Comportamento
Cotidiano
25 jan 2015, 58 comentários

Assunto Importante

Nunca na vida achei que faria um post sobre isso… Mas ontem, conversando com uma amiga, nos pegamos super preocupadas com um assunto que seria de ¨adultos¨: a falta de água. Acontece que os adultos já somos nós e não dá mais para deixar os mais poderosos, os mais importantes, os mais entendidos resolverem isso. E outra coisa que sempre passou pela minha cabeça: isso não vai me atingir, vai acontecer em outro canto, mas aqui tudo vai ficar normal.

Vai não Dona Constanza. Já está acontecendo, bem perto e quando menos esperar, nós seremos os próximos atingidos.

Já pensou como viver sem água? Já pensou na quantidade de doenças que poderão aparecer ou voltar? Tipo aquelas que aprendemos na escola, que aconteceram centenas de anos atrás, que mataram monte de pessoas? Já pensou não encontrar água para beber? Já imaginou sentir sede e não por preguiça de ir na cozinha pegar um copo de água, mas sim por não ter água para beber??? Coisa de filme de terror, de ficção científica futurista, de Mad Max, onde tudo é seco, não existem plantas, as pessoas andam sujam, famintas e desesperadas por água. Ok, não é para tanto (será que não?), mas é bom tomar consciência de que esse bem tão precioso está cada dia mais escasso e muita gente ainda continua no mundo cor de rosa achando que esse problema não é deles.

ffd77f3a3b6d48bb847ee92018a9e751

Hoje vou dar algumas diquinhas fáceis para economizar água, coisa que todos nós podemos incorporar no dia a dia e tentar minimizar o estrago que está por vir. Se é que alguém ainda não sabe, nossos reservatórios só tem mais 3 meses de abastecimento, o que antes era pelo menos para um ano!

Anotem aí:

  • Durante o banho, feche o chuveiro enquanto se ensaboa e passa shampoo nos cabelos. O consumo de água cai de 180 para cerca de 48 lt!
  • Ah, e banhos rápidos viu? Um banho demorado pode consumir até 200 litros de água. O recomendado pela ONU são cerca de 100 litros POR DIA. Além disso, também se economiza energia.
  • Ao escovar os dentes, feche a torneira e enxágue a boca com um copo d’água. Economia de 3 litros!
  • Mantenha as torneiras sempre bem fechadas. Aquele pinga pinga pode levar 46 litros de água.
  • Quando for lavar a louça, utilize uma bacia com água para a ensaboar a louça suja e outra para enxaguar. A torneira aberta o tempo todo para lavar pratos consome mais de 100 litros. Sabem o que eu faço muito? Retiro a sujeira com papel toalha, os pratos ficam quase limpos e o tempo de lavagem diminui bastante.
  • Domingão, dia de lavar o carro? Pense que são 600 litros de água desperdiçados! Lave só uma vez por mês, se possível sem mangueira e sim com baldes.
  • Sabe a água da máquina de lavar roupa? Você pode utilizar para lavar o chão, limpar quintal, calçada e até mesmo lavar o carro.
  • Sobre a máquina de lavar roupas e louça, só utilize quando estiverem cheias.
  • Lave frutas e legumes de uma vez só numa bacia, não um a um debaixo de uma torneira aberta.
  • Escolha UM copo para ser seu copo de beber água durante o dia. Isso evita utilizar um a cada vez e ter assim, mais copos para lavar.
  • Sabe o gelo que sobrou no copo ou caiu no chão?? Não jogue fora, despeje-os nas plantas!
  • Seu chuveiro não esquenta na hora?? Nada de deixar a água escorrendo até esquentar… colete essa água num balde e utilize-a para lavar o banheiro ou regar as plantas.
  • Não jogue lixo no vaso sanitário e dê uma descarga completa ao invés de várias ¨incompletas¨.
  • Não descongele alimentos na torneira, use a geladeira para isso.
  • Nunca utilize uma mangueira para varrer! Isso é pecaaaado! Use uma vassoura mesmo e deixe a água quietinha.
  • Suspeita de algum vazamento em casa? Conserte já!

