Lifestyle
Decoração, Mi Casa Su Casa
10 mar 2019, 10 comentários

Mi casa, su casa – Multiuso

Fufubelíssimas, feliz dia das princesas atrasado… #8m

Fufubonitos, cuidem bem das suas mulé.

Mas vamos começar que me enrolando desde o cabeçário a coisa complica.

Recentemente conversamos sobre “downsizing” aquele tendência a dar uma “enxugada” no tamanho de nossas casas e/ou coisas que temos. Se você não leu e tem interesse #vemkotio e clica AQUI. Mas não é imprescindível para o papo de hoje.

Recentemente fomos contratados para ajudar um casal que está fazendo um processo de donwsizing bem lindo. Claro que nesse momento eles precisam de assessoria para poder seguir fazendo o que faziam na casa de antes num espaço menor.

Quando descobrimos que teríamos que em um cômodo apenas oferecer: Home theater, escritório e quarto de hóspedes eu pensei em como esse tema seria legal.

Nossa cliente, uma mulher elegantérrima, suave como uma bailarina e educada como poucas pessoas no mundo, ainda vai ter um espaço para os instrumentos musicais na versão dela, quando estiver pronto pedirei autorização para fotografar. MAS trazendo para a realidade da grande maioria das pessoas, eu utilizei uma medida média padrão para aquele terceiro quartinho que temos nas plantas de casas e apartamentos da atualidade.

Fiz um cômodo de 250 x 280 cm, janelinha centralizada na parede, portinha no canto… ou seja, nem fiz maracutaia para facilitar minha vida. Aproveitando que tem muitas pessoas que estão estudando design de interiores/ arquitetura e vem até aqui ler minhas matérias vou aproveitar também para falar de duas formas de representação de desenho/imagens:

Perspectiva:

Ortogonal:

A imagem é do mesmo cômodo, mas em perpectiva temos uma visão melhor do que tem no ambiente, na visão ortogonal compreendememos melhor as circulações, as diferentes profundidades de mesa, estante, gaveteiros… então é muito legal quando oferecemos aos clientes essas duas imagens e explicamos a importância de cada uma.

Nessa proposta, temos uma escrivaninha e uma estante com 90cm de largura, uma cadeira confotável para passar um tempo trabalhandinho em casa, porém com um formato e tecido mais voltado para a estética de poltrona, não cadeira de escritório.

O home ficou com 190cm, e comporta bem uma TV de até 55 polegadas. gavetas para ajudar na organização de documentos, subwoofer no chão – conforme mandam os fabricantes – e aquele tapete redondo felpudo que dá um truque lindo sem comprometer os alinhamentos.

Luminárias no painel da tv, e de mesa na escrivaninha dão um charme sem pesar na estética nem no orçamento.

Já entre o móvel do home e o painel de TV, fiz uma sugestão de tampo basculante revestido em vidro com tratamento fosco, escondendo a fiação. para cima do painel o mesmo vidro pode ser colado diretamente na parede e podemos usar a espessura do painel para apoiar quadros.

Do outro lado, temos um sofá cama conciso, porém eficiente, com 200cm de largura. Caso opte por um daqueles estensíveis, atente-se para as medidas, pois ficará quase impossível de usá-lo para um casal dormir.

Optei por uma pintura diferente na parede, com efeito de listras horizontais, que trazem a ilusão de um espaço mais amplo. não quis usar quadros, moldura ou decorações pois na frente já tem bastante coisas.

Agora vou aproveitar para exemplificar algo que não é percebido, mas que traz uma certa ordem subconsciente e que quando não se contrata um profissional muitas vezes não acontece.

Veja essa imagem em perspectiva:

É assim que veremos esse ambiente ao entrar nele. E apesar de tem muita coisa (cortina, arandelas, quadros, livros, decorações, vídeo game, computador…)  você enxerga uma certa “organização”. Tô certo?

Agora vamos entender porque isso não “agride” os olhos da gente. Para isso vamos ver isso tudo de forma ortogonal:

Atente-se comigo que a altura final da cortina (destaquei com essa linha fininha amarela do lado esquerdo)acompanha a altura da instalação do painel onde vai o televisor, que é o mesmo alinhamento da parte superior da mesa de trabalho.

Também temos a mesma proporção entre a altura das duas gavetas(infelizmente o print do ortogonal cortou, mas acreditem em mim) e do vidro entre as gavetas e o painel. São esses pequenos cuidados que conferem uma harmonia no ambiente pronto que muitas as vezes não sabemos apontar, mas que de forma implícita afetam nosso bem estar.

Propositalmente eu não alinhei a altura final do painel da TV com a prateleira da estante, pois ele já está com 90cm de altura e muitas marcenarias/lojas de planejados trabalham com essa limitação técnica. Especialmente se for um MFD com “estampa” de madeira. No caso do MDF com uma cor lisa poderia ter subido mas queria que fosse perceptível a diferença de alinhar ou não.

