10
Jun 2015
A Hora do Make: Bases!
Beleza, Maquiagem

Mais uma aulinha de maquiagem com a Paola! Ontem falei das minhas bases preferidas e hoje ela vai contar um pouquinho sobre os tipos de base e tipos de pele. Prestem atenção hein:

¨Oi queridas! Que bom que a semana passou voando… Cá estamos de volta! Queria agradecer a recepção calorosa, vocês são demais! Procurei esclarecer as dúvidas nos comentários mas desculpem se alguma passou batida, com o tempo espero pegar o traquejo da Cony: rápida e objetiva! Tenho uma certa dificuldade… Hihi!

Antes de começar o assunto de hoje, queria dizer umas coisinhas… Eu não sou dermato, então vale lembrar que meu conhecimento se baseia em técnicas de maquiagem ok? Podemos trocar idéias, posso contar sobre experiências pessoais ou sobre coisas que aprendo com outros profissionais, mas nada como o embasamento científico. O melhor produto para cada tipo de pele, problemas específicos e tal, consultem SEMPRE um dermatologista ou cosmetólogo.

Outra coisa: meu objetivo não é propriamente indicar marcas ou pregar que produtos específicos são melhores. Apenas apresento o que tenho como experiência. Se não falei sobre a marca tal é porque ainda não tive a oportunidade de experimentar, ou porque são tantas opções que simplesmente não dá pra citar tudo. Ao longo do tempo e à medida que eu for conhecendo mais produtos, com certeza vou contando pra vocês.

Enfim, vamos ao ponto: vocês sabem escolher o tipo e o tom certo de base? O que mais vejo por aí são clientes insatisfeitas com suas escolhas, se queixando que compraram a base errada, juro! Então hoje nós vamos aprender, ou não me chamo Paola!

Que parte do corpo protegemos mais, qual região atolamos de filtro todos os dias mortas de medo de melasmas, linhas e tal? O rosto né? Portanto ele é, na maioria das vezes, mais claro que o corpo. Só que ninguém adora aparecer em foto com cara de fantasminha contrastanto com o resto, então vamos uniformizar tudo? Anotem: a cor IDEAL da base deve ser testada no COLO. Pegue uma pequena quantidade, aplique nesta região suavemente e, se deseparecer como mágica, é a sua cor! Mesmo que seja mais escura que o rosto, ou mais clara, ou mais amalarela, não importa: o rosto deve ter a cor do corpo! Vale lembrar que geralmente as bases oxidam* (*v.t. Converter em óxido. Combinar com o oxigênio; enferrujar.) então depois de aplicar dê uma voltinha, observe o tom em outra luz e NÃO COMPRE se não tiver certeza. Combinado?

IMG_0422

Pri (sim, temos modelo!) testando as cores 02, 03 e 04 da base Lingerie de Peau da Guerlain, minha preferida . Reparem que a cor 02 foi a que melhor se adaptou ao tom do seu colo. Na foto grande, Pri está com ela no lado direito, e sem nada do outro lado.

Existem diversas texturas de bases que vão desde o BB cream até as compactas de alta cobertura. A indicação vai depender do seu tipo de pele e necessidade.

Se você tem uma pele bacana, sem muitas acnes, manchas e linhas, preserve o aspecto natural para permanecer linda. Nada de carregar na base e no pó, pelamour! A idéia aqui é só uniformizar o tom. Um BB cream ou base líquida com aspecto natural são suficientes. Quanto mais fluida a base, mais leve a cobertura.

 

bases1-down

 

Sugestões de bases para peles normais, que não necessitam de muita correção.

Se sua pele é extremamente oleosa e precisa de uma cobertura superior ou para enfrentar um dia daqueles tipo no Saara, vale encarar uma base com ácido salicílico ou uma base em pó (que eu particularmente não gosto pois acho que o aspecto seco deixa a pele envelhecida). Cuidado pra não confundir efeito mate com pele craquelada. Mesmo a pele oleosa deve ter viço para parecer bonita e saudável, então não deixe de seguir os passos de preparação do post anterior.

 

bases2-down

 

Sugestões de bases para pele mista e oleosa.

Peles maduras pedem bases líquidas com princípios hidratantes, firmadores, efeito lifting, essas coisas. Mas o mais importante mesmo é que a base seja leve, fluida. Se for densa vai acumular, destacar as linhas, e aí já era! Precisando de mais cobertura, aplique aos poucos e esfume MUITO com pincel denso e macio. Evite qualquer produto em pó ou com cintilância nesses casos pois eles destacam os defeitinhos que você deseja esconder.

