Futilish

Hola México! Vamos Conhecer Chichén Itzá?

Voltemos ao meu passeio pelo México? Hoje vamos conhecer Chichén Itzá!

Ficamos alguns dias em Cancun e resolvemos conhecer Chichén Itzá quando fossemos para Playa del Carmen (dividimos nossa viagem em 5 dias para Cancun e 6 para Playa). Não, não é caminho, mas não queríamos perder um dia inteiro indo para as pirâmides e depois voltar para Cancun, então pensamos: ficamos em Cancun, passamos o dia em Chichen e vamos para Playa del Carmen. E assim foi.

Chichén Itzá fica a quase 200 km de Cancun, o que exige um bom planejamento, como acordar cedo, levar lanchinhos e se programar para voltar de noitão. Nós fomos de carro que alugamos durante toda a temporada, mas sei que existem vários passeios para lá. Nos hotéis mesmo existem guichês que podem ajudar com isso.

Acordamos, colocamos as malas no carro, fizemos o check out e fomos para nosso mergulho cultural.

A estrada é boa, tranquila, com um pedágio caro (cerca de 20 dólares) mas não sei falar se tem como ir pro outro caminho para evitar essa mini facada. Bom, quem for de ônibus e passeio guiado não terá esse problema.

Antes de chegar a Chichén Itzá tem um Cenote bem famoso, o Ik Kil, que na nossa ingenuidade deixamos para visitar depois do passeio as ruínas. Posso falar? Se programem bem quanto a isso, pois quando terminamos em Chichen já estava tarde e não conseguimos ver essa maravilha abaixo.

Foi meu maior arrependimento de toda a viagem ao México, não ter ido conhecer o Cenote de Ik Kil (está COLADO a Chichen Itza). Fui em outro, também muito bonito, mas eu queria Ik Kil… Vimos em um blog uma dica aconselhando ir ao cenote depois de Chichén, para não fazer o passeio nas ruínas molhados e tal, mas sinceramente? Se não estiver com o tempo bem contado, acho melhor ir para Ik Kil antes e depois Chichen. É mais garantido. Ou ir para Chichén BEM cedo e sair umas 15h para o cenote para aproveitar a luz.

Bom, pelo menos tenho uma desculpa para voltar! (Foto: reprodução)

Em Chichén Itzá faz muito calor. Nós fomos em Março mas li relatos de gente que foi em outras épocas e que também quase virou churrasquinho maia! Então segue o dress code para Chichén Itzá: roupas leves, chapéu (ou boné, inclusive na entrada tem barraquinhas vendendo), bastaaaante protetor solar e sapato confortável, lá é bem grande e a caminhada intensa. Ah, e água, bastante água. Tem algumas lanchonetes lá dentro mas se puder levar, melhor ainda.

Mas já sabem o que é Chichen Itza? É um sítio arqueológico que foi o centro político e econômico da civilização Maia e umas das novas maravilhas do mundo! Tudo cercado de muito mistério e causos bem interessantes. O início da civilização maia é outro mistério, alguns estudiosos datam de 1000 AC e outros de beeeem antes! Já imaginaram quanto tempo isso significa? E a inteligência e cultura dos maias é outro ponto forte: todas suas construções tem algum toque de matemática, astronomia, física, acústica! Nenhuma pedra foi colocada ali por acaso, todo o conjunto tem uma história e uma ciência muito bem arquitetada e que impressiona pela sua perfeição.

Para entrar é cobrada uma pequena taxa de uns US$ 18 que pode ficar um pouco mais cara se você contratar o passeio guiado. Nós pagamos somente a entrada mas lá dentro pegamos um guia pela metade do preço. Isso parece que é proibido pois nosso guia nos disse que se alguém perguntasse onde tínhamos contratado o serviço, teríamos que falar que foi lá fora, na entrada.  

Look Chichenitzano! Body Cia Marítima, short jeans C&A, bolsa e alpargata Arezzo.

Essa é a construção mais top do sítio arqueológico, a pirâmide de Kukulcan! Duas vezes por ano (se não me engano uma data é no dia 21 de Junho) a posição do sol cria sombras que reproduzem a serpente de Kukulcan descendo a pirâmide. Agora me diz: como os maias sabiam disso? Como ¨testaram¨? E outra, num certo ponto bem em frente à pirâmide, quando você bate palmas, dá para ouvir o grito de um pássaro! Meio louco isso, mas fiquei igual besta batendo palmas rs. 

Um cenote dentro de Chichen Itza. Farei um post falando sobre esses lugares LINDOS e com história um pouco macabra. Dizem que os maias faziam sacrifícios lá!

Dica de ouro: NÃO COMPREM ARTESANATO EM CANCUN OU OUTRAS CIDADES! RESERVE SEUS PESOS PARA CHICHÉN ITZÁ! Tem MUITOOOOO artesanato e dá para pechinchar bastante! Lá comprei uma caveira mexicana maravilhosa e paguei 200 pesos (cerca de 15 dólares) e não achei outra tão linda e tão barata quanto essa. Tem máscaras, esculturas, roupas, tudo o que pensar em artesanato mexicano. Sem dúvidas é o melhor lugar para se abastecer de lembrancinhas. 

Sair da versão mobile