Beleza
18 jan 2016, 166 comentários

Melasma e Ácido Tranexâmico

No último post que fiz sobre melasma (para quem não sabe, tenho praticamente um mapa mundi melasmático no rosto) várias meninas comentaram sobre o Ácido Tranexâmico, que seria uma nova aposta contra essas manchas chatas que não somem nunca. Ou que quando somem, pode saber que são apenas férias e logo elas estarão de volta.

Tratamento-Melasma

Eu usei hidroquinona por ANOS, sim ANOS, uns 6 ou 7, direto até que… não fez mais efeito. Sinceramente não sei dizer se tive efeito rebote, mas o melasma do buço sumiu, porém apareceu nas bochechas e testa. Acontece que a hidroquinona é polêmica, já que muitos a acusam de ser cancerígena (inclusive é proibida em alguns países) como também tem o tal efeito rebote, ou seja, a mancha voltar mais forte ainda.

Eu parei de usar por sentir que não fazia mais efeito e queria algo novo.

Tentei o Spectra, aquele laser que tinha um dálmata na propaganda, todo pintado, e após o Spectra ele não tinha uma pinta sequer. Nunca vi propaganda mais enganosa na vida. Apesar de acreditar que daria pelo menos um pouco certo e eu experimentaria algum tipo de claramento no rosto, nada nada… Fiz dois protocolos de Spectra e nenhum deles surtiu efeito. Além de caro, foi tempo jogado fora e olha que MUITOS dermatologistas apostavam a vida nesse laser, que hoje fiquei sabendo que foi um fiasco.

Pois bem, depois de um longo e tenebroso inverno (verão hehehe) sem nenhum cuidado especial na pele, hoje voltei na minha dermatologista querida. Na verdade, tenho dois dermatos que amo, uma aqui em Betim (a Dra. Monalisy) e em BH o Dr. Bruno Vargas, que deve estar querendo me matar pois sumi do consultório dele há um tempão (Bruninho, ano passado viajei demais… não tinha tempo pra nada… Me perdoa.) Meus dois dermatos são amigos e discutem junto os tratamentos para minha pele de hipopótamo, então zero problema. Bom, da última vez que fui no Bruno, fiz uma aplicação intradérmica de ácido tranexâmico, a tal novidade que dá um pouco de esperança pra turma do melasma. Foi feito com uma cânula (ui) mas não dói pois a área recebe uma anestesiazinha. Só é um pouco incômodo sentir a cânula passeando por baixo da pele… Bom, eu deveria ter voltado lá para as seguintes sessões, mas foi aí que eu sumi.

Voltando ao ponto atual da minha incansável busca pela cura (?) do melasma, minha dermato pediu para eu pensar novamente em aplicar o ácido tranexâmico. Ok, mas tenho algumas preocupações que me assustaram um pouco na época que fiz a aplição e para entender melhor, vamos saber do que se trata tal ácido.

O Ácido Tranexâmico é um medicamento com ação antifibrinolítica, que diminui a ativação de uma proteína chamada plasmina.

Ah, tá, mas o que é a plasmina? A plasmina é quem estimula a formulação de uma resposta inflamatória no tecido da pele contra a presença da melanina, que faz aparecer as manchas características do melasma.

OU SEJA, o ácido tranexâmico bloqueia a fulaninha que provoca as manchas na gente.

Como que usa/aplica/toma esse ácido? Assim mesmo, pode ser por aplicações intradérmicas (que tem o maior índice de resultados positivos), uso tópico (creminho em casa, mas que não faz tanto efeito) ou via oral.

A aplicação intradérmica do ácido tranexâmico obviamente tem que ser feita pelo dermatologista, afinal é via cânula ou injeções no local das manchas. São necessárias pelo menos 10 sessões para ver algum resultado, sendo uma sessão por semana. Li pesquisas que melhora de 30 a 90% dos melasmas! E eu só fiz uma sessão e fugi…

PORÉM, nem tudo são flores. Existe uma contra indicação fortíssima para o ácido tranexâmico, mas que se aplica principalmente no seu uso oral: por ser um anti hemorrágico, pode causar trombose. Sendo curta e grossa, uma bomba para as mulheres que ainda por cima tomam anticoncepcional, outra bomba para o corpo. Tava aí toda felizona e joguei um balde de água fria né? rsrs, mas olha só, os médicos que indicam ácido tranexâmico oral (são 500mg por dia) pedem vários exames antes para ver se está tudo ok. EU não tomaria (inclusive já tomei mas não sabia dessa pequena informação), acredito que as aplicações intradérmicas são a melhor escolha!

Ah, e quem bombou o ácido tranexâmico foram os japoneses. Eles lançaram um produto que se chama Transino que quem toma, jura de pés juntos que clareia a pele e que é melhor que qualquer outro tratamento. Além de ácido tranexâmico, o Transino contém cisteína, ácido ascórbico, piridoxina e pantotenato de cálcio. A versão Transino C ainda contem vitamina C, e existem outros produtos da linha para complementar o tratamento. Até pensei pedir pro Chico comprar pra mim (meu irmão que mora no Japão) mas o preço (cerca de 80 dólares para um mês) e o medinho do tranexâmico oral me impediram (não sei se estou louca, mas parece que o Transino vem com 1000mg de tranexâmico).

  • E aê??? Quem se habilita? Alguém já usou? Conta pra gente  e vamos avaliar esse novo método para derrubar (ou pelo menos adormecer) o melasma!
  • Como sei que vão perguntar, segue o contato dos meus dois dermatologistas: Dra. Monalisy Rodrigues (Betim) 31-3160-3159 e Dr. Bruno Vargas, Belo Horizonte, 31 – 33174895, atende na Clínica Inovatto.
Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
166 comentários em “Melasma e Ácido Tranexâmico”
  1. Vivi18/01/16 • 23h29

    Excelente post Costanza! Explicativo, fala a verdade. Mas sinceramente? Particularmente, Tô fora! Que adianta ficar com a pele linda e morta com um trombo. Ou pior, ter quer tomar Marevan pro resto da vida? Pq com essa história de coagulação não se pode brincar. Enfim. Pra mim, passo.

  2. Vivi18/01/16 • 23h35

    Cony, opinião acima foi muito, muito pessoal. Quem tiver coragem, vá em frente.

  3. Nath Araujo18/01/16 • 23h42

    Aí tb sofro com o melasma. No verão fico o próprio boi da cara preta! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    Eu me dei MTO bem com o Cosmelan 2. Já acabou e como o dólar tá nas alturas tô me virando só com os manipulados.
    Faço um ritual de proteção com filtro branco, normal e dps um com cor. E se for pra rua, tomo o Helioral. To usando um filtro que dizem que ajuda a clarear e ainda tem filtro FPS 99. Hahahaha É da marca espanhola ISDIN. Vale a pena ver com seus médicos, caso vc não tenha experimentado ainda.
    Vou tentando de tudo, até simpatia e reza braba mas tenho MTO medo desse medicamento que vc falou, ainda mais pq uso anticoncepcional e já tive um experiência traumática com minha mãe que teve uma trombose dps de uma cirurgia plástica.
    Espero que esse dólar abaixe pra eu poder voltar a usar o Cosmelan, que foi o único que deu jeito no meu rosto! Aliás, dizem que o Dermamelan, tb do mesmo fabricante, é bem bom!
    Beijão 😉

    • Sabrina Rocha Dallo12/10/21 • 09h31

      Oi gente, eu uso o ácido Tranexâmico oral 500 mg por dia, agora vou usar o transino que chegou já Aqui no meu endereço, sim Ácido Tranexâmico oral tomamos com acompanhamento médico apenas, e o uso jamais pode ser contínuo…

      • ANGELA MARIA DE PAULO PETRUCCI17/10/22 • 11h51

        Bom dia!
        Estou tomando o ácido Tranexâmico faz uns 2 meses, até pesquisei sobre quanto tempo posso tomar e não encontrei. Estou tomando por conta. Poderia me informar por quanto tempo posso tomar? Será que quando parar as manchas voltam?
        Att.
        Angela

        • Talita30/05/23 • 11h48

          Vc pode tomar o acido tranexamico por 2 meses, deve dar uma pausa de 2 meses para poder usar novamente. Eu usei e meu rosto limpou todo o melasma.

  4. Mysia19/01/16 • 07h41

    Melasma é cronico , exige tratamento e cuidado permante, o meu só some com cosmelan 2 , melhora com svr claral c10 . Continuamos a espera de um milagre!

    • fla15/03/19 • 15h31

      a luz pulsada resolve bem pra melasma, mas tem que usar o protetor certinho. ela forma umas casquinhas pretas que saem com 1 semana, e no local fica claro.

  5. Michelle19/01/16 • 09h16

    Cony, ás vezes parece que me vejo escrevendo seus textos. È exatamente isso! Essa porcaria desse melasma que não em deixa em paz, no buço principalmente, e ainda por cima a linda da hidroquinona depois de anos parou de fazer efeito. Continuo pela busca, mas pôr a minha conta em risco com um tratamento desses? Nem pensar! Prefiro deixar o trabalho pesado pro Dermablend e ponto. Acho que vou tentar o que li aqui do Cosmelan 2, vai que funciona né?!

    • MARISTELA06/07/17 • 21h53

      Ola tudo bem?
      sofro muito com melasma e agora está muito pior. Então já usei base dermablend que um amigo trouxe Nova Yorque, mas acabou e eu não encontro aqui em Brasília. Poderia me dizer aonde vc compra a sua?

