03
Jul 2014
Liga Não, Blue
Novidades de Beleza

Esses dias li uma notícia que tive que parar e reler para ter certeza do que estava escrito.

Está (ou estava, não sei mais) rolando um abaixo assinado para a Beyoncé pentear o cabelo de sua filha. Um abaixo assinado, para pentear o cabelo de uma criança de 2 anos. Filha da Beyonça. E o pior, já tem mais de 3.500 assinaturas.

Achei que poderia ser trollagem, mas nem era. A louca que criou a tal petição disse que achava um absurdo a mãe gastar tufos de dinheiro com o próprio cabelo e deixar a menina despenteada. Daí me lembrei de outra maluca que fazia progressiva no cabelo da filha (que tinha uns 5 anos) e que quase perdeu a guarda da menina! Achei certo! Deixa a criança ser criança, depois que ela crescer, ela decide o que fazer no cabelo!

afro hair cabelo 7

É até meio ridículo comentar sobre isso, de tão bizarro que é esse abaixo assinado. Cabelo afro é lindo e dá uma personalidade danada! Olha só:

afro hair cabelo 5afro hair cabelo 6

Olha essas crianças gente!!! Essa menininha de blusa cinza e saia é LINDA! Não é o momento de se preocupar com isso, mas sim saber aproveitar e se orgulhar!

Agora deixa eu contar um caso.

Coincidentemente este assunto – cabelo afro – estava nos meus rascunhos de posts para o blog e vou contar o porquê. Tem uma moça que trabalha na Zara aqui de BH que acho MARAVILHOSA. É uma negra alta, magra, posuda e que usa o seu cabelo afro ao natural. Toda vez que vou lá e essa moça está atendendo eu fico olhando pra ela kkkkk me dá até vergonha dela perceber e me achar louca (ou outra coisa rs) mas sério, acho ela tão bonita, tão estilosa, chique que dá vontade de chegar perto e elogiar! E o que mais me chama a atenção é justamente o fato dela assumir seu cabelo, tal como é, e que a faz tão linda e única. Desde então fiquei com essa ideia na cabeça, de falar sobre mulheres com esse tipo de cabelo mas ao mesmo tempo não tenho conhecimento nenhum sobre como cuidar e tratar cabelos afros. A única coisa que sei é que quanto mais definido os cachos, mais lindo fica.

Vejamos.

afro hair cabelo 1

Um exemplo dentro da própria família da Beyoncé! A irmã dela, Solange, assumiu lindamente seus cachos.

afro hair cabeloafro hair cabelo 2 afro hair cabelo 3 afro hair cabelo 4

No exterior é muito mais fácil encontrar mulheres negras que aceitam seus cabelos tal como são. Imagino que deve ser difícil domar, cuidar, tratar, mas ah gente, fica TÃO único, transmite tanta personalidade, segurança e auto confiança!

  • Eu acho lindo cachos naturais assumidos e bem cuidados num cabelo afro. E vocês? E quem tem, deixe suas dicas de cuidados, pode ajudar muita gente!
156 Comentários
  1. #1
    Juliana
    03.07.2014 - 20:52

    Eu também acho a moça da Zara e seu cabelo afro muito estilosa. Esse abaixo assinado é ridículo.

  2. #2
    03.07.2014 - 20:52

    Alguns eu acho beeeem lindos, tenho duas amigas que assumiram e dá um trabalhão que a gente nem tem ideia!!!

    Bjs!

    >>> Coisa Phynna
    http://coisaphynna.blogspot.com

  3. #3
    Vanessa
    03.07.2014 - 20:57

    Bah, realmente é bonito e acaba virando destaque, mas é tããão trabalhoso. E só digo uma coisa sobre o belíssimo abaixo assinado: pentear NÃO pode! Como boa mistura que sou, com um cabelo volumoso e cacheado, a única dica é não pentear, pra poder manter o cacho definido e, no meu caso, dar uma reduzida no volume da juba. Porém tudo depende do tipo de cabelo. Minha mãe usa o dela estilo capacetezinho, como gosto de chamar, e por isso penteia sempre. Mas bem só acho que como dissestes: elaé uma criança, deixa ser criança. Aproveitar o ‘descomprometimento’ com padrões de beleza. E outra, se ela se embelezar demais logo reclamam também. Lembra da Suri? Beeeijos, Cony.

  4. #4
    Carol Silva
    03.07.2014 - 20:57

    Tbm acho lindo, principalmente nas crianças, fica uma cooooooooooooooisa de fofo. E trabalho, né, Cony… quem não tem trabalho com o cabelo?
    Preguiça dessa gnt louca q em vez de tomar conta da própria vida, fica inventando coisa.

  5. #5
    priscila
    03.07.2014 - 20:59

    Amei o post cony,tem maluco pra tdo né???mandar a mulher pentear o cabelo da menina?? afffff,ela deveria ir cuidar da própia vida.Enquanto as cacheads/afros essa semana nas andanças encontrei uma blogueira super divaaa a rayca nicácio conheçe??? deu até vontade de assunir meus cachos mais acho que ja to acomodada com quimica.bjuuuu amo o fufu.

  6. #6
    Lidiane
    03.07.2014 - 21:02

    Que cabelos lindos. Naturais, estilosos… Só acho que não deve haver pressão para manter natural ou para alisar. Se a pessoa se acha mais bonita com cabelo liso, alise então. Se prefere deixar afro, que deixe. O importante é se curtir.

  7. #7
    Lorena
    03.07.2014 - 21:03

    Oi Cony!
    Super concordo com isso! Quando eu tinha uns 8 anos minha mãe alisou meus cabelos… A intenção foi boa, naquela época nao existia os cremes milagrosos de hj, e eu chorava todo santo dia an hora de mexer no cabelo. Ele não chega a ser afro mas são bem cacheados! Tomei um trauma disso q vc nem imagina! Prometi pra mim mesma q nunca mais ia fazer isso! Amava meus cachos! Mas aí vim parar no Japão e a coisa complicou. Produto pra cabelo cacheado simplesmente não existe aqui! Já revirei lojas, sites, td! Ficava tão caro cuidar dos cabelos, e eles são muitos e finos, embaraçam tanto! Não secavam no inverno. Tive pneumonia! Secador, nem pensar! Aguentei por 4 anos. Aí me rendi à progressiva. Mas morro de saudades dos meus cachos, quando voltar ao Brasil a primeira coisa que vou fazer é deixar natural de novo!

    • #8
      Constanza
      03.07.2014 - 21:10

      Nossa e vc iria fazer um sucesso aí com seus cachos hein?

  8. #9
    Mariana
    03.07.2014 - 21:03

    Acabei de tirar a progressiva do cabelo! Estou amando meu cabelinho black!

  9. #10
    Lucia Quaranta
    03.07.2014 - 21:05

    Achei que essa historia do abaixo assinado era trote igual aqueles eventos toscos do Facebook… coisa de gente desocupada… cabelo afro é tão lindo … tão único!!

  10. #11
    Pricilla
    03.07.2014 - 21:07

    Acho lindo cabelo afro, acho estiloso e original, mas nunca tinha reparado na filha dela, mas pelo que notei na foto, o cabelo dela não é só afro, estão se formando dreads, ai sim é por falta de pentear, e com todo respeito, não acho legal uma menininha de dois anos ter dreads nos cabelos, cabelo afro é lindo, principalmente se for bem cuidado e não desleixado…

  11. #12
    03.07.2014 - 21:07

    Olá, Constanza. Tudo bem?
    Não costumo comentar no seu blog, mas neste post foi inevitável. Sou branquela azeda e tenho um cabelo cacheado crespo que não chega a ser afro, e eu fico abismada em como não existem cabeleireiros qualificados para tratarem destes tipos de cabelos, como o meu.
    Bem, uma vez, fui em um salão e meu cabelo estava molhado para poder ser cortado, e então ouvi uma mulher falando que eu parecia um cachorro molhado. Aquilo acabou comigo, até porque eu tinha uns 12 anos, e aí eu nunca mais fui em um salão, acho que durante uns 5 anos. Até cheguei a ir em outros depois, mas os cabeleireiros acham que quem tem cabelo cacheado gosta de cabelão e não é verdade.
    Eu sempre amei meu cabelo e, mesmo apesar de outras pessoas falarem para eu alisá-lo, nunca quis.
    Depois de muita “desesperança”, encontrei em Santo Amaro (SP), um salão chamado Beleza Natural, que é especialista em cabelos cacheados crespos. Não quero mais saber de outro salão: preços justos, atendentes e cabeleireiras educadíssimas e muito talentosas. Elas sabem como lidar com o cabelo cacheado.
    Fica a dica para as meninas.
    Um beijo!

    • #13
      Constanza
      03.07.2014 - 21:09

      Beleza Natural!!! Nossa COMO tentei lembrar o nome desse salao! Tinham comentado comigo sobre ele e achei o máximo!

  12. #14
    Larissa
    03.07.2014 - 21:11

    Acho lindo cabelo afro assumido… tenho uma amiga que passou pela fase da progressiva e agora resolveu assumir o cabelo afro e ficou bem mais bonita!

  13. #15
    Bruna
    03.07.2014 - 21:12

    Pois penso que você deveria ir na Zara assim que possível e elogiar a moça. A gente não pratica a arte do elogio e acaba ficando com receio de fazê-los. Não é bastante intrigante que uma coisa boa (um elogio sincero e sem pretensões) possa soar inadequado aos nossos padrões de comportamento?
    Tenho tentado me desprender dessas limitações que impomos a nos mesmas e elogiado mais as pessoas… e tem sido muito legal: faz bem pra pessoa que fica mais autoconfiante (quantas vezes nosso dia/vida tá difícil e uma palavra empática era tudo o que queriamos ouvir?) e faz bem pra mim, que me sinto bem por saber que meu dia não passou em branco, que fiz o mundo de uma pessoa um pouquinho mais agradável. 🙂
    p.s.: sugiro também que, já que não sabe falar muito sobre cabelos afro e tal (tbm não sei, tenho cabelo liso escorrido, apesar de sonhar desde pequena com um black power poderoso kk), que convide esta vendedora da Zara para dar uma entrevista aqui no Fufu, contando como cuida do cabelo, quais seus segredinhos de beleza, pq resolveu assumir seus cachos, qual seu estilo de se vestir e essas coisas que sempre só vemos famosas falando. É tão bom ouvir “gente como a gente” num mundo tão hermético…

    • #16
      Maria Carolina
      03.07.2014 - 22:14

      Achei ótima a sua ideia, Bruna!

      • #17
        Paula
        03.07.2014 - 22:44

        Show!

    • #18
      michelle
      04.07.2014 - 01:31

      amei a ideia da entrevista com a moça da Zara e não esquece de colocar foto kkk fiquei curiosa

    • #19
      Luciana
      04.07.2014 - 08:35

      super concordo! de críticas maldosas o mundo já tá cheio, mas qdo é pra elogiar, existe esse receio…incoerente mesmo!
      só um exemplo pessoal…tem uma conhecida que vejo sempre, mas que está sempre de cara emburrada, bicão mesmo, e ela é linda, tem um rosto lindo, poderia transmitir muito mais sua “beleza” se sorrisse mais. daí q um dia criei coragem e falei pra ela, numa boa, como ela era bonita mas se escondia atrás da cara “amarrada”, que deveria sorrir mais e tal…agora, toda vez que encontro com ela, ela me abre um sorriso de orelha a orelha! bem melhor né?! 🙂

    • #20
      Ana E
      04.07.2014 - 09:20

      Isso aí, Cony, vai lá na Zara e fala pra ela que ela é linda! Você vai ficar feliz por ter dito e ela por ter recebido o elogio!!

    • #21
      Izadora
      04.07.2014 - 11:15

      Nossa, estava ontem mesmo conversando com duas amigas, sobre como quando vou ao Rio as pessoas me elogiam. Tipo, me param na rua pra elogiar justamente o que? Meu cabelo! Cacheado, comprido. Coisa que nunca me aconteceu aqui em Goiânia, mas sempre acontece quando vou ao Rio, e como me faz bem! Como é gostoso receber um elogio de alguém que nunca te viu antes, que te para só pra dizer uma coisa positiva!
      É exatamente isso que a Bruna falou: uma palavra empática que muda totalmente o dia da pessoa que a recebe. E muda de quem faz também. Que justamente por ter provado dessa sensação tão gostosa, passei a fazer isso também. Se vejo alguém como essa vendedora da Zara citada, vou la e faço questão de fazer um elogio, e é tão gostoso quanto receber, a reação é sempre positiva.
      Acho que como a maioria das cacheadas/crespas, também sofri bullyng na infância, mas nunca dei muita bola, sempre amei meus cachos e tenho muito orgulho deles. Meu cabelo é a minha personalidade. Gasto, trato, e já to procurando saber desse Beleza Natural hahaha, porque aqui em Goiânia também não se encontra profissional especializado.
      AMEI esse post, Cony! Que crianças lindas!!
      E sou do time que apoia que você vá até a Zara, elogie a vendedora, peça uma foto, e por que não pedir também algumas dicas? Vamos adorar!

