08
Jul 2018
Mi casa, su casa – Já pra cama!
Bem Estar, Decoração, Mi Casa Su Casa

E a semana maravilhosa de festas foi coroada com um evento belíssimo de nossa patroa.

Cony, muita saúde, muita paz, muito sucesso e amor sem fim pra você, ontem, hoje e sempre!

Durante as últimas semanas teve muita cama e cabeceira em discussão e escolhas no ninho, então vamos falar desse lugar pra onde a gente sempre tem vontade de voltar?

Atualmente, 95% das pessoas tem as famosas “cama box” que são um colchãozão gigante, ou camadas de caixas com um colchão superior.

Não vou entrar no mérito do tipo de colchão… da firmeza, de molas disso ou daquilo. Isso é absolutamente pessoal e cada corpo tem suas necessidades e gostos.

Vamos aos tamanhos padrão:

Solteiro: 88 x 188

Solteiro King: 98 x 198

Viúvo: 128 x 188

Casal: 138 x 188

Queen: 158 x 198

King: 193-198 x 198-203

Garanto que aí do outro lado tem Fufu pensando: Solteiro King?

Esse colchão surgiu porque o tamanho comum de 88 x 188 já não comporta nossos adolescentes. Como os humanos têm crescido em média de altura, começa a ser desconfortável um ser de 175 de altura dormir em 188 de comprimento de colchão.

A tal da cama de viúva/o que vira e mexe alguém sugere geralmente é vendida somente por pedido e eu evito ao máximo usar pois ela não comporta 2 pessoas com conforto e a indústria têxtil não produz nada com essa medida específica. Então fica aquela cama com um lençol frouxo, parecendo meia velha, terrível. Prefiro colocar como uma cama de 138 que é conhecida como “casal normal”.

Essa “casal normal” é minha cama preferida para dormitórios de crianças, adolescentes e hóspedes. Ela fica bonita quando arrumada, cabe em todos os dormitórios do Brasil – mesmo os mais apertadinhos – serve para quando você precisa acomodar mais uma pessoa pra dormir e, caso sua cria esteja precisando de cuidados você pode colocar para dormir juntinho na cama, Deus te livre que precise porém, se precisar, você pode até passar a noite ali.

Se o seu imóvel é pequeno, a cama de 138 também é uma aposta acertada  para o dormitório do casal. Apesar de que eu sempre prefiro a Queen, com 158 x 198, acho que ela  permite maior conforto tanto para dormir, quanto para ficar acordado.

Já a King… que varia entre 193×198 até 198×203 é válida se você tem bastante espaço. E por espaço eu tô falando em proporção. Para isso vamos entender um pouco de espaços para a circulação:

Um espaço mínimo nas laterais da cama é de 60cm, sendo que o IDEAL é 80cm, entretanto na vida real a gente vê clientes optando por ter 50cm de cada lado, para poder ter a cama de 158cm de largura. Acho sofrido, mas também é perfeitamente aceitável.

Agora, voltando para as King Size se você vai ter uma cama com 2 metros de largura, não me faça passar vergonha e tenha PELO MENOS um metro livre dos lados. Se é para ostentar com uma cama generosa, que se tenha também espaço para correr com as teta solta em volta gritando: “Você não me pega u-hulll”.

Ah, mas eu pre-ci-so de uma cama bem grande porque meu filho dorme com a gente.

Não pessoa, o que você precisa é salvar essa criança de uma vida comandada pelos pais e fazer ela dormir no lugar dela e aprender a ser independente. E ainda aproveite para transar muito (e sempre) e salvar o casamento do banho maria.

Qualquer que seja o tamanho da cama que você escolher, ela deve ser adequada ao espaço. Nem demais, nem de menos. E um item importantíssimo para o sucesso ou desastre total do quarto é a cabeceira.

E aí nós temos que fazer uma pergunta muito importante: Vamos verticalizar ou horizontalizar o sentido dessa peça?

