Lifestyle
Decoração, Mi Casa Su Casa
24 jul 2016, 41 comentários

Mi casa, su casa – Tá na hora, tá na hora!

play aí Fufúx!

Essa semana ( sexta dia 22/07/16 para ser mais exato) eu atendi lá na loja um casal que estava em dúvida se era hora de pensar nos móveis ou se está muito cedo.

Aí eu fiz a pergunta clássica que todo vendedô di móvis faz, ou que você já ouviu quando foi numa loja de mobiliário planejado:

       _ Em que ponto está a sua obra?

Fazia tempo que eu não digitava isso:  dois pontos, nova linha, parágrafo travessão.

O fato é que a obra deles, bem…

03

Não tem obra. Eles acabaram de contratar um arquiteto que SEQUER apresentou a eles um esboço do desenho da casa deles.

Sobre este casal eu tenho uma declaração: MELIÓRES PESSOUAS!

Quanto antes se compatibiliza projetos, melhor pro desenvolvimento da obra. Pode-se criar todos os projetos ( hidráulico, elétrico, estrutural, telefônico, tubulações de gás e esgoto, todas com uma facilidade e precisão incríveis.

Na verdade o que me motivou a escrever sobre isso é que os brasileiros não costumam contratar a consultoria de um profissional para – por exemplo – comprar um terreno. A posição do terreno influencia e muito, em todo o desenvolvimento de um projeto. então, que tal umas dicas?

Quando projetamos um imóvel estudamos a movimentação do sol, como ele se comporta em cada estação do ano e organizamos esse lugar conforme o uso (residencial ou corporativo) para conseguirmos o máximo de eficiência energética de cada cômodo. E para isso temos programas que nos mostram a trajetória do sol conforme cada cidade, algo como isso:

insolacao

Claro que conforme o costume de cada família as coisas podem se diferenciar um pouco, mas o fato é que podemos tirar muita vantagem com uma boa orientação de cômodos e até a influência da escolha do telhado está atrelada ao sol.

Sabe aquela cozinha escura? Aquele banheiro que mofa? Aquele quarto extremamente quente no verão? Metade do problema é culpa do desenvolvimento não estar pensado conforme o sol.

Alguns profissionais, geralmente os que não gostam de trabalhar com interiores, indicam que os cliente façam a casa toda, e somente depois saiam em busca dos móveis.  Por que? Porque aí eles fazem tudo de uma maneira standard e vão embora, sem pensar nos detalhes necessários para uma casa personalizada.

Quando a casa está finalizada, muitas vezes algo que era simples de modificar na obra acaba impossibilitando você ter uma cozinha muito mais funcional, ou até incrivelmente mais bonita. As vezes movimentar uma janela 10 centímetros, faz você ter espaço para uma despensa muito maior. Tubulações, tando as hidráulicas quanto as de gás, são terríveis de modificar depois de prontas e aí um banheiro que poderia ter um aproveitamento incrível, acaba tendo uma única gaveta pra armazenagem.

04

Então, pensemos no lugar onde você vai morar como uma gestação. É preciso preparação para que tudo saia o mais perfeito possível.

Falando de interiores, é muito mais fácil você compatibilizar o material do móvel com as opções de revestimento, pastilhas e tintas, pois o menor leque de opções é o do mobiliário.

02

E como eu exemplifiquei para esse casal, é interessante quando se vai comparar orçamentos, que se faça orçamentos do mesmo projeto. Orçar uma coisa em cada loja só vai deixar você perdida, pois um mesmo ambiente pera N diferentes opções. E como eu sempre digo, invariavelmente sua casa vai ter um pouco da cara do profissional que você contratou. Seja na distribuição dos móveis, nas cores ou na iluminação.

Então conheça não somente a “competência” do profissional, mas também o portfólio de trabalhos. Nestes materiais a gente sempre exibe o que agrada mais a nós mesmos. HAHAHAHA

Esse casal me disse que o profissional ofereceu “pré interiores” que seria apenas uma distribuição de móveis, sem seleção de acabamentos. É que eu chamo de layout de mobiliário.

Pra isso é legal você ter um mínimo de amizade com uma trena e um rolo de fita crepe, mas ó: a fita crepe mais vagabunda que você achar. Com estes dois apetrechos você mede e vai colando fita no chão, assim você terá uma ideia espacial do que está sendo oferecido e conseguirá até intuitivamente saber se cabe suas coisas ali dentro ou não.

