Lifestyle
Mi Casa Su Casa
11 out 2015, 55 comentários

Mi casa, Su casa – Entra e senta, no sofá!

“Sente-se e fica à vontade.”

Quantas vezes você já ouviu e falou isso?

modula

É tão clássico quanto o brasileiríssmo: “Não repara na bagunça.”

Eu queria falar de salas, mas vamos com calma, porque o sofá, esse item merece um post sozinho.

Ele é o rei (Momo) da sala, já que, tudo basicamente depende dele.

Precisamos adequar o tamanho dele ao da sala, e depois seguimos feito satélites “adereçando” o restante conforme esse item, somos o Joãozinho Trinta, e o sofá é o enredo.

Independentemente dele ser clássico, moderno, retrô, moderno, “cujuntin”… Precisamos entender da construção dele pra comprar algo durável.

Basicamente sofá é um monte de espuma coberto com um tecido que vc achou legalzão onde vc deposita as ancas que mamãe enfarinhou com talquinho né?

Não mi querido espécime Fufu-busanfudus, não é.

Dentro dele tem muita coisa aKon-teSeno e é pra lá que eu vou levar você. Pega sua fantasia de ácaro e #vemkotio!

destruido

Sobre uma base, tipo uma armação de – geralmente – OSB ( que conhecemos aqui ) se constrói um sofá.

Na parte onde sentamos é onde se faz necessário a maior resistência, então ali utiliza-se cintas elásticas trançadas e tensionadas eletronicamente,ou molas bem loucas que parecem um “S”

molas

ou zig-zag, ou ainda, uma combinação das cintas e molas ( comuns ou ensacadas ) .

molas e cintas

 

E é isso que vai dar o molejão pra podermos desfrutar do nosso móvis. E seguindo acima disso, precisaremos de uma boa espuma estruturada, o POBLEMA, é que essa espuma, não deixa o sofá gostoso, ela deixa ele com o formato que queremos, então é uma espuma densa, encorpada, firme mesmo. Algo como a densidade D28, a espessura disso vai variar conforme o modelo, mas seria algo entre 6 e 8 cm num desses modelos mais retos e mordernos. Sobre essa camada, o ideal é ter uma espuma menos resistente, como a D26, num espessura de uns 4 ou 6 cm. Legal né? Mas vamos tomar um smoothie porque o verão tá batendo na portinha, pois a nossa jornada do sofá não tá NEM NA METADE!

smoothies.jpg

 

Vamos deixar o primeiro pra patroa porque ela tá apegada, e linda no verdim.

Aí, pro sofá ficar bem gostoso, vamos envolver isso tudo com uma camadinha de 2cm de espuma bem fofa, pra ficar agradável quando formos dormir babando elegantemente assistindo filme com o mozão. Acha que já tá bom? Fico muito feliz em dizer que pra um BOM produto, ainda vai mais uma camada de manta acrílica, que vai evitar que as costuras da peça incorporem a Valeria Valenssa e resolva sambar pros lados deixando aquele sofá lindo e moderno (num espaço de poucos meses) parecendo protagonista de um quadro do Salvador Dalí.

ploft

Existem uns detalhes que pra muitos não fazem diferença, mas um produto de excelente qualidade se preocupa com: Fechamentos laterais e das costas. Você com certeza já viu um sofá que rasgou do lado, ou nas costas, porque tava desprotegido. Então certifique-se de que essas laterais e traseira do produto tem algo que não faça dele uma toca Gugu. O mercado oferece desde nada, passando por papelão até o fechamento com triplac – que é aquela madeirinha que faz prancheta – uma das melhores matérias primas pra esse fechamento.

Outra coisa que já teve na sua casa , ou na de algum parente, é aquele sofá que a parte debaixo era fechada com aquela trama plástica, que parece saco de soja, e vai se desfazendo, terrível, parece que o móvel foi possuído pelo capitão Caverna.

Os sofás mais novos tem esse fechamento inferior em tecido, desde TNT nos mais pobrinhos até tecidos de algodão cru nos rycos.

