Lifestyle
Mi Casa Su Casa
18 abr 2016, 50 comentários

Mi casa, Su casa – Passa lá em casa, vou fazer uma janta!

Olá leitoras-Fufus incríveis!

Vocês sabem que eu sou a pessoa mais xereta que existe na estratosfera terrestre, né?

De tanto chamar vocês de Fufu resolvi jogar no Google Images pra ver o que saía e eu descobri que…

fufu

Fufu é uma comida típica africana. Uma massa que geralmente acompanha sopas, especialmente as sopas de amendoim e pimenta. Sim, tem sopa de amendoim por lá. É feita com inhame, banana da terra, água e mandioca… Ou seja, somos todos delícia e liberados pelos nutricionistas. Bela Gil curtirá isso.

Essa massa é comida aos pedaços sem mastigar, você vai beliscando os pedaços e tacando na sopa pra ficar molhadinho.

Nham nham nham! Se alguém for fazer, me convide.

Agora chega de procrastinar que a patroa é séria.

Uma das coisas mais gratificantes é saber que tem tanta gente que gosta de retornar para casa, de ter um lugar aconchegante e personalizado para onde voltar todos os dias. Quando nos dedicamos de coração para os nossos lares, mesmo que não possamos gastar um rio de dinheiro, mas colocamos carinho e atenção pra receber quem a gente ama; seja a metade-da-sua-laranja, seus filhos, amigos ou até os nossos filhos de outras espécies.

Tudo vale a pena, quando é feito com afeto. E tem coisa mais carinhosa do que uma refeição para receber?

Não importa se você vai colocar seu avental, se vai ligar pra pizzaria ou se contratará um personal-chef, abrir as portas de casa significa que você está temperando as pessoas com amor. Então pega o panelão de macarrão e #vemkotio!

macarrao

O mínimo necessário pra uma sala de jantar é uma mesa e cadeiras.

Já vi até mesa triangular, mas vou me ater aos formatos mais “usuais“, retangulares, quadradas, redondas, e elípticas – comumente conhecidas como ovais.

Para definir o formato da mesa, mais do que consultar o coração, é necessário compreender o espaço onde será sua sala. Além de proporcional o formato influencia no funcionamento da vida toda de uma casa.

Como “regra” geral, vamos pensar assim: a mesa deve ser 2 metros menor em ambos sentidos (largura e comprimento) do que o ambiente para não ficar tudo constipado. Eu prefiro que seja ainda menor quando for muito comprida, aproximadamente 2,30m para que uma pessoa possa passar atrás de alguém sentado sem ficar esfregando as partes íntimas nas nossas orelhas. Nem sempre servimos um jantar com propósito romântico. E a música fala de beijinho no ombro, não pintinho.

pintinho

O tapete, como já falamos anteriormente aqui, deve ser 1,40m maior que o tampo da mesa. Essa medida leva em consideração que uma cadeira em uso afasta-se 70cm então todo mundo fica dentro do tapete e não despencando pelas beiradas:

tapete curto

Mas digamos que a mesa é apenas 2m menor que o cômodo. Se colocarmos o tapete 1,4m maior, vai sobrar 30cm dos lados… Nesse caso pode parecer que o tapete está desnutrido e que precisamos alimentar ele pra cobrir o espaço todo. O tapete da sala de jantar é o primeiro item que eu corto da decoração quando preciso diminuir custos. E sem dó nenhuma, porque nesse ambiente o que está sobre a mesa prevalece. Talvez debaixo da mesa seja importante para Ana Maria Braga.

anamaria-mesa

Mas para a maior parte dos humanos, esse item pode vir depois. Agora vamos falar dos formatos:

Campeã disparada, a mesa retangular é a mais comum no Brasil.

ret1

ret2

As medidas variam muito, mas tenhamos em mente que o ideal pra um humano sentar-se confortavelmente, é 80 cm. Logo uma mesa para seis comilões tem 180 x 90 – no mínimo. Quatro nas laterais e uma em cada ponta. Mas para isso funcionar os pés tem que ser  delgados, ou um apoio central.

