Lifestyle
Mi Casa Su Casa
20 mar 2016, 38 comentários

Mi casa, su casa – Carpete, ATCHIM!

vuvuzela

Fufuzelas! Vocês fizeram o maior barulho nos comentários do último post, hein!

Güenta essa tensão que eu já vou lá responder todo mundo.

Primeiro vamos desmistificar o carpet e livrar o pobre coitadinho de alguns estigmas.

Mas não vamos confundir os carpetes com as ” forrações” muito comuns nas décadas de 80 e 90, que eram um tipo de feltro que era colado no contra piso.

Então pega o suco de maracujá e #vemkotio !

E sim, eu vou começar pela besteira mais comum:

alergia

Carpetes modernos não “causam” alergias, o que resulta em crise alérgica é gente porca, relaxada e preguiçosa.

Carpet precisa ser limpo e esta é a grande diferença entre os pisos “duros” e o carpete. Quando a pessoa tem um piso que seja madeira, laminado, cerâmico ou porcelanato tem sempre uma manutenção, é uma vassourinha todo dia, um paninho cada dois dias, uma super limpeza por semana.  Caiu um cabelo já junta… e com o carpê, não.

Só porque a sujeira ” não aparece” você não está isenta de limpar. E veja bem, passar uma vassoura pra depois passar um pano é muito mais trabalho do que passar aspirador uma única vez. Mas atenção: Um aspirador razoável tem no mínimo 1500w de potência, e bom mesmo, é o de 1800w.

E sabe por que vcs não vão discutir? Porque quem já viajou de navio ou foi pra Europa, Estados Unidos ou já entrou num hotel de boa categoria no Brasil mesmo, conviveu com carpete e se duvidar, nem percebeu.

Quem tem alergia respiratória na verdade deveria optar pelo carpete modular (com base anti fungos/bactérias) e por um excelente aspirador. Atualmente esse produto está disponível com bases com tratamento anti ácaros e fungos, e ele funciona como um filtro: Ele mantém preso em suas fibras a maior parte da poeira, dos ácaros e da sujeira, que quando aspirados – uma vez ao dia – são retirados do imóvel. A facilidade do produto modular permite que ele seja lavado completamente e seco ao sol.

Como pode ser visto em estudos do Inmetro, o problema não é o carpete, é a manutenção errada – ou insuficiente – o causador da má qualidade do ar.

Empresas como Google, Bradesco, H.Stern, Facebook, Hotéis Slaviero, Atlantica, Accor, Hyatt, Hilton e Sheraton são exemplos de empresas que usam o carpete como piso padrão, no Brasil e worldwide.

bebe-com-calor

Carpet deixa o ambiente quente.

Antes de tudo…

calor

Calor é uma energia gerada pela troca de dois corpos. ou seja se tipo de revestimento não gera energia, logo não gera calor.

De fato o carpete tem propriedades térmicas então ele, por exemplo, mantém ambientes climatizados na temperatura do condicionamento térmico por mais tempo e retarda que isso se dissipe.

O preço já pode não ser tão alto. Diversos fabricantes disponibilizam vários produtos nas mais variadas faixas de preço. Na hora de escolher, opte pelos que não são colados ao chão, e que são modulares ( em pedaços ) e não o antigo carpet em mantas ( um rolão que vai sendo cortado) .

02.-colocação-da-manta

Já estou ouvindo as mentes de vocês: Mas tio, porque não em manta?

Elementar minha querida Fufu, quando ele já vem em módulos, a substituição e manutenção, é muito mais fácil. Geralmente as peças tem 50×50 ou 25×100 (centímetros).

carpete-tapete-modular

Tio, você falou que o carpete que não é colado? 

Exatamente! Eu também fiquei intrigado. Mas é assim, a aplicação pode ser sobre qualquer piso, desde que não tenha umidade, e existe um adesivo, tipo aqueles pra parar de fumar, que colam um pedaço do carpete no outro, até transformá-lo em um grande tapetão.

4615

Porque isso é legal? Porque o dia que rolar uma final do brasileirão e teu homi derrubar cerveja no carpete, você pega ele pela orelha faz ele tirar a placa do piso e lavar no tanque.