O Encosto do sofá, quando não é moldado da mesma forma, tem sido feito com fibra siliconada, que é um produto excelente, que não prolifera fungos, e que é altamente resiliente ( ou seja volta ao formato depois de ser encoxada/amassa/esmagada ).

siliconada

Claro que essa fibra mora dentro de um tecido, que por sua vez mora dentro de uma capa.

Agora que a gente já sabe #comofaz vamos falar brevemente do que tá na moda.

Grandes sofás, de linhas puras, não muito altos, numa horizontalidade convidativa.

 

loft

Pés altos e metálicos são mais masculinos e modernos,

modula 02

Enquanto os com pés mais baixos dão impressão de ambientes mais acolhedores.

Falando em acolhedores, eu tenho meio que preguiça daqueles sofás-erótico-extensíveis que vc fica alisando para crescer. Geralmente são empregados no Home Theater, mas olha, um sofá BEM profundo, como o Astor Home da Florense é muito, mas MUITO mais confortável.

astor

Agora, um ícone, feito pretinho básico, é o Chesterfield. Ele é uma peça eterna, não interessa se você mudar de cidade, de opinião, de partido político ou de sexo, suas almofadas lisas e profundas, com encosto em capitonê são não só elegantes e belos, ele é sexy, ele exala prosperidade.

chesterfield

Ai ai…

Talvez esteja se perguntando: Mas essa coisa velha tio ?

Eu digo que ele não precisa ser velho:

chesterfield-sofa22.jpg

429316-Sofás-Chesterfield-fotos-dicas.jpg

sofa-chesterfield-rosa-vermelho-amarelo-ou-preto-843001-MLB20257043463_032015-O.jpg

Manta pro sofá nunca vai sair de moda, almofadas lindas – não saiam comprando ainda, falarei disso muito em breve- e apoios como pufes são excelentes aquisições.

pufe

e podem, como esse amarelo, ser peças bastante decorativas.

Agora, com o preço no imóvel no Brasil chegando aos patamares de Emirados Árabes, você pergunta: Sofá cama pode?

Pode Fufu!

domino

Se você não em espaço pra um quarto de hóspedes, você pode te um escritório com sofá cama (igual eu), ou até um sofá cama na sala. Mas tenha o cuidado que eleger um que não tenha muitas costuras, dobras ou tecido muito sintético. A não ser que seja pra sogra, ou pro enteado pentelho #fikdik.

Uma outra  situação muito comum é a integração de ambientes, e já existe uma saída pra isso, um estofado que já é um divisor de ambientes.

soho

Adorando a interação com vocês aqui sempre, assim como no Instagram e no SnapChat. O usuário é Tiolelofoz em ambos. E a Cony está lá sendo linda, phyna e elegante como Futilish.

Qualquer coisa me gritem!

assilelo.jpg

 

Vão pra vyda, e não comportem-se!

 

#bença!

 

As fotos utilizadas nos posts são coletadas na internet, e só apareceram aqui porque eu gostei, então, parabéns pra você que fez. Respeito muito seu trabalho e os créditos são seus. Se te incomodar a divulgação aqui, mande um email e eu substituo. BêXos.

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
55 comentários em “Mi casa, Su casa – Entra e senta, no sofá!”
  1. Mah11/10/15 • 10h10

    Escrevo esse comentário neste momento, olhando para meu sofá descascado hahaha.

    MUITO BOM descobrir sobre a estrutura interna do sofá. Eu não conhecia.
    Agora entendi porque a espuma do sofá da minha sogra desmaiou em meses. Provavelmente não tem uma trama firme que segure a espuma.

    Agora, meu calcanhar de aquiles no sofá é o tecido.
    Mandei fazer este meu último em couro ~fake, porque tenho cachorro e ele solta 1kg de pêlos por dia.
    Eu só bato a mão no sofá e os pêlos saem.
    Antes eu tinha um de chenile, e era um filme de terror. Grudava tudo, insuportável.