 

Nem é tão difícil assim certo? É só questão de costume e de bom senso, já que o problema é real e muito grave. E saibam que vai atingir toda a população, independente de beleza, conta no banco, local de moradia. É um alerta para toda a população!

  • Quem tiver mais dicas de como economizar água, pode contar nos comentários!
Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
58 comentários em “Assunto Importante”
  1. Priscila25/01/15 • 13h14

    Cony muito bom vc falar sobre isso. Em um mês fiquei pelo menos uma semana sem água em casa. Me senti sem dignidade alguma, é horrível, fazemos de tudo para economizar, mas infelizmente não é o pensamento da maioria.

  2. Taiza25/01/15 • 13h17

    Esta foi uma questão que SEMPRE me preocupou, muito antes de surgir estes problemas que estão vindo à tona, principalmente no que diz respeito ao captação da Cantareira. Eu sempre fui uma exceção, graças a Deus. Sempre tomei banhos rápidos, sempre economizei este bem precioso, que esta crise sirva para alertar a todos que a condição climática e favorável da maioria dos Estados brasileiros pode estar se alterando ao longo dos anos, que esta crise sirva pra muita gente acordar, pois em outros países já é costume não desperdiçar água, mesmo porque nunca a tiveram tão abundante como temos aqui. Não vamos esperar a coisa entrar no vermelho total pra correr atrás do prejuízo. Se as pessoas esclarecidas não fizerem nada e nem a sua parte, quem fará?

  3. Marilia25/01/15 • 13h30

    Ao invés de lavar as janelas com água e sabão eu uso álcool e jornal, fica limpinho do mesmo jeito e economiza papel e água.

    Nada de lavar o cabelo 2x no dia, shampoo a seco tem sido uma boa opção (ou talco e pentear com pente fino, isso dá um belo post, ajuda nos cabelos e na economia de água).

    Carro se lava à seco em lavagem econômica, nada de lavar em casa, nem com mangueira e balde, mas no lava-jato com economia.

    Na panela que cozinho algumas verduras para comer, não escorro a água que sobra, uso para cozinhar ovos, e depois, essa água quente/morna eu coloco em panelas/pratos com sujeiras dificeis com desengordurante.

    A água da máquina eu uso (colocando num balde) para limpar o local que os cachorros usam – e ainda fica cheirosinho) ou para dar descarga.

    Todo resto de água num copo eu coloco pros cachorros beberem ou nas plantinhas (por exemplo aquela água que coloquei na cabeceira da cama a noite e não vou beber pela manhã)

    A água do molho das frutas e verduras (com um pingo de água sanitário e/ou vinagre) também pode ser usada para limpeza do vaso sanitário, pia de cozinha/wc.

    Nos momentos críticos, a água do banho pode ser coletada com balde e usada para dar descarga.

    Procuto guardar água em grandes recipientes, pois a limpeza deles gasta menos sabão e água (geralmente a parte da tampa).

    • Constanza25/01/15 • 13h43

      AMEI suas dicas!!!!

    • Adriana25/01/15 • 15h50

      Marília,

      Que dicas ótimas!!!

    • Izabela Ribeiro27/01/15 • 09h45

      Muito BOm!!!!

  4. Dálete25/01/15 • 13h34

    Parabéns pela iniciativa Cony.
    Tomara que as pessoas tenham mais consciência com a água.
    Bjs

  5. Lucia25/01/15 • 13h40

    Aqui em casa tem aquecimento solar e às vezes custa acertar a temperatura. Já me acostumei a deixar um balde no box, assim recolho essa água muito fria ou muito quente. Meus sobrinhos estão sempre aqui em casa, então também deixo um copo na pia para a escovação dos dentes. Os danadinhos adoram brincar com água, já aprenderam a tampar o tanque, brincar, e depois eles mesmos despejam a água da brincadeira nas plantas.
    As medidas são simples, e as crianças observam e aprendem. Não custa nada e são coisas para levar pra vida, não apenas nessa época de escassez.

  6. Eva25/01/15 • 13h44

    Considerando o teor do assunto,considerando tantos outros temas aqui abordados. O nome Futilish; conferido ao blog da nossa ( já amiga em razão de estar todos os dias presente em nossas vidas), fica definitivamente, classificado como blog, não de futilidades, mas um canal que trata de assuntos pertinentes, relevantes, importantes, sérios,e que, além de tudo, muitas vezes nos faz chorar de tanto rir, tem humor, tem classe,tem informação…o que mais dizer?

