Comportamento
Chora Que Eu Te Escuto
22 jul 2020, 126 comentários

Chora Que Eu Te Escuto

Alguém já contou quando Choras postei durante a quarentena? Tá pra Chorar MESMO kkkkkkkrying

Vamos lá!

Chora 01 – Nice

Oi Cony, sua linda! Preciso dizer que sou sua leitora há anos e aqui no Chora consegui sair de um relacionamento abusivo e também aprendi muito sobre moda, enfim… só tenho coisas boas pra falar de você e já indiquei para várias amigas te seguir. Bom, bora lá…sempre fui esforçada na escola e me destacava muito, daquele tipo que os professores elogiavam na frente da sala (mas morria de vergonha). Tenho 34 anos e me formei há 8 anos na faculdade, mas nunca trabalhei na área. Em parte porque nunca consegui entrar e parte porque não foquei, pois trabalhava em outra área melhor remunerada e acabei ficando acomodada lá. Logo que terminei a faculdade entrei em uma multinacional e fiquei por quase 5 anos. Era uma ótima oportunidade, fiz de tudo para me destacar e investir em mim: fiz inglês, pós graduação e outros cursos. Tive promoções laterais, mas nunca algo significativo. Fui mandada embora há 3 anos porque não tinha afinidade nenhuma na área que estava por último e estava muito infeliz. De lá pra cá, trabalhei em pequenas e médias empresas, também em áreas parecidas, mas melhores no quesito trabalho e piores no quesito remuneração/oportunidades. O ponto é: estou sentindo que o tempo está passando e não dei certo na carreira. Sei que tem pessoas piores que eu nessa idade, mas tem muuuuitas em condições melhores e acabo me comparando. Não tenho pretensão de trabalhar na área que me formei porque a essa altura e sem experiência é bem difícil. Cony, me sinto um fracasso onde estou porque não consigo me destacar e tem pessoas mais novas mandando muito melhor que eu. Penso todo dia em sair de lá, fazer algo diferente, mas pra falar a verdade não sei como fazer transição de carreira e nem o que fazer da vida. Nesse momento, não consigo pensar em nada e tenho receio de sair do meu trabalho no meio da crise. Imagino que o mercado de trabalho pode mudar muuito depois da pandemia e que podem surgir novas profissões, mas não sei o que fazer para começar a me descobrir. Para completar, pretendo me casar nos próximos anos e temos planos de morar em uma cidade pequena e afastada da capital, temo piorar a minha questão profissional. Penso em focar em trabalhos home office, estou totalmente aberta para novas profissões e em como desenvolver novos talentos, só que está difícil achar esse novos talentos. Rs. Gostaria de uma opinião e experiências das leitoras que passaram por isso.Obrigada pelo espaço.

Primeiramente, PARE DE SE COMPARAR! Esse é o maior erro que você pode cometer consigo mesma. O tempo não é igual pra todo mundo e quanto mais você focar energia no que o outro está fazendo, com menos energia pra se descobrir você ficará. Já pensou em fazer um Coach de Vida? Buscar ajuda profissional que faça aqueles testes de personalidade com você, que te ajude a entender melhor o seu momento, o que você quer e pra onde quer ir? Faça! Existem vários profissionais que podem te aconselhar e abrir sua cabeça pro novo. Mas desde já, pare de olhar o que a pessoa do lado está fazendo, e olhe pra você, se observe, veja o que gosta, o que não gosta, mas faça isso sem “ruído” alheio.

Chora 02 – Lyon

Hey Cony! Adoro seu blog faz tempo e acho seu trabalho ótimo. Acompanho tem bem uns dez anos! Obrigada por permanecer autêntica no meio de tanto Ctrl+C, Ctrl+V. Bom vamos ao meu Chora!Tenho 31 anos e não tenho muita coisa resolvida na vida hahahaha, mas na área afetiva eu sou bastante sabe. Tenho minha própria ideia de relacionamento, pra mim só serve se for pra melhorar e ou ampliar a zona de conforto dos envolvidos, então sou aquele tipo de pessoa que quando tá em um se dedica bastante pra funcionar, mas fico bastante bem sozinha e até prefiro ser solteira. No entanto uns meses atrás conheci um rapaz que me balançou muito, tudo combinava, tudo fluía, a gente sacou que um se encaixava demais nos parâmetros e desejos um do outro e tudo caminhava pra gente ter um belo compromisso. Então qual o problema?Já tenho um filho, não quero outro. E em todos relacionamentos que tive, sempre fui muito rígida quanto a divisão da responsabilidade da contracepção. Meus namorados sempre compravam o AC, a camisinha, ou o que quer que decidíssemos juntos usar como método, além de ter a obrigação de acompanhar meu ciclo e período fértil, pra me ajudar a não me deixar levar pelos hormônios e fazer bobagens hahahahaha. Eu acredito fortemente que isso é obrigação do casal e não só da mulher. No entanto, desde o fim do meu último relacionamento firme, há cerca de três anos, eu decidi não usar mais nenhum método hormonal, como estava solteira, sem planos de ter algo mais sério com ninguém enquanto batalhava por uns projetos, assumi a responsabilidade da contracepção, tendo sempre o preservativo aliado à tabelinha. Pois bem, perto dos três meses desse ensaio de namoro, pondo o pé no freio pra não ir no cartório casar com comunhão universal de bens, achei que era a hora de discutirmos um plano de contracepção. Falei com ele que o método hormonal não era minha primeira opção, mas que estava disposta a usar durante um curto período, pra gente se organizar financeiramente e eu poder implantar o DIU. Ele me respondeu dizendo que eu não precisava me preocupar em engravidar dele porque fez vasectomia. Eu respondi que ótimo, fico mais tranquila, mas preciso de uma comprovação. Ele disse que não tinha mais nenhum registro. Eu disse que ele poderia fazer um exame. Aí ele me responde que se tivesse que ir no médico porquê eu tinha problemas em confiar nele, preferia não ver mais. Respondi que tava tudo bem a gente não se ver então, e foi bem aí o sonho que eu tava vivendo terminou hahahahah. Não se preocupem, só dói quando eu lembro. Em minha defesa: Esse é um dos poucos pontos que lido de forma  inflexível num relacionamento, porque se por acaso ele me traísse, mentisse em relação a outros assuntos ou a gente tivesse problemas normais de casal, o máximo que aconteceria seria eu ficar triste um tempo, agora uma gravidez é coisa que impactaria a minha toda a minha vida e a vida do filho que eu já tenho. Um filho não some. Além de tudo, filhos tem o direito de serem desejados e pra mim, um outro não seria. Outra coisa que me chateou na história, é que ele é um cara letrado e articulado, não deveria agir estupidamente igual criança birrenta, acho que dialogo resolveria, também acho que confiança não é objeto de barganha e nem material de chantagem. Por mensagem depois ele disse que se uma gravidez fosse minha preocupação que eu deveria tomar os cuidados. Mas assim, não quero me envolver em algo onde eu tenha que cuidar sozinha do meu bem-estar em assuntos que se referem aos dois. Enfim, não posso obrigar ninguém a ser feliz. Como não acho que nós dois possamos resolver a situação, visto que ele me bloqueou e foi pra Nárnia, o meu Chora é mais pra ouvir opiniões e pontos de vista de fora da situação, saber se alguém já passou por algo parecido e como lidou e ou como vocês lidariam. Sei lá. Acho que quero saber qual aprendizado posso tirar dessa história.Muito obrigada pelo espaço e continue sendo essa luz de farol Cony. Muito sucesso pra você e também pra quem te acompanha!

Olha, sinceramente, achei um pouco confusa a sua dúvida. Ao mesmo tempo, pelo tom do seu mail, imagino que na conversa com ele talvez você possa ter soado um pouco dura e inflexível DEMAIS, coisa que o chateou. E sabe que até entendo o posicionamento dele? Isso claro, considerando que a conversa foi prática demais para um assunto meio delicado. Ok você querer dividir a responsabilidade da contracepção (não que eu concorde com isso, eu prefiro tomar conta 100% do assunto pra ficar tranquila) mas isso é de cada um, se você prefere assim, ok… E sei lá, será que foi só isso que afastou o cara? Se ele é um pessoa “letrada e articulada” não acredito que apenas pedir o exame comprovatório da vasectomia o tenha chateado tanto a ponto de terminar o namoro e te bloquear. Foi só por isso MESMO?

Chora 03 – Cannes

Oi, Cony. Acompanho o blog desde o “Comprey no Ebay” e amo seu conteúdo.
Bem, meu chora é sobre a dúvida em ter ou não filhos.
Tenho 35 anos, sou casada há 3 e estou terminando minha segunda faculdade. Ter filhos antes nunca me passou pela cabeça. Estava mais preocupada em ralar, ganhar meu dinheiro, viajar, ir pra festas. Quando era mais nova, nunca sonhei com festa de casamento nem ficava imaginando minha casa ideal ou escolhendo nome de filho. Nunca engravidei, sempre me protegi (e exigi isso tbm dos namorados) e nunca levei “susto”.Agora, casada, concursada e me formando, abri espaço para pensar nisso, mas não consigo decidir!
Ter filhos era uma coisa tão distante pra mim que acho que simplesmente me fechei pra isso e agora não tenho a menor ideia se é algo que eu quero ou não… Meu marido diz que, se eu quiser, ele fará de tudo pra ser um bom pai, mas, se a decisão fosse apenas dele, seríamos só nós dois mesmo. Nos amamos e nos damos super bem! Ele gosta da nossa vida pacata, somos muito grudados e muito caseiros. Ele tem receio de perder essa paz e devo dizer que eu também.Vejo a alegria dos meus amigos, acho as crianças um encanto, mas também vejo o cansaço, a falta de tempo, de grana. 
Acho super bonito uma mulher grávida e tenho certa curiosidade de saber como é gerar um ser. No entanto, a figura de mãe, aquela amamentando, com filho no colo, me é distante – não me conecto muito com essa imagem. Tenho várias amigas grávidas e com filhos e sinto zero inveja. Apenas fico feliz de ver elas felizes. Não me sinto infeliz ou incompleta ou com algum incômodo ou qualquer sentimento negativo. Quando pego minha sobrinha no colo ou brinco com filhos de amigos, eu me divirto, acho eles umas graças, tiro foto.. eu me acho bem carinhosa e atenciosa. Mas nunca penso “ah, meu filho vai fazer isso também.”, “ah, que fofo, queria um filho assim”, “ah, eu quero viver isso”. Minhas amigas brincam que vão me contratar de barriga de aluguel. hahahaEnfim, eu gostaria de poder decidir, sim ou não. Acho que me dei a oportunidade de decidir e gostaria de saber claramente porque sim ou porque não, mas a cada hora parece que a balança pende mais pra um lado. Gostaria de saber de vc, das leitoras, e também de qualquer livro, perfil, live, qualquer dica que possa me dar uma luz. Obrigada.

Se tem tanta dúvida e se eu marido não te exige filhos, desencana. Vai vivendo até o dia que a vontade bater DE VERDADE. Por via das dúvidas, congela óvulos e deixa eles lá quietinhos esperando, ou não, sua vontade de ser mãe aparecer. Somos livres para escolher ter filhos ou não, não se sinta culpada por não ter essa vontade e nem deixe isso atrapalhar sua vida. Congele e pronto… a medicina hoje em dia está muito evoluída e se bater a vontade daqui 5 anos, 10 anos, tá tudo certo. E se não bater, tá ok também 🙂

  • Choras abertos!!! Mande seu desabafo, sua angústia, sua dúvida, sua tristeza, seu problema para constanza@futilish.com que aconselharemos com todo o carinho que merecer… ou não! Seu anonimato é garantido!
Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
126 comentários em “Chora Que Eu Te Escuto”
  1. Gisela22/07/20 • 20h09

    Lyon – Moça, vc realmente é inflexível demais. Caraca, e se fosse o contrário, chérie, se vc que tivesse ligado as trompas, vc ia gostar de alguém pedindo para você comprovar com um exame? Sinceramente, eu sempre cuidei desses aspectos da minha vida, sempre busquei tomar minhas pílulas direitinho justamente para não terceirizar a responsabilidade de uma gravidez, até pq, como ressaltado por vc mesma, trata-se de algo de mto impacto na sua vida. Claro q estou falando apenas de gravidez, e não de doenças sexualmente transmissíveis, caso no qual acho que devemos sim exigir uso de camisinha…
    Enfim, talvez você esteja deixando passar um relacionamento com um cara super legal apenas por ser cabeça dura.