    O problema é que esse tal de couro fake descasca mais cedo ou mais tarde. Couro de vdd não tenho saco pra manutenção, nem pra pagar.
    Pra que tecido correr Tio Lelo?

    • Tio Lelo12/10/15 • 12h57

      Oi Mah,

      Eu tinha um gato persa, então, de pêlos eu entendo. ahuahuahuah
      Diz a lenda que o “ultra suede” é resistente e de fácil manutenção. Mas eu costumo indicar o imitações de pele, como vc já tem, ou então algo como lona reciclada. Aqui em casa mantínhamos uma manta nos locais onde o Othelo costumava ficar, então se chegava uma visita inesperada era só tirar ou trocar a manta e tava tudo lindo. Sem contar que as mantas podem “mudar” a decoração rapidamente

      Obrigado pela participação, beijo!

  2. Tereza11/10/15 • 10h31

    Obrigada!!! 🙂

    • Tio Lelo12/10/15 • 12h58

      De nada Tereza, volte sempre!

      Beijo

  3. Magali11/10/15 • 10h52

    Lelo!
    Eu estava em busca de um apartamento usado, mas resolvemos comprar um novo, sem acabamento, sem paredes, pra montarmos a planta a nosso gosto. Sou verdinha, verdinha em obras, então venho humildemente pedir uma indicação de arquiteto(a) aqui em Brasília, para fazer o projeto. Pretendo correr atras de materiais e tudo mais, pra economizar o máximo possível, mas com uma obra de qualidade. Você tem alguém pra indicar por aqui?Já tenho algumas indicações, mas sei que uma indicação sua seria MARA!
    Um beijo!

    • Tio Lelo12/10/15 • 13h04

      Oi Magali!

      Então, eu não conheco um profissional em BSB a ponto de te indicar. Eu acompanho o trabalho de uma dupla de arquitetas daí que eu admiro, mas eu apenas conheco o blog que elas escrevem, eu não sei como é o formato de trabalho delas. Então, infelizmente eu vou ficar te devendo essa indicação. Lembrando que a maioria das oas lojas de móveis e decoração costumam ter profissionais de arquitetura e design de interiores contratados. Você pode por exemplo, procurar na Florense, na Marel, na Porto Bello Shop por um designer.
      Lembre-se de olhar o portifólio do profissional e ver se você gosta do resultado “geral” dos trabalhos dele, pois isso diminui as chances de desentendimentos sobre os estilos.

      Beijo!

  4. Amelie11/10/15 • 13h31

    Simplesmente o MÁXIMO! Lelo não poderia haver parceria mais perfeita vc e Cony. Parabéns dicas pra vida.

    • Tio Lelo12/10/15 • 18h10

      Muito obrigado Amelie!

      bjo!

  5. Maria Celia11/10/15 • 13h43

    Bom….não: genial …. o meu está sempre coberto por capas, moro na praia e a coisa deve estar sempre mais protegida…para não ficar pobre as capas atuais são de linho natural.

    • Tio Lelo12/10/15 • 18h12

      Olá Maria Célia,

      Eu sou muito a favor das capas e das mantas também, as rycas, claro!

      Obrigado pela participação, beijo!

  6. Silmara Régis11/10/15 • 15h20

    “Não mi querido espécime Fufu-busanfudus, não é.”
    Irei rir até envelhecer!
    Seus posts são maravilhosos, tio!

    • Tio Lelo12/10/15 • 18h16

      Oi Silmara,

      Poizé, o jeito é brincar =D

      Acho mais fácil de gravar assim.

      Beijo!

  7. Bruna11/10/15 • 15h27

    Lelo, eu tenho uma duvida que vai além do sofá… Queria fugir do ambiente sofá de frente pra tv. Busquei mil ideias na web e até agora nada. Comprei meu sofá, salinha miúda e a Tv já está no quarto do casal. Queria saber se vc tem alguma dica do que colocar de frente pro sofá sem ficar sem graça. Já te agradeço antecipadamente. Adoro a coluna e a forma como escreve:) Beijos.

