Lifestyle
Dicas de Viagem
13 jan 2015, 35 comentários

Diário de Viagem: Comendo Como Os Chilenos

E voltando uns 3 kg mais cheinha rs.

A comida chilena é bem gostosa. Não é porque sou de lá, mas é realmente saborosa, com gostinho caseiro, de casa de vó, farta e pesada, muy pesada. Chilenos amam carboidratos: quase tudo tem batata, milho, arroz. Chilenos amam abacate, e salgado. Vai no cachorro quente (lá se chama completo), na salada, na comida japa e acredite, fica DELICIOSO. Chilenos amam temperinhos, quase tudo tem cominho e coentro. Chilenos comem pãozinho caseiro com manteiga (manteiga pura) e pebre enquanto a comida não chega (abaixo explicarei o que é pebre). Chilenos gostam mais de cerveja que de vinho, essa informação também me surpreendeu mas foi confirmada por uma guia turística. Eu devo ser chilena revoltada, pois prefiro un buen vino tinto.

Vamos ao fatos. Sempre me perguntam onde comer a típica comida chilena e o único lugar que eu sabia indicar era uma cidadezinha perto de Santiago (Pomaire) ou no Pueblito Los Dominicos, mas lá não tem tudo, tudo. Desta vez fiquei sabendo de um restaurante chamado Doña Tina, bem famosinho e que é de uma senhorinha, Agustina, que vendia pan amassado (pão caseiro) na rua. Os pães dessa dona faziam muito sucesso e logo ela começou a vender empanadas. Tudo isso para sustentar os 7 filhos, e sem saber ler e escrever, montou um restaurante de comida chilena. Isso já tem 30 anos e até hoje ela está lá comandando a cozinha. Eu a vi pessoalmente e é uma vovó muito fofa que foi em algumas mesas conversar com seus clientes!!!

O lugar é bem bonito e reproduz um ambiente rústico bem chileno. Fica no final da Av. Las Condes, aos pés da Cordilheira dos Andes.

donatina1 donatina2 donatina3 donatina4

O chão é de terra, as mesas e cadeiras bem simples e o atendimento agradável. Apesar de parecer um lugar propício para turistas, a maioria das pessoas que estavam no dia que fui eram chilenas! Apenas uma mesa com gringos. Achei isso interessante… 

donatina12 donatina11

Para tudo ficar mais chileno ainda, uma dupla tocava músicas tradicionais.

donatina9

Aí ela! Doña Tina!

donatina10

E esse é o pebre, o molhinho que SEMPRE acompanha um pãozinho antes do prato principal chegar. É feito de tomate picado, cebola, coentro, vinagre, sal e aji, uma pimenta bem ardida. Mas acho que esse não tinha aji pois nem estava ardido. Ah, uma curiosidade: no Chile descascamos os tomates. Sempre.

donatina8

Empanada de pino! Como expliquei e mostrei no Instagram (já segue né? @futilish), o pino é o recheio mais tradicional da empanada. Ele é feito de carne (pode ser moída ou em quadradinhos), cebola picada, ovo cozido e azeitona (uma só, minha parte preferida é achar a azeitona rs). Algumas levam passas. A empanada também pode ser de queijo ou de camarão com queijo. Geralmente essa última é mais consumida no litoral e é frita.

donatina6

Outra preciosidade chilena, o Pastel de Choclo! Choclo é milho! Eles fazem tipo um purê com milho, manjericão (albahaca) e açúcar (sim, é doce) e por baixo desse “purê” tem um pino (vide explicação acima) que desta vez é incrementado com um pedaço de frango. Gostoso, mas pesaaaaaado! Eu não consegui comer nem a metade. Ah, e a maioria das comidas chilenas é feita e servida nesses bowls de um tipo de barro, que lá chamam de greda. Esse material mantem a comida quente o tempo todo.

donatina7

AMO porotos granados! Trata-se de uma sopa de feijão branco que só aparece no verão. No inverno não tem desse feijão! E pensem comer isso no calor de 35 graus de Santiago? É de suar bicas, mas delicioso. O feijão é cremosinho, derrete na boca, e o que mais tem na sopa? MILHO! Ou choclito 🙂 Também leva manjericão (albahaca) que no Chile tem uma folhas enormes e um cheiro maravilhoso e abóbora (zapallo). Fica muito gostoso acompanhado de uma ensalada a la chilena, que nada mais é que tomate e cebola à juliana. Salivei…

donatina5

E para refrescar do calor, Mote con Huesillo! Bebida mais típica IMPOSSÍVEL! Lembro que uma leitora falou que quando viu isso, pensou em suco de cérebro rsrs, realmente não é muito bonito. O mote é um trigo e o huesillo é pêssego desidratado que eles cozinham e o caldinho vira esse chá. É servido BEM gelado e é algo do tipo ame ou odeie. A maioria ama. 

