Futilish

A Hora do Make: Pincéis!

Olás amigas do makeup, hoje vamos conversar sobre pincéis! Muita gente me pergunta se eles são tão essenciais assim na maquiagem e eu respondo: SIM! É como um artista pintando uma tela: sem seus pincéis ele pode até conseguir um bom resultado, mas certamente não conseguirá o resultado desejado.

Tudo que eu venho compartilhando com vocês não é regra absoluta tá? Tem a ver com meu estilo e com o modo que desenvolvi pra trabalhar. Existem mil “linhas” de maquiagem e cada maquiador faz do seu jeito, então vou apenas mostrar pra vocês meus pincéis e como uso cada um como sugestão. Vale experimentar, tentar e encontrar seu jeito próprio de usar cada um. O importante é conseguir resultado e efeito.

Pincel para aplicar creme, primer e base: chamado “língua de gato”, ele tem o tamanho médio e um formato chato e firme. Deve ser usado aplicando o produto do centro do rosto para a extremidade, com movimentos contínuos ou batidinhas.

Pincel para polir a pele: eu AMO, não vivo sem e acho que esse é o segredo para uma pele maravilhosa, até mais que a base escolhida. Pode ser flat, kabuki ou duo fiber e deve ser usado em movimentos rápidos e circulares por todo o rosto como uma enceradeira (não é da época de vcs! Kkkk). Eu dispenso o língua de gato pra base, uso só esse.

Pinceis para corretivo: eu também prefiro esses gordinhos arredondados aos chatos pra essa função porque aplico o produto já esfumando e aí BINGO, o efeito na pele fica bem mais natural. Devem ser densos mas macios.

Pinceis para pó e iluminador: sim, eu uso esses modelos para ambas funções. Para pó, muita gente curte aqueles flats gigantescos que entopem o rosto de produto. Já eu gosto de usar pó apenas sutilmente para selar o make, então prefiro esses modelos menores e mais precisos. Idem para o iluminador – com eles vou direto ao ponto e por serem macios, depositam apenas a quantidade certa e ainda esfumam.

Pinceis para contorno: cerdas macias e de preferência em formato ovalado ou chanfrado para esfumar em vai e vem precisamente o bronzer e dar naturalidade ao contorno. O pequeno uso para marcar extensões menores, por exemplo afinar o nariz.

Pinceis para blush: médios e macios. Quanto mais macio, mais sutil o efeito. Blush é sempre melhor ir construindo aos poucos pra não errar na mão (vulgo chinelada). Movimentos leves e arredondados, não tem erro.

Pinceis chatos para depositar sombra: o tamanho vai depender da extensão da pálpebra, se é pra usar nela toda, ou para aplicar sombra iluminadora no canto interno do olho, ou marcar o côncavo, tal. Use dando batidinhas, assim a cor fica mais intensa e a sombra não esfarela tanto. Ou em movimentos suaves de vai e vem para marcar o côncavo.

Pinceis para esfumar lápis: menores, mais firmes e precisos, devem ser usados sobre os traços de lápis macio, esfumando também em movimento de vai e vem.

Pinceis para esfumar sombra: sou viciada, preciso dizer? Tenho vários e uso MOITO! No meu conceito de make, o esfumado bem feito é o que mais dá um toque de sofisticação ao look. O tamanho ideal depende também do tamanho do olho/pálpebra da pessoa. As cerdas devem encaixar no côncavo sem sobrar muito, usar em movimentos circulares e de vai e vem (contidos pra não virar panda!) até diluir a sombra “chapada”, dando um efeito degradê.

Pinceis para sobrancelha e delineador: chanfrados ou pontudinhos firmes, os melhores. Na sobrancelha, use seguindo o desenho como se estivesse fazendo pêlos curtos, em movimentos leves e com POUCO produto. A idéia é preencher falhas e corrigir a definição, mas suavidade por favor! Para delinear os olhos, movimento firme e contínuo com delineador em gel bem rente aos cílios superiores. Mais pra frente teremos aula detalhada disso tudo, não se afobem meninas! Rsrs

Pinceis para lábios: os chatos e pequenos facilitam seguir o desenho da boca. Para batons escuros, façam o contorno com um lápis do mesmo tom primeiro.

 

 

Mantenham sempre seus pincéis limpos, especialmente se forem compartilhá-los com alguém. Existem cleasers que podem ser usados para limpezas rápidas e improvisadas com lencinhos de papel, mas vale a pena de tempos em tempos também lavar com água e um sabão líquido neutro, deixando-os secarem na horizontal sobre uma toalha limpa e seca.

Nossa inspiração da semana é a querida Ale Ramanho pronta para ser madrinha de casamento com cabelo e maquiagem por mim.Beijos e até a próxima!

 

 

Sair da versão mobile