos falando sobre a eficácia do produto (Dra Elizabeth Hale, da Califórnia School of Medicine deem um google). Um dermatologista alemão (Dr. Herbert Kirchesch) especialista em albinismo, fez uma mistura de óxido de zinco + creme para ser utilizado pelos Albinos no Quênia. Enfim…leiam, conversem com o dermato e joguem no Google. rs

    http://www.dw.de/german-sunscreen-for-african-albinos/a-16163208
    http://www.albinism.org/publications/sunprotection.html

  48. Giovana27/03/15 • 08h33

    Oi Conny! Eu sei muito bem o que é lutar contra o melasma, investir em tratamentos caros no inverno, e depois o melasma voltar no verão. É decepcionante! Olha, depois de experimentar quase tudo que vc pode imaginar, troquei de dermatologista e ela me prescreveu 03 produtos e uma rotina super simples, para combater o melasma mesmo curtindo o verão. Pela primeira vez curti a praia, a piscina e o sol sem melasma e sem culpa. Menina, eu estava esperando o meu companheiro de todo verão voltar, e o melasma não voltou! Ah!!! Musiquinha de vitória…rs
    Anota aí e experimenta que é sucesso. Comigo funcionou:
    1- Protetor solar SkinCeuticals Sheer Physical UV Defense SPF 50
    2- Clariderm Professional pela manhã antes do filtro, se não for à praia ou piscina, se for passar somente a noite.
    3- Triluma, aplicar nas manchas à noite nos dias que não se expor diretamente ao sol.
    Basicamente, a minha rotina é a seguinte: durante a semana eu uso o Triluma nas manchas à noite, e o Clariderm pela manhã antes do filtro. Quando vou pegar um sol no final de semana, um dia antes troco o Triluma da noite pelo Clariderm, e uso o protetor solar na praia e piscina, reaplicando sempre claro! Minha pele está linda e uniforme como nunca imaginei depois de um verão. Em abril ela vai trocar os produtos, pois me disse que é um tratamento de verão. Ah! Fiz o laser Spectra o ano passado e achei uma droga! bjsss no core!

  49. Flavinha27/03/15 • 08h50

    Essa pasta d agua não é aquela que fica branca?

  50. Núbia Cavalher27/03/15 • 10h07

    PRECISO DE TESTAR TODAS AS MIL E UMA UTILIDADES DESSE ÓXIDO DE ZINCO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E os comentários são ótimos, um verdadeiro google!
    Bjos Cons! Por favor, continua fazendo muitos posts sobre soluções baratinhas!!!

  51. elenice27/03/15 • 10h12

    oi fERNADA, da a dica da argila e hipoglos, moro aqui em governador valadares(mg), o sol aqui racha o cara…. : (

  52. Ana Souza27/03/15 • 10h26

    Estava só aguardando o comentário do Pedro heeehh, adoro o blog dele e sempre que vou comprar algum cosmético japonês vejo se o blog tem resenha. Foi através do Pedro que conheci o melhor protetor solar do mundo o Bioré Aqua Rich. Confio muito na opinião dele.

    Bjus Constanza!!

  53. Emanuelle27/03/15 • 10h27

    Vou comprar uma pasta d´água jáaa!! Valeu pela dica!! Também desencanei e fui a la praia…rs bjs Cony

  54. Bruna27/03/15 • 10h31

    Ola Constanza! A informação procede sim, sou farmacêutica especializada em cosmetologia e o óxido de zinco é um protetor físico presente na composição de mtos filtros solares, geralmente os infantis, pode reparar q filtros infantis deixam a pele um pouco esbranquicada. Já existe outro mais utilizado q é o dioxido de titanio. Eu indicaria a continuidade do uso do filtro (com cor tipo base, gente sempre usem o com cor pra proteger da luz visivel) e o oxido de zinco só no melasma…
    Qto às argilas, eu uso e amo! A verde serve pra peles oleosas e acneicas, a branca hidrata e clareia (eu uso essa), a vermelha pra peles maduras pois da uma esticada nas rugas e a amarela pra esfoliação (tipo um peeling leve), tb podem ser misturadas (as vezes misturo a branca com a verde) e sempre faço a mistura da argila com agua thermal. Espero ter ajudado! Bjks.

  55. Helô Valliatti27/03/15 • 10h45

    Tenho 26 anos e desde que parei de tomar pílula parece que voltei a ser adolescente, de tantas espinhas, cravos e oleosidade 🙁 Ontem li esse post e já fui correndo na farmácia comprar a pasta d’água. Passei em todo o rosto ontem de noite, e minha pele já está outra, tô pasma! Já são quase 11 da manhã e nada de ficar com o rosto brilhando ainda (meu rosto começa a ficar oleoso já uma hora depois da limpeza matinal). Óbvio que ainda não deu jeito nas milhões de espinhas pois usei só uma vez, mas melhorou muito o aspecto da minha pele, fiquei muito feliz 😀