    • Constanza25/01/15 • 14h23

      ❤️❤️❤️

  7. Lídia Maria25/01/15 • 14h03

    Aqui em casa, conseguimos reutilizar a água e economizamos mais da metade que usávamos! Coleto a água do chuveiro a gas com um balde e dps uso essa água pra dar descarga! Reutilizo a água da máquina tb pra lavar a varanda! É o máximo!!! Fica cheiroso mesmo! E quem criticou a Cony, tomar um banho por dia tb ajuda e muito a economizar! Eu tb faço isso!
    E uma coisa que já reparei: as pessoas mais antigas são as q menos ajudam, jogam lixo no chao, lavam o passeio de casa com a mangueira, lavam carros etc! Precisamos reciclar a mente dos mais velhos q nao tiveram essa educação na escola! Claro q nao sao tds, mas a maioria das pessoas nao têm essa consciência! Eu ajudo mto meus pais em relação a isso! Então fica a dica, alertar os mais velhos sobre isso! 😉

  8. Ma SP25/01/15 • 14h05

    Muito bom esse post e as dicas! Pensava igual você que não iria me afetar, mas apesar de na minha casa nunca ter faltado agua, a coisa está tensa em SP. Estamos economizando aqui em casa, usando basicamente as suas dicas. Meu carro faz meses que não é lavado, só passo aspirador. E dei banho nas minhas cachorras de regador ao invés de mangueira. Beijos

  9. Graziela25/01/15 • 14h05

    Cony realmente a falta de água tá um caso sério. Minha preocupação já vem de uns 2 anos para cá, por isso comprei aqueles balde azul de 240 litros que eles dizem carregar azeitonas e coloquei nas minhas calhas para pegar água da chuva que também está cada dia mais escassa. Coloquei um pano tipo feltro nos galões para filtrar as sujeiras que vem das telhas. A água sai limpinha. Com essa água molho minhas plantas que estão em locais cobertos e não vai chuva e elas super agradecem, pois não tem cloro. Dá para lavar roupas da primeira lavagem e o quintal. No banho possuo uma bacia e utilizo para jogar no vaso toda vez que uso o banheiro. A água que coloco para deixar saladas e verduras de molho jogo em um balde para depois ser reaproveitada. A água que fervo os legumes utilizo para jogar em panelas que estão mais sujas ou frigideiras. Essas atitudes não são apenas para economizar, mas valorizar o que temos de mais sagrado. Bjos e adorei o post.

  10. Ana Miranda25/01/15 • 14h12

    Ótimo post, paraéens demais pela iniciativa a discussão é sempre importante e válida quanto propor as idéias de como economizar…

  11. Fernanda B.25/01/15 • 14h26

    ótimo post!! Como que faz para recolher a água da máquina de lavar roupas? Sei que é só tirar o caninho e colocar no balde ou tanque, mas não sei em que momento tem que tirar o caninho para não perder essa água.

    • Nay25/01/15 • 20h50

      No momento que a máquina solta a água das partes que encheu. Despejo do enxágue.
      Como não tenho muitos baldes para armazenar, abro a tampa da máquina para interromper esse despejo e já vou utilizando. Aí fecho de novo e continuo a captação. Quem tem vários baldes pode armazenar para depois.

      • Fernanda B.26/01/15 • 13h43

        Obrigada pela explicação. Então se eu deixar o cano já dentro do balde ela vai cair toda lá dentro automaticamente? Pq eu nunca estou em casa quando a máquina está lavando a roupa, sempre a programo para lavar quando estou fora e estar pronta quando eu chego em casa.

    • Bárbara Miranda26/01/15 • 11h46

      Lá em casa tem uns galões daqueles gigantes e o cano da maquina fica direto la dentro.
      Só não sei onde comprar

  12. Anita Abranches25/01/15 • 14h45

    ola CONy! Aqui no meu bairro, moro no RJ na Barra e já estamos ficando sem água . Já está acontecendo . Tá complicado !!

