25
Feb 2018
Tem Jeito Decor 44, Living AND Dinning da Milena
Decoração, Mi Casa Su Casa

Olá Fufulândia!

Depois de uma semana intensa – teve até desapego meu na Live da patroa (@futilish no Instagram)  – Voltamos a programação com um #TJD!

A Milena me mandou esse email vários séculos atrás, e eu fui buscar no fundinho da caixa do meu email.

“Olá Lelo!

Me chamo Milena, tenho 30 anos e moro em São Luís/MA.
Sou leitora assídua do Futilish e adoro a sua coluna, bem como as da patroa fufu, apesar de quase nunca comentar (não me odeiem, pfv!).
Então, escrevo para pedir sua ajuda estética e decoraçãozística. Moro em um apartamento com a minha mãe e ela, mais até do que eu, tem andado bastante incomodada com a decoração da sala. Nós que bolamos a decoração atual, mas temos a achado bastante sem graça e meio démodé. Envio algumas fotos para você verificar o estado da paciente.
Estamos com a ideia de colocar um papel de parede com estampa de folhagens tropicais nas paredes da sala de jantar
(a parede com e sem espelho –  espelho este que, inclusive, não sabemos se queremos mais), uma cor um pouco mais forte que a atual nas paredes da sala de estar (ou um cinza classudo, não sei),
um tapete listrado na sala de estar (ou outra estampa bacana), cacarecos de decoração coloridos, mais pontos de luz, trocar a cortina… Enfim, muitas dúvidas e ideias, que não sabemos muito bem como coordenar sem que fique too much, sabe?!
Se você puder nos ajudar, ficaríamos bastante gratas!
Beijos,
Milena”
Miiiiiiiii, muito obrigado por mandar a planta! Ajuda muito a entender o fluxo das coisas. Aliás, que planta gostosa essa desse apartamento! Parabéns pra quem usou a cabeça e comprou um apartamento de… 73m2 de área privativa!  Vocês sabem o quanto eu acho desumano esses empreendimentos de menos de 50m2. Digo e repito: Não comprem! Se vocês não comprarem as construtoras vão ser obrigadas a trabalhar com um mínimo de dignidade para os humanos. Por sua atenção, obrigado.
Mas vamos ao que você quer saber. Renovar a sala. Eu sei que as folhagens tropicais estão aí… no Pinterest, nas propagandas, nas casas dos famosos, por toda aquela feira conhecida como Instagram… E você mora num local de praia… contudo… como será que é chegar em casa todo dia e levar uma surra de folhagem bem na sua cara?
Acredito que podemos incluir uma atmosfera mais orgânica e até tropical, sem usar muitas folhas.
Então segura essas cortinas e #vemkotio!
Alguns itens de vocês são ótimos e não vale a pena se desfazer deles. Alguns podem se transformar e outros serem incluídos.
No hall de entrada, incluí apenas um painel decorativo do lado da parede maior, em um revestimento amadeirado (freijó), trazendo aconchego A função dele é literalmente “preencher” esse espaço que é muito estreito, mas que é justamente a primeira impressão que se tem da sua casa.
Na parede que tem a porta da cozinha, coloquei um papel de parede com uma textura acolhedora, e um quadro de um abacaxi moderninho (vai aparecer mais pra frente).
Esse papel de parede vira e segue na sala de jantar, entretanto, para dar mais fluidez para as salas, eu indico substituir o tampo da mesa de retangular para redondo. Não tem medidas na sua planta, então eu fiz no olhômetro, mas acredito que uma mesa de 120cm diâmetro caiba tranquilamente e comporta de 4 a 5 pessoas confortavelmente.
Mantenha a base de mármore que já existe e no fundinho (ui!) vamos incluir um móvel com função de decoração e armazenagem. O quadro que hoje está sobre o sofá, eu migrei para a parede do jantar, pois os tons de vermelho, azul, verde e amarelo estão muito bonitos e vale muito a pena tê-lo na área social. As cadeiras podem ser estofadas com um tecido cinza mais moderno pois tem um desenho elegante e atemporal.
O móvel da TV está um pouco pesado, especialmente pelo nicho fechadão na parede. Eu sugiro que faça um painel para poder suspender a TV. Caso resolva começar do zero, eu faria um móvel com 50-55cm de altura e dentro dele deixaria dois pufes para aumentar os assentos disponíveis.
Mantive o sofá em marrom, que é uma tonalidade super amiga do cotidiano por tem a manutenção mais fácil de todo o espectro de cores e porque ele está bem bonito mesmo.
Inseri mesinhas laterais para apoio de controles, telefones, copos… e tudo e tal.
   