      Obrigada

  6. Livia19/01/16 • 09h25

    estou usando o claritè, da dermage, que tem esse ácido. Estou usando há pouco tempo por indicaçao da dermato. É uma opçao que nao precisa vir no japao rs

    • Kaká28/10/16 • 15h57

      Oi!! Estou pensando em comprá-lo, deu resultado?? Obrigada!!

  7. Vanessa19/01/16 • 09h43

    só tomaria após os exames, espero realizá-los em breve. Conheço mulheres que tomaram (após receita médica e avaliações) que gostaram bastante, porém, para de tomar, volta novamente, como tudo relacionado ao melasma.

  8. Simone Martins19/01/16 • 10h36

    Bom dia Cony,

    por coicidência minha mãe está tomando (via oral), mais ela está tomando ele como um anti-hemorrágico. Custou cerca de R$20,00.

  9. thereza gama19/01/16 • 10h47

    Constanza, tenho um melasma no nariz (uó),minha dermato me receitou glyquin xm,isdin fuision fluid 100,active C,kinerase creme e um medicamento via oral composto por luteina,vitamina C e polypodium leucotomos.
    Está melhorando…beijos

  10. Priscila geóloga19/01/16 • 11h03

    Poor que o spectra é um fiasco, cony? Como ficou sabendo? Estava considerando tentar…

    • Constanza19/01/16 • 11h28

      Como falei no post, fiz 2 protocolos e nenhum deu resultado. bjss

    • Solange Florêncio08/01/19 • 19h09

      O laser espectra é um fiasco fiz 07 aplicações com a Dra Maria Gabriela no Life laser. Entretanto, meu melasma aumentou consideravelmente aparecerão em locais que eu NÃO tinha nariz, e testa, a médica foi displicente só percebeu que as manchas estavam aumentando após 07 sessões.

  11. Julia19/01/16 • 11h44

    Conyyy!! Graças a deus esse mal não me atinge…
    Sou leitora fantasma, mas dessa vez tô comentando só pra dizer que tô amando você ter voltado com essa frequência de posts! Sei que é difícil pra vc às vezes, mas sentia falta de ver o Fufu tão movimentado! Um beijão!

  12. Olí19/01/16 • 11h50

    e quem tem o rosto legal, mas tem manchas na axila? como faz? :´(
    alguém indica uma solução meninas?

  13. Denise19/01/16 • 14h46

    Cony! Já ouviu falar no Flebon? Pergunte ao seu médico o que ele acha? Não usei, mas a médica de uma amiga receitou pra ela.

    • Kaká28/10/16 • 16h02

      Vi muito resultado tomando Flebon!!

    • Fernanda12/08/19 • 12h17

      Oi, tom ei flebon por 4 meses e não vi resultado algum.

  14. katia19/01/16 • 15h22

    eu clareei meu melasma usando vinagre de maçã como tônico.. (ja faz pouco mais de 1 mês) obvio que não sumiu tudo mas ficou 80% melhor, até as espinhas sumiram! 🙂

    • Olí19/01/16 • 21h38

      como? fale mais rs

    • juliana23/09/18 • 01h28

      como usa?

    • Sol19/09/19 • 18h51

      Olá…. Vc passa o vinagre de maçã puro????

    • ANGELA MARIA DE PAULO PETRUCCI17/10/22 • 11h55

      Oi
      Comecei usar o vinagre de maçã diluído em água, só uma vez por dia,
      Como vc usa? Faz só uma semana que estou usando.
      Att.
      Angela

  15. Glauce19/01/16 • 16h37

    Olá Constanza,
    Tbm tenho um melasma enorme nas bochechas e no buço. Meu dermato me indicou Flebom e o áxido tranexâmico tópico. Será que é tão arriscado assim? Morro de medo de trombose!!

    • Constanza19/01/16 • 16h50

      Topico acho que nao tem problema nenhum, mas tb não vai fazer o efeito do intradérmico! O oral que eu tenho medo…

      • Elza Fagundes Vieira22/10/19 • 17h49

        Olá, boa tarde !
        Gostei dos seus comentários, bastante esclarecedor.
        Uma dúvida, você não fez todas as aplicações do tranexâmico ? pq você fugiu ?
        Gostaria de conversar sobre isso com minha dermatologista, mas, queria sua opinião.
        Existe o Laser Acroma, já ouviu falar ?
        Muito Obrigada,
        Elza

  16. Rê Moraes19/01/16 • 16h56

    Nossa gente..esse Flebon é pra evitar problemas vasculares!! Será que até o ácido tópico precisa tomar esses trem pra evitar trombose???

  17. Nissi19/01/16 • 19h02

    Oi Conny, tambem sofro com este maldito melasma. J’a tentei de quase tudo. Fiz 10 sessoes de Spectra, na 6a. sessao meu rosto estava lindo, sem nenhuma mancha, dai tive que interromper o tratamento e viajei de ferias pro Canada. Quando eu voltei pra completar as sessoes, nao sei exatamente o que aconteceu, mas na 8a. sessao comecou a escurecer muito e aparecer melasma onde antes nao tinha, foi o que aprofundou meu melasma :(… Ja usei quase todos cremes possiveis, dos caros aos baratos, mas nenhum resolveu 100%. O unico creme que pra mim vale a apena ‘e o cosmelan 2, meu melasma nao some, mas eh o unico creme que consegue clarear e mante-lo controlado, apesar do preco, pra mim eh o unico que, ateh agora, vale a pena. Experimentei aquele skinceuticals e nem fez cocegas no meu melasma hahahaha. Eu morava em Manaus at’e agosto do ano passado, cidade super quente, e entao tomei o transino por 2 meses,julho e agosto (que sao os meses mais quentes em Manaus)e realmente clareou muiiiiiito, foi ‘otimo. Eu viajei de ferias pra Miami, fui a praia, depois cheguei no Canada (estou atualemtne morando em Vancouver) e continuei curtindo o verao ateh o final de setembro, indo a praia, parques, andando de bicicleta…. e meu melasma nao escureceu – claro que usei muito protetor, mas coloquei a cara no sol hahahaha. Agora estou tomando ha alguns dias o transamine e vou continuar tomando, por que percebi que ele realmente funciona pra mim. Sou biologa molecular, com PhD., antes de tomar essa decisao de tomar o acido tranexamico eu li muito, e fiz o exames, mas sem acompanhamento m’edico, por conta propria, mas nao aconselho ninguem a fazer isso, s’o faco isso por que tenho um conhecimento um “pouco” maior na ‘area de metabolismo e reacoes adversas e, conheco bem minhas limitacoes e meu corpo. Tem um artigo cientifico que fala sobre o uso de transamine sobre o melasma, foi publicado em uma revista internacional da area medica, se quiser posso te enviar por e-mail, l’a os autores explicam direitinho sobre o acido tranexamico e os resultados. Beijos, adoro vc apesar de nao comentar, sempre acompanho seu blog.

    • simone03/11/16 • 23h17

      oi Nice me envia essa reportagem por email se possivel? obrigada!

      • Estela22/07/17 • 08h56

        Gostaria desse postagem, publicação também, me envia por e- mail

    • MARISTELA06/07/17 • 22h03

      Olá Nissi sofro demais também, poderia me enviar essa reportagem?

      Obrigada

    • Camila16/10/17 • 22h53

      Oi Nisse me manda esse artigo.

    • Claudia11/12/17 • 18h17

      Olá
      Faço QUASE QUALQUER NEGÓCIO pra me livrar desse famigerado melasma no meio da cara, que horror!! Quero começar a tomar o ácido tranexâmico (por conta própria, é claro) tenho um medão da trombose ou outra ‘coisa ruim’ que possa acontecer, se bem que estou tendo hemorragias menstruais horríveis e já tive que tomar outro medicamento(não estou tomando há 2 meses) será que esse acidozinho lindo é a solução para os 2 problemas?? ai, ai tomara!!

    • Ana Paula25/08/18 • 21h18

      Nissi, comigo aconteceu a mesma coisa com Spectra. Minha pele estava ótima e depois da 5a sessão ficou pior, muito escura. Estou muito triste, pq esta muito feio. Apareceram manchas que antes eu não tinha e ficou muito pior que antes. Não sei o que fazer.

    • mislene16/11/18 • 18h23

      Oi meu anjo…tudo bem?entao..to pensando em fazer a aplicacao do acido…tens o artigo da transaminase?

    • Cris05/05/19 • 00h31

      Olá, tinha uma “melasminha” de nada aí a dermato disse que o CO2 ia eliminar e adivinhem? Bumm efeito rebote desgracado.tentei vários clareadores topicos , polopidium leucotomos+ picnogenol. Cosmelan 2 disseram q a minha pele e mto sensível e ia arrebentar c ela. Agora estou querendo tentar a intradermo com AT + vita C e concomitante ele oral. Mas dá um medinho. Poderia enviar p mim o material esclarecedor.
      Esperando um tratamento eficaz …
      Abracos

    • SILMARA22/07/19 • 14h03

      Poxa gostei demais do seu comentário, fale pra gente quais os tipos de exames que devemos fazer.

    • Rafaella20/08/19 • 19h32

      Olá, poderia me enviar o artigo também?

