Lifestyle
Mi Casa Su Casa
05 ago 2015, 42 comentários

Mi Casa, Su Casa – Eletros, Parte II

Hey Fufús!

Tão boas? Eu tô aqui – na prorrogação do tempo (pretendendo não ir para os pênaltis) – escrevendo um post que eu gostaria de ter mandado pra Cony dois dias atrás. Mas bora-lá falar dos detalhes que faltavam de eletros para a cozinha de cada um! (NOTA DA BLOGUEIRA: Tava curtindo Mallorca, então acabei atrasando na postagem do Lelo, mil desculpas gente)

Na primeira parte falamos de Fogões e cooktops, fornos de micro-ondas, elétricos e multi funções, de coifas e depuradores, refrigeradores AND Lava-louças! Sim, foi praticamente uma latu-sensu. Se você não leu e tem interesse em algum dos itens, corre lá!

Mas agora, pega as cascas dos veggies todos e #vemkotio que eu vou falar de uma coisa que eu desejei por anos e anos:

Triturador

Triturador de resíduos! Existem diversos tamanhos e múltiplas marcas , uma das mais bem conceituadas é a Franke, mas eu acabei dentro das minhas pesquisas, escolhendo outra por motivos de: custava metade do preço e eu sou do espécime trabalhadouros-assalariadus.

Seguindo, eu te pergunto: sabe aquele filme de terror americano que a pessoa praticamente é engolida pela pia? (meio triste falar disso justo na semana que a escada rolante engoliu a chinesa #mycondolence) então, assim que o meu InSinkErator chegou a primeira coisa que eu fiz foi abrir e ver se realmente era possível disso acontecer: a mão de um adulto passar pelo buraco e chegar até as lâminas.

Ponto negativo: Sim, a minha mão passou pelo “ralo” e chega lá dentrão onde as coisas são transformadas em pó.

Ponto positivo: Não são lâminas! A trituração é mecânica.

Então, a menos que a pessoa queira muito, não será triturada, seria necessário o triturador estar ligado e a pessoa enfiar a mão lááááááá no fundo dele.

Veja como é a buchada dele:

por dentro

Mas vamos aos detalhes. Essa coisa linda, que parece uma lata de Neston mais altinha, vai acoplada no ralo da pia, mas ao contrário dos furinhos normais ele tem umas pétalas de borracha por onde você joga todo o lixo orgânico (dependendo da potência, tritura até ossos)e ele desaparece lindamente pelo esgoto adentro. Pra isso, temos que entender como usar: abrimos a torneira, depois de correr um pouco da água que o triturador deve ser ligado. Então é só jogar os lixinhos, ele faz um barulho diferente enquanto está triturando, depois que ele fica mais silencioso, é só esperar uns 10 segundos (leia o manual pra ver quanto tempo é indicado pro seu modelo especificamente) e desligar. O meu modelo é o mais simples e mais fraquinho, pois somos apenas dois lá em casa.

Existe toda uma polêmica sobre o triturador e a fossa/esgoto. Eu apenas digo que se a fossa séptica ou o sistema de esgoto da sua cidade dá conta de dissolver o seu cocô… porque é que não vai dissolver “pó” de cascas?

Instalar um trambolho desse (a medida varia em altura entre 32 e 38 centímetros) as vezes praticamente inutiliza o espaço abaixo da pia, então analise se vale a pena perder esse espaço de armazenagem (geralmente são as panelas que moram abaixo da pia) pelo triturador. Eu moro em um condomínio que tem três blocos e o meu prédio é no bloco um já a lixeira fica depois do bloco três, então, praticamente precisa de um moto boy pra levar o lixo. Acabava que por produzirmos pouco lixo, eu e minha mãe passamos a congelar todo lixo orgânico pra não ter lixo e insetos. Sério, não compensa ir até a lixeira pra levar uma casca de banana dois talos de couve. Congelávamos até ter uma sacolinha pelo menos pra levar até a lixeira. Quem mora em prédio vai se identificar.

E já que estamos falando do triturador, e ele fica instalado na pia, já vamos seguir para o próximo tópico: CUBAS!

Gente, atenção para minha indicação: todo mundo merece um cubão #duplosentidodetected.

