Lifestyle
Dicas de Viagem
06 jan 2015, 47 comentários

E O Ano Começou!

Nada de esperar depois do Carnaval para levar as coisas a sério! 2014 foi um ano muito esquisito, parece que não deslanchava nunca e quando achei que ia começar, acabou. Assim, do nada, já era 31 de Dezembro. Para 2015 não tenho muitas resoluções, acho apenas continuar o que conquistei em 2014… E claro, as que me acompanham todos os anos como dar mais atenção aos amigos reais, não usar tanto o celular, cuidar da minha saúde, respeitar meu corpo e a mais mais de todas, perder 5 kg kkkkk

Como vocês já sabem, vim pro Chile ver a família, passar o Natal e o Reveillon por aqui. Muitas pessoas me pedem dicas mas nem sei mais o que falar… sério! Já fiz vários posts sobre o Chile que listarei no final para reunir tudo num lugar só e facilitar a vida geral da nação. Hoje vou dar um resumo do que tenho feito, onde tenho ido, comido e quem sabe conseguir alguma novidade né?

Vamos começar pela parte gostosa? COMIDAS NO CHILE!

chile201527

Empanadas! TEM QUE COMER! Sempre que chego aqui é a primeira coisa que penso degustar. É típico do Chile e a da foto é a tradicional Empanada de Pino (pino é o nome que eles dão ao recheio, uma mistura de carne moída – que as vezes pode ser em tirinhas – cebola, azeitona preta, cominho, ovo cozido e de vez em quando, colocam passas). Onde comer? Boa pergunta. Minha mãe compra aqui perto de casa mas para turistas, acredito que o lugar mais pitoresco seja perto do Mercado Central, o Zunino. Lá é bem popular e centrão mesmo… se quiser algo mais fancy mas sem perder a chilenidade, pode ir provar uma empanadita no Pueblito Los Dominicos, uma vilazinha que fica em Santiago mesmo e que reproduz uma ¨roça¨ chilena. Lá também pode experimentar um pastel de choclo (uma torta salgada de milho) e um mote com huesillos (um chá com trigo).

chile201516

Decidiu comer no Pueblito? Está com calor? Peça uma cerveja Torobayo da Kunstmann. Detalhe para o copo congelante! Essa cerveja é artesanal, do sul do Chile (Valdivia) e é muito pedida por aqui.

chile201525

Sabiam que o Chile tem uma baita rivalidade com o Peru e um dos muitos motivos é a origem do Pisco Sour? Dizem que é uma bebida peruana, e os chilenos, xatiados, nomearam a Piscola como bebida nacional. O Sour é pisco (aguardente de uva) com limão, clara de ovo e gotas de um negocinho amarelo que se chama amargo de angustura e não faço ideia do que se trata. A piscola, é pisco com coca cola.

chile201526

Ceviche! Esse foi no restaurante La Mar, do badalado chef peruado Gaston Acurio. Apenas bom, mas toda vinda ao Chile exige provar um ceviche. Tem um muito gostoso no restaurante El Otro Sitio.

chile201513

Uma entrada bem famosa nos restaurantes locais são os Camarones al Pil Pil. São camarões num molho de azeite, alho, pimenta, manteiga, sal e salsinha. Bem gostoso, mas não mata fome rs. Esse da foto comi num restaurante muito bom e de fácil acesso para os turisitinhas, o La Perla del Pacifico, no Boulevard do Parque Arauco, o shopping mais amado pelos brasileiros rs.

DICA PARA OS COMPRADORES: ao lado da Starbucks, pelo lado de dentro do Shopping, tem um guichê que ao apresentar seu passaporte ou identidade brasileira, você ganha um cartão com descontos em váaaarias lojas. A melhor é a GNC, com 30% off! Turma do whey treme. No Costanera também tem o mesmo esquema.

chile201512

Se for jantar ou almoçar no La Perla, peça uma centolla com purê de palta (abacate). Prato delicioso e muito saboroso. Não faça cara feia pro meu querido abacate. Quase tudo no Chile tem abacate, coentro e tomate. É muuuuito bom!

chile201515

Uma bebida que está fazendo sucesso por aqui mas é ruim que dói, é o tal do Aperol Spritz. O drink do verão europeu deu as caras no Chile é uma mistura de prosecco, aperol e água com gás. Se você curte Campari, vai adorar, mas se não gosta… melhor guardar seus pesos.

chile20153

Um dos meu pratos preferidos do mundo! Pena que só como aqui no Chile… Pastel de Centolla! Sabe aquele caranguejo gigantesco que já mostrei aqui? Então, fazem uma misturinha dele desfiado, creme de leite, queijo e farinha de pão. Gzuis… de comer ajoelhada e agradecendo a vida. Você pode encontrar em vários lugares, mas se estiver passando pelo litoral central, dê uma paradinha na cidade de Maitencillo e prove no restaurante Puntamai. E ainda presenteie os olhos com uma linda vista.