  56. Fernanda27/03/15 • 11h04

    Oi! Postei um comentário ontem e algumas pessoas fizeram perguntas. Aí vão as respostas: a argila foi comprada em loja de produtos naturais e custava R$ 7,00 da última vez que comprei (deve ter aumentado o preço por causa da demanda: muita gente que conheço foi lá comprar! Inclusive para levar para amigas melásmicas de outros países!). Um pacotinho demora bastante para acabar. Uso um colher de sopa rasa e a mesma medida de água ou leite de magnésio. Limpo o rosto, passo a mistura, deixo no rosto por meia hora e retiro apenas com água. O hipoglós, em geral, durmo com ele com rosto (só é possível se for dormir sozinha, né?). A argila foi indicação de uma amiga que contou que a mãe tirou as manchas de gravidez usando-a (ela usando argila do barranco do rio! e fez isso a mais de trinta anos quando os cosméticos industrializados não eram acessíveis para todos). O leite de magnésio foi sugestão de uma esteticista. E o hipoglós foi uma decisão minha depois de consultar praticamente todos os produtos disponíveis em uma farmácia (obrigada ao balconista!) e constatar que era o que tinha maior concentração de vitamina A (retinol). Além disso, o hipoglós tem oxido de zinco que é antisséptico, adstringente, hidratante, cicatrizante e é a base de muitos produtos para proteger a pele. É isso!

  57. Lenice27/03/15 • 12h41

    Ola… achei muito interessante essa reportagem. http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2012/05/20/interna_tecnologia,295316/pesquisa-questiona-presenca-do-oxido-de-zinco-no-protetor-solar.shtml

    “Os pesquisadores franceses concluíram que o óxido de zinco não é toxico para a pele, mesmo em tamanho muito pequeno, e ainda oferece um benefício muito grande para a saúde, que é a proteção contra a radiação ultravioleta.” Segundo a professora, o óxido de zinco tem outras vantagens: diminui o risco de haver reação alérgica com o uso de filtro solar, possibilita aumentar o fator de proteção e faz com que o produto seja mais eficiente, refletindo uma variedade maior de raios solares.”

  58. Ju27/03/15 • 13h02

    Oi Cony, quando vou ficar muito tempo exposta mergulhando uso este daqui http://www.amazon.com/Ocean-Potion-Spf45-Oxide-3-pack/dp/B004KEQNE4/ref=sr_1_6?ie=UTF8&qid=1427471636&sr=8-6&keywords=ocean+potion
    Eu achava que ele era oxido de zinco mais protetor. Mas agora to achando que é só oxido de zinco. To sem o pote aqui pra ver a formulaçao exata. Só sei que é bom e barato. nao me dá espinhas e não é muito oleoso.
    bjos

  59. Ana Karina27/03/15 • 13h19

    Quando comecei a ler o post,a primeira coisa que me veio a cabeça foi o Pedro!Quem o acompanha esta careca de saber sobre o OZ, o que ele faz com propriedade em suas explicações.Estava só esperando ele vir comentar sobre o assunto…

  60. Raquel27/03/15 • 14h15

    Olha, não sei se alguém já falou aqui, mas óxido de zinco costuma ser uma das bases de protetores solares fisicos. Eles não reagem com a pele, por isso são recomendados pra crianças e pessoas com tendências a alergias. Por não reagirem, são mais duraveis e muitos nem precisam de reaplicação. Os protetores quimicos devem ser reaplicados pois para funcionar eles precisam reagir e depois de algum tempo começam a se decompor.
    Eu uso protetores asiaticos, como aqueles que aparecem no Cosme Asia e quando vou remover a noite está tudo lá. Passo só de manhã e mesmo morando em uma cidade bastante ensolarada no final do dia minha pele continua da cor natural, sem bronzear nem queimar.
    A única coisa chata desses protetores é que em fotos a gente sai mais branca e algum deles deixam a pele esbranquiçada, precisando corrigir com base. Eu não volto mais pros protetores quimicos, por infinitos motivos…

  61. Bruna Costa27/03/15 • 15h43

    Lembro que passava pasta d agua quando era criança e ficava muito queimada de sol!

    Mas funciona como protetor solar mesmo?

  62. Mariana27/03/15 • 17h29

    Não tenho melasma, porém tenho uma conhecida que tem e, por ordem da dermatologista, usa a seguinte combinação: primeiro passa hipoglós, depois passa o protetor solar, e por último passa base (pra tirar o branco). Até sugeri que ela trocasse o protetor e a base por um protetor com cor. Só sei que ela tá com uns 45 anos e a pele está ótima.

    Acho que pra quem não sente melhora com nada, não custa tentar, né?

    Se eu não me engano, o site da Skinceuticals explica a diferença entre protetores físicos e químicos.

  63. Paty Penna27/03/15 • 19h19

    Oi Cony!
    Pasta d’agua faz parte dos cosméticos/remédios velha guarda de quem vai a praia, tipo eu com 41 anos usava na infância qdo queimava demais no Sol. Lembro q na minha adolescência tb tinha muito surfista q usava… Enfim mais uma vez um item das antigas impondo respeito e entrando para o rol dos infalíveis junto com Maravilha Curativa, água boricada, iodex, polvilho antiseptico…

  64. Andressa27/03/15 • 20h07

    Eu uso um protetor solar japones com oxido de zinco muito bom, totalmente fisico e nao fica esbranquicado, pelo menos na minha pele. http://cosmeasia.com/2013/03/13/nivea-sun-protect-water-milk-mild-spf-50-pa/

  65. Priscila Manica27/03/15 • 20h42

    Cony também tenho um melasma na testa, um saaco, já testei várias coisas tbm, triluma, cosmelan, peelings e nada, o danado só cresceu mais…. Fiquei com esperança vendo este post, quem sabe né! Haa eu amoo seu blog, acho vc muito autêntica, engraçada e bem humorada! E tbm amo ver que tem alguém que adora fufus como eu! Hahaha
    Mil beijos

    • Constanza28/03/15 • 00h17

      ❤️❤️❤️❤️

  66. Daniela28/03/15 • 00h37

    É um protetor solar físico. Ótimo para peles sensíveis, pois praticamente não causa reação alérgica. Porém, péssimo para quem tem tendência a acne, pois a obstrução dos poros pode causar as inflamações.