    • #22
      Juzy
      04.07.2014 - 11:37

      Ótima ideia!
      Também adoraria ver a continuidade dessa história.
      Certeza que a vendedora da Zara vai ficar radiante.

    • #23
      Julia
      04.07.2014 - 11:54

      Concordo plenamente! Elogiar os outros deixa a gente tão leve que acho até que faz mais bem pra nós mesmos do que pro elogiado! hahaha
      Sem dúvidas assim que pudesse você deveria elogiá-la, contar que ela até foi inspiração pra post!

  14. #24
    Vanessa
    03.07.2014 - 21:21

    Também acho liiiindo e chique! Poderoso! Tipo, Sheron Menezes! Ela é um espetáculo, e aquele cabelo??? Linda demais! Moro em SP e tenho o cabelo liso escorrido, mas sei que tem um salão famoso no Rio, o “Beleza Natural” que é especializado em cabelo afro! Dizem que tem até caravana aqui de SP pra lá…. Deve ser top! Adorei o post! Bjs Cony

    • #25
      Constanza
      03.07.2014 - 22:02

      Então, hj no salão a moça me falou exatamente isso qdo contei q ia fazer um post sobre cabelo afro. Falou q tem uma cliente q ta querendo ir pro Rio só pra tratar os cachos nesse salão!!

    • #28
      Juzy
      04.07.2014 - 14:15

      Também já chegou em SP, fica no shopping Boulevard Tatuapé.
      No 3º andar acho. 😉

      Vale a pena conferir. Eu mesma sou adepta da progressiva há anos, mas já estou esperando a raiz crescer o bastante pra começar o processo de recuperação dos cachos lá!

      Beijos meninas! Beijos Cony!

  15. #29
    kirinha
    03.07.2014 - 21:23

    Esse povo que quer ditar regras é o ó! Bora ser feliz minha gente. Deixa o cabelo da garotinha em paz. E posso falar uma coisa: pq todos nós temos que ser iguais??? Ultimamente me “rebelei”, retirei as “amarras da sociedade”. Estava com o cabelo um pouco abaixo dos ombros, cortei estilo Chris Janner. Estou me sentindo tão livre!!! Hahahaha

  16. #30
    Carla de BH
    03.07.2014 - 21:26

    Cony, acho lindo tbm! Meu cabelo é liso e não aceita quase nada, mas realizei o sonho do cabelo cacheado com minha filha (qdo eu era adolescente fiz até permanente!) O dela é maravilhoso e super elogiado. Ela ás vezes não gosta pq dá trabalho… Mas está começando a gostar e até se orgulhar de tão elogido que é.
    PS: Te leio todo dia, há,mais de dois anos, mas quase não comento.#Tímida… Sorry! Ah, já te vi no BH Shopping, mas faltou coragem… Bjo!

  17. #31
    Patricia
    03.07.2014 - 21:30

    Cony que post é esse menina? AMEI adoro o tema. Sou parda e tenho cabelos afros, faz algum tempo que abandonei os alisamentos para assumir meus cachinhos mas, concordo com a Fe e achar profissionais qualificados é muito difícil, fui fazer luzes nos meus cachinhos e o cabeleireiro me “enfiou” uma touca a vácuo e arrebentou metade deles puxando os fiozinhos, que dor de cabeça no outro dia. Outro ponto a se falar é que realmente é lindo, mas me lembro de todo preconceito que sofri quando criança por conta dos meu cachos. Hoje em dia simplesmente sambo na sociedade mas, ninguém merece aquele povo querendo pegar no meu cabelo me tratando que nem bicho no zoológico.

  18. #32
    Júlia
    03.07.2014 - 21:31

    Engraçado vc fazer esse post… Semana passada em uma festa um rapaz fez comentários racistas sobre meus cabelos. Não chegam a ser afros, mas são bem cacheados. Já fiz progressiva por um tempo, mas faço triathlon e preciso lavar o cabelo quase diariamente, fica inviável usar ele liso pq precisa secar mesmo com progressiva.

    Para deixá-los bonitos o mais importante é o leave-in, usar bons shampoos ajuda mas não é determinante.

    Gosto de passar um pouco de óleo antes do leave-in (uso morrocanoil ou o óleo extraordinário da loreal, tenho os dois). Atualmente uso 3 leave-ins: 1- Potion 9 da sebastian que tb hidrata; 2- Small Talk da linha Bed Head (Tigi) que deixa os cachos definidos, mas tem que usar pouco ou passar a mão no cabelo qdo começa a secar, pois deixa os cachos um pouco durinhos, como se fosse um gel e por fim a descoberta recente que uso em ocasiões especiais para não acabar rápido, 3- Curls Rock Amplifier da linha Catwalk da Tigi (também deixa um pouco durinho). As vezes misturo o Potion 9 com um dos dois da Tigi, assim uso uma quantidade menor e minimizo o problema do cabelo “durinho” como se tivesse passado gel.

    • #33
      Constanza
      03.07.2014 - 22:00

      Curti as dicas!

  19. #34
    Fernanda
    03.07.2014 - 21:31

    Oi Cony! Também acho lindo as mulheres negras que assumem seus cabelos. Acho chique, fashion, exótico… Sem contar na praticidade de pular a parte da escova kkkk. Meu cabelo é ondulado e faz uns três anos que faço progressiva, mas estou pensando seriamente em deixar as madeixas ao natural.
    Ah! Mooooorri de inveja ( boa, claro ), das fotinhos no jogo do Brasil kkk… Deve ser uma emoção só.
    Beijocas!!!

  20. #35
    Larissa Freire
    03.07.2014 - 21:32

    Fico revoltada com essas pessoas que ficam alisando o cabelo, deixando sua identidade de lado e assumindo uma totalmente padrão, todas de cabelo liso, boi lambeu, tudo igual e sem personalidade. Faço faculdade na área da saúde e há pouco tempo uma aluna foi riducularizada na frente de todos os medicos, pacientes e outros alunos no hospital por uma professora pelo fato de assumir seu cabelo afro, achei um absurdo quando li a carta de repúdia feita. O cabelo faz parte da personalidade da pessoa, pena que poucas assumem isso. Não sou negra, não tenho cabelo afro, porém admiro quem não segue o padrão da sociedade e assume realmente suas raízes.
    Cony, acho que você poderia convidar alguem que tenha o cabelo afro para falar como tratar e ter os cuidados certos. E outra… acho que deveria tirar uma foto da vendedora da zara e postar aqui. 🙂

    • #36
      Constanza
      03.07.2014 - 21:59

      Ai será q ela deixa??? Rsrs

      • #37
        Larissa Freire
        03.07.2014 - 22:13

        Explica pra ela, acho que deixa sim…
        Falando do Beleza Natural, tenho uma amiga e uma prima que fazem o cabelo lá. Fica lindo, o cabelo delas não é black, mas são bem cacheados. Minha prima é a famosa “sarará” e o cabelo fica com os cachos soltos, bem bonitos.

    • #38
      fAbI
      04.07.2014 - 09:09

      Cony, atualmente tem alguns blogs bem bacanas com ênfase em cabelos afros/cacheados. Quem sabe vc convida alguém para um post? Acho essa menina belíssima! Olha que perfeição os cachos dela: http://www.rayzanicacio.com/

      • #39
        Constanza
        04.07.2014 - 09:42

        Boa ideia!

  21. #40
    Simone
    03.07.2014 - 21:37

    Pensei e senti a mesma coisa quando li sobre o abaixo assinado e fui procurar imagens da menina. Linda!!!! A ignorância no real sentido da palavra, não tem conhecimento do trabalho que é manter o cabelo daquele jeito. Parabéns pela iniciativa e sensibilidade!

  22. #41
    Mariana Neto
    03.07.2014 - 21:40

    Nossa, que legal ver uma matéria assim num blog que tanto gosto bem na fase que estou assumindo meus cachos! Não é afro, mas é cacheado, volumoso, e em GRANDE QUANTIDADE, larguei a progressiva há mais de um ano mas continuei com o combo escova + chapinha. Estou na segunda semana usando ele natural… os primeiros dias são muito difíceis, principalmente acostumar com a franja enrolada, mas ganhei tantos elogios na rua que me deixaram mais segura! É muito bom se livrar da escravidão do cabelo perfeito!

  23. #42
    Renata
    03.07.2014 - 21:40

    Oi Cony, que bom que você tocou no assunto! Tamanha é ditadura dos cabelos lisos que quem assume seus cabelos naturalmente rebeldes é olhado com desconfiança. Eu parei de fazer progressiva no meu que é apenas anelado/cacheado. Recentemente (pelo menos pra mim) surgiu um movimento de mudança de comportamento partindo do princípio de aceitar seus cabelos como eles nasceram. E dessa forma procurar produtos específicos ou mais indicados e formas de cuidar e valorizar o cabelo cacheado/crespo. Se você tiver interesse é só procurar sobre a técnica Low poo ou no poo. Elas servem pra todo tipo de cabelo, mas tem feito “milagres” para os cabelos cacheados/crespos. E quando tiver oportunidade vai lá e elogia a moça! Elogio é sempre bom!

  24. #43
    camila brito
    03.07.2014 - 21:47

    Ohhhh, eu sei bem como é ruim ser escrava do ‘ditado” pela moda, meu cabelo não chega a ser crespo, mas é uma farofa, e custo, sempre fazendo gradativa e no dia a dia escovas, confesso que até acho mais fácil manter na escova, cabelo esticado no ”ferro quente” é fácil manter( só ficar longe da água)e admiro e acho MUITO lindo as meninas, mulheres que assumem um belo cabelo afro e acho que deve dar um trabalho danado mante-los bonitos, na novela das 21 tem 2 mulheres com o cabelo afro assumido e são lindíssimas…portanto: parabéns meninas com cabelão pro mundo sem medo.

  25. #44
    03.07.2014 - 21:56

    Cabelo afro é lindo, é tendência! Tá super na moda deixar os cabelos assim, inclusive teve uma matéria no Bem Estar comparando os jogadores da seleção – carecas com os atuais – que deixam seus cabelos ao natural, sem esconder.
    Depois teve reportagem com mulheres belíssimas que resolveram assumir a sua identidade com os seus cabelos do jeitinho que são, valorizando sua cultura.
    É tão questão de identidade!

  26. #45
    Paula
    03.07.2014 - 22:01

    Outro dia vi no salão uma criança de no máximo 7 anos alisar o cabelo com “London” e a cara de alegria dela era visível.
    Particularmente, achei um pecado tirar o afro dela tão jovem, quando ainda não se sabe das coisas… é o papel da MÃE dar referência pra criança se achar LINDA do jeitinho que ela é, ao natural! Solange Knowles, Sharon Menezes, Juliana Alves, Thais Araújo, Adriana Alves, Débora Nascimento, Cris Viana, Ana Paula Arósio… musas afro/cacheadas é o que não falta!!
    A mãe certamente preferiu o alisamento do que ter o trabalho de cuidar dos cachos… uma pena!

    Vídeo tudo a ver com o post:

    http://www.youtube.com/watch?v=cHie91NYx1M

    🙂

  27. #46
    Ivina
    03.07.2014 - 22:05

    Tem um ano que parei de fazer química pq meu cabelo é mt fininho e pouco, daí imaginem a tragédia, nesse processo de pausa de química eu redescobri meus cachos e agora aprendi um monte de truques bacanas para manter. Um deles é o cronograma capilar que meninas de todos os tipos de cabelos podem fazer e suuper ajuda, consiste numa “agenda” semanal que varia entre hidratação, nutrição e restauração capilar. Além da fitagem que ajuda super a definir os cachos, é só dividir o cabelo em camadas ( sabe quando vai fazer escova? então..) e passar creme em mecha por mecha e dá aquela amassadinha para definir, fica lindo. E paras que amam volume super indico usar um pente garfo de madeira( ajuda no frizz), dá um volume sensacional e fica supeeer estiloso. A dica para manter o cabelo cacheado sempre lindoo é mante-lo hidratado e umectado sempre( procurem no google sobre umectação, é show) pois cabelos cacheados/crespos retém menos água, daí precisam de mais hidratação

  28. #47
    Paula
    03.07.2014 - 22:09

    Ah, tem uns dois anos que tô numa vibe “natural” tão grande que até na cor não mexo mais (resolvi aproveitar a minha cor natural enquanto brancos não comprometem né…).
    Meu cabelo tá 100% natural, cor e shape… não é liso escorrido, tem algumas ondas e é um pouco armado… mas AMO! Tô fora de qualquer tipo de alisamento… London, Progressiva… tudo só míngua o cabelo!
    Atualmente tenho seguido o “cronograma capilar” … conhece, Cony? É absurda a diferença que sinto em relação a hidratação e controle de frizz. Vale super a pena…

    • #48
      Constanza
      03.07.2014 - 22:13

      Nunca ouvi falar! Do que se trata????