DICA DE ROTEIRO OFF TURISTAS e com poucos brasileiros (tem gente que gosta de ir em lugares atípicos né?): litoral central sentido norte, depois de Viña del Mar. Comece pelas seguintes praias: Maitencillo, Cachagua, Zapallar e Papudo. Cada uma com sua particularidade. Maitencillo é a praia da juventude, com restaurantes, baladinhas, surfistas, agito (mas nem tanto). Cachagua é a praia dos políticos, das celebridades nacionais e sociedade. Tem ruas de terra e casas mais rústicas. Zapallar é a nata da nata dos balneários chilenos, desses bem tradicionais. Não se assuste se encontrar babás tomando conta de 10 crianças na praia, Ferraris passando, mansões maravilhosas e mulheres esqueleticamente magras fumando sem parar. E Papudo é a mais popular, porém mais pitoresca. Fica a dica para fugir do roteiro Viña del Mar e Valparaíso e ver uma das paisagens mais lindas do pacífico.

chile2015

Lembram do mega caranguejo que falei acima, a centolla? Ela tem um parente menorzinho e muito servido no Chile, a Jaiba! Também pode ser feita como pastel, como empanada ou em ¨pinzas¨, que são suas patinhas com um molho que chamam de Salsa Golf (que nada mais é que maionese, ketchup, gotas de limão e de molho inglês, tudo misturado). Não é tão saborosa como a prima grande (nem tão cara), mas é outro must da cozinha chilena.

  • Gente, acabei de mudar de idéia sobre o post rsrsrs. Vai ficar muito grande se eu colocar tudo aqui e ainda tenho monte de fotos de lugares. Acho que por hoje vamos ficar só nas comidas e no próximo falo por onde andei, pode ser? Prometo não demorar a postar!
  • Boa maneira de começar o ano! Comendo… :-/
Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
47 comentários em “E O Ano Começou!”
  1. Myla06/01/15 • 19h12

    Eu gostei da jaiba e da centolla quando fui pro Chile, provei delas assim, sem ser em recheios e não lembro se comi em algum recheio.
    Provei vários frutos do mar diferentes lá em Puerto Varas (que é lindinha!).
    Agora quero conhecer o Atacama!

    • Constanza07/01/15 • 11h40

      O Atacama é maravilhosooooooo!

  2. Ana..06/01/15 • 19h27

    Adorei o post! Sigo para Santiago início de fevereiro, no aguardo dos posts seguintes. Obrigada Cony!!!!

  3. cris06/01/15 • 19h51

    Tô embarcando pro Chile AGORA de férias! Se eu te encontrar a partir de amanhã, vou pedir foto tá? Haha

    • Constanza07/01/15 • 11h40

      Pode pedir sim rs

  4. carol06/01/15 • 20h36

    Constanza acompanho seu blog há anos, mas nunca postei, sei q não gosta disso, sorry, adorei o post, principalmente pq vou para o Chile em maio e quero saver td sobre lá!!! Bjos

  5. Mariana Matos06/01/15 • 20h43

    Cony, to indo em março com o noivo, e gostaria de fazer uns roteiros mais off, já que já fui em 2010. Fiquei bem interessada no litoral, dá pra ir só passar o dia saindo de Santiago? E como, só de carro?

    Beijos!

    • Constanza07/01/15 • 11h40

      E melhor passar uns 2 dias… e sim, só de carro…

  6. Lika06/01/15 • 21h22

    Cony sou doida pra conhecer o Chile!!! E por esse post quando for…voltarei rolando. O pisco sour vou experimentar logo pois estou indo pro Peru!!!! Bjooo

  7. Luciana06/01/15 • 21h29

    Em setembro fui para o Chile é perto devinde fiquei conheci um bar / restaurante muito bom e super legal… Chama Liguria e fica no bairro de providência. Ótimo preço, drinks deliciosos e comida gostosa. Ambiente charmoso..
    Amei tudo em Santiago

    • Constanza07/01/15 • 11h39

      O Liguria é maravilhoso! A plateada de lá é perfeita.