    • Tio Lelo12/10/15 • 18h20

      Oi Bruna,

      Eu entendo a sua busca. A parede em frente ao sofá é um local de contemplação e quando não tem a TV pra ser o ponto focal, temos que trabalhar pra deixá-la interessante.
      Se vc mora numa região um pouco mais fria, poderia usar uma lareira elétrica (só precisa de uma tomada), ou até etílica (funciona com álcool) claro que, eu não indicaria isso caso vc tenha um mini humano por perto.
      Outra opção é criam um belo espaço pra expor um quadro bonito, sobre uma parede com papel ou de cor diferente das demais. lembrando que um quadro não precisa necessariamente ser uma pintura ou fotografia, vc pode ter esculturas de parede ou objetos emoldurados.

      Beijo!

      • Bruna13/10/15 • 00h28

        Muito obrigada ,Lelo. Lareiras não tem condição nenhuma . Procure por Teresina no Piauí e entenderá. Hehe

        • Tio Lelo13/10/15 • 07h33

          HAHAHAHAHAAH

          Bora fazer uma parede artistica!

          Beijo!

  8. Paula11/10/15 • 18h34

    Lelo, partiu blog só seu? Leitoras é que não vão faltar! Me diz uma coisa… caiu em desuso jogo de sofás de 3 e 2 lugares iguais? Beijokas

    • Tio Lelo12/10/15 • 18h24

      Olá Paula, eu já tenho um blog, que fala de bons PODRUTO e turismo na região que moro, é o http://www.paraguaipink.com.br
      Já tem um tempinho que se usa sofás de modelos diferentes, ainda que com o mesmo tecido, para não ficar parecendo os “cujuntinho” eu particularmente não gosto de usar peças iguais.
      Até porque as vezes vc precisa substituir uma das duas (um sempre é mais usado que o outro) e assim não fica o apego do casal. troca um e pronto.
      Mas se te agrada, faça a sua casa do jeito que você sente que deve ser.

      Beijo!

  9. Clarissa11/10/15 • 23h23

    Lelo, seu lindo!!! E cor, hein?! O meu é cor de nescau ,kkk… Confortável e enorme, mas, combina com o que, meu fio? Tou achando minha sala um covil do batman…. Me ajuda! Bjo

    • Tio Lelo12/10/15 • 20h42

      Oi Clarissa!

      Nescau minha nutricionista não curte. HAHAHA
      Nescau é béééérge e bééé´rge não é cor, ou seja, vai com tudo =D

      Pra tirar sua sala do covil do batman, insere umas cores felizes, como laranja, amarelo ouro até ruósa neom vai.
      Pra uma atmosfera mais clássica, azul marinho com branco, inclusive em listras, como ama nossa patroa aqui.
      Pra um ar romântico e aconchegante, azul bebê.

      Beijo!

  10. Helen12/10/15 • 10h18

    Quando fui comprar meu sofá fiquei em dúvida se comprava um estiloso para deixar a sala com cara de revista de decoração, ou um mais confortável, com inclinação de encosto e extensível para acomodar os hóspedes e ver um filminho com o marido. Acabei optando por um maior e mais confortável, mas não sobrou espaço para mais nada dentro da sala. Será que pensei errado?

    • Tio Lelo12/10/15 • 20h46

      Oi Helen,

      A proporção do sofá no cômodo é muito importante, nos modelos extensíveis, temos que considerar a dimensão dele esparramado igual batata.
      Eu, particularmente, prefiro os “normais” com peças que os tornem super confortáveis para assistir um filme, como pufes ou chaise.

      beijo!

  11. maria12/10/15 • 16h40

    amo suas dicas sempre, obrigada *_*

  12. maria12/10/15 • 16h42

    AH e dicas de poltronas? gostaria pois minha sala (estou montando ainda) so tem um sofa de 3 lugares,
    e tenho um pé atras com algumas poltronas com pe de metal giratorio parece que comprei de salão de beleza kkkkkk

    • Tio Lelo12/10/15 • 20h50

      Oi Maria!