Devido o formato da sala é interessante e inesperado usar um tapete redondo, assim não sobra uma “ponta” no meio do caminho. Eu adorei desse que tem o desenho orgânico, inspirado em rosas.
Como você mesma sugeriu incluir pontos de luz, usei uns truques. Nenhuma das fotos me mostra o teto, então não sei se é gesso (o que facilita a inclusão de pontos ou laje) partindo do pressuposto de que a vida nunca é fácil, considerei que seja laje, e distribui pontos de luz sem ser no teto.
Naquele paredão infinito logo na chegada, além do painel amadeirado eu posicionei uma composição de espelhos (sugiro usar os que vocês já tem, apenas girando 90º e complementando acima e abaixo) e aproveitando uma tomada que tem aqui na foto, propus duas arandelas. Esses espelhos precisam estar centralizados com a cristaleira do outro lado, pois ele vai criar uma sensação de divisão entre o que é jantar e o que é estar.
Sobre o sofá, telas tropicais 😀 E todas as paredes, exceto as duas onde temos o papel de parede, eu pintei de Névoa da Manhã, um cinza lushuoso da Suvinil.
  
Do outro lado, você coloca uma fita de led dentro do nicho amadeirado da cristaleira, e um abajur sem modéstia no móvel da TV, além de um pendente sobre a mesa de jantar. Esses novos pontos de luz já vão permitir você criar diversas cenas diferentes no teu espaço.
E vocês Fufús? Deem aquelas dicas espertas pra gente!
E por hoje é só pessoal!

Sigam a patroa deusa no Instagram @futilish, ontem teve live de maquiagem, muito delícia.

E eu estou bastante ativo no SnapChat ultimamente, é @tiolelofoz.

#Bença!

14 Comentários
  1. #1
    Adriana
    25.02.2018 - 20:10

    Oi, Lelo, você ahasyane com suas dicas de de decoração, mas estou precisando mesmo é saber como foi a obra dos dois banheiros de sua casa. Passei por coisa semelhante há dois anos atrás e foi um quiproco pra mais de metro. Ansiosa pra saber. Beijos.

  2. #2
    Fran
    25.02.2018 - 21:44

    Lelo cono sempre arrasando no TJD e tudo mais!
    Uma duvida:
    Porcelanato imitando madeira, sera que fica bom subir meia parede em um corredor? E um papel de parede tipo linho na parte de cima ou so uma tinta basica cinza ou algum outro tom neutro…
    Casa com crianca e dose, eles batem, sujam, pintam e o que mais der na telha e a parede fica daquele jeito…

    • #3
      Thaís Braga
      28.02.2018 - 15:19

      Oi, Fran! Vc pode usar piso vinílico, também vai ser fácil manter, faz menos sujeira na hora da instalação e é mais facilmente removível caso vc mude de ideia um dia (e as crianças cresçam, rs). Pode ser um papel de parede vinílico também, assim dá pra colocar o mesmo na parede toda, sem ter que fazer meia parede de material diferente 😉
      Não sou profissional do ramo, são dicas de uma curiosa, rs. Espero que ajudem!

  3. #4
    Taiza
    25.02.2018 - 22:29

    Se tivesse como, eu mandaria abaixo essa dependência de empregada e ganharia um super espaço…

  4. #5
    Taiza
    25.02.2018 - 22:35

    Eu amo as suas análises, sempre leio! Acho uma perda de espaço absurda a dependência de empregada num apartamento deste tamanho, tiraria tudo com certeza e ganharia um super espaço para as salas. Até para a cozinha. Morei num apto deste tamanho, mas com planta diferente, e não acho nada prático esse quarto. Se não tiver parede estrutural, iria ao chão haha! Uma amiga fez isso no apto dela, integrou com lavanderia e cozinha e ficou gigante. Aquele Wc no canto da lavanderia eu tiraria também. Gente, são 3 banheiros num apto de 73 mestros, não sei como o povo consegue fazer isso. Quanto espaço perdido! Mas a parte dos quartos, cozinha e salas achei muito bem dividido, são espaços úteis e que serão bem usados. Será que to delirando muito?