  67. mari28/03/15 • 15h02

    gente, entendi direito? a mulher falou q comprou numa loja de dentista, mas o oxido q vcs estao falando eh basicamente comprar uma pasta dagua???

    minha dermato ja tinha comentado isso…se eu queria ficar igual surfista na praia rs

    agora essa dica resolveria? pingar a base dentro do produto para nao ficar tao branco? alguem ja testou?

    por enqto, to esperando os biore q comprei no amazon e estreiar o photoprot 100 com cor.

    vou fik pu… se tiver gasto tudo isso a toa hahahaha

  68. Manoela30/03/15 • 11h30

    Meninas,

    Também sofro de melasma e uma das muitas dermatologistas que fui me indicou usar na praia e piscina um protetor solar infantil da Dermatus chamado PHOTOPLUS BABY FPS 30 BLOQUEADOR SOLAR. Ele é composto por Dióxido de Titânio Micronizado, Óxido de Zinco Micronizado, Óleo de Amêndoas Doces e Vital ET®. Como é feito para criança, gruda da pele e a deixa com um aspecto esbranquiçado, mas por cima dele coloco um protetor com cor, como o Avene Toque Seco com cor FPS 50+.

    Mas depois desse verão infernal que tivemos, pensei que talvez o ideal seria passar um protetor mais completo por baixo, como o Biore ou Isdin Ultra Fusion Fluid FPS100, depois uma camada do Photoplus Baby que gruda tudo e por cima o Avene com cor. Será? Vou confirmar a eficiência dessa combinação com minha dermatologista.

    Diariamente uso o Bioré Perfec Face MilK 50+ PA++++ (também rico em óxido de zinco) e por cima o Missha Perfect Cover BB cream SPF 42 PA+++, que tem uma boa cobertura e deixa a pele com um aspecto bastante natural.

  69. Carol31/03/15 • 03h01

    Cony, sou mais uma fiel leitora portadora de melasma. Eu também fiz o spectra e Durante as sessões meu melasma sumiu totalmente, mas…foi só terminar o pacote milionário que o bendito voltou! Como dindin não está fácil joguei a tolha também. Hoje eu tenho usado o Bioré Aqua Rich Whitening STF 50+ pa+++ e posso afirmar que as manchas clarearam consideravelmente (eu não uso mais nada). Com relação ao óxido de zinco vale uma consulta…acredito que a indústria farmacêutica realmente nos afasta de soluções simples… Só pra exemplificar – e fica a dica 😉 – eu sempre tive alergia de desodorantes…tentava de tudo e usava alguns muito caros e ainda assim ficava sofrendo até que uma amiga disse que usava leite de magnésia. Passei a usar também e é incrível!!!! Não tenho mais alergia e fico sempre cheirosinha…sempre. Aí eu pergunto….quem sabe disso? Quase ninguém…. Falei demais! rsrs Adoro o Fufu e torço muito pra que você seja sempre muitoooo feliz! Beijos.

    • Constanza31/03/15 • 10h56

      Obrigada Carol 🙂

    • Manoela01/04/15 • 16h05

      Carol, queria que falasse um pouco mais do que aconteceu pós Spectra, já que as opiniões sobre o laser são bastante divergentes. Em quanto tempo voltaram as manchas? Voltaram piores ou à estaca zero? Você estava usando cremes clareadores em casa ou já estava na fase de manutenção no consultório, com 1 sessão de Spectra a cada 1 ou 2 meses? Desculpa o interrogatório, mas como morro de curiosidade de testar, queria saber os prós e contras.

  70. Erica01/04/15 • 09h16

    Constanza, sou de BH como você.
    Experimente o tratamento da Adélia Mendonça é maravilhoso! Mudou minha pele!

    bjos!

    • Manoela01/04/15 • 16h08

      Erica, que coincidência! Acabei de descobrir o tratamento clareador da Adélia Mendonça aqui na internet e fiquei curiosa. Você tem melasma também? Vi que os produtos não contêm hidroquinona, o que me interessa muito.

  71. Caroline14/04/15 • 10h36

    Depois de ler esse post, fui correndo comprar a pasta d’água. Já no primeiro dia de uso me encheu o rosto de micro espinhas. Minha pele não é tão oleosa, é mais pra mista. Como uso o Blemish Age Defense da Skinceuticals resolveu logo. Não contente, na semana seguinte usei novamente, pra ter certeza que era mesmo a pasta d’água que tinha causado as espinhas e o resultado foi o mesmo. Infelizmente pra mim não deu certo.

  72. Chris20/04/15 • 00h25

    Óxido de zinco pode funcionar (barra fisicamente, como uma capa, a penetração dos raios solares), mas tem inconvenientes. A pasta d`água, que o contém, é hoje em dia muito diluída, o que leva a uma distribuição irregular sobre a pele. O aspecto esbranquiçado é um inconveniente estético. Outras formulações que o contêm, como Minâncora, Bepantol, Hipoglós têm consistência suficiente para cobrir bem a pele, mas são bastante oleosas. Podem obstruir os poros e provocar acne. Acho que o desafio é mesmo achar um protetor que tenha filtro físico (óx.zinco/titânio) em quantidade suficiente para proteger bem e não deixar aspecto muito esbranquiçado.