Em espaços de multiuso, também é interessante pesquisar sobre diferentes produtos com a mesma função. Nesse caso o sofá cama quando em função cama existe de duas formas:

Alguns produtos você deita o encosto e forma uma cama de casal, como esse da Essência Móveis:

Outros estendem a parte do assento e formam uma cama mais compridinha:

Esse chega dói meu coração, porque essas almofada estranha essas asinhas que ele abriu pros lados só me trazem vontade de dizer palavrões.

Descobri até um modelo de canto, que gira e junta os dois assentos para formar a cama, mas que não caberia nesse projeto de medidas mais populares:

Como é na sua casa? Tem um espaço multiuso? Precisa de um? Conta pra mim nos comentários.

#Bença!

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
10 comentários em “Mi casa, su casa – Multiuso”
  1. Daiani11/03/19 • 00h55

    Parabéns pelo post, sempre aprendo muito contigo! Você é muito didático. Já pensou em dar aula?
    Tenho um quarto semelhante, onde hoje está instalado o escritório e armário lotado de ferramentas do marido. No entanto, esse é o mesmo espaço para o quarto do baby que estamos tentando. Como conciliar? Meu marido é espaçoso, hoje ele tem mesa em L, gaveteiro e armário. Pobre criança! Me ajuda tio!

    • Tio Lelo21/03/19 • 13h45

      Daiani ,eu bem! Na verdade, minha primeira formação foi na área de educação AND especializado em docência… aliás nunca busquei o diploma, HAHAHAH
      Gostaria MOINTO de estar dando aula. No entanto não acho que meus alunos gostarão. #ProfMalvadão.
      Sobre o bebê, treina bastante… mas assim, treina MUITO ante de partir pra batalha real.
      Enquanto isso, bora achar um imóvel maior, porque ou vc despeja o marido, ou engaveta o filho.
      Se o marido é espaçoso, tem ferramentas e tudo mais… o mais provável é que o nênis vai sofrer.
      Beijo, obrigado por ler a gente.

  2. Cayssa Marcondes11/03/19 • 07h52

    Adorei!!
    Vou aproveitar várias dessas dicas pra um quarto que terá de ser estúdio de música, escritório + quarto de hóspedes. Deus me ajude.
    Bjoooosss

    • Tio Lelo21/03/19 • 17h45

      Fé no bem Cayssa!
      Vai dar certo sim.
      obrigado por participar, beijaum!

  3. BIANCA BEATRICE NOBREGA MANCIO11/03/19 • 15h20

    Oi Lelo!!
    Amo seu quadro, espero ansiosamente pelos domingos essa
    Nunca comentei, mas hj me bateu umas dúvidas nesse projeto que caiu como uma luva para mim.
    A primeira é sobre o “tapete redondo não comprometer os alinhamentos”.
    A segunda, é sobre “Já entre o móvel do home e o painel de TV, fiz uma sugestão de tampo basculante revestido em vidro com tratamento fosco, escondendo a fiação”…. Estou buscando desesperadamente soluções para esconder a fiação da sala sem recorrer ao quebra quebra.

    Bjos e obrigada!!

    • Tio Lelo21/03/19 • 17h49

      Hey Bianca, tudo bem?
      PErde essa timidez, comenta nossos posts =)
      O tapete redondo podee ficar deslocadinho, entre o sofá e o móvel da frente, assim não cria as “linhas” que juntam os dois. é um recurso muito coringa.
      A portinha basculante foi uma ideia que veio ao meu útero nesse domingão. Sabe aquelas pias, que na cuba eles fazem uma portinha basculante que desce? assim podemos fazer as ligações de tudo e a manutenção quando necessária, e deixar só os furinhos de passa fio bem discretos, logo atrás de cada aparelho.
      Beijo, volte sempre =)

  4. Fany12/03/19 • 15h43

    Pior do que as asinhas do segundo sofa é o estrado cheio de molas e o colchão fininho. Vc sente todas as molas ao deitar( tive um assim e ninguem conseguia dormir).0 meu não tinha asinhas! Amei o quarto multifuncional. Bjks, Fany

    • Tio Lelo23/03/19 • 21h35

      Obrigado pelo carinho Fany,
      Beijão!

  5. Marcela Dohara12/03/19 • 15h46

    Xará, tudo parece tão simples quando cê nos mostra que a gente pensa “pq eu nunca tinha pensado nisso antes?” ahahahaha
    Amo sua coluna! Um beijo imenso da tua fã!

    • Tio Lelo23/03/19 • 21h36

      Ô Xará!
      Obrigado pelo amor 🙂
      Aindaa vou dar um pulo aí te dar um abraço.
      Beijo, e obrigado por ler o Fufu.