Beleza
Cabelo
21 maio 2019, 110 comentários

O Charme do Cabelo Escuro

Uma das perguntas que mais recebo é sobre qual tinta passo no cabelo para manter ele escuro… Bem, vamos lá.

Meu cabelo natural é castanho escuro, quase preto, e eu tenho MUITO cabelo. Além disso, é liso, grosso e pesado. Sabe cabelo de índio? Pois é. Durante um tempo quis ter luzes e toda santa vez que me aventurei, me arrependi. Como meu cabelo é muito escuro, ele sofre demais para clarear e fica muito ressecado e danificado. Além disso, demora horrores para chegar num tom claro bonito (odeio fundo alaranjado ou vermelho) e não me reconheço com o cabelo mais claro, fico parecendo suja, estranha, desleixada, não sei explicar! Minha maior briga com os cabeleireiros é resistir às propostas de “vamos iluminar esse cabelo?“. Sempre falo que não quero mexer na cor, que quero manter escuro. Tentam me convencer de tudo que é jeito mas não aceito mais. Já vi que não é para mim.

Há pouco tempo conheci um rapaz, indicado por uma amiga, que é tricologista, farmacêutico e trabalha num salão aqui perto de casa. Fui nele para pintar a raiz e cortar o cabelo e pela primeira vez na vida, não me perguntou se eu queria clarear o cabelo. Comentei isso com ele e ele foi um fofo, disse que toda mulher tem sua particularidade e que não acha bacana todo mundo com o cabelo igual. Super respeitou meus fios escuros! Já amei ele de cara hahaha.

Eu tenho MUITO cabelo branco, mas muito mesmo, sou praticamente grisalha e justamente por ter o cabelo escuro, quando a raiz começa a crescer, os fios brancos gritam. Tenho que pintar de 15 em 15 dias praticamente e geralmente eu pinto uma vez no salão e outra em casa, eu mesma! É bem fácil e já já conto qual a tinta que uso. Mas antes disso, vejamos mulheres lindas e que são fieis aos seus cabelos escuros?

A Kendall pra mim é uma das mais maravilhosas. Amo o cabelo dela e o tanto que ela explora sua morenice. E me deu uma ideia, farei um post com as cores que ficam bem em que tem cabelo escuro. Olha como roxo e amarelo ficam lindos!

Adriana Lima, Courtney Cox, Demi Moore,  Megan Fox, sempre morenas!

Ah não é lindo??? Um cabelo escuro tem seu lugar! 

E a tinta que uso para retocar minha raiz e manter tudo escurão por aqui é a Color Touch, número 4.0, castanho médio. O castanho médio é bem escuro  e prefiro ele porque o preto fica MUITO preto e artificial. Gosto muito dessa tinta, só é ruim o preço rsrs. Aqui em BH custa cerca de R$ 40 a bisnaga mais uns R$ 20 do revelador. Pensa isso 2 vezes por mês… 

  • Amo meu cabelo escuro e acho que é meu diferencial! Fora o tanto que fica chique, só tomo cuidado quando uso roupa preta, porque as vezes fica muito pesado, mas daí é só prender o cabelo ou usar um brinco que apareça bastante! Quem mais aí é da turma das morenas?
Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
110 comentários em “O Charme do Cabelo Escuro”
  1. Raíssa21/05/19 • 16h02

    Tava precisando ler esse post!

    Meu cabelo também é castanho escuro e já perdi as contas de quantas vezes fiz luzes, mechas pq as pessoas falam que o cabelo escuro “pesa” muito o meu rosto( sou bem branquinha). Há um ano assumi o pretinho e não podia estar mais feliz com um cabelo saudável e bem cuidado.
    Já quero esse post sobre as cores pra usar com o cabelo preto. Amarelo realmente já uso muito e amo!

  2. Tatá21/05/19 • 16h09

    Cony penso igual a você! Eu sabia que uma hora iria pinar o cabelo de preto, mas antes fiz um tal de morena iluminada para ver como ia ser, rs, não durou um ano! Detonou meu cabelo e cortei mais de um palmo de cabelo e, como os brancos apareceram, pintei primeiro de castanho claro, depois castanho e, por fim, pintei de preto! Só que meu cabelo não fica preto, ele é castanho, e ele se recusa a ficar pretão, mas estou feliz assim! Rs

  3. Thais21/05/19 • 16h37

    Sem dúvida o cabelo escuro é lindo! Passa uma imagem de sofisticação sei lá!
    Fiz umas luzes pra dar uma mudada, já que em 27 anos nunca tinha pintado o cabelo! Apesar de ter gostado, dá saudade do cabelo “uniforme”, nunca estamos satisfeitas kkkkkkk

  4. Renata Castro21/05/19 • 16h43

    Cony, também sou da turma das morenas… já tive oportunidades de clarear (morenas iluminadas)… às vezes, até tenho vontade de fazer pra saber como vai ficar, mas logo depois mudo de ideia kkkkk só de imaginar meu cabelo ressecado e com a cor igual a “de todo mundo” já desanimo kkkk

  5. Ana21/05/19 • 16h46

    Às vezes me sinto um et pq é TODO MUNDO com luzes no cabelo (e cá entre nós raramente acho um que fica bonito, a maioria é alaranjado ou listras de zebra, fica um visual tão pobrinho) e eu aqui com meu cabelo quase preto todo. E eu adoro

  6. Flavinha21/05/19 • 17h12

    Eu tb tenho cabelo escuro, não tanto como o seu e adoro a cor dele, em algumas partes é mais claro outras é mais escuro… O ruim é que começaram aparecer uns fios brancos na lateral e eu to preocupada com o que eu vou fazer com isso pq não queria pintar. Não gosto de cor chapada no cabelo, eu gosto da cor do meu justamente pq tem essas variações de claro e escuro :'(