Em situações de bancada de lanches rápidos, essa largura pode diminuir para 60cm – mas é aquela situação aflitiva de comer com os braços amarrados ao lado do corpo. Só é bom quando o colega do lado tem catinga de sovaco.

Eleita como preferida de grandes decoradoras de festa – foi um comentário de uma delas que me inspirou esse post – eu vejo a grande facilidade de se usar. Nos apartamentos atuais, inspirados em nanotecnologia japonesa, tomem cuidado ao escolher a mesa. Já tive notícias de pessoas que compraram mesas com largura de 70cm. É possível? É . Desde que você coma em um pires. Um prato raso de medida comum tem mais ou menos 22cm de diâmetro, mas ele não fica na beiradinha da mesa, porque ninguém quer cortar o bife e virar a comida no colo (quem nunca ?). Se tiver que colocar um copo na frente então… sem chance. É 80cm e pernas intercalas embaixo da mesa, tipo dançando vanerão. Para ser confortável, aposte em 90cm.

pernas

Nas fotos acima, vimos 02 mesas para 10 pessoas, sendo que a primeira não tinha cadeiras nas pontas. Muito provavelmente na primeira seria possível colocarmos mais duas pessoas em cada ponta. Nenhuma delas tinha tapete e eu não acho que deixaram de ser aconchegantes por isso.

Quadrada!

O quadradin de oito é possível quando falamos de mesas, porque tem mesa quadrada pra oito lombriguentos.

quad1 quad2 quad3

 

Redonda ( igual eu )

red1

As mesas redondas são uma excelente opção quando o cômodo tem paredes em ângulos incomuns, como é o caso desta foto acima. A parede em diagonal fica menos evidente e mais agradável com a “parceria” do redondo.

Mas, ao contrário do que muita gente pensa, o espaço necessário para mesas redondas é maior do que para a retangular ou quadrada.

red2

Quando temos uma mesa redonda – uma preferência minha – é usar cadeiras mais quadradas. Não sei, mesas e cadeiras redondas me dão ideia de filhotes. Parece que a mesa cagou uns circulinhos menores:

redondo com redondo

Não tem nada de científico nisso. É apenas percepção e cada um tem a sua impressão, boa ou ruim de cada coisa no mundo, então se te agrada tudo redondinho, vai na fé!

Elíptica ou Oval.

Gente, eu sou abertamente apaixonado pelo design moderno “modernista” adoro misturar uma peça clean, limpa com outras super pesadas, que sejam rústicas ou clássicas, independente do estilo no qual será coadjuvante ou protagonista, os clássicos do modernismo sempre fazem bonito. E essa é a minha justificativa por amar a mesa oval. Sua principal representante, a mesa Saarinen (1956) disponível em diversos formatos  – dentre eles oval – tem lugar cativo no meu coração. As principais, são a preta, a branca e a com tampo em madeira:

oval1 oval2 oval3

Três salas de jantar completamente diferentes com a mesma mesa, viram que lindo? A mesa oval, comporta a mesma quantidade de pessoas que a retangular entretanto, a enxergo mais “leve” devido seu desenho mais fluido. Sem contar que dói menos bater na quina delas. HAHAHAHA

A moça que me inspirou esse post disse que essa é a mesa mais difícil de decorar. Talvez seja, pois a simetria fica um pouco comprometida. Mas eu não tenho problema com isso, acho que a mesa oval confere um elemento de surpresa.

Mas vamos ver mais umas opções:

oval4 oval5 oval6

Ok, as mesas estão selecionadas? Tem um espaço na sala? Podemos – e é prudente – incluirmos um móvel de apoio, o famoso buffet ou até uma cristaleira.

Um buffet, ajuda na organização onde podemos ter dentro dele, toalhas, faqueiro, louças e travessas especiais, vidraria, prataria, guardanapos e tudo que esteja diretamente ligado com a mesa. A grande maioria tem gavetas, o que eu acho excelente para guardar itens pequenos.buff1

buff2

O buffet é – geralmente – mais baixo que as bancadas de cozinha e mais altos que as mesas. O uso do buffet ajuda na montagem de uma recepção mais informal, onde pode-se deixar as comidinhas ali para as pessoas se servirem. E na “lida” diária, ele permite que se tenha uma bandeja com bebidinhas, um pelo arranjo de flores, vasos ou até luminárias ou castiçais.

castc1

Sobre ele, comumente temos espelhos e quadros, o que torna a parede em um ponto de interesse também.

