25
Oct 2015
Mi casa, su casa -A Gourmetização da reforma
Mi Casa Su Casa

Olá Fufus!

Tô aqui com meu coração peludo em fúria, pois três dias  atrás eu estava serelepeando pela internet, e encontrei um canal de vídeos mó bonitinho de uma arquiteta ( reconhecimento #1 ) que também é designer ( reconhecimento  #2 ) com uma estética moderninha ( reconhecimento #3 )  toda preocupada com valores de obras na atualidade ( reconhecimento #4 ) com um formato de atendimento virtual para clientes que querem poder controlar seus investimentos e gastos durante uma obra ( reconhecimento #5) .

moderno

Tá! Aí a pessoa aqui tem alguns T.O.C…. por exemplo, eu TENHO que ver as coisas em ordem cronológica. Assim como tenho que ver revista na ordem que ela foi editada. Esse povo todo que vê revista de trás pra frente me EN-LO-U-QUE-CE!

Ok, aí o canal em si tem várias picas, dicas de como cobrir revestimentos, modernizar superfícies, decorar paredes… até que eu cheguei numa palestra que aconteceu em ambiente fechado, que foi um evento online super famuóso e esse povo deste canal disponibilizou o tre-le-lê deles, contando os passos de como se organizar para uma obra, como fazer reciclagem do máximo de coisas. Explicando sobre o lixo, e o devido cuidado pra se ter com os entulhosZZZZzzzz (birrinha #1).

Também fizeram as simulações de como separar tudo que sai de uma obra porque senão essa matéria não pode ser reciclada ( birrinha #2) porque temos que ser consumidores conscientes e pensar nos detritos que estamos acumulando no planeta. E lá se foram 59 minutos de vídeo pra no final os dois sócios deixarem claro que:

  1. É mais caro separar os lixos,
  2. É caro reaproveitar materiais,
  3. Trabalho esse que necessita de uma empresa especializada,
  4. Reciclar entulho de obra é trabalho especializado,
  5. Empresas especializadas só existem em São Paulo (capital) e em Belo Horizonte.

serio

Mas esse spoiler do final é pra você não morrer de ódio como eu porque…

#acompanhemos um resumo da palestra sobre a reforma “correta”, que (segundo eles) se baseia na análise, planejamento e execução:

Reforma de um apto da década de 80:

Conceito: Substituição do piso cerâmico. Piso de porcelanato de R$ 39,90 não podemos usar porque vai criar entulho pra tirar o piso velho, mais ou menos 2 caçambas (R$ 500,00) . Então vamos usar um piso cimentício porque não cria lixo.

Definição: Ah não, não dá porque o piso cimentício custa R$ 150,00 o m2 que totaliza R$ 13.500,00 e o porcelanato fica R$ 3,960,00.

Head in Hands

Conceito: Não gosto do granito da cozinha antiga mas o granito custa caro então vamos reaproveitar em outro lugar da casa:

Definição: Esse granito é muito feio mesmo, joga fora e troca tudo.

cute-cat-funny-facepalm-memes-pics

Conceito: móveis de cozinha são muito caros, então vou construir prateleiras e bancadas em alvenaria mesmo e depois eu decoro sem necessidade de móveis.

flintstones

Definição: A cozinha ficou parecendo que saiu da casa dos Flintstones, uma desgraça só, vamos pendurar umas cortininhas nas bancadas inferiores pra sumir com a bagunça.

PANINHO

OK. Essas foram as Birrinhas de #2 até #7

Conceito: As portas são de madeira antiga, estão feias, mas podem ser reaproveitadas como um painel, um cachepô, mesa de centro, mesa lateral…

Definição: Custa caro pra transformar as portas, como eu não tenho uma personalidade marceneiro, vamos arrancar e jogar fora.

door

Conceito: Piso de taco. Esse piso é lindo e se eu tivesse eu não tiraria, a não ser que tivesse cupim. Podem virar uma mesa de jantar ou um painel pra televisão, ou quem sabe, cabeceira de cama.

Definição: Custa caro pra transformar o piso, como eu não tenho uma personalidade marceneiro, vamos lixar e passar sinteco que é mais barato.

Bunny_facepalm_by_shlj23-d4s3yaj

Conceito: Na lavanderia vamos apenas pintar o azulejo antigo. assim evitamos quebradeira, pagar caçamba e geral lixo no planeta.

Definição: A coisa tá feia, o rejunte tem que ser refeito, mas antes precisa de uma preparação da parede com um produto abrasivo específico pra parede voltar a ser porosa e aderir bem a tinta. O rejunte também terá que ser escovado e reaplicado. (Ignore aqui o valor do trabalho todo destas aplicações, mais o gasto com água AND a poluição que esse abrasivo vai causar VERSUS pagar uma caçamba de entulho)

Jesus_facepalm

#uncontable birrinhas.

Entendam, eu não sou contra o reaproveitamento, nem contra a reciclagem. Eu só acho que elas tem de ser viáveis pra serem realmente a favor da natureza.

Então se pra mim é caro pagar um bom marceneiro pra transformar uma porta em um painel pra TV,

Ou o piso de taco numa cabeceira de cama,

Ou aquele armário antigo de cozinha em uma despensa linda.