    Cannes – se tiver condições, siga o conselho da Cony e congele seus óvulos. Pode ser que vc queira ser mamãe depois… e, se não quiser, ok. <3

    • Constanza22/07/20 • 22h29

      Concordo!

      • Georgia Baronio23/07/20 • 11h19

        Para mim pílula não é opção nem por alguns meses, já tentei e me caga todinha, acaba minha líbido e com isso vai a autoestima e outras coisas. Desde então partimos para camisinha e digo que mesmo se eu colocar um DIU ou coisa assim vou seguir na camisinha.. nada melhor, é prática, todo mundo fica tranquilo e ainda vc não fica “vazando” por aí.. amamos a preserv, é a melhor custo benefício, aquelas outras pele com pele são boas mas bem mais caras.

    • Marcela Andrade23/07/20 • 11h31

      Exatamente.
      Ok tbm acho que a responsabilidade é do casal, mas a pessoa mais interessada em não engravidar é a mulher, pq o homem pode do nada ir embora e a mulher fica com toda a responsabilidade de gerar e manter (muito prático para o homem apenas pagar uma pensão)!
      Então nesse sentido, cara, a mulher que se cuide, e não ficar esperando que o homem compre o remédio ou pague por um DIU.
      Vai ver o rapaz era até legal…

      • Constanza24/07/20 • 19h46

        EXATAMENTE. Isso é ser machista????

  2. Ana Lechugo22/07/20 • 21h08

    Acho que nunca comentei por aqui, mas lendo o chora da Nice achei que poderia ajudar. Tenho 44 anos, casada e já tive muitos trabalhos e profissões. Me formei em direito, advoguei um tempo, prestei concurso (que não passei e desisti), já tive loja, já trabalhei em escola de educação infantil, já fui corretora de imóveis, já trabalhei com cliente oculto, já fui “corporate wife” (que só toma conta das coisas do marido que é executivo), já fiz de um tudo. Nunca estive realizada. Até que meu hobby se tornou profissão. Amo viajar e hoje tenho uma agencia de viagens. Foi “sem querer” que descobri que era isso que eu queria para a vida…já tinha mais de 40 anos. Ou seja, nunca é tarde! A ideia de um Coach de Vida é uma boa, mas olhe para dentro de você e pense no que gostaria de fazer. Não importa se vc vai morar em cidade grande ou pequena. Importa em você ser feliz. Uma hora você vai achar! Confie!

    • Jana23/07/20 • 10h28

      Lyon
      Na forma como vc escreve dá pra perceber que vc é mto metódica e inflexivel, como diriam as demais.
      Acredito que métodos anticoncepcionais são também consenso do casal, priorizando a opinião da mulher, já que muitos envolvem mais diretamente ela do que o homem.
      Penso que faltou certo traquejo nas conversas para que através das razões, motivos e circunstâncias vc pudesse ter mais veracidade se o rapaz fez a vasectomia.. (quando fez, pq fez, onde fez) pq já que ele não tinha o exame.. como vai ter a certeza.. é pelo caráter da pessoa mesmo. Se vc estava em duvida sobre o relacionamento e queria “investigar” melhor ele, quem sabe ambos fariam exames do dst e vc usaria anticoncepcional sem falar pra ele até que pudesse ter a certeza que o rapaz falava a verdade ou não.. seria uma alternativa. A outra é ter confrontado ele, o que vc fez.. mas pra ele parece que vc é demais encanada com isso e impositora, o que assustou o ser…
      Acho que tem coisas que vão sendo decididas aos poucos com o casal, imposição não é bom.. talvez tivesse seguido mais tempo com a camisinha mesmo e conversasse com mais jeito com ele, mais flexível.
      Acho que isso vale tanto pra esse tema quanto pra outros vários.
      Também ele pode ser o mesmo perfil que o seu, é metódico e não gosta de ser confrontado, isso complicou tudo.

    • bru23/07/20 • 11h10

      Nossa. Amei

  3. Camila22/07/20 • 22h11

    Colocando a culpa na mulher, sinceramente, quanto machismo. Você está caminhando para os 50 talvez seja por isso, mas assim, a moça tem direito de escolher o que ela quer pro corpo dela mana, e falar que fez vasectomia qualquer um fala, se ele gostasse mesmo dela e fizesse questão do relacionamento ele teria feito o exame, isso não é nada demais assim como exames de dst!
    Os tempos de querer agradar macho já passaram… filho é coisa séria mesmo.
    Lyon querida, você agiu corretamente. Pensou em você, diante do que vc colocou achei sensata. Não se preocupe, se ele sumiu por esse motivo melhor assim, tem coisas que a gente não perde, se livra.

    • Constanza22/07/20 • 22h26

      Quem tá caminhando pros 50? O namorado da Lyon? E o que q idade dele tem a ver com machismo????

    • Jackeline23/07/20 • 03h34

      Acho super justo dividir a responsabilidade da contracepção, mas se ele diz que fez vasectomia, pq vocês não ficaram no preservativo e na tabelinha? Ou ele compra o preservativo e vc a pílula? Entendo seu ponto,mas o Diu dura cerca de 5 a 10 anos,é um método de longo prazo, eu não teria cara de pedir pra um ficante dividir o valor comigo e o diu de cobre é colocado pelo sus e tem cobertura 100% em todos os planos de saúde.Existem VÁRIAS possibilidades de evitar

      • Jackeline23/07/20 • 03h42

        […] Existem VÁRIAS possibilidades de evitar uma gravidez,não vejo o porque ser tão dura. E outra amiga, se tem tanto tanto medo de engravidar assim, é solteira e tem vida sexual ativa, deveria tomar pílula ou colocar diu sem esperar por ninguém pra ontem.

    • Karina23/07/20 • 09h39

      Também acho (menos as partes ofensivas)
      “Falar q tem vasectomia qualquer um fala”
      Você sonhava em casar com ele mas ele nao.
      Se livrou

    • Iara23/07/20 • 13h40

      Camila, concordo com seu posicionamento, mas achei um absurdo colocar que a Cony é machista por estar caminhando para os 50, então ela é machista por causa da idade? O fato de envelhecer torna uma mulher machista? Não se posiciona dessa forma diminuindo outra mulher ou relacionando seu conhecimento/ forma de agir com a idade.

      Lyon, achei perfeita sua posição, são tantos e tantos anos nos entupindo de hormônios, culpabilizando as mulheres por gravidez, indesejada ou não, o machismo enraizado que sempre diz que “se não quisesse filho, não abria as pernas” mas se recusam a usar camisinha sempre. A realidade mostra cerca de 6 milhões de crianças brasileiras sem o registro do pai na certidão de nascimento, crianças essas que com certeza não foram feitas com o dedo.
      Discutir a vida sexual e a prevenção de filhos/doenças é responsabilidade dos 2 sim! acho muito pertinente esse assunto, é o tipo de discussão que se deve colocar em pauta.

      • Constanza24/07/20 • 19h45

        To passada que ela se referiu a mim como caminhando pros 50… juro kkkk, bom, acho que todas nos estamos ne? e algumas até ja passaram e ta tudo bem! Depois perguntam pq não gosto de falar idade… por causa disso aí! As pessoas AINDA rotulam as outras pela idade, em tudo, e vem querer passar sermao. E não, não to nem perto dos 50, e se tivesse, poxa, elas que lutem pra chegar aos 50 no meu shape rsrsrs

        • Carmen27/07/20 • 16h35

          Exato Cony. Tenho 52 e meu shape, meus conceitos sociais e principalmente meu português estão ótimos, obrigada kkk. Ao contrário de muitas “manas” “novinhas”. Só por Deus. A pessoa “paga” de feminista mas acha certo fazer discriminação por idade.

          • Constanza27/07/20 • 17h42

            Nem fala… mediocre demais.

      • Ana29/07/20 • 03h08

        Concordo em número, gênero e grau! Já vi tantos casos, depois que a mulher engravida, o cara chegar e perguntar: porque você não seu cuidou? Como se ela tivesse feito aquele filho sozinha! E sim, assunto muito pertinente, acredito plenamente que o planejar familiar é responsabilidade dos dois! E Lyon, você agiu corretíssimo, pedir o exame de comprovação da vasectomia pra mim se iguala a pedir um exame sorológico, quando o casal decide tirar a camisinha… Eu jamais confiaria em alguém que só me fala que testou infeções sexualmente transmissíveis e ok… Meninas, vamos dividir essa responsabilidade sim! 2020 galera!!!

    • Renata23/07/20 • 17h01

      Certíssima, Camila!
      A contracepção é sim responsabilidade do casal, e a Lyon agiu bem ao exigir do namorado que comprovasse a vasectomia. Pelo ponto de vista do cara, se ele dissesse não ter nenhuma IST, ela teria que acreditar cegamente também, por “confiança”.
      E outra coisa, quem confia cegamente na pessoa com quem está se relacionando há míseros três meses?! Ninguém, né (ao menos, ninguém em sã consciência deveria).
      Por favor, chamar a moça de intransigente e “cabeça dura” é machismo SIM! Tudo porque ela não cedeu às condições impostas pelo cara? Custava muito fazer o exame?
      Imaginem se ela cedesse e acabasse engravidando: a vida dela seria destruída, enquanto a do homem não mudaria nada ou quase nada.
      Ainda haverá quem diga: “por que ela não faz laqueadura”? Como se fosse fácil e rápido conseguir uma laqueadura sem filhos no Brasil…

      • Renata23/07/20 • 17h03

        Edit: ela já tem um filho. Mas, mesmo assim, é dificílimo conseguir laqueadura, infelizmente.

    • Rhaiza24/07/20 • 18h00

      Chocada com a quantidade de mulheres que ou não querem ter filhos ouvirem dúvidas. Seeeeeempre quis ter filho…esse plano sempre fez parte da minha vida, com ou sem marido. O negócio era ter alguém pra amar sem limites! As vezes escuto que as pessoas têm de ter filhos pra que sejam cuidadas no futuro.Nao concordo! Quero ter filhos pra formar uma família no futuro, grande, com netos, noras e genros, bisnetos…quero é cuidar mesmo! A dúvida que fiquei quando decidi que era a hora…era a de quando seria a hora??? Em que momento poderia me considerar estável sonhando com tantas coisas??? Já estava casada, formada, trabalhando e com uma vida confortável…era isso a estabilidade que desejava??? Essa era minha dúvida. Até que aos 30 anos decidi que aquele era o momento. Meu marido estava louco também pra ser pai também. E simplesmente virou a chavinha…meu corpo claaaamaaaaava pra ser mãe. Do nada mesmo. Parei o anticoncepcional em julho de 2018, engravidei em abril de 2019 e fiquei muito feliz por uma semana…depois comecei a sangrar…e veio a aflição. Tive um aborto. Pensava que poderia acontecer tudo comigo, menos um aborto…fiquei mal mal mal…uma dor solitária. Morrendo de medo de não conseguir gerar vida. Sofri um luto horroroso! Até que quando nem estava esperando mais…engravidei novamente em fevereiro desse ano…e posso te dizer que está sendo uma fase espetacular!!! A cada novo sintoma vibrava de alegria – os seios doloridos??? Bom demais. Vômitos??? Ooh alegria…to grávida mesmo. Dor nas costas??? Essa tá mais complicadinha…mas a gnt da um jeito. Ficamos tão inebriadas…apaixonadas!!! A minha bebê é tão tão tão tão tão amada…amo tanto que quando ela nascer…se Deus quiser ali em novembro…vou engolir de novo!!!heheheh!!! E pq estou dizendo isso??? Se está em dúvida meeeesmo…congela. Não se prive disso…que se tiver vontade…não terá tanto problema. Agora difícil será, se com 40 anos, decidir que quer ter…e passar por uma dificuldade absurda…pq por fora nós mulheres podemos transparecer muita juventude…mas depois dos 35, nossos óvulos não tem a mesma qualidade…e a chance de engravidar cai a cada ano. Se resolver que quer…do jeito que estou aqui…juro que não irá se arrepender. Mas isso é escolha. Ser mãe precisa ser escolha…pq vc se doa…mesmo que não queira!!! Entendeu!? É muito amor. Medo de engolir minha filha….hahahah

      • Lili31/07/20 • 18h05

        Acho que ser mãe, além de escolha é também um dom. Tenho a mesma dúvida da Cannes, até acho que vou engravidar, porque senti realmente que minha cabeça mudou em relação a algumas concepções que até então eram imutáveis para mim. Mas também nunca foi meu sonho, e nunca fiz questão. Acho que o temos que avaliar é se estamos dispostas a renunciar a muitas coisas… mas sabendo que qualquer decisão, tanto a de não ter filhos como a de ter, tem o lado bom e o ruim… então é um avaliação muito íntima da mulher… nenhuma opinião de fora pode influenciar.