      • #49
        Paula
        03.07.2014 - 22:30

        Mais ou menos é assim…
        Primeiro você classifica as máscaras (que você provavelmente já tem) em: Hidratação / Nutrição / Reconstrução.
        Aí você se compromete a fazer 03 tratamentos por semana no cabelo, em casa mesmo. Não dá tanto trabalho porque tem máscaras que são pra uso no banho mesmo, como a Aussie 3 minute, pra hidratação.
        Tem semana que é Hidratação + Hidratação + Nutrição, tem semana que é Hidratação + Hidratação + Reconstrução… isso depende da “fase” do cronograma.
        Pra mim, fez uma diferença absurda no cabelo, tá muito mais sedoso, macio, diminuiu o frizz… Tô amando!
        Acho que a grande sacada é que eu já tinha tudo do cronograma em casa, só aprendi e me comprometi a usar direito… acho que esse é o pulo do gato!
        Eu “conheci” o cronograma capilar pela Duda do blog Pretty Poison… lá ela explica como “classificar” as máscaras ou óleos!

        • #50
          Ana Claudia G.
          04.07.2014 - 09:40

          Sim, também vi isso em algum blog e comecei a fazer.
          Mudou meu cabelo… E com o que eu já tinha em casa!

        • #51
          Flavia
          05.07.2014 - 17:53

          Cronograma capilar é só amor! Melhorou muito o meu cabelo! Fora que lendo sobre o assunto eu aprendi muito e as vendedoras de lojas de cosméticos já não me enganam mais! 😛

          Tem um grupo no face que explica bastante e indica produtos tbm: https://www.facebook.com/groups/cronogramacapilar2/

          Tem uns grupos de ‘low poo e no poo’ especialmente para as cacheadas tbm!

          bjoo

          • #52
            09.07.2014 - 20:46

            Depois que tirei a química do cabelo e assumi os cachos passei a fazer no poo! Gente é OUTRA coisa! O problema é que nós estamos acostumadas a lavar o cabelo de uma forma que simplesmente não é compatível com o cabelo cacheado!Quando se aprende a lavar no estilo “no poo/low poo” o cabelo fica outro!
            A quem interessar já fiz alguns posts sobre o assunto dando dicas como “nunca pentear” ou usar fronha de cetim pra dormir. 😉
            Beijos Cony!

            cacausalles.blogspot.com.br

  29. #53
    Ivina
    03.07.2014 - 22:11

    Ah esqueci de comentarkkk, mas em Betim vai inaugurar o salão Beleza Natural, no Betim Shopping.

  30. #54
    Michelle
    03.07.2014 - 22:11

    Cony, a Maraisa do blog Beleza Interior mostra toda a transição do cabelo dela desde qye resolveu assumir os cachos afro. Dá uma olhada no blog. É super legal e a Maraisa é engraçada, estilosa e tem várias dicas p/meninas negras. Vale como dica até se vc quiser deixar pras suas leitoras.

    • #55
      Nay
      03.07.2014 - 22:57

      Ia deixar a dica da Mamá (a íntima kkkk) mas legal que vc já deixou. 🙂 Adoro ela e aprendi finalmente a diferença de hidratação, nutrição e restauração com o blog dela.

  31. #56
    Glaci
    03.07.2014 - 22:13

    Digo sempre, gente desocupada é o atraso do planeta, abaixo assinado para pentear cabelo de criança é o final dos tempos gente !

  32. #57
    03.07.2014 - 22:14

    Nossa, ridículo de verdade esse abaixo assinado. Será que não entendem que isso é ESTILO, não é descuido. Tão lindo quem não esconde o que é, que aceita quem é. Acho uma graça os cabelos afros e desejo muito que quem tem valorize e exponha porque é legal, é bacana, é identidade. Conhecendo o blog hoje e já gostei 🙂

  33. #58
    03.07.2014 - 22:37

    A fala serio isso é um tremenda besteira, tem muita gente que não tem o que fazer.

  34. #59
    Priscila
    03.07.2014 - 22:41

    Cony eu vi esse abaixo assinado ridículo que fizeram, li os comentários de muitos dizendo que”criança tem que ser criança” e voltei no tempo, na minha infância e todo o trauma que eu carrego pelas piadas de um cabelo crespo (e eu não sou negra, sou clara, tenho olhos verdes), hoje sou muito segura da minha aparência, uso óculos, aparelho ortodôntico, não tenho um corpo de deusa,mas uso biquíni numa boa, mas sou tão traumatizada com essa história de cabelos crespos que eu não consigo desapegar da escova progressiva e da minha cabelereira que, curiosamente também sofreu as mesmas agressões por ter o tal do cabelo”ruim”(que deve ter feito algo muito odioso para o mundo, pois pra mim foi comum convencer a minha mãe a alisar meus cabelos na infância mesmo que o resultado não tenha sido um sucesso).
    Desculpa o desabafo, mas esse é um tipo de discussão que eu admiro quem teve coragem em mudar e assumir seus cabelos lindamente. Eu prefiro me assumir como uma alisada com escova progressiva, não pelo trabalho que dá pra cuidar de um cabelo crespo mas sim do trauma que carrego na vida.
    Beijos

    • #60
      Constanza
      04.07.2014 - 08:04

      Bullying! Caraca como isso deixa marcas né? Ah vc clara de olho verde e cabelo crespo deve parecer uma fadinha…

  35. #61
    Lola
    03.07.2014 - 22:50

    Concordo totalmente!!! Não tenho cabelo afro, mas cacheado e peguei nojo de salão de beleza aqui na minha cidade, porque não tem um que eu entre e não me ofereçam escova/alisamento/chapinha. Dá vontade de jogar a educação longe e mandar praquele lugar.
    Acho a maior frescura esse preconceito/implicância com cabelo cacheado e afro. Dá o maior trabalho?? Dá, ô se dá! Mas é lindo!
    Respeitem nossos cabelos 😀
    E moças de cabelo lindo assim, PAREM DE ALISAR 😀

  36. #62
    03.07.2014 - 23:07

    Tem uma moça no Instagram chamada @9as18. Que cabelo incrível que ela tem! Babo todas as vezes!

  37. #63
    Carla
    03.07.2014 - 23:42

    Cony, olha essa matéria da Renata Uchoa, sobre uma moça daqui de João Pessoa quem têm o cabelo cacheado liiindo falando um pouco dos cuidados.
    http://www.jornaldaparaiba.com.br/closetdare/?id=9170681223440427204

    :***

  38. #64
    Daiane
    03.07.2014 - 23:51

    Oi,Cony
    A questão do abaixo assinado não é o tipo de cabelo da criança e sim os maus tratos causados a ele.A Blue é uma criança e não pode cuidar deles sozinha.Vale lembrar que a mãe da criança foi eleita essa semana a mais poderosa pela Forbes.Vi muito mais burburinho pela falta de cuidado por parte dos pais do que pela textura do fio.Ninguém está pedindo para ela passar henê,guanidina ou coisa do tipo.Cabelo é cabelo.Seja ele crespo,liso,cacheado…só fica lindo se CUIDADO e LIMPO.

    No mais, AMO seu blog e você, claro!

  39. #65
    03.07.2014 - 23:59

    Acho lindo demais!!! essa moça da Zara chama a atenção de loooonge! Mas imagino q dá mto trabalho pra manter!

  40. #66
    Amanda
    04.07.2014 - 00:05

    A Regina Casé fala que brasileiro não tem preconceito com cor ou raça, mas sim com cabelo. Pelo visto isso não acontece só por aqui né? Infelizmente…

    • #67
      Laura
      04.07.2014 - 09:26

      Essa ilusão que brasileiro não tem preconceito racial…de onde surge o preconceito com o cabelo cacheado/crespo se não do preconceito racial, né?

      Já ouvi gente falando que a pessoa era “moreno escuro” pra não chamar de negro…mesmo quando a pessoa era negra e se identificava como tal, mas as pessoas agem como se chamar de negro fosse ofensa.

  41. #68
    Lara Alexandre
    04.07.2014 - 02:22

    Como dizem “do que adianta ter o cabelo liso se as ideias na cabeça são enroladas?”

    • #69
      Constanza
      04.07.2014 - 08:05

      Amei isso rsrs

  42. #70
    04.07.2014 - 02:26

    Como é a vida… eu aqui com meu cabelo liso escorrido sonhando toda a vida em ter cachinhos (e olha que já tentei…). Particularmente não gosto do resultado do alisamento porque a raiz sempre fica esquisita… e o cabelo armadão (ooo sonho) é tão lindo e tem muito mais personalidade!

  43. #71
    Nyllscehzinha
    04.07.2014 - 05:37

    Oi Cony!
    Adoro seu blog, acompanho sempre e nunca comento… Já leu vários comentários que começam assim, certo?
    Bom, não pude deixar de comentar este post.
    Tenho uma amiga que lançou em 2013 o web-documentário chamado Raiz Forte (https://www.youtube.com/channel/UCKojyQAJPau3qicwZ7hn-Pw). Eu o recomendo para você e seus leitoras, acho que tem tudo a ver com o post e com os comentários feitos!

    Um ótimo final de semana!

    • #72
      Nyllscehzinha
      04.07.2014 - 05:38

      suas leitoras*

  44. #73
    Alice
    04.07.2014 - 07:11

    Eu resolvi assumir meus cachos desde setembro do ano passado..meus cabelos sao crespos e depois de 11 anos de muita quimica eu estava ficando quase careca caia muito cabelo pela casa toda e eu tinha falhas.. dai comecei a pesquisar sobre o assunto no blog da Rayza Nicacio e da uma garota brasileira.. simplesmente ver as fotos de antes e depois me fez ver que ser natural e se aceitar é a coisa mais chique e linda! na verdade viver de forma natural em tudo ( por exemplo nao faco mais minhas cuticulas apenas as hidrato e minhas unhas estao lindas e sem cuticula! e comer coisas menos industrializadas possiveis,,) tudo isso faz um bem danado a alma ! me sinto mais leve linda radiante e todo mundo comenta isso.. dizem que eu deveria ter sido sempre assim! meu cabelo era quase na bunda e cortei ele no ombro, ainda tenho um pouco de quimica nas pontas e a diferenca de brilho e maciez do cabelo é gritante..

    • #74
      Ana E
      04.07.2014 - 09:44

      Oi, Alice, fui obrigada a comentar mais uma resposta rsrsrs. Que legal sua atitude. No meu caso o problema era outro. As pessoas me cobravam uso de maquiagem e muitas vezes usei sem ter vontade, só pra não me perturbarem. Gosto sim de maquiagem, mas não do tipo que não bota a cara na rua por estar de cara limpa. Como cuido muito de minha pele, percebi que eu não precisava me empanturrar de base e etc, pois minha pele já era bonita. Quando fui amadurecendo e questionando o que os outros me diziam, passei a não dar importância e fazer como eu queira, então usava só o filtro solar e um pozinho por cima pra tirar um pouco o brilho, batom que adoro e não fico sem e um blush leve, mas sem nada nos olhos. Hoje me sinto livre!! Uso maquiagem nos olhos quando eu quero, quando me dá vontade, e isso mais nos fins de semana. Veja bem, acho bonito sim, mas amo meu visual mais natural, não fico desleixada, fico com ar de estou ótima e amo! Não quero viver na ditadura da maquiagem excessiva. Tenho amigas que carregam nos olhos e fica lindo sim, mas eu não gosto todo dia em mim, é só isso e quero que me respeitem por não usar muita maquiagem. Sou vaidosa sim e ser vaidosa não é carregar em maquiagem, as pessoas confundem. Pra mim ser vaidosa é se cuidar, seja cabelo afro, liso, com ou sem maquiagem, mas se cuidar.