Mas caso seu espaço seja generoso ou caso você precise guardar mais coisas ( levando em consideração os pequenos apartamentos da atualidade ) muitas vezes é interessante usar uma cristaleira que pode ter portas transparentes ou não que aumenta substancialmente a armazenagem.

crist1 crist2

Durante as pesquisas de imagens, encontrei uma mistura dos dois que me agradou bastante:

crist3

Quando eu visitei uma grande feira de móveis eu tive o infortúnio de me dar o direito de entrar no stand da Fendi.

E eu nunca vi TANTA coisa maravilhosa junta. Sério, eu queria ter filhos com aquele mobiliário. E como eu não vou pro céu mesmo, eu vou fazer a maldade de mostrar salas de jantar da Fendi Home pra vocês:

(com direito a comentários)

fendi10

Mesa redonda, cadeiras quadradas. tuuuuuuuuuuuuudo bérrrrrrge mas vejamos: o lustre é o ponto máximo da sala, então ele é preto e reina sozinho.

fendi9

Mesa oval com o pé mais lindo da vida. Morto apenas.

fendi6

ADORO brincar com as formas.a mesa redonda com o tapete quadrado me deixam felizes. O lustre em cristal/vidro com desenho clássico e cúpulas, também me agrada muito. Essas cadeiras inspiradas em pedras preciosas são de tirar o fôlego. Notaram que o esquema de cores é eterno? Jamais que isso sai de moda.

fendi5

GENTEEEEEEEEEEE essa parede? Olha esses painéis! Certeza que são de camurça. Novamente eles brincam com as formas, tendo pés com “bolas” tapete e tampo retangulares e as luminárias pendentes e os abajures circulares, até os vasos redondinhos colocados milimetricamente espelhados fazem essa composição um sucesso. Preto+bege+cromado+ouro é uma combinação matadora.

fendi4

Aqueles armários ao fundo, que são cristaleiras, são revestidos em couro de cobra. As cadeiras arredondadas conversam com os pés ligeiramente curvados, e o lustre ovalado. Nesse ambiente a madeira trouxe suavidade.

fendi1

Adoro o desenho no tampo da mesa, amo a cristaleira bar ao fundo, até a estante escalonada que eu geralmente não gosto nesse caso funcionam muito bem. A cadeira arredondada e o lustre oval proporcionam uma fluidez quando passeamos com os olhos pelo ambiente.

fendi2

Esta mesa estava exposta no stand que eu estive. O “contra tampo” que fica no chão e apóia os anéis que criam os pés é de uma beleza indescritível. Essas cadeirinhas tipo dumbo me incomodam, especialmente por estarem penduradas para fora do tapete. O pendente, mais uma vez foi uma escolha certeira.

fendi3

Olha se esse tapete não é a coisa mais mosaico-egípcio-ryqueza-suprema-Cleopatra-já-teve que você já viu? Mesmo que você tenha odiado, você não consegue ficar indiferente. Eu gostei. E o tampo da mesa em taxas/spikes? Lá atrás temos buffet daquela linha que parede pedra preciosa e um espelho com spikes pretos. A cadeirinha me agrada, e pelo exagero das arandelas lá no fundo, eu achei muito coerente não ter nenhuma luminária tarzã pendurada sobre a mesa.

O que vocês acharam da Fendi? Querem conhecer outras super marcas da moda que também tem linha de casa?

Me digam nos comentários!

Falei um monte de novo né?

Mas eu vou falar ainda mais! E vou falar mesmo. Fiz um videozinho pra falar um pouco de mim, da minha história e contar uma novidade.

 

Desculpem a falta de qualidade na edição, a verdade é que não teve, não sei fazer edição e não tenho paciência para aprender também. Já joguei a toalha nessa.

Vou pedir um espacinho essa semana para a patroa assim que eu resolver uma pendência no site para avisar vocês aqui quando estiver tudo certinho.