  13. Ana25/01/15 • 15h05

    Vão depois no sertão do Nordeste pegar dicas de como aproveitar água, por sinal lá tem.

  14. Djeine25/01/15 • 15h23

    Obrigada pelo post, Cony!

  15. rafaelle25/01/15 • 15h38

    Muito pertinente esse post Cony, parabéns! Eu também fiquei na dúvida sobre em qual momento tirar a mangueira da maquina de lavar para aproveitar a água.

  16. Adriana25/01/15 • 15h59

    Vou deixar minha dica aqui:
    Lavar o rosto e os cabelos no tanque, antes de tomar banho.
    Motivos:
    – tomo banho quente e os meus cabelos odeiam água quente, a pele do rosto idem.
    – a cabeça fica mais limpinha porque dá para esfregar bem cima da nuca, onde suamos mais.
    – dá para fazer hidratação mais demorada, com touquinha térmica enquanto prepara as coisas.
    – no tempo da hidratação já faço uma mascara de argila verde no rosto
    – o tempo do banho diminui em muito, porque já entro praticamente de meio banho tomado.
    – me sinto diva fazendo spa em casa e as vezes rola até um Bobs depois do banho.

    Já adotei o banho uma vez por dia, antes de dormir, assim como a Cony e posso dizer que acordo cheirosíssima para trabalhar, não perdendo tempo com banho de manhã. Depois que passei a fazer isso, nunca mais peguei aqueles resfriados de cabelos molhados de manhã com o vento do ônibus. Até porque minha vó já dizia que não adianta nada passar um monte de creme na pele e ficar tomando banho várias vezes ao dia.

  17. Adriana25/01/15 • 16h04

    Meninas, eu tiro a água da maquina duas vezes:
    -água com sabão (que tá caro, por sinal), antes de a máquina jogar fora, normalmente no primeiro estalo (a minha faz um barulho típico)
    -água com amaciante (essa vai pro canil), antes de começar a centrifugar, pela segunda vez (ela centrifuga para tirar a água com sabão)
    Como sempre lavo roupa no sábado, junto com a faxina da casa, já vou tirando e usando nos banheiros e na varanda.
    Nâo consigo aproveitar tudo ainda porque não tenho uma caixa d`água para recolher, então deixo no cesto de roupa suja, que é de plastico.

  18. Vah25/01/15 • 16h06

    Uma coisinha boba que fiz foi trocar a torneira do banheiro por uma daquelas de apertar, ela tem um arejador embutido e sai 200ml de água por vez.. funciona super bem e não é cara!

  19. Ana Chaves25/01/15 • 16h15

    Oi Cony! Dicas preciosas, muitas dela nem tinha pensado! Mas posso dar uma de reclamona? Eu acho horrível o tanto de pessoa física que se preocupa com a água e faz de tudo para reutilizar e cuidar, e vem uma pessoa jurídica dessas e gasta um absurdo de água, incomparável com o tanto de água que as pessoas físicas gastam. E o governo não faz absolutamente nada, e a situação tá ficando crítica e nós não temos muita (nenhuma) resposta. #medo. Da uma olhada no tanto de água que se gasta para fazer calça jeans, é uma coisa tão absurda que não da mais vontade nem de usar calça, tipo isso.

    • Liza25/01/15 • 19h28

      Ana, penso exatamente como vc, em SP a solução do governo é a população economizar, eu não consigo entender isso… toda vez q chove a cidade alaga e não tem um jeito de canalizar essa água e fazer alguma coisa? eu sei que o governo mão pode fazer chover, mas a única solução é mesmo o povo (PF) economizar? para de fornecer águas para as empresa, faça com que estas instalem cisternas… algo tem q ser feito.