  73. Camila28/06/15 • 18h51

    Oie flor, tudo bom? Poderia me dizer o nome do seu dermatologista? Tenho melada fortíssimo e estou a procura de um especialista para tentar melhorar o aspecto. Sou de fortaleza também! Abraços.

  74. Camila28/06/15 • 18h51

    ops Melasma****

  75. maria do carmo02/09/15 • 20h20

    quero saber qual filtro solar para pele negra q ñ muda o tom da pele e nem fica esbranquiçada,alguem pode me ajudar? obgda

  76. Raquel08/11/15 • 19h51

    Li tudo…post…comentários…tudinho. Continuo na mesma. Estou muuuuiiittto mal. Meu melasma nas bochechas não saem nem com corretivo e base de tão forte. Parecem um asa de borboleta (e das grandes) de cada lado 🙁 Tristeza e falta de estima me definem. Nem consegui entender se a Cony aprovou ou não o Spectra que seria a única coisa que ainda não tentei por causa do din din…no momento uso um protetor da Isdin. Tenho a zona T muito oleosa e notei que piorou a oleosidade…conclusão: #desesperada #melasmanãoédeDeusnão #socorroCony 🙁

  77. Ana29/12/15 • 12h20

    Olá a todos…bom, meu depoimento eh um pouco “diferente” do que li aqui até agora: Sim eu tb tive manchas em várias partes do rosto, mais intensamente nas bochechas…na minha experiência minhas manchas eram 100% por motivos gastro-intestinais. A mancha da bochecha, por exemplo, a eras a medicina chinesa já ensinava que eh um sinal de que a visicula biliar estah com problemas(possivelmente pedras), Jah a região do busso relaciona-se com o estômago…e por aih vai…
    Hoje depois de tratamento e dieta não tenho mais pedra na visicula nem mancha na bochecha, ; no momento estou tratando do estômago. Bom, acho q a cura aqui vai bem mais alem de passar um protetor, observem a dieta. Bjos

  78. Isaac Rodrigues09/02/16 • 11h57

    Tenho 16 anos e a 2 anos e meio convivo com a acne.. desde que começou esse problema comecei a comprar sabonetes asepxia e minha pele só piorava, ficava vermelha e aquela sensação de ressecada e ardência as vzs.. até que o problema piorou e muito e resolvi ir à um dermatologista.. ele me disse que minha acne era de grau II e que só estava daquele jeito por eu usar o sabonete asepxia..
    Pois bem.. ele me receitou 3 pomadas pra eu usar durante 6 meses sem parar..
    As pomadas eram.. TROK CREME -impede que as bactérias se proliferem em infecções
    BENZAC AC 10- age diretamente contra a acne, pois contém peróxido de benzoíla 5%
    E a melhor e menos esperada
    BENZEVIT PREVENT-contém óxido de zinco como princípio ativo e vitaminas A e D
    Possui ação cicatrizante secativa hidratante
    Ate então só conhecia a pomada por ser usada contra assaduras
    Comecei a passar as pomadas.. TROK E BENZEVIT de.manhã e à tarde e BENZAC AC à noite antes de dormir
    Em 1 semana a acne tinha secado totalmente, porém as manchas e cicatrizes ainda estavam bem visíveis, continuei usando e em 1 mês.minha pele estava totalmente renovada.. hidratada com tom mais uniforme branquinha sem aquela sensação de ressecada e vermelhidão
    As manchas comecaram a desaparecer após o 3° mês de uso e após 7 meses de uso restou apenas uma cicatriz mais profunda.. difícil de sumir.. as manchas desapareceram minha pele ficou sem marcas de expressão e totalmente renovada..para o que era antes e para o que está agora melhorou em 99%..tudo isso em 7 meses.. quem tem acne sabe como é enjoado lidar com isso e às vzs pensamos que nunca vai acabar.. mas quis compartilhar isso pois sei que tem muita gente com esse problema e alguns com grau de acne até mais grave que o meu (pois tem do grau I que é o mais comum até o grau V que e uma forma gravíssima em que o rosto fica deformado.. )
    Aqui onde eu moro é vendida sem receita as pomadas
    Em alguns lugares precisa de receita
    Vá a um dermatologista e peça pra ele receitar essas 3 pomadas
    São milagrosas
    Podem ser usadas até na acne de grau IV
    Porém é preciso paciência e persistencia.. pois o tratamento demora 7 meses e não pode parar de passar.. não deixe faltar por mais de 3 dias..
    As 3 pomadas são importantes no tratamento ..use todos os dias e verá os resultados rápidos

  79. Lilian09/07/16 • 15h54

    Comentários ótimos nesse post, hein? To me sentindo expert em melasma já. Parabéns!

    Pra mim, o que tem sido tiro-e-queda pro melasma é:
    Vitanol A 0,025 à noite em dias alternados,
    Biore Aqua Rich + Episol FPS 70 com cor 3x ao dia,
    Filtro solar oral (fórmula manipulada) de manhã e à noite.

    Olha, eu sofro com problemas de pele desde os 15 anos, devido a disfunções tireoideanas, mas essa receita aí reduziu linhas finas ao redor dos olhos e um melasma estranho na testa!

