Lifestyle
Decoração, Mi Casa Su Casa
22 set 2019, 24 comentários

Tem Jeito Decor 55 – Estar e Jantar da Flavia

Olá Fufu-delícias! Como foram as emoções da quinzena? Altas né?

Tivemos o casório mais amorzudo da blogosphere, e  gostaria de registrar aqui o quanto fiquei feliz e emo em ver tanto amor na timeline. Cony e Leo, não desejo para vocês nada menos do que o que quero pra mim, ou seja tudo de mais maravilhoso: Respeito, paciência, sabedoria, cumplicidade, reciprocidade,crescimento mútuo e muito, muito amor.

Mas estamos aqui para um Tem Jeito Decor, no qual a Flávia mandou seu ambiente e pediu aquele help:

Olá Lelo, tudo bem?

Te acompanho desde que vc começou no Futilish e virei sua fã.

Amo suas dicas e adoro o TJD.

Faz tempo que ensaio em te escrever porque preciso de um help com a minha sala.

Desde que eu e meu marido nos mudamos para essa casa não conseguimos decorá-la muito bem, como é uma sala pequena temos que aproveitar o máximo de espaço para acomodar tudo o que queremos.

Começamos a pensar numa disposição de móveis e fizemos o desenho abaixo, mas já mudamos de ideia.

Obs. A parede mede 2,37 m e não 2,22.

Hoje a TV está encostada na parede que faz divisa com a cozinha:

A grande questão é que precisamos de um rack para colocar a TV e gostaríamos também de uma estante ou um livreiro para colocarmos nossos livros e alguns enfeites, porém não sabemos se será possível, já que a parede tem 2,37 m e a TV tem 1,25m de largura.

Também queremos decorar essa parede que tem textura porque ela está muito vazia, pensei em colocar um espelho na direção da mesa mas tenho a impressão que ficaria estranho.

Seguem anexas fotos do ambiente e abaixo as medidas dos móveis que já temos:

Sofá: A = 90 cm / L = 208 cm / P = 90 cm

Pufe: A = 48 cm / L = 84 cm / P = 74 cm

Mesa: A = 76 cm / L = 135 cm / P = 80 cm

E aí Lelo? Nossa sala tem jeito?  

Bjoooooooo”

Flávia, a sala tem jeito sim! E muito obrigado pelo carinho. Confesso que quando eu abri o projeto, coloquei as coisas que vocês já tem, achei que não daria. Porém fui girando, mexendo, encaixando e…

Gostei muito do resultado. Pega a prancheta e #vemkotio!

Claro que eu girei as coisa tudo, né? Estamos criando um padrão. Entretanto, sempre me parece mais eficiente a mesa de jantar estar mais perto da cozinha.

Então levei o televisor para perto da porta, criando um grande móvel que engloba painel+estante+rack+bar+home.

Na imagem abaixo mantive seu pufe, porém acredito que valerá a pena substituir por duas poltrona pois, pasmem, ele ficou pequeno no espaço:

Além de substituir ele por duas poltronas Swan – sugeri couro caramelo/marrom para dar personalidade – também ganhamos uma mesa de canto generosa, 70cm de diâmetro e 75cm de altura. Como sua casa tá super neutra, roubei um tom goiaba do tapede que vi em uma das fotos, e trabalhei a partir disso, mas sinta-se a vontade para eleger outra cor… sinta-se em casa, HAHAHA…  lembrando que beges e cinzas não são cores. Nosso post sobre cores para quem quer ler ou reler, está AQUI.

Para quem não percebeu também temos uma mesa nova do outro lado do sofá, perto da porta da cozinha também. E com as duas poltronas (75cm de largura) ficou assim:

Nessa versão considerei também retirar a textura da parede e colocar um papel de parede onde hoje temos a televisão. A visão de quem chega seria essa:

Dois quadros (80 x 80) abajour para aquela camada de luz elegante and safadinha, seu tapete existente e decorações para as mesas.

A visão de quem estiver nas poltronas seria assim:

Alinhei o móvel com a porta, pois essas referências, mesmo que sutis, fazem nosso coração ficar calminho. Vou explicar melhor esse móvel que você precisará pedir para um marceneiro ou loja de planejados. Eu ando especialmente contente com a Movelmar que tem um valor justo e linhas de planejados bem flexíveis, coisa que não é possível em algumas empresas. Verifique se tem na sua cidade.

Na esquerda temos 1 nicho aberto, 2 basculantes com porta em vidro reflecta bronze com largura de 120cm. O painel entre os basculantes e as duas portinhas dá o “respiro” para colocarmos a mesa. A altura dessas portinhas é de 50cm, com afastamento do piso de 5cm…

Na parte da direita, temos uma portinha de 60 e um módulo com 2 portinhas e o nicho para aparelhos (achei um video game na foto) com 100cm. Ou seja um “rack+painel” com largura de 160cm.