    • Izabela Ribeiro27/01/15 • 09h58

      Olha concordo com vcs, mas só em partes. Trabalho em um industria que produz bens de consumo industrial, e as sansões e fiscalizações também chegaram por aqui, de maneira pesada.
      Sobre as industrias de produtos que vão direto para o consumidor, nelas também está acontecendo a mesma coisa. Além disso, a maioria dos processos industriais de grande porte conta com recirculação, reaproveitamento de água e tratamento de efluentes (exigencias legais na maioria dos estados). E tem mais, se continuam produzindo a todo vapor, é porque tem gente consumindo!!
      Uma maneira indireta de economizarmos água é diminuirmos o nosso consumo. Hoje, praticamente TODAS as embalagens em que nossos produtos vêm precisam de água para serem fabricadas, quase todos os produtos industrializados também. Pensem nisso quando forem as compras e usarem mil sacolinhas, levem suas próprias sacolas, ou usem caixas que alguns supermercados disponibilizam, deem preferencia para produtos que vem em embalagens econômicas ou do tipo refil. E sempre que for comprar algo, pense se realmente PRECISA daquilo.
      Não estou aqui pra defender governos ou interesses capitais, mas também podemos, como nossas atitudes fazermos economias indiretas.

  20. Carol Morsi25/01/15 • 16h35

    Excelente ideia esse post, Cony! Como vc disse, parece q não vai chegar na gnt… até chegar. Até semana passada eu tava achando q o negócio só tava ruim pra SP, daí começou a pipocar entrevistas com governador, presidente da Copasa… e eu tive medo. Nunca fui de desperdiçar água, mas comecei a prestar mais atenção ainda na torneira e chuveiro abertos. E ontem, qdo cheguei em casa começou a chover e eu já fui correndo pra varanda colocar dois baldes pra coletar a água da chuva. Acabou q choveu pouquinho e deu três dedos de água em cada balde. Fuen fuen fuen! Mas eles estão lá fora de novo, já q a chuvinha voltou a nos abençoar.
    E vc como sempre, de parabéns pelo blog, assuntos e seu feeling pra posts super úteis! :*

  21. Nessa25/01/15 • 17h52

    Acho que minha parte faço bem, pois são utilizados 17.000 litros de água para se produzir 1 kg de carne. Isso mesmo… Dezessete mil litros de água para cada kg de carne (pode pesquisar se quiser). Além de ter ficado mais saudável e disposta com o vegetarianismo, fico feliz de estar contribuindo com a natureza. 🙂
    Ah, gostei muito das dicas tb.

  22. maise25/01/15 • 18h56

    Por falar em agua, esta reportagem da Exame pra gente pensar e repensar em mais do que como economizer agua, em habitos mais arraigados como por exemplo, nossa alimentacao, que tal meninas?

    http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/falta-de-agua-pode-tornar-o-mundo-vegetariano

  23. Liza25/01/15 • 19h25

    Cony, adorei sua iniciativa!
    Sempre tomei 2 banhos pq sempre falei pra mim mesma que não acordava se não tomasse banho de manhã… aí depois q li aqui q vc toma banho só à noite, tentei e não é q acordei sem rs? questão de hábido, nós fomos educados assim, tomando banho várias vezes por dia e gastando o máximo de água, o mundo mudou e temos que mudar tb.
    Adorei a dica de lavar os cabelos no tanque, faço muito pouco isso e vou passar a fazer sempre.
    Agora quero aprender a tomar banho com água fria pq mesmo no verão tenho o vício da água quente, mas energia tb está escassa, vamos criar novo hábitos para as novas necessidades.

  24. Lídia25/01/15 • 20h37

    vale lembrar que o consumo doméstico representa apenas 4% do consumo total de água. todo o resto é consumido pela indústria e agricultura. óbvio que não custa nada poupar, mas nem de longe somos responsáveis pela falta de água.

  25. Victoria25/01/15 • 23h11

    Fiquei feliz de ver esse post aqui!

  26. Fernanda25/01/15 • 23h20

    Que bacana essas dicas num blog de moda!
    é bom conscientizar as cabeças das pessoas e você está fazendo isso muito bem. Ecologia é um assunto moderno a ser tratado sempre.

    http://www.migas.com.br

  27. Sara26/01/15 • 07h39

    Super válido poupar, mas como a Lídia disse, a indústria e a agricultura consomem muito, muito mais, do que nós, e o desmatamento é o principal responsável pela seca das nascentes. Além de poupar, o que vai resolver mesmo é pressionar o governo, apoiar as ONGs ambientalistas, como o Greenpeace, para reverter a situação, porque o buraco é bem mais embaixo e muita gente está ganhando dinheiro com isso tudo.