  8. ana luisa06/01/15 • 21h39

    Aaaaaahhhhh, Conyta !
    Agora babei de saudades dessas comidinhas e do pisco sour mon amour 🙂
    Agora eu sou au, au, au, minha vida é bacalhau!!!
    Curta muito sua terra muito querida, depois conta tudo pra gente, beijos!

  9. Paulinha06/01/15 • 21h45

    Cony, feliz ano novo!!Estive no Chile em abril e ler seu post me deu vontade de voltar, só de lembrar da Centolla e da Kunstmann miel (ah, a de arandanos também é boa!)…

    • Constanza07/01/15 • 11h39

      Provarei a mel!

  10. rafaelle06/01/15 • 22h33

    Cony, essa bebida Spritz é italiana, quando eu vim morar aqui na Itália eu percebi que todo mundo pedia essa bendita no aperitivo (happy hour), quando experimentei pela primeira vez odiei também, mas depois acabei gostando, tanto que sempre peço quando saio para jantar ou no aperitivo mesmo. É aquela coisa que nem cerveja, quem experimenta a primeira vez odeia, depois tá secando uma grade hahaha haha. Beijos e bom ano pra você!

    • Constanza07/01/15 • 11h39

      Ai será? Achei tao, mas TAO ruim!

  11. alessandra faria07/01/15 • 06h38

    Adorei o post.
    Tenho me interessado pelo Chile, culpa sua!
    Você bem que poderia propor um roteiro de viagem para o Chile junto com a OT TOURS, como as meninas fizeram para Grécia, heim?. Acho que fechariam as vagas para a viagem rapidinho.
    Bjos
    http://www.alessandrafaria.com

    • Constanza07/01/15 • 11h38

      Está nos planos!

      • Tereza07/01/15 • 16h57

        Eu quero!!!

  12. Luciana07/01/15 • 08h21

    literalmente babando aqui!

  13. erika07/01/15 • 09h38

    Cony, sei que vc tem várias leitoras de Brasília e, como me mudei para cá recentemente, quero pedir uma indicação de dermatologista. Alguém conhece uma legal para indicar?

  14. Drica Peixoto07/01/15 • 09h42

    Cony, fomos no La anocra quando visitamos Santiago do Chile e pedimos uma tábua de frutos do mar para conhecer a centolla e afins. Menina, pedimos errado pq não sabíamos que a metade do prato viria sem cozimento … cru. Experimentamos a centolla mas como não comemos a metade do prato pedimos um pastel de jaiba que ganhou meu coração, quentinho e delicioso. Fora o pisc, o huesillos e aquelas tortillas que vendem nas barraquinhas de rua. Amei sua terra, corri muito por lá e da próxima vez voltarei com a medalha da Maratona <3

    • Constanza07/01/15 • 10h41

      Ah se meu joelho aguentasse adoraria correr com vc!

  15. Drica Peixoto07/01/15 • 09h42

    La ancora!

  16. Bettie - Pin up That Girl07/01/15 • 09h56

    Olá Constanza,
    muito legal o post!
    Beijos

  17. Vanessa Maria07/01/15 • 10h09

    Uma meta para 2015 é perder 3 kg e esse seu post só me fez querer adiar a meta..
    kkkkkk

    Brincadeiras a parte, eu que estou planejando uma viagem para terras chilenas adorei as dicas e ja anotei os restaurantes.

    Bora perder esses quilos para depois achar ai no Chile !

    • Constanza07/01/15 • 11h38

      Tem que vir! É muito bom!

  18. Bruna Costa07/01/15 • 10h39

    Leu meus pensamentos!
    Já tinha pensado em te pedir pra fazer um post compilando todos hahaha Ai rola de sempre ir atualizando esse post, caso depois dele haja mais algum post sobre o chile.
    às vezes até criar a tag Chile só com esse post compilando todos. Ai ficaria mais fácil. Seria tipo um post fixo.

    • Constanza07/01/15 • 10h40

      Perfeito. Farei isso rs

  19. Fernanda07/01/15 • 10h44

    Outra cerveja boa é a Kuntsmann de miel…meu marido adorou!!!
    Cony, você equeceu de citar o congrio tbm …melhor peixe que já comi!!! O Chile é tudo de bom!!!