DOE!

Desapega, libera geral, distribui!

Você se preocupa com as 24 mil toneladas de entulho que a cidade de São Paulo cria todos os dias, mas gasta 30 ou 40% a mais de dinheiro pra deixar sua casa bonita, ótimo.

Mas se você não tem essa grana sobrando, porque não doou pra um catador? Eu passei a porcaria da palestra toda esperando a hora que um dos dois iam dizer:

“Aquele granito feio da cozinha, que vale uma fortuna foi doado”.

Entenda, a pessoa tirou leite de pedra, nadou sete mares sem molhar o Sonrisal mas não doou as portas. Não deixou o granito encostadinho no muro com um cartaz “doação”.

Eu não sou a pessoa mais econômica, ecológica e sustentável que existe. Eu adoro um churrasco, tomo banho quente no verão e tenho casaco de couro.

O que eu não tenho é uma roupa que não me serve mais, um quinto cobertor, sendo que temos duas camas em casa. Eu não tenho uma TV em cada cômodo (nem ar condicionado) , raramente jogamos comida fora e separamos sim o lixo reciclável do orgânico.

Mais importante do que pensar nessa junção de economizar na obra e não poluir, pra mim, é compartilhar o que pra mim já não está bom, mas que pra alguns está ótimo.

E por fim, eu continuei olhando os vídeos do canal em questão e vendo projetos que cada vez menos usavam materiais “reaproveitados“. Porque você ensina a fazer uma coisa horrenda com lata velha e garrafa pet, você não vai salvar o mundo. Porque economiza 120 reais de piso, mas rodou 250km queimando combustível pra chegar na décima primeira loja onde tomou o sétimo cafezinho num copo plástico que vai levar 50 anos pra se dissolver no ecossistema não te faz um vencedor.

Ponderem leitores e leitoras, ponderem porque de eco-chatos o mundo tá cheio. Cheio de selos verdes e de bandeiras eco-friendly, baseadas em planos de ações que não são colocados em prática, apenas escritos.

face,facepalm,king,medieval,stupidity-b1badcf6cf972649a362a4f98c4d2cca_h

Sim, esse é mais um post desabafo do tio. Mas é que eu fervilho de ódio com facilidade, coisa de cancerianos.

E quando eu falo em reciclagem, especialmente das caseiras eu quero ver transformação.

Reciclagem, quer dizer transformar uma coisa velha, ou usada, em uma nova. Então não me apareçam com  uma garrafa pet colada no muro dizendo que é um vaso-di-frô. ISSAE é lixo prástico.

Aliás a minha birra com a tal da garrafa pet é longa. Meus professores de arquitetura tudo me marcam em publicações desses monstrinhos no facebook, porque eu simplesmente tenho ojeriza deles. Não, não e não. Garrafa furadinha, garrafa cortadinha, garrafa cortadinha e coladinha continua sendo lixo, vlw, ? flw?

Garrafa pet cheia de areia e vestida de crochê não é uma bonequinha peso de porta. É um lixo pRástico disfarçado de exu dando alegres saudações aos transeuntes.

Quer reciclar transforme o treco que seja, em algo melhor, combinado? Pior não vale.

Olha como tem jeito de deixar uma garrafa pet reciclada como algo do bem:

ArvorePet2

Legal né? Mas, pra cada uma boa, tem dez terríveis :

 

arvore-de-natal-garrafas-pet-no-peru

Agora vão pra vyda, mas continuem lendo o Futilish, o Paraguai Pink, e vendo eu e a Cony no Instagram e no Snapchat. Somos @futilish e @tiolelofoz nas redes.

#bença!

As fotos utilizadas nos posts são coletadas na internet, e só apareceram aqui porque eu gostei, então, parabéns pra você que fez. Respeito muito seu trabalho e os créditos são seus. Se te incomodar a divulgação aqui, mande um email e eu substituo. BêXos.

assilelo.jpg

78 Comentários
  1. #1
    Mônica Ciscato
    25.10.2015 - 14:08

    Sensacional! Amei muito esse post!

    • #2
      Tio Lelo
      26.10.2015 - 19:32

      Obrigado Mônica,

      =*

  2. #3
    Hallinis
    25.10.2015 - 14:09

    Ri horroooores :). Mas Lelo, vc está certíssimo. Eu também acho horrendo o que fazem com as garrafas PET, pra mim também é tudo lixo disfarçado.
    Quanto a esses videos que você pagou e foi obrigado a ver até o final me lembra esses remédios milagrosos para emagrecer; você paga caaro e não tem efeito nenhum.
    E na questão reciclagem em obra, trabalhei beeem perto da area e nosso país não tem cultura e nem tecnologia pra isso. Ai me saem essas reciclagens grotescas da casa. E acaba aquilo…o barato que ficou “FEIO” e saiu caro. E a birit`s? Tão atacado que esqueceu né, rs. Parabéns pelo teu trabalho.

    • #4
      Tio Lelo
      26.10.2015 - 19:33

      Tudo lixo Hallinis! HAHAHAH

      Poizé, nesse dia a biritis teria que ser água com açucar.

      Obrigado pelo carinho e por acompanhar e participar aqui e no insta.