  18. Nissi19/01/16 • 19h05

    E desculpe pelos erros de ortografia, meu teclado nao tem os acentos da lingua portuguesa 🙁

  19. Melissa20/01/16 • 01h26

    O Transamin para sangramento menstrual pode ser usado por tempo indeterminado. Eu usei por três meses, mas não tenho história de trombose, não fumo e uso contraceptivo de progesterona.Usei 750 mg, e honestamente não percebi mudança nenhuma na minha pele.
    Usaria para um problema estético? Nem pensar! Foram três meses morrendo de medo.

  20. Ana20/01/16 • 09h57

    Exatamente, o Spectra é um fiasco, realmente a maior propaganda enganosa a respeito do assunto. Fiz 12 sessões e paguei caríssimo, sequer amenizou qualquer mancha do meu rosto. Tenho melasma na testa e nas bochechas. Beijos

  21. Eliane Silveira21/01/16 • 17h56

    Vi na TV essa semana (Bem Estar), que em último caso, os dermatologistas fazem o tratamento por microagulhamento (com aquele rolinho cheio de agulhas) para melhorar o melasma e cicatrizes de espinhas.

  22. Zilmar24/01/16 • 16h10

    Ahhhh! quando se trata de melasma não posso deixar de comentar!Gente não sou especialista, mas se tratando de melasma eu já tentei de tudo e por favor não acreditem em produtos milagrosos, pq não existem já tentei acho que quase todos importados ou não de todos os preços possíveis e talvez água tenha dado mais resultados,pelo menos água ainda tem um preço acessível. A única coisa que não deixem de usar nunca é o protetor solar que com a minha experiencia sei bem que não previne, mas ajuda e vou tomar Flebon para o resto da vida, mas o original e não manipulado, também não vi nenhuma melhora com Flebon, mas tenho tanto medo dessas manchas aumentarem que prefiro não arriscar.

  23. Diane24/01/16 • 20h18

    Olá Cony,

    Existe um laser novo que dizem ser promissor, o Elektra. Já ouviu falar?

    Bjs

  24. Isabelle26/01/16 • 11h39

    Oi Cony! Eu fiz 4 sessões do intra dérmico. Deu uma amenizada, mas nada que valesse a dor das agulhadas. O meu não tinha anestésico não!!! E depois foi voltando, como tudo com o tal do melasma…. Bjk

    • Constanza26/01/16 • 12h40

      Putz… ja desanimei…

    • Juliana23/09/18 • 01h39

      qual intra dermico usou vc diz que piorou aumento tamanho ou coloração?

  25. Mariana28/01/16 • 18h19

    Cony, parabéns por tanta sinceridade e mostrar que você é humana como nós. Essas manchinhas mexeram demais com minha confiança e autoestima, mas você é inspiradora.Fico muito animada em ver uma pessoa linda como você dizendo que tem melasma. O que você usa para escondê-las? E na praia? Beijos.

    • Constanza28/01/16 • 21h29

      Maquiagem! O tempo todo!

  26. Patricia Figueiredo02/02/16 • 11h39

    Esse melasma é o ó rsss. Ano passado fiz 3 sessões de pelling, parei de tomar pílula e mesmo assim em dezembro as manchas voltaram.

    Vou seguir o conselho de uma colega que disse: abusa do melhor protetor solar e maquiagem e boa!!! rsss

    Essa danada não some nunca.

  27. Geciana14/02/16 • 23h23

    Adoro o jeito como escreve e sua sinceridade!!!! Mas quero muito que vc explique melhor sobre o desaparecimento do melasma no buço o que acha que aconteceu? Bjs

  28. Arnong17/02/16 • 12h25

    Olá, senhoritas.

    Embora o melasma afete 8 mulheres para cada 2 homens, eu estou nestes 20% premiados. E usar maquiagem não é uma opção para mim.

    Gostei muito do nível da discussão aqui e resolvi deixar a minha contribuição a respeito do ácido tranexâmico (AT).

    Embora ele seja mais conhecido como um anti-fibrinolítico, ou seja, ajuda a tratar ou prevenir hemorragias em uma série de situações, seu uso também é formalmente indicado numa condição potencialmente grave, que é o Angioedema Hereditário (AH).

    O AH é uma doença crônica em que a pessoa tem crises de inchaços em qualquer parte da pele, na glote, língua ou mesmo no intestino (não necessariamente nesta ordem). Quando dá na glote, pode ser fatal.

    Não há cura, mas controle.

    Um dos medicamentos usados para o controle é o ácido tranexâmico oral, em que a pessoa toma “ad eternum”. Ele já vem sendo usado para isso há várias décadas.

    Nos estudos que eu pesquisei, não foi relatado nenhum caso de trombose durante o seu uso, mesmo em pessoas que o usaram por vários anos.

    A relação do AT com trombose permanece no campo teórico. Via de regra, os médicos evitam prescrevê-lo para uso a longo prazo nos casos de: história prévia de trombose ou embolia pulmonar e portadores de trombofilia (descobre-se por um exame de sangue).

    Tirando essas condições, ele é considerado seguro. Nas pessoas que o usam por muito tempo, as principais reações que aconteceram foram diarréia e coceira no corpo.

    Para quem estiver pensando em usá-lo, seria bom conversar com seu médico antes e fazer esse teste para trombofilia.

    Espero ter contribuído.

    Abs,
    Arnong.

    • Karina23/11/17 • 13h28

      Comecei a tomar o tranexâmico ontem. Apesar de estar com um pouco de medo, vou arriscar, pois fiz muitos exames e nenhum deles me desabonou. Além disso, não tomo anticoncepcional e não há histórico de trombose na minha família. Mas o seu relato com os resultados desse artigo me animou. O melasma é algo que me afeta emocionalmente e interfere direto na minha autoestima. Volto para contar os resultados e, espero, que sejam bons!

      • Elza Fagundes Vieira22/10/19 • 17h59

        Olá KARINA, TUDO BEM ?

        Como foi o resultado tomando acido tranexamico ?
        Obrigada,

        Elza

    • Patrícia06/11/18 • 00h27

      Excelente a sua explicação! Colaborou e muito! Obrigada querido!!

  29. tatiana sena10/04/16 • 00h17

    ola boa noite tenho mancha de melasma na bochecha estou fazendo tratamento com acido trexanico , até o momento não vi resultado . caso tenham alguma novidade … Agradeço .

  30. Rosane17/04/16 • 16h02

    Olá Cony, também sofro com essa praga do tal melasma, em 2007 estava com uma mancha enorme e horrorosa no buço, na época usei vários clareadores e alguns manipulados (glyquin, hidroquinona) e o tal do fraxel, (fraxel piorou minha pele, efeito rebote ). Único que resolveu foi o Cosmelan, eliminou e não reapareceu no buço, a pele ficou muito bonita… Só que em 2014, apareceu uma mega mancha na testa, estava usando manipulado e a coisa vai só piorando, vai ficando cada dia mais escuro mais marcado… Aí o dermatologista me convenceu fazer Spectra, disse que era o mais eficaz para melasma… Enfim, fiz 16 aplicações. Não recomendo, no meu caso não vi diferença, custo alto para pouco retorno, o dermatologista disse que o tal do melasma aqui estava mais resistente e queria que eu continuasse com Spectra, disse que a mancha estava com pontos brancos que estava clareando… Mas eu a olho nu não vi diferença. Como terminou meu pacote do Spectra, resolvi não fazer mais os Spectra pelo custo e no meu caso eu esperava mais…
    Novembro terminou o pacote do Spectra e os manipulados, resolvi que não ia mais fazer nada, só ficar com protetor (sofina, biore, shiseido), pois com o dólar nas alturas não dá para encomendar o Cosmelan, pois, corre risco de ser taxada e aqui os médicos cobram absurdo para aplicar o uso do consultório…
    Em fevereiro fiz algumas pesquisas internet sobre melasma, e vi alguns relatos sobre o Ada Tina…. Resolvi comprar o Xpeel, Dual Clear noturno… E percebi que o interior (meio) da mancha está com pontos mais claro…. Fiquei mais confiante e comprei o Dual Clear Max para ver se acelera o processo e a cada dia estou mais confiante e contente com o resultado, o rosto todo está mais uniforme e a mega mancha da testa está clareando, está menos evidente.
    Agora estou usando: XPeel, Dual CLEAR dia, noturno e max + protetores e cápsulas de picnogenol. E o que tem me surpreendido, é que tenho pele super sensível, (e se agredir, no meu caso tenho como resposta o melasma), esses produtos da Ada Tina, não agride, não descama desde que usado conforme indicado. Pois a louca aqui na empolgação e querendo acelerar o processo, teve um dia que arrisquei e apliquei o Dual Clear Max no rosto todo, resultado ficou super vermelho e sensível , aí tive que suspender o uso por uns 4 dias até a pele se acalmar para poder votar ao tratamento… Estou muito confiante com resultados em pouco tempo, espero ter ajudado, pois sei o que é ter melasma e andar com reboco no rosto…
    Abraço e Boa Sorte

    • Constanza17/04/16 • 17h04

      Que tudo menina! Nao conheço alguns desses produtos, vou pesquisar! bjss

  31. tatiana27/04/16 • 10h35

    Os produtos da Ada Tina sao excelentes, e marca eh de um farmaceutico (brasileiro) que desenvolveu os produtos na italia. Com relacao ao Dual Clear, vale lembrar que seu principio ativo (alpha arbutim) eh um derivado da hidroquinona, entao eh bom prestar atencao nisso para quem jah tem “resistencia” a hidroquinona. E gravidas NAO podem usar!!!