Sobre construir, existe um ditado que diz que:

A primeira casa que você constrói, é pra vender pra um inimigo;

A segunda casa que você constrói, é pra vender pra um amigo;

A terceira casa que você constrói é a sua casa pra sempre.

 

Então, entenda que algumas vezes a sua falta de conhecimento implica em pequenas decepções, e que contratar alguém pra auxiliar diminui estes probleminhas.

Só não me contrate alguém que pensa em metros quadrados (alô engenheiros, eu amo vocês, mas não dá pra defender nessa hora)

Muitas pessoas também tem receio de que o profissional ser um gasto extra. A verdade é que com a compatibilização de projetos, com a supervisão e a conferência de quantidades o valor deste serviço diminui desperdício e os erros na obra, tornando-se um investimento em tempo e economia de materiais. E não confie em profissionais que dizem sim pra tudo que você quer. Tá? Alguma coisa de maluca você deve querer e isso inviabiliza algo mais.

Esse post hoje vai ficar curtinho, porque minha internet tá mais sofrida que o maiô da Pamela Anderson no Baywatch.

Por isso o bom drink de hoje será:

caipija

Caipirinha de maracujá para ficarmos todos loucos, porém calminhos.

Gostaria que vocês comentassem se já enfrentaram uma obra, se fizeram sem ajuda, se contrataram alguém… fala pra gente aí nos comentários da sua experiência.

05

Obrigado pelo carinho de sempre, e não esqueçam da patroa maravilhosa no Snap e no Instagram sempre como Futilish e esse véio chato que vos escreve, como Tiolelofoz.

assilelo

As fotos utilizadas nos posts são coletadas na internet, e só apareceram aqui porque eu gostei, então, parabéns pra você que fez. Respeito muito seu trabalho e os créditos são seus. Se te incomodar a divulgação aqui, mande um email e eu substituo. BêXos.

 

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
41 comentários em “Mi casa, su casa – Tá na hora, tá na hora!”
  1. Giovana24/07/16 • 19h51

    Oi Lelo! Adoro seus posts. Sou apaixonada por decoração, por isso venho sempre conferir seus posts no domingo. Parabéns pela coluna!!
    Olha, esse post sobre construir veio a calhar. Estou pensando em construir minha primeira casa, mas como se fosse a terceira…rs
    Então, suas dicas foram preciosas. Amei!

    • Tio Lelo31/07/16 • 20h25

      Hey Giovana,

      Pesquisando e contratando um bom profissional não é traumático.

      Obrigado por acompanhar a gente, BEIJO!

  2. Nana24/07/16 • 20h27

    Me vejo em cada detalhe desse assunto, pois estou passando justamente por isso agora. É a minha primeira construção, então, todos os perrengues que você possa pensar, eu passei. É uma construção só com o projeto do engenheiro, sem que ele acompanhe, e sem ajuda de arquiteto. O que me custou muitos erros de pedreiro, muito desperdício de material e muita dor de cabeça. Além de desvio de material. Um profissional me ajudaria e me sairia mais barato, mas a gente sempre pensa o contrário. Hoje eu sei. Um Abraço!

    • Tio Lelo31/07/16 • 20h27

      Nana meu bem, logo passa!

      Foca no bem, e na próxima… já sabemos!

      Beijo!

  3. Polaina24/07/16 • 22h05

    Eu não tenho condições emocionais para obra. Comprei um ape na planta e intervi o mínimo possível.
    Haja coração.

    • Tio Lelo31/07/16 • 20h27

      Poliana meu bem, evitar problemas não é vencê-los! hahahahah

      Beijo!

  4. Andrea24/07/16 • 22h07

    Tio, me mudei em janeiro pra uma cada nova.Essa eu comprei pronta mas quando fui mobilia-la (lógico que eu não quis nada da casa antiga), pedi ajuda profissional. A unica coisa que eu queria: dar destaque pra minha batedeira vermelha. A gente até gasta um pouco mais mas gasta uma vez só! Ficou tudo lindo!

    • Tio Lelo31/07/16 • 20h29

      Andrea meu bem, que bom que vc optou por um profissional =D

      E melhor ainda que deu tudo certo.