Então caso um dia você se mude, pode reconfigurar o mobiliário, até mesmo usando ele dividido.

Se você optar por fazer esse móvel a “mágica” foi:

Afastei 5cm do chão, coloquei o móvel para o video game (portinhas e nicho)  com 50cm de altura e dividi o restante da altura até alinhar com a porta em 3 painéis iguais.

Para ter uma continuidade o painel mais abaixo passa pro móvel do lado esquerdo e faz a separação onde iremos incluir a mesa. A medida dos outros dois painéis de cima que dividi em três para ter a altura dos basculantes e o nicho. Ficou confuso? Se alguém não entendeu, pergunta nos comentários.

Agora é o seguinte, sem anestésico: Passei a serra nas pernas da tua mesa. Isso mesmo, piquei ela e “acoplei” no móvel. Se for radical demais, você pode pedir para retirar os dois pés e guardar caso queira separar a mesa no futuro e fazer o encaixe no mobiliário novo com o mesmo material dele.

Priorizei a TV centralizada no sofá e não quis aumentar os basculantes para que quem estiver sentado a mesa tenha visão desimpedida. Outra coisa, a TV está com a base da tela a 100cm do chão para ficar cômoda de todos os ângulos.

A profundidade do móvel baixo é 40cm e dos superiores é de 30cm a mesa está a 70 cm da parede e essa é a única passagem que ficou no limite, entre o sofá e a mesa ficou 85cm, que é bem legal.

Pelo desenho que vocês havia um sofá de 5 lugares que, não, não é possível, mas nessa versão teremos 6 ou 7 pessoas de frente para a telinha, já dá assistir as olimpíadas de 2020 com 4 amigos-formigos.

Caso o imóvel não seja seu, não acho que vale a pena o investimento e o sofrimento de retirar a textura da parede. Aí fiz uma versão mantendo ela:

Nesse caso 3 quadros menores (60 x 40) com desenhos em preto e branco dão uma “aliviada” na parede com textura. Na parede da cozinha, coloquei um quadro enOOOOOOrme, do verbo: faz você mesma para não gastar muito. Mas se você preferir pode ser um espelhão (120 x 160) lusho, poder e glória. Particularmente gosto da luz que ele refletirá por estar de frente para a janela, em contraponto se não for uma moldura elegante, pode parecer aquelas salas de jantar chic-titia. Por isso apostaria no DIY do quadro mesmo.

Espero que tenha atendido sua dúvida.

Fufús, alguém tem sugestão? Adoro ficar de olho aqui conhecendo outras visões.

A próxima da fila é… Júlia, de Natal 🙂

Se alguém quiser mandar seu ambiente, é só encaminhar um email com imagens, se possível medidas e um texto contando o que gostaria de ter no espaço.

O email é azuosexclusive@gmail.com e a única regra é um ambiente por pessoa 🙂

#Bença!

 

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
24 comentários em “Tem Jeito Decor 55 – Estar e Jantar da Flavia”
  1. Sam23/09/19 • 06h00

    Lindo e elegante, como tudo o que você faz. Tenho duas poltronas semelhantes a estas em casa e nunca havia pensado em estofar com couro caramelo, mas combinaria com a decoração… Gostei da ideia, vou copiar

    • Tio Lelo23/09/19 • 19h49

      Hey Sam, obrigado pelo carinho e por ler o Fufu!
      Pode copiar sem moderação 🙂
      Bêxo!

  2. Ana Luisa23/09/19 • 09h04

    Lelo de Deus!!!!
    Vc simplesmente abalou Paris, arrazÔ num grauuuu, neste TJD. E olha que gosto demais de todos que vc faz, mas esse eu amei a transformação já pelas fotos, quando fui ler os detalhes… S2 S2 S2
    Parabéns. Sortuda esta menina, hein?
    Feliz semana para vc e os seus.

    • Tio Lelo23/09/19 • 19h50

      Olá Ana Luixsa!
      Obrigado pelos elogios, pelo carinho e por participar comentando.
      Um super beijo e uma semana maravilhosa para ti também!

    • Flávia24/09/19 • 10h44

      Ana Luisa, menina, tb achei que foi maravilhoso esse TJD.
      Mas achei que sou suspeita por causa da emoção de ter minha sala “mexida” pelo Lelo, mas já que vc comentou não me sinto mais suspeita hahaha.
      Bjo.

  3. Taina23/09/19 • 10h54

    Estou passada como essa sala ficou rica, linda e maravilhosa! Amiga, faz isso ai mesmo, ficou incrivel! Lelo sempre arrasando mas hoje foi especial!