      Beijo!

  3. #5
    25.10.2015 - 15:21

    Melhor post ever!!!!!! hahahahaha de eco-chatos e de pessoas SEM NOÇÃO que querem posar de bons samaritanos, mas na realidade fazem coisas até piores para o meio ambiente, o mundo realmente está lotado! Palmas infinitas para vc, Lelo, por sua sensatez e coragem de expor suas opiniões(julgadas como politicamente incorretas por muitos).

    • #6
      Tio Lelo
      26.10.2015 - 19:34

      Oi Alice,

      Obrigado pelo apoio!

      Juntos a gente vai fazer mudanças reais!

      Beijo

  4. #7
    VANIA
    25.10.2015 - 15:29

    Tio,obrigada pelo post! Obrigada mesmo, as vezes me sinto mal por consumir e não reciclar…mas que se foda, não sou tao ruim assim, tenho um coração de madre tereza, hoje é meu niver, to mais feliz! Louca!Beijos

    • #8
      Tio Lelo
      26.10.2015 - 19:36

      Feliz aniversário atrasadinho Vania!

      Certeza que a gente sabe julgar o que é realmente bom pra natureza, não tenha vergonhinha.

      Beijão e tudo de maravilhoso pra vc!

  5. #9
    Aline Moura
    25.10.2015 - 15:42

    Oi Lelo! Vc é ótimo! Estava nervoso mesmo pq nem teve birita. Entao eu te convido para um cha (gelado pq aqui em Barbacena nas Minas Gerais está bem quente) que ajuda a acalmar.
    E uma dúvida: aqueles pisos que são colados prestam? Temos obras em casa e foi vislumbrada a possibilidade de colocar pisos desse tipo em um quarto.
    Adoro seus posts e snaps!
    Beijo

    • #10
      Tio Lelo
      26.10.2015 - 19:38

      Oi Aline!

      Eu tava nervético mesmo… a birita devia ser água com açúcar.

      Os pisos colados que vc diz, provavelmente são os vinílicos, é uma excelente opção, apenas o contrapiso tem que estas bem niveladinho.

      Beijo!

  6. #11
    Priscila
    25.10.2015 - 16:18

    Clap clap clap!!!;
    Concordo com tudo o que vc disse!
    Muitas vezes (diria que a maioria das vezes) a doação, o desapego é a melhor e mais eficaz das reciclagens..
    Beijos

    • #12
      Tio Lelo
      26.10.2015 - 19:40

      Oi Pri!

      Exatamente, doar as vezes é uma forma não só de reciclagem, mas de amor ao próximo.

      Beijo!

  7. #13
    Lorenna
    25.10.2015 - 16:28

    Lelo, amo o fufu, amo seus posts tb. Sempre tive birra dos eco-chatos e dessas reciclagens estranhas. Tipo quando enfiam um pneu pintado no meio do jardim e ainda se acham os mega ajudantes do planeta. Aí como o mundo dá voltas casei com um cara que “mexe com essas paradas de natureza”. Ele tinha tudo pra ser um eco-chato mas foi salvo pelogongo. Hahaha
    Uma coisa que aprendi com ele é que além da questão da utilidade e da estética (pq ninguém quer nada que considere feio em casa), ao se fazer esse tipo de reaproveitamento de material tem que analisar também a funcionalidade do negócio, se o lugar onde você vive comporta aquele tipo de coisa. Não adianta reaproveitar só pra dizer que não tá produzindo mais lixo pro planeta. Um exemplo, moramos numa cidade quente pra caramba e ele vive batendo cabeça com um povo (amigos, familia) que quer que ele opine sobre fazer um jardim vertical com as tais garrafas pet. O que ele tenta explicar é que: mesmo que a pessoa ache aquilo bonito (não achamos..kkk) não é funcional pq o calor vai irradiar nas garrafas e matar as plantas. Ou seja, não adianta reciclar e não ser sustentável né? Nem sempre reaproveitamento é a melhor saída.
    Enfim, esse é um assunto que dá pano pra manga.

    Beijão!

    • #14
      Tio Lelo
      26.10.2015 - 19:46

      Olá Lorenna!

      Pneu é muito complicadíssimo! tipo… Não tem como salvar.

      A maior parte do Brasil é quente demais pra plantar qualquer coisa que não seja uma suculenta na pet.

      Obrigado pela participação e por lembrar do pneu.

      Beijo!

  8. #15
    Juliane
    25.10.2015 - 16:49

    Nossa muito legal o seu ponto de vista, às vezes nos sentimos até a pior pessoa do mundo por não reciclar da forma como vemos em alguns vídeos , mas moro em um ap. minúsculo se eu for reciclar tudo que eu não quero mais, vou precisar participar daqueles programas de acumuladores.Eu faço a minha parte também de outras formas.

    • #16
      Tio Lelo
      26.10.2015 - 19:48

      Oi Juliane!

      Eu sou o contrário do acumulador, eu jogo tudo fora!

      HAHAHAHAH

      Pra um canceriano eu sou bem errado.

      Beijo, e não se sinta mal por jogar coisas fora.