  7. Pri21/05/19 • 17h37

    Cony, eu tambem sou morena, cabelo bem escuro e com muitos fios brancos. Assim como voce, tambem pinto de 15 em 15 dias. Nao vou em saloes porque sao extremamente caros (moro nos EUA e custaria no minimo uns $60 para retocar as raizes) entao pinto em casa mesmo. Na verdade meu marido que pinta para mim e manda super bem porque recebo muitos elogios. Meu cabelo tem ondas naturais; lavo todos os dias e deixo secar naturalmente. Ele esta sempre limpo e brilhante. Perguntei para meu cabelereiro se iria eventualmente ficar ressecado ja que pinto ha tanto tempo e ele disse que nao; ele me disse que o que resseca o cabelo e’ clareamento (luzes, balaiagem, etc). Acho chique cabelo escuro e natural. Mesmo com roupas escuras acho que fica bem elegante. Na minha opiniao, cabelo loiro (tingido) tem que ser muito bem feito: vale ate fazer um post socio-economico de cabelo tingido hahaha. Eu acho luzes em cabelos escuros a coisa mais horrorosa do mundo, mas sei que e’ uma questao de gosto. Aqui nos EUA eu consigo identificar brasileiras so olhando o cabelo e aquelas luzes que o povo tem mania de fazer.

    • Constanza23/05/19 • 16h44

      Menina, boa ideia fazer a classificação do loiro rico e do pobre ne? Mas será que o povo não iria me xingar?

      • Pri23/05/19 • 16h55

        Entao, provavelmente. kkkkk A maioria ira cair -na minha opiniao- na classificacao pobre do loiro, O que tem de morena tentando clarear o cabelo nao esta’ no gibi. Eu acho o fim da picada. No Brasil a gente nao tem muita loira natural entao o processo de clareamento ja fica dificultado. Para ter um loiro bonito, tem que ter $$$ O pessoal de cabelo escuro deve investir em tratamentos naturais como banho de creme, hidratacoes. Idependente da cor, o que e’ bonito mesmo e’ um cabelo limpo, brilhosos e com um bom corte. Parem de inventar moda e ouvir esses cabeleleiros. kkkk

        • Constanza23/05/19 • 18h05

          Na epoca que eu era bem loca ne kkkk

      • Flavia23/05/19 • 22h15

        Faz sim, vou adorar!!

      • Rose14/03/20 • 23h14

        Também tenho cabelo escuro, mais pra castanho médio, e nunca entendo essa de q morena tem sempre que iluminar o cabelo, como se não pudesse ser bonita com cabelo escuro. Se fosse pra eu arriscar uma morena iluminada, me inspiraria na Mila kunis, pois o cabelo dela tem umas mechinhas cor de chocolate que misturado ao cabelo escuro fica muito lindo e é bem sutil. Ela não perde a identidade, o que prevalece é sua morenice.

    • Carolina Fernandes23/05/19 • 17h55

      Hahahahaha, boa! É uma verdade, também consigo reconhecer brasileiras em todo lugar que viajo. Muitas mulheres brasileiras têm essa mania de querer pintar o cabelo de amarelo. Acho que, em regra, iluminar o cabelo é só para quem já tem o cabelo loiro ou castanho claro, senão fica muito artificial (não tem como ser loira com pele morena e sobrancelha escura).
      Eu sou loira natural e só dou uma iluminada uma vez ao ano e sempre insisto para que as minhas amigas morenas mantenham as madeixas loiras escuras, acho lindo! Cada uma com sua beleza. E amei a ideia de classificação de cabelo, hehehehe.
      Quanto mais natural melhor, sempre

      • Carolina Fernandes23/05/19 • 18h10

        *sempre incentivo as amigas morenas a manter as madeixas escuras.

  8. sam21/05/19 • 17h53

    Eu! Na verdade eu era morena, hoje (também) sou grisalha 🙁 Mas me mantenho firme no castanho médio, pena que a tinta detona demais meu cabelo… Antes de começar a pintar meus cabelos eram lindos, brilhosos, macios (isso sem ter cuidados). Hoje faço hidratação, umectação, cauterização e meu cabelo é bem mais ou menos… Vou tentar essa tinta que você mencionou pois os seus cabelos são “maravilindos”… vai que dá certo para mim?!

  9. Luiza Aurea21/05/19 • 18h08

    Eu sou Morena! E até uns dias atrás queria dar uma iluminada, pensei bem e achei melhor não por conta do trabalho que irei ter para manter ele.

  10. Jessica Diane21/05/19 • 18h35

    Acho lindo seu cabelo, Cony. E AMO cabelos escuros… o meu também é, porém cacheado. Coloca umas fotos de cacheadas aí!!! Beijos

  11. Jackeline21/05/19 • 18h36

    Meu cabelo é castanho médio, sou bem branca e tenho olhos verdes,isso faz com que TODO cabeleireiro que piso querer me deixar loira, enchi tanto o saco disso que parei de ir, agora faço tudo em casa, inclusive quando tonalizo o cabelo de um tom mais escuro que o meu original , eu amooo. Acho lindo cabelo escuro, nunca quis fazer luzes na vida e não sei porque essa insistência em deixar toda mulher loira. Precisamos respeitar nossas características, isso que nos torna singular <3

    • Constanza23/05/19 • 16h43

      Vc deve ser uma boneca de linda!

  12. Jessica21/05/19 • 18h42

    Meu cabelo é castanho e tenho trauma de clarea-lo, embora tenha muita vontade.
    Em um mundo de loiras e luzes, ser morena é um diferencial.