    Fica semi-baratinho e super funciona!
    Bjs,
    Lilian

  80. Celeste Gouvea09/08/16 • 01h00

    Minha dermatologista em Santos, passou no meu rosto uma máscara da dermamelan, fiquei 8 hs com essa máscara no meu rosto e ela tb me prescreveu o dermamelan em creme, que eh um tratamento p ser feito em casa, no dia seguinte da aplicação da máscara e para dormir todos os dias no rosto até q o pote de 30 ml acabasse! Passava no rosto inteiro para dormir, fiz isso durante 1 mês! A pele fica em carne viva, na primeira semana, pois descamava todos os dias. Qdo estava muito vermelha e sensível passava o aquaphor no rosto, que tem a mesma textura da vaselina e eh altamente hidratante. E na noite seguinte, continuava dormindo com o dermamelan. O dermamelan eh fabricado na Espanha e da mesma família do Cosmelan, porém 25% mais forte e sem hidroquinona, o que eh maravilhoso! O resultado eh milagroso, a sua pele renova a cada dia, fecha os poros e o resultado eh uma pele literalmente de porcelana! Tive que prescrever esse tratamento p praticamente todas as minhas amigas, que elogiavam a minha pele e me pediam! Pela manhã essa mesma dermatologista me prescreveu a vitamina C, E e acido felúrico da Skinceutical, protetor solar com base da Heliocare F 50, e tomar o Heliocare em cápsulas todos os dias! O meu melasma se alastrou e piorou muito por causa de laser e principalmente da luz pulsada! Um verdadeiro crime! Mantenham distância de laser! O tratamento com o peeling químico da dermamelan eh a melhor coisa que existe para o melasma! Porém extremamente caro, quase U$500,00 o kit com o creme e a máscara! Eu moro nos EUA, e compro na Amazon daqui! E tenho cuidado eterno com o sol! O ideal eh usar a pasta d’água somente em cima da mancha e o protetor solar com base no rosto inteiro, sempre protegida de um chapéu! Espero ter podido ajudar com essas dicas!

  81. Elaine16/11/16 • 21h54

    Fui para Porto seguro e misturei uma base mais escura q minha pele com a pasta d água para não ficar branco… tipo fantasma… voltei sem o melasma escurecer… So usei a mistura… e deu super certo…… prefiro ficar na praia com cara de máquina q voltar com as manchas gritando….. super indico

  82. Celia01/12/16 • 09h19

    Quero saber como usa a argila verde e o hipoglos nas manchas, melasmas…. qual a proporção.. e quanto e quanto tempo, eu uso os dois? É os dois no mesmo dia?

  83. Roberta18/12/16 • 13h18

    Seguinte: tenho 55 anos e melasma desde uns 39..
    Tentei TUDO. Mesmo. So agravava ou voltava ate c CALOR apenas. Detestava minha cara cor de cera enquanto todos c carinha bronzeada.
    Um dia liguei p um estudio de ratoo e falei c tatuador se ele poderia camuflar minhas manchas. Ele me aconselhor a passar PROTETOR SOMENTE NAS MANCHAS.
    ASSIM FIZ porem com HIPOGLOS.
    Deixando bem grossa a camada e sendo bem detalhista SONENTE NAS MANCHAS e oeguei sol na varando tipo 30 minutos pir dia.
    Resultado: o resto do rosto bronzeia e as manchas nao ficam evidentes.
    Gente, esse foi o melhor de tudo!! Uniformizar o rosto e ter carinha saudavel.

  84. Simone21/12/16 • 22h06

    Olá meninas, eu pesquisei sobre o óxido de zinco e li que ele é um vilão que pode causas tumores malignos na pele.
    Tomem cuidado.

  85. Caromina09/01/17 • 00h42

    Nossa estou amando seus posts sobre o terror da minha vida: o melasma.

    Surfo e moro no Rio de Janeiro, ou seja até em dias sem sol, é quente!

    Estou desesperada!

    A mancha aumenta sem parar e nada mais faz efeito nela…triste!

    Vou tentar a proteção com esse zinco ….

    E tb vou correr atrás desse novo que você falou que o Bruno faz…

    Continua contando suas vivências sobre esse assunto pois nós vivemos

  86. Luciana Dantas22/07/17 • 14h20

    Amiga também sofro com melasma,ja tentei de tudo e sempre volta,vou testa esse produto .

  87. Cláudia13/08/17 • 08h25

    Olá, tenho melasma há 15 anos. Já fiz todos os tratamentos indicados, então vou testar o óxido de zinco e, assim que obtiver um resultado volto para compartilhar.
    Sei o quanto é difícil (con)viver com melasma!
    Até breve,
    Cláudia.

  88. Beth17/09/17 • 09h15

    Curei total meu melasma de mais de 10 anos com creme clareador e laser led azul com a Dra. Patricia Cobianchi de Lorena SP ela atende também em São Paulo bairro Higienópolis. Cinco meses de tratamento e 2 meses de cura total. Centenas de pessoas de vários estados já fizeram este tratamento e se curaram totalmente fazendo apenas manutenção fiquei sabendo sobre Dra. Patricia pela internet em entrevista que ela deu rede vida para Claudete, dermatologista competente, simpática e amiga dos pacientes, não visa somente lucros e sim a cura é bem estar dos pacientes.

