Futilish

Mi Casa, Su Casa – Espelhos!

Vem Lelinho, vem fazer a gente sorrir (principalmente eu que estou no meio de um inferno astral DAQUELES!)

¨Olá Fufus!

Finalmente o tão pedido tema do espelho chegou! Eu quis ser mais culto, e ir pesquisar a história do espelho e descobri um blá-blá-blá técnico-científico que sinceramente, é desnecessauro*.

Mas vamos semear por aqui o que é interessante: os primeiros “espelhos” eram feitos em metais, especialmente o cobre, 500 anos antes de Cristo, e depois a prata, que também era polida com moagem de pedra grossa, pedra fina, areia, argila e depois água. Pra se fazer um espelho de mão com moagem de Obesidiana, por exemplo, demorava 8 horas. Mas a prata, esse metal birrento, escurecia e tinha que passar por manutenção frequente pra continuar refletindo as belezas dos humanos. No Egito eram feitos em Bronze e cobre, na Grécia tinham os cabos e o verso rycamente decorados, e a primeira citação de espelhos na literatura está na Bíblia, em Êxodo 38.8. Viu que um tikin de vaidade não é pecado?

Mas quando falamos de espelhos em decoração, sempre vem aquela máxima que algum entendido de decór, provavelmente protegido atrás de um óculos com armação de acetato preto em estilo retrô disse:

Então, vamos ser francos, o que aumenta o ambiente é quebrar a parede e juntar dois cômodos. É fazer um puxadinho, é criar novos limites mais pra fora. O espelho poderá dar uma impressão de que o cômodo é maior.

Mas pra isso, prestemos atenção: ele tem que refletir algo contínuo, organizado. Se você tiver uma estante longa e na parede lateral você colocar um espelho- DO LADO DELA, ele vai refletir essa peça bonita e realmente duplicar a longitude do móvel.

Aqui, eu tenho uma imagem que mostra um espelho na lateral de um quarto (que deu certo):

Agora meu-amô, se ela estiver de frente pra uma bagunça, tipo quarto de adolescente, sua casa vai virar uma bagunça geral ou um micro-circo.

E antes que venham o povo “xaato” me diga:

Enxergar duas pias cheias de louça pra lavar dá muito mais desespero do que uma só, não concorda? #agradecido.

Agora vamos para uns detalhes, que são legais, como usar uma faixa de espelho lááááááá em cima da estante. Esse efeito prolonga o teto, e aumenta a profundidade.

Quando usado num hall de entrada, tanto de casa quanto de prédios, ele é um poderoso elemento decorativo, até porque, não tem muita coisa num Hall, então esse fica todo faceiro e dá aquela “sensação de amplitude”

Uma das maneiras que mais usamos no Brasil, é espelhos na sala de jantar. Eu gosto, porque é um local que – geralmente – fica organizado.

A forma LEGAL de usar um espelho, seria numa parede “ao fundo” da sua vida. Como aqui:

 

Notaram que desta forma você verá um ambiente beeeem maior?Você terá duas áreas de jantar, duas salas, dois tudo, inclusive duas sogras. Nem tudo é perfeito.

Quem tem uma parede forrada de espelhos, é a Narcisa Tamborim-naum-sei-o-nome-todo-degy. EIKE LOUCURA! Porque eu sou desses que assiste Mulheres Ricas, e eu AMO Lydia Sayeg podem me julgar. Agora vejam o apto conciso de Narcisa:

Agora, descolando da parede, esses espelhos podem ser integrados aos móveis, como em cozinhas ou quartos:

Temos também, não comum, mas também não estranhamente, a opção de usar espelhos nas portas de móvel de cozinha superiores, ou despenseiros:

Notaram que o espelho dessa segunda cozinha é na cor Bronze? Então, além do Espelho “normal” do Bronze, também existe o espelho fumê, que eu acho super moderno, elegante e atual.

Estes dois interferem diretamente na imagem humana, então não servem pra um espelho aonde você vai se maquiar ou testar o look total, porque o Bronze te deixa com um bronzeado a lá Valentino, e o fumê te deixa Mortícia Adams.

Mas sejamos práticos, como um MAXI espelho não é um item barato e também temos que pensar nos humanos que vivem de aluguel. Então um jeito muito inteligente de se trabalhar é usar composições de espelhos, ou aplica-lo através de uma bela peça decorativa.

Obviamente, um local onde sempre queremos um bom espelho, é no banheiro. Mas temos que lembrar de que banheiro não é lugar de armazenar maquiagem, pelo menos não se ele for pequeno e a umidade ficar muito presente nele.

Apesar de eu ter usado como exemplo lá em cima, eu não sou muito fã de espelho refletindo a cama. Eu acho que fica meio motélico. Também gostaria de atentar que certa vez fizemos um armário assim pra uma menininha de 4 anos, e ela se assustava ao acordar e ver o próprio reflexo. Mas algo que eu gosto, é de espelhos nas laterais da cama, assim:

O que fazer entre os espelhos? Papel de parede, né!?

Agora um apelo: não coloquem espelhos em estantes onde tem televisão. Não existe nada mais enlouquecedor na vida do que assistir você assistindo tevê. Isso serve também pra acabamentos como Laca (principalmente as escuras). Pensa que se você estiver lá, abraçadinha com teu bem e ele mexer o pé você vai ver esse movimento ao lado da tela. E cada coçadinha, espreguiçada, espiada no celular, vai tirar sua atenção da programação.

Agora, uma forma de acrescentar esse lindo, é mobiliário revestido em espelhos. E existem opções pra praticamente todos os estilos de móvel assim.

Agora, além de não ser a coisa mais fácil de limpar, e de ter que cuidar por exemplo, com o rodo e a vassoura batendo nos cantos, eu PRE CI SO alertar vocês sobre um detalhe imporante, tão importante que eu fui tirar uma foto minha mesmo pra ilustrar:

Se eu fosse menina-moça-mulé, do fato ter kikita, seria extremamente desconfortável sentar de frente pra um espelho. Então pensemos muito bem antes de adquirir uma mesa de centro, ou um móvel pra TV com frente em espelho ou acabamento de alto brilho, pra não constranger as amiCas. Pra esses posicionamentos, eu prefiro usar por exemplo, apenas o tampo superior em espelho:

Ok, quando a pessoa estiver chegando, ainda de pé vai ter um reflexo coisa-e-tal, mas se a sua amiga anda tipo um lutador de sumô, arqueada e com as pernas abertas, tá na hora de rever seu círculo de amizades, você pode criar um ambiente mais agradável, mas também não precisa banir as superfícies refletentes por falta de senso alheio.

Bom gente, eu acho que eu “englobei” bastante coisa sobre os espelhos.

Agradeço imensamente a participação de vocês, o espaço que a Cony me disponibiliza e sigam mandando sugestões dicas e a opinião sobre os textos. Quero fazer o possível pra que nossa obra vá até o fim sem trocar de profissional de interiores. HAHAHAHAAH

#bença!

*Desnecessauro = Desnecessário desde antes da extinção dos dinossauros.

Sair da versão mobile