    • Anelise28/07/20 • 16h11

      Camila, eu concordo com vc em quase tudo, exceto a questao da idade.
      Tambem acho um absudo a responsabilidade da contracepcao ser exclusiva da mulher.
      E a forma que esse cara agiu com a moca do chora e uma bandeira vermelha do tipo de relacionamento unilateral que eles teriam no futuro.
      Realmente nao da pra confiar numa pessoa que esta junto ha 3 meses apenas e aposto que o cara tambem nao queria continuar a usar camisinha. DST e pior que gravidez, e a nao tem como confiar cegamente que o homem vai permanecer fiel.
      Eu sou alergica a qualquer metodo hormonal e tenho historico de trombose na familia.
      Ja tentei tomar e realmente nao da certo pra mim, o sofrimento e enorme.
      Eu nao vou colocar minha vida e integridade em risco pra que o prazer do parceiro seja aumentado.
      Eu sou casada ha 2 anos e desde o comeco do relacionamento esse assunto foi discutido e meu marido usa camisinha todas as vezes que a gente tem relacoes, sem excecao! E isso nunca foi um assunto pra gente, ele nao fez big deal por isso e nunca foi um problema pra gente. Eu nao teria levado o relacionamento adiante se fosse. Cumpri minha cota de aturar homem egoista que coloca o proprio prazer a frente da minha saude.
      E a escolha da mulher arcar com a responsabilidade sozinha ou querer um parceiro que divida e esse cara do chora nao era esse parceiro.
      A colega do chora esta melhor sem esse cara. Tem muito homem no mundo, pode saber que e melhor esperar por um que esteja mais alinhado com as suas ideias de futuro.
      Que bom que vc soube ver os sinais e se afastar, nao se sinta culpada.
      Se ele gostasse de vc ele faria o exame sem problemas, ou nao criaria dificuldade de continuar usando camisinha.

  4. Marcela22/07/20 • 22h32

    Cannes, voce pediu sugestão de livros para te ajudar a ponderar a decisão. Aí vai: “O Amor Que Dá Vida”, de Kimberly Hahn.

    • Tete23/07/20 • 02h02

      Lyon, acho que você faz certo em dividir essa responsabilidade, afinal um filho é dos dois.
      Em um relacionamento somos flexíveis em alguns pontos e inflexíveis em outros, e você fez sua escolha quanto a isso.
      Só pelo recorte que está descrito aqui, também não vejo problema algum em solicitar o exame. Vasectomia pode sim apresentar falha. Porque não fazer o exame para se certificar e ficar seguro quanto a isso?
      Talvez num próximo relacionamento você já deixar isso claro no começo seja uma boa.
      E talvez o problema não esteja na sua decisão mas na forma como isso foi tratado/conversado. Falo isso porque tenho muita dificuldade em tratar alguns assuntos, acabo transformando uma conversa numa briga. Mas já tô ciente disso e tratando na terapia.

      • Roxane24/07/20 • 09h31

        Lyon, embora eu ache que a preocupação com a concepção não necessariamente deva ser dividida (depende do quanto NÃO queremos engravidar), digo que você está coberta de razão ao não aceitar/entender o sumiço do rapaz por um motivo tão banal. Pra mim, um alerta vermelho, pq ele pode não ser tão boa pessoa assim. Digaaaamos, por exemplo, apenas uma suposição, que ele não tenha feito a tal operação e vai que vc engravide. Entre todas as consequências, em vista da atitude recente dele, ele pode até te deixar dizendo que engravidou de outro, supostamente pq ele “fez vasectomia”. Manter os olhos abertos nunca é demais. Beijos

    • Kati23/07/20 • 22h08

      Amor que dá vida! Que livro maravilhoso!! Recomendo também

  5. Juliana22/07/20 • 22h33

    Nossa, me identico muito com o chora 03. Tenho 36 anos, casada há 3 anos e meio (12 anos de relacionamento) e ainda não tenho certeza também se quero ou não ter filhos. Meu esposo não faz a mínima questão também, acha que é muita responsabilidade, prefere deixar tudo como está. Já fiz os exames e estou com consulta marcada para iniciar o processo de congelamento, que foi inclusive sugestão do meu esposo. Tenho vontade de saber como é ficar grávida, sentir o bebê se mexendo e tal, mas também penso em toda a perda de liberdade, odeio acordar cedo pq trabalho pela tarde/noite e amo viajar. Só de pensar na rotina de ter que acordar cedo, levar pra escola todo dia… Eu amo bebês, fico hipnotizada, isso desde que eu era pequena, mas crianças maiores não tenho mt jeito. Tenho uma sobrinha de 1 ano que é minha afilhada, mas mora em outra cidade. Talvez eu descubra com ela a como interagir melhor com outras crianças a medida que ela for crescendo. Enfim, acho que o que eu mais temo é a mudança de rotina e saber que eu teria a responsabilidade

    • sabrina24/07/20 • 17h40

      Juliana e Cannes: tenho um filho de 3 anos e se eu tivesse com melhores condições financeiras, já estaria grávida novamente. Meu filho foi e é muito desejado, mas veio de uma tabelinha mal feita. Rs! Quando minha sobrinha nasceu, eu vi o quanto queria viver aquilo. Queria tanto, que 6 meses depois lá estava eu grávida. <3
      Acho muito bacana essa reflexão de vocês, ao invés de se deixarem levar pelo que é "comum". São poucas mulheres que se questionam sobre isso. Um filho muda tudo e, na minha humilde opinião, muito mais a vida da mulher do que do homem, por mais participativo que o pai seja. O nosso corpo muda, as prioridades mudam, nosso tempo, mas também digo que a vida ganha um significado muito maior. É um amor tão absurdo que eu nunca imaginei que sentiria. A natureza é muito perfeita.
      Então, se o dinheiro estiver sobrando, acho que a sugestão da Cony de congelar óvulos é válida. E aí deixa o tempo dizer… Mas antes tenho uma dúvida: alguma de vocês têm animal de estimação? A comparação pode soar boba, mas é pra entender o tipo de dedicação que vocês têm com alguém. Ser mãe é algo altruísta. A gente se doa em muitos sentidos. Se vocês não estiverem aptar a se doarem, sejam excelentes tias, madrinhas, filhas, esposas. Tudo isso enche o coração de amor também. Beijão e boa sorte <3

  6. Adriana22/07/20 • 22h36

    Lyon,
    Apesar de vcs combinarem muito aconteceu um atrito num ponto específico.
    Veja, dentro dos valores dele, a palavra dele basta (e eu concordo).
    E dentro dos seus valores, a contracepção deve ser responsabilidade dos dois (mas isso não eh uma verdade universal, eh apenas um ponto de vista SEU).
    Provavelmente ele te bloqueou porque durante a troca de mensagens depois da briga vc foi MUITO inflexível com essa coisa do casal cuidar da contracepção.
    Agora pensa com a cabeça dele… Se ele já tem vasectomia, pq precisa se preocupar em comprar seu AC? Não faz sentido…
    Homem eh prático então ele pensou… “Bom, se ela não quer acreditar em mim e tem medo de engravidar, então ela que tome os cuidados pra ficar segura” .
    Não acho que ele esteja errado não. Acho uma pena vc ter afastado alguém legal da sua vida por ser cabeça dura em um assunto específico.

    • Constanza22/07/20 • 22h39

      Otimo comentario!

      • Sam23/07/20 • 06h38

        Canes, acompanho uma amiga de 38 anos que decidiu apenas ano passado que queria ser mãe. Tentou tratamentos e nada estava funcionando. Agora ela descobriu que está entrando precocemente na menopausa, ou seja, não tem mais óvulos. SE vc e seu companheiro pensam, ainda que remotamente, em ter filhos, faça esse investimento e congele óvulos. Não desejo ter filhos, mas acompanhar essa e outras amigas me faz ver o quanto a maternidade é importante para algumas mulheres.

    • Ana Carol23/07/20 • 04h45

      Chora 01: independente da polêmica de concepção ser mais responsabilidade da mulher ou do homem. O ponto nodal é o seguinte: gravidez pra ela é “calcanhar de Aquiles”, o grande X, cada pessoa tem sua pedra de toque, seu assunto mais delicado e inflexível. O da leitora calhou de ser concepção/gravidez. Não sei como ela se expressou com o rapaz, mas quando a gente expõe um receio, um temor, uma problemática, ou a pessoa aceita e nos abraça, ou refuta. Não sei se ela foi inteligível, se ele compreendeu toda essa questão, como ela quer um conselho pra próxima vez, aí fica estudar a questão da linguagem. Geralmente a gente tende a ser mais passional com determinados assuntos e qd falamos sobre ele ao invés de aproximar pessoas, afastamos. É totalmente diferente vc ser curta e grossa e pedir pra pessoa fazer algo pra provar que fala a verdade, agora vc explicar que tem questões, que não é desconfiança e sim uma questão interna, que vc tem vivências, experiências, que moldaram sua filosofia de vida e que traria mais segurança um exame, etc etc, o outro poderia compreender e fazer teste. Se mesmo usando essa linguagem a pessoa não entender (seja pra qual assunto for), paciência, espera a próxima pessoa que terá empatia e compreensão com suas questões internas.

      • Olívia23/07/20 • 11h14

        Ana Carol,

        Que fada vc, sério! Parabéns pelas palavras.
        Você pareceu minha terapeuta falando.
        Beijos.

    • Thais23/07/20 • 10h42

      Exatamente. Se a responsabilidade é dos dois, segundo entendimento da moça do Chora, ele já fez a “parte dele”. Então, cabe a ela fazer a dela.
      Eu, sinceramente, não confiaria em vasectomia, acho muito arriscado. Se ELA não quer engravidar, é melhor fazer a parte dela (seja lá qual for o método). Não tem nada a ver com machismo, mas é muito utópico achar que o homem vai se preocupar tanto quanto você, se VOCÊ vai engravidar. Se eu não quero muito uma coisa, eu não fico contando com que os outros vão fazer pra evitar.

    • Marcela24/07/20 • 10h58

      Olha, eu entendo que a Lyon acha certo dividir a responsabilidade sobre a contracepção com o parceiro (eu, como a Cony, prefiro tomar essa responsabilidade pra mim e dormir tranquila), entendo que ela pode ter se expressado de forma mais impositiva ou coisa do tipo… Mas eu JAMAIS acreditaria na palavra de um cara que conheço ha 3 meses me dizendo que fez vasectomia sem nenhum exame pra provar e usar isso como método contraceptivo…

      • Liliane31/07/20 • 18h14

        Também não acreditaria. Ela pode até ter sido inflexível mesmo, mas acho que se ele REALMENTE quisesse ficar com ela, esse pedido não seria impedimento.

  7. Juliana22/07/20 • 22h39

    Nossa, me identico muito com o chora 03. Tenho 36 anos, casada há 3 anos e meio (12 anos de relacionamento) e ainda não tenho certeza também se quero ou não ter filhos. Meu esposo não faz a mínima questão também, acha que é muita responsabilidade, prefere deixar tudo como está. Já fiz os exames e estou com consulta marcada para iniciar o processo de congelamento, que foi inclusive sugestão do meu esposo. Tenho vontade de saber como é ficar grávida, sentir o bebê se mexendo e tal, mas também penso em toda a perda de liberdade, odeio acordar cedo pq trabalho pela tarde/noite e amo viajar. Só de pensar na rotina de ter que acordar cedo, levar pra escola todo dia… Eu amo bebês, fico hipnotizada, isso desde que eu era pequena, mas crianças maiores não tenho mt jeito. Tenho uma sobrinha de 1 ano que é minha afilhada, mas mora em outra cidade. Talvez eu descubra com ela a como interagir melhor com outras crianças a medida que ela for crescendo. Enfim, acho que o que eu mais temo é a mudança de rotina e saber que eu teria a responsabilidade por aquele ser pelo resto da minha vida, uma pessoa dependendo de mim. Além disso me preocupo mt com a saúde dos meus pais, qualquer coisinha fico super angustiada e sei que um filho seria mais alguém pra me deixar assim.