  45. #75
    Lívia
    04.07.2014 - 07:34

    Ei, Cony! Adorei o post e concordo com tudo! Só não acho muito legal o termo “assumir”, fica parecendo q cabelo afro ou cacheado é errado! Para mim, aceitar parece mais adequado.
    Meu cabelo é cacheado e já ficou bem liso com progressiva. Hj, uso com cacho e volume! Beijo

    • #76
      Constanza
      04.07.2014 - 08:08

      Assumir é aceitar. No sentido q muitas pessoas que tem esse tipo de cabelo não se aceitam por N motivos. O único q acho válido é por dar mt trabalho (pelo o q dizem)

      • #77
        fAbI
        04.07.2014 - 09:12

        Cabelos lisos com certeza são mais fáceis de cuidar do que cabelo crespo. Porém, cabelo crespo alisado…sei não, mas acho que dá mais trabalho manter um cabelo saudável cheio de químicas do que um cabelo crespo natural.

  46. #78
    Hosana
    04.07.2014 - 07:47

    Que alegriaaaa ver um post assim aqui… Sigo o seu blog a alguns anos e tenho cabelo black, legal da sua parte discutir esse assunto por aqui. Desde pequena minha mãe passava relaxantes ou alisamentos no meu cabelo, não a culpo por isso, porque existe toda uma questão social envolvida no cabelo rs, poucos são os blogs ou lugares que discutem sobre o cabelo cacheado ou afro…
    Sobre os produtos estou sempre experimentando produtos novos e indicados para cabelos cacheados… Gosto do volume e dos cachinhos então sempre uso cremes mais ralinhos. No facebook tem milhares de grupos que ajudam e dão dicas para as cacheadas e crespas …. E cada um tem o direito de usar o cabelo do jeito que quiser … Cacheado, liso, crespo, raspado…. A parada é ser feliz rs

  47. #79
    Daiane Coutinho
    04.07.2014 - 08:14

    Oi Cony

    Os meus são cacheados, mas so de pensar em levantar de manhã com eles bagunçados já sofro.

    Abriu aqui em Bh um salão Beleza Natural, que as vagas estão esgotadas desde junho.

  48. #80
    Mah
    04.07.2014 - 08:38

    Torcendo para a moça da Zara ser leitora do blog! hahaha
    Imagina o susto da fia, em ver-se elogiada aqui.

    Meu cabelo é liso/ondulado, sou branca, mas ele teima em ficar feio na umidade.
    Sempre fui “rapunzel”, mas esse ano fiz um BOB radical.
    Na primeira semana, foi só susto, hahaha, mas depois aprendi a usar tiaras, ondular direito, enfim, estilizar a parada haha.

    Cabelo bonito é prática e auto-conhecimento. Independente do comprimento/textura.

  49. #81
    Milena Cardoso
    04.07.2014 - 08:46

    Nossa Cony! Esse post veio mto a calhar, estou em transição capilar (deixando de fazer progressiva e assumindo os cachos), porém essa é uma fase muito dificil por causa da auto estima que fica abalada, a minha progressiva era tão forte que eu nem precisava usar secador e meu cabelo já ficava mega liso, então agora metade do cabelo fica enrolada e a parte de baixo lisa, como ainda estou no começo da transição (uns 4 meses) ainda não cresceu tanto mas logo logo sei a dificuldade que vou enfrentar. Antes era mais dificil saber como lidar com os cachos, o “mundo” parece que antes vc só era bonita se tivesse cabelo liso, agora tem muitos blogs e vlogs bem legais sobre como cuidar dos cachos, antes não tinha, curto muito o da Rayza Nicácio, Priscila Silva, Gill Vianna..
    Não vejo a hr de ser toda cacheada novamente, após 6 anos de cabelo liso.

  50. #82
    Raquel
    04.07.2014 - 08:53

    Olá bonitona!! 🙂
    Eu também acho que cabelo afro ao natural fica super lindo!
    Não entendo nada do assunto… mas já ouvi dizer que é bem custoso manter este cabelo. E acredito que seja em todos os sentidos.. de dar trabalho mesmo e financeiramente.
    Então talvez por isso é que aqui no Brasil a mulherada alise, nada mais prático e barato do que alisar, não é mesmo?
    Beijocas!!

  51. #83
    Rose Fernandes
    04.07.2014 - 08:56

    Oi Cony, muito legal esse tema. Eu tenho cabelo ondulado e já dá um trabalho danado, mas morro de medo de progressiva e essas loucuras todas e gosto tb das inúmeras possibilidades de penteado q ele me proporciona, mas acredito que o cabelo afro seja bem mais difícil, até pq meu pai é negro e na família dele as minhas tias e maioria das minhas primas tem cabelo afro e dá pra contar nos dedos de uma mão só quem ainda não alisou… Uma pena!!! Mas isso é cultural Cony, infelizmente essa “maldade” ou “preconceito” está enraizada nas pessoas, e o pior as crianças também acabam tendo essas mesmas idéias. Tenho uma amiga que tem uma filha lindíssima com cabelo super afro que ela cuida e fica a coisa mais linda, porém a maior alegria dela é quando faz escova e dá uma abaixada nos fios, isso pq os amiguinhos vão achar mais bonito, e ela tem apenas 06 anos, é uma dózinha viu!!
    Tenho um filho de 4 anos que é super cacheado de olhos claros, tipo David Luiz da seleção rs, sempre preciso baixar o corte, pq inclusive os adultos ficam colocando apelidinhos nele, que é apenas um bebê (eu acho), pelo fato de ser homem é mais fácil, mas as pessoas estão bem sem noção mesmo!
    Cony, amiga (ok, eu considero!rs), parabéns pela iniciativa de quebrar padrões e trazer assuntos tão bons e que nos fazem repensar sobre detalhes que fazem toda diferença na vida de muitas pessoas, o post com a Ju Romano tb foi top… Vc sempre perfeita na forma suave de escrever, sou sua fã… Bjsssssssss

    • #84
      Constanza
      04.07.2014 - 09:41

      Obrigada lindona!

  52. #85
    Flavinha
    04.07.2014 - 08:56

    Nossa esse povo tá mesmo com tempo livre pra ficar enchendo o saco dos outros hein?
    Cabelo afro é lindo sim, armadão, acho belíssimo.
    E outra, as vezes a pessoa tem sensibilidade no couro cabeludo (minha cunhada tem, a cabeleireira tem que ser super cuidadosa qdo vai pentear o cabelo dela ou fazer escova)… vai ver a criança tb tem e a mãe desencanou de pentear, vai saber… Tanto faz, deixa a criança com o cabelo bagunçado mesmo… Que que tem???

  53. #86
    Lu
    04.07.2014 - 08:57

    Oiii sou aqui de MS, e as vezes vou a trabalho para BH, e é claro, sempre faço uma visitinha na zara… hehe.. e pode ficar sussa, pq acho q a mulher de lá já deve estar acostumada com os olhares, kkkk pq realmente ela é muito estilosa e linda, além de atender extremamente bem né..
    Acho o maximo quem assume o afro, sou japa e tenho o cabelo escorrido, e volume é o que sempre tento..rsrs :/
    mas acho que mulher é assim né, nunca esta satisfeita ….rsrs
    fazer qualquer tipo de tratamento com produtos fortes em crianças é inadimissivel!
    Abraços,
    (nunca comentei aqui rs.. mas expresso aqui também minha admiração pelo blog, conheci fuçando em links de outros blogs e me apaixonei, pela linguagem e a forma humilde que tem, mostra que você é gente como a gente! amei mesmo!!)

  54. #87
    Larissa Duarte
    04.07.2014 - 09:03

    Olá, olha eu tenho um cabelo cacheado (não black), mas bem volumoso, sempre tive dificuldade, já usei os tais selantes, relaxamentos… o fato é q realmente não existem salões que sabem cuidar desse tipo de cabelo, é muito mais fácil fazer progressiva, nem cortar elas sabem…uma vez fui fazer uma escova e a mulher queimou meu cabelo, tive q cortar 4 dedos (chorei até), outra vez fui cortar e ficou um lado de cada tamanho..incrível, aí a pessoa fala (pq vc não faz um selante?, pq vc não faz relaxamento? eu sei um creme q abaixa o volume desse cabelo…blablabla)
    aí q comecei a pesquisar, estava cansada de tanta frustração, cortei curto, um ano e meio pra tirar a química e descobri a fitagem, big chop, corte em camadas…minha vida mudou
    não existe cabelo feio, a gnt q não sabe cuidar..
    hj eu recebo elogios em toda parte, todo mundo quer pegar no meu cabelo, as pessoas ficam olhando, meu marido fala q sai comigo e acha engraçado todo mundo olhando de boca aberta

    o afro passa um ar de atitude exótica rsrs, chama a atenção

    existem muitos blogs de aceitação e faz toda diferença
    o q eu mais sigo é
    http://www.rayzanicacio.com/
    http://www.daniazevedo.com.br/
    esse ultimo é o máximo rsrs
    http://tallncurly.com/

    desculpe o tamanho do testemunho, mas só quem tem sabe o drama q é esse cabelo rsrs

  55. #88
    Laura
    04.07.2014 - 09:13

    Eu passei pela transição capilar (parar de fazer progressiva e deixar o cabelo crescer natural) e, depois de uns 2 anos, meu cabelo tá todo natural \o/

    Na última vez que eu fiz progressiva, fiquei olhando meu reflexo no salão, com aquela cara de tristeza depois de 4 horas alisando, com fome, sentindo aquele cheiro horrível,pensando no dinheiro que eu tava gastando, e só conseguia pensar “…pra quê???”

    Como a colega do comentário #63 falou, existem muitos grupos no facebook que dão dicas valiosas, além de muitas blogueiras que estão fazendo um trabalho sensacional (a Rayza Nicácio, que já falaram aqui também, é um exemplo – vejo muitas meninas de 14/15 anos falando sobre como passaram a se aceitar depois de verem os vídeos dela)…enfim, tem muita informação por aí pra nos ajudar!

    Pro pessoal que fala que dá muito trabalho…dá mais trabalho que um cabelo liso natural, mas dá menos que pra manter um cabelo alisado bonito! Além do mais, como existe uma carência de profissionais preparados para trabalhar com cabelo cacheado, aprendi a fazer tudo em casa (até cortar!), então economizo muuuuito dinheiro 🙂

    Quando decidi deixar cachear, fiquei com medo, meu namorado nunca tinha me visto de cabelo cacheado, minha mãe ficou fazendo terrorismo (passava por mim e dizia “tá na hora de retocar essa raiz, hein”)…mas hoje é só alegria! Meu namorado adora, todo mundo elogia e, o mais importante, estou me sentindo bem melhor com o cabelo natural x)

    Agora, só uma observação sobre o post…eu sei que isso é particularidade minha, mas eu odeio quando falam “domar” o cabelo! Parece que quem tem cabelo cacheado vive uma constante luta com o cabelo…eu, pelo menos, apenas aceitei as características naturais dele (volume, um pouco de frizz, etc)e cuido.

    Além do mais, essa coisa de “domar” ou “controlar” o cabelo me remete às pessoas que falam “ah, amo cabelo cacheado, mas aqueles bem cuidados, bonitos, com cachos largos” (na verdade, eles gostam de cacho feito com babyliss em cabelo liso pra propaganda, sabe?).

    Sei que não é por mal, mas eu tenho essa angústia com essa palavra, não sei se mais alguém concorda! kkkkk

  56. #89
    Alessandra
    04.07.2014 - 09:16

    Acho que o que está faltando é uma aparadinha para melhorar a aparência. Cada pedaço de um tamanho dá um ar de desleixo.

    • #90
      Milena Cardoso
      04.07.2014 - 09:54

      Essa é a postura de quem não entende cabelo cacheado.
      Cabelo cacheado cada dia está de um jeito! Um dia encolhe mais, outro fica com os cachos mais abertos…
      O da Blue ainda mais por ser criança que se movimenta bastante, não vai ser uniforme. Está ótima a aparencia dela.