  9. #17
    Julia
    25.10.2015 - 19:08

    Sempre leio e adoro teus posts! Nunca comento, mas neste não me contive…concordo plenamente com tudo que escreveste, inclusive compartilho do horror ao “artesanato” com garrafa pet!! Continua escrevendo e dividindo com a gente teu bom gosto!!

    • #18
      Tio Lelo
      26.10.2015 - 19:49

      Oi julia!

      Obrigado por ler e participar!

      Beijão!

  10. #19
    Georgia
    25.10.2015 - 19:36

    Concordo. Também sou arquiteta e lembro que das primeiras palestrar que vi sobre sustentabilidade abordava bem essa questão de se usar material próximo, da região. Usar madeira de demolição que veio da pqp para ser utilizada, perde todo o conceito de sustentabilidade. E essas dicas de reaproveitamento de pets ou qualquer outra coisa, acho complexo. Tenho a impressão que as pessoas passam a comprar refrigerantes (ou o outro produto que gera esse lixo a ser reaproveitado) com o propósito se reaproveitar. Está tudo invertido. Uma coisa é a pessoa ter esse costume de fazer coisas manuais, habilidade, como você disse, aí sim. Tenho uma tia com essas habilidades e ainda professora, então muitas vezes cria objetos, decoração, etc, porém com objetivo efêmero. E também não morre se de vez em qdo não dá para aproveitar algo. Vai para o lixo né.

    • #20
      Tio Lelo
      26.10.2015 - 19:52

      Isso mesmo Georgia!

      Transformar, e recriar. Pena que as pessoas talentosas são tão raras.

      Obrigado por compartilhar sua opinião.

      Beijo!

  11. #21
    Ludmilla
    25.10.2015 - 19:38

    Odeio qq coisa com garrafa pet tmb, mas o ódio maior fica para os pallets, coisa horrenda! Fora que fico me perguntando como limpar sem entrar umas 15 ferpas na mão? Aranhas? #comofaz

    Titio, adoro sua maneira de escrever, seu humor danado! Espero toda semana pelo seu post! Parabéns!!

    • #22
      Gabriela
      26.10.2015 - 12:16

      KKKKK sim, os pallets. A confecção de uma cama box de pallets foi matéria do “É de casa” dessa semana. Até parece que aquela patricinha da Poeta iria dormir num catre daqueles. E o camarada arquiteto/decorador dizendo que se não conseguir de graça é vendido por no máximo 15 reais! Nunca, está inflacionado, virou chique, põe uns 100 reais em cada porcaria daquela.

      • #23
        Tio Lelo
        26.10.2015 - 19:57

        Oi Gabriela!

        Bem lembrado!
        As coisas que não são assim usuais como a garraf pet, tá inflacionada. Subiu com o dólar talvez? Pallet e caixa de feira estão mais caras do que um belo móvel planejado.
        E o pior, tem gente construindo as caixas pra revender como se fosse reaproveitamento. é a contra mão do ecológico.

        Beijo!

    • #24
      Tio Lelo
      26.10.2015 - 19:55

      Hey Lud,

      Não limpa ser 15 ferpas! hauhauhauaha
      Aliás não pega farpa não, porque não trabalhamos com SSascoisas!

      Beijão!

  12. #25
    25.10.2015 - 20:00

    Achei esse post excelente! Tá de parabéns. Abraços.

    • #26
      Tio Lelo
      26.10.2015 - 19:59

      Oi Poliana, obrigado!

      Beijo!

  13. #27
    Gabi
    25.10.2015 - 20:02

    Texto perfeito!!!!!!! Concordo 100%!!! Tb nunca gostei dessas invenções ditas “moderninhas” de reciclar garrafa pet para decoração, de transformar escorredor de massas em lustre e por aí vai… Inclusive duvido que, na casa deles, tenha algum desses itens, rsrsrs.
    Amo seus posts e a maneira como vc escreve, dou muita risada e fico na expectativa esperando pelo próximo! Queremos posts todos os dias!!!

    • #28
      Tio Lelo
      26.10.2015 - 20:01

      Oi Gabi!

      esses dias atrás eu tava tendo um siricotico no shopping com uns lustres de escorredor de macarrão, bule e caçarola…

      #desumelivre!

      Obrigado pelo carinho e pelo comentário.

      beijo!

  14. #29
    Jacqueline Almeida de Souza
    25.10.2015 - 21:54

    Meu Deus , eu te amo!!!! Quer casar comigo????

    • #30
      Tio Lelo
      26.10.2015 - 20:02

      Oi Jacqueline!

      Olha, no momento tão me usando, mas se eu ficar avulso eu te aviso.

      Beijo, obrigado pelo carinho =D

  15. #31
    Jacqueline Almeida de Souza
    25.10.2015 - 21:56

    A Cony “””””era”””” minha ídola…agora é você!!!!

    • #32
      Tio Lelo
      26.10.2015 - 20:05

      Menina, mas eu e Cony falamos de coisas muito diferentes, acho que podemos ser tipo a liga da justiça e ambos seremos seus ídolos.

      Beijo!

  16. #33
    Larissa
    25.10.2015 - 23:04

    Nao tenho o que comentar, só quero te aplaudir !!

    • #34
      Tio Lelo
      26.10.2015 - 20:07

      Obrigado pelo apoio Larissa.