  • O restaurante é perfeito para quem quer conhecer a fundo a cozinha chilena. Tanto o ambiente quando os pratos não deixam nada a desejar. No menu existem vários outros pratos, como as humitas (um tipo de pamonha), plateada (carne cozida), arrollado… E também bebidas, muito pisco, sucos e cervejas nacionais. Não é dos mais baratos, uma empanada sai por uns $ 2.800 (uns 15 reais), o pastel de choco $ 9.000 (cerca de R$ 50), os porotos $ 8.000. Mas vale cada centavo e a visita. Até o momento, não sei de lugar melhor em Santiago para provar a verdadeira comida chilena. Se quiser degustar as delícias chilenas, indico muito o Doña Tina!
Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
35 comentários em “Diário de Viagem: Comendo Como Os Chilenos”
  1. Marcela13/01/15 • 23h46

    No caminho para o passeio de Viña del Mar e Valparaiso o nosso tour parou em um restaurante/parada de estrada que tinha todas as comidas típicas chilenas do post, o lugar chamava algo como “Los Hornitos de Curacavi”. Achei delicioso, principalmente a empanada, adoro passas na comida!! Bjus Cony!

  2. Tyhenna14/01/15 • 00h25

    Comi, no bairro Bela Vista na Calle Puríssima tem um restaurante de comidas típicas tambem que se chama El Caramaño, a rua sai quase em frente ao Zôo. E tem q provar o caramañazo que eh uma bebida com receita secreta deles.

  3. Tyhenna14/01/15 • 00h26

    Corrigindo Cony

  4. Ailla14/01/15 • 00h36

    Adorei ver todas essas delícias que meu pai, chileno e excelente cozinheiro, sabe fazer muito bem!!!
    Parabéns pelo blog!
    Sucesso!!!

  5. Gabriela14/01/15 • 02h46

    Gostei de tudo de frutos do mar e só tomei susto em uma lanchonete ou talvez mesmo no MacDonalds com a tal ave paltana (frango com abacate, que pânico) e fugi do lomo al pobre pois não como carne e nem ovo. Eu fui várias vezes em uma cantina bem charmosa na calçada do Íbis Providencia e comi outras coisas típicas como frango piri-piri e outros que não me recordo. Ficou faltando o huesillo, nem quando voltei para Mendoza e tinha a continuação da festa da pátria do Chile lá, na Praça Chile, encontrei o tal huesillo, fica pra próxima. A otarice que cometi foi ter ido parar em um mercadão popular perto da rodoviária HOMÔNIMO ao shopping chique, pois nada estava aberto, era semana da pátria e, para piorar vi uma garrafa linda de alguma bebida que não sei qual era, em formato de gaúcho ou seu equivalente chileno e não ter comprado, depois não vi em lugar nenhum mais. Isso estando de carro desde o Brasil e podendo carregar muita coisa!!! tudo fechado por ser semana da pátria. Da próxima vez vou escapar de setembro.

  6. Fernanda Soares14/01/15 • 07h31

    Sofri muito com a comida chilena quando morei em Santiago… Não gostava de jeito nenhummm… De tudo o que você disse só desce as empanadas de queijo e camarão… Ah! E o completo e arrollado tbm! Deve ser por isso que foi fácil perder 15kg rsrsrs.
    Amava las comidas chinas que tinham em cada esquina onde eu morava(bairro Ciudad satelite). AMO esse lugar! Saudades…

  7. Nina14/01/15 • 08h39

    Que delícias! Só passo o pebre, que parece com nosso molho vinagrete só que com pimenta. O pastel de choclo é um primo chileno de milho do nosso escondidinho aqui do Brasil, não?!rs.

  8. Claudia14/01/15 • 08h59

    Já até imaginava, mas a cozinha chilena não é mesmo pra mim. Mas achei uma graça o restaurante da Doña Tina 🙂

  9. Mayara Vargas14/01/15 • 09h02

    Salivei vendo esse post, sério!
    Lembrei da minha temporada no Chile e, como vou passar uns dias por lá no próximo final de semana, não perco um post dessa sua série. Gente, que saudade desses pãezinhos que eles servem antes da comida… são uma delícia. Mas, sabe que mesmo passando meses lá, mal comi comida chilena? Me afundei em empanadas, isso sim, mas quero ver se recheio um pouco mais essa minha experiência gastronômica por lá.

