Futilish

Os Mais Copiados

Juro que não sei mais se existe algum lançamento de calçado que não seja imitação ou inspirado em alguma grife famosa. Nem sei se os próprios grifados são copiados de alguém. Só sei que é só um modelo aparecer e fazer sucesso que em questão de dias surgem outros beeeem parecidos e para nossa alegria, com preços mais acessíveis. Ainda assim existem algumas marcas que piram na suposta “exclusividade” e cobram um valor bem alto por algo que é inspired, mas vamos falar baixinho porque eles acham que a gente não sabe. Cabe a nós fingir de loucas, acreditar naquilo e comprar algo pelo prazer que o combo sapato + novidade + tá na moda proporciona ou simplesmente ignorar e esperar aparecer a versão mais cheap de todas. E tenha certeza, vai aparecer. Talvez não seja a mais bonita nem a melhor acabada, mas que vai ter gente – muita – usando o mesmo sapatinho, ah vai.

Sempre faço um joguinho mental ao ver um modelo sendo repetido por várias marcas nacionais: se for delicadinho, deve ser Jimmy Choo ou Zanotti. Se é esquisito e me causa estranheza inicial, pode ser Marant. Se for sexy e valorizar as perna, quase certeza que é Alaia… e por aí vai.

As grifes (e os modelos) mais copiadas são essas:

Dessa lista, acredito que os mais repetidos foram a sandália Tribute de YSL (Ívs Sã Lorrã, em breve segunda parte desse post) e o Rockstud Valentino, que eu particularmente AMO e tenho uns 4 inspired.

Sair da versão mobile