  13. Tatiana21/05/19 • 18h45

    Amei esse POST! Eu amo ser morena! Minha cor natural também é castanho escuro e eu pinto há anos. Acho chique!

  14. Rosana21/05/19 • 18h54

    Sou totalmente do time das morenas. Meu cabelo também é muito escuro e da única vez que eu dei luzes odiei!!! Me senti estranha, como se eu tivesse perdido minha identidade!
    Você não precisa iluminar os cabelos, Cony. Você já é iluminada de dentro para fora
    Bjs

    • Constanza23/05/19 • 16h42

      Lindeza minha <3

  15. Danielle21/05/19 • 18h59

    Amo mei cabelo preto mas tenho que admitir que a minha aceitação total veio através da sua aceitação tb. Por muitas vezes desejei iluminar e na última tentava acabei com o cabelo com luzes pinhão, não ficou bom e pintei no dia seguinte. Tenho muita alergia a diversas tintas de cabelo, inclusive as mais caras mas não me vejo com cabelos brancos aos 43 anos.
    A única coisa que eu precisaria mudar é colocar mais cor nas minhas rouas pois me visto muito de preto. Vou tentar seguir a sua dica so brinco mas com cuidado pois tenho 1,57m.
    Sou sua leitora há muiiitos anos e amoooo o seu blog.

    • Constanza23/05/19 • 16h42

      Maravilhosa!

  16. Cris21/05/19 • 19h11

    Também sou do clube das morenas, na adolescência tentei fazer luzes e não gostei, nada a ver comigo, porque também tenho cílios e sobrancelhas bem escuros. Por enquanto estou chegando aos 40 sem cabelos brancos, minha mãe tem quase 70 e bem poucos brancos também, então vou deixando a cor natural, sem tingir.
    Muito bacana o cabeleireiro, diversidade e cada um poder ser o que é/quer é ótimo!

  17. Josi21/05/19 • 19h17

    Ahhh os cabelos escuros,acho lindíssimo! Por muitos anos usei preto azulado,nossa como brilhava,eu amava!
    Mas com o passar dos 30 achei q ficava um pouquinho pesado…mesmo assim não deixei de usar escuro,mas passei a usar um castanho,que tbem ficou maravilhoso!
    Adoro seu blog,
    bjs lindona!

  18. Fernanda21/05/19 • 19h27

    Conyyy, amei seu post!!!! Obrigada!!!! Sou morena e tenho o cabelo preto q chega a doer…e ainda c sorte de,aos 35 anos, não terem aparecido os brancos (graças à papai e sua família) e sempre q vou ao salão a minha cabelereira diz a mesma coisa: “vamos iluminar”! Não entendi ainda pq algumas pessoas acham q toda mulher tem q mesclar o cabelo!! Vc é maravilhosa de cabelo escuro e não a vejo d outra forma!!!

  19. Letícia Borges21/05/19 • 20h12

    Por aqui a morenice é total! Há mais ou menos um ano cai na conversa do profissional que retocava as minhas raízes de “vamos dar uma iluminada”, fiz TUDO que ele falou, com os produtos mais caros que tinha no salão, incluindo hidratação e etc e o resultado é que DETONOU o meu cabelo. Aquele brilho reluzente virou farpa de milho alaranjada e opaca e não pretendo nunca mais submeter meu cabelo à essa agressão. Para retocar em casa uso Natucor 4.0 que custa menos de dez reais.

    • Constanza23/05/19 • 16h41

      Exatamenteeeee! Iluminar cabelo escuro é a morte!

  20. Luisa Campos21/05/19 • 20h14

    Time morenas pra sempre! Dizem que nunca se deve dizer nunca, mas se tem uma coisa que eu nunca tive vontade, e acho que nunca terei, é de ficar loira, clarear, pintar de outra cor. Amo meu cabelo preto e já to apreensiva pensando o que vou fazer da vida quando começarem a aparecer os brancos.

  21. Ericka Ferraz21/05/19 • 20h16

    Durante muitos anos usei o cabelo loiro… pq desde nova sempre tive o cabelo mais claro na família, então me sentia totalmente deslocada. Minha mãe, irmã, avó… que eram minha referência tinham um lindo tom de castanho escuro, quase preto, e eu… cor daquele marrom C*c* da caixa de lápis de cor. Foi por isso que segui o caminho do cabelo claro… sempre loira e isso acabou fazendo parte da minha identidade. Desde o ano passado simplesmente deixei meu cabelo crescer e ficar natural. Não pelo cuidado, porque não gostava… mas queria apenas me conhecer.
    Agora, com o cabelo todo escuro e não mais na cor da infância (mas um castanho mais fechado) tenho amado me redescobrir e brincar comigo… O difícil é só convencer meu pai que vive me dizendo… Filha… pára de pintar esse cabelo, você loira sempre foi tão linda… kkkkkk
    No mais… Tudo ótimo! Aguardarei dicas porque estou tentando me acostumar a escolher cores novas para maquiagem, roupas e tudo… Para mim tem sido uma nova realidade.
    Adorei a matéria!
    Beijo grande!

    Eck

  22. Leilyane21/05/19 • 20h24

    Sempre adorei fazer coisas diferentes no cabelo, mesmo tendo a pele escura… há uns 2 anos cansei, deixei o cabelo crescer natural e prometi pra mim mesma que só volto a pintar qdo os brancos aparecerem (tenho 32, mas minha mãe com 60 ainda tem poucos fios branco… oremos). E olha que tô apegada! cabelo é tão mais saudável, facilita tanto a vida, que nem sei pq passei tanto tempo pintando.

