Futilish

Vem Pra BH!

Sim eu sou uma brachilena. Ou melhor uma chineirena, mistura de chilena com mineira. Mas a mistura é quase que desproporcional, já que tenho pão de queijo como uma das minhas comidas preferidas e amo sentar num boteco na cidade do “já que não tem mar, vamos pro bar“. Belo Horizonte é bom demais, sem querer parecer clichê mas já sendo. Imagina uma cidade com ares de interior, mas graaaaande. Uma cidade que tem as montanhas mais lindas, uma história rica e que fica pertinho de importantes pontos turísticos da história nacional, como Ouro Preto, por exemplo? O pessoal do Expedia.com.br me perguntou o que tem de bom por estes lados e com muito prazer vou falar da cidade que escolhi para morar.

O ar de Belo Horizonte, o clima agradável, as praças verdes e a culinária deliciosa… Ah, como não amar BH? Como não se emocionar com um Mineirão lotado num clássico entre Cruzeiro e Atlético? Como passar desapercebido na principal avenida da cidade, a Av. Afonso Pena, num domingo pela manhã? Ou como explicar tantas e tantas alternativas para jantar, tomar uma cerveja e jogar conversa fora por horas? BH é isso, uma cidade gostosa e que envolve a gente.

Mas vamos por partes. Quer vir pra BH e quer conhecer lugares legais? Vou dar 5 dicas TOP para vocês!

1 – Mercado Central: Lugar TEM QUE IR. É pitoresco, interessante, tem de TUDO e é super característico! Fica no centro de BH, cerca de 400 lojas e mais de 80 anos. Lá você vai encontrar artesanato, temperos, muita comida típica (alguns bares e restaurantes são bem famosos como por exemplo o restaurante Casa Cheia que realmente está sempre cheio e com fila na porta!) e até lojas de produtos religiosos. É um passeio completo e um belo resumo da cultura mineira.

2 – Os botecos e restaurantes mineiros. Belo Horizonte é uma das capitais brasileiras que mais tem bares e restaurantes. Dizem que é pela falta de praia, então o mineiro vai para o bar tomar uma cerveja e conversar por horas a fio. Aliás, mineiro gosta de uma boa conversa viu! Os bairros que mais concentram os bares, botecos e restaurantes são a Savassi (um bairro comercial) e o Lourdes (um bairro de alto padrão). Tem de tudo, bar com mesa na rua onde a paquera rola solta com muita gente bonita (Tizé por exemplo e tudo o que está ao seu redor) como também restaurantes requintados e com excelente reputação (Taste Vin, Vecchio Sogno, Trindade e Alma Chef são apenas alguns exemplos). Mas se estiver procurando algo mais alternativo, o Edifício Maleta, um dos mais histórico da cidade, abriga ótimos bares e restaurantes, como por exemplo a disputada Cantina do Lucas. Recomendo!

3 – Feira Hippie: aqui a mulherada fica louca. Esta feira, carinhosamente apelidada de Feira Hippie, é uma das maiores feiras de artesanato a céu aberto do Brasil. Tudo começou em 1969, quando um grupo de artesãos se reunia para vender seus produtos na Praça da Liberdade (aliás, essa praça também é visita obrigatória! Ela foi feita para abrigar o Palácio do Governo e um tempo depois recebeu obras arquitetonicas de Niemeyer, o edifício com seu nome e a Biblioteca Pública) mas a feira cresceu TANTO que em 91 passou a acontecer todo domingo na Av. Afonso Pena. É bom ir cedo pois compradores de vários lugares do Brasil vem aproveitar os preços e comprar muito calçado, cintos, roupas, brinquedos, bijouteria e ainda tem uma área destinada a alimentação. É um passeio completo e muito interessante. São mais de 2300 expositores! Sim, isso mesmo, 2.300 barraquinhas com o melhor do artesanato mineiro.

4 – Inhotim: não está em BH, mas está bem perto, a uns 40 km numa cidade chamada Brumadinho, e se transformou no orgulho dos mineiros. Trata-se de um dos museus abertos mais lindos do mundo e com reconhecimento internacional! A exposição de arte contemporânea ao ar livre, em meio a um paisagismo perfeito e galerias que abrigam obras dos mais renomados artistas brasileiros se fundem em 145 hectares de um verde impecável e jardins que parecem estar em um pedaço do paraíso. São mais de 5 mil espécies delicadamente conservadas e cuidadas diariamente. As exposições são alternadas periodicamente, então sempre será uma novidade visitar Inhotim. Além do paisagismo e da arte, o Museu também conta com deliciosos restaurantes, eu gosto muito do Oiticica! Na volta de Inhotim para Belo Horizonte, dê uma paradinha no restaurante Topo do Mundo, admire as montanhas de Minas Gerais e o por do sol maravilhoso. Anotem essa dica hein!

5 – Mirante do Mangabeiras: Outro lugar que todo turista tem que ir para conhecer BH do alto. É o melhor ponto para um vista panorâmica da cidade, da Serra do Curral e também admirar um belo por do sol! Leve casaco, pois geralmente venta bastante e faz até um friozinho. Fica no alto da Av. Afonso Pena (sim, aquela que falei acima onde acontece a Feira Hippie) e você pode dar uma paradinha na Praça do Papa para uma foto e seguir para o Mirante, que fica aberto diariamente de 10h as 22h. Lindas fotos garantidas!

6 – Pampulha: o bairro foi apadrinhado por Juscelino Kubitschek e ganhou o toque de mestre de Oscar Niemeyer na década de 40, quando foi idealizado para ser um dos bairros mais belos do Brasil. Não deixe de visitar as obras do mais famoso arquiteto brasileiro: a Igreja de São Francisco de Assis, a Casa do Baile e o Museu de Arte da Pampulha! A Pampulha também é famosa pela sua lagoa artificial, construída em 1940, e na sua orla podemos encontrar além das obras de Niemeyer, o mais importante estádio do estado, o Mineirão e o ginásio poliesportivo, o Mineirinho. Tá sentindo falta de comida e bares? Imagina, a orla é recheada deles! Inclusive um dos restaurantes de comida mineira mais procurado e aclamado pelos turistas, encontra-se na Pampulha, o Xapuri.

Fotos: Reprodução

Disse que daria 5 dicas de BH, mas como sempre me excedi e acabei falando de 6, com micro dicas entre elas rsrs. Poderia citar muitos lugares mais, mas com esse roteiro você estará muito bem servido de Beagá! Explore essas regiões, carregue a câmera fotográfica, os pés para caminhar muito pela cidade desbravando cada esquina e claro, prepare o paladar para uma das melhores culinárias do mundo!

Sair da versão mobile