  28. Gabi26/01/15 • 09h35

    Cony, muito bom o tópico. Infelizmente, nunca fomos educados aqui no Brasil para pensar na água como um recurso valioso e finito, ainda mais com a abundância que sempre tivemos. O marido alemão de uma amiga, uma vez, estava falando assim pro filho “vamos usar o bem mais valioso que tem, não pode desperdiçar, vale mais que ouro”. E abriu a torneira.. Eu achei engraçado, até exagerado, né. E cá estamos, 5 anos depois, nessa situação. Precisamos entender que não é um problema de hoje. É uma questão que precisamos mudar nossa cabeça, e entender que o mundo cheio como está, precisa de mais consciência. Parabéns pela iniciativa 🙂

  29. Emilia26/01/15 • 09h49

    Eu acho que o governo adora falar que a gente precisa economizar e blablabla mas o maior gasto de água é das industrias, como as de tecido, alimentos, essas sim gastam e não há politica de controle. Milhões de litros são gastos apenas para fazer uma simples roupa! E analisando o conceito de sustentabilidade, essas dicas que vc deu, com todo respeito, impactam muito pouco no contexto geral. O problema, infelizmente é maior, e sinto em dizer, a nossa economia de água vai contribuir muito pouco para que isso tenha um final feliz.

    • Constanza26/01/15 • 10h42

      Mas nao por isso vamos deixar de economizar ne?

    • Camila Arcanjo26/01/15 • 14h43

      Emilia,

      Concordo em partes, trabalho em uma indústria que utiliza água em seu processo, mas a grande diferença é que é água de reuso, então tudo que é utilizado volta pro tanque, é limpo e reutilizado… Muitas indústrias são responsáveis pelos gastos, mas nem todas, assim como muitas pessoas também são: minha vizinha por exemplo, teima em lavar o quintal dela todos os dias com a mangueira por causa dos cachorros que ela tem. Pois bem, foi multada semana passada.

      Acho que o que a Cony quis passar é que todos tem que ajudar…. da industria que usa no dia a dia, ao vizinho que acha que o problema não é com ele 😉

  30. Silvana26/01/15 • 12h13

    Cony a coisa tá feia mesmo. Moro em SP e estou em pânico, pq a H2O vai acabar msm! Queria dar uma dica em relação a lavagem de carros.Achava um absurdo usar agua limpa para lavar o carro, ai batia uma chuvinha e tudo estragado! Então comprei no supermercado um produto que lava o carro a seco. É um spray com cera de carnaúba. Na 1ªX fiquei com medo que arranhasse o carro pq fazia uns 2 meses q não lavava mas que nada, não risca, fácil de aplicar, o carro fica com um brilho incrível e qdo chove a sujeira nem gruda tanto. Vale muito a pena, ainda mais que custa cerca de 20Dilmas e dá para umas 2 lavagens. Bjo.

  31. Lus26/01/15 • 13h31

    Boa, Cony! Água é tão importante, gente!
    me dói o coração ver esse povo lavando calçada. CIMENTO NAO SENTE SEDE, MEU POVO!
    Minha mãe ainda tem o mau costume de deixar a torneira aberta enquanto lava louça, tenho que ficar vigiando :/
    Mas fora isso, a gente usa com bastante consciência aqui em casa.
    Fiz uma prova recentemente onde o tema da redação dizia, entre outras coisas: “o Brasil é um país de recursos minerais e naturais abundantes, com reservatórios de água para um milênio…”
    Me deu vontade de escrever no campo destinado um PI-A-DA em letras garrafais! É essa mentalidade de achar que tudo é abundante que deve ser mudada.
    Energia hidroelétrica é cara e utiliza água, porque não usar energia solar ou eólica? Não é mais vantagem investir uma vez em equipamentos do que ter que IMPORTAR ENERGIA ELÉTRICA DA ARGENTINA? E não vem dizer que é caro não pq o povo paga imposto pra caralho e se planejar dá pra fazer sim.
    E o petróleo, que é fonte de energia e matéria prima não renovável?
    Olhe…É muita coisa para se pensar.
    Mas enfim, né… isso é assunto para outro post
    Seu blog é maravilhoso. You Go, Girl!! <3

  32. Eu dou a Dica26/01/15 • 13h53

    Adorei as dicas… vou repassar aqui no meu condomínio! As pessoas não fazem ideia do qto é simples economizar… independente da água estar acabando ou não… atitudes assim deviam fazer parte do nosso cotidiano!