      Beijo!

  17. #35
    Lu
    26.10.2015 - 01:38

    Rindo até 2500 com o Exu…melhor post. Totalmente sensato suas colocações. Parabéns pelo post.

    • #36
      Tio Lelo
      26.10.2015 - 20:08

      Obrigado por participar Lu!

      Beijão!

  18. #37
    Camila
    26.10.2015 - 09:40

    Nunca comentei um post do Lelo, mas desta vez palmas eternas

    • #38
      Tio Lelo
      26.10.2015 - 20:09

      Obrigado pelo comment Camila!

      =*

  19. #39
    Marcelle
    26.10.2015 - 10:23

    Oi Lelo, algumas transformações eu gosto. Garrafa Pet não. Ainda não vi nada que pudesse fazer com elas. Mas isso é gosto. Uma amiga aí em cima disse que não gosta da invenção de transformar escorredor de massas em lustre, eu não creio que isso seja feito para ser ecologicamente correto, já vi restaurante com essa decoração. Os pallets, eu gosto dependendo do local que vc vá colocar. Você pode lixa-los e pintá-los. Então, não há farpa. Nem todos tem esse dom. Acho legal quem tenha. Não acho legal obrigar todos a ter e fazer.
    E doar….sempre!! Me sinto mais leve. bjs

    • #40
      Tio Lelo
      26.10.2015 - 20:14

      Olá Marcelle,

      Exatamente isso! Nem todo mundo tem o dom necessário. Por isso eu fiz questão de mostrar uma bela reciclagem de garrafa pet, que pra mim é uma das mais difíceis de “transformar”.

      Obrigado por compartilhar sua opinião.

      Beijo!

  20. #41
    Aline
    26.10.2015 - 10:44

    “Mas é que eu fervilho de ódio com facilidade, coisa de cancerianos.” – IDENTIFIQUEI TOTAL!!

    “Garrafa pet cheia de areia e vestida de crochê não é uma bonequinha peso de porta. É um lixo pRástico disfarçado de exu dando alegres saudações aos transeuntes.” – RI HORRORES!!!

    Adorei o post! Parabéns!

    • #42
      Tio Lelo
      26.10.2015 - 20:21

      Oi Aline!

      Fico agradecido de vc compartilhar que tbm ferve de ódio porque olha, tá dificil ser eu ultimamente!

      HAHAHHA

      Beijo, obrigado por participar!

  21. #43
    Ligia
    26.10.2015 - 10:55

    Nunca comento, mas hoje precisava passar pra dar os parabéns pela sua opinião!!!! Muito bom ler alguém sendo sensato quando o assunto é sustentabilidade!
    Tenho uma amiga que diz: na casa de rico é reaproveitamento. Na casa de pobre é só lixo mesmo.
    Paletes e caixas de feira são coisas que me doem!!! Socorro!!!Ou a pessoa se dedica pra deixar tudo decente (lixa, pinta…) ou não usa!!!
    Adoro seus posts! Beijos 😉

    • #44
      Tio Lelo
      26.10.2015 - 20:24

      Oi Ligia,

      Obrigado por participar dando sua opinião. Realmente é muito dificil as pessoas transformarem o reciclado em algo melhor, e é melhor ainda saber que tem mais gente que pensa como eu.

      Beijo!

  22. #45
    Érika
    26.10.2015 - 11:02

    Lelo, concordo com tudo e vou rir até 2016!
    Esses troço com garrafa pet é a morte, e atenção, ao invés de reciclar, eu simplesmente NÃO CONSUMO!
    Beijos!

    • #46
      Tio Lelo
      26.10.2015 - 20:26

      Oi Érika,

      então eu consumo, razoavelmente, porque eu sou o taradinho da água com gás… mas á diminuí muito, viu!

      Obrigado pelo carinho, beijo!

  23. #47
    Gaby
    26.10.2015 - 11:10

    Muito bom. Mas você tem alguma informação sobre os pisos autonivelantes de epóxi ou poliuretano, estava pensando em aplicar sobre uma cerâmica aqui em casa.

    • #48
      Tio Lelo
      26.10.2015 - 20:27

      Olá Gaby!

      vou preparar.

      Beijo!

  24. #49
    suzane
    26.10.2015 - 11:20

    Parabéns pelo post! Agora me lembro da moda dos palets e caixotes de feira. O que era pra ser uma ideia legal de reaproveitamento de coisas que iriam para o lixo se tornou um item caro e vendido novo em lojas de decoração e de móveis por preços altíssimos. As coisas se inverteram…

    • #50
      Tio Lelo
      26.10.2015 - 20:30

      Oi Suzane!

      Exatamente o que comentei mais acima, as coisas “recicladas” hoje em dia nem são mais recicladas, são construídas para parecer ecológicas. É o fim da rosca mesmo.

      Obrigado por comentar.

      Beijo!

  25. #51
    Gabriela
    26.10.2015 - 12:11

    Gostei dos exemplos de ecochatos. Tenho outro: grupo de bioconstrução, construção coletiva, misturado com yoga, artes, lama, bio-não-sei-quê-consciência da terra começou (e acho que já terminou, nem dá pra saber de tanta bagunça) uma obra perto da minha casa. Compraram o terreno e, sem licença e sem responsável técnico, derrubaram todas as árvores para abrir uma clareira para fazer a “construção ecológica”…… Só rindo para não chorar de tão ridículo.

