11
Sep 2017
Diário de Viagem – Atacama Dia 5, O Último!
Diario de Viagem, Dicas de Viagem

Ahhhh, finalmente parei para escrever a última parte da minha saga pelo Deserto do Atacama! Achei que aconteceria a mesma coisa que fiz na minha viagem a Machu Picchu… escrevi sobre todos os dias, mas chegou no último e eu bodeei e nunca falei sobre Marais (que foi o último passeio e achei chato). Mas cá estou eu para encerrar essa aventura e ainda falta um post, mas de dicas do que levar para essa viagem!

Bom, o último dia, nosso quinto dia no deserto, não seria completo. Tínhamos até por volta de 16h para fazer algo e depois ir para o aeroporto. O vôo de Calama para Santiago era às 21h, tínhamos que estar às 19 no aeroporto e como de San Pedro até Calama é cerca de 1:45h, saímos quase as 17h da cidade.

Nesse dia, acordamos cedo, já tínhamos feito o check out e esperamos o Sebas, da Araya Atacama, buscar a gente para um dos passeios mais indicados: Lagunas Altiplanicas e Piedras Rojas.

O passeio é longe, a primeira parada é a 160km de San Pedro, então tem que madrugar! E como madrugar no deserto é frio, tem que ir beeeeem agasalhada. Outra coisa, essas lagoas ficam na Cordilheira dos Andes, então tem neve (bom, quando fomos tinha, e bastante), tem altitude, tem vento e tem a Argentina a 40km de distância rs. Mas não iremos pra Argentina, vamos ficar no Chile mesmo.

O caminho é lindo, como sai um pouco do deserto, existe alguma vida animal… vimos raposas, vizcachas (tipo um coelhinho), uns bambis…

Prazer, Vizcacha!

Depois de umas 2 horas de viagem, eis a lagoa altiplanica. E a Argentina logo ali!

No look, várias camadas de roupa térmica, polaina de lã, gola de lã, luvas, mochila… Enquanto o Sebas preparava nosso café da manhã (sim, teríamos desayuno com essa vista!), aproveitamos para caminhar um pouco e dar uma meditada. Que vista!!!

O azul da água é maravilhoso, tinha neve e ventava um pouco! O nome da lagoa é Laguna Tuyajto!

E o Sebastian queridão, firme e forte no nosso café da manhã, que teve até ovos mexidos e baguetes francesas! O pão é de uma padaria de um francês que foi visitar San Pedro e acabou ficando por lá. Esqueci o nome do lugar, mas quem for, acho que é só perguntar pela padaria do francês. Peça a baguete com azeitonas de azapa… delícia!

Olha nossa mesa e olha nossa vista…

Pensa bem gente! Olha que paisagem!!!! Olha a experiência de tomar café da manhã num lugar desses!

Selfie time! Comprei essa gola na feirinha de San Pedro. 4 mil pesos, uns 20 reais! E dá para usar na cabeça também, tipo faixa. Achei cool rs.

Logo depois, fomos para Piedras Rojas… e taca-lhe neve no caminho!

O lugar é surreal. Mais um lugar surreal né??? Parece cenário de filme de ficção científica!

Imaginem o contraste das cores… o vermelho das pedras, o azul do céu e o branco da neve. Azul, vermelho e branco… OPA, AS CORES DA BANDEIRA DO CHILE. Arrasei rsrsrs. Sério, passeio super ultra obrigatório para quem vai ao deserto! Não é toda agência que faz, então tenham certeza de incluir Piedras Rojas na agenda ok??? É o cenário mais impressionante da vida!

Depois, voltar para San Pedro… e no caminho, fazer uma foto assim. Dá uma sensação de liberdade né?

Almoçamos em San Pedro e pela primeira vez em cinco dias pude ver a cidade durante o dia. Só tinha passado a noite na Calle Caracoles (a principal de San Pedro) e queria ver como era. Bom… é isso da foto. Apenas isso, bem roots!

Vários cachorros pela rua (San Perro de Atacama rs) e…

Sim, mais perritos por lá.

Assim foi nossa viagem, assim foi nosso último dia. Intenso, agitado, com muita coisa para ver e principalmente, SENTIR. O deserto se vive, se respira, é algo difícil de explicar. Vai muito além da visão. É interno.

Eu e Joana, minha parceirona nessa aventura!

Vou linkar aqui todos os posts que fiz dessa viagem, e o próximo será da mala ok? Gente, o Atacama é logo ali e é uma experiência única. Conheçam. E obrigada a Araya Atacama pelos lindos passeios dos últimos dias!