  57. #91
    Shirley
    04.07.2014 - 09:26

    Oi Cony,
    Acho esse tipo de abaixo assinado,
    uma coisa racista e quase uma apologia ao nazismo.
    Se a fulana “sugerisse” à própria mãe da criança,
    já seria uma intromissão e tanto. Mas, um abaixo assinado,
    é passível de processo até.
    Acho tão bonito a pessoa assumir-se como é,
    que me sinto até covarde quando faço uma simples escova.
    Dá até inveja desses cabelos que, particularmente,
    qu queria ter cabelo da Taís Araújo, acho lindo de viver.
    Bjs Cony
    \o/ \o/ \o/

  58. #92
    04.07.2014 - 09:50

    Eu acho LINDO cabelo afro. Lindo mesmo!!
    Meu cabelo é cacheado (um cacheado mais aberto, e muito volumoso) e eu nunca soube arrumar ele direito.. quando eu era adolescente a moda era liso escorrido, e somando ao fato que manter cacheado dá muito trabalho, fiz progressiva. Deve fazer uns 10 anos que eu não deixo meu cabelo natural, e uns 5 que faço progressiva religiosamente há cada 3 meses. Finalmente, de uns tempos pra cá, enjoei do liso escorrido, que apesar de ser muito mais fácil de cuidar, deixa a gente sempre com a mesma cara… e faz 4 meses que não faço progressiva!! Vamos ver como o cabelón de comporta depois de tanto tempo com formol. (o dificil é arrumar com a raiz “rebelde” e o resto do fio liso… mas vamos lá)
    bom, desculpe o comentário imenso, mas adorei o post! Abaixo à ditadura dos lisos!!

  59. #93
    Thayse Carvalho
    04.07.2014 - 09:53

    Eu tenho o cabelo muito crespo. Tenho até hoje trauma do bullying que sofri quando criança na escola, sofri muito tive muitos apelidos preconceituosos, tanto que comecei a alisar os cabelos na adolescência e não parei mais. Hoje tenho 31 anos e a 10 uso mega hair, sempre liso, não consigo me imaginar assumindo o meu natural. Se fosse cacheado seria mais fácil, mas ele é crespo mesmo, estilo Jackson Five (que foi um dos meus apelidos na infância). Como vc disse Cony, no exterior é mais fácil, vi muitas negras assumidérrimas com seus cabelões em NY, mas aqui, até mesmo em SP, quando passa uma negra black power todos ficam olhando abismados, por isso não tenho coragem de ser o alvo desses olhares. Talvez eu esteja sento preconceituosa comigo mesma, mas é mais fácil falar que é lindo, estiloso, isso e aquilo pra quem não tem, pra quem nunca sofreu discriminação na pele!

  60. #94
    Paloma Paiva
    04.07.2014 - 10:03

    Se engana quem pensa que dá trabalho… É só lavar, passar um creme sem enxague e esperar secar. Eu amo meu cabelo e tenho muito orgulho de não ter me rendido aos alisantes! 🙂

  61. #95
    Samanta
    04.07.2014 - 10:05

    Só duas ressalvas: cabelo crespo ou cacheado não precisa ser “domado”. É cabelo, não animal. A outra ressalva é que não é “quanto mais definido o cacho, mais bonito”. No exemplo q vc deu mesmo, da Solange, o cabelo não forma cachos (muitos crespos não têm cachos, são crespos…) e nem por isso deixa de ser lindo! Fora esses detalhes, o post está lindo e super valeu sua iniciativa. Bjs!

  62. #96
    Thainara
    04.07.2014 - 10:10

    Que gente idiota. Acho a Blue tão linda, tão pequena e tão cheia de estilo, inclusive, o priminho dela, filho da Solange, tmb usa afro, são crianças lindas!
    Até a Bey quando assume seu cabelão afro fica maravilhosa, mas convenhamos… ela é linda de qualquer rsrs

  63. #97
    04.07.2014 - 10:10

    Cony,
    Você escreve maravilhosamente bem,assumir os cabelos é para poucas.Quando digo assumir, me refiro aos cabelos das mulheres brasileiras em geral, pois, não somente os cabelos crespíssimos, mas todos os demais.Observo que todas nós somos escravas dos alisamentos, sejam eles, chapinhas, escovas progresivas e tantos outros artifícios… não é um “problema” restrito às mulheres negras, pois a grande maioria, realiza transformações, quando deveríamos (TODAS NÓS)assumirmos nossos cabelos não tão lisos.

  64. #98
    Magali
    04.07.2014 - 10:19

    Já postando a foto da moça da Zara..rs

  65. #99
    Maira
    04.07.2014 - 10:23

    Ei Cony.

    Lí essa matéria na época quando saiu e achei tão sem noção que pensei como você; que era uma pegadinha do malandro de muito mal gosto…mania que esse povo tem de ficar tomando conta da vida dos outros, fazendo abaixo assinado por uma coisa tão ridícula e que só diz respeito aos pais da criança…pq não faz abaixo assinado por uma causa mais nobre?

    Tem tanta gente aí fora precisando de ajuda para alimentar seus filhos; precisando de emprego; de uma casa, escola…faz abaixo assinado pra isso não é mesmo! Acho que quando as pessoas começarem a cuidar da sua própria vida, muita coisa nesse mundo vai melhorar e muitooo.

    Pronto…desabafei…rs

    Sobre o cabelo afro, sempre achei tão lindo manter o natural, dá tanta personalidade a pessoa. Tenho uma amiga que usa das duas maneiras, escovado e bem liso e quando tá na teia, deixa ao natural e o incrível que pareça, ela sempre recebe mais elogios quando o deixa ao natural.

    Contar uma historinha rápida e que nunca mais esqueci…quando me mudei pra BH, morei numa república mista, eram duas mulheres (contando comigo) e mais um homem, negro, lindoooooo em todos os sentidos e ele cortava o cabelo bem baixinho, mas mesmo cortando assim ele sempre foi muito vaidoso, penteava o cabelo e eu sempre ficava zoando que ele nem tinha cabelo pra pentear pq sempre cortava tão baixinho…ele zoava o meu cabelo e eu zoava de volta falando que ele tinha cabelo ruim, mas que não sofria pq cortava baixinho (deixar claro que eram brincadeiras sem qualquer falta de respeito)…aí um dia nessa brincadeira entre a gente, ele disse que não tinha cabelo ruim, que o cabelo dele era tão “bom” quanto eu achava que o meu fosse, que cabelo era cabelo e ponto final…depois disso nunca mais me referi ao cabelo das pessoas como cabelo “ruim” ou cabelo “bom”…cabelo é cabelo e ponto final.

    Bjocas

    • #100
      Constanza
      04.07.2014 - 10:37

      Uhhhh sábio esse novo

  66. #101
    Dani
    04.07.2014 - 10:25

    Amei o post! qdo vi esse abaixo assinado, me deu mta tristeza, não dá pra acreditar no nível de crueldade das pessoas! a mulher tem que passar a vida com essas cobranças todas, absurdas para se manter em padrões de beleza surreais, e agora vao cobrar isso de crianças??? meu senhor!
    Aliás, esses padrões são tão bestas, que hoje vemos um monte de mulher parecida, mesmo corpo, mesmo cabelo, mesmas roupas… que chato isso! como é legal cada uma ser de um jeito, isso é estilo!
    Acho cabelo afro, crespo, cacheado, ondulado, liso, todos lindos!!! a pessoa que vai sustentar seu cabelo, assim como a pessoa que vai sustentar a roupa sabe?
    mas do mesmo jeito que acho o cúmulo essa cobrança para as mulheres alisarem, tb nao acho legal qdo alguém diz que alisar é feio, que a pessoa tem que se assumir, pq se ela alisa, está “escondendo as origens”…gente, a pessoa tem que usar da maneira que ela mais gosta!! nao pq alguém disse isso ou aquilo…. ou alguém que faz luzes, californianas, platina, está escondendo suas raízes tb? disso ninguém fala…. ou qdo alguém fala que é alisado e artificial…helloooo, alguém acha que cabelos com luzes e californianas são naturais??? =O

    acho que cada mulher deve ter liberdade para usar seu cabelo da forma que mais gostar, que se sentir bem…. e isso vale pra tudo, cabelo, corpo, roupas…. nao tem nada mais sedutor e bonito do que uma mulher que se banca, que tem autoconfiança pra ser quem quem ser, e nao uma mulher montadinha de acordo com oq a tv, ou as revistas mandam….

  67. #102
    Lethicia
    04.07.2014 - 10:25

    Cony mto legal seu post, como diria uma amiga minha em terra de chapinha quem tem cacho é rainha, hahaha
    A moça desse blog aqui dá dicas de como cuidar dos cabelos cacheados, talvez ajude algumas leitoras 😉 http://www.rayzanicacio.com

  68. #103
    Vitória Maciel
    04.07.2014 - 10:43

    Até nas marcas populares, você sente isso. Vai em qualquer supermercado comprar shampoo e condicionador para cabelo cacheado. Quem tem cabelo assim sabe que esses para todo tipo de cabelo não funciona, tem que ser próprio para cachos. Não existe, gente!!! Pra cabelo liso tem milhões de opções, já a gente tem que ficar rodando atrás de um. Até dicas de revistas e sites para hidratar o cabelo, por exemplo, só tem pra gente de cabelo liso. Qual é o cabelo mais desejado? Gisele, Ruy Barbosa, liso liso liso..
    Enfim, em terra de chapinha, quem tem cachos é rainha ehehhe

  69. #104
    Barbara
    04.07.2014 - 10:45

    Conny
    Gosot muito do seu blog, gosto de você também. Primeira vez que comento aqui, eu acho.
    Sou negra, cabelos crespos naturais e muitíssimo bem cuidados há quatro anos. Amo meus cabelos, tenho uma relação muito bem resolvida com minha identidade, com minha estética. Acredito que as pessoas não assumem seus cabelos crespos por falta de visibilidade de rostos e cabelos negros com uma estética mais afro-centrada, menos embranquecida, e por falta de informação sobre como tratar os cabelos crespos.
    Com relação à informação, o que tem me ajudado ao longo desses quatro anos são os blogs, nacionais e internacionais. Tem um monte de mulheres negras super talentosas e cheias de estilo que fazem blogs sobre cuidados com cabelos crespos. Tem muitos canais no Youtube, grupos no Facebook, fóruns na internet,tem todo um movimento de valorização do cabelo afro natural e construção da autoestima.
    Seguem alguns links:
    Ame seu crespo: http://ameseucrespo.blogspot.com.br/
    RosaJo: http://negrarosarosanegra.blogspot.com.br/
    Cacheado Básico: http://www.cacheadobasico.com.br/

    Os canais no youtube:
    Mi Shirai: https://www.youtube.com/channel/UCLJAyodhhyq1Gx13GaU26KA

    RosaJo: https://www.youtube.com/channel/UCnwx7T4dYz_3Oeun6ebsAOg

    Gil Viana
    https://www.youtube.com/channel/UC_qwX4QbxZptG254iH76rGg

    E tem muitas outras. Acredito que se você realmente quiser falar sobre o assunto, com um pouco mais de aprofundamento, vale a pena procurar essas meninas, ver a sua história, pois pode ter uma série de garotas negras que não a conhecem, mas acompanham seu trabalho.

    Um grande beijo, Cony.

  70. #105
    Aline
    04.07.2014 - 10:58

    Meu cabelo é cacheado. Mas devo confessar q já fui adepta do alisamento até que meu cabelo começou a enfraquecer e cair. Aprendi a cuidar, descobri ótimos produtos e hoje só sou apaixonada por cachos!

    Também não acreditei quando me falaram deste abaixo-assinado. É ridículo! Mas infelizmente rola muito preconceito. Outro dia dei um toque numa amiga que tem mania de falar q a sobrinha não tem cabelo “bom”, como se aplicasse apenas a cabelos lisos. Aí a criança desenvolve problemas de autoestima e não sabe pq…

  71. #106
    Natália
    04.07.2014 - 11:10

    Essa ditadura de cabelo liso é ao mesmo tempo complicada e ridícula.
    Eu tinha o cabelo liso, liso lisinho, escorrido, que não parava em preso em rabo de cavalo quando criança, mas lá pelos 12 anos começaram a formar várias ondas e cachos e ele ficou super ondulado.
    Hoje em dia, tenho a raiz super lisa e as pontas onduladas, infelizmente ele só fica bonito ao natural quando seco sem secador, o que fica inviável no inverno aqui do Sul, então por enquanto eu tô meio que escrava do secador + chapinha (que uso pra ondular e modelar as pontas).
    E a questão é a seguinte: eu não tenho cabelo ruim!! Sofro de frizz como qualquer humana, super cuido do meu cabelo mas não posso pisar em um salão que alguém vem oferecer se eu não estou a fim de fazer uma progressiva.
    Se comigo, que tenho o cabelo super fininho e com ondas é assim, nem consigo imaginar a encheção de saco dessa “patrulha do cabelo liso” com quem é realmente cacheada.
    E eu já vivi por muitos anos, quando adolescente, escrava do cabelo alisado (acordava tooodos os dias 5:30 da manhã para a sessão de estica e puxa) e das luzes. Hoje assumo meu castanho natural (apesar do sonho de ser ruiva haha) e as minhas ondas e, veja só, meu namorado me acha muito mais bonita quando não aliso meu cabelo. E a gente fica na paranóia de que cachos são feios, né?
    Acho um absurdo sem tamanho um abaixo assinado desse tipo, principalmente porque a Blue é uma CRIANÇA, deve ser difícil crescer sob os holofotes e sendo bombardeada de críticas dessa maneira.
    E super apoio uma matéria com a moça da Zara!!