Como eu sempre digo, eu revejo as minhas últimas duas postagens, então se quiser deixar uma pergunta de um post antigo, deixa nos mais recentes.

E como ainda ratificando, eu tenho a melhor patroa a amiga mais linda do Instagram e a mais querida do SnapChat o usuário dela é Futilish e eu também estou em ambas as redes como a pessoa mais chata de todas: Tiolelofoz.

assilelo

As fotos utilizadas nos posts são coletadas na internet, e só apareceram aqui porque eu gostei, então, parabéns pra você que fez. Respeito muito seu trabalho e os créditos são seus. Se te incomodar a divulgação aqui, mande um email e eu substituo. BêXos.

 

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
50 comentários em “Mi casa, Su casa – Passa lá em casa, vou fazer uma janta!”
  1. Io18/04/16 • 10h48

    Queria saber sites bons pra comprar moveis com estilo (fora esses que eu encontro na internet, mobly, tok sotk, oppa, westwing, casa valentina). Queria um site pra comprar essas mesas bonitas, tipo uma sierra online. Será que existe?

    • Tio Lelo03/05/16 • 20h30

      Hey Io Io Io!

      A maioria dos sites hoje em dia não oferecem um produto com a qualidade, o acabamento e a beleza de uma Sierra. Tirando o Desmobilia, quando se trata de uma peça vintage, é tudo meia boca. O jeito é ir pras lojas mesmo pra adquirir peças desse padrão que você procura.

      Obrigado por participar.

      Beijo!

  2. Pri18/04/16 • 10h55

    =O

    boca aberta pra beleza desse post!
    Isso sim merece tapete vermelho! rs

    Eu querooo ver mais home de marca famosas..! Se a gnt já chora nas bolsas, quero nem vê o preço dessas belezuras!

    Bjo

    • Tio Lelo03/05/16 • 20h31

      Obrigado pelo carinho Pri!

      beijo!

  3. Michele18/04/16 • 12h06

    Tio Lelo,
    Amei te conhecer!!! Lindo você e seu sotaque q parece é de minas mas é diferente…achei fofo!!!
    Acho que vou escrever para o Tem jeito Decor de tanto que te encho o saco!!! Eu tenho uma “herança” da família do meu marido uma mesa bem simpleszinha mas com um tamanho ótimo aqui para a minha sala: 120x60cm. O problema e que ela é envernizada em pau marfim. Sempre quis trocá-la por uma redonda estilo apartamento 33 mas nunca rolou $$$
    Hoje eu gostaria de assumir essa peça e reformá-la. Estou na onda de reformar as peças e vendo muito o blog homens de casa, onde tem uma decor meio retrô que curto bastante.
    Mas a pergunta é: posso colocar a mesa colada na parede? Pois o apê e prequeno e somos quatro, não costumo receber muitas visitas só em dias de aniversário, já que a minha casa é longe e a menor da família.
    Ah, e as cadeiras são conjuntinho, eu tenho horror mais a elas do que a mesa…ando pensando em pintar de uma cor e já acabei com uma para colocar um banco no futuro. Hoje eu tenho uma cadeirinha de bebe ( a menos feia que achei).
    PS1: a mesa é assim, só que em pau marfim envernizado, a minha vontade é tirar a laca e envernizar. gosto muito de madeira e marchetaria (quem não gosta, né?) http://cdn.oppa.com.br/media/catalog/product/m/e/mesa_janeiro_120x60_off-white_1.jpg
    PS2: As cadeiras são assim: http://www.extra-imagens.com.br/html/conteudo-produto/93/1000039684/mesa-fritz-mille-cadeira.-514×514–6x-6.jpg
    E a cadeira de bebê é assim:http://mlb-d1-p.mlstatic.com/dobraveis-en-cadeiras-alimentacao-195611-MLB20582997682_022016-Y.jpg?square=null

    • Tio Lelo03/05/16 • 20h38

      Olá Michele, obrigado por ler a gente viu =D

      Eu acho que pintar a mesa vai trazê-la pro nosso século. De preferencia uma cor bem diferente, pra que ela, com as linhas simples, possa chamar atenção. As cadeias eu pintaria de um cinza/bege… o tal do Taupe, ou um pouco mais cinza… que a mulherada da maquiagem pirou um tempo atrás e chamava “cor de rato”, assim vai ficar BEM escandinavo. O tecido pode ser algo mais suave, vai depender da sua paleta de cores.
      Aborta fazer qualquer coisa com a cadeira de bebê. É uma peça que não vai ser sua por muito tempo, ela tem prazo de validade e deve ser revendida/doada assim que o mini humano evoluir pra pokemon corredor.