Se o quarto é estreito, eu sugiro horizontalizar, ou seja, fazer uma cabeceira mais baixa, e mais larga (loooonga), assim damos a impressão de um espaço maior:

Já, para um espaço mais baixo, demarcar linhas verticais ajuda na sensação de um teto mais distante:

Se já se o espaço tem medidas proporcionais e agradáveis, a cabeceira pode ser em qualquer um dos sentidos, ou até mesmo  uma combinação dos dois:

Algo que tem aparecido muito ultimamente, são as cabeceiras sobrepostas. Sim, uma na frente da outra:

Muitas vezes são painéis de madeira ou estofados recobrindo toda ou grande parte da parede, e junto a este revestimento, a cabeceira propriamente dita.

Como eu sei que bastante gente aproveita as dicas de medidas, vamos a mais algumas:

As camas estão subindo freneticamente, já falei aqui antes. Contudo medidas para uma cabeceira baixa – para fazer mais larga e horizontalizar o quarto – seria entre 35 e 55cm acima do seu colchão.

Para uma cabeceira alta, o mínimo é ela acabar a 140cm do chão, daí pra cima vai depender de quão alto é o pé direito do seu quarto.

Sobre materiais, a moda de hoje praticamente te obriga a ter uma cabeceira estofada. O único cuidado que eu peço que se tenha é pensar na manutenção do tecido, pois a cabeceira pega pó e gordura corporal constantemente. Eu ando amando as estofadas mais lisas, adornadas com tachas. Os cuidados para uma cabeceira rica são:

Tachas bem juntinhas;

Desenho bem definido;

Tecido encorpado;

Espessura entre 7 e 12cm:

Caso você esteja se perguntando o por quê:

Tecidos muito molinhos deformam nas costuras e criam rugas, taxas muito espaçadas dão impressão de economia porca, e a cabeceira finiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinha traz uma sentimento de falta de estrutura:

O que eu tenho gostado muito, é a combinação de um painel de madeira com uma cabeceira estofada na frente:

Aliás, meus parabéns para arquiteta Manoela Py (Não conheço, mas a foto veio com o crédito) por esse projeto onde ela resolveu o problema de ter ar condicionado na parede da cabeceira de uma forma magistral.

Evite sempre ar condicionado sobre a cama. Todos sabemos que eles entopem e cospem água e/ou gelo.

E você, em alguma preferência? Conta nos comentários.

#bença!

 

 

25 Comentários
  1. #1
    Flavinha
    09.07.2018 - 10:29

    Eu não gosto de cama box. Acho horrível pra limpar em baixo. A minha é uma cama turca, tem só a estrutura em baixo de madeira. A cabeceira é um painel de madeira atrás da cama.
    A minha é casal normal e a altura é *ideal* ¬¬ Nem muito alta, nem mto baixa.

    • #2
      Tio Lelo
      10.07.2018 - 09:59

      Flavinha meu amô! Eu tenho muito amor por camas “de verdade” a minha hoje é box, e como ela tem uns pezinhos altinhos consigo limpar ela tranquilamente.
      Beijo grande!

  2. #3
    Mariana
    09.07.2018 - 11:19

    Lelo sou fanzoca sua, adoro seu bom humor e gosto refinado. Quando te descobri li todos os ‘mi casa su casa’ em uma tarde e nunca mais deixei de acompanhar.
    Queria uma opiniãosobre o assunto de hoje, sou adepta de um estilo minimalista, moderninho e orgânico, que acha de uma cabeceira feita com cortiça colada à parede? Desenhar a cabeceira na cortiça seria muito cafona?
    Obrigada e uma bejoca