  33. Renata26/01/15 • 14h52

    Parabéns Cony! Vc, como sempre, arrasando. Gosto de vc e do seu blog porque vc é uma pessoa real rsrs… não vive na bolha de luxo da blogosfera, aquele planeta onde a maioria das blogueiras fashionistas vivem, onde tudo é cor de rosa AND ryco rsrs.
    Sucesso pra vc!

  34. Vanessa26/01/15 • 16h12

    Temos que economizar sim. A falta de água é um problema sério e de todos. Mas hoje fiquei triste por saber que 37% (isso mesmo, 37%) da água se perde no sistema de distribuição. Cadê o governo para cobrar das empresas de distribuição melhor qualidade neste serviço?!

  35. Gabriela26/01/15 • 16h28

    Cony, esse é um tipico texto que aprendi na escola quando tinha uns 5 anos. Aos 15 aprendi muito mais, por exemplo que uma média de 80% da água limpa utilizada no nosso planeta vai para outros fins que não são essas de “economizar agua no chuveiro, torneira, maquina de lavar, etc”.
    Preste mais atenção na salada que você come e procure saber quanto litros de água precisou para ela estar na sua mesa, ou no caso, quantos litros de água foram precisos para o boi em fase adulta ir para o abatedouro. Só um PEQUENO exemplo de MUUUUITAS coisas que não são mencionadas para nós nos jornais que apresentam e insistem em pedir para economizar em textos como o seu.

    Sim, me alimento de tudo isso, mas não cultivo e repasso essa informação que devemos economizar a pequena porcentagem de água que nós ultilizamos.

    Só estou mencionando isto pois frequento diariamente o seu blog e gosto muuuuuito!
    beijo beijo

    • Izabela Ribeiro27/01/15 • 13h21

      Então, já que essas pequenas atitudes não faze diferença, o que faria? Qual sua sugestão?

  36. Cibele Ferigato26/01/15 • 17h44

    Cony,
    Sempre leio suas postagens e adoro, mas nunca comentei (feio isso neh). Mas gostei muito de você ter abordado esse assunto ainda mais neste momento, que se tornou calamidade publica e fico feliz que faça bom uso do poder que tem de atingir milhoes de pessoas e ser multiplicadora. Se pelo menos 10% das pessoas que leem seu blog pararem e prestarem atenção às dicas e a como poderia reduzir o consumo de agua já estariamos economizando muito!!
    As pessoas precisam parar de egoismo e começar a pensar no coletivo…Nao podemos so levantar as maos p/ ceu e pedir a Deus chuva ou rezar p/ Sao Pedro…temos que realmente agir e colaborar com o que esta em nossas maos, que neste momento é economizar!
    Bjs Bjs

  37. Scheyla26/01/15 • 20h41

    Muito bom o post!! Algumas dicas eu já utilizava, outras vou começar a seguir… consumo com consciência é tudo!
    bjus

  38. […] vamos começar com um excelente post da Constanza Fernandez, autora do Futilish, que trouxe algumas dicas para o uso racional da água, pois o racionamento de água é uma emergência que não dá mais para não ser discutida, apesar […]

  39. Fer Francischinelli27/01/15 • 14h40

    Oi Cony! Eu moro em Itu, no interior de SP, e foi a primeira cidade a declarar o racíonamento de agua (láaaa em Dezembro de 2013) e a o racíonamento só foi encerrado 1 ano depois. Chegamos a ficar mais de 1 semana sem receber água em casa e sem achar quem vendesse. Itu foi “carinhosamente” apelidada de Mad Max.
    Por isso eu digo, economizem sim! Independente de achar que o outro não ta fazendo, que as industrias não estão fazendo. Só quem fica sem passa a dar valor.
    E aproveitem estocar a água da chuva! Ela serve para descarga, lavar quintal, lavar local dos cachorros…

  40. Taynah27/01/15 • 15h15

    Oi Cony!! Estou economizando muita água aqui em casa! todo dia a partir das 15hrs a água some das torneiras! Então estou lavando louça só uma vez por dia, uso garrafinha com água durante o dia, ao invés de copos, tomo banho dentro de uma bacia para coletar a água e usá-la na descarga, junto bastante roupa para lavar tudo de uma vez só e guardo a água para lavar o quintal. E também colho a água de chuva para descargas e lavar o quintal! Bjs!!