      Super agradeço por participar aqui com a gente. Bjo!

  4. Adriana Selles Mariano Desotti18/04/16 • 12h29

    Post maravilhoso, as always…sucesso pra você! Beijão!

    • Tio Lelo03/05/16 • 20h40

      Sucesso pra vc tbm Adriana, super beijo!

  5. Ana Carolina18/04/16 • 13h40

    Amei o post, tio! Mas amei mais ainda o vídeo! S2

    • Tio Lelo03/05/16 • 20h41

      Ownnnn Ana, obrigado viu… eu morro de vergonha, HAHAHAHA

      Beijaum!

  6. Sheilla Camargo18/04/16 • 14h06

    Lelo! Amei o post!

    Tenho 2 mesas na minha casa, uma na copa, retangular, de 75×1,20, e a da sala de jantar, oval, de madeira, relíquia da família do marido, que não lembro a medida, mas é para 6 pessoas. Minha principal dificuldade com a oval é encontrar toalhas. Faço composê de trilhos, uso jogos americanos, mas sabe, sinto falta de toalhas próprias para esse modelo. Estou torcendo muito para que elas se popularizem e logo consiga encontrar toalhas para a minha bonitinha hehehe

    Ah, amei no post as decorações de mesa. Tenho decorações clássicas nas minhas duas e me inspirei para mudar um pouco!

    • Tio Lelo03/05/16 • 20h46

      Olá Sheilla,

      Que bom que vc tem um exemplar de mesa oval! Eu sei o quanto é dificil encontrar toalhas para elas, mas uma boa costureira faz toalha pra você facilmente. Tricoline é uma ótima opção.

      Beijo, obrigado por participar!

  7. Helen18/04/16 • 14h38

    Oi Lelo, apesar te ter uma mesa retangular em casa, eu quase não a uso. Mesmo assim acho fundamental ter uma para ocasiões especiais e compor a decoração da sala. Minha dúvida de hoje é sobre as cadeiras. Já vi mesas com várias cadeiras de cor e material diferente. Como fazer essa mistura sem ficar feio??? Tenho uma mesa de tampo de vidro com pé de madeira e gostaria de trocar as cadeiras por algo mais moderno, fugir um pouco das cadeiras com estofado entende. Parabéns pelo post de hoje, ficou ótimo.

    • Tio Lelo03/05/16 • 20h53

      Olá Helen!

      Obrigado por acompanhar o Futilish meu bem, e por ler minha coluna =D

      Hoje temos muita liberda de misturar estilos e um dos principais locais onde isso acontece é nas mesas. Uma mesa em vidro com pé em madeira, super combina por exemplo com as Cadeiras Eames com encosto em polímero e base em madeira. Tem de váriass cores e você consegue diversas atmosferas usando desse recurso.Se você tem as cadeiras em madeira, também pode fazer uso de laca fosca, e um tecido mais atual, como lona reciclada ou sarja.

      Qualquer coisa manda fotos no email para o Tem Jeito Decor que eu respondo mais especificamente.

      Beijo!

  8. Ticiane18/04/16 • 15h14

    Adoro seu jeito de ensinar/falar as coisas, muito comédia kkkk você podia dar dicas sobre lustres/pendentes para mesa de jantar, modelos, tipos, o que fica mais bonito com qual tipo de mesa, o que acha? To com dúvidas sobre qual comprar para minha mesa de laca retangular!