  32. Daniela Perrotti28/04/16 • 00h16

    Pessoal,
    Tem necessidade de usar o Cosmelan 2 em consultório ou dá pra usar em casa no dia a dia? Estou usando o Dermamelan e gostando, mas parece que vcs preferem o Cosmelan. Podem me orientar por favor?
    Bjs e obrigada!

    • Renata09/09/16 • 14h52

      Eu comprei e estou aplicando em casa mesmo. Não tem dificuldade nenhuma. Lavo a pele, aplico antes de dormir e tiro bem pela manhã, passo protetor e não pego nada de sol. O cosmelan tbm foi o que mais deu efeito no meu rosto. Ele é caro, mas se for comparar com o Spectra Laser que eu paguei 4 mil e não deu resultado nenhum, acho até um preço razoável.
      Aqui em Brasília, eu compro na curante. Eles fazem entrega.

      • MARISTELA06/07/17 • 22h16

        Olá Renata também moro em Brasília, aonde fica essa Curante?

      • Silvana29/01/19 • 14h50

        Oi Renata, qual valor do cosmelan ai em Brasília?

  33. Edna09/05/16 • 16h57

    Olá meninas boa tarde a minha dermatologista passou o ácido tranexamico de 120 cápsula, porém não tomei ainda por ele ser muito caro e pesquisando sobre ele vi algumas consequências que ele pode causar.e passou o blancy como clareado eu nunca usei nenhum clareado estou começando agora com o banco que ela me indicou mais vi as meninas falando do cosmelan como faço para comprar. É como usar.

  34. Najara17/06/16 • 11h18

    Olá,
    Acabei de tomar 90 cp do tranexamico e estou super feliz. As minhas manchas sumiram! Quanto ao risco, não sabia, sinceramente. Mas como fiquei sabendo da novidade no Blog da dra Denise Steiner (uma das consultoras do programa “Bem Estar”), confiei e acabei pedindo para a minha dermato, que me passou sem nenhum alarde. Confiei nas duas! Não senti nada de diferente nestes 90 dias de tratamento. A minha dúvida agora é se ficarei refém desse remédio. Hoje tomei a última cp. Estou aguardando retorno da minha dermato para saber se devo mater ou aguardar…enfim…
    Boa sorte para todas nós!

    • Camila Aparecida11/03/20 • 19h21

      E aí as manchas voltaram?

  35. Rosangela18/06/16 • 11h19

    Querida Conny acompanho seu blog a alguns anos e adoro!! Quero compartilhar com todas minha experiencia com o acido tran. Tenho melasma a uns 10 anos. Ja tentei tudo, Spectra, hidroquinona 7% com cobletazol, dermamelan, etc, etc. O protocolo que tenho feito a alguns anos e que superfuncionou foi transino 2 x ano ( a caixa dura 2 meses) e alterno com dermamelan. O transino realmente funcionou comigo, 90% de melhora. E sou morena jambo, com melasma misto (superficial e profundo) . Sempre tomo o Transino no verao e como moro no Rio, aproveito a praia nesses meses sem problema. O unico inconveniente é que parando de tomar o acido, o melasma volta – ok, cuidando nao volta tao forte, mas volta sim – (afinal é cronico) . Ja comprei direto no ebay mas a ultima vez ficou preso na alfandega por causa da Anvisa. Se forem viajar para os EUA, eles entregam no hotel. Ou tem a Vania que vende cosmeticos japoneses que tambem ja trouxe ( fica bem mais caro. claro). Mas so quem tem melasma sabe o sofrimento e acabamos investindo nossas suadas estalecas no tratamento rsrsr! Mas depois disso, mesmo morando em uma cidade que o social acontece na praia, voltei a ser feliz! Espero ter ajudado!! Bjs empoderados Ro

    • claudia20/12/21 • 12h26

      boa tarde esse transino melhorou seu melasma? como vc toma e onde comprar?

  36. Fernanda25/06/16 • 10h48

    Oi! Também sofro com melasma há anos! Hidroquinona também não funciona mais pra mim, fiz uma sessão de spectra há 1 mês que não deu resultado também, segundo a dermatologista demora um pouco, a segunda sessão ela mudou a ponteira do laser… Eu não sei o que foi.. Mas foi na última quinta(23/06)… Uma luz stroboscópia que esquentou a pele, não doeu! …. Vamos ver, daqui 1 mês será a terceira…. Bom, mas eu queria te falar do Ácido Trânexamico… Antes da primeira sessão do spectra eu tomei por 120dias, e passei nas manchas também, te confesso que o que mais funcionou na minha pele, tenho melasma nas bochechas e buço.. As manchas das bochechas clarearam bastante, do buço bem menos… Funcionou muito pra mim… Parei um mês e agora ela me receitou mais 120 cápsulas, que já mandei fazer! Além disso tomo pycnogenol, que para mim não fez muito efeito, mas tem efeito antioxidante tb…

  37. Josy06/07/16 • 14h06

    Há 4 anos venho fazendo tratamentos para melasma, todos os produtos que uso passado por dermatologista não dão certos, ficam com efeitos rebote devido aos ácidos, já fiz uso de varios tipos de acidos e estou indo para o meu décimo ácido o tranexamico uso tópico, espero quedesta vez de resultado, pois não aguento mais de efeito rebote. Sempre sigo o tratamento fazendo uso de sabonetes, porodutos de limpesa, protetor solar , mais nada disso tem feito com que essas manchas desapareçam ou pelo menos fiquem mais clara.
    Segue a relação dos produtos que já fiz uso e não obtive êxodo.
    1. GLIQUIM XM, 2. TRI LUMA, 3. PIGMENTAR TCLAR 4. CLARIDERM, 5 ÁCIDOS MANIPULADOS A 3%, 6. VITACID, 7. argila verde, 8. Suavicid, 9. Rosa mosqueta, e 10. Ácido tranexamico que vou iniciar o tratamento hoje e espero que este finalmente de certo. Pois é um trauma você ter essas manchas, nas maçãs do rosto e testa, dá uma baixa estima danada.

    • Kelly28/09/16 • 15h52

      Josy você conseguiu melhora com o ácido tranexâmico?

  38. CarlaP08/07/16 • 20h37

    Olá meninas! Minnhas manchas são bem espalhadas pelo rosto e escuras , sou morena clara e estou na terceira sessão de aplicação do ácido tranexamico, fiz hj e estou muuito positivo pois já logo após aplicação percebe se o milagre,. Clareia muito. CadA vez pele, organismo responde de uma forma né…. ja tomei o ácido em cápsula e não vi eficiência. Se seu dermato i ficar a aplicação intradermo vale a pena.

  39. Liz25/07/16 • 23h43

    Rosangela, comprei o Transino numa viagem ao Japão, porque me recomendaram, mas não sei como usar. Vc pode me falar ou se tem algum site que explique?

  40. Andressa28/07/16 • 17h05

    Boa tarde meninas. Socorro!!! Não sei mais o que fazer. Fiz um tratamento com o Spectra e foi ótimo, porém depois as manchas voltaram piores. Fiz novamente e o resultado agora foi péssimo, não clareou como da primeira vez. A dermato disse que minha pele criou resistência ao laser. Já tomei o Transamin, mas por 03 meses tenho medo de prolongar e agora ela quer que eu faça o CO2 fraco e depois o microagulhamento,não sei se vai valer a pena o custo e os resultados. E se ficar pior do que está.
    Já vi relatos sobre quem tem melasma não pode fazer nada abrasivo que piora. Me ajudem. bjs

    • Dayani Bruna20/03/22 • 17h49

      Andressa, lamento te informar, mas todos esses tratamentos que sua médica te indicou, causa efeito rebote. Todo procedimento que agride sua pele, causa efeito rebote.

  41. Gabriela22/08/16 • 23h25

    Olá, meninas! Faço parte desse não tão seleto grupo das que tem melasmas. De tudo o q se foi falado aqui, só não usei o cosmelan. Faz 10 dias que fiz microagulhamento com ac tranexanico. Na primeira semana a dermato mandou passar triluma à noite, e agora voltei ao que estava usando antes, Kiarita. Tomo, diariamente, 3 caps de polypodiun e 1 de picnogenol, desde janeiro. Já estava desiludida da vida e bem convencida a, a partir de agora, investir em maquiagem. Mas… Parece que está funcionando!!! Minha pele ainda está bem vermelha e levemente descamando. Mas as manchas horríveis marrons na testa e na bochecha já somem com apenas uma base e um corretivo. Coisa q antes era impossível! Tô começando a acreditar nesse tranexanico! A dermato me pediu para, assim que acabar o Kiarita, comprar um creme da dermage, o Clarite AG+. Alguém já usou?. Tô na torcida! Espero que dê certo, dessa vez… Bjs em todas!