A cuba pode ser:

Única

unica

Dupla

dupla

Tripla (ou duas e meia)

tripla

Cuba e “meia”

cuba e meia

Como escolher? Analisando seu próprio comportamento. Eu queria uma cuba e “meia” pra usar o triturador na menor. Porém eu sacrifiquei a metade de cuba, pra ter uma cuba única com uma largura maior e conseguir ter um espaço maior entre o cooktop e a pia. Se eu tivesse um espaço amplo, eu usaria a cuba tripla, pois hoje em dia elas têm muitos acessórios, como tábuas e escorredores, então eu teria o triturador no meio já ir descascando tudo lá ou também poder ir lavando a louça e acomodando ela da cuba ao lado, tudo ensaboadinho, e por fim você solta a água, enxagua e já escorre ali dentro.

Atente-se ao detalhe na hora de comprar a cuba pois se você estiver fazendo móveis planejados ou modulados, a medida de da cuba tem que ser menor do que a largura no módulo de pia. No caso de ser gavetão, diminui mais ainda. Uma pia com gavetões de 120cm de largura por exemplo, só comporta uma cuba de 89cm, devido suas laterais internas. Hoje é possível encontrar produtos desse desde 17cm até 150cm.

larguras e profundidades

Outro tema é a altura da peça (no sentido de fundura mesmo mas o termo profundidade está mais relacionado ao espaço que ela toma na bancada) as mais comuns tem 16 ou 17cm, mas existem as de 14cm até as de 35cm. Eu acho que 16cm é suficiente, mas a maioria dos vendedores vai te empurrar uma se 18cm ou 20cm. Mais uma vez, você tem que analisar seus costumes antes de definir.

Acha que acabou? Não! Tem cuba de aço inox polido, inox acetinado, inox e vidro, de quartzo, de cobre e de porcelana. Em Terra Brasilis, o mais comum é usarmos o granito na bancada e a cuba em aço inox. Eu optei pela acetinada, porque ela risca menos, mas se não estiver bem lavadinha, parece que tá ensebada.

As de quartzo, que parecem ser de pedra também, aterrissaram por aqui numa coleção maravilinda da Tramontina, em SEIS opções de cores. Tem verde, rosa, amarela, branca…

Coloridas

O produto top-ultra-mega-viji-maria-quero-muito que a Tramontina lançou a FLOW, que é uma obra de arte onde você pode lavar louça:

flow

Com certeza uma peça dessa (disponível em vermelho ou preto) as visitas vão querer lavar a louça antes de ir embora.

As de cobre e de porcelana, infelizmente não são comuns aqui na américa latina, mas eu as acho muito legais, a de cobre, é só pela cor mesmo, eu acho até que ela é de inox colorido, e não de cobre de verdade.

copper

E a de porcelana me passa uma impressão muito romântica, higiênica e sei lá, eu fui com a carinha delas.

porcelain

Tá me acompanhando ainda? Bora pra TORNEIRA?

Primeiro de tudo, precisamos saber se a sua torneira é de parede ou de bancada. Depois temos uma infinidade de variantes, e vamos falar de algumas.

Quando você tem tubulação de água quente e fria, na parede, não tem jeito, será necessária uma torneira com misturador, ou seja, os dois comandos que você abre conforme quer a temperatura da água. Assim:

misturador parede

Eu acho ela linda quando vem da parede assim, já quando é na bancada, acho que fica meio confuso aquele cano com dois cogumelos-assistentes dispostos ao redor:

misturador bancada

Enfim, percepção minha.

Quando ela é de bancada prefiro modelos monocomando, no qual é necessário ficar no rebolation da alavanquinha pra achar a temperatura ideal. Aproveitando, já vou mostrar a torneira com extensor que também é sonho de consumo porque dá pra usar pra por mais água no feijão, pra lavar o piso, usar de microfone fictício e também telefone de brinquedo:

extensor

Se assim como o meu, o teu desejo é ter água quente pra desengordurar tudo, mas não tem aquecedor central, é muito comum e fácil a instalação de uma torneira elétrica. Basicamente ela é um chuveiro com um furo só, então foca no consumo de energia que é alto. Tem modelos de parede e de bancada, e tudo que ela exige é um ponto elétrico. Precisamos urgentemente de desginers pra esse produto porque olha, todos parecem um sapo.

