Futilish

Mi casa, su casa – Arte na parede

Olá Fufu!

Quando eu falo de arte na parede, não vale pintura rupestre tá. Se você você quer ser artista, pinta sobre outra superfície. Pela sua atenção, obrigado.

Assim como eu eu sei que você já se lambuzou de tinta guache na escola, fez uma ilustração horrenda e sua mãe teve que sorrir, agradecer e deixar na parede uns dias.

Mas não se preocupe, isso cria Karma e vamos passar por isso com nossos pimpolhos, mais cedo ou mais tarde. E por favor, estimulem SSAs crianças a desenhar, pintar, modelar massinha, cozinhar, cantar e correr. Tirem eles da tomada (no sentido: Nada eletrônico) estamos criando gente que não caiu na rua correndo com os amigos, que não sabe o gosto de uma goiaba arrancada no pé.

Fugindo do tópico: Aqui em Foz tem um colégio de método de ensino construtivista (pesquise esse sistema de ensino que vai adorar) e uma das ações mais legais que eu vi na grade é cuidar do pomar. Eles cuidam das árvores e colhem os frutos, mas eles nunca colhem pra sobrar, e sim pra dividir e aprender a importância de compartilhar com todos as coisas boas. /OFF

Enfim, praticamente tudo pode ser arte, então a arte varia conforme a percepção de cada pessoa, mas obviamente, pintura em telas, fotografia e esculturas são as expressões artísticas mais comuns, e as que eu procuro incluir já no projeto de interiores. Então pega o avental e #vemkotio que hoje falaremos de quadros e afins.

Apesar das novas construções terem cada vez menos paredes, sempre tem alguma pra exibirmos as nossas preferidas. E os desenhos das crianças também. Não vale deixar o dibujo da criatura no imã da geladeira.

Existem uns detalhes que eu gosto de salientar pra quem eu oriento a decorar a casa:

Ambientes menores, ficam melhores com uma obra de arte grande do que uma composição de várias pequenas. Isso não é uma regra, é apenas o que eu prefiro. As pessoas acham que porque o ambiente é pequeno quem que entulhar de coisas pequenininhas, delicadinhas, reduzidas, tipo a casa dos smurfs e na verdade podem ser OZADAS em alguns pontos.

Em contrapartida ambientes grandes precisam de muito mais esforço para não ficarem com as paredes peladas, e aí estamos falando de cores, texturas e painéis…

Claro que é possível ter paredes brancas ( tão típicas no Brazeeeeel ) :

 

Temos que cuidar com as artes de parede ( quadros, fotografias, xilografias, gravuras, desenhos…)

se elas estarão bem iluminadas, em um local onde seja possível se tomar a distância necessária pra ser admirada. Num lavabo por exemplo, exibir um belo quadro na parede que será refletida pelo espelho proporciona um interesse incrível de se sentir “dentro” da arte.

Certa vez eu vi uma arquiteta ajudando a selecionar quadros para uma casa. Então ela disse:

“Quadro de frutas na sala não.” Tipo… ok, ficaria melhor na sala de jantar mas, porque um não tão “quadrado”? O quadro era belíssimo, um óleo sobre tela com tons incríveis…. e o cliente queria ele na sala pra das destaque e lá ele acabou ficando. Eu concordei com o cliente.

Arte não precisa – necessariamente – combinar com a decoração. Na verdade a função dela é chamar atenção então insira aí uma cor diferente do restante, pra que ela possa reinar em seu posto. Eu na verdade acho que tudo está combinandinho, até o quadro, parece que estou numa sala de espera qualquer, onde nada tem vida, simplesmente está ali.

Um formato que funciona muito bem é usar fotos de sua própria autoria pra ilustrar as áreas sociais de uma casa, e na parte íntima, as fotos de família.

Aliás foto de família é uma coisa um pouco triste. Aquela parede enorme dae tem aquele tio que era super engraçado, e casou com a vaca chata, agora ele não pode mais ser legal. Dae tem a prima pirigueti que tá com três filhos e finge ser super comportada. Sem contar a nostalgia daqueles que já foram.

Por favor, fotos de família mais atuais. E não, foto de recém nascido não é bonito, são todos uns toquinhos encerados com uma penugem estranha na cabeça. E ninguém quer ver a foto da coitada da parturiente toda suada, de toca, roxa de fazer força. Guarde isso pra quando o filho tiver na adolescência, querendo ser rebelde aí vc mostra pra ele que você é forte e que ele só esta nessa vida por sua causa.

Esse é um momento importante, para o pai, a mãe e a criança, e só. Não precisa exibir pra ninguém mais.

Dicas básicas:

Procure deixar o centro da obra a 170cm do chão, que é a média da altura dos humanos.

Em composições, é legal que entre todas as peças tenham o mesmo distanciamento entre si.

Molduras são itens caros, mas como estas obras também duram muitos anos, vale a pena investir.

Use o passe-partout (aquele papelzinho que se coloca em volta dos quadros) pra igualar fotos de tamanhos diferentes.

A iluminação pode desbotar algumas imagens, opte por LED que não emite calor.

Eu gosto MUITO de quadros abstratos, de gravuras recentemente salvei muitas no meu mural de decoração no Pinterest.

Alguns dos meus preferidos:

Abstratos:

Alimauzinhos Animais:

Figura humana:

 

Ser um artista e viver de arte é difícil no mundo todo, no Brasil não é diferente. Eu me apaixonei por um quadro do Carlos Araújo numa galeria e quando eu perguntei o preço – o dobro do que eu paguei no meu apartamento em 2001, eu tiver certeza de que arte é pra ser admirada mesmo então por favor, se vocês gostarem de uma obra, não tentem pechinchar. Arte, assim como arquitetura, tem que gerar sentimentos. Eu fui pra internet, achei a obra dele que eu tinha gostado, e coloquei de fundo no meu monitor. Resolvido! Não precisamos alimentar a pirataria pra ser feliz.

Eu fiz curso de pintura… lá em 1995 e talvez por isso eu admire tanto as técnicas. Uma das mais delicadas, mais românticas, e mais admiráveis – pois a sutileza é o elemento mais importante nessa prática, é a aquarela. É tipo, ter controle de uma tinta que não pode ser controlado, pois é muito diluída e não ter controle do tor da cor pois ele vai mudar depois de aplicado… é minucioso na sua imperfeição.

Descobri recentemente no Snapchat  ( segue eu e a patroa: futilish e tiolelofoz ) uma artista incrível de Londrina – PR, que eu tenho plena certeza de que é leitora do fufu, que é tipo, a Queen da Aquarela. Neste link eu deixo o atalho pro vídeo no site próprio que mostra ela, belíssima inclusive, trabalhando. #s2gingerpeople

E pra quem tá correndo e não vai poder ver o vídeo agora, eu deixo as imagens de moda lindíssimas que ela cria:

 

Bom, pra variar eu falei um monte, a semana foi bem corrida, vou responder seus comentários já!

E essa semana publicamos o TEM JEITO DECOR, você viu ?

Corre lá que tá ótimo!

E como a correria tá braba, vamos hidratar:

Essa semana eu dou uma passada voando em SP, não se assustem. Se me virem por aí.

As fotos utilizadas nos posts são coletadas na internet, e só apareceram aqui porque eu gostei, então, parabéns pra você que fez. Respeito muito seu trabalho e os créditos são seus. Se te incomodar a divulgação aqui, mande um email, que eu substituo. BêXos.

Sair da versão mobile