  8. Leandra22/07/20 • 22h41

    Chora 2, Lyon…..
    Dividir a decisão de qual método anticoncepcional usar ok, dividir compra de pílula, da tabelinha etc achei demais…. isso eu fazia qndo tinha 18 anos, escondido da minha mãe, com meu primeiro namorado…..
    Agora concordo com um dos comentários aqui, gravidez indesejada não é o único problema que pode acontecer…. HIV e outras DSTs tb….
    Mas tb fiquei com a pulga atrás da orelha de uma coisa: homem jovem, sem filhos, muito difícil achar um médico que faça a vasectomia…. Não que realmente não possa ter feito, mas é meio fora do padrão

    • Vnessa23/07/20 • 10h41

      E por que ele só disse isso pra ela na véspera de casa?? Estranho demais… Prefiro achar que a exigência de prova da vasectomia foi uma desculpa que ele arrumou para cair fora…Boníssima sorte! bjokas

    • bru23/07/20 • 11h18

      Pensei a mesma coisa….

  9. Adriana22/07/20 • 22h47

    Lyon,
    Acho invasivo pedir exame para comprovar a vasectomia. Se pedissem exame para comprovar algo que eu disse que fiz me sentiria mal.
    Um relacionamento eh uma relação de confiança e sua reação demonstrou pra ele que vc não confia de verdade nele, talvez por isso ele se afastou. Não vale a pena investir em quem não nos leva a sério.

    Cannes, congela os óvulos e faz terapia para se conhecer. Independente da sua decisão a terapia te ajuda a enxergar as coisas com maior clareza.

    Nice, tb ainda estou tentando me descobrir, mas mantenha a calma. Faça terapia, eh sempre bom. Pense tb em fazer concurso caso queira mudar pro interior. As prefeituras tem boas oportunidades. Ou mesmo se vc passar na cidade que vive hoje, dependendo do órgão pode fazer teletrabalho no interior.

  10. Gabriela22/07/20 • 23h00

    Lyon:
    Em primeiro lugar, eu acredito que contracepção em um relacionamento diz respeito aos dois envolvidos sim. Afinal, ninguém faz filho sozinho. Dito isso, vc tá certíssima em pedir comprovação. Vai que esse cara, sabe-se lá por qual motivo, tá mentindo e vc engravida. A CARA dele falar: “engravidou pq quis agora te vira aí, tchau”. E aí pronto, fica vc sozinha pra cuidar de uma criança, sendo que vc já deixou bem claro que não quer. Pq a gente sabe que sobra SEMPRE pra mulher. Agora, como isso foi conversado entre vcs é outra história. Outra coisa, o fato dele ser letrado e articulado não quer dizer nada. Ele pode ser isso tudo e ainda um ogro. Reflita bem, pois as vezes, por mais que vcs combinem em todo os outros aspectos, essa discordância crucial é impeditiva pra um relacionamento saudável entre vcs. Aí, segue sua vida. Mas, se couber ainda mais conversa, pq por algum motivo a conversa inicial foi meio conturbada, talvez valha a pena conversar mais pra vcs se acertarem.

    Cannes:
    Tenho 33 anos e sinto o mesmo que vc. Não consigo decidir. Pensei realmente em congelar óvulos esse ano, mas com a pandemia esse plano foi adiado. Estou deixando a vida me levar nessa questão. Tenho visto tantas mulheres com mais de 40 engravidando… acho que temos um tempo ainda pra ver se a vontade de ter filho bate REAL.

  11. Joana Elena Barros22/07/20 • 23h04

    Sobre a questão de ter filhos…… precisa estar mto
    Segura dessa decisão porque Um filho muda mto a vida da gente!! Eu particularmente achei que assim que me tornei mãe…. tive a impressão que a gente tira o filho da barriga e põe na cabeça….. vc não passará nem um dia se quer sem pensar nele.Confesso que as vezes esqueço até de mim

  12. Isa22/07/20 • 23h10

    Nossa, Cannes, hoje em dia, qual improvement em não ter filhos? Ainda mais com toda a tecnologia médica ao nosso favor? Eu tenho 40, sou médica, nunca quis ter e me casei com meu marido há 10 anos já sabendo que não teríamos. Não tive o menor problema, minha sogra não gostou, mas a vida é nossa e é o casal quem decide. Mas se vc está em dúvida, congele e deixe a decisão mais para frente. Só não tenha filhos pq os os outros querem que você tenha. Boa sorte e bjs

  13. Thássia23/07/20 • 00h02

    Lyon. Justíssimo dividir a responsabilidade pela contracepção, afinal filho não se faz sozinha. Já vi muitas histórias de mulheres onde o homem mentiu sobre a ter realizado a vasectomia, e no final as pessoas sempre culpam a mulher por uma gravidez não desejada. Você esta certíssima em pedir os exames. A confiança tem que ser merecida, conquistada, pq falar ate papagaio fala.
    Você me parece uma mulher direta e firme nos seus posicionamentos, sendo facilmente confundida como “inflexível”, pq já que alguém tem que ceder que seja a mulher né? Não se sinta “errada” em priorizar sua saúde e bem estar.
    Talvez esse cara ter sumido tenha sido uma bênção, imagina namorar/casar com uma pessoa que nem dialogar sabe, te bloqueia e fica chateadinho quando é contrariado.

    • Camila23/07/20 • 10h25

      Concordo 100%!! Chocada com as muitas opiniões contrárias!!

      • sabrina24/07/20 • 17h51

        Também achei que ela fez bem em pedir o exame. Achei o cara esquisito, isso sim. Se gosta da pessoa, o que custa comprovar que tem a vasectomia? A minha interpretação do chora, é que o cara está mentindo e achou mais fácil fugir da situação.

    • Luiza23/07/20 • 14h06

      Estou chocada com o machismo das leitoras daqui! Gente, gravidez não se faz apenas com a mulher não! A responsabilidade do uso de um preservativo deve ser do casal, a decisão também. Achei justo pedir um exame de comprovação da vasectomia. Imagina se ela engravida e o cara diz “ain, eu fiz vasectomia, você me traiu, o filho não é meu, se vira”. Se fosse o contrário e eu estivesse de fato falando a verdade, entregaria o exame simples e fim de questionamentos. Ele está mentindo. Você não perdeu, você se livrou desse embuste. Seja feliz.

      • roxane25/07/20 • 11h39

        Penso exatamente como você! Se criou tamanho estardalhaço SÓ pq ela pediu a comprovação da tal vasectomia, é capaz de qqr coisa, e deixá-la caso engravide é uma delas. Melhor ficar atenta.

    • Thaiz23/07/20 • 15h42

      Concordo plenamente também! Achei ela super sensata, porque não fazer o exame? Depois ela engravida e é a vida dela que vira de cabeça para baixo. Fiquei chocada com as opiniões contrárias também, como nós mulheres somos julgadas quando estamos firmes em nossas escolhas né? Quando não somos doces ou submissas…

    • Tati23/07/20 • 17h25

      Concordo demais e acho uma pena que ainda existam tantos comentários criticando. Te achei super sensata! Nada de mais em pedir a comprovação da vasectomia. Além do mais, não li em nenhum momento que você não usaria preservativo (povo falando de DST’s e tal), mas a gente sabe que não pode contar só com isso (pelamor, não me venham com ‘só engravida quem quer’). Os comentários refletem o quanto o machismo continua arraigado em nossas mentes. Beijo!

    • Patrícia Santana24/07/20 • 08h41

      O comentário mais sensato até agora.

  14. Vanessa23/07/20 • 00h05

    Lyon, eu entendo seu posicionamento sobre concepção e eu concordo que a responsabilidade é dos dois sim. Não sei se eu faria desse jeito de o cara comprar meus AC’s e afins, mas concordo que a responsabilidafe não deve recair apenas na mulher, já que nós somos ferteis alguns dias por mês e o cara é todo dia kkk mas nem sempre as pessoas pensam dessa forma.
    Dito isso, se ele sabia que isso é algo muito importante pra vc, talvez poderia sei lá, dar uma alternativa ao exame (usar preservativo sempre até ser mais seguro sair pra fazer exame, por ex). Eu não vejo problema em pedir exame. Alguns casais que conheço fizeram teste de DST antes de começarem a sair kkkkk
    Só que eu também não sei exatamente como foi a comunicação de vcs, mas algo que tenho estudado e tentado incorporar pra minha vida é a comunicação não violenta. Ajuda muito.
    Enfim.
    Resumindo: se isso é algo muito importante para você, e ele já reagiu dessa forma, talvez ele não seja a pessoa certa pra se relacionar com vc.
    Ou então ambos poderiam melhorar no quesito CNV e o desenrolar dessa situação poderia ter sido outro…

  15. Jéssica23/07/20 • 00h22

    Caso 2
    Você parece ariana, que as coisas tem que ser do seu jeito, que é prática, e que “não sofre “. Sei como é, sou ariana rs. Mas tem coisa que precisa de tato, de cuidado, buscar entender o que o outro sente diante da situação e entender o tempo do outro. Acho que vc foi os dois pés no peito do cara.

    Caso 3
    Eu sou como você. Tenho 33 anos e casada há 8. Já falei para o meu marido que talvez eu não queira ter filhos e ele aceitou, depois ele mudou de ideia só que mais ou menos rsrs. Neste ano fui diagnosticada com câncer de mama e um dos efeitos que a quimioterapia pode causar é infertilidade, não consegui congelar óvulos por causa da pandemia, mas estou fazendo outro tratamento para preservar a fertilidade e, se der certo, só poderei tentar engravidar daqui alguns anos. Estou te falando o meu relato pq as vezes a gente fica martelando em um dilema, sofrendo por ele e vem a vida e muda tudo. Concordo com a Cony, se está tudo bem para vocês dois, deixa a vida levar, seja leve e se der vontade mais pra frente vcs tentam. Aproveitar a vida de liberdade sem filhos é tão bom, né?!

  16. Gabriela23/07/20 • 01h13

    Mesmo conselho pras 3: TERAPIA. Com psicólogo, tá? Coach não.

    • Mayra23/07/20 • 12h44

      concordo… o autoconhecimento é um processo longo e precisa aprofundar muito em seu contato íntimo.

    • Bárbara Espindola24/07/20 • 00h02

      SIIIM! Com PSICÓLOGO, PELO AMOR DE DEUS!

  17. Fernanda Soares23/07/20 • 01h31

    Nice – toca aqui, amiga! Também estou à deriva! Se puder bancar um aconselhamento psicológico é uma boa, acho que o problema não é a carreira e sim autoconhecimento e autoconfiança.
    Lyon – não sei se dividiria a responsabilidade de contracepção com o homem não! No final é tudo no seu corpo! Escolha seu método e use. Ponto final. Os homens nunca vão encarar isso com responsabilidade que nós merecemos!
    Cannes – você já se decidiu pelo não, só tem medo de aceitar! Aceite!

  18. Lana23/07/20 • 01h49

    Pela primeira vez vou discordar da Cony kkkkk
    Lyon, olha eu sinceramente não vi nada de errado em você pedir o exame. Filho é uma responsabilidade muito grande, e como vc já deve ter vivenciado, a carga maior fica pra mãe, não tem jeito. Eu não sei o pessoal, mas quando estou num relacionamento que tá ficando sério, que quero cortar a camisinha eu peço a meu namorado que ele faça os exames de IST. Não só peço, como faço tb e levo tudo pra minha gineco olhar. Acho isso super normal, saudável, reforça a confiança. Me pondo no lugar dele, não teria problema nenhum em acrescentar mais esse exame pra comprovar a vasectomia, vê se tá tudo certo com o procedimento até pq existe falha técnica, raro, mas existe. Ele pode dizer que fez, mas ninguém tem escrito na testa dizendo se é verdade ou mentira. Achei a atitude dele até meio desproporcional.
    Acho que a questão aqui é como vc o abordou. Será que vc não foi incisiva demais? Tudo nessa vida é o jeito que a gente fala as coisas.

    • Mariana Matos23/07/20 • 12h21

      Exatamente o que penso sobre o caso!

