Futilish

Desejos de Rycah – Muranos!

Lá pra 2015, quando estava morando na Itália e fui passear em Veneza, um MONTE de leitoras me falou para eu aproveitar e comprar MURANOS.

Nem liguei, afinal, nem sabia o que era! Sério mesmo, nunca tinha me atentado pro tal do murano, já tinha escutado falar mas era ZERO desejo até que… comecei a decorar minha casa.

Pronto, era tudo o que eu mais queria e como me arrependi de não ter ido a Murano, cidadezinha (na verdade uma ilha) que fica colada em Veneza. Daí você sabe né, quando a gente quer muito uma coisa, ela começa a nos perseguir e para onde eu olhava, lá tinha um murano me encarando e rindo da minha cara.

O arrependimento foi maior quando vi quanto custa uma peça dessa. Joga milão pra cima para algo maiorzinho. Mas por que tão caro? Porque é uma técnica artesanal, com mais de 800 anos, onde o vidro é trabalhado numa massa a mais de 1250 graus e com movimentos manuais e sopro vai ganhando forma. Tem o Murano de Murano e tem o Murano com técnicas de Murano que é feito fora da cidade de origem. Aqui no Brasil, por exemplo, tem fábricas de muranos. E como é coisa chique, saiba que pode ficar mais chique ainda, ganhando pó de ouro em sua composição. O murano originalzão, é feito com areias do Mar Adriático. Que fino.

Então… tem muranos gigantes, médios e pequenos. Tem com pó de ouro e sem ouro. Tem de vários formatos. E várias cores. Dizem que é bonito combinar várias peças, mas claro, isso ou leva tempo ou dinheiro.

Vejamos alguns:

E quando ficam sobre Coffee Table Books (que já falei aqui), ficam mais lindos ainda. Eu comprei um, esse da última foto, na verdade eles chamam de cinzeiro mas é bem maior, e sem ouro. O meu, custou cerca de R$ 6o0 e achei ter feito um bom negócio mas pelo que andei olhando por aí, tem alguns mais baratos. É meu filho único e GRAÇAS A DEUS que não tenho mais espaço em casa para por mais, caso contrários estava ferrada!

Sair da versão mobile