121907272

Isso também serve pro filho com a massinha de modelar e pra você leitora destrambelhada, que derrubou o suco detox enquanto lia o Futilish. Sim! É possível retirar a peça, lavar, secar ao sol e devolver pro lugar dela. #todasama

Esse piso também é um excelente produto pra quem tem dificuldades de locomoção, como cadeirantes quem usa muletas os bengalas e, de forma geral a “tração” dele é melhor para as pessoas já com mais idade, pois é praticamente impossível de escorregar num carpete, e sabemos que quem está com idade avançada deve evitar fazer check-in no chão e bater os ossinhos.

Ainda falando das vantagens, sim, o carpet é maravilhoso para a acústica, então é praticamente lei em salas de cinema, e eu indico sem restrições para o seu Home Theatre de casa.

Mas onde mais podemos usar na nossa casa o carpet? Virtualmente, pode usar em tudo, menos no box. Mas antes de você sair acarpetando até o teto, vou dar uma dica racional para onde usar o carpet em Terra Brasillis:

6bd23ab9c1b894cb3b5041bfe23221bc

No quarto: assim, como se fosse um tapete mesmo, facilita muito a limpeza pois você pode montar ele ao redor da cama, não tendo que arrastar nada pra puxar um objeto gigante e pesado.

academia

Na academia, como eu disse anteriormente, é um piso super difícil de escorregar. Na área de alongamento e de puxar ferro super funciona =D

adega

Com suas propriedades de isolamento térmico, ajuda a manter a adega na temperatura certa.

closet

No closet, pra você bailar com os titis soltos só de roupão enquanto escolhe o #OOTD.

Para não pegar resfriado e nem cair porque não se secou direito.

Olha esse carpet de onça Cony, esse closet é de onça rica ou muito rica?

sala

Na sala, delimitando espaços de uma forma inovadora e com todas as vantagens que lemos hoje!

Agora, pra quem chegou aqui procurando tapete pra empresas, tem mais um truque!

A marca que eu represento aqui na região, Interface, tem o ” Entry Level” que é um produto que ” escova” o sapato de quem entra pois tem uns fios de polímeros mais espessos, então 70% da sujeira fica presa ali.

entrylevel

Aí você pergunta porque os designers andam loucos com esse tipo de piso…

Bom, imagens valem mais do que palavras:

coleoovertheedge3

screenshot-2014-05-27-11-20-20

screenshot-2014-05-27-11-20-26

screenshot-2014-05-27-11-23-52 (1)

Virão(caguei) Viram como se pode alcançar uma infinidade de efeitos?

Aliás, as propriedades anti ruídos do carpet deveriam ser lei em hotéis viu. Ao menos nos corredores.

Acho que eu falei, globalmente, dos prós do piso. Infelizmente o Brasil tem pouca demanda e os modulados, geralmente são vendidos em múltiplos de 5 m2. Mas eu tenho fé que os brasileiros aprendam a limpar esse piso e em breve possamos comprar peças unitárias, variadas e criar coisas lindas.

Se tiver alguma dúvida, sugestão, reclamação ou amor pra semear, deixe nos comentários.

Não deixem de seguir a diva linda que é minha patroa no Instagram e no Snapchat, a @futilish. E eu, esse gordinho reclamão, @Tiolelofoz.

Beijo pra Josiane, que já tinha pedido nos comentários, e me mandou um email bem na hora que eu tava decidindo o tema de hoje…

Esse é pra vc =*

 

assilelo-1

As fotos utilizadas nos posts são coletadas na internet, e só apareceram aqui porque eu gostei, então, parabéns pra você que fez. Respeito muito seu trabalho e os créditos são seus. Se te incomodar a divulgação aqui, mande um email e eu substituo. BêXos.

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
38 comentários em “Mi casa, su casa – Carpete, ATCHIM!”
  1. Aline Fernanda20/03/16 • 18h55

    Olá!!!
    Arrasou como sempre!
    Adorei o “se tiver amor para semear”!
    Bj

    • Tio Lelo29/03/16 • 12h42

      Obrigado pelo carinho minha companheira de SnapChat!

      Super beijo Aline =*

  2. Josiane20/03/16 • 19h05

    Aaahh… Lelo, amei o post! Estou fazendo o projeto da minha casa e estava na dúvida sobre o carpete. Agora vejo será a escolha certa. Obrigada!!!