      Cada dia que passa, fica mais claro como mais importante que SOBRE o que você está falando, é COMO você está falando. Podemos estar cobertas de razão, mas por arrogância, ignorância ou até falta de pulso podemos colocar tudo a perder.

      Acredito, Lyon, que se você refletir e entender que esse pode ter sido o problema, a forma que isso foi tratado, caberia sim uma tentativa de aproximação, porque outra coisa que aprendi também é que orgulho realmente não nos leva a lugar nenhum. Então, se sua consciência mostrar a você que poderia ter feito melhor, dê o braço a torcer e fale com ele!

      Beijos!

  19. Renata23/07/20 • 04h51

    To chocada com os comentários para o segundo caso.
    Atribuir a responsabilidade da gravidez à mulher é perpetuar a sociedade machista em que vivemos. Se a realidade fosse outra e a responsabilidade da crianca também fosse 50/50, nenhum homem se isentaria de participar da prevenção. Além disso, o cara é um escroto: “Por mensagem depois ele disse que se uma gravidez fosse minha preocupação que eu deveria tomar os cuidados”. Depois, se ela engravida, ele seria o primeiro a dizer que ela que era responsável e falhou, além de provavelmente esbravejar por aí como é contra o aborto porque só engravida quem quer. Eu entendo que estão colocando nela uma culpa que é dele: enquanto ela está sendo responsável pelos dois (porque o filho ainda seria dos dois, ne?) ele se comporta como uma criança mimada. Eu entendo que ela sempre foi muito responsável com a própria proteção, seja com pílula ou com camisinha e tabelinha, porém ela sempre fez questão que os parceiros dividissem a responsabilidade financeira e mental do risco. Musa, ensinando pra um monte de mulher machista que homem não é de açúcar e que não vai morrer se entender sobre o ciclo feminino e se ouvir sobre menstruação.
    Eu sempre pedi exame de DSTs pros meus peguetes fixos (pré namoro) pra parar de usar camisinha e confiar só no meu DIU. Os que se negaram me levam a assumir que eles não tem tanta certeza assim que estão limpos exatamente pq ficam transando sem camisinha por ai. Quem não deve, não teme. Se ele se “ofendeu” com o pedido, acho que tem treta e que ela se livrou de mais um Clássico Macho Hétero fantasiado de evoluido.

    • Nediane23/07/20 • 12h07

      Excelente comentário.

      • Nediane23/07/20 • 12h13

        E acrescento, mulheres que se comunicam de forma direta, firme e que pensam em si são as vezes julgadas como inflexíveis e até grosseiras. Será que a mesma postura, em um homem, seria apontada assim?

    • Tati23/07/20 • 17h28

      Falou TUDO! Concordo com cada palavra sua!

    • Vanessa23/07/20 • 18h09

      Nossa! Concordo demais. No meio dessa impregnação de machismo essa mulher tá muito a frente de tantas. A atitude dele foi muito exagerada e infantil. É só um exame. Sorte dela que se livrou logo.

    • sheila24/07/20 • 11h21

      Concordo super, bando de machistas disfarçados. Ai não pode falar de contracepção, ai não pode falar de menstruação, ai não pdoe duvidar de mim… depois fica grávida ou doente e quem toma no nariz sozinha é ela, mas pelo menos ela não ofendeu o coitadinho… aff

  20. Ana Carol23/07/20 • 05h01

    Ps: só um adendo ao chora 01, achei bem interessante essa questão de trazer pro relacionamento a responsabilidade da concepção /contracepção. Achei bem educador em direitos pra minar essa ideia patriarcal da sociedade que a responsabilidade de gravidez é da mulher que abriu as pernas. Por mais que AC seja até então algo exclusivo feminino, ninguém faz filho sozinho né. Entendo Tbm que se da pra depender só da gente evitar filho, melhor não contar com o homem, MAS isso acaba ratificando pensamentos machistas, o Brasil tem mais de 5,5 milhões de crianças sem registro do pai, isto é, só com nome da mãe na certidão de nascimento. Então, a questão trazida não é tão simplória como comentada até então, rende bastante debate….

    • Olívia23/07/20 • 10h51

      Perfeito seu comentário.

    • Olívia23/07/20 • 10h52

      Sem contar os outros milhões que tem o nome do pai no registro, mas que nunca o viram.

  21. Tati23/07/20 • 07h49

    Nice: acho super válida a sugestão da Cony, procurar um coach ou terapia para tentar descobrir algum caminho que vc queira seguir. Além disso, eu consideraria (e tenho considerado mesmo tendo uma carreira já estabilizada) em investir em alguma coisa na internet. Existem inúmeras opções hoje para fazer um dinheiro pelo instagram e quem sabe até fazer a transição de carreira. Procura alguns cursos de marketing digital, quem sabe te dá alguma idéia tb,

    Lyon: me pareceu que vc trata determinados assuntos da sua vida como uma reunião de negócios. “Era a hora de discutirmos o plano de contracepção” me parece tão impessoal que eu já pegaria bode se o meu companheiro falasse isso pra mim. Talvez esse seja o seu perfil mesmo e que não o agradou.

    Cannes: me identifico bastante com o seu relato, com a diferença que eu não tenho a mínima curiosidade ou vontade de gestar. Tenho dois anos de casamento e filhos não são um assunto muito recorrente por aqui. Pelas mesmas questões que vc comentou eu não me animo para ter um bebê (tempo, grana, abdicações etc).
    Tenho pra mim que, se eu tenho dúvida sobre ter ou não, é pq eu não desejo. Se fosse uma certeza eu perceberia facilmente o desejo de ser mãe.

  22. Alessandra23/07/20 • 07h53

    Lyon …. que situação !! Olha , eu vou te falar serio , se eu fosse ele eu também ia te bloquear, Sabe por que ? Porque confiança esta acima de qualquer coisa numa relacionamento, Se não tem ,,,, corre !! Ele deve ter pensado : ela vai querer provas de tudo que eu fizer ??? Minha palavra não basta ???? Poxa …. se ele não quebrou sua confiança , não vejo motivo pra vc pedir provas .

    • Lili23/07/20 • 11h16

      Pensei igual. Imagina se ele fala “me manda um ultrassom do seu diu”… “tira foto da cartela de pílula todo dia pra eu ver se você tomando mesmo”…. Todo mundo classificaria como algo abusivo….

      Gente! menos, né!

      • Constanza24/07/20 • 19h47

        Bem colocado!

    • Lili31/07/20 • 18h23

      Gente, confiança é uma coisa construída, e não surge com 3 meses de relacionamento!

  23. Paula Pessoa23/07/20 • 08h06

    Lyon,

    Acho que o cara ta com a razão aí…

    Vc tem uma postura rígida em questão de contracepção, ok! Daí foi pra combinar com ele como dividiriam essa responsabilidade. O cara resolveu seu problema sozinho, pois se ele tem vasectomia, ta resolvido, vc não precisa se preocupar.
    Daí com sua desconfiança vc fez uma coisa que era pra ser a resolução do problema, virar O problema!!
    Se tu não acredita, tome seu ac, use camisinha, ponha seu diu….
    Tipo, se ele tivesse te dado motivos para vc achar que ele queria te engravidar escondido, tipo não quisesse usar camisinha, ou q vc nao tomasse o ac…. eu entenderia essa sua desconfiança. Agora assim, do nada. Eh muita maluquice….

    • Olívia23/07/20 • 11h06

      Acredito que não seja assim do nada, ela já tem um filho e sabe a barra que é ter um filho e tem a absoluta certeza de que não quer outro.
      E também não quer tomar AC, pois é uma bomba hormonal, e mesmo que seja DIU que tem menos hormônios etc….
      A sociedade tem que parar de só recomendar AC para as mulheres, os homens podem sair por aí engravidando deus e o mundo, nós não e nós que tomamos AC?
      Isso precisa ser revisto e mudado, essa responsabilidade tem que ser sim compartilhada.
      E é com mulheres como ela que isso poderá ser mudado, aliás, Parabéns Lyon.

  24. Camilla23/07/20 • 08h17

    Off Topic

    Primeiro: amei o kkkkrying. Me deu o gatilho pra escrever este comentário.

    Segundo: Eu queria estar igual a você Constanza, em casa, mas infelizmente meu trabalho não permite. Só saio pra trabalhar mesmo, de carro, tomando todos os cuidados, e nem meu namorado eu vejo, porque ele é uma criatura que não respeita quarentena. Muitas brigas envolvidas, enfim. O bastardo ainda teve COVID e foi assintomático, sofreu nada, NADA! Não nos contaminamos mutuamente, uma vez que já não nos vemos há um bom tempo.

    Terceiro: Tive o COVID, diagnosticado, fiquei mal horrores, emagreci 3kg deitada recebendo comida pela janela. Não tive as complicações respiratórias mas todas as outras. E o pior: não desenvolvi anticorpos contra o vírus. Meu médico me explicou em pormenores que provavelmente meu corpo respondeu através de células T (muito estudadas agora), e isso explicaria meu sistema linfático ter ficado literalmente louco. Meu pescoço nem se mexia direito de tantos nódulos. Não era a “garganta inflamada”, eram os linfonodos todos entumescidos. Eu sentia eles sob a pele (aflição define). Axilas, virilhas, tudo. Não sei se estou imunizada, ao menos por 2 meses. É difícil. Não dá pra brincar. Não é uma gripezinha. E olha que no meu caso foi considerado “leve” a “moderado”. O que me ajudou a passar por isso foi a azitromicina, que não tem eficácia contra o vírus, mas foi boa nos sintomas. A médica que me passou me explicou direitinho.

    Enfim, como o kkkkrying me deu este gatilho, resolvi escrever este comentário para alertar as pessoas e para te parabenizar pela força de respeitar a quarentena. Se não quiser publicar não precisa.

    P.S.: se você visse as minhas fotos dos sintomas dermatológicos ia surtar. Eu fiquei um monstrinho. E minha pele é excelente. Já tenho quase 33 anos e só um bb cream resolve tudo, de verdade.

    Beijocas.

    • Constanza23/07/20 • 10h24

      Mulher do ceeeeeeu! Que pânico! Pois eh, estou numa situação privilegiada, não precisa sair pra nada então pra que sair? Vejo os casos de quem pegou Covid e não quero isso pra mim e nem quero ser uma assintomática a mais distribuindo a doença. Fica bem aí! Se cuida!!!!

      • Jana23/07/20 • 10h46

        Outra coisa pra Lyon..
        São só três meses de relacionamento, eu considero muito cedo pra deixar de usar preservativo..
        Como disseram, vcs não se entrosavam tanto assim se nessas primeiras discussões ele caiu fora.
        Vc estava querendo algo sério e ele não, essa é a verdade.
        Fato é que é estranhíssimo homem (se for jovem, vc não deu detalhes) tenha feito vasectomia assim do nada… eu não confiaria também, jamais.. é importante conhecer toda a história e seguro morreu de velho.. melhor se garantir.
        Pq tem homens que preferem não usar nada mesmo pelo risco e vão fazer de tudo para que as apaixonadas entrem na roda e depois a mulher que se ferre.
        Então cuidado sempre e preservar a si mesmo.
        Penso que vc não conhecia quase nada do rapaz, pode ser um livramento.
        Agora também concordo que exigir que ele divida diu e todo o mais é muito exagero e precipitado com 3 meses de relacionamento.
        A dica que diria é pra vc ir mais devagar nos próximos relacionamentos.. vai pela tabelinha junto com a camisinha (sempre) no começo e depois de maior tempo, confiança discutem outro método.

    • Amanda23/07/20 • 22h16

      Camilla, pode contar quais foram seus sintomas dermatológicos???

  25. Pri Lima23/07/20 • 08h21

    Lyon – Acho que a questão foi toda no como falar, ser exigente e firme não quer dizer que vc deva enfiar goela abaixo sua opinião.
    tenho uma tia que descobriu semana passada que a vasectomia do marido foi feita de maneira errada e se ela não tivesse seguido com AC muito provavelmente estaria gravida; Por isso, concordo que fazer o teste seria bom pra ambos saberem que está tudo certo, não é questão de confiança na palavra dele, mas pode acontecer erro medico como no caso que citei!

