Futilish

Espironoblabla

Quem me acompanha por aqui sabe do meu perrengue com a acne da mulher adulta. Sou dessas que nunca tive espinhas quando adolescente, mas depois de velha, não é que apareceram espinhas? Ok, até aí o papo antigo. Usei várias coisas por minha conta até tomar a sábia decisão de seguir as ordens de uma dermatologista.

Cheguei lá e mostrei o estado da situação: SETE espinhas no queixo e a carinha de pena dela me deixou abalada. É, realmente a coisa não estava muito boa. Ficou claro que se tratava de acne de origem hormonal (quando as espinhas se concentram na parte inferior do rosto, pode saber, é culpa dos hormônios) e logo ela disse: vou te passar Roacutan. E eu me neguei. Ela, deu outra opção, voltar a tomar anticoncepcional. E eu me neguei de novo. Caramba, que mulher chata! ela deve ter pensando. Mas tenho lá minhas restriçoes com Roacutan e a pílula me deixa inchada. Depois que parei de tomar emagreci muito mais rápido e me sinto mais leve, disposta, sei lá.

Bom, daí ela me contou que tinha um remédio, um diurético, que estava sendo usado bastante para o tratamento da acne da mulher adulta: a espironolactona. Para essa função, ele age como antiandrógeno, baixando a testosterona do organismo, diminuindo a oleosidade da pele e assim melhorando a acne. Muita gente também toma para queda de cabelo.

Confesso que fiquei bem assustada, afinal era um remédio com uma finalidade nada a ver com o que eu queria, mas confiei na dermato e comprei a espironolactona de 50 mg. Tomo há umas 3 semanas e realmente a pele fica bem seca. Ela me disse que primeiro iríamos tratar as inflamações e depois as manchas. Fato é que não tenho mais nenhum espinha inflamada. Como é um diurético, tem que beber bastante água para não prejudicar os rins. Além disso, quem estiver pensando em engravidar é melhor não tomar esse remédio pois ele pode feminilizar o feto masculino. Li também de gente que teve alteração no ciclo menstrual e parei de ler sobre a espironolactona. Se a gente ler a bula dos remédios, não toma nada não é mesmo?

Achei importante contar para vocês sobre essa alternativa para quem sofre de acne adulta e assim como eu tem o pé atrás com o Roacutan e não quer viver escrava de anticoncepcionais. Além desse remédio, tomo antibiótico e ácidos todos os dias. Ah, dei um diminuída na lactose também, já que ela aumenta a secreção de insulina, aumentando processos inflamatórios cutâneos. Não senti maiores desconfortos, na verdade, tô normal. Nenhum efeito colateral até o momento. Agora estou louca para começar a tratar as manchas que ficaram das minhas lindas 7 espinhas no queixo. E para quem tem a pele manchada e quer disfarçar, indico de olhos fechados a base Dermablend da Vichy, essa cobre TUDO!

Aqui tem um texto bem bacana que explica um pouco mais do uso da espironolactona para tratamento da acne da mulher adulta. No Facebook (já curtiu a página do Fufu?) muitas meninas comentaram que estão tomando e amando e isso dá um ânimo danado.

É só para vocês ficarem sabendo de mais uma alternativa para o tratamento da acne heim? Pelamor, pesquisem bem e conversem com a dermato de vocês, lembrem-se que cada caso é um caso, mas quando ouvirem falar da espiroblabla, já sabem do que se trata 😉

E só para mostrar o monte de gente que sofre com isso, espia

Sair da versão mobile