    • Tio Lelo03/05/16 • 20h55

      Oi Ticiane…
      Iluminação é über complexo, e eu assumo que ainda não consegui esquartejar o assunto de uma forma que possa apresentar para vocês. Mas essa ideia de pendentes/lustres para a mesa me pareceu bem legal, e eu já anotei aqui na lista de temas. Beijão e obrigado por ler a gente.

  9. Clarissa18/04/16 • 15h36

    Amei o vídeo e a novidade, parabéns Lelo!!! Acompanho sua coluna desde o início e é tão legal a gente aprender um pouco mais sobre um assunto que gosta e ao mesmo tempo se divertir horrores com sua forma de escrever(um amigo como você, num mundo com tanta coisa chata, a gente tem que levar para vida rs).Aliás, quando minha mãe comprou uma casa e fez uma reforma total fiz ela ler todos os seus posts (praticamente uma pós-graduação para ela não fazer ou deixar fazerem nenhuma besteira rs). Ansiosa para ver sua loja online no ar. Ainda estou no esquema aluguel mas já aproveitei muito das suas dicas e vai ser muito legal poder agregar um pouco do seu bom gosto na minha casinha. Beijos e sucesso

    • Tio Lelo05/05/16 • 13h12

      Muito obrigado pelo carinho e por acompanhar a gente Clarissa.

      É muito bom receber esses comentários de vocês viu! aquece meu coraçãozinho =D

      A loja já já estará no ar, e eu divulgo aqui. Beijo!

  10. Alessandra18/04/16 • 17h06

    Lelo

    Toda a sorte e sucesso do mundo pra ti e sua mãe nesse empreendimento!

    • Tio Lelo05/05/16 • 13h13

      Oi Alessandra, eu e mamys escravizada agradecemos a energia boa!

      conta pras amigas tbm! hahhah

      Beijo!

  11. Camila18/04/16 • 17h33

    Lelo, fala sobre decoração de prateleira/estantes!!!!

    • Tio Lelo05/05/16 • 13h14

      OI Camila! falarei sim.

      Beijo!

  12. Ilana18/04/16 • 18h23

    Já estou ansiosa pelas vendas on-line! Vc é um fofo!

    • Tio Lelo05/05/16 • 13h18

      Ilana meu bem, muito obrigado por participar e acompanhar a gente.

      Será muito bem vinda na loja do tio!

      Beijo enorme.

  13. Kaa18/04/16 • 21h57

    Sem saliva para comentar… babei taaanto neste post! *.*

    Prazer em te conhecer Lelo! (tio nada… bobiar sou + véia que tu kkk)
    $uce$$o!!

    • Tio Lelo05/05/16 • 13h19

      Kaa sua linda!

      eu acho que éramos baixinhos da Xuxa juntos viu.

      Devo incluir babador no mix de produtos do meu site?

      Hehehhehehe

      Beijo pela amor semeado =D

  14. Lavínia18/04/16 • 23h00

    Lelo, ameeeesi o post! Dei tanta risada também! Rsrsrs seu jeito de ensinar é bem tranquilo, muito sucesso!

    • Tio Lelo05/05/16 • 13h21

      Lavínia ( adoro seu nome )

      Obrigado pelo carinho. Beijo!

  15. Diene19/04/16 • 08h16

    Amei o post, amei o vídeo e a novidade!
    Vc é mto simpático 😀
    Eu tenho uma dúvida, vou reformar minha cozinha, e os armários serão todos em balcão (será que deu pra entender? fiquei confusa rsrs). Eu quero mto fazer esses detalhes de azulejos coloridos (tipo esse http://www.leroymerlin.com.br/revestimento-de-parede-borda-reta-acetinado-cork-43,7×63,1cm-ceusa-8179_89041071?origin=38ab8e78b525124544a25173), mas neste caso, como eu faria? uma faixa em cima da pia? em volta da cozinha toda? Me ajuda Tio!

  16. Elisa19/04/16 • 13h43

    Estive no Togo (áfrica) e uma “iguaria” lá é o Fufu.. ele é feito com pilão (pois não existe praticamente bateria).

    O gosto em si é ok, mas depende o molho colocado.. eles comem com a mão passando o pedaço do creme no molho e eles comem muito esse tipo de comida por ser barata e dar “sustancia” hahaha 🙂

    Se quiserem tenho fotos (do feitio e de pronto)

    Abraços

    • Tio Lelo05/05/16 • 13h40

      Elisa, que loucura!