  23. Grazi21/05/19 • 21h27

    Super concordo com vc Cony!! Sou morena e não abro mão, tentei clarear e não era eu… Quando voltei a ser morena, senti um alívio e decidi que não quero tentar mais, sinto que fico envelhecida.

  24. Iris Mendes21/05/19 • 22h01

    Adoro meu cabelo preto. Vou testar essa tinta. Vc me inspira a ser eu mesma.

    • Constanza23/05/19 • 16h37

      Seja sempre a melhor versão de você mesma <3

  25. Nancy21/05/19 • 22h11

    34 anos de cabelo escuro!!!super apegada!

  26. Vivi21/05/19 • 22h57

    É miga. Estamos juntas nessa. Eu sou do cabelo escuro e pinto dd 15 em 15 dias também. Quando vai chegando perto de pintar tenho que usar o spray da loreal pra disfarçar um pouco. Mas, paciência. Nunca me vi de outra forma.

  27. Carla Francili21/05/19 • 23h15

    Gostei do post, às vezes tenho a impressão de que o cabelo escuro sofre preconceito por parte de alguns cabeleireiros, o meu é castanho escuro e perdi a conta de quantas vezes ouvi o famoso “vamos iluminar” nos salões, aposto que as loiras não ouvem “vamos escurecer”… Não sei por que isso, sendo que um cabelo escuro é tão bonito quanto um claro, às vezes até mais, já que os fios escuros aparentam estar mais hidratados e brilhantes… Viva a diversidade! kkkkkkkkk

  28. Andrea21/05/19 • 23h26

    Um milhão de vezes tentei ser a tal “morena iluminada”. Acabei sempre com um cabelo cor de laranja com aparência de mal cuidado e sem brilho. Sou tão mais feliz depois que entendi que minha alma é morena, e que o cabelo escuro é o que me ilumina. Nasci castanha escura, morrerei castanha escura.

    • Constanza23/05/19 • 16h37

      Juntas e shallow now!

  29. Regina22/05/19 • 00h24

    Me arrepio só de imaginar um fio nas madeixas que não seja preto. Me sinto exatamente como vc disse; Suja e nada chique ( em mim) se ilumina ou quando desbota.

  30. Aline22/05/19 • 00h26

    Euuuuu! Sou morena e com muito orgulho da cor do meu cabelo! Fico até um pouco brava com aquela conversa que só loiras chamam atenção. Como eu nunca clareei o cabelo as vezes penso na hipótese de dar uma iluminada, mas eu gosto muito de ser morena, também tenho medo de acabar causando muitos danos ao meu cabelo. Além disso, fazendo análise cromática descobri que sou inverno profundo e uma das características da pele é o contraste. Quanto mais contraste, melhor pra minha pele, então acho que nem tão cedo serei uma morena iluminada e loira jamais.

  31. Cristiane22/05/19 • 00h29

    Conyyy
    Seu cabelo é maravilhoso!
    Eu tb não me adapto ao cabelo mais claro.
    Não consigo.
    Gosto do meu castanho escuro.
    Essa color touch é totalizante.
    Ja tentei, mas sai muito rápido porque somente tonaliza.
    Uso da mesma marca, porém a color perfect da wella. É de uso profissional e é excelente!
    Veja as promoções na loja aqui de sp http://www.ikesaki.com.br
    Sempre tem promoções e compro sempre por aqui.

  32. Daniela22/05/19 • 07h26

    Oi Cony!! Tudo bem com vc?
    Então, tb sou do time das morenas assumidas e que não se dão bem com luzes! Por muuuuito tempo usei esse tonalizante que vc usa, no tom castanho claro (em mim fica pretinho), ele é ótimo. Comecei passando de 4 em 4 meses, depois de 3 em 3, e assim fui reduzindo a frequência devido ao aumento do branco. Há um ano, aproximadamente, mudei de tonalizante para tintura mesmo, linha profissional tb. Hj pinto mensalmente. Dê uma olhada nisso! Às vezes é hora de vc fazer essa transição tb. E se me permite compartilhar, estou usando a tintura da Forever Liss, linha profissional, preço ótimo e que deixa meu cabelo hidratado e com muito brilho.
    Bjo grande pra vc!

    • Constanza23/05/19 • 16h35

      Bom saber! Obrigada pela dica!

  33. karen22/05/19 • 08h27

    Ola Cony , me identifiquei completamente , tenho cabelo escuro e sou super branquinha , fiz luzes algumas vezes e acabei com meu cabelo, me arrependi , parecia cabelo torrado pelo sol , nada natural ,
    Agora assumi de vez o castanho medio e amo , fica chique , sofisticado
    Bjos

  34. Shirley Santos22/05/19 • 08h49

    Oi Cony, querida, eu super sou das suas !
    Também já tentei fazer de tudo : luzes, mechas, até a cabeça toda já usei um tom avermelhado … Nossa
    O grande problema é que em uma semana a cor começa a ficar laranja, isso mesmo, não fica só desbotado, fica laranja. E, como precisa descolorir pra depois usar a cor mais clara, o cabelo vira uma palha. Desisti.
    Mantenho o cabelo no comprimento médio, não passa dos ombros. Não é curto, não é comprido e dá pra prender, assim fica mais fácil pintar em casa. Também uso a cor 4.0 da AMEND, uma vez por mês, é uma marca muito boa e não desbota, apenas o cabelo cresce, daí tenho que pintar de novo … hahahahahah
    Custa, aqui em Curitiba, em loja de cosmético, uns R$ 25/29, e o revelador R$ 20, que nem sempre uso. Depois de pintar uso uma máscara mesmo, e o resultado é o mesmo.
    Sucesso pra morenas !!!

    • Constanza23/05/19 • 16h35

      Bom saber dessa tinta!