    • Tio Lelo29/03/16 • 12h46

      Olá Josiane!

      É uma excelente escolha. Mas procure os modulares, e com base anti alérgica. É o que os tornam opções valiosas comparando aos outros pisos.

      Beijão!

  3. Marta Bosse Foscarini20/03/16 • 20h33

    Nossaaaaaa vi esse carpete num programa de reforma gringo.
    Quero djá!!!!!
    Tio Lelo tem como comprar nas Minas Gerais, em Juiz de Fora???

    • Tio Lelo29/03/16 • 12h49

      Oi Marta meu bem!

      Tem representante em Minas sim, e muito provavelmente em JF.
      Geralmente quem trabalha com carpet aqui em terras tupinikins, é quem trabalha com mercado corporativo. NEsse link: http://www.interface.com/LA/pt-BR/contactus?URL=http%3A%2F%2Fwww.interface.com%2FLA%2Fpt-BR%2Fabout%2Flocations vocÊ pode pedir informações da revenda mais próxima de você. Ou pelo telefone (11) 2196 0900 .

      Já te aviso que as perdas são muito pequenas nesse produto, e que a venda é sempre em múltiplos de 5m2, que é o que vem em cada caixa.

      Beijo, obrigado por ler a gente!

  4. Mariana20/03/16 • 21h27

    Estou pensando em substituir meu tapete da sala por um desses. por motivos de: filha. Ficar lavando o tapete todo quando cai suco de maracujá/massinha/geleca já perdeu a graça. Vi na TV eles fazerem isso em uma casa. Você acha que dá certo? Será que a borda vai ficar esquisita? e, mais importante: qual a faixa de preço desse tipo de carpet?

    • Tio Lelo29/03/16 • 13h07

      Mariana mamãe certeira!

      MELIÓR ideia substituir um tapetão por carpete modular. Aqui tem uma foto do carpet que eu tenho na sala de casa: https://www.instagram.com/p/pWyYtmwvF3/ … e aqui aparece bem de pertinho a borda de um “pedaço” que eu uso como pad mouse : https://www.instagram.com/p/rKn7ltQvEj/ Os carpetes são beeeeem baixinhos, entre 4 e 8mm de altura geralmente, mas tem uns que chegam até a 10mm. Os carpetes que eu vendo, são da Interface e tem base anti fungos, o preço varia conforme as regiões, por conta de impostos estaduais. Também varia muito conforme a coleção, são mais de 400 disponíveis… para vc ter uma média provavelmente encontrará por R$ 1.400,00 reais a caixa que faz um carpet de 5 metros quadrados algo como 2,00 x 2,50 por exemplo . Tem 15 anos de garantia…

      Beijão, obrigado por participar.

  5. Lu21/03/16 • 01h29

    Tio Lelo, seus posts são show mas preciso alertá-lo sobre as opiniões dos melhores alergologistas e imunologistas de SP. Sou casada com um alérgico e te digo, o que as empresas fabricantes de carpetes prometem não condizem com o que os melhores médicos da área recomendam para seus pacientes. Quanto aos bons hotéis eles tem quartos para alérgicos e são sem carpete. Alergia é coisa muito séria, meu marido quase veio a óbito por complicações decorrentes de umá crise que teve quando estava em um hotel renomadíssimo a trabalho (e que tinha carpete). Aspirador nenhum vai conseguir aspirar fungos das entranhas da tela da base do carpete, ainda que potente, o ideal seria lavá-lo e colocar no sol semanalmente mas isso soa insano. A recomendação de não usar carpete por quem entende do assunto e estudou para isso se sobrepõe ao que as empresas que querem vender alegam. Eu sei a tristeza que é ver uma pessoa ter uma crise alérgica seríssima e os médicos dizerem que não há mais nada o que fazer pois o paciente parou de responder ao tratamento. Carpetes juntam fungos sim mesmo que limpos diariamente. Desculpe por dar minha opinião contrária, mas fica o alerta que alergia é coisa séria e nesse caso é melhor ouvir um especialista da área de saúde.

    • Tio Lelo29/03/16 • 13h23

      Oi Lu!