    Tente apenas suavizar a maneira de expor sua opinião, pois ela é importante mas não é verdade absoluta. Concordo na divisão de responsabilidade sim, os homens ficam muito confortáveis enquanto a mulher corre sérios riscos fazendo uso de AC.

  26. Paula23/07/20 • 08h31

    Vim para comentar o caso da Lyon.

    Acredito que o homem também é responsável pela contracepção embora não ache que necessariamente ele tenha que comprar o método contraceptivo ou estar a par do ciclo menstrual (ainda menos se isso for imposto). Mas acho que é importante que ele esteja envolvido nas decisões e também tenha responsabilidade na busca de alternativas que sejam mais convenientes para o casal. Afinal, uma mulher não engravida sem a participação de um homem.

    Pela forma que Lyon se expressou, me parece que o problema está na maneira em que isso foi colocado, muito rígido e inflexível. Talvez ela pudesse ter sugerido que fizessem exames para verificar se a vasectomia está ok pois assim como laqueadura, DIU, etc, esse também não é um método 100% eficaz e que pode ser verificado regularmente (no caso da vasectomia através de espermograma, por exemplo). Enfim, acredito que ela poderia ter escolhido um outro caminho de abordagem menos duro e que não colocasse a palavra dele em xeque.

    • Constanza23/07/20 • 10h25

      Concordo!

  27. Mayra Rachel23/07/20 • 08h46

    CHORA 1: Concordo com o que a Cony comentou. É indispensável desenvolver o autoconhecimento, compreender-se, perceber-se… sou formada em administração e com 34 anos iniciei o curso de psicologia (meu sonho desde os 18 anos). Foi um processo longo, até que entendi que não há nada melhor que aceitar meus limites e correr atrás do que me completa.
    CHORA 2: Também achei confuso. Rsrsrs Mas é muito dar voz as suas convicções, porém sempre avaliando suas limitações. Me parece que é o que você busca, mas está com dificuldade de validar se realmente teve excessos ou não. Descobri que ser “guerreira não me impede de ser frágil”. Busque ficar tranquila com a sua consciência e não fraqueje se for necessário se desarmar pra fluir melhor o diálogo.
    CHORA 3: muitas das nossas dívidas ocorrem pq somos seres sociais e sofremos interferências do nosso contexto sociocultural. Procure ponderar suas próprias demandas das demandas sociais. Infelizmente, ainda vivemos em uma sociedade com um velado domínio patriarcal em que a mulher só pode ou deve ser isso ou aquilo. Você já desenvolveu uma significativa autonomia no que se refere ao seu papel profissional nas pode estar com conflitos em seu papel de esposa/ mãe… pois há uma concepção social de que a mulher casa e tem filhos… Sou mãe de duas crianças, mas acredito que maternidade é pra quem se dispõe a ela. Evito e sou contra a tradicional pergunta, tipo: “vc não vai nos dar um sobrinho?” Bom, é isso… acredito que você é a melhor pessoa para compreender sua realidade. Seja sincera com você mesma e seja feliz.

  28. Izínia23/07/20 • 08h58

    Cannes, tudo que você descreveu era exatamente oq eu pensava. Tenho 35 anos, 13 anos e relacionamento, sendo 7 de casada. E eu nunca tive planos de ser mãe. Sempre me cobravam, inclusive meu marido. Mas, quanto mais cobravam pior era e eu sempre dizia quando eu tiver vontade vai acontecer. Resultado, mês que vem meu bb vai fazer 1 ano. Como tudo na vida tem seus amores e suas dores, a maternidade também. Mas é lindo ver uma criança crescer e se desenvolver. Não fique martelando. Se puder congele os óvulos e deixa as coisas acontecerem naturalmente. Uma hora a decisão final vai chegar.

  29. Iza23/07/20 • 09h15

    Lyon, essa surtadinha dele acho que é um sinal que vcs não se encaixam tanto quanto vc imaginava!
    Agora se me permite, adorei seu posicionamento! Acho que contracepção tem que ser responsabilidade do casal sim e ver uma mulher firme e determinada nesse campo foi inspirador para mim! Infelizmente a sociedade ainda joga essa conta muito para a mulher apenas!
    Fique firme nos seus ideais! Se isso é um valor para você (cade um sabe quais são os seus valores) não tem que ser flexível mesmo não. A sua carta de valores é só sua, e só vc sabe o que é fundamental ou não para você!
    Não acho que tem nada d+ pedir um exame, se fosse exame de DST ele deixaria de fazer e se sentiria ofendido também?

    • Ana23/07/20 • 16h15

      Caramba!! Concordo demais com seu comentário. Chocada com tantos comentários machistas vindo de mulheres.
      Essa sociedade vai passar a mão na cabeça dos homens até quando? O pior é passar a mão na cabeça de macho hétero escroto. Tudo tem que falar com jeitinho, não pode assustar o “coitado”. Cruzes!! Affff…

      Lyon, obrigada pelo seu Chora, concordo demais com tudo que vc falou. Vc está certissima. O problema é que nossa sociedade machista não está preparada para mulheres fortes e diretas como Vc! Acredito que vc se livrou de um homem letrado bem do machista, conheço váááários!! Se fosse ao contrário tenho certeza que pensariam que se a mulher não apresentasse o exame e porque está querendo dar o “golpe da barriga”(expressão horrível ).
      Não tenho filhos e não quero ter. Estou casada há dez anos, tenho 31 anos.. Desde o começo disse que não quero ter filhos e se meu marido mudar de ideia, ele sabe que não será comigo. Não vou mudar de ideia. Amo meu marido, mas penso em mim primeiro (aprendi na terapia que isso não é egoísmo e sim amor próprio).
      Enfim, recentemente parei com a pílula e estou em busca de fazer algo definitivo. Achei o Instagram laqueadurasemfilhossim que é ótimo. A Patrícia tem um posicionamento interessante que é,mais ou menos, assim, se eu tenho certeza que não quero ter filho ou mais filhos, eu vou fazer a laqueadura, assim independentemente do parceiro, tenho certeza que não vou engravidar (aqui entra a ideia de parceiro fixo/marido) não vamos esquecer das ISTs. Assim, estou pesquisando muito sobre a salpingectomia, mesmo o meu marido dizendo que faz a vasectomia.

      Boa sorte pra nós! E por um mundo com mulheres cada vez mais fortes pra enfrentar esse mundo machista!
      #machistasnãopassarão

      • Ana23/07/20 • 16h21

        Obs.: Coloquei pra responder o comentário da Renata hahah, mas pode ser o seu tb, Iza. Concordo também. 🙂

  30. Nat23/07/20 • 09h18

    Chora 2: Moça, eu te entendo perfeitamente e caso a vasectomia tivesse sido feita antes do sujeito me conhecer, eu também pediria alguma comprovação antes de pensar em abandonar meus métodos.
    Tenho verdadeiro PAVOR de engravidar/ter filho e não correria esse risco por homem nenhum.

  31. Olívia23/07/20 • 09h23

    Para a Lyon,

    Super te entendo em pedir o exame para comprovar a cirurgia, filho não é brincadeira, e tomar uma bomba de hormônios tbm não é legal. Se ele se magoou e saiu fora talvez ele mentiu e nunca fez vasectomia.

    • Lana23/07/20 • 11h31

      Concordoooo! Pensei a mesma coisa. Deu a louca nele, ele contou essa história maluca, e como não tem como provar sumiu pra não passar de mentiroso. Totalmente desproporcional essa postura dele, beira a infantilidade.

    • Luiza23/07/20 • 14h13

      Perfeito! O cara mentiu para ela. Se fosse verdade, ele não teria tido esse surto infantil.

    • Karla30/07/20 • 13h22

      Acho q vc resolveu o mistério

  32. Julia23/07/20 • 09h30

    1. Melhor q coach é olhar o teu pinterest. Assim você vê exatamente quem você é em sonhos ideais utópicos. Melhor ferramenta para descoberta de si mesma.

    2. Sou dessas também: “Não ouse colocar um filho em mim!”
    O cara é um chato. Qualquer relacionamento é perfeito em só 3 meses.

    3. Faz uma tabela sim de um lado e não do outro.
    Eu não quero ter filhos mas as vezes penso será q vou mudar de ideia quando já não for mais possivel?
    Pq congelar óvulos não significa q vc vá conseguir engravidar.
    Mas sei q sempre posso adotar. Em qualquer idade. Uma criança mais velha q se conecte com vocês. (Pq adotar bebês é mto dificil)

    • kel23/07/20 • 22h05

      Me explica como avaliar o próprio pinterest, gostei dessa idéia.

  33. Fernanda23/07/20 • 09h54

    Para o chora 02, também acho que a contracepção é de responsabilidade do casal, mas como o impacto na vida da mulher é maior, acaba que a responsabilidade fica só com a gente. Não concordo com isso, mas essa é a realidade em que vivemos. Acho super justo você pedir o exame de espermograma, que vai ver se tem espermatozoides no esperma dele, porque algumas vasectomias podem se reverter, assim como a ligadura de trompas. Quantas histórias já não ouvimos de mulheres que engravidaram após fazer a ligação? Além disso, é um exame não invasivo e indolor. Assim como também acho super justo pedir exames de IST’s para nossos parceiros. Pelo seu relato, você parece ser uma pessoa super direta, que fala as coisas sem rodeios e que sabe muito bem do que é negociável e o que não é para você, e isso é ótimo! Te poupa muito tempo, mas vez ou outra vai encontrar alguém que tem dificuldades de lidar com essa forma de comunicação, que eu acho que é o caso desse homem. Se ele for importante para você e achar que essa relação tem futuro, acho que vale a pena tentar voltar a conversar com uma escuta mais acolhedora e não defensiva, mas sem abrir mão dos seus valores. Porém, você disse que ele te bloqueou, então talvez sua única opção seja tocar o barco. Uma dúvida, se você tem certeza que não quer ter mais filhos e já tem um, a ligadura não é uma opção para você? E você diz que não quer usar métodos hormonais, por que não coloca o DIU de cobre pelo SUS? Se optar por colocar pelo plano, se não me engano, eles te ressarcem se não totalmente pelo menos parcialmente.

  34. bru23/07/20 • 10h47

    Chora 1 – as vezes também tenho a mesma sensação que você, apesar de eu trabalhar na área, as vezes penso que poderia estar melhor. Depois eu penso: o que é estar melhor? As vezes nada é o que parece ser. Só quem está dentro é que sabe, e cada caso é um caso. Se eu fosse você eu ficaria no seu emprego e fora do horário de trabalho poderia focar em outras coisas que quer. Ainda mais que vc vai casar e mudar de cidade. Cidade pequena pode parecer que vc vai retroagir na carreira, mas acho que a qualidade de vida dá um salto gigantesco. E será que precisamos ser melhor em tudo? Será que vc não se cobra muito? É normal pessoas mais novas estarem bem. Mas será que estão mesmo? Comparação é o pior inimigo. A pessoa é o que é + as próprias circunstâncias. Não sabemos o que o outro vive. Uma época eu trabalhei em um local que eu ganhava cerca de 50% a menos do que uma certa pessoa. Mas, eu percebi que apesar dela ganhar mais do que eu, ela nunca viajava, nunca tinha dinheiro sobrando, se vestia mal, não saia. Pensei: acho que estou melhor. E o que acontece para essa pessoa ganhar tanto e nunca ter nada? Depois eu descobri a “rachadinha”. Não podemos comparar.

  35. bru23/07/20 • 10h56

    Chora 2 – acho que podemos falar o que quiser ao outro, mas, depende de como se fala. Será que não foi algo meio Hitler? rs.
    Se alguém me falasse: “ok, quero uma comprovação.”…eu nunca mais olhava na cara da pessoa. Canceriana.
    Porém, se me falasse: “que bom, vamos fazer um exame para termos certeza que está tudo ok e podermos curtir numa boa?” Eu ia felizona fazer. Td depende dos termos…

  36. bru23/07/20 • 11h05

    Chora 3 – tenho 44 anos. Nunca quis; meu marido menos ainda. Eu só casei, porque ele disse e eu percebi que ele não queria. Um casal nos chamou para ser padrinhos da filha deles: ai que eu tive certeza mesmo que jamais iria querer. Isso já faz 12 anos.
    Tenho pena das pessoas que não têm tempo para nada, pois tem que cuidar dos filhos. E as que se anulam por isso? Não podem combinar nada, pois os filhos tem mil atividades, não podem viajar pois não tem grana, não conseguem assistir um filme, vivem cansadas.
    Sem contar todo o problema que um ser humano pode gerar no mundo; nesse mundo…rs.
    Depois o filho é adolescente e elas não sabem mais oque fazer, pois não ficam mais 24 h grudados.
    Não se sinta pressionada pela sociedade.
    Já me falaram: nosso, como vc é egoísta. Quem falou? A mulher que não tem tempo para nada e vive descabelada correndo atras de criança. kkkk
    Ainda, se quiser depois pode adotar.