    • #52
      Tio Lelo
      26.10.2015 - 20:32

      Isso mesmo Gabriela.
      e o pior é que é super comum desmatarem uma área gigante, cobrir tudo com calçada e dizer que usaram tijolo local, que é “eco friendly”

      dá vontade de fazer suco verde com esses bocós.

      agradeço seu depoimento!
      Beijo!

  26. #53
    Julie
    26.10.2015 - 14:03

    Palmas eternas!!! hahaha
    E garrafas pet, odeio tb, são desprezíveis!!! hahaha

    • #54
      Tio Lelo
      26.10.2015 - 20:39

      Julie, garrafa pet é castigo!

      Hahahaha

      Beijo!

  27. #55
    MICHELLE
    26.10.2015 - 16:32

    Oi, Lelo! Esse post veio bem a calhar, pois estou com uma dúvida terrível, me ajuda com sua maravilhosa opinião, pleeeeease??? Estou, de fato, “reciclando” uns móveis antigos de madeira. Nunca fiz isso, pesquisei bastante, estou fazendo sozinha e está ficando bom. A dúvida é: são móveis antigos (um aparador e um pé de mesa com 4 cadeiras) de madeira escura que estou lixando e pintando com cores para pôr na varanda. Vc acha que a moda de aparadores amarelos brilhantes ainda vai durar ou já vai virar cafona? Vc acha que pinto cadeiras e aparador de cores lisas (azul, amarelo…) ou tipo pátina, pintura desgastada? E a mesa pode ser vidro ou não combina? Muuuuito obrigada, amo seus posts e espero por eles!

    • #56
      Tio Lelo
      26.10.2015 - 20:45

      Oi Michelle,

      Então, as cores coloridas estão bem na moda e eu acho que ainda vão poder aturar aturá-los um bom tempo ainda.
      eu não gosto de coisas patinadas, a não ser que sejam branquinhas e trabalhadinhas, bem no estilo provençal.

      Mas o que definitivamente não tá na moda é um conjuntinho com tudo igual tá.
      Então se vc for usar o aparado amaremo por exemplo, escolha um cinza ou bege pro restante.

      Ou quem sabe o pé da mesa amarelo, as cadeiras numa cor neutra e o buffet preto acetinado… que vc acha?

      o vidro eu faria o incolor daí, pra ver a pintua do pé da mesa, lembrando que esse vidro não pode avançar mais que 30 cm ao redor da base, senão é perigoso “tombar”.

      Beijo!

      • #57
        MICHELLE
        27.10.2015 - 18:02

        Muito obrigada pela resposta, Lelo, agora já me decidi, vão ser cores lisas e coloridas então 🙂 Aparador amarelo, cadeiras turquesa e pé da mesa madeira crua (piso em deck de madiera), vc gosta? Bjossss

  28. #58
    Alessandra Ramos
    26.10.2015 - 17:57

    Lelo , te amo !! Quero casar com você não , viu ?! Mas adoraria ser sua miga ;;; pode ??? Tenho pavor de garrafa pet , tem coisa mais ( não vou continuar pra não gerar preconceito ) vai que ….

    • #59
      Tio Lelo
      26.10.2015 - 20:46

      Oi Alessandra,

      Eu aceito amizades incondicionalmente tá =D

      Beijo!

  29. #60
    Fernanda
    27.10.2015 - 10:35

    “Garrafa pet cheia de areia e vestida de crochê não é uma bonequinha peso de porta. É um lixo pRástico disfarçado de exu dando alegres saudações aos transeuntes.”

    RINDO ATÉ 2018

    • #61
      Tio Lelo
      28.10.2015 - 11:09

      Oi Fernanda,

      Obrigado por participar =D

      Beijo!

  30. #62
    Flavinha
    27.10.2015 - 11:22

    Huehuahu eu me racho… seu estilo de humor é muito o meu estilo 🙂

    • #63
      Tio Lelo
      28.10.2015 - 11:10

      Oi Flavinha,

      Obrigado por ler a gente.

      Beijo!

  31. #64
    Cristine
    27.10.2015 - 12:47

    CHOREI de rir! Adoro seus posts!!!
    “Garrafa pet cheia de areia e vestida de crochê não é uma bonequinha peso de porta. É um lixo pRástico disfarçado de exu dando alegres saudações aos transeuntes.” !!!!
    KKKKK!!!!
    Finalizando meu comentário, parabéns!
    A ditadura dos eco chatos e dos politicamente corretos é muito ridícula e enche muito a minha (pouca) paciência… Admiro pessoas que conseguem ver os exageros e denunciá-los com um texto tão gostoso e divertido como o seu!

    • #65
      Tio Lelo
      28.10.2015 - 15:15

      Obrigado Cristine!

      Volte sempre que nós gostamos.

      =*

  32. #66
    Sheilla Cristina Lovato Camargo
    27.10.2015 - 16:56

    Lelo, querido!