  89. midian lima28/09/17 • 10h49

    na verdade o oxido de zinco é um protetor solar do tipo fisico, por ser branco ele tem 100% de transmitancia…istoé, reflete os raios uva e uvb

  90. Anizeth Gomes07/10/17 • 21h53

    Oi gente. Estou chocada com essas informações sobre o óxido de zinco. Alguém poderia me passar uma fórmula de protetor solar com óxido de zinco e dióxido de titânio pra que eu possa manipular?

    • Christiane12/11/17 • 16h48

      Boa Tarde outra solução é comprar o pó de oxido de zinco misturar a 10% num creme neutro e acrescentar um pouco de óleo de cenoura para amenizar a cor branca, tira completamente o ar de fantasminha e funciona para proteger do sol e parece maquiagem leve, basta acertar o tom de sua pele

  91. Christiane12/11/17 • 16h47

    Boa Tarde outra solução é comprar o po´de oxido de zinco misturar a 10% num creme neutro e acrescentar um pouco de óleo de cenoura tira completamente o ar de fantasminha e funciona para proteger do sol e parece maquiagem leve, basta acertar o tom de sua pele

  92. Karen05/12/17 • 17h12

    Oi! Vi vários sites falando super bem da pasta d’água, então resolvi testar. Fui surfar e deixei meu rosto bem branco antes de cair na água, e depois de 2h eu passei de novo. Meu rosto ficou MUITO vermelho e ardido. Não entendi porque não funcionou comigo! Estava tão esperançosa 🙁

  93. Fernanda D´Avila12/12/17 • 15h44

    Oie!!!
    O ÓXIDO DE ZINCO está presente nas composições dos proterores solares. Na vdd é ele que faz a proteção contra os raios solares. Adorei a dica e vou usar e testar. A industria farmacêutica, cosmética e alimentícia querem dominar tudo. Se podemos pagar mais barato e ter melhor resulado com produtos naturais, é isso que vamos fazer!!
    Beijos. 🙂

  94. Josy30/01/18 • 12h05

    Pessoal, sobre a dúvida sobre o óxido de zinco ser tóxico ou cancerígeno, na verdade o problema é quando ele é em partículas nano, aquelas tão minúsculas que são amplamente absorvidas pela pele. Na Amazon dá para comprar o pó de óxido de zinco não-nano, alguns já vem até com receita de protetor solar físico. No Brasil também tem, é que gosto de importar estas coisas porque são + fiscalizados fora. E outra dica é consultar o nível tóxico de cosméticos no site: http://www.ewg.org/skindeep/. Se o cosmético não constar neste site, dá para consultar os componentes dele, igualmente saber se têm riscos para a saúde. A grande indústria farmacêutica só quer dinheiro, temos mesmo é que nos instruir para melhor decidir o que é melhor para nós. Enquanto as patentes das substâncias estão em vigor, chove pesquisa a favor delas. Depois que vencem e ficam por lei liberado o uso para todos, daí chove pesquisa dizendo que outra substância é melhor (patente nova, claro). Nem tudo que é antigo é pior, nem tudo que é novo é melhor, e vice-versa. Tem de tudo. Mas tudo que é novo, vira desculpa para ser + caro e supostamente melhor… Estratégia de marketing.

  95. elisa04/02/18 • 19h19

    após dar umas lidas na net cheguei as seguintes conclusões:
    – protetor solar não garante qualquer protecao para o UVA mesmo que tenha PD++++++++, se tivesse um valor alto de proteção fariam questao de dizer.
    – protetor soloar protege reagindo quimicamente com a pele e evita o vermelhão mas o vermelhão é causado pelo UVB que atinge a superficie da pela, mas não protege do bronzeado que é causado pelo UVA, e o UVA é o que entra mais na pele e pode causar cancer de pele
    – zinco protege do UVA I e UVAII, e titânio protege do UVB
    – a pasta dágua possui 25% de zinco, e num dos comentarios do ewg precisa ter mais que 14% para oferecer alguma protecão pra pele
    – neste link (http://www.cleberbarros.com.br/opcoes-de-filtros-solares-para-fotoprotetor-excepcional/) existem alguns produtos modernos que oferecem sim proteçao efetiva contra o UVA, vi que o tinosorb está presente no skinceutical e o z-cote está presente heliocare
    – o ironico é que o z-cote é tipo o top da proteção UVA, e ele é apenas zinco micronizado, em outras palavras, é uma pasta dágua misturada com gel para não ficar branco.
    – no meu entendimento o unico problema da pasta dagua é ela ficar branca na cara, mas ela é melhor que protetor solar com zinco.
    – no meu entendimento ninguem conta a verdade porque pasta dágua é 5 reais e protetor por ser 200. acho que eles estão procurando fazer algo tão efetivo quanto a pasta dágua mas com patente pra poder vender e lucrar.

  96. Daniela25/05/18 • 13h23

    Para mim, a pasta d’água não foi boa…. Ajudou a escurecer mais as minhas manchas!

  97. Lidyane14/07/18 • 21h04

    Ola, por gntlz, ja vi em alguns produtos (bases, hidratantes faciais) com dióxido de titânio na formula. Sabe me dizer se qnd um produto tenha dióxido de titânio na formula ele oferece proteção contra luz artificial? Desde ja agradeço pela att. bjss

  98. Andressa24/10/18 • 00h36

    Oii, eu uso o protetor Isdn. Ja usei muito outros, mas por hora este esta sendo excelente!

  99. Camila02/11/18 • 02h25

    Boa noite, eu misturo pasta da água com creme ou filtro solar mesmo, e passo na pele, tem problema?

