Futilish

Cirurgia de Endometriose – Como Foi

Oieeeee, sumi né? Tive dois motivos: semana passada foi Minas Trend e a semana foi muito intensa! Todos os dias saindo cedo e chegando tarde em casa, sem tempo para escrever… Depois tive um final de semana para descansar e me preparar para a cirurgia de endometriose, que fiz ontem! Sim, estou recém operada e com algumas dores, mas ansiosa para contar como tem sido até agora e ouvir mulheres que já passaram por isso e querem me dar alguma dica.

Fiz um post sobre a doença AQUI e li cada comentário. Endometriose para mim até pouquíssimo tempo era algo totalmente desconhecido e alheio ao meu cotidiano. Nunca senti dor, cólica, NADA, mas meu fluxo menstrual é muuuuito intenso, mas tanto, TANTO, que fui checar e pimba, endometriose e endometriomas (cistos de endométrio) em ambos ovários. Fiz vários exames e todos acusavam a mesma coisa, mas graças a Deus, no meu caso, não havia grandes focos e nem aderências. A única era na trompa esquerda, afetada pelo ovário que tinha um endometrioma de quase 5 cm.

Só para lembrar, os sintomas mais comuns da endometriose são:

• Cólicas menstruais intensas e dor durante a menstruação
• Dor pré-menstrual
• Dor durante as relações sexuais
• Dor difusa ou crônica na região pélvica
• Fadiga crônica e exaustão
• Sangramento menstrual intenso ou irregular
• Alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação
• Dificuldade para engravidar e infertilidade

Só depois de saber que tinha a doença, assimilei alguns sintomas como fadiga crônica (sempre estou cansada), o sangramento menstrual intenso e alterações intestinais durante a menstruação. Várias vezes me dá diarréia quando menstruo mas nem passava pela minha cabeça que era por causa da endometriose. Achava que era “coincidência”. Ah, e algumas vezes, dor ao fazer xixi.

Bom, fiz videolaparoscopia, 3 buraquinhos na barriga e um monte de gás carbônico para “separar” os órgãos e dar maior mobilidade ao cirurgião. O antes da cirurgia foi bem simples: comida leve um dia antes e jejum de 8 horas, inclusive de água. Internei ontem as 6:30 da manhã ainda com dúvidas se iria rolar a cirurgia ou não pois gripei durante o Minas Trend e ainda tinha um resto de tosse. Vieram 3 anestesistas conversar comigo, mas viram que dava para continuar com os planos. Tomei anestesia geral, e estava um pouco receosa de como iria acordar, mas já tomei geral antes e nunca tinha dado problema.

A cirurgia foi rápida, as 11 da manhã já estava na recuperação. Acordei com MUITO frio, mas isso é o efeito da anestesia passando. A barriga estava super inchada pelo gás e uma dor intensa no ombro. Depois soube que essa dor no ombro é comum, pois o gás sobe! Como o meu lado mais “mexido” foi o lado esquerdo, sinto dores na hora de levantar e sentar. Tudo tem que ser beeeeeem devagar.  E como ainda continuo com um restinho de tosse, na hora de tossir é um sofrimento. Dói, e dói muito.

Mas o resultado da cirurgia foi um sucesso: trompa solta e ovários sem endometriomas. Tinha poucos focos e tiraram tudo, acho que cauteriza né? Posso estar falando bobagem, mas acho que foi isso que o médico disse. Hoje me deram alta, um dia depois e tem sido “tranquilo”. Apenas o desconforto dos gases, a barriga super inchada e a dor no local da incisão do lado esquerdo.

Semana que vem tô liberada para dirigir, sair e etc. Por enquanto não posso levantar peso, tenho que tomar Luftal para eliminar os gases e ficar mais quieta. E dieta normal, posso comer de tudo. Parece que o intestino fica preso e nem quero ir, tô com medo de fazer força e doer rs.

Tenho acompanhado um grupo no Facebook que se chama Endometriose Sem Censura e tem MUITA informação bacana lá. Como é uma doença sem cura, tem que se cuidar para não deixar ela atrapalhar a vida. Tem que comer certo (nem sabia dessa parte, que tem alimentos inflamatórios e pioram o quadro), tem que fazer exercício e em alguns casos, operar. E tem gente que opera várias vezes. Enfim, tô aprendendo ainda.

Sair da versão mobile