Futilish

Mi casa, su casa – Home titis!

Fufus! Me ajudem a não ser despedido… tô furando demais com vocês.

Mas acredito que agora, na era pós carnaval e com muitos planos encaminhados, eu consiga re-criar uma rotina pra minha vida.

Estranharam os titis do título? Então pega uma pipoca e #vemkotio, que tem história:

Quanto eu trabalhava no Paraguay, de vendedô, eu passei pelas fases desde o disquette 5 1/4 ( aquele grandão molengo ) até os drivers de “re-gravavam” dvds. Um luxo aquilo. E no meio dos tre le-lê, lá nos anos noventa surgiu o Home Theater, ou theatre se vc for do tipo british addicted. 

Acontece que, naquela época, as pessoas finas queriam ter esse produto e era muito mais barato comprar no Paraguay, aí os muambeiros, que por mais que fossem pessoas abastadas financeiramente, nem sempre tinham um curso de inglês, chegavam e pediam um “rôme-titi“. Desde então sempre que eu ouço o termo, vem a minha mente uma casa com boobies.

Gostaram da minha ilustração SAFE FOR KIDS ? Muito paintbrush envolvido.

Enfim, hoje resolvi ignorar heróicamente a imensa lista de temas que temos pra falar desse cômodo onde o seu homi (caso faça uso disso) vai investir todo aquele dinheiro que ele te negou na cozinha, nas pastilhas rycas do banheiro e, principalmente, no closet.

Predominantemente território dos manos, essa “sala de tv anabolizada” tem muitos detalhes a serem levados em consideração antes mesmo dele nascer. Estou falando de um cômodo específico para os prazeres dos filmes, dos jogos e etc… não da sala de estar que a gente (como eu) que não tem espaço sobrando precisa usar como estar, jantar e home. Então se você está projetando uma casa ou reformando e vai dedicar um cantinho para ver seus filmes/séries com todo conforto que vc merece – ou se você quer ter uma caverna onde encarcerar o marido/filhos – bora trabaiá!

Janelas : As menores possíveis. de preferência com bastante “paredinhas” dos lados para entupirmos de cortina blackout e não sobrar frestas de luz. As cortinas ajudam na acústica.

Porta: Nada é pior do que você tentando se concentrar na tela e ter gente passando na frente. Tentemos colocar o acesso de forma a nenhum exu passe na frente de nenhuma alma viva.

Teto: De preferência em gesso, pra que possamos usar as artimanhas dele pra embutir não somente a iluminação, mas também as zilhares de caixas de som, e até o telão =D

Paredes: Pelo menos as que ficarem atrás da TV / Telão em tom escuro. Nas outras, papel de parede de gramatura alta, pra ajudar na acústica.

Piso: Eu vou insistir no carpete mas, vocês só vão concordar comigo depois de eu fazer um post sobre isso. Então, considere laminado de madeira com manta acústica, ou um laminado vinílico e um belo tapetão, caso você ainda não acredite no titio.

Móveis: Esqueça nichinho, prateleira, gancho, estante e qualquer coisa que você vai entulhar de bugigangas ao lado da tela. Ninguém quer ver aquela caneca de chopp da oktobeer fest de nem a galinha que você trouxe de Pernambuco. Foca amiga, foca. olha que quiçaça:

Quanto mais limpo estiver esse local, mais agradável será usar o home. Outro detalhe muito importante: Nada de superfícies refletivas de frente para o auditório. As pessoas acham lindo móveis de laca brilhante, ou com portas de vidro/espelho no móvel da TV. DAE vai assistir um filme com a galera e fica vendo o sobrinho cutucar o nariz, o cunhado coçando a orelha, o vô batendo pézinho e a namorada do primo tentando não mostrar as calcinhas. Então, NÃO, nada refletivo de frente pro sofá.

EIKE REVOLTZ, você pensa. Não, só estou falando a verdade, se você for um humano que usa saia, sabe o quanto é desconfortável não poder descruzar a perna e deixar rolar um ar nas partes. Ninguém usa saia pra abafar as geni*.

Eu sei que você que já fez um móvel pro home está mentalmente relembrando do papo do vendedor/marceneiro falando: é um lugar tão nobre, vamos fazer em preto alto brilho…

Senta aqui que eu vou ser sincero: Lembra lá no começo, quando eu disse que nesse cômodo as pessoas soltam a grana. Poizé, a gente sabe disso. E a laca é linda mesmo, custa mais caro e nossa vida é baseada em comissão. Então você passa o resto da vida com um incômodo subconsciente. Mas o móvel tá lindo, e a gente paga as parcela do carro com a comissão gordinha.