      Eu entendo – e concordo – que médicos devem ser consultados. Porém, o que eu acho que faltou na minha afirmação é que a aquisição do carpet deve ser feita com a base anti fungos/bactérias e não qualquer carpete.
      Eu já pedi para o supervisor da interface me mandar os materiais todos que comprovam cientificamente que o ar de um ambiente com um carpet, com a manutenção correta, é mais limpo que o de ambientes com piso “duro”. A proibição de tapetes, cortinas é simplesmente a maneira mais fácil de evitar problemas então é isso que os médicos fazem. Você sabe porque proíbem o uso de telefones móveis em aeronaves? Porque um dia, talvez, poderá surgir um equipamento que afete o funcionamento da aeronave. Ainda não existe, mas como é impossível testar tudo que é lançado rapidamente, simplesmente se proíbe, pra evitar a fadiga, como diria o Jaiminho.
      Qualquer pessoa, alérgica ou não – que possa deitar em um colchão, que é sabidamente a coisa mais imunda de uma casa, pode ter um carpet de boa qualidade, com base com tratamento intersept e pode ter uma cortina com tecido anti estático. E acredite, lavar um carpet modular semanalmente não seria difícil, lembre que ele é feito de pedacinhos. Se você quiser eu te mando uma placa pra você ver como é =D. Obrigado por participar, beijão!

  6. Kaa21/03/16 • 09h12

    “evitar fazer check in no chão” hahahahah

    NOSSA LELOOO! Só você pra me fazer ir do ódio ao amor por algo! kkk
    #impressionada
    Não sabia que existia carpete em pedaços que grudam e desgrudam do chão! MARAVILHA!!! Isso é melhor pra manutenção do que um tapetão, certo?! Mas e na sala de jantar com o arrastar frenético das cadeiras… eles não criam “orelhas”??
    Coisa de gênio esse Entry Level para o Hall, hein?!! #preciso

  7. Flavinha21/03/16 • 09h43

    Quando vejo carpete lembro do apto da minha vó que tinha um carpete bege, ai um dia mandaram trocar e em baixo tinha tipo camadas de poeira, como se fosse um novo forro.
    E não, ninguém passava aspirador todo dia, só lembro dela passando a Feiticeira (vassourinha magica) que ficava atras da porta hahaahah – good old days.
    Ai quando trocaram lembro que colocaram um verde esmeralda – motherofgod.
    Mas me interessei pelo fato deles serem modulados hoje em dia que da pra tirar o pedaço que sujou…

    • Tio Lelo29/03/16 • 13h35

      Olá Flavinha!

      Me sinto em casa com vocês que comentam sempre! Obrigado, obrigado e obrigado por ler e participar, do funco do meu coração peludo!
      Realmente, os carpetes novos não ficam com essa “crosta” por baixo, e podem ser lavados quando quiser. É ótimo pra quem tem crianças. Eu tenho um cliente que tem uma área de churrasqueira toda em porcelanato – aqui em Foz é o que mais se usa. Porém no inverno, era muito frio, então ele comprou carpet modular e no inverno ele cobre a área quase que totalmente, e fica aconchegante, dá pra colocar o pé no chão com a climatização ligada numa opção antes da “vulcânica” pois o carpet mantém o ar quentinho mais facilmente.

      Beijão!

  8. Poliana21/03/16 • 11h31

    Adorei o post. E concordo com você: em corredor de hotel deveria ser de lei ter um bom carpete.
    E… De hotéis e viagens eu entendo. Riso.
    Abraços.

    • Tio Lelo29/03/16 • 14h47

      Hey Poliana!
      Você também tá sempre por aqui divulgando amor =D
      Muito obrigado!
      O pessoal “troca” o carpet dos corredores por vinílico com manta acústica, mas eles esquecem que a manta acústica diminui o som para o pavimento debaixo mas não acaba com o barulho das rodinhas pros quartos ao redor do corredor.

      Beijão!

  9. Isabela21/03/16 • 13h47

    TIO DO CÉU! Quero A GO RA trocar o piso laminado da minha casa por carpete hahahah… Um bem chique, com uma estampa de arabescos… Aiai. Sonha, pobre! kkkk

    • Tio Lelo29/03/16 • 14h55

      Oi Isabela,

      Não acho que seja necessário trocar tudo… comece com um carpet no escritório ou no quarto… veja como vc se sente =D

      Beijão, obrigado por participar!