      Beijo grande, e muito obrigado por participar :*

  5. Magali25/07/16 • 00h10

    Lelo, seu lindo!!!
    Me mudei na quarta-feira, aliás, invadi a obra!
    Comprei um duplex sem acabamento algum (nem teto no segundo andar!), então eu só tinha as paredes que delimitavam o apê.
    Quis te contratar, lembra, mas você não tinha agenda (lágrimas). Resultado: a LOKA da arquiteta fez meu projeto usando como base a planta fornecida pela construtora, e detalhe (que só descobri ao perceber que teria uma coluna no meio da porta do meu quarto): a FOFA não conferiu as medidas no imóvel, ou seja todo o planejamento, inclusive dos armários, foi feito com as medidas ERRADAS!

    Pense numa mulher enlouquecida: EU!

    Catei uma trena e uma fita crepe e medi e delimitei eu mesma todos os cômodos.
    Nesse ponto, exigi um projeto corrigido, mas a CRIATURA não rendeu (não sei se nesse ponto por incompetência ou birra com a minha pessoa).

    Por fim, risquei a criatura da minha vida, contratei uma designer pra refazer o projeto de iluminação, e as coisas foram fluindo, sempre com aqueles contratempos de toda obra, e como você bem disse, a inexperiência nos traz umas decepções. Fiquei apenas com o engenheiro, que é uma graça, mas não tem aquele olhar de arquiteto, né…

    No final das contas estou amando!! (Com portas semi-instaladas; elas vieram na cor errada, então estou esperando as definitivas chegarem – faz parte!)

    A casa ficou do jeitinho que eu queria, e agora tenho um teto pra chamar de MEU!

    Faltando chegar alguns móveis (sofá platô e minhas AMADAS pantosh chegam amanhã – muito amorrrrr!!!), fazer minha cabeceira e colocar uns papéis de parede – acho que em um mês está tudo ajeitado!!

    Novela mesmo é fazer mudança com gatos! Tenho dois, e estão estranhando horrores…

    Enfim, no fim das contas deu tudo certo. Pena mesmo foi não ter tido sua ilustre pessoa me assessorando, mas sua coluna já me ajudou horrores!!!!

    Beijos!!!

    • Mari25/07/16 • 15h44

      Eu me mudei com ONZE gatos! Imagina a loucura! Na primeira bobeada a minha gata mais velha foi parar no telhado da vizinha… E ela era muito muito arisca, pra resgatá-la deu o que falar… Rs

    • Tio Lelo31/07/16 • 20h36

      Magali meu bem. eu sinto muito viu. Eu juro que eu queria ter te ajudado.
      Mas como vc sabe eu amo Brasília, sempre que posso estou por aí e quero te dar um abraço e tomar um café! Os gatos logo se acostumam, não se preocupe, o importante é que vocÊ tem seu lar.

      Beijo!

  6. Gabi S.25/07/16 • 08h34

    Meu sonho DA VIDA é construir minha casa!
    Estou em busca de um terreno que acomode meus sonhos e meu bolso! Hahaha
    Mas com calma tudo dá certo!

    Amo seus posts!
    Beijos!

    • Tio Lelo31/07/16 • 20h38

      Heiiii Gabi, vai dar certo! se vc tiver um “esboço” dos teus sonhos, ajuda na escolha do terreno.

      Beijo e boa sorte!

  7. Aninha25/07/16 • 09h29

    Tio Lelo, adoro todos os seus posts! Não tenho nenhuma formação no assunto, mas sou extremamente curiosa quanto à arquitetura, decoração,etc… desde pequena desenhava “plantas” das casas dos sonhos e mobiliava tudinho, colocava até os vasos e quadros, rs. Comprei uma casa na planta em 2012 e acabei fazendo tudo sozinha, desde o piso, a cor das paredes, revestimento, box, móveis, decoração….. Amei o processo e o resultado, vi que realmente dá um trabalhão e que a gente sempre gasta mais tempo e muito mais dinheiro do que previa. Adoraria ter contratado alguém, mas sempre imaginei que custaria muito caro e que na minha cidade (pequena) talvez não tivesse ninguém realmente especializado a um preço justo. No fim deu tudo certo! Logo vou querer dar uma repaginada na sala e vou mandar um pedido de socorro pra você. Abraço!

    • Tio Lelo31/07/16 • 20h58

      Oi Aninha!

      Que bom que tudo deu certo hein!
      Manda seu pedido pro email que a gente dá pitaco na sua sala sim.

      Beijão!

  8. Tais25/07/16 • 09h50

    Oi tio Lelo!
    SIM,já enfrentei uma obra (no caso, uma grande reforma morando dentro da casa em questã!)
    SIM, fizemos sem ajuda… e quase enlouquecemos.
    SIM, COM CERTEZA contrataremos alguém da próxima vez. E de preferência saio de casa e só volto quando tudo estiver concluído. Simplesmente foi o inferno na terra.