  35. Dircilene Andrades22/05/19 • 09h13

    Amo meu cabelo preto azulão meu cabelo natural…

  36. paula maria galdino22/05/19 • 09h16

    Sou super desse time e assim como vc, tbm passo por essa coisa toda de ir no salão e todos quererem me iluminar! Mas, morro de medo de não curtir e vou seguindo com meu cabelão preto!!!

  37. Gilmara Duque22/05/19 • 09h33

    Ahhhh, que amor esse post! Meu cabelo é beeem escuro e volumoso, como o seu, só que faço progressiva… as pessoas me perguntam quase todo dia se não quero “iluminar”… já fiz luzes varias vezes (mamis cabeleireira né? Rs), algumas eu amei, outras odiei, não pelo resultado mas por não me reconhecer. Aí em 2015 fiz pela última vez e engravidei em seguida, então nunca mais mexi na cor… agora veio a pulguinha do “clareio ou não”, “corto ou não”… seu post me fez desistir de clarear, mas cortar, PRECISOOOOO! Essa ultima foto da Kendall tá mara!

  38. Carolina Garcia22/05/19 • 09h50

    Amo os cabelos escuros, e também uso a color touch. Essa e a Richesse são as melhores. Mas as vezes querendo mudar o visual faço umas luzes, daí detona o cabelo e eu volto pro castanho novamente. Bjos Cony

  39. Maira22/05/19 • 10h41

    Cony, estou usando já a uns meses a da Majirel, entre ela e a Color Touch, qual você acha melhor?
    Bjocas

    • Constanza23/05/19 • 16h33

      Gata, uso Color Touch!

      • Maira23/05/19 • 16h52

        Oh vergonha Cony… jurava que já tinha lido aqui um tempo atrás que você já usou a Majirel, por isso que perguntei…desculpa o mal entendido…sou lesada demais..rs
        Bjocas

        • Constanza23/05/19 • 18h06

          Provavelmente já usei sim! Já usei varias marcas, mas garrei amor na Color Touch então só posso indicar ela…

  40. Leticia22/05/19 • 10h44

    Adorei esse post Cony! Meu pai é japonês e meu cabelo é bem preto. Toda vez que vou cortar o cabelo a cabeleireira fala “nossa, seu cabelo é escuro né? não quer dar uma iluminada?”. Fiz umas mechas em casa quando eu era criança e ficou alaranjado, nunca mais descolori.

  41. Daniela Borghi22/05/19 • 12h13

    Amei o post kkkk me senti representada kkkk
    Tô igual vc, já clareei 2 x aff e me lasquei, além de ter ressecado muito, fiquei com aspecto estranho, parece q o tom de pele não combinava, fora o trabalhão que dava p manter cor e vários tratamentos pq ressecou horrores…
    Ranço de cabeleireiros que ficam com essa: ah não quer iluminar? Naooooo kkkk
    Resumindo me amo morena, acho mais prático e vc fica muito mais bonita c os cabelos escuros

  42. Silvia22/05/19 • 12h19

    Também já caí nessa de “iluminar” o cabelo e me arrependi. Agora mantenho as madeixas escuras (passo 5.0, castanho claro).

  43. Thais22/05/19 • 12h21

    Também não troco minha cor natural. O meu cabelo é castanho um pouco mais claro que o seu. Já fiz luzes há muitos anos e depois que parei nunca mais tive coragem de mudar a cor de novo. Já pensei muitas vezes em fazer alguma coisa, mas desisto. Vou deixar pra quando os brancos surgirem e eu não tiver mais como me manter longe das tintas!
    Se cabelo é lindo assim!

  44. Denis Fernandes22/05/19 • 12h39

    Amooooooo, meu cabelo escuro tbm… nas i assim, não como me vê de cabelos avermelhado…. parece suja, assim como ela disse….adorei o comentário… incrível!
    Disse tudo q eu gostaria de dizer…. sensacional!
    Grata pela matéria, bjuuuuu

  45. Clycia22/05/19 • 12h40

    Não gosto muito escuro em mim, pq acho pesado…mas cada um tem de usar o que gosta e acho chato qd cabeleireiro força a barra.

  46. Laura22/05/19 • 12h58

    #tamojuntas e shallow now kkkkk
    Sim meu cabelo, além de escuro, é muito fininho, não aguenta nada de química. Também já tentei ficar loira, e mesmo fazendo luzes nos melhores salões de beleza, me sentia com cara de zebra, suja, sei lá!
    Minha sorte é que apesar de ter 40, tenho poucos brancos, então pinto a cada 2 meses com tonalizante da Keune no salão de beleza mesmo.
    Morenice é lindo! Acho mais sofisticado, passa um ar de “inteligente”! hahahahaha
    Adoro!

    • Constanza23/05/19 • 16h28

      Menina acho chiquerrimo um cabelo escuro bem cuidado!

  47. Rose Tabaldi22/05/19 • 13h09

    Sim, o cabelo escuro tem seu valor, adoro o brilho dos cabelos morenos! Também acontece comigo, toda vez que vou num cabeleireiro, querem fazer a tal da “morena iluminada”. Não obrigada, sou uma morena assumida! E sabe que nem acho tão bonito esse iluminado que tanto querem fazer, gosto do meu cabelo como é mesmo!

  48. CIbele Porto22/05/19 • 13h26

    Cony,

    fiz californianas e usei meu cabelo colorido (cor de rosa) por um tempo (nao sei se vc lembra do tom rosado, quando nos conhecemos!). Apesar de amar os cachos cor de rosa, o cabelo estava mega danificado. Depois de anos (uns 5!) tentanto recuperar o cabelo, resolvi cortar.