  • Atacama Dia 1 – LINK
  • Atacama Dia 2 – LINK
  • Atacama Dia 3 – LINK
  • Atacama Dia 4, Parte 1 – LINK
  • Atacama Dia 4, Parte 2 – LINK
  • Atacama Dia 5 – Este post rs
15 Comentários
  1. #1
    Felipe Santos
    11.09.2017 - 18:35

    Excelente lindas fotos muy buena descripcion de los lugares,buenos comentarios en resumen disfrute,como si yo estuviera alli.Gracias me tome libertad de compartir.
    Felipe

  2. #2
    12.09.2017 - 09:24

    Olá Cony,imagens lindíssimas,fotos bem focadas.Agora nos conte, que filtro vc usa?

    • #3
      Constanza
      12.09.2017 - 11:45

      Filtro solar ou filtro de foto?

  3. #4
    Débora
    12.09.2017 - 09:52

    Eu e meu filho Ítalo, de 16 anos, viajamos juntos para o Chile em julho passado, mas fizemos o roteiro Santiago, Vale Nevado, Valparaíso e Vina del Mar. Foi ótimo, adoramos frio. Pretendemos voltar para visitar o Atacama e suas dicas foram muito úteis.

  4. #5
    Thatiane
    12.09.2017 - 11:55

    Cony de Deus,
    Farei uma viagem, preciso de botas de trekking e estou contando com a sua colaboração no próximo post que precisa ser em breveeee rs

  5. #6
    12.09.2017 - 14:51

    Olá, e o post da mala ?¹ estou ansiosa, vou para o Atacama em Novembro quero muito saber como fez sua mala <3

    Obrigadaaa

  6. #7
    Luana
    12.09.2017 - 17:51

    Cony qué lugar!!!
    Como chama essa gola aí? Moro na España e aqui chamamos de braga de cuello. Kkkkk

    Tá se adaptando com a cor do cabelo ou sente saudades do pretao??

    Saludos!!!!!

  7. #8
    Flavia
    12.09.2017 - 18:25

    Conheça qual é a marca do tênis q vc esta usando? Vc vai fazer algum posto sobre o q levar na mala? Bjosssss

  8. #9
    13.09.2017 - 09:41

    Respondendo,filtro de foto, ou aplicativo, suas imagens ficam perfeitas, evidentemente os lugares ajudam, maaass, se não houver um recurso…não ficam tão nítidas, conta aí?

    • #10
      Constanza
      13.09.2017 - 11:12

      Ficam sim! O deserto e suas cores são lindos!

  9. #11
    Alessandra
    13.09.2017 - 11:43

    Se esse comichão e fogo no rabo que me deu vendo essas paisagens lindas não passarem, ano que vem irei vê-las bem de perto.
    Confesso que nunca me atraí por desertos e afins, mas o bom é que mudo de idéia bem rápido. Lá vou eu pesquisar…

    Eis que chega a sabatina…
    Sabe se tem algum período do ano que é melhor evitar? Acha perigoso ir sozinha? Mulher viajando sozinha sempre é complicado, infelizmente:( mas gostaria de saber se você faria essa viagem sozinha numa boa( me refiro a somente com a ajuda de guias)

    • #12
      Constanza
      13.09.2017 - 12:32

      Oie! Me falaram que é bom evitar o verão pois chove, acredita???? E alguns caminhos ficam interditados! é uma chuva tropical da bolivia acho… que vai pro chile e atrapalha um pouco os passeios. Iria sozinha sim! Todos os passeios são em grupos, então é bem tranquilo e como não tem nada pra fazer a noite em San Pedro, a gente só faz passeios o dia todo. Se joga!

  10. #13
    Barbara
    13.09.2017 - 17:54

    Cony, estou aqui em duvida do meu roteiro..tinha pensado no seguinte:

    Dia 01 (tarde): Laguna Cejar e Tebinquinche a tarde.
    Dia 02 (diante inteiro): Lagunas altiplanicas e salar do atacama (pedras rojas)
    Dia 03: (dia inteiro) Termas de puritana e Valle de la Luna e Valle de la Muerte (tarde)
    Dia 04: (dia inteiro) Salar de Tara

    Noite: Tour astronômico com a space

    Rola uma consultoria sobre se está muito apertado o meu roteiro ou se voce faria alguma mudança? rsrs beijos

    • #14
      Constanza
      13.09.2017 - 18:15

      Achei o dia 3 pesado! Os dois passeios são bem intensos…

  11. #15
    Gabriela
    13.09.2017 - 20:03

    Cony, adorei os posts sobre o Atacama! Estou indo em outubro e só aumentaram a ansiedade!!! Mas kd aquela listinha básica do que levar na mala? Bjos!

Comente