  41. Sabrina27/01/15 • 16h22

    Muito boa a iniciativa de tocar neste assunto, Cony. Esta deve ser uma preocupação de todos nós, não importa se quem consome mais é a agricultura e a indústria, todos nós devemos fazer a nossa parte e evitar desperdícios em nossas residências.

  42. Rubia29/01/15 • 09h11

    Cony adorei seu post, pela primeira vez vi esse tipo de post em blog voltado pra moda, e achei uma iniciativa maravilhosa!
    Eu sempre tomei banho rápido e de noite (mesmo qdo me chamavam de porquinha..KK) e fecho o chuveiro pra lavar os cabelos e não escovo dentes e lavo rosto no banho, só na pia. Essas iniciativas ajudam, afinal tem que partir do individuo a conscientização.
    O que me deixa triste é saber que o governo parece não ligar, sendo que essas coisas são estudadas muito antes, é bem como uma leitora escreveu, chove em são paulo e alaga, mais essa água não é captada, ela simplesmente se mistura com a água poluída dos rios, é brincadeira isso neh? Tem que mudar muito, o planejamento dessas coisas tem que ser antecipado em anos, não em meses e quando já se está na crise, afinal de contas mesmo o empresario e governante que acha que não vai ser afetado, vai sim ser afetado, pois falta d’água gera falta de energia (outro problema do Brasil) e isso gera impacto no consumo, e em todas as engrenagens que injetam a economia, está tudo interligado, é um ciclo. As vezes tenho a impressão de que o homem criou um looping contra si mesmo, um sistema tão falho, que tenho medo de ser tarde demais para que haja retorno.

  43. Carol29/01/15 • 10h05

    E não esqueçam como o consumismo exacerbado prejudica o meio ambiente. A fabricação de um simples jean consome litros e litros de água!

  44. […] 5::::: A crise hidríca vem assolando e preocupando a todos pelo Brasil inteiro, principalmente a região sudeste, e é um assunto que merece ser discutido, para que todos consigamos cumprir nosso papel. Sabemos que a má gestão dos estados é a principal culpada da crise que vivemos, mas todos nós podemos criar pequenos hábitos para economizar e utilizar com consciência a nossa água. Nesse post do Futilish, a Cony fez uma reflexão sobre isso e apontou algumas dicas que podemos incorporar no nosso dia-a-dia. Clique aqui […]

  45. Agatha30/01/15 • 22h52

    Achei as dicas válidas e pertinentes. E apesar de morar numa cidade que não passa por isso, economizar água é uma atitude necessária.
    Mas creio que essa problemática passa por inúmeros fatores além das questões climáticas.
    A priori, cidades densas e populosas versus a estrutura fornecida pela cidade, aliada à falta de investimento e planejamento típicos do Brasil.
    Em segundo, o consumismo exacerbado. O lixo gerado se não for reciclado vai pra algum lugar que provavelmente contamina o solo e mananciais. A grande questão é que nosso consumo deveria estar vinculado a um conceito de sustentabilidade.
    Provavelmente nossa nação passará por um caos energético, econômico, hídrico e se essa crise servir ao menos para renovar o consciência das pessoas e incentivar as melhorias que deveriam ser pensadas nos últimos 20 anos, ao menos teremos algum efeito positivo.

  46. Marcelly Rodrigues05/02/15 • 23h34

    Justíssimo e bem pensado. Sempre pensei dessa forma mas, infelizmente meeeesmo, ainda vejo gente achando que eu sou “metida a ecologista”. Geeente, como pode? Tantas notícias trágicas e as pessoas ainda não se deram conta de que o problema é de todos nós e que, se cada um fizer sua parte, a gente consegue evitar uma desgraça ainda maior.