    • Tio Lelo31/07/16 • 21h02

      Tais, viver numa obra é para os fortes.
      Mas o importante é você ter ficado feliz.

      Beijo!

  9. Aline25/07/16 • 14h39

    A minha sogra está com obras no ap dela já vai fazer 2 anos. Já mudou de equipe trocentas vezes.
    Quando começou, pediu orçamento de uma arquiteta mas achou caro e não contratou… Antes tivesse contratado, aposto que a obra já tinha acabado e com muito menos dor de cabeça…
    Adoro seus posts!!
    Bjssssss

    • Tio Lelo31/07/16 • 21h04

      Aline meu bem, 2 anos dá pra construir uma mansão do zero, HAHAHAHA

      Mas já que é sogra, néam?

      O importante é você não cometer esse engano.

      Beijo!

  10. Ana Paula Alves25/07/16 • 14h59

    Lelo, muito bom ver um post assim!

    Sou arquiteta recém-formada, mas já trabalho há alguns anos na área e é muito triste ver a profissão sendo desvalorizada e desmerecida. Infelizmente muitas pessoas só dão valor ao nosso trabalho depois de passar por um belo perrengue na obra ou quando percebem aquela parede mofada, aquela área pra onde a água não corre pro ralo, coisas “pequenas” que atrapalham o cotidiano.

    O importante é achar um profissional bom e que se adeque ao seu perfil pra te guiar nessa confusão que é uma obra, por menor que seja.

    E, gente, arquiteto e engenheiro tem visões muuuuito divergentes em certos pontos (digo com propriedade, pois namoro um eng. civil hahah), cada um tem uma etapa na obra e devem trabalhar em parceria e não querendo se matar hahahha

    Beijos!

    • Tio Lelo31/07/16 • 21h11

      Ana Paula meu bem, certíssima tá vc já conquistando seu próprio engenheiro, HAHAHAHAH

      Boa sorte na carreira, e olha, muita gente vai deixar de te contratar por causa do valor, mas faz parte. depois eles voltam!

      Beijão

  11. Mariana25/07/16 • 15h35

    Mas, Lelo, não entendi qual o sentido de olhar móveis quando sequer há o esboço da área!
    Entendi que é bom olhar antes de começar a construir, para evitar os problemas que vc mencionou. Mas como olhar móveis sem nem saber onde vão ficar???

    • Tio Lelo31/07/16 • 21h15

      Mariana meu bem,
      Então, o fato é que eles estavam meio “perdidos” e eu acho que quando você se sente assim, o melhor é sair pesquisando mesmo.
      E a parte boa é que assim que eles esboçarem uma planta vão voltar e falar ko tio! E eu vou dar pitaco sem moderação.

      HAHAHAHAH

      Beijo!

  12. Giovana Virginio25/07/16 • 17h36

    Lelo, qual o profissional mais indicado pra ajudar na compra de um terreno e na disposição de móveis, iluminação etc, um arquiteto ou um designer de interiores? Esses dias estava pensando em terrenos e nunca tinha imaginado contratar alguém nessa fase.

    • Tio Lelo31/07/16 • 21h19

      Oi Giovana, o bom é você procurar um arquiteto, pois ele já poderá fazer uma triagem e te indicar se o teu terreno seria melhor voltado para o leste, ou norte, ou sul… tudo depende de como vc imagina a sua casa.
      Pra isso você pode negociar apenas esse estudo e já é bom vc chegar com uma listinha do que você quer na sua casa.
      tipo 2 suítes, uma cozinha que se integre com a churrasqueira, com uma área de lazer com piscina…

      Beijo!

  13. Alessandra25/07/16 • 19h13

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Não tem como não gargalhar

    A impressão que dá ao ler suas postagens, mesmo sem te conhecer,é que você é aquele tipo de pessoa que todo mundo cruza os dedos pra chegar logo na festa.

    Muito bom rir e aprender com você.

    A última obra que fiz no Brasil sem contratar ajuda ( só com o blá, blá, blá do pedreiro) foram 3 meses de atraso e R$4.678,00 de material comprado sem necessidade.
    A cereja do bolo foi meu marido dar grande parte do que foi comprado sem necessidade para o pedreiro que, além de mentir e nos enrolar, pressionava para a compra da lista que ele fez alegando que sem isso não teria como dar continuidade a obra.Que ódio!