    • Giovana07/10/16 • 10h03

      Olá Gabriela

      Quantas sessões vc fez de microagulhamento com ácido tranexamico ? na primeira sessão vc já notou diferença ? abs

  42. Andressa23/08/16 • 21h10

    Olá!!
    Comecei a tomar o transamin há 4 dias, minha dermato ja tinha recomendado e eu não quis tomar, passado 1 ano, fazendo laser, peeling, creminhos em casa, e minhas manchas que me atormetam aqui, não saem nem a pau…ela me recomendou 1 comprimidos de 12 em 12 horas por 30 dias e depois mais 1 comprimido por dia por 60 dias e finish, qto a trombose ela me falou sim mas é risco pra quem tem histórico na familia e/ou fuma. Como não é meu caso, resolvi arriscar dessa vez =)

    • Sarah06/02/20 • 14h39

      Oi, e ai? deu certo? Seu melasma sumiu?

  43. Francis melo24/08/16 • 14h51

    Gente parabens pra voces que consegue fazer alguma coisa pra essas abençoadas manchas, vivo em portugal aqui nao tem os produtos que tem ai e tem menos sol e ja 4 anos qua ando nessa luta e e elas estao sempre lado a lado comigo, e uso sempre o protetor e despigmentante e outros produtos mais ta dificil so quem tem sabe e, bj

  44. Cristina17/09/16 • 11h54

    Queridas tenho melasma ha dez anos .Ja usei vários tipos de fomula durante3 anos seguidos e nada! Moro em Manaus aqui o sol é sempre intenso…usei ano passado durante dois meses uma pomada que fez um milagre no meu rosto.Esses dois meses passei no Rio de Janeiro e era inverno.Qnd retornei para Manaus as pessoas ficavam admiradas …e infelizmente parei de passar pous o sol aqui não colabora e trabalho cm vendas durante o dia, eu me protejo de todas as formas cm chapéu, sombrinha e procu sair no horário q o sol está menos intenso mais não teve jeito voltou. O nome da pomada q passei é triderme custou 49.00 passava a noite em todo o rosto uma fina camada foi um verdadeiro milagre.Se onde vcs moram o sol for intenso como aqui em Manaus tentem.Tenho até fotos do meu rosto cm de bebê! O GENERICO DE 100gr aqui em Manaus 53.00.Quando retornei parei de usar pois trabalho com vendas de porta em porta e pego mormaço. Infelizmente as manchas voltaram (.Façam um teste com o triderme e comentem.Boa sorte e não desistam….Bjs…

  45. Cristina17/09/16 • 11h57

    *se o sol não for intenso como aqui em Manaus tentem.

  46. Fernanda lombardi29/09/16 • 20h27

    Eu tenho melasma há aproximadamente 5 anos. Estímulos hormonais. Já usei muitos produtos e formukas, as quais melhoraram temporariamente. Meu melasma sempre teve rebote. Há 2 meses minha dermato entrou com ácido tranexamico. Ela deixou claro que a miligramas indicada para melasma é uma dosagem segura. Lembrando que não fumo. Não faço uso de anticoncepcionais.pratico atividade física regularmente. Tenho que tomar por 3 meses.abracod.

    • Camila Aparecida11/03/20 • 19h26

      Boa noite, você toma três meses e depois para ? As manchas voltam?

  47. Cristiane02/10/16 • 21h34

    Olá pessoal

    Também sou vítima deste tal Melasma, já fiz quase tudo, o último produto foi o Dermamelan, mas confesso que minha pele não obteve o mesmo resultado que da 1º vez que usei… e agora estou pensando em fazer o teste com o ácido tranexamico, a duvida é qual resultado é melhor e mais rápido, injetável direto nas manchas ou capsulas? alguém pode me ajudar???? Pessoal quero deixar aqui uma alerta: não façam nada que agrida a pele, mesmo o micro agulhamento ele inflama ainda mais, os Lasers em geral eu fiz o CO2, fez um estrago em meu rosto, efeito rebote e novas manchas e de quebra 2 manchas brancas que não recuperam mais a pigmentação….Boa sorte a todas nós….

  48. Giovana07/10/16 • 10h09

    cristiane:

    vc já fez microagulhamento ?

    • Neyde01/10/18 • 18h58

      Eu tenho melasma a 10 anos já fiz tratamento com dermatologistas não sabia mas oque faz em abril tomei um anticoncepcional pra três meses tive emoragia foi na ginecologistas fiz muito ex depois ela passou pra mim tranexaco mas não sabia que acabavam com melasma aí foi que vi minha pele craeando fui olhar na Net ai percebi era o remédio

  49. Lilian11/10/16 • 11h53

    Alguem ja fez microagulhamento com drug delivery para melasma? melhorou? ou teve efeito rebote? A dermato me recomendou mais estou com medo de fazer, pois ate uma espinha que sai ja mamcha meu rosto.

  50. kamila13/10/16 • 18h24

    Olá Meninas, tenho 27 anos e infelizmente estou em um período em que não tenho mais animo de sair em função do melasma, fiquei muito feliz com tudo o que li, vou procurar ajuda e quem sabe tentar o tratamento com o Tranexâmico. Obrigada por compartilharem suas experiencias, se der certo vou querer ajudar alguém como vcs estão fazendo, pois não á maquiagem que cubra as manchas da minha testa e bochechas. Obrigada a todas!!!

  51. Eliana Franco Moreno08/11/16 • 14h23

    Vamos lá já fiz luz pulsada assim que apareceu prometendo dminuir as machas, piorou aumentou muito as belezinhas… fiz 12 sessoes spectra outro fiasco fiz mais 10 sessoes deste tal acido combinado com spectra no total 22 sessoes spectra e nada aí minha dra disse, para fazer uso oral do acido mas antes ela me pediu um exame de sangue para vetificar se eu podia tomar, exame disse que não pois tenho risco bem pequeno de trombose ela dra achou melhor não arriscar.

  52. camila10/11/16 • 17h13

    oi tenho melasma como vc nas bochechas testa e buco ha muitos anos e estou tomando luteina 300mg junto com o flebon ha seis meses e depois desse periodo meu melasma clareou uns 85%, estou tao contente… ah claro protetor japones dia e noite sempreeee bj

    • Lysa11/01/19 • 19h40

      Sabe que existe uma fórmula de oli ola com luteína em cps que traz resultados.

  53. Rodrigo18/11/16 • 15h10

    OLÁ! APESAR DE RARO NOS HOMENS, EU TENHO MELASMA HÁ 10 ANOS E ACREDITO TER AS ADQUIRIDO POR DUAS RAZÕES: 1º- POR UMA QUESTÃO HEREDITÁRIA, POIS MINHA MÃE TINHA O ROSTO TODO MANCHADO; 2º- TOMAVA SOL SEM OS DEVIDOS CUIDADOS. NÃO IMAGINAVA QUE TAMBÉM SERIA ATACADO.
    NÃO ACREDITO NESSES ÁCIDOS AGRESSIVOS, ACHO QUE DEVEM SER EVITADOS, MAS ME CHAMOU A ATENÇAO ESSE TRANEXAMICO, VOU CONSULTAR UM DERMATOLOGISTA.
    EU TENHO USADO UM PROTETOR SOLAR DA MINHA ESPOSA QUE POSSUI BASE. CONFESSO QUE NÃO ME SINTO CONFORTÁVEL, TENHO MEDO QUE AS PESSOAS PERCEBAM E ME JULGUEM MAL, MAS É O QUE TEM ME ALIVIADO A BAIXA ESTIMA COM O ROSTO TÃO FEIO. POR ÚLTIMO SURGIU AGORA NA TESTA… MEUS DEUS, O QUE FAZER???

    • Constanza18/11/16 • 16h09

      Bem vindo ao time

  54. Juliana30/11/16 • 08h57

    Olá! Eu estou tomando o trânsito whitening c. Estou adorando. Faz apenas 3 semanas ou nem isso é meu rosto já uniformizou. Recomendo! O problema é o preço. Mas acho que vale cada centavo.

    • Nádja27/05/17 • 22h49

      Juliana continua tomando o Transinio White C? Como vem evoluindo seu caso? O melasma reduziu?

    • Renata19/09/17 • 17h28

      Onde compra esse produto?

    • Elza Fagundes Vieira23/10/19 • 13h28

      Olá Juliana, tudo bem?

      por favor, pode me ajudar ? você tomou as capsulas por quanto tempo? deu resultado? o transino Whith C tem o tão temido acido tranexamico ? muito obrigada

  55. shirley01/01/17 • 21h48

    Estou ingerindo duas cápsulas de ácido tranexamico por dia e após 20 dias já vi uma notável diferença, inclusive muitas pessoas perceberam o que é ótimo. Arrisquei e não me arrependo.

    • Claudilene03/04/17 • 11h14

      estou na mesma pegada a 1 semana e já senti um resulado, estou com esperança

  56. valdelice de carvalho barradas02/02/17 • 00h19

    tenho melasma a anos , ja usei varios cremes ,algums clariou , onde posso comprar cosmelan, moro em salvador, quanto custa

  57. Lilian Silva03/02/17 • 10h17

    Olá

    A cerca de uno e meio estou na luta contra o Melasma, e o pior
    que ele está me vencendo.
    Começou com uma mancha do tamanho de um feijão na bochecha, e claro
    fiquei muito incomodada pq já estava ficando um pouco maior e notei que no outro lado do rosto também estava ficando. Procurei o dermatologista que me receitou oli-olá e acidos manipulados (Acido kogico, retinoico) porém não obtive resultado, voltei ao dermatologista que disse que era para fazer um peeling. Comecei o peeling de diamante com triluma, estava muito feliz com o resultado, mas depois de 4 sessões eu tive o efeito rebote, a mancha que era um caroço de feijão, se transformou em uma moeda de um real!! daí pa cá é só desespero… voltei ao dermato que me indicou os mesmos ácidos só que usando em conjunto com melanesse, em um mês eu vi um resultado ótimo, MARAVILHOSO! Mas, como dizem que alegria de pobre dura pouco, os acidos pararam de fazer efeito e as manchas voltaram e ainda espalharam para a testa, não sei mais o que fazer dá uma tristeza sem fim, agora comprei um protetor com cor que está disfarçando um pouco.