  72. #107
    Laura
    04.07.2014 - 11:35

    Vamos fazer um abaixo-assinado pra moça da Zara dar uma entrevista ao Fufu! Acho que todas estamos curiosas agora, rsrs

  73. #108
    Júlia Daher
    04.07.2014 - 11:36

    Acho uma tremenda babaquice querer impor alguma coisa à qualquer mãe que seja, cada um sabe o que é melhor pros seus filhos, ou pelo menos tanta!
    Agora, os cabelos cacheados e afros, ah eles me fascinam! Acho lindo demais, de atitude, de uma beleza natural e tão pouco aceita!
    Trabalhei muitos anos em salão e vi cada cabelo de babar, mas sempre que as donas chegam lá era pra fazer progressiva =/
    E eu sempre dizia em terra de chapinha quem tem cacho é rainha! hahaha

  74. #109
    Tassia
    04.07.2014 - 12:20

    Eu acho lindo cabelo assim. Queria muito uma filha ou filho assim, mas meu filho é loiro de cabelo liso, beeeem diferente… rsrsrs.
    Cony, senti falta de umas fotos de brasileiras aí nesse meio. Existem negras lindas com os cabelos assim, como a Sheron Menezes por exemplo.
    Bjs… amoooooo seu blog e vc!

  75. #110
    Cy
    04.07.2014 - 12:23

    Cony, eu li sobre esse fato do cabelo da filhinha da Beyonça e achei o maior absurdo do universo! O cabelo da menina, digam o que quiserem, está penteado, só que é afro e o penteado afro é aquele ali.

    Surpreende-me o fato de, em pleno século XXI, ainda existirem esses preconceitos tão sinistros que chegam a dar nó no coração. Sou negra, tenho cachos e sempre os adorei. Fui tratar meu cabelo no famigerado Beleza Natural e lá uma louca passou o produto em todo o meu cabelo. Resultado: ele alisou! Ficou horrível, está quebrando todo.

    Por conta disso, não piso mais naquele salão. Não é bom! O atendimento não é bom (e olha que sempre fui apenas na área vip), fazem uma linha de produção com os cabelos das pessoas e você não consegue “contar a história” dos seus cachos a uma cabeleireira, pq vc passa por pelo menos 4 pessoas em um processo de “relaxamento capilar”. Horrível.

    Enfim, estou há 1 ano e 3 meses sem química no cabelo, na chamada transição. Está sendo bem difícil, mas acho que vai valer a pena sofrer agora pra ficar com o cabelo igual ao da Blue já já.

    Bjs, Cony!

  76. #111
    Juliana Sousa
    04.07.2014 - 12:25

    Assumir é mais complicado do que se imagina. São padrões.

    Hoje tenho 29 anos, desde quando tinha 5 meu pai alisava meu cabelo. São muitas questões. É crescer com a certeza de que não é bonita, afinal, nem meu pai foi capaz de apreciar a minha beleza, quem mais poderia.

    Parei de relaxar o cabelo (usava cacheado, já) aos 27 anos, e está sendo uma luta com meu interior, com a descoberta de quem eu sou, de que posso ser bonita (as vezes você se pega questionando, como pode ser bonita sem cabelo liso), de aceitação. Eu achava que a luta seria apenas física, da briga entre meu cabelo natural e processado quimicamente, mas nesta saga descobri que a parte física é uma parcela pequena.

    O impeditivo é psicológico.

    E tenho amigas que reprovam minha decisão.

  77. #112
    Suzete Cintia
    04.07.2014 - 12:40

    Oi Cony td bem? Já amo seu blog a anos, agora mais ainda kkkk… Fazem 10 meses que deixei a progressiva e assumi meus cachos, cabelo cacheado realmente da mais trabalho do que quem tem cabelo liso, mas muito menos pra quem tem cabelo alisado, aquele vício de acordar e ja ligar a chapinha… Moro em São Paulo e existem 2 salões que amo e que são especializados em cabelo cacheado… O FLOREAL – CLÍNICA DOS CACHOS que usam os produtos americados Deva Curl e o LUNABLU que tem produtos próprios SENSACIONAISSSSSSS!!!!!!!! Fazem cortes maravilhosos! bjux

  78. #113
    Mary
    04.07.2014 - 13:16

    Meu cabelo nao é beem afro, mas é quase! é até uma coisa que me frustra um pouco, porque ele nao tem o volume que eu gostaria que tivesse! ele é beem cacheado no comprimento, com cachos bem pequenos e definidos, mas a raiz é baixa, meio lisa. aí valer volume é mais difícil, mas nao desisti. Mas eu AMO meu cabelo, e acho lindo demais cabelo afro, bem volumoso, Bonitão!

    De cuidados, faço cronograma capilar (hidratação, nutrição e reconstrução alternadas), uso produtos específicos e de preferencia sem parafina e sulfatos, penteio só molhado e faço fitagem pra definir ainda mais os cachos.

    Cabelo cacheado/afro nao dá trabalho, só precisa de uma rotina de cuidados como todo cabelo, e é claro, precisa ser tratado como cabelo chacheado. Não adianta querer tratá-lo como a amiga do cabelo liso trata o dela que nao vai funcionar! Todo tipo de cabelo tem uma rotina diferente. E se engana quem acha que acha que precisa de rios de dinheiro pra manter, eu mesma uso produtos baratinhos que são ótimos e deixam meu cabelo bonito e saudável!

  79. #114
    Claudia
    04.07.2014 - 13:22

    acho lindo e muito estiloso, mas devo admitir que, dependendo, acabo não curtindo muito no cinema, rs

  80. #115
    Tati
    04.07.2014 - 13:59

    “deixa a criança ser criança” foi definitivamente a melhor coisa que li aqui e olha que adoro os textos,todos eles… parabéns pela reflexão!

  81. #116
    Luciana
    04.07.2014 - 14:18

    Não existe cabelo ruim. O ruim é não ter cabelo.

  82. #117
    Renata
    04.07.2014 - 14:24

    Com risco de ser mal interpretada, vou dizer: cachos definidos é uma coisa, descabelada é outra. Até quem tem cabelo liso, sabe que uma arrumada faz diferença, ainda mais em cabelos rebeldes e difíceis de domar. Realmente é lindo um “black power”, mas esse cabelo, pra ficar bonito dá trabalho para seus donos. Não são cabelos livres de preocupação..Vide o cabelo da própria Blue , que dá a impressão de desleixado. Nesse ponto, até concordo com o argumento da mulher (doida por propor um abaixo-assinado)…

    • #118
      Mary
      05.07.2014 - 13:34

      Dá trabalho nao flor! é só uma questão de cuidado!
      da mesma forma que um cabelo liso/ondulado precisa ser tratado, um cabelo cacheado e afro também carece de cuidados específicos, que nao são muito mais trabalhosos do que se manter com escova e chapinha (por exemplo). É que existe um senso comum que acredita que esse tipo de cabelo dá mais trabalho (a textura é mesmo diferente), mas falo por experiência própria e por conhecer a rotina que quem tem outros tipo de cabelo (aqui em casa cada mulher tem um e o meu está entre o afro e os cachos): cabelo crespo nao dá trabalho, só precisa ser tratado como cabelo crespo!

      • #119
        Renata
        07.07.2014 - 17:35

        Valeu por esclarecer, Mari, mas é que é meio coisa que a gente ouve o tempo todo.Mas vc tem razão. Pensando aqui, minha filhota tem cabelo mais fino e ondulado. Como minha família é cheio de gente de cabelo de índio, todo mundo ficava chamando a atenção de que como o cabelo dela era difícil e embaraçava a toa. Até o momento que notei que ela estava ficando complexada… Graças a Deus consegui reverter a situação, pois agora, com 10 anos, ela ama o cabelo cacheado tipo “Gabriela Cravo e Canela” dela e tira onda. O maior segredo é mante-lo hidratado (no caso dela)..

    • #120
      Mary
      05.07.2014 - 13:35

      Aliás, acho que nenhuma cabelo é livre de cuidados, por que se for assim, uma hora acaba ficando desleixado não? independente de ser liso japonês ou crespão!

  83. #121
    Michelle
    04.07.2014 - 14:54

    Cony, segue o link do blog da Maraisa. Pras meninas que temo cabelo afro super vale a pena.

    http://www.blzinterior.com.br
    http://www.blzinterior.com.br/2014/06/09/cabelo-natural-oitavo-mes/

  84. #122
    04.07.2014 - 15:58

    Ótimo post, Cony! Infelizmente algumas pessoas são realmente sem noção, muuuuuito preconceituosas e com péssima educação!!! E pensar que fazem isso com uma criança! Bah!!! Fico tensa!!! E o pior, na maioria das vezes, o escárnio vem de gente beeem próxima, como mãe, tios, irmãos, primos…. Triste! Dá pena de gente assim!!!

    Bom, eu AMOOOOO meu cabelo, que é MEGA volumoso! (corto de um jeito para deixá-lo mais armado ainda, e uso e abuso do difusor) <3 Não passo sem ser notada, primeiro pq tenho 1,81 e segundo pq sou super cacheada (o tipo 3B e 3C), e sempre tem alguma guria que está em processo de transição capilar e vem falar comigo, perguntar se dá muito trabalho e tal, assim como também tem muitas gurias de cabelo liso que também elogiam, falam que acham o máximo! Isso é suuper legal e ajuda muito na auto estima de todas nós, ainda mais pq moramos em um dos países mais preconceituosos que existe! Cansei de ser motivo de risada, de deboche, de piadinhas…se percebo, balanço a cabeça negativamente, mas, já dei "piti" em uma loja em SP, quando a tosca da vendedora começou a rir e ainda teve a cara de pau de falar: " ai, desculpa, tô rindo pq seu cabelo é muito grande, alto"… Me poupe, né!? Chamei o gerente, rolou um stress pq ele disse que não era nada d+…. maaaasssss eu conhecia a dona, e de tão nervosa que eu estava, liguei para ela… resumindo: vendedora e gerente demitidos! O lado interessante desse fato, é que acabei prestando um serviço de etiqueta empresarial para as funcionárias da empresa dela! rsrsrsrsrsrs

    Bom, reafirmo que não tem nada mais libertador e lindo que aceitar exatamente cada pedacinho seu – mesmo que você use alguma tecnologia para deixá-lo do jeito que condiz com seu estilo de vida, bolso, etc… Só não vale pirar! :))

    Ah, qd for novamente à Zara, elogie a moça, ela irá gostar! :)))
    Beijos lindona!

  85. #123
    Sara
    04.07.2014 - 16:52

    Se dá trabalho ou não, depende da pessoa! O meu não me dá trabalho NENHUM porque eu aceito meu cabelo de qualquer jeito! O cabelo cacheado ou afro (ou até mesmo liso) complica se você ficar querendo determinar o jeito que ele tem que estar. O cabelo tem que ser livre!! Definido ou não, volumoso ou não, o negócio é curtir! Estar bem independente de como o cabelo está! Quando eu entendi isso foi só alegria!
    Eu vou muito contra a maré, faço tudo ao contrário. Quase não hidrato, não passo muito creme, não gasto rios de dinheiro…e amo o meu cabelo e recebo muitos elogios! Gostei muito da temática do post, quero mais! Beijos

  86. #124
    carla crespo
    04.07.2014 - 16:57

    Olá Cony, td bem? Amo o “nosso” blog hahaha (ele não é só seu mais, é nosso)
    Amei, o tema. Suas observações são muito democráticas e propicias. Tópicos que de uma forma ou de outra, nos diz respeito.
    Trabalhei na empresa Beleza Natural e não existe no Brasil um espaço que leva tão a sério o tratamento de cabelos afros/cacheados. A historia dos sócios é emocionante e tudo começou exatamente por Zica (uma das sócias e a grande mentora de tudo)ter dificuldades de encontrar no mercado soluções para o cabelo dela. de tanto sofrer com o problema ela começou a fazer experiencias em casa ate chegar a formula que é utilizada ate hoje no super relaxante. Enfim, tenho certeza que ela adoraria contar isso tudo diretamente p/vc. Basta convida-la.Ela tem uma historia de vida que serve de exemplo p/muita gente, além de ser uma eximia empreendedora. dá uma olhadinha no site belezanatural.com.br/
    Paabéns mais uma vez! Vc arrasa sempre! Fica com Deus! Bjks

    • #125
      Constanza
      05.07.2014 - 10:47

      Ó, interessante isso!