    • Maria25/07/20 • 08h59

      Cada um é dono de si, mas julgar alguém que queira ter e ter “pena” pelas pessoas que ficam cansadas pela função soa totalmente irrazoável! Quem quer ter filho, que tenha, quem não quer, idem! Respeito acima de tudo.

    • Loire28/07/20 • 19h51

      Bru, não poderia concordar mais com vc. Tenho 42 e aproveitei a endometriose pra fazer histerectomia. Melhor decisão da vida.

  37. Lana23/07/20 • 11h47

    Lendo os comentários estou começando a achar que tenho problema de confiar nas pessoas kkkkkkk
    Quantos e quantos casos já não passaram aqui e até na nossa vida de pessoas que mentiram, as vezes pessoas que conviveram por muitos anos, as vezes até da mesma família, mães, pais, irmãos. Tem cada caso absurdo por aí que até Deus duvida. Me pergunto pq a Lyon teria que confiar num cara que chegou agora no rolê, e que não mostra nenhuma firmeza no que diz. Quem não deve não teme. Vcs confiariam de transar com alguém sem camisinha só pq ele diz que não tem nenhuma doença? Gente, peloamor são ações que podem ter consequências pra o resto da vida. A gente não perde nada em ser cuidadosa, com o nosso corpo, com o rumo que nossa vida leva. Pq no fim das contas, se der ruim lá na frente só nós mesmas que carregaremos o peso nas costas. Nosso corpo é nossa casa, temos que nos cuidar!

  38. Juliana23/07/20 • 12h34

    Cannes, sempre pensei como vc, mas acho q nosso reloginho biológico grita, e qdo cheguei perto dos 35 eu comecei a questionar esse desejo. Pra mim, o q mais pesou foi pensar q a vida tava muito boa e tranquila, mas será q viver assim até o fim da vida teria sentido? Qdo eu pensava laaaaaa na frente, parece q ficava faltando alguma coisa sabe? Decidi engravidar, e qdo vi q a idade foi uma dificuldade REAL para engravidar, meu mundo caiu e todas as prioridades mudaram. Hoje com 38 sou mãe graças a Deus, e te falo q foi a melhor coisa do mundo, pq aquelas conversas clichês sobre maternidade são muito reais, e a vida muda drasticamente mas pra muito melhor! Nunca sonhei em ser mae, mas hoje já acho q minhas prioridades, meus valores e o sentido de felicidade mudou pra um lugar mais maduro e bem mais simples. Acho q a decisão nao é sobre o hoje, mas pra vida toda, como quer envelhecer, com quem quer estar e fazendo o que.

  39. Marcella23/07/20 • 13h44

    Gente,na boa, eu nem pergunto de contracepção para o cara, eu uso camisinha e ponto final. Ou vcs acham que o cara só sai com vcs? E não é só AIDS não….

    • Constanza24/07/20 • 19h42

      Bem isso… concordo demais.

    • Maria25/07/20 • 09h01

      Né? Eu só uso camisinha, nunca tomei AC e tá tudo lindo! Tão mais prático

  40. Maria23/07/20 • 14h19

    Oi Nice, você conhece o Ícaro de Carvalho? Dá uma olhadinha na página dele, pode ser que te ajude. Estou fazendo o curso dele chamado O Novo Mercado e adorando!

  41. Valeria23/07/20 • 15h57

    Concordo também com seu posicionamento e tb levanto a questão pq ele demorou tanto a passar a informação que era vasectomizado. Muito estranho….

  42. Marina23/07/20 • 16h35

    Vou dar pitaco no caso 2, acho bacana querer dividir a responsabilidade e também não ia confiar muito na vasectomia, ainda mais se ele não tiver filhos (não foi falado se ele já é pai) pq é caso raro né? Mas achei seu e-mail super prático e direto e se a conversa foi igual o emaio foi 100% sem tato né?
    Se você queria ter certeza com exame tinha que pedir com jeitinho para o outro não parecer mentiroso, um “Amor, vamos fazer um checkup geral e aproveita ver como está a cirurgia para gente ficar tranquilo e não ter uma surpresa?” O outro lado ia entender e você ia parecer uma pessoa compreensiva também. E pelo seu e-mail ta muito ou faz o que eu quero ou caí fora, acho que a maioria vai prefirir cair fora, cuidado para não perder alguém bacana por ter sido intrasigente.

  43. Thais23/07/20 • 19h11

    Chora 2 – Gente, voces sao muito inocentes se acreditam no que homem fala pra transar sem camisinha. Ta mais que certa em pedir o exame sim! Uma porque nao custa nada, e eh indolor o exame. (Bem mais tranquilo que a responsabilidade de uma gravidez) e outra porque erros medicos existem (e nesse caso sao relativamente comuns). Nao entendi porque ele ficou ofendido. Ta mais pra um livramento!

  44. Manoela23/07/20 • 22h25

    Caso 2 – super mega concordo. Deixar as coisas claras é fundamental. Te livrou.

    Caso 03 – tenho 3 filhos, sou advogada há 10 anos em direito de família e se você tem dúvidas não tenha filhos!!! Mesmo tendo plena certeza exige várias abnegacoes. Filho exige tempo dedicação responsabilidade, e se não estiver disposta a essa doação o filho se torna um fardo na vida do casal.

  45. angelica24/07/20 • 10h36

    chora 1: migs, tá tudo bem se sentir menor que outras pessoas. se fixa na realidade, realmente tem pessoas com melhores carreiras q vc, e outras em situações piores. tem pessoas q são melhores funcionários, e outras nem tanto.
    no seu comentário te achei meio vitimista, e um pouco “romântica”. ter ido bem na escola nada tem a ver com ser um bom funcionário. vc fez uma faculdade e isso hoje em dia não quer dizer absolutamente nada, sério.
    vc trabalhava em uma multinacional e foi desligada, e disse que é porq estava infeliz – não é verdade, vc foi mandada embora porq não estava correspondendo sua demanda do trabalho, simples assim.
    vc fez uma faculdade e nunca conseguiu entrar na área? porq será? foi um destaque na turma, fez networking, fez algum estágio? na carreira nada vem de mão beijada, a gente tem q ralar mesmo a troco de nada com 20 e poucos anos para depois começar a colher os frutos com 30 e poucos anos.
    vc tá empregada no momento e sente que tem pessoas mais jovens performando melhor q vc – ok, isso é um fato, q bom q vc percebeu isso. só q o problema tá em vc perceber e sua solução ser “penso todo dia em sair de lá, fazer algo diferente” – vc não pensou em aprender com os mais novos, pedir feedback para a liderança, propor ser uma funcionária melhor, ter entregas mais consistentes.
    agora vc com 34 anos tá pensando em começar outra coisa, achar seu talento, olha q poético e romântico! seja racional e se instale na realidade. se vc começar uma nova carreira aos 35 anos, vai começar ganhando pouco, claro, vc tá disposta a isso?
    as empresas querem funcionários que se doem, q entregam, q seja propositivos – presta atenção, vc tá romantizando mto a carreira corporativa. realmente ñ é p qlqr um.
    de verdade, se instale na realidade, porq o que vejo é vc e seu marido em uma cidadezinha do interior, filhos e vc sendo dona de casa – tlvz uma opção seria agora vc já começar a pensar em empreender na cidadezinha q vcs vão morar. antes dos filhos.

  46. SHEILA24/07/20 • 11h11

    Para a Lyon: bem que vc fez, está certíssima. Não acho contracepção e responsabilidade do homem nisso um assunto delicado, como a Cony falou. É sim um assunto importante e que é pertinente para ambos, não só para você. Além disso, mesmo que ele tenha feito vasectomia é bom fazer espermograma, pois conheço muitos casos, inclusive do meu cunhado, que fez vasectomia e quase 2 anos depois engravidou minha irmã. Fez bem de se livrar desse cara, se ele chegou a te BLOQUEAR e ficar ofendido por causa de uma preocupação normal dessas ele é um “piá”, como falamos aqui no Paraná e não um homem. Também não tem essa de ser direta de mais, pelo amor, ele é um homem crescido e adulto, não uma criança que vc deve cuidar como fala para não traumatizar o alecrim dourado. A lição que acredito que vc deve tirar disso é: fuja de homens machistas que não aguentam uma mulher bem resolvida e decidida. Também não se entupa de hormônios e lasque com a sua saúde porque um bonito fica ofendidinho se vc falar de contracepção com ele. Se nem na contracepção vc pode contar com ele, imagine com um filho, corra!

  47. Taina24/07/20 • 11h42

    Chora 1, eu vim aqui comentar porque eu troquei de carreira ha pouco tempo e talvez ajude com o que eu aprendi.
    Primeira coisa que eu tive que aprender ‘e que nao existe emprego ideal. Mesmo hoje que estou numa area que eu gosto, tenho dias ruins e problemas. Faz parte. Na hora que sai da empresa que estava e pensei “vou aproveitar e trocar de area”, eu demorei muito pra decidir o que fazer exatamente porque nada era absolutamente perfeito!
    Segunda coisa, o que eu fiz pra decidir. De cabeca descansada, sem pressao, eu sentei e pensei exatamente o que eu nao gostava e o que eu gostava do meu trabalho. Entao, por exemplo, eu gostava de resolver problemas e x, y, z, mas nao gostava da industria em si, nao sentia que eu estava contribuindo pro mundo. Aqui involve tudo, gosta de trabalhar mais horas ou odeia? Gosta da parte analitica ou nao.
    Entao eu vi que precisava trocar de industria. OK, pensei numa lista de industrias que eu achei que resolveria esse problema. Dai peguei a lista de coisas que eu gostava de fazer e pesquisei quais cargos nessas industrias envolveriam isso.
    Terceiro, onde me vejo em 5 e 10 anos?
    Quarto, fiz uma arvore saindo do topo de onde me vejo em 5 anos e o que eu preciso pra chegar ate la. Entao por exemplo, o cargo que estou hoje nao ‘e meu sonho de cargo, mas ‘e um passo em direcao. Nessa parte, alguns dos cargos que eu poderia gostar sao excluidos porque nao me levavam onde eu quero chegar e outros apareceram pra mim.
    Quinto, com uma lista de cargos e industrias, eu busquei o que me faltava no curriculo pra conseguir um desses cargos. Precisa de um curso? Precisa de experiencia? Precisa de indicacao?

    Eu sei, parece uma loucura pondo em palavras e extremamente dificil. Nao foi do dia pra noite. E eu sei que tem pessoas que se encontram afzendo e eu acho muito legal. Comigo foi um processo mesmo, nao foi facil nem rapido.
    Uma coisa que eu acho que fez toda a diferenca ‘e falar com pessoas da area que voce esta pensando. Eu nao tinha essa cultura (isso ‘e uma coisa extremamente comum em outros paises) mas uma conhecida me indicou uma pessoa que me indicou uma segunda pessoa e assim fui conversando e perguntando e chegando a minhas proprias opinioes. E hoje em dia, eu recebo varios pedidos pra conversar, atendo sempre que posso.

    Espero que minha experiencia ajude.
    Boa sorte!

  48. Mari24/07/20 • 14h22

    Cannes, eu não queria ter filhos, mudei de ideia com 37 anos, depois de muito tentar e passar por vários médicos, com 39 descobri que tinha baixa reserva ovariana (sendo que as mulheres da minha família tem um histórico de extrema fertilidade, o médico disse que a gente costuma “seguir” as mulheres da família nesse aspecto). Pensei em fazer FIV, mas não deu certo logo no início. Fiz controle de ovulação, até tinha ciclo, mas era anovulatório. Foi bem desgastante. Então, te aconselho a congelar óvulos. Não ter e não querer ter, é uma coisa, querer e não poder, é frustante demais.
    Há a possibilidade de adoção, mas é demorado, mesmo criança maiores. No meu estado, está em torno de 5, 7 anos de espera (trabalho no Judiciário, então conheço essa realidade de perto).