    Agora ele esta todinho na cor natural e eu estou me amando! me achando linda, toda morena. hahahaah
    uper amei seu post. faz muito sentido e acredito que pode ajudar muitas morenas a se assumirem.

    Beijos

  49. Aline Brown22/05/19 • 13h27

    Ensina como pinta o cabelo em casa.

  50. Priscila22/05/19 • 13h39

    Também sou uma das poucos mulheres da face da terra que não usam cabelo com luzes ou loiro. Seguro o meu cabelão castanho com o maior orgulho! Acompanhei sua fase de cabelo mais iluminado e confesso que não achava verdadeiramente legal, mas parto do princípio de que se eu não posso elogiar, prefiro ficar calada, afinal, se a pessoa se gosta, a opinião alheia não importa! Rs! Você fica gatíssima assim: com esse cabelão lindo e natural!

    • Constanza23/05/19 • 16h27

      Parabéns pelo bom senso e educação! Por mais pessoas como vc!

  51. Camila Mendonça22/05/19 • 13h48

    Eu sou da turma das morenas. E estou aguardando o post falando sobre as cores que combinam com as morenas. Por que parece, que todas as cores só ficam bonitas nas loiras, igual ao rosa, verde bandeira e azul… já para as morenas, não consigo enxergar uma cor que realça.

    • Constanza23/05/19 • 16h27

      Menina do ceu, tem muuuuitas cores pra nos!

  52. Lola22/05/19 • 14h18

    Adoro seu cabelo!
    E também sou morena, cabelo beem escuro e pra completar, CACHEADO! Aí imagina o combo, se não perguntam se não quero iluminar o cabelo (o que é mais raro), perguntam QUANDO vou alisar.
    Odeio isso, sempre tive cabelo cacheado, nunca fiz nem uma chapinha pra um evento, festa nem nada do tipo e provavelmente nunca farei, meus cachos e cabelo escuro são parte da minha personalidade.
    Além disso, já inspirei amigas a fazerem a transição e agora estão aí desfilando os cachos e crespos também.
    Morena, cacheada e pleníssima!

  53. Jaqueline Couto22/05/19 • 14h43

    Eu me vi nessa sua descrição. Meu cabelo é castanho puxado pro ruivo escuro, sempre achei lindo o loiro, já tentei várias vezes, e sempre me arrependo. Pq sempre puxa pro laranja. Alguns meses atrás consegui finalmente um loiro bonito, mas mesmo com muitos cuidados ficou feio pq ressecou muito. A raiz cresceu e eu mal conseguia olhar no espelho, achava feio. Enfim desiste. Foi bom ter feito um loiro lindo,mas eu finalmente vi que não é pra mim. Pra recuperar tive que cortar. Depois que tonalizei pro meu tom. Me senti livre,agora decidi que não vou mais fazer. Tô me achando mais bonita morena que loira. Cheguei numa conclusão que é mais bonito um cabelo escuro saudável, com brilho,do que um loiro sem vida,sem brilho, raiz escura . Ñ aguento raiz escura. Obrigada.

    • Constanza23/05/19 • 16h26

      Exatamente!

  54. Ana Carolina22/05/19 • 15h27

    Lendo esse Post me deu até vontade de escrever para o “chora que eu te escuto”, para pedir umas dicas sobre cabelos, pois meu cabelo é bem escuro também, eu vivia de progressiva e escova, mas de uns 5 anos para cá resolvi deixa-lo sem alisar, assumi meus cachos, mas, como ele é bem escuro acho que fica muito pesado. Tentei iluminar e não curti…ai estou na eterna indecisão do que fazer!

  55. Bruna22/05/19 • 17h11

    Concordo plenamente Cony! Essa ideia de que todas tem que iluminar os cabelos tbm me incomoda bastante. Adorei seu posicionamento, acho muito feio essa padronização todas com cabelos iguais, independente se combina ton de pele, contraste da pessoa, etc. Adoreeeei, vou seguindo aqui na minha morenice! Beijos!

  56. Karen22/05/19 • 23h51

    Olha aí mais uma influência sua em minha vida. Já tive cabelo de todas as cores ….. do vermelho cereja aos luzes quase loiro, agora preeeeeeto!! Estava até pensando em da uma clareada. Mais quer saber… quero ser igual a todo mundo não. Rs

  57. Karen22/05/19 • 23h51

    Olha aí mais uma influência sua em minha vida. Já tive cabelo de todas as cores ….. do vermelho cereja aos luzes quase loiro, agora preto!! Estava até pensando em da uma clareada. Mais quer saber… quero ser igual a todo mundo não. Rs

    • Constanza23/05/19 • 16h24

      Issaeeeee

  58. Nely23/05/19 • 05h47

    Amei o post Cony
    Tenho a pele branca e cabelo preto natural e sinto muito dificuldade de combinar cores pq tenho alto contraste e quase sempre fico muito pálida. Acho bem chato os cabeleireiros insistir em clarear, sempre ficam insistindo já cai nessa lábia e só perdi dinheiro kkk amo meu cabelo escuro, brilhoso, volumoso e principalmente saudavel

  59. Priscila23/05/19 • 11h23

    Adorei o post, também sou do time das morenas! Cony parabéns por ser uma pessoa real nesse mar de influencers plastificadas, muito gente como a gente vc achar caro R$40 na bisnaga de tinta kkkkk

    • Constanza23/05/19 • 16h24

      hahahahaahahahahahahahaha

  60. Fernanda23/05/19 • 14h10

    Estou passando por isso desde que desisti de ser loira por motivos de (cansei de ter o cabelo ressecado). O meu não chega a ser escuro como o seu, é tipo um loiro escuro, e sempre tem alguém que chega pra opinar dizendo que “me prefere loira” RS. Estou numa fase buscando valorizar mais minha beleza natural, e comecei pelo cabelo! É bom demais ver meu cabelo sedoso e com brilho, coisa que não via há anos!
    Enfim Cony, seu cabelo é lindo!