  87. #126
    Liza
    04.07.2014 - 18:13

    Ridículo mesmo, deixa a criança ser criança.

  88. #127
    04.07.2014 - 18:15

    Adoroooo cabelo afro, é super lindo e estiloso, mas dá muuuuito trabalho né? Conheço uma menina que assumiu, é maravilhoso, mas dá um trabalhão… Mas vale a pena! Ah, sei qual é a moça da Zara… Compartilho da sua opinião, sempre fico olhando pra ela com cara de “boba”, as vezes ela já está acostumada com isso e nem vai pensar mal da gente… hahaha

    http://www.cahmendes.com.br

    • #128
      Constanza
      05.07.2014 - 10:47

      Tomara! rsrsrs pq eu fico olhando igual besta mesmo rs

  89. #129
    JACIARA
    04.07.2014 - 23:15

    Cony, que post carinhoso.

  90. #130
    Flavia
    05.07.2014 - 01:21

    Não acho que devem alisar o cabelo da criança, mas arrumar tb. não custa né? Uma tiarinha de vez em quando não faria mal algum.

  91. #131
    Ivania
    05.07.2014 - 09:57

    Tenho uma amiga tão traumatizada que quando engravidou torceu para ser um menino,pois assim era só cortar baixinho e não teria trabalho nenhum…nasceu uma menina!!!deve dar trabalho …mas o cabelo dela é lindo!!!

  92. #132
    05.07.2014 - 10:55

    O dia que eu vi isso eu fiquei chocadaaaaaa!!!! Que mundo é esse cheio de padrões de beleza que tem que ser seguidos?!?! Eu fiz progressiva durante anos, o cabelo ficava lindo, liso mas com movimento e um super brilho, mas isso foi por um tempo. Depois comecei a reparar que estava quebrando muito. Um belo dia resolvi que iria parar. No início foi sofrido demais! Quando o efeito começou a sair descobri que meu cabelo estava pooooooooooooooooooooooooodre!!!!! Ficou querendo cachear em umas partes e esticado em outras. Com muita paciência e “O” produto consegui ter meus cachos de volta e me arrependo de não ter parado antes.
    Vou voltar com o blog (precisando demais preencher a minha cabeça, além de tudo que te contei apareceu mais uma mega bomba essa semana : ( ), só terminando de arrumar o layout, e cabelo cacheado vai ser um dos primeiros assuntos. Vejo que muitas meninas acabam optando pela progressiva e alisamentos porque não sabem como cuidar dos cachos. Pode ser menos trabalhoso do que parece! É só encontrar o profissional certo para cortar e os produtos para usar.
    Beijos Conita!

    • #133
      Constanza
      05.07.2014 - 13:47

      Conta qual foi O produto! rsrsrs

  93. #134
    05.07.2014 - 11:06

    Constanza, eu tenho um canal no Youtube: Rosajorosa onde compartilho dicas para cuidados com o cabelo afro.

    No Brasil começou um movimento muito lindo das mulheres negras assumindo seus cabelos naturais, eu estou natural a quase cinco anos e foi a coisa mais certa que fiz.
    Segue minha Fan page: https://www.facebook.com/NegraRosaa?ref=hl

  94. #135
    Thaís Fernandes
    05.07.2014 - 12:48

    Sensacional seu post, Cony!! Concordo!
    Parabéns!

  95. #136
    Giovanna
    05.07.2014 - 13:24

    Cabelo afro, vá lá, mas o cabelo da garota está desleixado e feio… Mas as pessoas têm medo de falar…ah, e vem com essa conversa de ô que lindo…mas por medo de dizer a verdade, e vem com esse papinho “politicamente correto” mas em casa dizem que cabelo afro é feio, e nao se aceitam… Se não fosse assim,a maioria das negras não usariam as progressivas, definitivas, e etc etc etc… e insistem tanto, que ficam até carecas…taí bom exemplo, A Naomi Campbell.

  96. #137
    Cris
    05.07.2014 - 13:28

    Tinha lido isso e achei uma total falta de noção também. Não só querem interferir no cabelo da menina como dizer aos pais como criar a filha. Acho incrível as pessoas se darem tal liberdade. As fotos são lindas, achei a moça de camisa xadrez mega estilosa e natural.

  97. #138
    danielle grimaldi
    05.07.2014 - 16:37

    Oi, Cony! Adorei o tema. Acho que devia convidar a moça da zara, a zica, a rayza, a maraisa, abigail ekanola (espontaneidade define essa). Todo mundooo pra falar sobre isso! Acho que e um assunto atual e muito pertinente. Tambem estou em transicao capilar, estou deixando 10 anos de guanidina pra tras. E o cabelo realmente fica uó, pois nao quero fazer BC, e ai lidar com as duas texturas é muito trabalhoso. Tambem sou clara e de olhos verdes, mas meu cabelo é castanho claro, bem cheio e cacheado. E é impressionante como eu escuto gracinhas, piadinhas. No colegio, escutava que meu cabelo era ruim, que era de bombril, que era rebelde, que tinha que domar. Até que, com 17, taquei guanidina. E não fiquei satisfeita, porque sempre queria “mais baixo, mais baixo”. Hoje está tudo liso, qr dizer quase tudo, tenho uns 12 cm de raiz atualmente.
    E hoje sabe o q eu escuto? Que estou descabelada, que eu nao ia arrumar emprego nem na Riachuelo (eu sou farmaceutica e faco doutorado, e a pessoa sabia disso), que eu tava parecendo o bob marley. E o mais impressionante eu ouvi de uma colega de laboratorio (que eh bióloga e faz doutorado): “eu nao corto meu cabelo com quem tem cabelo ruim”.
    Nem preciso dizer a fera que fiquei quando ouvi esse comentário. Parecia que estava no colégio. Ha 20 anos atras.
    Mas, eu nao abaixo a cabeca nao! Eu sou muuutio educada #sqn e faco a pessoa ficar mt constrangida e se arrepender de ter me dado ” opinião “. Uso meu faaaasto vocabulario em palavras nao tao gentis.

  98. #139
    Simone Vieira
    05.07.2014 - 19:55

    Olá Cony, tudo bem. Adoro o seu blog.
    Sou negra, tenho o cabelo crespo e sempre fiz escova progressiva, mas há 2 anos resolvi cortar todo, ficou muito pequeno. Depois disso, comecei a tratar meu cabelo no beleza natural aqui do Rio, que é o único lugar onde as pessoas realmente sabem tratar esse tipo de cabelo.
    O cabelo crespo dá trabalho sim, para se ter um cabelo crespo bonito é necessário dedicação, além dos produtos para manutenção que realmente funcionem custarem caro.
    Em relação ao preconceito existe e muito. A minha prima é modelo e usa o cabelo dela black e já cansou de ouvir piadas na ruas em relação ao seu cabelo.
    Muito bom vc ter abordado esse tema.
    Bjs!!!

  99. #140
    Ariane
    06.07.2014 - 14:03

    Oie!

    Saiba que muitas estao deixando de lado o alisante e progressiva para assumir seus cachos, e’ o que chamam de transicao capilar, depois da um google. Parei de alisar e nao vejo a hora de ter meus cachos novamente.

    Obrigada pelo post!!! Bjsss!!

  100. #141
    Ruana
    06.07.2014 - 20:29

    Cony, não li todos os comentários pq são mtos então desculpa se eu disser algo repetido aqui rs
    Primeiro, acho LINDO cabelo afro, black, bem PAH! Esses dias descobri o canal de uma menina Rayza Nicácio no youtube, ela arrasaaaa!
    E outra.. se fosse vc elogiava a tal garota da Zara! vc vai se sentir bem pq expressou sua opinião e ela vai se sentir bem pq vai se achar ainda mais maravilhosa, todos saem ganhando 🙂
    bjoss!

  101. #142
    Marcelle
    07.07.2014 - 08:32

    Eu não gosto de cabelo sujo e fedorento. Afro, liso, enrolado, alisado…é problema de cada um. O meu é cacheado, tb já tive momentos de progressiva, mas desisti e dei uma chance para eles serem livres. Qdo tenho vontade faço um escova, mas agora são raras as vezes. As pessoas me cansam…

  102. #143
    Viviane
    07.07.2014 - 08:42

    Por um mundo com mais posts como este! Rsss

  103. #144
    si
    07.07.2014 - 08:42

    Oi gente!!!
    Cony, derramei litros de amor por você quando li o post! Obrigada por colocar em pauta esse assunto, principalmente porque traz a reflexão pra perto de outras leitoras que não são afro.
    Primeiro de tudo…essa questão de assumir o afro não é tendência nem modinha, meninas. Entendam isso como algo muito maior. Primeiro porque é o resultado de um processo de mudança..envolve sua liberdade, sua identidade como pessoa de raízes negras, a certeza de querer ser como e quem você é. É lindo e muito bonito de viver. Você passa por todo processo de transição (esperar o cabelo crescer e ir cortando aos poucos pra ir retirando a quimica do comprimento), depois vem o big chop (corte de retirada do que resta da quimica) mas muitas preferem não fazer esse corte radical. Aí um dia vc acorda lá, com seu cabelo 100% natural e leva ele pro mundo com você! Vc muda de dentro pra fora…não é só o cabelo…Isso dá uma auto confiança que é do &*%$#@!!! Costumo dizer que gosto sempre de enegrecer os lugares que frequento e o fato de eu por pra fora meu cabelo e assumi-lo, já é levantar uma bandeira contra o preconceito. Já ouvi críticas do tipo: vc é uma pessoa estudada, tem um emprego bom, isso é cabelo de mulher suja, que não se cuida…não é pra você! Gente..quanto mais vc ama suas decisoês, menos vc precisa que os outros as aceitem.
    Tenho dois anos de cabelo afro natural. E também não concordo que dê trabalho cuidar. Trabalho nenhum!! Nada é mais gratificante do que passar um creme nas mechinhas e ver os cachos tomando forma!!
    SEi que muita gente não gosta e torce a cara, mas existem 10 vezes mais pessoas que achem bonito e elogiam. Isso é muito bacana! Recebo elogios como nunca antes! Não me importo quando a pessoa pede (importante pedir antes tá? rs) pra colocar a mão, respondo sempre que me param em algum lugar pra pedir dica, já desfiz penteado na rua só pra ensinar uma moça como fazer igual..enfim…gosto que as pessoas se interessem por isso…
    Desculpa escrever muito, ja estou acabando…so queria agradecer por ter dado espaço a esse assunto no blog..e queria deixar umas dicas que podem ajudar as meninas aqui..procurem ler:
    _ Dicas de uma cacheada
    – Ame seu crespo
    – Meninas de cabelo crespo
    – Meninas Black Power
    – Beleza Interior (Maraiza Fidelis)
    – Cacheado Básico
    – Belo crespo (Amanda Gil)
    – Rayza Nicácio
    – Encaracoladas
    – Cacheado básico

  104. #145
    si
    07.07.2014 - 08:43

    Ain..fiquei feliz de ver que ja comentei 188 vezes…kkkkkk…sou fiel aqui, Cony..leio todo sia, tudinho que vc posta!

  105. #146
    Dry di Moraes
    07.07.2014 - 09:32

    Minhas primas por parte de mãe (com cabelos afros) fazem tratamento no Beleza Natural (no Rio é FEBRE!!!). Daí, sabendo do resultado, convenci uma colega do trabalho a dar uma ida lá e fazer uma avaliação. Ela alisava o cabelo. Menina.. ela disse que meu “conselho” a libertou! Hoje ela tem cabelo afro (não são esses cachos que caem nos ombros não).. mas sim aquele cabelo modelado, cheio! Usa faixas, flores, tiaras. ACHO LINDO!!! Outro dia na cantina da empresa vi uma moça com um cabelão assim, beeeem cheião. Tive que falar:”QUE CABELO LINDO!” Ela deu um sorriso tão bonito e agradeceu. Meninas do cabelo cacheado, afro, cheio, com cachos definidos, sem cachos definidos: VCS SÃO INCRÍVEIS! Belíssimo post Cony!