  49. Melissa24/07/20 • 16h19

    Lyon se livrou de um embuste, isso sim. DIU pode se deslocar, contraceptivo oral falhar, preservativo romper, métodos cirúrgicos serem mal executados e por aí vai. 100 % eficaz é abstinência. Um pouco acima do tom pedir para pagar o método? Não sei da parte financeira da pessoa. O sujeito faz uma vasectomia e não tem nenhum exame ? Jogou tudo fora? O cachorro comeu? Duvido. Tinha e não quis mostrar porque a palavra dele deveria ser suficiente – claro, quem gera o filho e se lasca se o pai sumir é a mulher- ou não tinha porque não fez vasectomia nenhuma. Infantilidade absurda, ainda mais envolvendo um assunto que quando dá problema, a questão é jogada sem pena nas costas da mulher, com direito a julgamento.

  50. Marina24/07/20 • 16h22

    Caso 2: não acho que você fez errado. Afinal de contas, como você mesma disse, você já tem um filho e não quer outro agora. Você conheceu o cara recentemente e não custava ele mostrar os exames para você. Como alertaram aí, acho bem estranho ele já ter feito vasectomia sem ter filho nem nada. Eu não confiaria e penso que você, por já ter um filho, muito menos. A questão do diu eu acho um pouco estranho pedir para o cara dividir com você o valor, sabe? Eu não dividiria pq DIU é algo que fica bastante tempo no seu corpo e você não sabe se o namoro vai durar esse tempo todo. Eu colocaria por minha conta e risco, mais para minha segurança e não abriria mão de camisinha… Mas isso são as minhas convicções.

  51. Clara24/07/20 • 22h53

    Chora 1: procure o curso ONM ou siga o Ícaro de Carvalho no insta, vai te fazer bem. Parece que você tem expertise e que apenas precisar saber usá-la pra sair dessa estagnação.
    Chora 2: o cara sumiu porque você foi arrogante. Se continuar nessa de achar que é autossuficiente, nunca vai “casar em comunhão total de bens”. Ressalvados os limites da força de expressão, não seja tão dura com os caras, se entregue mais e exija menos. E o único método 100% eficaz é a abstinência. Relaxa e um pouco nesse assunto e aceita que quem faz sexo pode virar pai e mãe. Ponto.
    Chora 3: quem faz as coisas na hora que quer, dorme até mais tarde, não se preocupa com conta e tem paz o tempo todo é criança. Adulto faz as coisas com a cabeça doendo, sai na chuva, fica desconfortável no calor e trabalha com sono. Se sua dúvida sobre ter ou não filhos passa “apenas” pelo medo de perder a vida confortável e previsível, reavalie sua ideia da vida adulta. A ordem da vida é o caos, e, sinceramente, nada melhor pra dar emoção e lhe chamar pra sentar na mesa dos adultos do que a responsabilidade de uma vida em suas mãos. Se você tiver uma vontade genuína de dar amor a alguém que não lhe dará nada em troca além de um sorriso banguela, se joga.
    Eu sei que minha opinião não é popular, mas essa nossa geração está muito acostumada ao ar condicionado e à vida mansa, a ponto de não ter filho “por medo de perder o sossego”. Por isso que os velhos não estão nem aí pro corona e tem novinho perdendo a cabeça: nós acostumamos ao mole, ao previsível, enquanto nossas avós pariam sem anestesia.

    • Mayra27/07/20 • 07h51

      Uau! Adorei seu texto! Tá certíssima!

    • Bru27/07/20 • 18h21

      Discordo, mas gostei.

  52. Lyon25/07/20 • 19h04

    Oie gente, é a moça do Chora 2, a Lyon. Primeiro vou responder a Cony: Na minha percepção foi só isso mesmo, estava tudo azul da cor do mar até então.

    Agora vou fazer umas pontuações com base nos comentários:
    – Eu não acho que perdi ninguém, tive alguém por três meses e fui bem feliz, então apesar de ter ficado um pouco triste com o fim, sou grata ao universo por essa experiência e pela oportunidade de talvez aprender algo.
    – Gente, não teve briga sabe. Eu também sou muito civilizada. A gente teve essa conversa, terminamos o filme que estávamos assistindo, ele foi embora, mandou a msg e me bloqueou, nem se eu quisesse brigar ou dialogar teria como.
    – Posso ter sido muito direta? Posso sim, mas eu sou uma pessoa pragmática (leão com ascendente em caprica), talvez ele já estivesse saturado dessa minha característica e esse foi o limite de tolerância dele, acho que nunca saberei. Eu fui muito namoradeira, mas meus relacionamentos eram curtos (coisa de 1 – 2 anos), exceto o meu casamento que entre namoro de adolescência e morar junto durou 8 anos, e a minha postura sempre foi essa desde o começo da minha atividade sexual, já encontrei resistência sim, mas o máximo que rolava era o parceiro querer que eu trocasse o AC por um mais barato, e nunca nenhum deles me largou pq me mantive firme nas minhas convicções sabe. Não achei mesmo que teria que começar a ter dedos depois de tanto tempo, principalmente com alguém com quem já tinha conversado sobre não querer ter filhos, que sabia dos meus traumas em relação a minha primeira gravidez onde o bebê e eu quase morremos, fiquei 10 dias na UTI e ele 15, que sabia das minhas mágoas em relação ao pai do meu filho, pois foi um bebe planejado, amado e desejado, além de ser o sonho dele ser pai, mas após a nossa separação ele saiu de um belíssimo pai pra um belíssimo pai ausente, e gritou comigo que o sonho era dele sim, mas que ele não me obrigou, logo se eu engravidei foi pq quis e eu que me virasse, então do meu prisma existiu uma pré-contextualização que embasava essa conversa. Posso estar equivocada sobre isso? Posso sim, mas preciso refletir bastante antes de rever a forma que lido com ESTE PONTO que pra MIM é inflexível.
    – Eu não falei em momento nenhum que abandonaria o preservativo, mas camisinha estoura e como foi repetido várias vezes nos comentários nenhum método é 100% eficaz, e vamos ser honestas, eventualmente é uma coisa que pode acontecer.
    – Não quero criticar ninguém, mas não é meio incoerente da parte de alguns comentários querer que eu confiasse na palavra de alguém pra preservar o relacionamento mas ainda exigir a camisinha pq a gente não deve confiar em ninguém?
    – Talvez o problema foi pedir ele pra pagar o DIU que é um dispositivo de longo prazo sem saber quanto tempo ia durar o relacionamento? A gente já tava discutindo como levantar o dinheiro pra dar entrada em um apê, qual seria a diferença já que nas duas situações não era um desembolso imediato e a gente planejava uma relação de longo prazo?
    – Não tenho nenhum problema em ter que provar algo que disse, especialmente se conheço a pessoa a pouco tempo. Inclusive se um dia eu conseguir fazer a laqueadura, provavelmente vou emoldurar os documentos e deixar na minha sala, talvez até plote meu futuro carro com imagens das minhas trompas ligadas.
    – Eu não abandonei o AC do nada, já vinha sofrendo com os efeitos colaterais por uns dois anos, até que comecei a menstruar de 10 em 10 dias sendo o meu ciclo de 7 dias, não ficava nem uma semana no mês sem sangrar, além de enxaquecas constantes, irritação, inchaço e falta de libido.
    – Já fiz uma verdadeira via crucis tentando a laqueadura. Em um ano fui em oito ginecologistas diferentes, até que o último deles me afirmou que nenhum médico, da rede pública ou privada, faria a cirurgia em mim com apenas um filho, independente da idade, pq em algum momento eu poderia mudar de ideia e processar o médico, ou achar alguém especial, ou que a laqueadura me faria abandonar o preservativo e uma série de ous e porquês que se traduzem em: Não, eu não vou conseguir fazer laqueadura. Mas juro pra vocês que não desisti.
    – Estou sem plano, sem emprego formal e sem renda estável, então não tenho condições financeiras no momento de implantar o DIU por conta própria e se for pra fazer isso em um relacionamento, vocês já sabem que eu prezo pela divisão da responsabilidade.
    – N ano passado em uma consulta pra fazer o preventivo no postinho, me encaminharam pra secretária de saúde pra implantar o DIU, depois de uma longa fila de espera e realizar todos os protocolos necessários, já no ambulatório, o médico se recusou a implantar o DIU em mim pois sou solteira, o que aumenta o risco de infecção (???), como não achei essa humilhação suficiente voltei em outro dia afirmando estar em uma união estável, mas ele disse que eu estava mentindo e só implantaria quando eu chegasse com uma certidão de casamento. Moro em uma cidade pequena, ele é o único médico que faz planejamento familiar e segundo a secretária de saúde, tem respaldo do Conselho médico pra indicar ou não o implante. No momento, na cidade em que moro, a única forma de conseguir o DIU pela rede pública é se eu processar a prefeitura. Até comecei com uma ação, mas além de ser lento, chegou a Covid pra atrasar os trabalhos de todo mundo.

    Bom, é isso gente, vou continuar de olho nos comentários pra ver se extraio algum aprendizado, obrigada a quem deu a sua opinião.

    • bru31/07/20 • 12h08

      Então…mas e a forma de falar? Tudo depende da forma de falar para pedir a comprovação. É normal pedir. Mas como pediu? Exigindo, grosseira ?
      Mas, sei lá, eu JAMAIS terceirizaria o meu corpo para o outro se responsabilizar. Não acho questão de ser ou não machista. Acho que depende da importância que vc se dá. Para mim, eu sou muito importante para os outros terem/serem obrigados a arcar com coisas para mim.
      Discutir com homem que quer AC x ou y? Implorando para ser pago o que a mulher quer?
      Vai lá, compre e resolva o seu problema.
      Meu Deus…as mulheres acham que isso não é ser dependente da vontade do homem? Ficar se humilhando para homem pagar AC?
      Há transa porque a mulher quer tbm não é?

      • Constanza31/07/20 • 16h38

        Concordo c vc!

  53. Mayra27/07/20 • 07h49

    Cannes, tenho uma filha de 1a6m e sempre soube q queria ser mãe. Eu entendo quem não quer. O ideal seria decidir depois de ser, pq é uma coisa muita única e nenhum texto ou descrição conseguirá te contar como é. Mesmo sempre tendo esse sonho, eu me surpreendi com o tamanho do amor e da força q descobri em mim qnd me tornei mãe. Muda tudo! O seu tempo pra vc e pro seu casamento serão sim reduzidos. E não tem volta. Seu filho estará ali pro resto da vida. Te digo q pra mim e pro meu marido, isso é um sonho! Queremos ter mais filhos (eu quero mais um e ele mais 2, veremos quem ganha )
    Eu sempre fui de acordar tarde, viajamos o mundo juntos, trabalhamos juntos, e , mais importante de tudo, lutamos juntos pra ver a nossa família crescer. No meu caso, filhos foram a realização do nosso sonho.
    É impossível descrever o q eh ter filhos.
    Mas de uma coisa eu tenho certeza, com todos os perrengues e mudanças da maternidade, entendi e aprendi a dar mais valor e ter mais admiração as mães solo. Deve ser 1000x mais difícil do q ser mãe com um companheiro nessa jornada. Por isso, vc e seu marido tem q ter 100% de certeza de q querem isso, já q estão nessa posição de tomada de decisão consciente. Conversem muito entre si, planejem e sonhem juntos.
    Força e amor nascem junto com a criança e com a mãe, confie na natureza. Nutra-se de informação. Durante a gravidez e depois tb. Pq a gravidez passa, e a maternidade é uma responsabilidade das mais deliciosas q já assumi, mas é um desafio diário.
    A Cony deu uma dica ótima: se tiver condições, congele seus óvulos. Mas se decidir ter, libera logo pq liberar não é sinônimo de gravidez imediata.
    Qnd o relógio biológico bate, a gente fica doida eu sei disso!
    Acho q meu texto ficou mega confuso, mas eh um misto de emoções mesmo. Muuuuuuito mais positivas do q negativas, viu? Boa sorte!

  54. Marisa29/07/20 • 23h21

    Lyon, achei sua postura super impositiva e machista. Sim , machista! Acho absurdo em pleno 2020 , o homem ter que pagar ou dividir o método anticoncepcional ou motel , o corpo e meu , então EU cuido dele , sem terceirizar responsabilidade.