    • Tio Lelo23/09/19 • 20h21

      heeeey Taina, agradeço por acompanhar a gente aqui.
      Um super fufu-beijo 😀

    • Flávia24/09/19 • 10h46

      Muito lindo né? Estou até em dúvida qual vai ficar mais lindo aqui em casa 🙂
      Bjs.

  4. IZABELA23/09/19 • 14h45

    Acho que esse era o que eu precisava para animar mandar a minha sala heeein!

    Quem sabe nao bolo o email!

    • Tio Lelo23/09/19 • 20h22

      Olha Izabela, sem querer forçar aqui…
      Mas a fila tá curtinha no momento… e eu respondo em ordem de chegada
      😉
      Obrigado pelo carinho, beijão!

    • Flávia24/09/19 • 10h48

      Izabela, manda sim, eu tb demorei muito pra mandar e sofri com essa sala um tempão… Aproveita que a fila está pequena e manda já! 🙂
      Bjos.

  5. Sam24/09/19 • 04h39

    Fiquei tão empolgada que esqueci de pedir uma coisa: faz um post explicando o que é uma moldura elegante e o que é a chic-titia? Aliás, não apenas moldura, mas outros itens/formas/objetos que devemos evitar na decoração p não ficar com aquela carinha brega ou de showroom. Obrigada e, nunca é demais lembrar, adoro seu trabalho.

    • Tio Lelo24/09/19 • 22h53

      Excelente ideia Sam!
      Já coloquei aqui no Trello para escrever sobre isso, beijão e obrigado por ler a gente!

    • Karine Rafaelle25/09/19 • 10h50

      Ideia maravilhosa, uma classificação socioeconômica de decorações hahaha

  6. Mirella24/09/19 • 09h03

    Fiquei chocada como um olhar profissional consegue aproveitar o melhor de um espaço. Quando vi a primeira montagem não acreditei que fosse a mesma sala, porque nunca pensaria mudar a disposição dos móveis daquele jeito. Ficou perfeito como sempre, Lelo!

    • Tio Lelo24/09/19 • 22h50

      Olá Mirella, muito obrigado pelo carinho 🙂
      Que bom que você gostou, é tão bom ter retorno de vocês, um mega beijo pra ti!

  7. Jane24/09/19 • 09h52

    Melhor modificação do mundo!!! O espaço ampliado, a beleza dos móveis propostos, de um luxo que nem consigo descrever! Parabéns!!! A solução da mesa ficou espetacular e deu um charme especial para o ambiente, com o espelho ficaria ainda mais bonito… Vou copiar a poltrona, ficou um luuuuxo!

    • Tio Lelo24/09/19 • 22h49

      Hey Jane, obrigado por ler a gente o por participar, super beijo!

  8. Flávia (a sortuda dona da sala hahaha)24/09/19 • 10h38

    Leloooooo que demais!
    Só vi hoje seu post e aqui no trabalho ainda (hihihi).
    Muitas ideias ótimas e várias opções!!! Jizuis sou muito sortuda mesmo… amei, amei, amei!
    Eu e o maridão vamos estudar qual será o desfecho.
    Muito obrigada pelo carinho 🙂

    • Tio Lelo24/09/19 • 22h49

      ô Flávia, que bom que você gostou.
      Desculpe eu não ter te avisado – eu costumo fazer – mas eu escrevi sua coluna com antecedência porque viajei no fds, e achei que seria muita maldade deixar vocês 8 dias aguardando.
      Se tiver alguma dúvida me manda que eu te ajudo.
      Beijão!

  9. Flavinha24/09/19 • 10h41

    Oi Lelo!! Fiquei curiosa com o DIY do quadro grande…. o que você sugere??
    bjusss

    • Tio Lelo24/09/19 • 22h47

      Hey Flavinha! DIY de arte é ao mesmo tempo fácil ou muito fácil.
      Eu sou uma negação para desenho – apesar de ter cursado arquitetura e Design de Interiores – eu arriscaria apenas abstratos, aí você pode pegar uma referência no pinterest comprar a tela e a tinta numa loja de arte e ser feliz.
      Se você tiver muito receio, pode fazer um quadro bem simples, com a paleta de cores que te agradar de um jeito infalível:
      Tintas muito, muito, MUITO diluídas em água aí vc joga na parte de cima da tela levemente inclinada e deixa escorrer formando linhas. Se quiser depois complementa com uma tinta metalizada pra ficar RYCA:
      https://summitthisweek.com/wave-light-water-sound/events/drip-art
      Obrigado por ler o Fufu!
      Beijo!

  10. Carolina25/09/19 • 15h17

    Tive que vir comentar porque, nossa, ficou muito bom!!!!!

    • Tio Lelo25/09/19 • 15h20

      Hey Carolina, obrigado por participar!
      Um beijo :*