    Tenho justamente algumas dúvidas acerca de reformas! Eu e meu maridíssimo compramos um apartamento daqueles bem antigos, planta ótima, mega espaçoso, para não ter que caçar apê na pressa quando vier o baby. Só que aconteceu aquela coisa: o dimdim foi todo no apê e estamos tendo que fazer reformas aos poucos. Daí a minha dúvida: como adaptar a reforma ao orçamento homeopático? Tipo, queremos trocar o piso e os móveis, mas uma coisa de cada vez (uma reforma por ano, por assim dizer). Trocando o piso, teria que desmontar os móveis, e alguns deles acho que não teriam condições de ser remontados #époisé. Mas se fizer os móveis antes, fico pensando que poderiam ficar restos do piso antigo embaixo

  33. #67
    Sheilla Cristina Lovato Camargo
    27.10.2015 - 16:58

    Opa, o comentário anterior foi incompleto!

    Lelo, querido!

    Tenho justamente algumas dúvidas acerca de reformas! Eu e meu maridíssimo compramos um apartamento daqueles bem antigos, planta ótima, mega espaçoso, para não ter que caçar apê na pressa quando vier o baby. Só que aconteceu aquela coisa: o dimdim foi todo no apê e estamos tendo que fazer reformas aos poucos. Daí a minha dúvida: como adaptar a reforma ao orçamento homeopático? Tipo, queremos trocar o piso e os móveis, mas uma coisa de cada vez (uma reforma por ano, por assim dizer). Trocando o piso, teria que desmontar os móveis, e alguns deles acho que não teriam condições de ser remontados #époisé. Mas se fizer os móveis antes, fico pensando que poderiam ficar restos do piso antigo embaixo… Isso sem falar em gesso, iluminação… Ai ai, Santa Mega Sena me abençoa pra eu fazer todas essas reformas de uma vez! Enquanto isso, Lelo, me dá uma luz, please!

    • #68
      Tio Lelo
      28.10.2015 - 15:27

      Oi Sheilla,

      Seguinte, não tem como ser mágico.
      Troca de piso, instalação de gesso e reforma de áreas molhadas como banheiro cozinha e lavanderia fazem uma baderna infernal e é praticamente impossível sobreviver vivendo numa reforma desta magnitude.
      Então mesmo com o orçamento homeopático a reforma “estrutural” precisa ser feita de uma vez, pra evitar não só o stress, mas também pra economizar umas rúpias. Negociar o gesso e o piso do apto todo te proporciona um desconto maior que você não conseguiria ter se for picando os ambientes. E o item mais caro de todos, é a mão de obra. Então se o cara for fazer um banheiro, ele vai cobrar mais caro do que se ele for fazer 2 banheiros, cozinha e lavanderia.
      Então apesar de ser um estupro, existe muita vantagem em apertar os cintos num primeiro momento, e depois fazer cada parte.
      Pense sempre na reforma de cima pra baixo.
      Gesso, iluminação… mas os lustres podem ser comprados e instalados muito depois.
      PAredes, mudança de ponto de tomadas e pintura tem que ser feitas já, mas colocação de revestimentos, papeis, e arandelas, podem ser feitos no futuro.
      Piso até pode ser trocado depois, porém todo o mobiliário tem que ser retirado pra isso.

      Então o que eu faria:
      GEsso, paredes e banheiros… depois cozinha e lavanderia… piso.

      só aí vc pode pensar em comprar os móveis.

      Pelo menos assim seria uma maneira de não enlouquecer depois.

      Beijo!

  34. #69
    Ju
    27.10.2015 - 21:19

    Lelo seus post’s são demais, espero por eles!
    Eu comentei recentemente no post do sofá, mas como já faz algumas semanas e outro dia vc falou Q costuma ler os comentários de duas semana atrás, vou repetir aqui, tô precisando de uma luz!!
    Seguinte, meu apto é cozinha integrada, fiz toda em preto (armário e pedra preto absoluto), na bancada da cozinha Americana tem 2 cadeiras de veludo preto com tachas. Em frente a cozinha tenho um canto alemão com mesa em lava preta e banco em capitone naquele tecido animale em marrom, as poltroninhas da mesa (2), tb são de veludo preto em capitone. Do outro lado da sala tem o painel da tv/home em madeira com lava preta, a porta Q divide p o corredor espelhado de correr. Então, td isso p dizer Q tô na maior dúvida p escolher o sofá, AMoooo demais o modelo chesterfield, mas na tua opinião vai ficar too much?? O marido tá querendo um retrátil (particularmente, apesar de mais confortável – não temos sala de tv, não curto mto)… O que tu achas?? Achei um retrátil que nem é feio, mas prefiro o chesterfield!! Outra coisa, a cor tá me matando!! Preto, marrom (cor do banco do canto alemão) ou bege? Tô achando Q preto vai fechar Mto!!
    Ah, o fundo do canto é em espelho e as laterais em papel de parede em arabesco, com um pendente de cristal no meio da mesa. No ambiente do sofá, paflon em cristal.
    Aí Lelo me ajuda tio, tô tão perdida e precisando decidir isso p ontem!!
    Amo demais seus posts, seu humor e gosto!! És demais!!
    Bjao