  106. #147
    Michele
    07.07.2014 - 13:00

    Cabelo é o meu eterno calcanhar de aquiles. O meu é encaracolado e cheio, muito cheio.
    Meus apelidos na escola era vassourito, como eu odiava isso. Bullyings não resolvidos à parte, vamos falar do que interessa:
    -Cabelo crespo e “assumido” dá um trabalho danado. Não pode lavar todo dia, tem que “arrumar” ele com muito leave in e um gelzinho específico (o famoso gel de linhaça);
    – Penteados em dias de não lavar são super práticos;
    – O corte tem que estar em dia, a maioria das meninas cortam o seu próprio cabelo pois os salões não sabem cortar cabelos como o nosso;
    – Eu já tentei várias técnicas, cremes e produtos mas para o meu cabelo tem que gastar com coisa cara mesmo. Amos a máscara Absolut Repair da Loreal e amei a linha Macadâmia com xampu,creme de tratamento e óleo ( melhor que o Morrocan oil);
    – Ainda não tentei a linha Low poo/No poo, mas já uso no meu filho. Ele tem três anos e nunca usei xampu turma da mônica/gel e outras coisas.Ele usa o Natura Mamãe Bebê e só. Ele é conhecido por seus cachos na escola, no condomínio. Sofri muito criança pois a minha mãe não sabia pentear o meu cabelo e ficava um varrourão. Cabelo crespo não se penteia, se desembaraça no banho ou molhado.Por isso faço questão de cuidar dos cachinhos do filhote adequadamente.
    Legal Cony falar sobre isso, mesmo sem ser “crespa” pois a nossa população sofre muito com isso. E o impressionante é que mesmo sendo maioria os comentários são tipo, faz uma escova progressiva, cabelo dá muito trabalho e isso acaba desmotivando quando não se tem mais tempo (no meu caso com dois filhos)para viver cuidando de cabelo.
    E tem dias, que dá vontade de ligar para o salão e marcar uma definitiva, só para acordar e dormir com o mesmo look. Ontem foi um dia assim, fui para a casa de praia e o cabelo se “rebelou” com a água de lá. Andei igual a bandido: com o cabelo preso ou armado!!E as fotos estão daquele jeito!!
    Para finalizar, só um parenteses: cabelo black tem que cuidar, especialmente os meninos. Tenho nervoso de cabelo grande demais que parece que sujo sabe? O último que vi assim relaxado para os cuidados, teve mofo na cabeça.

  107. #148
    Amanda
    07.07.2014 - 14:59

    Cony, sou filha de um pai negro com uma mãe ruiva, nasci negra com os cabelos lisos-cacheados ( aquele cabelo que é liso até uma parte, daí enrola haha ).Você acredita que eu tava em um mercado com a minha irmã e uma senhora me parou e pergunto o que eu fiz pra deixar o meu cabelo ruim assim tão bom. Disse a ela que era natural e não satisfeita com a minha resposta ela puxo meu cabelo!!! É ri pra não dá um tapão! Enfim, esse episódio nunca saiu da minha cabeça, tem gente tão acostumada com essa taxação desnecessária de ‘cabelo bom’ e ‘cabelo ruim’ que não tem noção de como isso pode agredir uma pessoa. Isso fico ainda mais claro pra mim com essa monte de comentário aqui no post de gente que sofreu com isso. Gente, cabelo bom é cabelo bem cuidado!! Tem coisa mais linda que aquele cabelo cheio de vida, com cachos e uma dona que sabe a ‘cabeleira poder’ que tem???? 😉

  108. #149
    Rita
    07.07.2014 - 18:24

    Meu cabelo é crespo…desde a raiz, ruinzinho mesmo, rsrs…e qdo eu era criança nao existia essa gama de cremes que temos hoje, shampoos, tratamentos e etc…eu alisei meu cabelo aos 10 anos de idade, olha que loucura! Mas alisei e isso se torna um circulo vicioso…dificil voltar atrás. Tentei assumir meus cachos algumas vezes, mas particularmente eu não gosto…acho que ouvi tanto que meu cabelo era feio, que isso ficou enraizado em mim, sei lá, e hoje depois de tanto estica e puxa, meu cabelo perdeu a forma, perdeu a definição, então eu escovo…aprendi por necessidade a tratar em casa, escova em casa e gosto desse ritual, mas ás vezes dá preguiça sim, mas ficar com o cabelo ao natural para mim é impossível :\
    Hoje, seu eu tiver uma filha e ela tiver cabelos crespos ou cacheados (grande probabilidade) a principal coisa que irei fazer é elogiar e fazer com que ela acredite que o cabelo crespo é bonito sim e que deve ser cuidado e não destruído.

  109. #150
    Nadja
    08.07.2014 - 11:00

    Acho que cada um é livre para escolher o que é melhor para si e ninguém deve questionar isso. É escolha de cada um, é pessoal e ponto. O Brasil, apesar de ser um país de mestiços, é um país com muitos preconceitos. Mas a questão nem é o preconceito, mas a intolerância. Quem se sente bem com o cabelo natural, maravilha! Quem se sente bem com o cabelo alisado, ótimo tb. E cada um que decida o melhor para si e que todos deixem o outro escolher e o aceitem como ele escolheu ser.

  110. #151
    Íris
    08.07.2014 - 20:24

    Oi Cony!

    Não sei se já é tarde para comentar, mas fiquei tão feliz com esse post que me sinto obrigada. Li TODOS os comentários acima e fiquei muito feliz de saber que não estou sozinha nesse mundo. rs Sofri muito quando criança na escola, era humilhada todos os dias pela minha aparência e a principal razão era os meus cabelos crespos. Esse período mudou a minha vida. Fui uma adolescente sem auto estima e sou uma adulta de 24 anos sem auto estima. Mas há cerca de um pouco mais de 1 anos comecei uma saga, um processo de cura mesmo e isso envolvia diretamente tentar assumir meus cabelos crespos depois de 12 anos de alisamento. E digo uma coisa, dói. Mas sigo firme. Cortando sempre que posso e frequentando o salão Beleza Natural. Também tenho alguma críticas em relação ao método deles, mas foi a melhor solução que encontrei pra mim nesse momento. É isso, essa é minha história. Ela ainda não acabou, porque quero muito que tenha um final feliz. Quero muito um dia me olhar no espelho e me sentir em paz.

    Amo o seu blog, ele também mudou a minha vida, mas para melhor.

    Beijos.

  111. #152
    Cibele Porto
    09.07.2014 - 07:11

    AMEI o post Cony. Como vc sabe, eu sou do time dos cachos assumidos. Mas nao foi sempre assim. So fui assumi-los com uns 15 anos, e cuidar de verdade ja com uns 17.

    Basicamente, o cabelo crespo se deve a falta de um tal hormonio (esqueci o nome) que sela a cuticula do cabelo. Qto menos hormonio, mais aberto e ressecado fica o cabelo, e consequentemente, mais enrolado. Entendeu?

    Por isso a necessidade de hidratacao frequente. E tem que ser hidratacao das boas. Um corte de cabelo com frequencia tbm mantem os fios fortes e bonitos. E o tipo de corte pode ajudar ou nao na definicao dos cachos, viu?!

    Na maioria dos casos, o comprimento tambem afeta o tipo de cacho. Cabelo curto tende a ser mais leve, formando cachos mais irregulares. O cabelo comprido, tende a ser pesado, definindo o cacho. Dai entra tambem a espessura do fio…

    Anyway, depois que comecei a cuidar de verdade do meu, ele foi ficando lindo e facil de lidar. E foi me enchendo de orgulho. Aqui em Londres, as pessoas me param na rua pra perguhntar o que eu uso, quanto tempo levo pra deixar cacheado (muitos acham que nao eh natural) ou ate mais radical: onde comprei meu cabelo! hahahaahahaah

    Eu gostaria de deixar aqui os produtos que eu uso, pra ajudar outras meninas do time dos cachos. Porque nosso cabelo eh mesmo lindo!!!

    No meu dia a dia eu lavo com o L’Oreal resistencia tripla, que ajuda a fortalecer o cabelo e no Brasil uso o L’oreal Elseve pra cabelos cacheados, o do vidro verdinho (que nao tem aqui em Londres… 🙁 ) Uso o leave in da Morrocan Oil, do vidro marrom e de vez em quando o oleo da Morrocan Oil nas pontas.

    Toda semana eu hidrato o cabelo, uso dois produtos, intercaladamente. O Morrocan Oil de restauracao, da tampa laranja (que como vc disse, eh mesmo mais forte) e um outro tbm da L’Oréal, da Linha profissional, chamado Mascara de reparacao celular. Elas hidratam muito, o cabelo fica macio, brilhoso, com menos volume e os cachos ficam definidos.

    Compro tudo pelo site da feelunique.com e ambos os potes de hidratacao duram cerca de 1 ano, pois ambas as mascaras sao bem concentradas, entao nao eh preciso muito no cabelo.

    A cada 15 dias eu lavo o cabelo com um shampoo de limpeza profunda (uso um da Tresseme) e procuro cortar o cabelo entre 4 e 6 meses, pra manter as pontas bonitas.

    Desculpa o comentario gigante, mas quis dividir a minha experiencia.

    beijinhus!!!

  112. #153
    Cibele Porto
    09.07.2014 - 07:26

    ahhh e to lendo os coments. Qta ignorancia do povo ne?! Nos que temos cabelo cacheado/crespo/afro sofremos demais… Alguns comentarios ate me emocionaram.

    Bora comecar um revolucao capilar no Brasil. hahahaahaha

    beijos novamente.

    p.s.: desculpa a falta de acentos, to no PC da empresa… heheehe

  113. #154
    10.07.2014 - 17:47

    Oi Cony. Comento as vezes o blog, mas esse assunto muito me interessa. Meu cabelo é o mega afro, sem aplique, sem química, para cuidar, como sou alérgica a tudo (corpo de rica, bolso de pobre) uso produtos naturais, óleos, manteiga de Karitê que compro em lojas próprias para produtores artesanais (aqui em São Paulo perto da Sé), mel (sim ele é maravilhoso para as cacheadas), abacate (uma benção para os cabelos finos e microencaracolados como o meu), enfim, um dia faço um dica da leitora afro rsrs.
    Recebo diversas críticas e elogios, principalmente pela área na qual me especializei. Pela formalidade do mundo jurídico as pessoas vêem meu cabelo como algo “anti elegante”, fora dos padrões de beleza impostos para uma advogada. Eu me nego terminantemente a mudar porque tenho orgulho de ser natural e para mim o cabelo é parte da personalidade. Costumo dizer que meu cabelo tem até RG rsrs. Quando meu filho era menor (mesma idade da bebê Blue), o cabelo dele era grandão e recebi, assim como ela, diversas críticas de “porque esse cabelo”, inclusive na escola, local que tive de impor com certa severidade minha opinião de deixa-lo escolher quando pudesse. Hoje ele escolheu cortar o cabelo que é dele mas, quando criança eu escolhi por deixa-lo, como escolhi deixar o meu seguir sua natureza. Resumindo, é complicado fazer entender a subjetividade e pessoalidade até no nosso cabelo. Aprendi que a atitude que nasceu em mim, podemos assim dizer, é um belo complemento da elegância que os acessórios, roupas e outras coisas podem me proporcionar. Grande parte desse aprendizado foi aqui no FUFU e hoje sou feliz eu e meu cabelão com muito estilo e plynesse.

  114. #155
    Sheila Ferreira
    11.07.2014 - 10:01

    Uma amiga minha negra alisava os cabelos até que um dia decidiu mudar e assumir a real. E os cabelos deram uma personalidade… É magra, alta, gata e nessa época já estava com seus 27 anos. Ela foi chamada para trabalhar numa agência de modelos, a bicha tá arrasando! Tão bom vê-la segura de si e os cabelos foram responsáveis pela virada em sua vida 🙂

  115. #156
    Monique Borges
    11.07.2014 - 13:32

    Oi Cony, Adorei o post, acompanho o Fufu há um bom tempo, e confesso que estava sentindo falta desse assunto aqui. Sou cacheada e adoro meu cabelo, até porque minha história é bem diferente da maioria das histórias das cacheadas atuais e bem parecida com a da Blue. Sou misturada e em minha família só eu tenho cabelo crespo, minha mãe sempre foi louca por cabelos black power e nunca deixou eu dar química, eu era louca para alisar meu cabelo na época do colégio (porque todo mundo alisava) mas minha mãe nunca deixou. Quando passou a fase do colégio comecei a gostar e a me assumir crespa/cacheada e hoje agradeço por nunca ter precisado passar por transição para tirar química do cabelo e não consigo me ver com cabelos lisos, não combina comigo, meu cabedeleiro fala que meu rosto foi feito para ter cabelo volumoso.
    Quanto aos produtos eu não vi ninguém falar do Deva Crul aqui, e meu companheiro de muitos anos e quem não conhece vale a pena pesquisar, hoje já e vendido no Brasil facilmente é um produto 100% natural e é indicado para qualquer cabelo.

Comente