      Vc é uma Fufu que já comeu fufu!

      É tipo, canibalismo?

      Beijo, obrigado pelo carinho =D

  17. Hallinis19/04/16 • 14h32

    Lindo!, Fofo, maravilhoooSooo, rs…bom conhecer vc mais um pouquinho, tamo junto, também não vou pro céu ;). E essa over ai hei…vc pilota a maquininha também? heheheh Bjks

    • Tio Lelo05/05/16 • 13h43

      Hey Hallinis meu bem…

      Então… minha carteira é só B, não me atrevo na Overlock não, HAHAHHA

      Vamos nos encontrar em algum lugar bem divertido no pós vida então! Hahahah

      Beijão!

  18. maria19/04/16 • 16h35

    çocorrooo pavor dessas mesas quadradas / retangulares com essas cadeiras espremidas, da uma aflição só de olhar, não tem nem espaço pra segurar a cadeira e se acomodar, ja as redondas quanta diferença <3

    • Tio Lelo05/05/16 • 13h54

      =D

      Bem isso Maria.. as pessoas colocam gente demais em mesa de menos…

      Beijo!

  19. Michelle19/04/16 • 18h10

    Oi Lelo! Adoro seus posts e principalmente suas dicas!
    Tenho uma sala de jantar pequena e retangular, estou reformando a casa toda e pretendo comprar uma mesa retangular e encostar a ponta em uma parede que tem uma janela. Colocarei 3 cadeiras de cada lado e a outra ponta sem cadeira para não atrapalhar a passagem no corredor. Quero colocar um aparador preso à parede da janela, em altura superior à mesa. Você acha que fica bom? É como se a mesa “nascesse” do aparador grudado na parede. O que acha? Tens sugestões? Beijos pra você!!

    • Tio Lelo05/05/16 • 14h33

      Oi Michelle,

      Tem que verificar bem o aparador, pra que ele não fique parecendo que tá parindo uma mesa. mas a situação é bastante usada =D

      Eu particularmente, se não for atrapalhar a circulação, colocaria a mesa encostada na parede mesmo, com um belo quadro ou espelho, e deixaria a janela livre pra cortina, claroq ue casa caso deve ser analisado separadamente – afinal eu não conheco o local.

      Obrigado por participar, bjo!

  20. Magali20/04/16 • 10h42

    Lelo! Sou aquela de Brasília que desejou contratar seus serviços, mas sua agenda não permitiu :(((((

    Uma dúvida: minha sala de jantar tem uma conformação mais quadrada; 3,44×3,85, ela será separada da sala de estar por uma divisória de cobogós pretos. Nesse espaço, na medida de 3,44 as extremidades são uma parede espelhos e um passa-pratos com bancada e banquetas; na medida 3,85 as extremidades são as janelas e os cobogós.

    Minha idéia era uma saarinen redonda, pé branco e tampo de Carrara, 1,50 de diâmetro, seis cadeiras (sonho de consumo: cadeiras pantosh, ainda tenho esperanças!). Você acha que dá pra usar a oval, com seis cadeiras, três de cada lado, sem usar as pontas? Qual seria a medida ideal para esse caso?

    Um beijo, e vc fez falta, viu?

    • Tio Lelo05/05/16 • 16h06

      Magali meu bem,

      Eu AMO as mesas elipticas, como já falei na matéria. No teu espaço, o melhor é usar a oval de 198×122.
      O que me preocupa é a cadeira que vc escolheu. Eu acho que para uma Saarinen sua escolhe é muito pesada. e a Pantosh tbm é um assento bem profundo, sugiro que vc sente nela de frente para a mesa pra ver se a angulação e a profundidade são vconfortáveis para uso no jantar.

      Desculpe fazer falta… realmente não dava. Mas eu vou na sua casa visitar!

      Beijo!