  58. Janaina08/02/17 • 10h22

    Olá,
    Gostaria de saber se alguém já fez microagulhamento com Drug delivery para melasma.
    Adorei as matérias!

  59. Gabriela19/02/17 • 18h29

    Olá, Janaína!
    Eu fiz uma sessão de microagulhamento, com ac tranexanico. Não vi nenhum resultado. Como a maioria de vocês aqui, já tentei todos os tipos de creme imagináveis e até os inimagináveis… Nada de resultado. Tenho consulta na quinta feira com a dermato, vou perguntar sobre o ac. Tranexanico via oral e torço muito pra q de resultados positivos… Já estou cansada!

    • Janaina31/03/17 • 00h38

      Obrigada Gabriela!!

  60. Patricia M24/02/17 • 21h39

    Constanza; desesperada e sem esperanças com melasma, achei seu post por acaso.
    Sou dessas que já fiz de tudo, comprei todos os produtos possíveis e nada resolveu, ou seja estima no chão. Sempre me sinão feia, com a pele feia…um horror.
    Por último, fiz 2 sessões de microagulhamento intercaladas. A princípio, a pele ficou maravilhosa, mas logo veio efeito rebote, estao piores e mais consolidadas e delimitadas as manchas.
    Não indico. Gasto o que posso e o que não Posso, mas nada resolveu até hoje. No momento,está uma coisa feia e eu super infeliz!!!!

  61. Elisiane Meneses05/04/17 • 18h16

    Adorei tudo que li aqui… comprei o ácido tranexamico oral e tópico… vou apostar!!!

  62. Edilene16/04/17 • 22h10

    Amei a dinâmica sobre o mesma , mais ainda tenho muitas dúvidas “qual a diferença do acído tranexamico em cápsulas é comprimidos ” ??? Pesquisei e ñ tive respostas Eu já usei quase tudo , até olí ola, há 6 meses no vejo muita diferença , estou com esperança neste acído em cápsulas.

  63. Lilian27/04/17 • 21h24

    Andressa quem é sua Dermato? Alguém conhece alguma Dermato que receita ácido tranexamico via oral em BH?

    • Karina23/11/17 • 14h33

      Lilian, no meu tratamento está sendo feito com a Dra. Ana Rosa Magaldi.

  64. Alessandra01/05/17 • 21h37

    A Dra Daniela Neves me receitou. Tomei por 90 dias mancha sumiu. Mas quando parei de tomar ela voltou.

  65. Cícera17/05/17 • 22h29

    Meninas to passando cronos dia e noite pra 30 anos e minha pele clariaram bastante, uso Episol fator 30 e também tem sido muito bom para minha pele.

  66. Andreia Monteiro01/06/17 • 09h59

    Eu sofro com o melasma a 23 anos já usei de tudo, mas enfim descobri a causa e estou tratando. Fui ao endocrinologista e descobrimos que a supra renal estava produzindo pouco e isso e causado por tristeza depois fizemos exames da Hipofese e a mesma estava produzindo pouco.O mal funcionamento dessas glândulas jogam manchas castanhas na pele. Eu comecei o tratamento a dois meses com medicina ortomolecular e o resultado já da para ver as manchas estão abrindo creio que estou no caminho certo.

    • Rosa18/08/17 • 17h01

      Olá!

      Minhas manchas aparecerem há dois anos e em pouco mais de 6 meses, tomaram todo o meu rosto.

      Desconfio que seja algo de dentro pra fora, pq uso protetor solar o dia todo, não tomo sol e hipótese nenhuma!

      Acho q seja algo hormonal ou até sintoma de alguma doença… usei hidroquinona, fiz 8 sessões de peelling químico (cosmelan e ácido retinóico), usei Kiaritá e quanto mais eu trato, mais elas pioram!

      SOCORRO!

  67. Patrícia06/07/17 • 18h07

    Andreia nos fale qual médica você foi? Obrigada!

  68. IVONE01/08/17 • 17h30

    Eu e minha irmã estamos usando o ácido tranexâmico há dois meses, no caso da minha irmã clareou uns 70%.
    E no meu caso uns 30%, hoje em dia estou usando bem menos corretivos e base para tentar disfarçar as manchas.
    Tenho esperança que diminuam ainda mais, estou usando o via oral e o creme 3%.

  69. Rosa18/08/17 • 17h06

    Constanza, leio seu blog sempre e acompanho a sua saga!

    Sofro com melasma… mas meu caso não são machas isoladas, ao contrário: a pele do rosto está toda escurecida!

    Eu tinha uma mancha na testa e após 8 sessões de peeling químico numa clínica caríssima do RJ, minha pele piorou demais!

    Já rodei vários dermatologistas e usei vários tipos de ácio…estou quase deprimindo!

    Há um mês, suspendi todos os medicamentos e estou aplicando cápsulas de vitamina E toda noite e de dia uso apenas o protetor solar. Também tenho feito máscaras com mel, ou com argila branca e água de coco… pra tentar recuperar, ao menos, a hidratação!

    Tenho sofrido demais…com vergonha da minha pele!
    Pretendo consultar um médico homeopata pra investigar a fundo se isso não tem uma causa interna!

    Bjos

  70. graciele23/09/17 • 17h24

    boa noite gostaria de tirar uma dúvida vc que tem melasma toma anticocepcional? me surgiram manchas maia tbm tenho acne nao sei o que fazer

  71. sara costa sousa02/10/17 • 17h39

    Oi pessoal tbm sofro e já usei quase de tudo como todos os relatos ,enfim encontrei numa técnica a melhora microagulhamento,umas 3 sessões deu uma melhorada pra caramba ,pq renova a pele.Quem quiser da uma olhada,procedimento ótimo.

  72. Sena22/10/17 • 15h00

    Sou homem e há muito tempo tenho melasma. Alguns momentos a pele parecia clarear após alguns testamentos mas ao parar voltava a escurecer. Produtos a base de álcool, perfume, fragrância, vitamina A,hormônio feminino pioram. Pois alguns desses agride a pele e estumala pigmentação. A vitamina A é ótimo contra rugas e deixa a pele mais renovada, porém estimula a renovação e como consequência fisiológica aumenta o bronzeado ( produzindo melanina).
    Para quem tem pele tipo 4 a 6 alguns ácidos só fazem piorar, o mais indica do é o acido mandélico( pré tento usar). O glicólico já usei, nas primeiras semanas a pele fica bonita, descama bem e fica clara, porém os estimulo interno e externo reativa a produção de pgmientos.
    Ha três dias mudei de protetor, comprei protetor 100% físico.
    Acredito que os estímulos endócrinos são os maiores causadores da melanogeneses.

    O stress associados a esses hormônios estimulantes, pra mim, é pólvora para a explosão do melasma. Acredito que o sol só piora a situação quando entra em contato com substancias presente na peleque sofre alterações.
    Conheço pessoas que não usam protetores solares, nem fazem uso de nadaque citanos aqui, nao tomam sol e não têm hipercromias.

    Pra mim, a maior aposta é nos protetores fitoterapicosque agem dentro para fora. Dos protetores físicos com base que reflete a radicao e luz visível. Os protetores químicos absove a radiacao e esquenta ativa proteção (não gosto desse efeito), pois o aumento da temperatura estimula a pigmentação.

    Acredito em produtos que diminua ação da melanogenses como esse ácido tranexâmico dentre outros.
    Parabéns pelo post.

  73. Katia21/11/17 • 22h48

    Olá, boa noite!
    Assim como vocês já usei de tudo, todos os tipos de clareadores industrializados e manipulados, laser, peelings de todos os tipos, tratamentos alternativos, tratamentos caseiros. Tenho ódio das minhas manchas porque pegam bem no canal lacrimal e fica parecendo que tomei uma porrada no olho e depois da luz pulsada apareceram mais duas manchas nos dois lados da boca.
    Percebo que quando estou estressada as manchas pioram, não tomo sol, invisto em bons protetores químicos e físicos e com cor também. Nessa brincadeira a minha pele já está ficando fina e desidratada, pois a coitada está sendo muito agredida.
    Fui na dermatologista e ela me passou o ácido tranexamico injetável, mas depois de tantos relatado fiquei preocupada. Minha dermato não comentou nada sobre as possíveis reações, vou ligar antes de ir lá na sexta feira.
    Bjos!

  74. Denis12/12/17 • 15h35

    Olá meninas , sou homem e sofro com melasma a anos , o melhor que usei foi o DERMAMELAN da mesoestetic, aqui no Brasil tem um distribuidor , é caríssimo , quase 900,00 por 30g. Funciona bem ,foi a única coisa que clareou e olha que usei muita merda na cara !!! é da família do cosmelan , que é um pouco mais fraco que o dermamelan , recomendo , mas… com a crise e estou falido vou experimentar esse tranexamico injetável e tenho em casa o dermaroler que usarei e aplicarei após o tranexamico creme Para absorção ! Vou tentar isso pois é mais barato .