  100. Sisi Luciano23/11/18 • 13h56

    Apoia me queimar com purê de aipim em pleno verão fez melasma , e sério também estou usando pasta d`agua e estou curtindo muito, ando muito no sol , misturo ela a um pouco de creme hidratante e passo não fica branco.

  101. Sandra24/11/18 • 18h28

    Adorei o post e os comentários. Desde os 12 anos tive muita acne (grau 4), o que significa que já fiz todo tipo de tratamento em diversos dermatologistas e esteticistas. Tomei remédios, usei ácidos, passei cremes, sempre com disciplina. Até peeling cirúrgico já fiz. Aos 44 anos, acho que tantos tratamentos só contribuiram para piorar ainda mais a minha pele, que tem manchas e cicatrizes. É um círculo vicioso: quanto mais tratamento você faz, mais tratamento você precisa fazer. Muito gasto de dinheiro, muita energia despendida e como resultado, muito efeito rebote. Alguém pode pensar que só fui a dermatologista incompetente, que se achasse um bom dermatologista a história seria outra. Pode ser. Mas acho pouco provável que em 30 anos eu só tenha ido a dermatologistas ruins. Estatisticamente isso não faz sentido. Racionalmente eu concordo que se a industria investe tanto em pesquisa, tem que ter melhor conhecimento e produzir melhores produtos. Mas a prática parece contradizer esta racionalidade. Esse post se encaixa perfeitamente na minha experiência de vida com tratamentos de pele: quanto mais simples e barato é o tratamento que você faz, mas chances de acertar. Começarei hoje a usar a pasta dágua e a argila.

  102. Luciane Ferreira Guerreiro05/03/19 • 23h16

    Boa noite ,
    Não sei como , cheguei aqui. Li sobre o óxido de Zinco. No outro dia comprei a pasta d’água. Comprei tb um produto da La roche para colorir o filtro solar. E passei a usar. Estou sentindo minha pele clariando e ficando com uma textura mais firme. E então quis saber sobre a relação entre melasma e o óxido de zinco. Encontrei as últimas novidades sobre melasma:
    https://m.noticias.ne10.uol.com.br/coluna/questao-de-pele/noticia/2018/02/28/o-que-ha-de-novo-em-melasma-segundo-o-meeting-aad-2018-723241.php?utm_source=undefined&utm_medium=referral&utm_campaign=mobile-redirect

  103. Katia06/05/19 • 21h15

    Hoje comprei minha pasta d’água, encontrei uma amiga com o rosto super claro e ela tinha melasmas escuros, perguntei para ela qual o Tratamento e me falou pasta d’ água, todos os dias mistura um pouquinho da pasta com o protetor solar, passa no rosto todo depois usa um pó em cima, já está usando há 2 anos. Adorei a idéia e é super barato, vou começar amanhã! Tomara que dê certo!

  104. Eliane Campos08/08/19 • 20h11

    Eu uso já a dois meses, e tbm estou fazendo o uso do betametazona com acido salicílico, e digo de verdade q realmente funciona. Há, e eu parei de comprar o protetor solar, mas vou comprar pq a pasta exige mais tempo pra tirarmos os esbranquiçados. Mas so vou usar protetor quando estiver c presss

  105. Regiane17/08/19 • 22h07

    Eu tenho melasma ,e pesquisado sobre o q eu poderia usar nas minhas manchas descobri ,o oxido d zinco ;comecei usar minhas mancha estao cada dia mas clara :amei e super indico.

  106. Paulo19/08/19 • 19h37

    Boa noite
    Minha esposa está com melasma na área T do rosto.
    Ela gasta uma grana com tratamentos de ácidos e protetores
    E não resolve nesta área T.
    Eu li está reportagem sobre a pasta d’água
    E comprei a pastas d’água, ocido de zinco a 25%
    Gostaria de saber se a % está correta
    Ela pode usar só como protetor solar.
    E como ela deve aplicar o uso desta técnica.
    Obrigado boa noite.

  107. Karina07/11/19 • 18h46

    A pasta d’água é maravilhosa, uso como protetor solar. Eu faço assim: Misturo a pasta d’água com uma base de tom mais escuro do que uso, e coloco também um pouco de protetor solar desses por corpo baratinho (obs: sendo oil free). Se sua pele for seca vale incluir na mistura um pouco de bepantol líquido.
    A melhor parte é que não precisa retocar.

  108. Jorge Paulo Moyses20/11/19 • 13h43

    Funciona muito bem, pena que os “profissionais” não indicam para os pacientes. Porquê será hein ?

  109. Patrícia10/12/19 • 13h16

    Ola, eu faço natação 10h da manhã onde o sol está começando a ficar cada vez mais forte e também faço uso de acido no rosto. Preocupada com isso encontrei esse blog e amei essa publicação e os comentarios! Vou testar!!!

  110. Bruna Umebara18/01/20 • 15h10

    Eu uso a argila branca e a preta logo depois vitamina C concentrada e a noite butanol A tem melhorado bastante

  111. Daiane08/10/20 • 13h39

    Sim, eum sou técnica em quimica e faço especialização em cosmetologia orgânica vegana e natural.
    Vamos pasta d’água ė ótima além disso tds os protetores físicos que são indicados para o melasma tem que conter oxido de zinco ou dióxido de titânio.
    Eu também tenho melasma que ocorreu após a gravidez e acredite o fator de proteção do protetor não significa proteção somente o tempo que vc tem que retocar.
    Quem tiver melasma e quiser entender um pouco mas de como vc pode melhorar procure na Internet estudos sobre absorbancia e retubancia daí vcs vão entender que a maioria das vezes fomos enganadas pelos dermatos. E quem tiver dúvidas e quiser me mandar no email fiquem a vontade.