Muitos clientes vem já com essa ideia do brilho na cabeça. E depois que isso está idealizado, não adianta tentar tirar da cacholinha. Então eu aviso que é chato, mas não tento obrigar ninguém a usar laca fosca, ou madeira, ou seja lá o que for que não reflita.

Aparelhos: São vários: tem – no mínimo – 5 caixas de som e um subwoofer. Duas na frente que fazem as vozes, duas atrás que fazem os barulhos dos grilos, mais uma na frente que faz sei-lá-o-quê e o abençoado do subwwofer que faz o BUM-BUM-BUM dos barulhos graves e que DEVERIA estar SEMPRE, no chão. Mas as pessoas não lêem os manuais dos eletrônicos. Esse gorduchinho ( quase sempre ) vibra e ele pode estar se suicidando pois ele se movimenta enquanto faz barulho.

Então, temos um espaço e vamos preenchê-lo pra ficar bem lindo.

Começamos o home pela TV, correto?

Nã-nã-ni-nã-não. Começamos pelos assentos. quanto mais gente sentada melhor.

Se você tem um ambiente pra chamar de Home theater, considere um sofá com profundidade maior, pra assistir jogadão mesmo. Eu, particularmente, não gosto dos sofás eróticos que ficam crescendo quando você puxa a pontinha. Porque com o tempo eles ficam soltos e cada vez que você dá aquela espreguiçada ele se mexe.

Quando o espaço não permite tanta gente sentada quanto gostaríamos, eu gosto da ideia de um sofá “normal” e um tapete daqueles de 70mm com fio duplo (sim, fica caro) pra que as pessoas menos enferrujadas possam pegar umas almofadas e desfrutar jogados no chão mesmo. E se tiver alguém chato sempre dá pra pisar sem querer e pedir desculpa.

Temos um sofazão, agora sim, partiu matemática!

Porque TV não é igual saldo bancário o mais nem sempre é melhor. Existe uma relação do espaço entre seus belos olhos e a TV.

Primeiro, caso seu comportamento nerd seja igual ao meu, uma tabelinha bem simples: Tamanho x espaço:

Mas se você realmente é um Geek, e quer o melhor do melhor, também trabalhamos com as resoluções x espaço:

Parecia fácil quando era somente sentar com o controle né? Em eras de SmarTV, que você pode assinar aquele serviço lá da TV que até o Silvio Santos quis, a parte de aparelhos tá bem enxuta. é mais o sistema de som, e em alguns casos um Bluray… Aí entra a sua conversa com a pessoa que vai instalar a aparelhagem pra você.

 

Mesas de centro e canto, são muito interessantes, assim como – caso seja um imóvel grande – vale a pena colocar um frigobar aí pra servir as pessoas. Se for por exemplo no segundo andar, e o espaço permitir, vale até ter uma copa, com uma pipoqueira e quiçá, uma pia(zinha). Não vai me encher o lugar de tapeué com miliopã, obrigado, de nada.

 

Temos sofá, TV, tapete, aparelhos, mesa de apoio…

Iluminação!

Dimmeriza por favô!!! O dimmer, é um aparelhinho, super simples, que a gente coloca no interruptor e ele controla a intensidaade da luz. Também tem hoje em dia – quem me segue no Snapchat já viu, uma lâmpada de LED com controle remoto, que muda de cor e intensidade. Ótimo pra apagar a luz sem sair da cama. A que eu comprei foi essa aqui. Mas esse controle de cor é pura viadagem, não tem necessidade nenhuma. Iluminação decorativa, ok, é legal. Mas Ninguém precisa de um painel retroiluminado atrás da TV onde não queremos luz nenhuma.

Lá no começo eu pedi pra evitarem excesso de coisas ao redor da TV mas, nem por isso precisamos ficar com tudo pelado. escolha uma, ou duas peças, e use para decorar o home com discrição.

Atrás do sofá você pode enlouquecer tá?

Gente, ôta veiz, vou dizer pra vocês acompanharem a gente, vulgo eu e a patroa, no Instagram e no Snapchat, só porque a Cony é maravilhosa, e porque eu reclamo de tudo HAHAHAHA somos Futilish e Tiolelofoz em ambas as redes.

E hoje que teve pipoca… vai ter…

Deixe um pouco de amor aí nos comentários, sua opinião, sua reclamação, sugestões… estamos aí pra quem der e vier.

 

As fotos utilizadas nos posts são coletadas na internet, e só apareceram aqui porque eu gostei, então, parabéns pra você que fez. Respeito muito seu trabalho e os créditos são seus. Se te incomodar a divulgação aqui, mande um email e eu substituo. BêXos.

 

*Geni, abreviatura carinhosa de genitálias.

Sair da versão mobile