  75. Luciane15/12/17 • 10h22

    Olá meninas, minha pele é clara, porém com uma forte tendência a manchas. Tenho 43 anos e trato as manchas desde os 29. . Já usei todos os ácidos que vocês possam imaginar, já fiz sessões de laser , microagulhamento e não obtive nenhum resultado. Uso protetor diariamente, reaplico ao sair no meu horário de almoço e se o sol estiver muito forte saio de viseira, uso da marca UV Line, que tem proteção solar ( algumas pessoas ficam olhando, mas eu não ligo … não quero é ficar com a pele manchada…rsss).Uso Episol FPS 70 que serve como uma base e uso protetor até mesmo em casa. No trabalho reaplico no horário do almoço , mesmo que eu não saia, devido à incidência de luz , que também contribui para a piora das manchas. Comecei a tomar o Transamin (Ácido Tranexâmico) com uma dose de 250mg pela manhã e 250mg à noite. Eu pratico atividade física e não fumo , mas tomo anticoncepcional (Diane 35). Estou tomando há um mês e em vinte dias já tinha percebido um resultado MARAVILHOSO. As manchas da minha testa e do buço sumiram. Fiquei impressionada. A indicação de uso foi de quatro meses. Confesso que fico bastante receosa em relação à questão da trombose, mas como a minha Dermato que é super conceituada , me deixou tranquila , resolvi arriscar. Estou adorando o resultado. Uso na pele do rosto a Vitamina C da Profuse e o protetor solar, pela manhã e a Viatmina C com o Triluma por cima , à noite. Comprei o genérico do Transamin (Laboratório EMS) , custou R$23,00 a caixa com 12 cápsulas (para um mês com dose pela manhã e à noite são necessárias 5 caixas ). O não genérico também não é caro , em torno de R$ 50,00 a caixa. Espero que as manchas não retornem após o final do tratamento. Consultem a sua dermatologista e espero ter ajudado.

    • Natália28/12/19 • 16h36

      Consegui ver resultado? Qual foi sua experiência?

  76. Sarah Brito30/12/17 • 11h14

    Olá meninas, comecei a usar o ácido tranexâmico a 3dias… já usei um monte de coisa… já fiz peeling (pior burrada) e no 2° deu efeito rebote e “lasquei-me”. Estou ciente dos efeitos, mas acredito que está tudo sob controle! rsrs… Meu dermatologista passou um creme pra passar no rosto mas ainda não comecei a usar… Ah! Tomo tbm Oli-Olá…vamos vê o que essa mistura dará… bjos

  77. RAQUEL CARVALHO05/02/18 • 22h56

    O Transino White C não contém acido tranexamico.

  78. Claudia06/02/18 • 19h04

    Oi gente,
    Aqui também tenho um histórico gigante com o melasma que nem vou detalhar porque é bem parecido com o da maioria. Lá se vão uns 10 anos de luta conta essa desgraça. Hidroquinona não faz mais efeito no meu rosto além de ter estudos mostrando que seu uso é bem perigoso a longo prazo. Leiam sempre do que são compostos os cremes que vocês usam, pesquisem. Lasers também não têm sido indicados por profissionais sérios no tratamento de melasma, fiquem atentas. Custam uma fortuna e causam um estrago – no meu caso foi a Luz Pulsada que acabou com a minha pele. Pra resumir a ópera, o que deu mais resultado pra mim foi um tratamento combinado de cápsulas de Oli-ola e cremes contendo Hydrolive e alguns outros ácidos, receitado por um dermatologista de confiança. Estou há quase 2 anos neste tratamento e considero os resultados bons, comparando com tudo que já fiz. Porém, as manchas aliviam, mas não somem. Melasma não tem cura, o tratamento é constante. Fujam de promessas milagrosas.

  79. DAIANE SIMON26/02/18 • 13h09

    O

  80. KEILA16/04/18 • 14h46

    olá gente, tb sofro com o melasma, tomei o flebon e o helioral gostei muito achei que tive uma melhora grande, eu vou usar agora o acido tranexâmico da dermage

  81. Taís Santos26/04/18 • 11h37

    Olá!
    Interessante seu poste.
    O melasma é uma hipercromia difícil de ser tratada e o uso de produtos inadequados, podem, realmente, levar ao “efeito rebote”. O melasma pode ser epidérmico (superficial) e/ou dérmico (profundo). Sendo este, mais difícil de tratar. O ideal é você buscar um profissional confiável e que conheça e saiba tratar essa afecção. Até porque, envolve alteração hormonal. Não sou fã do uso da hidroquinona, pois seu uso prolongadoe inadequado, pole levar a acromia irreversível ( mancha branca), pois “mata” os melanócitos, células produtoras de melanina responsáveis pela tonalidade da nossa pele. O ideal, seria a ingesta de uma substância oral, tipo Oli-Ola por três meses seguidos, associado ao uso do ácido tranexâmico tópico.

    Espero ter ajudado!

    Beijão!!!

  82. Nagasse nilsa29/05/18 • 08h59

    Olá eu moro no Japão e já tomei trânsito para estas manchas chatas mais não foi o resultado que eu esperava , então voltei no medico e ele me passou um remédio que chama transamin, este medicamento eh ácido tranexamico, estou tomando de boa até então porque o médico estudou para isto né,,,, tenho que confiar no meu médico ou ficar com a cara cheia de manchas kkkk

  83. Joice23/09/18 • 21h04

    Eu fiz o uso do acido tranexamicofiquei internada uma seman a com coágulos sanguíneos não indico para ninguém.

  84. Patricia29/09/18 • 19h54

    Nossa… tomava ácido tranexâmico oral minha pele limpou dos melasmas…estava super feliz…um balde de água fria mas é bom saber…

  85. Paulo04/12/18 • 03h16

    Gente, se forem tomar o ácido tranexâmico, sinceramente indico da marca japonesa Transino, até pq além do ácido, há tb outros componentes clareadores de dentro pra fora, como vitamina C e L-cisteína!! Tudo que é feito no Japão é bem feito, tudo!! Eu confio em tudo que é feito no Japão de olhos fechados! O Transino é o único tratamento aprovado contra melasmas pela “Anvisa” japonesa . Há dois tipos de Transino: o Transino White C, que NÃO tem ácido tranexâmico, mas clareia tb, e o Transino II, que tem o bendito ácido tranexâmico e outros componentes como vit. C e L-cisteína. Vc os encontra no ebay. Qualquer um dos dois, vc toma 2 doses de 2 comprimidos por dia, totalizando 4 comprimidos diários. Na embalagem do Transino II, está escrito que só se pode tomar durante 2 meses seguidos! Deve ser por causa do ácido tranex. Se quiser voltar, é necessário dar pausa de um mês. O tratamento pra 2 meses do Transino II são 240 comprimidos e sai aproximadamente 370 reais. No caso do Transino White C, não existe essa limitação, então dá pra tomar por uns 6 meses seguidos tranquilamente. Mais do que isso, não ouso tomar qualquer substância para não haver acúmulo no organismo. Sempre dou uma pausa de no mínimo 3 meses. Pra não ser taxado, vc pode ir comprando de pouquinho e acumulando e, quando começar o tratamento, começa tudo de uma vez pra não ficar interrompendo. Espero ter ajudado! É caro? É sim, mas sai muito mais barato do que pagar um absurdo num Cosmelan 2! Fica a dica.

    • Elza Fagundes Vieira22/10/19 • 18h20

      Paulo, como foi sua experiencia com Transino C

      Obrigada,

      Elsa

    • Elza Fagundes Vieira23/10/19 • 13h38

      Olá Paulo, tudo bem?

      por favor, pode me ajudar ? você tomou as capsulas por quanto tempo? deu resultado? o transino Whith C tem o tão temido acido tranexamico ? muito obrigada

  86. Paulo04/12/18 • 03h29

    Só corrigindo minha mensagem acima: a posologia do Transino White C é de 2 doses diárias de 3 comprimidos, totalizando 6 comprimidos por dia. Quanto ao Transino II, eu escrevi corretamente: a posologia é de 2 comprimidos 2 vezes ao dia (4 comprimidos/dia).

  87. Mammy11/01/19 • 20h10

    Transino mais barato Poliana Japan no Instagram e muitos produtos baratos . Chegam em 10 dias. Fácil comprar em x vezes. Abç

  88. Lucivane ferreira03/02/19 • 20h25

    Então resolvi dar aq meu depoimento sobre o assunto. Realmente posso dizer q curou o melasma q minha irmã tinha. Pq já faz 3 anos q ela tomou o tranexamico para tratamento de hemorragia. E logo após as manchas foram diminuindo. Não foram clareando e sim diminuindo até desaparecer. Depois de anos de tratamento de gastos enfim rosto limpo. Mas nunca me atrevi a tomar . Só agora depois de uma consulta a dermatologista tirei minhas dúvidas. E realmente ela confirmou . Porém receitou o microgulhamento. Muito caro 300 cada sessão. Disse q via oral é perigoso dar trombose. Enfim estou tomando trasamin já a 2 dias. Muito confiante pq eu vi resultado em minha irmã. Se não tivesse visto talvez não acreditaria. Pq desconfio de tudo q é tratamento q se fala em melasma. Pq já tentei de tudo. Espero ter ajudado.

