Lifestyle
Decoração, Mi Casa Su Casa
24 fev 2019, 9 comentários

Mi casa, su casa – Dicas para cozinha nova.

Mazôe Fufulândia!

Acordei meio pirigótico querendo descer a marreta em tudo, então acredito que falar para quem tomou essa coragem é uma boa pauta pro domingão. Vamos falar dos pequenos detalhes que fazem uma cozinha funcional e segura?

Então trepa na wrekking ball e #vemkotio !

Já expliquei sobre os melhores formatos de cozinha AQUI e também esmiucei os pormenores dos eletrodomésticos e utilidades AQUI e precisou de uma parte dois disponível AQUI.

Claro que a cozinha vai depender muito do uso que terá, mas as dicas que darei aqui são muito mais de planejamento, por exemplo, caso você vá utilizar um fogão ou cooktop a gás, e o botijão não esteja na cozinha ( ou no seu prédio a alimentação de GLP seja encanada, é necessário que tenhamos um registro para fechar perto do eletro. Isso é questão de segurança, não é um opcional. Em prédios ele é obrigatório e os bombeiros podem multar caso esteja obstruído.

Na Nest aproveitamos que a pia sempre tá meio ali de namorico com o fogão, e já colocamos o porta pano de prato entre eles e deixamos o registro de gás no fundo dele.

Como ele não tem prateleiras, raramente tem portas, fica super fácil de acessar em caso de viagem ou de uma emergência. É só fechar e seguir a vyda tranquilamente.

Algo que sempre dá uma treta é o esgoto. No Brasil usa-se como padrão, 50 a 55cm de altura para o ponto de esgoto da parede. Uma solução ok, para quem terá uma pia com uma cuba com profundidade padrão (16- 20 cm) e com portas de giro na frente:

Essa imagem está com uma porta aberta e a outra fechada, então vejam que precisaríamos mover a prateleira da pia para baixo para encaixar o sifão no ponto de esgoto ( a bolinha cinza ). Para mobiliário com portas, 60cm do chão evita esse transtorno. Agora vamos ver caso o móvel fosse com gavetões, que estão na moda:

Sentiram o problema? Nessa altura o esgoto atrapalha o funcionamento do gavetão debaixo ( o de cima tem um recorte para a parte hidráulica, você do superior utiliza apenass as laterais. Tem foto minha dentro dos gavetões de casa.

Afinal, o mínimo que eu poderia fazer era consertar o vazamento do esgoto, né? Era a válvula da pia mal encaixada na verdade. Aproveitando, não tem muita coisa sobre mim no Instagram, a rede que mais odeio, mas eu divido ideias com as quais eu me identifico por lá, é @tiolelofoz caso queira seguir o titio.

Por outro lado, caso a gente suba muito o esgoto ele fica atrás da cuba e fica impossível fazer manutenção. Uma dica extra muito boa é: Deixe esse móvel (onde estão todos os pontos hidráulicos) sem fundo, assim você pode fazer a manutenção sem ter que tirar o granito e desmontal o mobiliário. É só abrir as portas (ou retirar as gavetas) e trabalhar. Outra coisa a se levar em consideração é o uso de triturador ou de cubas com mais profundidade. NEsses casos nem perca seu dinheirinho comprando gavetões, vai de porta mesmo:

Lava louças, a.k.a. “amor da vida” também tem suas peculiaridades. Precisamos saber do modelo antes de preparar os móveis pois os tamanhos variam muito, inclusive em altura, sendo que algumas precisam de uma base de 15cm de altura, e outras não. Logo, muita calma nessa hora. Temos que selecionar certinho para não ter que fazer gambiarras depois.

Sobre conhecer os detalhes do uso desse eletro, nossos clientes tem elogiado muito a Electrolux, que tem ozonizador, spray para lavagem posterior e é bem econômica. São apenas 19 litros de água para lavar a louça de 14 pessoas!

Refrigeradores… esse em específico precisa de poucos carinhos. caso seja colocado numa torre, é necessário ter 5 cm de afastamento de cada lado, e 10cm em cima. Assim ele ventila lindamente e não gasta energia elétrica desnecessária.

E por favor gente, esqueçam aquela marca que virou sinônimo de excelência. Atualmente se você fizer uma pesquisa sobre eficiência, economia energética e praticidade, você vai vê-la cair para uma das últimas marcas na comparação. Eu comprei a Panasonic e aqui em casa e estamos amando. Samsung e Electrolux são opções que também focaram na pesquisa de eficiência e de baixo consumo. O gasto de 39kwa mensais contra 54 kwa daquela outra chega ser risível.

Fornos! Sim forno elétrico é legal, muito mais constante e seguro que o de GLP, mas se você ainda tiverem apego com o gás, tem muitos disponíveis. Lembrando que para  embutir eles TEM QUE seguir as instruções do fabricante. Se for investir em um modelo assim, coloca ele numa torre, não deixa ele baixinho não. Olha isso:

Lindo né? Mas tá tuderrado. Eu que já li manual técnico de muitos fornos sei que a maioria exige uma folguinha na lateral e grelhas acima ( porque o calor sobe ) e abaixo, como aparece nesse 3D, que cozinha teu dedão.

Eu tenho PAVOR de forno embutido abaixo do cooktop por motivos de: ele solta bafo em você. Então evite, ou compre logo um fogão tradicional que dissipa o calor de maneira diferente, não nas suas partes íntimas.