    Imagine uma pessoa de 49 kg arrastando sacos de cimento de 50kg, vigas e afins. Imaginou? Essa foi a cena final. Eu levando de volta o saco de cimento que meu marido doou. Cheguei em cima do lance e o que ainda não estava no caminhonete dele, eu arrastei tudo de volta. Caixa de piso e tubos de pvc, mesma coisa.
    Nem conseguia carregar mas não ia dar pra ele.
    Doei pra vizinhos que eu mal conhecia, mas pra ele não!

    E porque? Porque? Porque? Burrice nossa de não ter contratado um profissional!

    • Tio Lelo31/07/16 • 21h23

      Alessandra meu amor, eu consigo imaginar viu.
      Desperdício e desvio de materiais são MUITO comuns e somente isso já geralmente custa mais do que o trabalho do profissional.
      Ou seja, no mínimo você economizaria 4 meses. AHHAHAHA

      Mas fica a experiência né? E sobre o material na camionete… eu teria feito o mesmo!

      BEijo grande!

  14. Tatiana25/07/16 • 20h06

    Ixe…esse assunto me interessa demais…comprei um terreno em um condomínio fechado e só estou esperando eles demarcarem o terreno para levar a arquiteta, quero construir assim que entregar…confesso que me assusta o fato de ser unanimidade as decepções que uma construção trás…#medo

    • Tio Lelo31/07/16 • 21h25

      Tati meu bem, não sofra por antecipação.
      Visite obras da profissional que vc escolheu e converse com antigos clientes.
      Lembre que a gente melhora, hahahaha! Então pequenos problemas que sejam relatados já não acontecem mais.

      Beijão

  15. Paula25/07/16 • 20h07

    Oi Lelo! Adoro os teus posts, você é incrível!!! Estou passando por um reforma (comprei apto bem antigo e quero deixar ele moderno, quem sabe você faz um post sobre isso hehehe) mas ela virou uma verdadeira obra mesmo. Só nunca imaginei o quanto isso significaria desgaste em tooodas as áreas da minha vida!!! Tenso viu! A única coisa na qual vou poder pagar um profissional será a cozinha planejada, mas acompanho tuas dicas aqui para ir me ajudando, continue nos dando estas dicas maravilhosas. Ah e está ficando uma lindeza, apesar dos pesares. bjs

    • Tio Lelo31/07/16 • 21h28

      Excelente ideia Paula!

      Apartamentos antigos são coisas lindas de Deus!
      Mas também escondem surpresas que muitas vezes só se descobre quando começamos a mexer.

      Manda sua planta da cozinha pro meu email, deixa eu dar uma olhada.

      Beijo!

  16. Marcela Dohara26/07/16 • 09h15

    Lelo do céu, eu não tenho maturidade emocional pra lidar com obra não: já chega a mini reforma que estamos fazendo (que na verdade de mini só orçamento mesmo porque derrubamos parede da cozinha e tudo)!
    Agora sabe, uma pena que já tínhamos contratado arquiteta porque se não, não tinha dúvidas de quem eu iria querer fechar o contrato!
    Poxa, sabe que a nossa profissional não conversou sobre essa questão do sol, da iluminação (que tanto aprendi por aqui contigo)? Isso sem falar em outras coisas… tenho aprendido muito contigo e te agradeço por ser tão didático e carinhoso pra nos ensinar! E claro, agradeço a Cony pelo espaço no nosso querido Fufu! Muito amor por vocês!
    Beijo!

    • Tio Lelo31/07/16 • 21h32

      Marcela minha xará, vc me deixa emo!

      Obrigado viu!
      Super beijo de coração =*

  17. Nathalia26/07/16 • 09h59

    Oi Lelo!
    Não tenho experiencia com obra em casa, mas comprei um apt na planta (previsao de entrega 2019, por enquanto só tem uma placa no terreno…). Neste caso quando seria melhor contratar um arquiteto? 1 ano antes? Mudei para a cidade atual há 2 anos e não tenho nem referencia de ninguém… Tem algum aspecto mais importante para escolher o arquiteto?
    HELP!!
    beijos

    • Tio Lelo31/07/16 • 21h37

      Oi Nathalia,

      Assim que a obra estiver com a estrutura pronta (colocando tijolos nas tuas paredes-m ou drywall), é legal você já ter uma planta de inteirores, especialmente banheiros e cozinha, as vezes mexer um pouquinho pro lado algum ponto faz uma enorme diferença.
      Caso você opte por móveis planejados, nessa hora que as paredes começam a existir eles podem fazer medidas bem próximas da realidade e fazer projetos realistas, porque as plantas de construtora nunca mostram as colunas direito.
      Pra selecionar um profissional fique de olho em lugares que você gosta, casas que vc visita, bares, restaurantes, lojas… procure alguém que faça o que vc gosta, aí o projeto flui com mais facilidade.