    • Constanza07/01/15 • 11h38

      Nao comi desta vez 🙁 só citei o que comi por agora rs

  20. Bia07/01/15 • 11h55

    Amei as dicas de comida! Turismo gastronômico é sempre bom. Eu só tenho certeza de uma coisa, quando for a Santiago vou comer naquele restaurante que fez vc soltar fumaça pelas orelhas. hahahahah

    Acho que será a melhor experiência culinária EVER!!!

    • Constanza07/01/15 • 14h48

      Borago!!! esse tem que ir mesmo kkkk

  21. Hellen Martins07/01/15 • 14h03

    Cony, eu e meu namorado vamos para o Chile esquiar esse ano. Nós já conhecemos e da outra vez fizemos os passeios turísticos Viña del Mar e Valparaiso, vinhedo e ainda conhecemos o sul (Puerto Varas e ect) que amei! Por isso dessa vez pensamos em ficar na motanha mesmo, desculpa te amolar… mas vc acha que o custo benefício é melhor que que ficar em Santiago e pagar o passeio com essas empresas para ir para os centros de ski? Pensamos em ficar uns 4 dias. Obrigada! Amo de paixão seu blog!

  22. Wal07/01/15 • 14h52

    Eu e marido fomos ao Chile em outubro do no passado para comemorar aniversário de casamento. Como tenho vários amigos chilenos, todos se habilitaram para nos dar dicas e foi ótimo. Só posso dizer que AMEI o seu país, Cony! Já queremos voltar! 🙂 Das dicas que não vejo muito e que curti bastante foram o passeio pelo Cajon del Maipo e a visita a vinícola Casas del Bosque. E eu tenho alergia a crustáceos mas não resisti e comi um pouquinho de jaiba (eu achava q se escrevia raiva rsrsrsr). Enfim, já estão nos planos passar um mês por lá e conhecer o Sul do Chile e o Atacama!

    Beijos

  23. Mah07/01/15 • 15h01

    Eu super concordo com os chilenos na forma de comer abacate. O guacamole é uma delicia, gosto até de comer com molho para massas. Já a versão doce é um horror.

    • Constanza07/01/15 • 15h38

      Aeeeeee alguem que concorda comigo hahahahaha

  24. Carol07/01/15 • 15h17

    Adorei! Tenho vontade de conhecer o Chile!

  25. Gabi Oliveira07/01/15 • 16h04

    Empanada, centolla e ceviche…. Meldels, meu estômago é chileno e ficou todo agitado aqui ao ler o post! Sem mencionar as vinícolas né… morri!!!

  26. Thici07/01/15 • 21h36

    Oi, Cony!
    Sei que é anos luz distante do seu cardápio alimentar, mas quem sabe você possa me ajudar. Estou indo ao Chile com meu marido em fevereiro, eu vegetariana e ele onívoro de doer. Aqui no Brasil sempre me viro bem em restaurantes normais (como queijo/leite), queria saber de ti se ai no Chile eu teria muita dificuldade, se existem opções ou se você nunca atentou para isso? Desde já obrigada.

    bjs,
    Thici!

  27. Janaina08/01/15 • 02h47

    Cony, é a primeira vez que comento aqui, mas leio sempre sempre (sou dessas hehe).

    Passei 8 dias em Santigo e adjacências agora no Reveillon e amei! Eu só tinha ido uma vez rapidamente em um fds. Peguei muuuuitas dicas aqui e vim agradecer.

    Aliás, eu estava no La Perla no mesmo dia que você! Obviamente fiquei morrendo de vergonha de te incomodar! Hehehe. Você é lindona pessoalmente! Tirei a dúvida se era vc mesmo vendo aquela camisa da Hering que vc estava usando e postou fotos.

    Um super beijo!
    Jana

  28. Magaly Garcia08/01/15 • 10h14

    E los “locos”, acabaram com eles? Eu amava!

  29. Carol08/01/15 • 14h40

    Eu amo o Chile. Amo Santiago. Já fui várias vezes e sempre volto feliz.

  30. Andrea Quevedo12/01/15 • 20h30

    Cony, vá ao restaurante Macerado, em Casablanca. É fofo, aconchegante, comida deliciosa, horta própria! Eu amei quando fui. Bjos.

  31. Luiza21/01/15 • 11h47

    Sacanagem ler isso na hora do almoço por aqui!1 Apenas ba-ban-do nessa comida toda!

    http://www.estiloadois.com.br

  32. Natália19/12/16 • 15h22

    Cony, vou para o Chile em Janeiro e queria indicação de onde me hospedar em Zapallar. Bjs

    • Constanza20/12/16 • 15h09

      Acho que lá so tem um hotel! Isla Negra.