    • Lorena12/08/21 • 17h11

      Poderia nos dar alguma dica sobre o que vc usa?

  112. Silvania Assis Ramos29/10/20 • 13h29

    Fiz um tratamento de melasma com a cimaralabelle, minhas manchas sumiram.
    E agora p manutençao se vou ao sol e receitado usar o filtro e a pasta dagua.
    Realmente funciona, pois o rosto nao fica nem vermelho de sol.

  113. Carla Jaqueline Lemos francelina20/12/20 • 16h03

    Boa tarde, vivo com essa praga que não desgruda, ja fiz muitos procedimentos em clínica de estética, algumas vezes parece que clareou um pouquinho, agora estou testando ácido tranexâmico, depois de procurar muitas informações sobre ele, achei que era a salvação, mas estou na terceira aplicação e por enquanto nada de clarear nem um pouquinho e ja gastei 1800 reais, bom em tudo que li sempre falavam de meses, acho que vou ter que desembolsar mais grana, esses dias fui na casa de uma cliente fazer uma decoração (trabalho com balões) e a filhinha dela olhou pra mim e perguntou.” O que é isso na sua testa?” Isso me destroi sabe mesmo sabendo que tenho que aceitar ja não aguento mais.
    Bom, pra finalizar quero dizer que vou testar o que a surfista usou e seja o que Deus quiser . Bjus

  114. Maria da Conceição Silva de Souza17/02/21 • 16h28

    Eu amei, aprendi bastante, obrigada pelas dicas

  115. JOSEILDA DE SOUZA SALVIANO19/04/21 • 14h20

    Gente vou texte com certeza

  116. Simone07/07/21 • 19h27

    Essa dica da pasta d,água é ótima eu uso ela primeiro e deixo secar dps venho com um protetor solar com cor uso natura clareador,protetor renew da avom com cor ,ou uv defender da loreal tbm com cor ai resolvido o problema do branco q fica na pele e dura o dia todo sem retocar o protetor,nem precisa de base

  117. Danii13/07/21 • 23h51

    Estou desesperada por causa do melasma, fiquei 3 meses sem surfar ou tomar sol pelo desespero, meu Melasma era nas bochechas e buço, parecia um ” bigodinho” uma conhecida me perguntou, ” mas por que você está com este bigode” ? Ela pensou que fosse pelos mesmo, foi horrível, amanhã vou surfar novamente e vou tentar a Pasta d’agua, pela primeira vez ! Amigos surfistas já haviam falado dela antes, eles ficavam com o rosto todo branco, mas nunca me interessei, pois não tinha melasma, amanhã vou comprar , nem me importo de ficar com o rosto branco, só não quero que este melasma do buço fique escuro novamente, que pesadelo!

  118. Eliane Rodrigues de Carvalho20/11/21 • 21h48

    Também tenho melasma. Quando ia à praia, ficava observando os surfistas e pensando: “por que eles não tem o rosto queimado? Uso protetor solar de 90 FPS e meu rosto sempre tem uma mancha?!”. Em 2017, precisei fazer fisioterapia. Conversando com a fisioterapeuta, descobri que ela surfava. Descobrir isso foi como ganhar na loteria e fiz logo a pergunta: O que vocês passam no rosto é hipoglós? Veio a resposta: é pasta d’água. Corri para farmácia e comprei. Não gasto mais horrores com protetores que possuem cor base, FPS elevado, etc. Agora misturo ao meu protetor de FPS 25 a pasta d’água e uma base básica. Exponho meu rosto ao sol e nem sinto mais queimar.

  119. Mônica Pereira Neves29/11/21 • 15h39

    Boa tarde! Preciso de ajuda pra acabar com o meu melasmo urgente!!

  120. Débora Melfer13/01/22 • 16h50

    Olá, estava fazendo pesquisas na internet e acabei chegando aqui. O óxido de zinco é usado em protetores solares do tipo físico. Já foi demonstrado em estudos e é amplamente aceito, que o óxido de Ferro é melhor para tratamento de manchas (deve-se proteger a pele contra a Luz Visível). Na verdade o óxido de ferro (apresenta coloração) está presente em protetores solares com cor ou em bases (essas de maquiagem mesmo). Ou seja, para quem quer dar segurança no tratamento para melasma ou manchas, precisa usar protetor solar + cobertura com cor, não adianta usar clareador e não se proteger, as manchas voltam. Obviamente, o manejo de manchas não é só isso, mas o protetor + cor não pode faltar. Espero ter ajudado. 🙂

    • DÉBORA MELFER13/01/22 • 16h51

      Quem se interessar sobre o assunto, pode me procurar no meu instagram: @dradeboramelfer
      😉

  121. Ana Claudia19/01/22 • 22h29

    Boa noite comecei a testar hoje, obrigada pela dica espero que funcione

  122. Rosana Fernandes21/06/22 • 22h36

    Gostei muito do seu texto….obrigada por compartilhar com agente….a indústria farmaceutica esmagadoras e milionária sufocam produtos que sempre funcionaram muito bem e que hoje nao lembramos mais …