  5. #6
    Jah
    26.02.2018 - 08:29

    Uau! Essa projeto ficou incrível, se fosse minha não mudaria nem um detalhe do proposto! Lelo, toda segunda de manhã entro aqui pra ver seu post pois sempre tem ideias bacanas.

  6. #7
    Iraci
    26.02.2018 - 14:52

    Quando vejo esses TJD cheios de desenhos feitos depois de muito trabalho no Sketchup (?) rezo pra que você seja muito abençoado e cheio de sucesso, porque olha, é muita boa vontade vindo de um ser humano.

    Adorei o projetinho! Se eu morasse aí e tivesse como, também derrubaria o quarto de empregada, pq nada me assusta mais que uma cozinha pequena.
    Mas o banheiro deixaria. No começo tinha nojinho de dividir banheiro até com o marido, magina com alguém que não conheço uahueha e as migues faxineiras merecem o direito de tomar um banhozinho depois de suar limpando nossos lares.

  7. #8
    Jéssica Diane
    26.02.2018 - 16:28

    Adorei o projeto! Vai ficar lindo… mas sobre comprar apartamento pequeno, não é por que a gente quer, né? É o que cabe no bolso mesmo rsrs

  8. #9
    carla
    26.02.2018 - 17:14

    Lelo, seu lindo, parabens pela competencia e boa vontade. Parece que estou vendo a planta do meu ap; muito igual hahaha. No meu eu fiz o seguinte: fechei a entrada do quarto da area de dependencia e abri na parede de dentro,em frente ao quarto 1, criando assim uma biblioteca. O WC eu eliminei as louças e fiz uma despensa com prateleiras. Amei a ideia da cristaleira junto a mesa de jantar. Vou copiar. Bjssss e mais sucesso p/vc.

  9. #10
    Milena
    26.02.2018 - 21:07

    Oi Lelo e leitoras! Obrigada pelas contribuições. Lelo, ainda não fizemos nenhuma mudança na sala, então a sua ajuda é super bem vinda. Minha mãe adorou o projeto e se reanimou para encarar uma reforma. Como algumas leitoras comentaram, estamos pensando na possibilidade de integrar o espaço da dependência de empregada, que hoje é usada como despensa, à cozinha. Mas aí é uma ooooutra reforma e acho que vai ficar pra depois mesmo.

  10. #11
    Jenifer
    26.02.2018 - 22:57

    “Parabéns pra quem usou a cabeça e comprou um apartamento de… 73m2 de área privativa!” Escolher um apartamento menor nem sempre é não usar a cabeça. Muitas vezes são as opções que cabem no nosso bolso. “Ah, então não comprem”. Também não é tão fácil assim. Desumano ter que pagar aluguel pois os imóveis são tão caros que se for para esperar a hora de comprar um maior você até desanima. Hoje em dia, para um casal, por exemplo, que trabalha fora e passa pouco tempo em casa, um apartamento de 50m² não é muito mais que viável.

  11. #12
    Jenifer
    26.02.2018 - 22:58

    “Parabéns pra quem usou a cabeça e comprou um apartamento de… 73m2 de área privativa!” Escolher um apartamento menor nem sempre é não usar a cabeça. Muitas vezes são as opções que cabem no nosso bolso. “Ah, então não comprem”. Também não é tão fácil assim. Desumano ter que pagar aluguel pois os imóveis são tão caros que se for para esperar a hora de comprar um maior você até desanima. Hoje em dia, para um casal, por exemplo, que trabalha fora e passa pouco tempo em casa, um apartamento de 50m² é muito viável.

  12. #13
    Thaís Braga
    28.02.2018 - 15:24

    Lelo, que projeto MARA! Parabéns por seu talento e dedicação! Sempre tiro otimas ideias daqui!

  13. #14
    Pam
    01.03.2018 - 17:19

    Amei!! Projeto lindo e já importei algumas ideias para renovar aqui em casa!

Comente