  61. Luciana23/05/19 • 15h29

    Adriana Lima já deu uma enloirada uma época kkkkk

  62. Lívia23/05/19 • 17h00

    Cony, meu cabelo é naturalmente castanho médio, sou bem branca e tenho olhos cor de mel. Já fiz ombre hair varias vezes, até gostava mas estragava demais o cabelo! Aí comecei a deixar todo natural, inclusive fiz questão de deixar totalmente castanho no meu casamento pra usar coque (pavor de cabelo listrado). Atualmente voltei pro morena iluminada! Finalmente achei um salão que não deixou meu cabelo ressecado, estou gostando bastante mas também adoro ser morena!!
    Beijoss

  63. Maria23/05/19 • 17h16

    Cony, td bem?

    Meu cabelo é castanho escuro e eu tenho a pele morena. Mas agora iluminei meu cabelo pela quarta ou quinta vez e já estou cansada do meu cabelo, acho que nao combina. Minha irma me diz que eu não combino com cabelo preto por causa da minha pele morena.
    Mas agora ja decidi que vou fazer mechas invertidas pra voltar mais escuro, pois o meu cabelo atualmente tem umas três cores, preto na raiz e vai ficando laranja … O cabelo loiro definitivamente nao combina comigo.

    Obrigada pelo post, bjos!

  64. CAMILA23/05/19 • 22h34

    Time das morenas, sempre!
    Também tenho o cabelo bem escuro, já me aventurei a pintar, fazer o tal “morena iluminada”
    mas não deu certo. Na verdade fiquei foi apagada, perdi todo o brilho maravilhoso que só nós morenas
    temos nos cabelos. Morenas, resistam a tentação do iluminado!!

  65. Gabriella24/05/19 • 01h09

    Cony, sei que vc gosta de pintar o seu, mas queria muito ver algum post sobre mulheres grisalhas! Ainda não tenho cabelo branco, mas confesso que acho bonito e considero manter quando os meus chegarem, só não sei se seguro a barra! hehehe Sei que muita gente acha “desleixo”, (mas em homem é charmoso, né? hum), mas acho estiloso de verdade! Se alguma leitora tiver dica de grisalhas estilosas pra seguir, por favor me falem 🙂

    • Constanza24/05/19 • 11h11

      Já tem gata! Inclusive minha musa grisalha eh a Sarah Harris!

  66. CARLA BATISTA DE CARVALHO24/05/19 • 07h55

    Sou morena convicta, mas… Estou em processo de libertação do pretão… considerando a possibilidade de daqui uns anos ficar loira. Digo anos porque preciso esperar a tinta sair do cabelo, e isso só conseguirei na tesoura. Não gosto de meio termo, ou é cabelo preto ou é bem loira, por isso não quero ir iluminando aos poucos. O problema é que estou noiva e não pretendo me casar loira! Deus me livra! kkkkk… ó dúvida cruel.. E se não quero casar loira, muito menos quero me casar com cabelo desbotado.. kkkkk..

  67. Olívia24/05/19 • 08h08

    Tenho o cabelo castanho escuro, era todo virgem.
    Após a licença maternidade resolvi clarear meu cabelo, a cabeleireira conseguiu fazer um tom bem bonito, sem ressecar muito meu cabelo.
    Porém uma semana após eu me senti estranha, embora meu cabelo não tenha ficado laranja, nem nada, não me senti EU, parece que perdi a identidade.
    Estou pensando seriamente em tonalizar de castanho escuro para tirar essa cor atual.

  68. Tássia24/05/19 • 12h05

    Faz pouco mais de 1 ano que investi numa loirice maior. Antes tinha feito algumas mechas mais claras, mas não tão loiro. Reparei que atraio muito mais olhares masculinos sendo loira, quando morena tenho a impressão de que passo despercebida. Mas dá muito trabalho manter essa desgraça HAHAHA. No começo não ficou tão ressecado, mas ultimamente anda quebrando muito, mesmo eu hidratando, tendo cuidados diários. Eu me sinto muito bem com o tom que está hoje, mas como dá mais trabalho (leia-se aqui também custa caro manter!), pretendo voltar à cor original em breve. Uma das inspirações pra isso foi você. Meu cabelo é bem escuro, tenho muito cabelo também. E como não tenho brancos ainda, quando está na cor natural eu gasto zero reais com cabelo (pra pintar, no caso). Só cuido com shampoo, condicionador, óleo de pontas, hidratação em casa e tal.

    Mas fica aquele dilema de atrair menos olhares HAHAHA.

  69. Rafaela24/05/19 • 14h42

    Olá Cony… Meu cabelo natural é castanho médio, só que para cobrir os branquinhos comecei a pintar e infelizmente a tintura sempre acaba puxando para o avermelhado…. Já fui em vários cabeleireiros, caros e baratos e sempre peço para manter o tom castanho pq não gosto de avermelhado, mas não tem jeito, é só dar umas lavadas que o tom volta a aparecer… Alguém já passou por isso e tem alguma dica para manter no tom castanho?

  70. Laura24/05/19 • 17h05

    Amei o post. Também tenho cabelo escuro liso e longo e amo! Amo usar roupas pretas e brancas ( fico com medo de arriscar nas Cores). Fala mais por favor sobre morenas usando roupas pretas.