      Obrigado pelo carinho viu, fico muito feliz =D

      Sobre as poltronas, eu também tenho impressao que essas giratórias são de sala de espera, de salão ou de provador de loja phyna.

      Eu gosto de brincar com os estilos, então se o sofá é moderno, usar umas poltrona mais clássicas, ou de design consagrado.
      Se o sofá é mais retrô ou clássico, poltronas muito locas.

      Agora, principalmente pra quem tem crianças, procure poltronas com as 4 perninhas, pois evita deles escalarem (do verbo: criança é indiana jhones ) e acontecer algum acidente.

      Beijo!

  13. Nath Ramps13/10/15 • 08h24

    Oi Lelo! Adoro seus textos aqui para as fufus!!
    Uma duvida: Quando mudei de apt comprei um sofá de boa qualidade e uns 3 meses depois adotei uma cachorrinha. Pois é… tchau sofá. Ele é de suede e agora tem rasgos e varias manchas pq q pequena adora brincar com pedras de gelo.
    Agora que ela está um pouco maiorzinha e contida vou mandar reformar. Você indica um tecido que seja resistente, fresco (Vale do Paraíba, SP = caloooorrrrr) e não manche facilmente com água??
    Obrigada!

    • Tio Lelo13/10/15 • 13h32

      Oi Nath!

      PRa coisa não ficar muito manchada, o ideal é que a cor seja um tom “médio” e que seja de uma manutenção fácil, algo que disfarçaria as manchas do gelo seria optar por alguma estampa, mas aí dependemos do seu estilo.
      Um tecido SUPER resistente que eu indico em medo é a lona reciclada.

      Beijo!

  14. Rosangela13/10/15 • 09h38

    Oi Lelo, obrigada pelas dicas.
    Estou quase trocando meu sofa, ufa! rs
    Não queria um jogo 2 e 3 lugares, porém todos aqui gostam de se jogar no sofá, então não poderia ser poltronas, alguma dica?
    Outra coisa, queria algum material que não seja tão quente pro clima do serrado, alguma idéia fresca?

    • Tio Lelo13/10/15 • 13h36

      Oi Rosangela!

      aposte num sofá com Chaise,
      ou dois sofás diferentes…
      ou 1 sofá + um divã
      ou 1 sofá + um banco

      Pra climas quentes tecidos com mais algodão são melhores, procure uma trama assim.

      Beijo!

  15. Sandra Luz13/10/15 • 10h02

    Opa! Opa!
    Aguardando ansiosamente o post sobre as almofadas!! Estou precisando enfeitar meu sofá, mas confesso que sou péssima na arte de combinar estampas e cores!
    Bjs!

    • Tio Lelo13/10/15 • 13h39

      Hey Sandra,
      #TRABALHAREMOS!

      Beijo!

  16. rachel13/10/15 • 10h07

    Lelo,

    Sou sua fã! Amo sua coluna!

    Me senti super vanguarda quando li sua opinião sobre o sofá cama. Estou planejando comprar um de futon com armação de madeira (hippie modernet) que combina bastante com a minha decoração. O que vc acha desse modelo? (http://www.oppa.com.br/sofa-cama-liberdade-branco-com-futon-preto)

    Mas também gostei bastante do modelo de sofá cama na imagem que vc postou. De onde é?

    Obrigada por ser tão generoso nos seus ensinamentos!

    um beijão!

    • Tio Lelo13/10/15 • 13h43

      Olá Rachel,

      Ashey um desbunde esse sofá aí!
      Eu tô totalmente traumatizado com um desses super sites ( não é o Oppa ) que me fez de imbecil durante 7 meses e não deu conta de me entregar 4 cadeiras. Então tô fugindo de compra de móveis on line.

      O sofá-cama da foto é o Domino da Florense, provavelmente tem alguma perto de vc.