      Beijo!

  18. Amannda Ferreira26/07/16 • 16h25

    Estou terminando a minha obra no meu apartamento. Me mudo em Outubro e a parte do projeto de iluminação (gesso, luminárias), elétrica, pedreiro (colocar revestimentos, fazer base de alvenaria pra armários, fazer nicho) e pintor praticamente acabou. Fiquei muito tensa com tudo, principalmente pra tudo dar certo. Graças a Deus contratei uma arquiteta que me ajudou bastante, principalmente em questões de compra de material, não comprei nada sobrando. No mais, agora é esperar a instalação dos armários, semana q vem começa! Já estou com frio na barriga! Mas contratei uma empresa de móveis planjeados, não tenho paciência suficiente pra lidar com marceneiro.

    • Tio Lelo31/07/16 • 21h40

      Amanda sua linda!

      Tudo dando certo, agora eu vou te pedir uma coisa e se puder, me atenda.
      Espere para os móveis estarem prontos pra visitar a obra.
      Peça pra arquiteta verificar algumas vezes durante a montagem, e fique em casa tomando suco de maracujá.
      Durante a montagem a gente acha que tudo vai dar errado, mas geralmente é só impressão mesmo. Então não sofra sem necessidade, coloque sua arquiteta pra lidar com eventuais desarranjos.

      Beijão!

  19. Tatá26/07/16 • 23h57

    Eu estou nesse processo de compra de terreno, planta, construção… Ja fiz algumas plantas e troquei de arquiteta !! Agora chegamos numa planta que eu amei !!! Mas mesmo essa que eu amei, ja estou encontrando alguns probleminhas ! a planta perfeita acho que não existe ! Sempre vc ter de abrir mao de alguma coisa para ter outra… Estamos tentando acertar, mas é complicado !! Eu estou buscando ajuda de profissioanis, e vou comentar sobre a dificuldade de achar mao de obra qualificada e completa. Alguns arquitetos/engenheiros somente assinam o projeto e se precisar vão na construçao , se o pedreiro pedir !!! Não acompanham e não administram a obra. Alguns terceirizam ou não fazem 3D e a grande maioria não fazem projetos hidráulicos, elétricos, planificação da obra e não tem conhecimento de interiores. Com muita procura consegui uma arquiteta completa, faz todo projeto, administra a obra, tem curso voltado para interiores e ainda por cima é personal organizer ! Ou seja até para me mudar estarei a “amparada”. E vou te dizer ainda por cima com preço justo !! Estou ansiosa para começar…

    • Tio Lelo31/07/16 • 21h44

      Hey Tatá!

      Fico feliz que vc encontrou alguém!
      queremos saber da obra toda, mantenha a gente informado.

      Beijo!

  20. Leticia Almeida28/07/16 • 13h47

    Oi Lelo! Adoro os seus posts. Tem um ano e meio que estou morando na minha casa, construída do zero. Contei com o meu sogro, que é arquiteto, para a elaboração dos projetos. Ele soube traduzir para o projeto as nossas necessidades e a casa ficou sob medida, rs.
    Entretanto, para a construção tive apenas o apoio indirero dele, que mora em outro estado. Fizemos um contrato com um construtora para a parte estrutural da casa, para o restante (execução de parte elétrica, acabamentos, pintura, etc), fizemos a gestão por conta própria. Essa foi a parte mais difícil, definir os materiais que serão usados, contratar mão de obra, etc. Mas no final deu tudo certo! Acho que casa a gente constrói apenas uma vez na vida. Depois dos perrengues que passei jamais me aventuraria em outra empreitada, mesmo com acompanhamento profissional.
    Ah, agora falta fazer a área da churrasqueira, incluindo a cobertura. Posso mandar as fotos para o Tem jeito?

    • Tio Lelo31/07/16 • 21h47

      Hey Letícia,

      Manda o email!

      Fico feliz que vc ficou só um pouco cansada…. pode se aventurar mais menina… daqui a pouco as crianças crescem… e vem a vez de ajudar eles na construção.

      Beijo!