Eletrica

E já que falamos de design, sim a torneira pode ter vários modelos e tal, mas a gente ainda quer que além de funcional ela seja bonita. Então selecionei umas:

torneirastipos

Essa última, que é altona e tem uma mola em volta do pescoço foi super premiada e tudo e tal. Eu acho ela MEGA pesada e nada prática jamais compraria, esse é um ponto pois a gente sempre pensa no panelão do macarrão com salsicha cabendo embaixo da torneira, mas uma torneira muito alta também respinga muita água. Por isso é bom ir na loja e fuçar na torneira. Geralmente elas estão em exposição. Lembre-se também de que você estará usando ela com as mãos molhadas/ensaboadas então é legal que a “orelha” dela tenha um encaixe eficiente pra estas horas.

Cansaram? Acho que hoje não foi tão cansativo. Tivemos muitos dias de chuva por aqui, bem frios, então hoje que é sabadão e eu estou no meu ateliê (que vai inaugurar em algumas semanas, pode deixar que eu vou contar tudinho aqui pra vocês) vendo uma paisagem de galhos com poucas folhas e tal… me deu vontade de tomar um chá com gemada. Vamos?

gemada

Muito obrigada pelas participações nos comentários viu!

Deixem suas dúvidas, suas sugestões e opiniões =D

Bença!

assilelo

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
42 comentários em “Mi Casa, Su Casa – Eletros, Parte II”
  1. alessandra faria05/08/15 • 08h33

    Que cubas maravilhosas!
    Quando fiz meu espaço gourmet (que ainda está inacabado) pensei em colocar essa torneira retrátil. Mas, lembrei que isso seria festa para as crianças. Para evitar chateações e muitos gritos, comprei uma normal mesmo. rsrsrs
    Bjos
    http://www.alessandrafaria.com

    • Tio Lelo07/08/15 • 13h11

      Né Alessandra, se EU qu já estou na metade da estrada dos trinta quero usar de microfone, imagine as cças!

      Beijo!

  2. Isabela05/08/15 • 08h43

    Lá vou eu caçar o triturador! Kkkkkk

    • Tio Lelo07/08/15 • 13h12

      Isabela,

      Nossas vidas vão mudar!

      ( ainda não instalei o meu )

      Beijo!

  3. Jane05/08/15 • 09h44

    Dicas preceituado sempre um arraso de post, maaaaas parei no chá com gemada… kkkk 😛

    • Tio Lelo07/08/15 • 13h14

      Oi Jane,

      Depois do chá só teve agradecimentos pela presença,

      Obrigado!

      =*

  4. Giselle05/08/15 • 10h12

    Preciso de um triturador jáá mas embora a minha razão sempre me dizia que deve ser um item seguro, meu lado medrosa tinha medo pois ele parece muito ameaçador ahahah
    Eu sou a louca do lixo, pois detesto chegar em casa e sentir o cheiro do lixo orgânico na cozinha, então pra mim é a melhor opção sem dúvidas.
    Obrigada!!

    • Tio Lelo07/08/15 • 13h16

      Então Giselle, meu lado louco do lixo foi mais forte que o lado medroso… na verdade o que demorou foi o lado assalariado juntar forças pra trocar a cozinha inteira… HAHAHAHAH

      Obrigado pela participação, Beijo!

  5. Priscila05/08/15 • 10h45

    Amei o post!! Lelo me tira uma duvida besta, o triturador pode ficar ali na pia onde lavo louça normalmente? e aí eu ligo ele somente quando precisar? eu não sei porque mas sempre pensei que ele tivesse que ficar ali num cantinho onde não molha… aí fiquei com esta dúvida! Obrigada!!! 😉

    • Tio Lelo07/08/15 • 13h19

      Oi Pri,

      Eu também tinha estas dúvidas, normalmente ele fica numa cuba separada, mas ele precisa da água pra funcionar, tanto que, vc abre a água depois liga ele (fica um interruptor na bancada, ou na parede, ou no roda pia… onde for melhor pra vc)
      NA minha cozinha eu sacrifiquei a segunda cuba por mais espaço de bancada então ele vai ficar na cuba que a gente usa pra tudo mesmo.

      Beijo!

  6. Rose Tabaldi05/08/15 • 12h32

    Achei essa torneira elétrica mais parecida com um pato! hehehe

    • Tio Lelo07/08/15 • 13h21

      QUAC!

      Quando eu reli o post tbm achei 🙂

      Beijo!

  7. Camila05/08/15 • 12h58

    Lelo, vc é detalhista e exigente como eu! Quando eu casar (daqui uns 5 anos) hahahha pretendo te contratar! Tomara que seu ateliê seja aqui em BH!! Beijos!!

    • Tio Lelo07/08/15 • 13h22

      Oi Camila,

      Desafio aceito! =D

      Em 5 anos… nossa… tomara que eu esteja atuando no BRasil inteiro =D

      #focanofoco

      Beijo!