    • #4
      Tio Lelo
      10.07.2018 - 10:44

      Mariana meu bem, que delícia saber que você gosta desse nosso cantinho. Muito obrigado pelo carinho :*
      Eu gosto bastante de minimalismo, gosto da ideia do orgânico.
      A cabeceira de cortiça é uma coisa que a princípio me agrada bastante. O que eu te sugiro para ela ficar com carinha de rica é:
      Criar uma estrutura, de uns 7cm de espessura para que ela pareça uma estrutura firme.
      ou então, se você não quiser – ou não tiver espaço – para que o acabamento fique melhor eu apostaria numa moldurinha de acabamento. Pode ser uma comprada em vidraçarias (tipo de quadros) ou até de gesso ou pvc, como as boisseries.Aí, internamente você pode colar a cortiça direto na parede.
      https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRBRf1txh3malKb5j8L5j8-pLZr13AwKKRzDPf5jkQBYhcg-0JtrA

      Beijo grande!

  3. #5
    manu
    09.07.2018 - 11:38

    OLÁ LELO, GOSTARIA DE DICAS DE ONDE COMPRAR ABAJURES ONLINE PARA COLOCAR AO LADO DA MINHA LINDA CABECEIRA.

    GRATA

  4. #7
    Marise
    09.07.2018 - 11:45

    Lelo, estou a procura de uma cabeceira estofada com bom custo benefício. você tem alguma para indicar? Obrigada (sou sua fã, adoro as dicas, aprendo muito).

    • #8
      Tio Lelo
      10.07.2018 - 13:07

      Olá Marise,
      Eu que te agradeço por participar e por ler o fufu!
      Aqui na minha região tem sido vantajoso financeiramente mandar fazer as cabeceiras estofadas diretamente em estofarias (esses lugares que reformam sofás).
      Eles costumam ter uma gama de tecidos legal, e podem reproduzir o modelo que você quiser.
      Super beijo!

  5. #9
    Marcela
    09.07.2018 - 17:31

    Olha quem voltou! euuuu! ahahah
    Xará! Essa da cama “solteiro king” não conhecia até porque tamanho, ou melhor a falta dele, nunca foi problema pra mim..ahhahaha
    Um beijo gigante!

    • #10
      Tio Lelo
      10.07.2018 - 14:03

      Xará!
      Voltou CA-SA-DÍS-SI-MA… Aeeeeeeeeeeeee parabéns!
      Obrigado pelo carinho =*

  6. #11
    Solange Oliveira
    09.07.2018 - 19:17

    Excelenes idéias.

    • #12
      Tio Lelo
      10.07.2018 - 14:03

      Obrigado Solange =D

      Bêxo!

  7. #13
    10.07.2018 - 12:44

    Oi Lelo, adoro seus post, são fantásticos! Queria muito saber a tua opinião sobre como usar tapetes no quarto de casal, medidas, proporções, estilo! Beijão.

    • #14
      Tio Lelo
      10.07.2018 - 14:06

      Hey Aline!
      Turupom? Lá no comecinho da coluna eu expliquei como escolher tapetes para cada ambiente casa. tá aqui ó:

      Beijão, obrigado pelo carinho.

  8. #15
    Paula Giraldelle
    10.07.2018 - 20:21

    Não vou dizer que você arrasou porque né.. chover no molhado.

    Minha cama atualmente fica numa parede que tem um “dente”. Difícil de explicar, mas metade dela fica num nível, e metade noutro (de quem foi essa ideia?). Nesse caso, o que você sugere? Usar uma cabeceira normal, como se estivesse tudo bem? Beijo!

    • #16
      Tio Lelo
      13.07.2018 - 12:51

      Hey Paula, tudo lindo por aí? Como tá Carol? A gente fica stalkeando ela no Instagram, hahaha.
      Sobre o desnível na parede da cabeceira… é ao mesmo tempo simples e complicado. Se o imóvel é próprio, super vale a pena preencher esse desnível com uma paredinha de gesso e deixar tudo retinho.
      Caso opte por uma cabeceira estofada, você pode completar ela somente para cima da parte estofada com painéis de mdf mesmo, verticalizando as linhas.
      Caso seja um imóvel alugado – e o proprietário não aceitar ressarcir esse investimento – eu apostaria numa cabeceira pronta tipo essa: http://www.sierra.com.br/imagem_marca_dagua_sierra/index/produtoimagem/388/388/4118
      E aí, pra brincar com a profundidade um quadro na parte mais recuada pode funcionar bem, você pode disfarçar esse vazio com uma moldura mais espessa.
      Mega beijo para vocês!