    Sinto tanta falta de lá que cada post seu me traz um pedacinho, um gostinho um cheirinho… gracias!

  10. Roberta14/01/15 • 10h23

    Nossa, eu AMO a culinária chilena! Incorporei o pebre na minha alimentação aqui no Brasil, coloco até no hambúrguer! O abacate idem, não faço mais hambúrguer ou cachorro quente sem abacate, é muito bom! No meu blog de viagens eu falei um pouco sobre algumas comidas e restaurantes em Santiago!
    http://www.freitasparaomundo.com.br

  11. Sandra Luz14/01/15 • 10h44

    Hmmm que delícia!!!
    Me deu vontade de ir pra lá agora provar todas essas delícias (menos o chá que é meio esquisitinho rsrs)!!!!

  12. Deise14/01/15 • 10h45

    Amei o Mote com Huesillos. Saudades de Santiago, principalmente do Pueblito Los Dominicos.
    Mas o pastel de choclo não recomendo a ninguém. É muita comida e enjoativo. E olha que adoro milho.
    bjs

  13. Juliana14/01/15 • 11h01

    Gostei desse post!!! Tenho mta vontade de conhecer o chile, e tá aí um lugar pra deixar anotado!!
    Em casa conhecemos e fazemos o “completo”! Sinceramente?? Acho melhor q cachorro quente do Brasil rs!!
    Beijos Cony!!! Seu blog é SEMPRE O MELHOR!!!!

  14. claudia14/01/15 • 11h23

    Eu fui num restaurante bonitinho, simpatico e com ótima comida E preço no bairro bela vista que se chama Galindo. Ele era cheio de chilenos mesmo estando a um quarteirão do patio bela vista e pero do agua c chocolate e esses pop turísticos… mas tinha tudo isso e mais um monte de comidas bem típicas chichilenas, tudo delícia e c preço muito abaixo do q vimos por la..tinha uma carne de porco enrolada na gordura q era feia de doer mas dava p uns 2 comer e custava uns 5000..
    So mote que não me desce.. na real nao é q eu ache ruim, ate pq é dificil isso acontecer mas acho desperdício de calorias ahahaha prefiro comer o pastel de choclo ate o fim ahahahha

  15. Samara14/01/15 • 11h38

    Eu não tive muita sorte quando fui ao Chile…a comida não me desceu. Fui em vários “pega turistas” tipo o como agua para chocolate e aquele giratório, mas também visitei alguns restaurantes de “chileno para chileno” (indicação de um amigo que mora lá), mas mesmo assim não me desceu 🙁

  16. Rita14/01/15 • 11h52

    Essas dicas só me aguçam ainda mais a vontade de conhecer o Chile!! obrigada por compartilhar!!!

  17. Shantala14/01/15 • 11h55

    Eu estudei espanhol 2 meses no Chile e fiquei na casa de uma chilena em Las Condes. Ela fazia pastel de choclo e não colocava açúcar no purê do milho e nem frango e ficava uma delícia! Mas acho que isso é tipo uma heresia né?! hahahaha Saudades demais desse país… Quero voltaaar

  18. Maria de Fátima Pessoa14/01/15 • 12h22

    Acabei de chegar do Chile. Antes de ir mandei um e-mail para você solicitando algumas informações, as quais não recebí.
    Fiquei 12 dias.
    Em todos os lugares que comí, inclusive no Pueblito Los Dominicos, a comida estava horrível. Não por ser regional, mas, mal feita mesmo.
    Cerveja quente em todos os lugares.
    Nas lojas, atendimento horrível. Ficava horas aguardando uma atendente dar uma informação.
    Nem em um restaurante cujo Maitre é brasileiro, comemos bem.
    Taxistas….cobrando caro dos turistas no Parque Arauco. Por informação de um chileno, tivemos que pegar táxi nas laterais, para não sermos exorbitados no taxímetro.
    Ufa! Foi dífícil.

    • Constanza14/01/15 • 12h42

      Acontece, tem gente que dá azar mesmo. E sobre informacoes sobre o chile, o blog esta cheio cheio, era só dar um search! bjs!