    • #70
      Tio Lelo
      30.10.2015 - 19:02

      Oi Ju,

      Dificil opinar sem ver umas fotos. Se puder, manda no meu email e eu te respondo lá com mais propriedade. Pela descrição eu acho que o Chesterfield vai coroar um mausoléu – neste caso, opte pelo acabamento couro whisky. É issae Fufu, não tem Xilokaína que te salve. Tem veludo, tem taxas, tem capitonê, tem pendente tem arabesco, tem plafon de cristais… se vc gosta do ambiente mega clássico, #sejoga no Chesterfield. Se não for o caso de morar na casa de Dom Pedro I, vamos trabalhar esse estofado.
      1) vc pode pegar uma peça com as linhas do chesterfield mas sem o capitonê e numa cor mais atual, como cinza, greige (bege meio cinza, ou cinza meio bege) ou um bééééérge.
      E olha, que bege é sempre minha última opção. #sorocaseiro #malnecessario
      Se você optar por um de linhas mais retas, aí pode investir numa cor mais pesada, um tom de café ficaria bonito. Depois vc usa trilhões de almofadas pra dar cor.

      Beijo!

  35. #71
    Thais
    28.10.2015 - 11:30

    Eu me sentia a pior das criaturas por odiar tudo que era feito com garrafa pet! Agora sei que não estou sozinha! hahaha Aliás, deixem de tomar refrigerante e as garrafas pet irão diminuir drasticamente! hehe

    • #72
      Tio Lelo
      30.10.2015 - 19:03

      Isso aí Thais!

      Menos refri,
      Menos celulite,
      Menos cáries,
      E menos lixo disfarçado de artes-anais.
      ahhahahahaah

      Beijo!

  36. #73
    MICHELLE
    28.10.2015 - 16:52

    Oi Lelo, eu que te perguntei ali em cima sobre a continuidade dos móveis coloridos. Adorei sua resposta e sugestões, agora já me decidi, vão ser móveis na varanda com cores lisas e coloridas então 🙂 Para fugir do conjuntinho que vc citou estou pensando em aparador amarelo, cadeiras azul turquesa e pé da mesa madeira crua (piso em deck de madeira) e tampo de vidro, vc gosta? Amarelo e azul fica legal ou brega? rsrsr! Parabéns pelo seu bom gosto, adooooooro! Bjossss

    • #74
      Tio Lelo
      30.10.2015 - 19:09

      Olá Michelle,

      Bom que eu te ajudei a se decidir.
      Eu gosto bastante de mesa com tampo em vidro, porém, peço gentilmente pra junto com ela vc comprar uma toalha.
      Não faça essa cara de confusa, eu explico:
      Quem tem uma mesa, costuma receber gente;
      E as vezes as gentes estão de saia;
      Muitas vezes, a saia é curta;
      Ninguém precisa jantar vendo o brioche da visita.
      No dia a dia, é muito comum o uso de jogo americano, mas lembre-se de ter a toalha, e de em festas sempre preparar a mesa com toalha.

      Essa resposta me deu uma ideia que vai virar post!

      Beijo!

  37. #75
    Alessandra
    29.10.2015 - 22:43

    Eu tenho uma sugestão para o blog.

    Cony e Lelo, que tal 1 ou 2 vezes a cada mês uma leitora participar de um S.O.S Lelo? Tão atrevida que já até sugeri um nome! E como não gosto de nada pela metade, me atrevo também a dar pitacos do funcionamento e regras do negócio.

    Pra não cansar e nem abusar da boa vontade do Lelo só valeria 1 canto específico da casa. Algo que incomode muito e o Lelo poderia dar sugestões (uma mais cara, uma média e 1 vale dureza, que é tipo o meu caso no momento).

    Digam sim, por favor!!!
    Eu me ofereço como a primeira leitora a enviar uma foto do elefante branco, que tanto me incomoda, no meio da minha sala.
    Pode xoxar até cansar. Eu deixo e ainda vou rir junto.
    No meu caso o elefante é caramelo (sofá) e foi escolhido via internet. Ok, pode dar na minha cara, pois sofá não se compra pela internet, massss, como minha defesa digo que estava no Brasil e precisava comprar um sofá quando estava mudando para a Alemanha.
    Topam? Posso mandar a foto do sujeito? Preciso de sugestões de como não pesar a sala com esse elefante caramelo que veio mais escuro do que tinha planejado.

  38. #76
    Tio Lelo
    30.10.2015 - 19:12

    Oi Alessandra,

    Recebi a sugestão no email, e encaminhei pra patroa, vamos analisar.

    Obrigado pelo carinho.

    Beijo!

  39. #77
    Andrea
    01.11.2015 - 00:39

    Oi Lelo! Que coincidência, também sou canceriana, e odeio juntar coisas. Vivo fuçando meu guarda-roupa e armários a procura de algo que não pretendo usar para doar ou jogar fora. Minha mãe sempre falava brincando, que tinha que tomar cuidado, não ficar de bobeira senão qualquer dia eu iria jogar ela fora. Exagero, claro! Beijos!

    • #78
      Tio Lelo
      05.11.2015 - 21:13

      Andrea então vc deve ser minha irmã gêmea imaginária!

      Beijo!

Comente