  9. #17
    Irla
    10.07.2018 - 21:42

    Oi Lelooooo, seu lindo!!! Gostaria de saber se é pecado (por absoluta falta de espaço) encostar um lado da cama na parede

    • #18
      Tio Lelo
      11.07.2018 - 10:35

      Irla meu bem,
      Se for um quarto de Hóspedes por exemplo, que tem uso esporádico, ou de um solteiro/criança/adolescente, não teria problema não.
      Mas para dois humanos usarem todos os dias, vai virando um castigo, porque ou vc precisa ser a mulé elástica de Os Incríveis, ou vc tem que ser a Daiane do Santos e dar um duplo twist carpado por cima da pessoa que tá te bloqueando a passagem.
      Beijão!

  10. #19
    Letícia
    11.07.2018 - 14:26

    Tio Lelo, pelo amor de Deus! minha cama é debaixo da janela!!!! ela é box e só. Sonho com uma cabeceira como o da última foto…mas já fui em 3 decoradores e sem chance.O que você me sugere? Posso te enviar uma planta baixa?

    • #20
      Tio Lelo
      13.07.2018 - 13:20

      Olá Letícia,
      Deixa eu te contar uma coisa: Tá muito fácil! Contudo, há condicionantes:
      A sua cama (colchão no caso) não pode ser MUITO alto;
      O peitoril (espaço do chão até o começo da janela) tenha pelo menos 90c;
      E que voce tenha espaço para uma cabeceira de 17(mínimo) aos 24cm de espessura que seria o ideal ( no caso tem que sobrar 60 cm de passagem aos pés da cama.
      Se tudo isso der certo, você faz um painel de fora a fora, englobando as mesas de cabeceira, e afasta eles da parede criando uma “canaleta” para a ponta da cortina cair ali dentro 15cm é o ideal mas se você optar por uma cortina rolô ou Romana, pode diminuir para 8cm. aí na frente você coloca sua cabeceira estofada #bemlinda.

      Beijo!

  11. #21
    Iraci
    11.07.2018 - 18:46

    No apartamento que eu tava morando o proprietario teve a idéia maravilhosa de colocar uma cama super king num quarto relativamente pequeno.
    Um lado ficou encostado na parede, e o outro a coitada da porta mal consegue se abrir por falta de espaço. Jumento megalomaníaco é pouco pra ele!
    Como se já não bastasse a pessoa “da parede” ter que quase caminhar em cima da cama pra chegar na ponta e levantar, achei um exagero de cama! Ótima pra casais brigados, e olha que eu odeio outro ser humano respirando no meu cangote e encostando em mim durante a noite kkkkk

    Agora, grazadeus, vou decorar um ap do meu jeitinho ,partiu estudar todos os posts do MCSC!

    Beijo, Leloo!!

    • #22
      Tio Lelo
      13.07.2018 - 13:25

      Iraceeeee meu bem, sobre pessoas respirando na minha orelha: Também não consigo.
      Eu vejo seu bom gosto, e sua dedicação com as receitas lá no Instagram. Tenho certeza que quando você encarnar a decoratriz, vai ficar tudo ótimo.

      Mega beijo!

  12. #23
    Priscilla
    11.07.2018 - 18:58

    Arrasou Lelo

    • #24
      Tio Lelo
      13.07.2018 - 13:26

      Orbigado Priscilla!

      Beijão pra você!

  13. #25
    Paula Giraldelle
    17.07.2018 - 16:22

    Obrigada, você incrível como sempre! Carol tá ótima, eu é que to ansiosa pra terminar o quartinho dela, mas é aquela coisa, tudo no seu tempo, o importante é não parar rs. Beijo!

Comente