  71. Cintia Madeira29/05/19 • 10h16

    Parabéns pelo post Cony!!!
    Realmente é difícil hoje em dia resistir às tentações de luzes, ombre hair, iluminado.
    Na minha adolescência eu gostava dele tão escuro, que chegava a pintar de preto azulado rs. Mas agora fiquei alguns anos com o cabelo “iluminado”, até combinou com meu tom de pele, recebi muitos elogios, mas ele é muito fino e pra manter era difícil, ficava bem quebradiço e ressecado.
    Esse ano por fim resolvi voltar com meus cabelos escuros e estou adorando. Não volto mais para o loiro.
    Gostei da dica da tinta, irei experimentar.
    No salão vc tbm leva essa tinta ou lá ele usa outra marca?
    Beijos

  72. Li Camp02/06/19 • 10h14

    Me senti representada neste post, amo minha morenice… essa história de morena iluminada nao é pra mim. Fiz uma vez é me senti encardida, rsrs.

  73. JOANA SANTOS03/06/19 • 20h22

    Ótimo texto. Sempre nos faz sentir representadas!
    Nada como nos sentirmos lindas do jeito que somos, com cabelos lindos e esvoaçantes.

  74. Rachel04/08/19 • 13h30

    Olá Constanza! Tudo bem?

    Morri de rir de sua descrição sobre como se sente com outra cor de cabelo! Kkkkkk talvez me sentiria assim também se tentasse mudar!!!

    Adorei encontrar seu site! Tenho 42 anos, sou morena (cabelos negros com muito orgulho \0/), nunca quis ter outra cor e defenderei minha morenice até o fim!

    Acho uma tremenda idiotice de algumas pessoas dizerem para nós que temos madeixas escuras que “cabelo preto pesa ou envelhece”. O que envelhece é o preconceito por trás de tais palavras. Sinceramente não entendo a mania que alguns têm em dizerem que só é bonito cabelo claro, descolorido, cheio de luzes e que “todas” as outras mulheres têm que ser “Maria vai com as outras” e terem um cabelo sem referência. Igual a maioria.

    Cabelo escuro é um ícone. É elegante e muito sofisticado. Cabelo escuro não é para qualquer uma. Tem que ter muita classe e imprimi muita personalidade!!! Não temos que ter vergonha em assumirmos nossa cor ou nos deixarmos influenciar por quem tece tais comentários maldosos e preconceituosos. Cabelo escuro é poder. Nenhum outra cor no planeta ostenta um brilho tão lindo e poderoso!!!

    Sou morena, nasci morena, vou morrer morena! Somos muito lindas com nossos cabelos escuros, únicos e cheios de personalidade!!!!

    Super beijo e parabéns pela iniciativa!!!!

  75. Alice Bitencourt30/08/19 • 18h08

    Oi Constanza, descobri seu blog por acaso e acompanho sempree! Adoro” Me diz uma coisa, essa tinta que você usa cobre bem os fios brancos? Obrigada e um abração

  76. Gisele23/10/19 • 21h50

    Adorei o post, me rendi ao cabelo escuro depois de anos fazendo luzes e ficava encardida kkkk…tenho olhos grandes e pretos e pele branca to amando ser morena só elogios do meu marido!!

  77. marilda silva20/01/20 • 12h43

    sou morena e tenho mtos cabelos branco (raiz), pinto o cabelo todo mês tbm nao mudaria.

  78. Leda Gomes25/01/20 • 00h01

    Depois dos 40 anos, abandonei os cachos e saí do castanho para o loiro.
    Ontem, grisalhei.
    Resolvi fazer a transição para o natural.
    No salão, escureceram meu cabelo para deixar que os fios brancos e castanhos voltem.
    De loira para morena em um dia. Agora sinto que as roupas não combinam mais.
    Seu post vai me ajudar muito.
    Obrigada

  79. Taila31/03/20 • 13h30

    Eu Amei de mais seu post voltei a ser morena a pouco tempo e estou me sentindo muito mais bonita isso depois de ter feito um monte de loucuras tentando ficar loira ou castanha clara‍♀️ não adianta eu sempre acabo voltando para o castanho escuro
    Eu queria ver um post seu sobre cabelos curtos (picxie cut) e pretos beijus obrigada

  80. Vera Lúcia Ribeiro de Araújo Oliveira02/08/20 • 16h16

    Meu cabelo e castanho escuro me ajudem kkkk pinto de preto ou castanho médio ? Estou na maior dúvida começo a ficar branco a parte da frente

  81. Lis13/10/20 • 08h43

    Poxa, eu sou ruiva natural e meu sonho é ser morena. Eu acho que meus cabelos alaranjados me deixam com um ar desleixado sim, mesmo que sejam naturais, cabelo ruivo parece quase sempre ressecado, é estranho. Mas os cabelos pretos dão um ar de limpeza, de cuidado, de harmonia…
    Ai, Deus… Vim parar aqui porque queria me encorajar a pintar, mas vou precisar de muita manutenção.

  82. Isys12/02/24 • 08h16

    Também amo meus cabelos castanhos escuros!! Não mudo a cor de jeito nenhum kkkk acho um charme só e da um certo mistério, o que amo!

  83. Lourdes09/03/24 • 21h52

    Adorei seu post, pela primeira vez uma pessoa que me representa sobre os cabelos pretos, tudo que você falou eu vivo passando, as pessoas e profissionais querendo que eu clareie meu cabelo. Tenho 51 anos, já tentei clarear, mas amo meu cabelo pretinho, vou continuar pintando de 15 em 15 dias, EM CASA, para mim é uma economia, e fica bem bonita. Me senti sua amiga, pois, você leu minha personalidade. Viva os cabelos pretos naturais e ou tingidos! Um beijo no seu coração