    • Magali05/05/16 • 18h05

      Lelo, o fato é : já comprei as Pantosh! Comofaz????
      Impossível eu juntar uma pantosh com uma saarinen agora pra ver isso. Qual sua sugestão de mesa??? Uma oval de madeira, mais robusta?? Ela é profunda mesmo, a cadeira, mas nem me toquei que não poderia dar certo com a mesa, a cadeira é tão confortável…
      Help!!!!

      • Tio Lelo07/05/16 • 11h31

        Hey Magalinda!

        Acho que uma mesa de madeira pode pesar um pouco, que tal tentar uma base em metal cromado, ou mármore e tampo em vidro?

        att

        Marcelo

  21. Luiza20/04/16 • 11h15

    Vc é o máximo! Amo seus posts! Aquele dos móveis “mentirosos” nas plantas foi perfeito, era algo que eu sempre reparava mas achava que as construtoras não teriam essa cara de pau kkkkk
    Mas têm.
    Beijos!

    • Tio Lelo05/05/16 • 16h27

      Hey Luiza, obrigado por acompanhar a gente,

      Beijo enorme =]

  22. Aicianne20/04/16 • 15h02

    Parabéns pelo vídeo Tio Lelo, muito bom.

    • Tio Lelo05/05/16 • 16h28

      Aicianne minha linda, obrigado viu!

      Resolveu a tortura dos óculos?

      hahahaha

      BEijo!

  23. Andrea22/04/16 • 22h16

    Oi Lelo! Amei seu post, já fazia muito tempo que eu desejava um sobre mesas. Eu sou louca pela mesa Saarinen branca redonda e a Saturno do F. Jaeger, mas sempre tenho dúvida sobre as cadeiras. Gosta da Bertoia mas tá tão comum. Outra dúvida é sobre a cor do Buffet, como combinar,melhor um branco ou um com uma cor predominante na decoração do ambiente?

    Fiquei muito feliz em saber da sua loja online, adoro almofadas! Desejo muito sucesso a vc e sua mãe. Faça mais vídeos, amamos te ver. Beijo!

    • Tio Lelo05/05/16 • 20h31

      Andrea meu bem, muito obrigado pelo carinho e pela energia boa =D

      Eu gosto de cadeiras mais quadradas com a mesa redonda… que tal a Cesca, será que te agrada?
      O Buffet pode ser algo completamente diferente da mesa e das cadeiras, mas claro que ele tem que “conversar” com o estilo geral da decoração.

      Super beijo!

  24. Marilia22/04/16 • 23h13

    Olá, adorei o post, como todos os outros, na verdade. Cada dia mais me interesso por arquitetura e decoração, pena que não tenho dindim pra comprar tudo do jeito que quero, é mais do jeito que posso. A pergunta que irei fazer não é relacionada ao post, mas é quase um “Tem jeito”!!! Voltei pra casa dos meus pais e estou dando um “jeito” no meu antigo/atual quarto. Comprei uma cômoda branca, pois meu antigo guarda-roupas não cabe mais tudo que tenho, não quero me desfazer dele, pois é de madeira mesmo (mogno), e hoje em dia, é mais complicado comprar móveis assim, fora que eu tenho apego a ele! Minha cama também é branca. O meu dilema, mesmo, é em relação ao piso: é uma cerâmica antiga, verde-musgo, com os rejuntes separados, parece de ambiente externo… mas, nesse momento, não dá pra trocar o piso. A ajuda que queria era uma cor, pra pintar as paredes, que combine com esse bendito verde-musgo. Penso em algum tom de cinza, mas temo que fique meio soturno. E ai, Tio Lelo, você poderia me dar esse help? Beijosss

    • Tio Lelo05/05/16 • 20h36

      Oi Marilia, obrigado por acompanhar o Futilish e a minha coluna =D

      Uma dic apro armário, é envelopar ele com adesivo ( aqueles tipo papel contact )
      O piso, se te incomoda, vc pode “diminuir” a quantia dele colocando um belo tapete…

      um cinza pra nao ficar noturno, pode ser o Crômio que é meu queridinho de sempre. um bege mais acinzentado tbm funciona bem, como o Papel picado ou papel machê … essas cores que citei são da suvinil, mas vc pode buscar equivalentes em outras marcas.

      Beijo!