      Beijo!

  17. Ana Oliveira13/10/15 • 10h31

    Oi Tio, você já disse que tem um persa e sabe bem o sofrimento. Atualmente o sofá que temos em casa (do bofe) é preto imitando couro com fundo de capitão caverna, mas em breve vamos nos mudar e o sofá vai conversar com a sala-papo mais família, menos masculino- fiquei sabendo de um tecido que gato pode até tentar afiar as garras mas não consegue, é o ultra suede?

    • Tio Lelo13/10/15 • 13h45

      Olá Ana,

      O Othelo era muito anjo, ele só arranhava um vaso de concreto na sacada. Mas diz a lenda que o ultrasuede sobrevive aos beeeechanos.
      eu mesmo não posso te confirmar pois nunca testei. Acredito que a lona reciclada seja quase indestrutível.
      Obrigado pela participação,
      Beijo!

  18. Alessandra13/10/15 • 11h22

    Lelo,

    Mandei fazer duas capas para os meus (dois) sofás. Um sofá ficou lindo e a capa vestiu super bem. O outro não ficou tão bom porque sobrou um pouco na parte que sentamos. Teria alguma dica para preenchimento deste “buraco”? Não dá para mexer na almofada porque ela é fixa, então eu não sei qual seria a alternativa para solucionar este problema.

    Adorei o post!

    Beijos

    • Tio Lelo13/10/15 • 13h48

      Oi Alessandra,

      Se uma ficou boa e a outra não… o problema deve estar na confecção da capa, então bom mesmo seria quem fez tentar corrigir.
      Até porque se está sobrando a unica coisa que poderia ser feita era colocar mais enchimento nesta área, só que é perigoso vc ficar com um sofá-sapo e até diminuir o conforto dele.
      Eu acho que vale a pena vc pedir pra tirar esse tecido que está sobrando.

      BBT!

  19. Nat Pereira13/10/15 • 15h11

    “Ele é uma peça eterna, não interessa se você mudar de cidade, de opinião, de partido político ou de sexo (…)”

    KKKKKKKKKKKKKKKK

    Geente, eu MORRO com esse Lelo.
    Tenho que segurar demais a risada quando leio um post seu no trabalho…!

    Adoro seus posts! Parabéns pelo seu trabalho! E por favor, continue nos informando, nos atualizando e nos divertindo!!

    Beijos

    • Tio Lelo14/10/15 • 09h29

      Oi Nat,

      Obrigado pelo carinho e pode deixar, que eu pretendo fazer vcs rirem bastante ainda!

      Beijo!

  20. dai13/10/15 • 17h49

    “Dono de um bom gosto incrível”, meu Deus como você é modesto, to rolando de rir, acho você muito engraçado, um abraço.

    • Tio Lelo14/10/15 • 09h30

      Olá Dai,

      Obrigado pelo carinho menina!
      Mas ó, o “dono do bom gosto” é opinião da Cony, eu só tenho que agradecer.

      Beijo!

  21. Thaís Fernandes13/10/15 • 21h09

    Mas tu sabes tudo,hein, nego!
    Nao sei se gosto desse capitonê… Realmente me cheira acoisa véia. Mas é chique, entendo. rs
    Beijos mil!!
    Aguardando as almofadas!!

    • Tio Lelo14/10/15 • 09h33

      Oi Thaís,

      Então, saber de tudo… não dá né, mas eu sou curioso demais e abençoado por grandes oportunidades, DAE eu vou amontoando informações. A verdade é que “aliviar” tudo o que eu sei aqui é meio terapêutico.
      Obrigado pela participação, pelo carinho… e tá… capitône é meio cheiro de velho mesmo…

      Beijo!