Coifa! Ensinei como usar a coifa direitinho, tá no link lá no começo deste texto. minha dica pra ela é: compre uma com uma vazão alta e seja feliz. Eu evito as de vidro pela praticidade na limpeza, e também gosto de deixaar para furar o gesso (caso seja de ilha) depois da cozinha montada. frequentemente precisamos ajustar alguns centímetros e nem todas tem essa “rebolância”.

Sobre ilhas, não esqueça de algo muito importante: Deixe tomadas da lateral. Se ela tiver menos de 180cm de um lado basta, se tiver mais que isso, deixe de ambos os lados. Existe aquela “torre de tomadas”  chiquérrima, caríssima, linda mas que não é melhor que uma boa e velha tomada na lateral. Eu ainda tenho impressão que essas de torre, no caso de um derramamento de meleca, vão ser um castigo para limpar.

Um detalhe é que para colocar a tomada na lateral precisamos de 8cm, então tem que ter esse espacinho livre nas laterais do móvel. Caso o cooktop esteja na ilha: Normas de segurança dos bombeiros de SC: Ponto elétrico e de gás no mínimo 40 cm de distância. Eu gosto sempre de deixar uma barreira entre eles, qualquer toco de mdf ajuda 🙂

Faltou algo? Tem alguma dúvida? Deixa nos comentários que eu respondo.

#Bença!

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
9 comentários em “Mi casa, su casa – Dicas para cozinha nova.”
  1. Jana24/02/19 • 22h56

    Lelo, seu lindo! Amo suas dicas e adoro seu bom humor!!! Estava olhando a torre de tomada pra ilha no mercado livre e vi um sifão de parede e achei bem legal. Será que esse modelo diminui o problema da gaveta?
    Outra coisa, a ilha (2,70m) com pia, cooktop, torre de tomada e calha úmida vai ficar too much?

    • Tio Lelo28/02/19 • 13h05

      Hey Jana,
      Esse sifão para parede é legal, mas ele foi “criado” para lavatório de banheiros adaptados para PCD, pois o cadeirante precisa que a parte abaixo das pias de banheiro estejam livres. Até encontrei alguns que dizem ser para pia de cozinha, mas não me aprofundei na pesquisa, obrigado pela dica!
      Já para a Ilha de 270cm depende muito do tamanho dos itens que você optar ter. A dica que eu acho importante pra vc é: 60cm entre fogão e cuba, e pelo menos 15cm nas laterais da ilha.
      Beijo, obrigado por ler o Fufu!

  2. Ana25/02/19 • 00h36

    Lelo, obrigada e parabéns por esse post tão útil e cheio de informações importantes!
    Tenho uma dúvida em relação à coifa. Minha cozinha é pequena, encostada na lavanderia, sem janela e integrada com a sala. Gostaria de colocar uma coisa sobre o fogão, mas para usá-la como depurador, pois não há como fazer uma saída de ar externa. O que você recomenda: coifa ou depurador embutido? Alguma marca para recomendar? Obrigada!

    • Tio Lelo28/02/19 • 13h35

      Olá Ana,
      Quando não há forma de ser fazer a saída externa podemos usar a coifa como a função depurador, pela forma que você escreveu acredito que já saiba.
      Se a sua cozinha for pequena eu acho melhor usar o depurador mesmo, assim sobre ele você consegue usar para armazenagem. A Fischer tem um de embutir que é bem bonito, fica apenas uma faixa de inox (ou da cor que preferir).
      A coifa tem um apelo estético melhor mas eu acho um dinheiro mal investido.
      Obrigado por ler a gente, Beijo!

  3. Silmara Queiroz25/02/19 • 14h48

    Hahaha, Lelo, você é ótimo! Sua coluna muito me diverte, para além do conteúdo super útil. Amey que você falou de cozinha dessa vez, estou in love com a minha (não é nada glamourosa, mas vou decorando como posso) e me achando a chef. (p.s.: também comprei a panelinha francesa na black friday e to adorando!). Abraço pra você.

    • Tio Lelo28/02/19 • 13h39

      Olá Silmara,
      Delícia hein! Eu já estou nas pesquisas para a próxima black friday. #Chateadíssimo que não tem a panelinha ryca de 1,3 L na cor que eu queria (Black Onyx).
      Super beijo para você
      :*

  4. Ana Paula26/02/19 • 08h24

    Dicas maravilhosas Lelo!
    Eu não tinha nem pensado em algumas delas.
    Você me ajuda muito e amo que você deixa tudo mais divertido.
    Obrigada!

    • Tio Lelo28/02/19 • 13h41

      Obrigado pelo carinho Ana,
      Volte sempre =)
      Bêxo!

  5. Paula Gir24/04/19 • 15h38

    Lelo do meu coração! ♥ Dá (mais) um helpzinho aqui!
    Para torneira monocomando COM filtro (o filtro fica embutido embaixo da pia), é possível usar também um aquecedor elétrico? Ou vai dar uma confusão lá embaixo de filtro x aquecedor?
    E sobre essa torneira (especificamente a Docol Vitalis), você tem alguma contraindicação ou ranço? rsrs Ela é caríssima, mas se propõe a limpar a agua tal e qual o Soft sem ocupar aquele espação, estou muito tentada.
    Beijo!!