      • Kelly14/01/15 • 16h04

        Nossa estou achando que você não foi ao Chile não!! Pois estive lá em 2012 e saí completamente encantada, pessoas extremamente educadas, e prestativas. Santiago uma cidade linda e bem cuidada. Só tive um pouco de dificuldade com a comida no início. Quanto à locomoção, pode-se andar de metrô facilmente, que se chega a quase todos os lugares e por um ótimo preço. E Cony, posso garantir que seu blog tem dicas úteis SIM, tanto que conheci o Fufu, quando estava fazendo o meu planejamento de viagem. O negócio é que tem que pesquisar, gastar tempo com isso, e muitas pessoas querem tudo mastigado! Enfim, amei o Chile!!

    • Priscila14/01/15 • 14h14

      Nossa, que pessoa agradável..

      • Fabi14/01/15 • 15h17

        Deve ser por isso que não foi bem tratada kkkkk

  19. Marcia Aguiar14/01/15 • 12h25

    O pebre parece um molho à vinagrete, né?

    • Constanza14/01/15 • 12h41

      Sim só que é mais grossinho, quase uma pasta e tem pimenta 😉

  20. Janaina14/01/15 • 12h54

    Hummmmm que saudades do Chile! As comidas são maravilhosas!!! Adorei tudo, adoro milho e adoro o tempero chileno… Os vinhos são fantásticos e com preços ótimos, sem contar o pisco q dá vontade de tomar um balde! Fui em alguns restaurantes que eram com o piso de terra batida e achei bem engraçado, mas acho q é comum né Cony? Foi mais difícil comer no mercado central pois meu espanhol é beeem meia boca e não fazia ideia do que estava pedindo, no fim pedi algo mto surreal para meu paladar, tipo uma sopa de mtos bichos do mar, nem liguei adoro experimentar coisas diferentes!
    Santiago é demais, anos luz do Brasil… bjoss

  21. Wal14/01/15 • 14h52

    Pebre é amor puro, amor verdadeiro. Adoro! Já conhecia, minhas amigas chilenas me ensinaram na Colômbia, mas achei o gosto do de lá diferente, sei lá, melhor! E fomos a um restaurante no caminho para o Pueblo de San José del Maipo. Tudo muito bem servido, bem preparado e por preço único, acho que 14.000 pesos o menu do dia (entrada, prato principal e sobremesa), se não me engano. Vou tentar resgatar o nome para indicar. Pastel de Choclo não me conquistou, muito doce e enjoativo. Já o restante provei e curti. 🙂

    Beijos

  22. Rosana Nacif14/01/15 • 14h57

    Faltou dizer que o mote com huesillos é a bebida mais doce que existe!!!!! Vale expwrimentar por curiosidade, mas eu não aguentei tomar não… Amei as empanadas
    de carne! Amei os frutos do mar! Amei os bairros Bellavista e Providência! Quero retornar ao Chile com certeza!

  23. Ana..14/01/15 • 19h20

    Cony, adorei Dona Tina! Sabe me dizer qual horário abrem as portas? Com certeza irei lá agora em fevereiro. Obrigada!

  24. Paulinha14/01/15 • 20h17

    Sempre pesquiso a respeito das comidas/bebidas típicas, até para não ter uma surpresa desagradável. No geral, gostei do que experimentei pela primeira vez (pastel de choclo, empanada de pino, reneta, centolla…o mote eu só bebi o chá e comi o pêssego, rs). Ah, Neruda fez uma Ode ao Congrio, eu faria uma ao Merken (fiz as empanadas com ele em casa e até hoje me arrependo de não ter feito um estoque, rs).

  25. Fernanda Scafi15/01/15 • 00h37

    Já add a dica lá no blog de viagens, tenho alguns posts sobre Santiago (ainda não terminei de postar sobre a cidade), mas tenho um post só com dicas de blogueiras de moda na cidade e claro que o Futilish está bombando!!! rs http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/08/compras-em-santiago.html

  26. Carol18/01/15 • 22h09

    Putz Cony, maldade esse post!
    Saudades da comidinha da vovó!!! Adoro tudo isso, mas nossa culinária não é nada leve!!!!

    • Constanza19/01/15 • 09h51

      Tá sumida Carol!!!

      • Carol19/01/15 • 19h34

        Nada…sempre venho dar uma espiadinha!

  27. Luiza20/01/15 • 10h32

    Adorei as dicas. Tenho muita vontade de conhecer o Chile e espero encontrar esses tipos de pratos típicos! Beijos

    http://www.estiloadois.com.br

  28. […] Comendo Como Os Chilenos – Dicas de comida típica! LINK […]