  8. Heloisa05/08/15 • 13h29

    Lelo, por favor conte-nos mais sobre esse triturador de lixo, tem algum ponto negativo ou é tão maravilhoso quanto parece?

    Fiquei muy interessada..quero resenha completa!!!

    Beijos pra vc e pra Cony!

    • Tio Lelo07/08/15 • 13h24

      Oi Heloisa, o meu ainda não está instalado, por motivos de: humanus assaladiadus ainda não pode comprar o granito. MAs dentro de uns 15 dias eu vou saber todos os detalhes e poderei falar com toda a propriedade do mundo!

      Faremos resenha DAE

      Beijo!

  9. suzane05/08/15 • 13h53

    Tio lelo, estou amando sua aventura na cozinha. Quero muito uma lava louças, mas na minha nova micro cozinha ou terei um gaveteiro ou a lava louças. Pode uma cozinha sem gavetas?

    • Raquel06/08/15 • 15h21

      Olha, eu moro de aluguel num apartamento velho e fiquei CINCO longos anos querendo uma lava louça. Essa semana chegou minha mini lava louças, ela é de 6 serviços da Consul. Coloquei ela na pia onde ficava meu escorredor.

      Não fica sem gaveteiro, não! É muito ruim! Eu já morei em apartamento sem e tinha que fazer altos improvisos pra ter talheres e outros utensilios à mão sem virar bagunça.

    • Tio Lelo07/08/15 • 13h26

      Oi Suzane,

      Como disse a Raquel, cozinha sem gaveteiro é treva.
      Não cabe nem embaixo do cooktop? Como a Raquel disse, tem modelos agora de lava louças de 6 serviços, super compactas.

      Beijo!

  10. Maria Célia05/08/15 • 14h02

    Sempre acompanhando….com prazer…vou acabar derrubando minha casa para fazer outra.Continue sempre assim….

    • Tio Lelo07/08/15 • 13h27

      Oi Maria Célia,

      Tô aceitando desafios, tá?
      #projetos
      =D

      BBT!

  11. Clarissa05/08/15 • 15h02

    Bah, LELOOOO , vc adivinhou!! Tou louca pra instalar um triturador na minha cozinha!! Só que somos 5 pessoas… acho que vai ter que ser um mais possante (ui!), qual vc me indica? bjoo

    • Tio Lelo07/08/15 • 13h32

      Oi CLarissa, provavelente vc vai precisar do 55 ou até do 65 (o meu é o 45). Mas olha, acho que compensa pedir pra alguem mandar/trazer/buscar dos EUA, porque lá é 100 obaminhas.

      Beijo!

  12. Sabrina05/08/15 • 15h36

    Adorei essa matéria, para falar a verdade não sabia que existia esse tipo de produto aqui no Brasil, mesmo no USA ser tão comum nunca vi ninguém falando disso aqui e por isso adorei sua matéria!!! Parabéns!
    http://vidapinkeblue.blogspot.com.br/

    • Tio Lelo07/08/15 • 13h35

      Oi Sabrina,
      Realmente lá na América do Norte é muito usual… e aqui está tomando força. Ainda falta muito pro povo acostumar, e eu não acho exatamente “barato” mas quando tivermos mais oferta de marcas, acho que rapidinho vira item obrigatório.

      Beijo!

  13. Carolina05/08/15 • 16h53

    “…dois cogumelos-assistentes dispostos ao redor.”

    Mas dei uma gargalhada tão sincera que cuspi café no monitor, já emendando com aquela tosse engasgada que, olha, achei que fosse morrer!
    Nunca pensei que fosse me divertir tanto lendo sobre reforma/decoração/traquitanas domésticas/etc…
    Não perco mais teus posts, é a primeira coisa que eu cato aos sábados, quando não te vi nesse, já tive um mini-ataque de pelanca pensando que tinha terminado a tua participação!

    Parabéns pelo trabalho super informativo e útil, e muito obrigada pela sinceridade, diversão e leveza ao abordar todos os assuntos 🙂

    Beijão!

    • Tio Lelo07/08/15 • 13h38

      Oi Carolina, perdão pelo monitor. Bom saber que mais alguém faz isso. HAHAHAHA

      Eu não pretendo me distanciar de vocês tão cedo, mas eu realmente atrasei o envio e a patroa estava sensualizando em Mallorca, dae atrasou ao quadrado.