  10. Aline21/03/16 • 14h26

    “Quem tem alergia respiratória na verdade deveria optar pelo carpete e por um excelente aspirador”
    Tá doidinha né? Ou não conhece alguém com alergia.
    Carpete mesmo que limpo todos os dias com o melhor aspirador com filtro hepa, é um veneno para os alérgicos. Assim como cortinas, e muitas coisas que acumulam pó.

    • Tio Lelo29/03/16 • 15h34

      Oi Aline,
      Como eu falei nos comentários acima, faltou especificar que teria que ser o carpet com a base anti fungos/bactérias.
      Assim, qualquer humano com condições de deitar num colchão – que é a coisa mais inunda de uma casa, pode tranquilamente ter carpete, assim como também pode ter cortinas com tratamento anti estático. Obviamente, com a manutenção adequada.

      Obrigado por participar, beijo!

  11. Bruna21/03/16 • 17h05

    As composições ficaram lindas mas como toda sofredora de rinite, jamais teria um carpete. Assim como a Lu disse nos comentários, acho importante consultar a opinião e um alergista sobre isso! Os novos modelos prometem milagres mas eu realmente não confiaria minha saúde nisso.

    • Tio Lelo29/03/16 • 15h51

      Oi Bruna =D

      Então como eu comentei para a Lu, faltou eu frisar que os carpetes ao qual eu me refiro são os com base anti fungos e bactérias, que tem 15 anos de garantia e que você pode- inclusive – lavar, pois eles se “desmontam” que é a grande vantagem dos produtos modulares. Na Europa e nos estados unidos por exemplo, é muito comum que as áreas de corredores, esperas e consultórios em clínicas sejam acarpetados. O Brasil, em sua deficiência de bons produtos faz com que simplesmente se proíba uso de tapetes e cortinas mas a verdade é que atualmente existem produtos que podem ser empregados nas casas de pessoas com alergias. Se você pode deitar em um colchão, você pode ter cortinas anti estáticas e carpetes com bases com tratamento intersept.

      Obrigado por participar =D

  12. Fernanda21/03/16 • 18h07

    Gente, é virAM, não virÃO!!!

    • Tio Lelo29/03/16 • 15h56

      Fer meu bem!

      Ezatamentcheee, obrigado, já arrumei!

      Beijo!

  13. Fernanda21/03/16 • 22h05

    “Titis soltos” kkkkkkk ri demais Lelo…

    • Tio Lelo30/03/16 • 12h14

      Fernandinha, trabalhamos com a tendências free-titis!

      Hehehehe

      Beijo!

  14. Mara22/03/16 • 10h36

    Oi Lelo, eu gosto de carpete nos hotéis e prédios comerciais, deixam tudo mais aconchegante. Mas não gosto nas casas brasileiras.

    Gringos usam muito carpet sim, mas é preciso lembrar que nossas casas são um tanto diferente das deles. Casas americanas e européias em geral tem pisos de madeira por baixo do carpete, o que ajuda na circulação do ar. Eles tem calefação, que fica ligada uma boa parte do ano e isso dá uma ressecada no ar, evitando fungos. Os carpetes podem até ser lavados pois secam em poucas horas nessas condições.

    Nós brasileiros costumamos fazer lajes de concreto e instalamos o carpete sobre um piso frio. Assim o pó “gruda” embaixo do carpete, já que o concreto não permite boa circulação do ar e acaba retendo a umidade por mais tempo. E essa combinação de sujeira + umidade é perfeita para fungos e um veneno para alérgicos.

    A sujeira a gente resolve com aspirador, mas e a umidade? Não adianta culpar só o clima né? Nossas casas são de material frio e sistemas de ar são caros ficando restritos a ambientes comerciais e residências de luxo. Mesmo com opções tão lindas como essas do post acho que carpete não foi feito para nossas casas brasileiras 🙁

    • Tio Lelo30/03/16 • 12h19

      Mara sua linda, estou enamorado da sua perfeita argumentação e eu concordo em número, gênero e grau.
      Também defendi o uso com parcimônia no post, e acredito que o fato de eu indicar os carpetes modulares, que não são fixos no chão, fogem do problema da umidade, pois eles podem ser lavados no tanque, e secos em qualquer local assim como as roupas.
      Para quem tem alguma sensibilidade deve optar pelos produtos com base anti fungos/bactérias.
      Beijo, obrigado pela participação.