  89. Giselia26/02/19 • 20h02

    Estou tomando tranexâmico para parar a menstruação pois tenho ficado muito fraca.E agora fiquei com medo dessa história de trombose.Putz.
    Vim pesquisar pois , por coincidência minha dermato né receitou o creme ( manipulação), e fiquei sabendo que o comprimido também é bom para clarear. Então, estava bem deprê no fim das férias de verão, com as manchas e agora sinto que deu uma diminuída mas ainda está no início do tratamento. Mais pra frente comento os resultados.

  90. Netty09/03/19 • 23h52

    Esse post é antigo, mas muito rico de informações. Muito esclarecedor. Amei!

  91. Jacqueline08/05/19 • 23h58

    Olá, já li muito sobre melasma mas achei seu post um dos melhores. Parabéns !
    Tem muita coisa fake sobre esse tema, Oq é um perigo.
    Meu melasma, buço e bochechas, apareceram em 2015/2016.
    Mas só fui procurar uma Dermato em 2017.
    Ela veio com produtos, sessões de laser, microagulhamento e o Transamin via oral.
    Optei em tomar o Transamin e fazer 3 sessões do microagulhamento.
    Como moro a 170km de SP e a Dermato é de lá, optei pelo que seria mais pratico, não tendo que me deslocar 10 vezes p fazer um laser que sinceramente eu nem acredito que de efeito.
    Os produtos até comprei, mas não sou muito disciplinada no uso.

    Enfim, meus exames deram ok, porém tenho histórico de trombose da minha avó.
    Tomei o remédio por 10 meses, 3 comprimidos por dia.
    Gostei do resultado, não saiu tudo mas clareou bem, principalmente nos 3 primeiros meses e na sequência das sessões de microagulhamento.

    Porém me enchi de tomar tantos comprimidos por dia e parei no início de 2018.
    Hoje 1 ano depois meu melasma voltou com tudo foi bom mas durou pouco.

    Porém eu tenho uma desvantagem de morar em praia, muito quente, úmido e praticar surf. Ainda não encontrei um protetor ideal p ficar horas na água ou praticando esporte. Se alguém tiver alguma indicação.
    Talvez p quem realmente não tome Sol o Transamin seja mas eficiente e por mais tempo.
    Obrigada

  92. Joana04/07/19 • 17h22

    Ola.. adorei a página e ja marquei c a dermato
    Estou para fazer com a aplicação do acido tranexamico injetavel… gostaria de saber se nos dias fica inchado e vermelho?

  93. Silva Reis18/07/19 • 11h30

    Gentile, pela manhã e noite, corto 3 fatias daquelas baratas portuguesas, passei no local todos os dias, depois veja o resultado, mas não tenham preguiça,

  94. Elza Fagundes Vieira23/10/19 • 13h43

    Olá Paulo, tudo bem ? por favor, alguem já tomou transino Whithe C ? podem me ajudar informando se deu resultado?
    muito obrigada.. Elza

  95. Natália28/12/19 • 16h21

    Muito bom seu post Constanza!!! Eu sou @n__naty,
    comecei a Minha saga pelo tratamento de melasma também, do dia pra noite eu estava com meu rosto cheio, entrei em desespero fui procurar minha dermatologista @paulachicralla , comecei realizar tratamento com o laser StarWalker, fiz 2 sessão e já vejo resultado mas ainda terei que fazer mais 4 sessões, quando finalizar conto mais pra vocês! Beijos

  96. Francis05/11/20 • 07h09

    Eu já fiz aplicações injetáveis iguais a relatada e o melasma voltou bem pior.

  97. Elina09/11/20 • 22h56

    Olá, então meu médico pediu um exame para ver se tenho tendência a ter trombose, para ver se posso tomar, e não tenho. Mas na hora de comprar eu vi que o manipulado é uma absurdo!! você comprou em farmácia??

  98. LYDIA FERNANDA NOGUEIRA PETRY17/11/20 • 07h56

    Bom dia.

    Faço tratamento oral, prescrito por médico dermatologista, de ácido tranexânico associado a picnogenol + luteína. (a miligramagem é individual, calculada pelo médico), e tive resultado excelente. Praticamente mais de 95% de melhora, na minha visão. Nem preciso mais de base para disfarçar as manchas. Super recomento. Mas frizando, procure seu médico, pois todo medicamento oral tem contra indicação.

    • LYDIA FERNANDA NOGUEIRA PETRY17/11/20 • 08h00

      Ah, quanto ao preço, manipulado em Joinville, Tranexânico R$ 136 (60 cap 2x/dia) R$ 25,00 picnogenol+luteina (30 cap 1x/dia).

  99. Jessica10/12/20 • 15h18

    Olá, tenho melasma no rosto a dois anos, parece assas de borboleta, apareceu na gravidez. Já fiz 2 sessões de peeling melanoblock e 1 de microagulhamento + melablock na mesma sessão, após esta última percebi bastante melhora. A dermato prescreveu uma receita de protetor solar oral que contém o ácido tranoxômico 250 mg, vou manipular para 30 dias, apesar de tomar anticoncecional, pois a própria dermato faz uso do protetor acredito que não causará danos à saúde se usar por um curto período, só ficar atenta por causar interferência medicamentosa no anticoncecional (para não engravidar).

    • Talita30/05/23 • 14h02

      Tem que usar por 2 meses, 30 dias nao da efeito, e se for nessa mg acredito que tem que ser 3 meses.

  100. EDNA BORGES DE OLIVEIRA04/03/21 • 23h24

    Boa noite… Vc ainda está na briga contra o melasma
    E o que vc usa hoje o q me indicaria

  101. Daniela Navarro14/03/21 • 10h49

    Estou passando no rosto este ácido na concentração de 5%. Você acha que não adianta nada?

  102. Kelly07/04/21 • 12h48

    Eu uso há 2 meses o Transino na forma manipulada e meu melasma sumiu COMPLETAMENTE ! Por enquanto não senti nenhum sinal ou contraindicação. To super feliz.

  103. danieli yoshimori14/04/21 • 05h08

    aqui no japão vc vai do dermatologista e sai com a dose de Transino e vitamina c nas mãos, esse é uns dos segredos da pele japonesa, muito protetor solar e no verão elas cobrem tudo, usam vários acessórios para se protegerem do sol, até mesmo sombrinhas com fator de Proteção Solar.

  104. Monica07/07/21 • 16h33

    Oieee
    Tentei tudo pra melasma! Menos os lasers! Sou morena e tinha muito medo de piorar! Ate que comecei a usar uma formula com acido tranexamico via oral! Ultima tentativa do meu dermato! Meu Deus!!!! Com 10 dias de uso minha pele estava perfeita!!! Todos perguntavam o que tinha feito!!! Usei essa formula por quase 3 anos direto! Nao sentia nada! Ate que há 3 meses tive uma trombose! Ninguem entendeu nada! Magra, muita atividade fisica, nao fumo, nao bebo so usava anticoncepcional! Provavelmente foi a juncao dos dois medicamentos! Levei um baita susto!!! Agora nao posso mais tomar o anticoncepcional e nem o acido e os melasmas ja apareceram.

  105. Catiane Teixeira06/12/21 • 15h34

    Olá. Tudo bem?
    Sou Catiane, tenho 37 anos, e há uns 6 anos trato melasma. Alguns deles frustantes, sem grandes efeitos, hj em dia faço tto com um esteticista, e fiz uso do ácido tranexâmico dentre outros ttos, nossa, fiquei maravilhada com o efeito que teve, nunca vi minha pele tão bonita e limpa rsrs…..mas, como todo processo, depois que parei de tomar e alguns meses se passaram, cá estou eu novamente brigando com minha melasma, e entre um tto e outro optamos por tomar novamente o ácido tranexâmico, na primeira vez graças a Deus não tive efeitos colaterais, fiz uso de 250mg, lembrando que não se pode ultrapassar 3 meses de uso, e descanso no mínimo de 6 meses para tomar novamente, agora tomarei 500mg, espero que tudo corra tranquilo.
    Essas manchas geram muito desconforto e tem épocas que até se olhar no espelho é algo difícil, mesmo sabendo que não há cura, apenas controle, e que “tudo” diretamente ou não contribui para seu aumento, se torna ainda mais difícil, pois, ttos são caros e nem sempre podemos fazer.
    Mais é isso aí, deixo aqui um pouco da minha experiência com o ácido tranexâmico, e tbm minha torcida para todas que enfrentam o mesmo dilema, não desanimemos e continuemos em busca de amenizar sempre.
    Bjsss grande, fiquem com Deus

  106. Dayani Bruna20/03/22 • 17h49

    Andressa, lamento te informar, mas todos esses tratamentos que sua médica te indicou, causa efeito rebote. Todo procedimento que agride sua pele, causa efeito rebote.

    • DAYANI BRUNA20/03/22 • 18h05

      Já fiz todo tipo de tratamento pra melasma, e as manchas sempre voltam. Minha colega faz uso do ácido transnexamico e a pele dela limpou completamente, ela nunca teve nenhum efeito colateral. Comecei a tomar o ácido transnexamico 250 mg, porém, toda vez que tomo, sinto dor torácica, uma pressão no peito. Tem duas semanas que tento tomar e paro por causa da dor.

  107. Fran06/01/23 • 13h34

    Boa tarde tenho 50 anos estou na menopausa posso tomar ácido tranexâmico? Tenho muito melasma