      Obrigado pelo carinho!

      Beijo!

  14. Polaina05/08/15 • 17h20

    Cê mora no Ourem? Riso. Super me lembrei dele com a sua descrição.
    Cha com gemada? Passa a receita. Beijos.

    • Tio Lelo07/08/15 • 13h44

      HAHAHA não é no Ourem não, é no Rufini na Missões X Xavier da Silva…

      Mas é tudo meio que mais ou menos da mesma época então tem o mesmo estilo.

      Beijo!

  15. Bel06/08/15 • 10h23

    OI Lelo!! To aqui novamente!! 🙂 Adorando seus posts, para variar.
    Lelo, PRECISO de seu bom gosto para dicas de como trabalhar uma parede de 5 metros que fica na sala de jantar. Assim que abrimos a porta de casa, lá ao fundo temos a visao dela. Pensei em espelho nela toda, mas to achando demais.. Dicas, pleassseeee

  16. Mike Santos06/08/15 • 23h44

    Gostei dessas cubas e dos trituradores. Essa coloridas ficariam bem em ambientes neutros.

  17. Elane Bastos07/08/15 • 09h04

    Adoreiiiii o post. Tem um tempinho q nao acesso o fufu e vc agora é mais um motivo para eu voltar a ser assídua no blog. Cony vc arrasou mais uma vez com esse colaborador. Parabéns!!!

    • Tio Lelo11/08/15 • 12h13

      Obrigado pelo Carinho Elane =D

      beijo!

  18. Tio Lelo07/08/15 • 13h59

    Oi Bel!

    Parede de 5 metros, ATÓRON!

    É dificio opinar assim, imaginando uma porta abrindo e no fundo uma parede. mas eu tenho receio que revestir 5 metros deixe o ambiente meio cabaré.

    Que tal colocar uma cor neutra, ou um papel de parede com listras ( verticais) e dois ou 3 belos espelhos emoldurados apoiados no chão?

    Tô falando tipo assim: https://www.pinterest.com/tiolelo/espelho-no-ch%C3%A3o/

    E espelho na entrada é ótima, joga as energias de volta nas pessoas. =D

    Beijo!

  19. Sueli07/08/15 • 14h29

    Amei saber mais sobre o triturador… Sempre tive curiosidade e vc sanou todas!
    Esse chá me deu calafrios… Adoro chás, mas ovo não é a minha praia!
    Um cheiro querido!

  20. felipe macedo10/08/15 • 19h09

    No começo do texto você cita que ele não tem (pás cortantes) é mecânico, mas a trituração por pás também é mecânica, ou por algum motivo essas pás injetam ácido (seria trituração química)

    • Tio Lelo11/08/15 • 12h19

      Oi Felipe,

      Então, o processo é tipo “moer” mesmo ele vai esmagando as coisas, e não cortando com lâminas – tipo travesti que faz ponto na rua – e tbm não é venenoso, então não trabalha com ácidos e afins, que não seria lá muito saudável pro encanamento e talz.

      abraço!

  21. camila11/08/15 • 14h39

    Oi Lelo, também trabalho com móveis sob medida e também estou na labuta de construção-reforma- Bate aqui hehe!

    Meu sonho de consumo é um misturador tipo Oxygene da Franke, mas lendo o que você falou estou repen$ando kkk

    • Tio Lelo12/08/15 • 12h36

      Oi Camila,

      Pelo que eu pesquisei o Insinkerator teve ótimas resenhas, estava em promoção ontem (11/08/15) no site do Walmart.

      Beijo!

  22. Carol Freitag11/08/15 • 18h59

    Quando morava nos States tinha uma cuba dessas de porcelana. Uma droga! A cozinha era sensacional e linda, mas aquela porcaria de cuba branca era porosa… nao podia nem pensar em encostar a colher com molho de tomates (ou curry, vinho e por aí vai…). Se optar por ela, certifique-se que é lavavel ou impermeável pra não passar raiva…

    • Tio Lelo12/08/15 • 12h37

      EIKE desilusão Carol!

      Sério mesmo que não é funcional?

      #chateado… será que não era de resina? No Brazeeeeel tem umas de resina pra banheiro que também mancham muito facilmente.

      obrigado pelo relato!

      Beijo!

  23. PAULA12/08/15 • 19h27

    Lelo seus posts são ótimos! Gostaria de sugerir um post sobre janelas anti-ruídos/acústicas!!!! Obrigada