  22. Keiti16/10/15 • 20h33

    Amo seus textos e leio sempre! Depois de dois anos de casada finalmente decorei os 12 cômodos da minha casa estilo colonial em madeira de lei como queria, isso é, Luis XV em todos os cômodos, tudo marrom com cara de relicário do jeitinho que gosto, até que convencida pelo bofe abri mão do direito de escolher o sofá e confiei nele, com uma ressalva, nada de linhas retas, pode escolher desde que seja um clássico..ele concordou e em um belo dia dou de cara com um Chesterfield AMARELO na minha sala de tv. Estou tentando amar o único movel colorido da minha casa pois adoro o modelo…mas nessa cor ta difícil, até minha mãe tem uma mente mais aberta pra decoracao que eu…rsrs bjs e ressalto que adoro seus textos!

    • Tio Lelo21/10/15 • 19h47

      Keiti,

      Pra vc começar a se interessar por ele, que tal vc jogar uma manta com os tons que vc gosta, e umas almofadas… depois vc vai trocando, e vai acabar gostando dele.

      Beijo!

  23. Raquely21/10/15 • 00h14

    Lelo, como sempre um post maravilhoso!
    Fala sobre parede em gesso decoradas. Beijos

    • Tio Lelo21/10/15 • 19h49

      Oi Raquely,

      Vc quer dizer aquelas decoradas com moldurinhas, estilo comum em decoração francesa?

      Se for, o nome é boisserie, e falei das mlduras, junto com os rodapés.

      Beijo!

  24. Ju26/10/15 • 13h07

    Ai Lelo, post veio em hora boa… Estou decorando a casa e especificadamente na aquisição do sofá. O meu apartamento tem cozinha integrada (preta) e logo a frente um canto alemão com mesa preta e capitonê nos bancos em suede animale marrom. Do outro lado (parte sofá), uma porta espelhada, com home em cor de madeira com painel em laca preta. Ah, as banquetas da cozinha amaericanas, são de veludo preto e com tachas. E as poltronas do canto alemão (duas) também em veludo e pretas.
    Eu AMO o modelo chesterfield, tipo DEMAIS. Mas, o marido está querendo um retrátil… Até achei um bonito, mas não estou querendo muito. Achas que o chesterfield vai ficar too much?? Devo optar por algo mais simples?
    Também tenho dúvida na cor, se vou de preto mesmo (ou vai fechar muito) ou opto pelo marrom/bege do canto alemão?
    Ai tio, me ajuda! Tão perdida e precisando escolher isso para ONTEM!
    🙁
    Ah, eu amo seus posts, muitoooo!

  25. Anna10/06/17 • 15h56

    Tio Lelo amo muito teus artigos, espero sempre o domingo ansiosamente!! Agora estou de fato reformando minha casa, então estou dando uma revisada nos anteriores.
    Gostaria de saber a respeito do revestimento dos sofás, seria para minha sala, a única da casa, então gostaria que fosse bem confortável. Tens alguma dica? Quais são considerados mais ricos e quais devo passar longe?
    Beijão beijão!!! Parabéns pelo teu trabalho!!!

    • Tio Lelo11/06/17 • 15h01

      Oi Anna, obrigado pelo carinho =D

      Depende muito da região que você mora, mas se vai ser o único sofá pra acomodar o pessoal, fuja do couro (no frio fica gelado, e no calor fica grudento) assim como os corinos, ou tecidos mais “plastificados”.
      Boas opções para regiões mais frias, são os que sejam “acamurçados” peludin mesmo. Pode ser um suede ou um chenille.
      Se for um local mais quente, linhão ou tecidos com mais algodão costumam ser mais eficientes.
      Beijo grande!

  26. Michelle20/06/17 • 16h00

    Boa tarde. Estou com muita dúvida em relação ao meu sofá, a minha sala tem 6 metros de comprimento, 3,70 de largura, e eu amei um sofá que tem 3,20 m de comprimento e 1,15 de largura. Será que vai ficar estranho na minha sala?

  27. OSIELHA LIMA BATISTA25/02/21 • 17h20

    Super gostei vc é formidável
    Eu queria post sobre reformas mesmo
    Meu sofá ta q afunda rsrs as molas estão gastas ja comprei so falta colocar no lugar.