  15. Katia22/03/16 • 16h08

    Adoro os posts do futilish, inclusive os de decoração, mas desculpe, eu como alérgica não poderia deixar de comentar!!! Adoraria ter pelo menos um tapete em casa, fico nas lojas namorando e meu marido me tira de perto, dizendo que sou louca!! Mesmo que fosse possível lavar, eu nunca conseguiria viver em uma casa com carpete, em toda consulta de crise o médico diz a mesma coisa: nada de cortinas, tapetes e afins!!! bjs.

    • Tio Lelo30/03/16 • 13h05

      Katia meu amô!

      Avisa teu homi que tem carpet com base anti fungos e bactérias. e avisa teu médico que tem cortina anti estática, que a poeira não gruda com facilidade.
      Se você tem saúde suficiente para deitar num colchão, vc pode ter um carpet – desde que modlular, pra vc lavar de vez em quando, e com base intersept.
      Quer que eu te mande uma placa? Envia teu endereço no email que eu te encaminho uma.

      Beijo!

  16. Tamme22/03/16 • 21h17

    Tio Lelo, amo vc! e amo mais ainda suas dicas. Fugindo um pouco do assunto do post, gostaria muito de uma opinião sua: minha sala é bem pequenininha e há só uma parede disponível para colocar a tv. Minha ideia inicial era fazer algumas listras (cinza clarinho) para dar um charme, mas meu namorado acha que na parede onde ficará a tv não será legal. Vc pode me dar uma luz se funciona? Obrigada!!!!!

    • Tio Lelo30/03/16 • 13h07

      Tamme meu bem, eu gosto de usar listras nas paredes.
      Se a parede é pequena, faça listras horizontais, assim ela vai parecer maiorzinha.

      Beijo!

  17. Martina23/03/16 • 10h08

    Amo carpete, todo mundo diz que eu sou louca. Agora tenho como me embasar e dizer ACEITEM vai ter carpete no quarto, na sala e no closet bebê!!

    • Tio Lelo30/03/16 • 13h08

      Hey Martina!
      Pode deixar esse povo desatualizado pra trás!

      #vaitercarpet!

      HEHEHEHEH

      Beijão!

  18. 25/03/16 • 17h56

    Adorei a aula! Ampliou os horizontes da mente! Estive hospedada no Sheraton em PE e achei mesmo lindo o carpete deles. E o silêncio que eu adoro fica ainda melhor! Cheiros!

    • Tio Lelo31/03/16 • 11h02

      Obrigado por participar Su!

      Eu “acho” que o Sheraton é um dos clientes da Interface.

      Beijão!

  19. Nanita28/03/16 • 22h02

    Olá Tio Lelo!! Vim aqui fazer coro com as meninas que hoje falaram ao contrário do post. Eu, como sofredora de alergia a vida inteira, não colocaria jamais um carpete em casa. Acho que funciona bem em empresas, se a limpeza for feita corretamente, mas na minha casa não. Da mesma forma que piso de taco também não, sofro com isso e, aos poucos, estou trocando os pisos dos cômodos por porcelanato. A limpeza fica muito mais rápida, pois vc “enxerga” a sujeira e não deixa nada para trás.

    • Tio Lelo31/03/16 • 11h10

      Oi Nanita!

      NA verdaaaaaade a manutenção do carpet é tão simples quanto a do porcelanato e quando adequada contra fungos e bactérias ela é mais eficiente. Lembrando que eu estou falando dos produtos modulares, onde vc pode retirar a placa para lavagem. Como eu falei nos comentários anteriores, se você ainda tem saúde para dormir em um colchão, pode ter tapetes e cortinas que sejam adequadas a pessoas alérgicas… depois que o médico te receitar dormir num bloco de mármore, aí fica dificil.

      Beijão, obrigado por participar.