 

bases3

 

Sugestões de bases para peles maduras e com linhas.

Peles que precisam de muita cobertura (melasmas muito evidentes, vitiligo, manchas de acne, tal) obviamente vão precisar de produtos mais densos e pesados. O aspecto será mais carregado, mas uma preparação adequada e a aplicação lenta e bem esfumada do produto podem suavizar esse efeito.

 

bases5

 

Sugestões de bases para peles que precisam de alta cobertura.

Bom, dei hoje apenas algumas sugestões de tipos mais comuns de pele e produtos ok? Vale lembrar que a base é aplicada antes para uniformizar e que o corretivo vem depois para corrigir/cobrir os problemas mais evidentes e específicos que permaneceram aparentes.

Pra terminar, a partir de hoje teremos uma nova tag pra finalizar os posts: Inspiração da semana!

DSC06113 IMG_0691

Pri Simões (@priscila.tsimoes ) com Smokey Eyes, beleza toda por mim!

Até a próxima semana queridas!! Arrasem!! Beijos!!

 

assinaturapaola

 

  • Que post MAIS PROFISSIONAL DA VIDAAAAA! Ai tô tão feliz com essa parceria!!! Estão curtindo?
45 Comentários
  1. #1
    Amanda
    10.06.2015 - 17:36

    Oi Cony, pode me ajudar? Quero comprar uma bolsa colorida da Schutz, mas tô na dúvida se compro a laranja ou a vermelha. Confio muito no seu gosto e a que você indicar eu arremato! Obrigada!

    Vermelha: http://www.schutz.com.br/store/bags/tote/mini-tote-lorena-red/p/0543133110033U

    Laranja: http://www.schutz.com.br/store/bags/tote/mini-tote-lorena-tango/p/0543133110036U

    • #2
      Constanza
      10.06.2015 - 17:47

      Vermelha, sem dúvidas! bjss

  2. #3
    juliana
    10.06.2015 - 17:49

    Olá….gostaria de uma dica na hora de passar base. Tenho pelos clarinhos no rosto e não consigo dar um acabamento bom. Qual seria a melhor tecnica ? Pincel ou mão. Bjs

    • #4
      Paola
      10.06.2015 - 20:22

      Não tem muito o que fazer Ju! Aplique com pincél macio e denso em pequenas qtidades e esfume bem! Bjo

  3. #5
    Ana
    10.06.2015 - 17:49

    Genteee… Adorei, porem não vi sugestão para pele seca e que precisa de alta cobertura. Alguém pode me ajudar?

    • #6
      Paola
      10.06.2015 - 20:19

      Oi Ana! Pele seca é como madura, precisa de base hidratante, com princípios ativos e que não seja densa pra marcar os sinais característicos. Complemente a cobertura com corretivo ok? E não esqueça de seguir os passos pré base. Bjos

  4. #7
    Ana
    10.06.2015 - 17:50

    Nossa, eu sempre erro na cor da base… Mas normalmente por comprar escura demais, fica horrível!

    A dica de provar no colo foi ótima… Vou testar!!!

  5. #8
    Fran DS
    10.06.2015 - 17:58

    Que máximo essa dica de testar a base no colo! 🙂

  6. #9
    Camilla
    10.06.2015 - 18:01

    Sobre a forma de acertar na cor da base: sou morena clara pra média e o meu colo é a parte que NUNCA bronzeia, sempre fica diferente do rosto, onde uso protetor mais potente do que no próprio colo e no resto do corpo. Não sei porque isso acontece, mas acho que pra mim não funcionaria essa dica… 🙁 Testo no rosto mesmo, é a única forma de garantir que vai ficar legal.

    • #10
      Paola
      10.06.2015 - 20:15

      Oi Camilla! O rosto deve ter a cor do corpo, sendo um ou outro mais claro ou escuro, nao importa. O que não pode é um ficar diferente do outro. Use base mais clara se preciso for, mas iguale ao colo. Bjo!

      • #11
        Camilla
        11.06.2015 - 16:13

        Obrigada pela resposta! Com certeza vou seguir sua dica 🙂

  7. #12
    Amanda
    10.06.2015 - 18:06

    Obrigada!!!! ;*

  8. #13
    Maisa
    10.06.2015 - 23:13

    Tenho a pele clara mas fico bronzeada com facilidade, menos no colo! O colo não bronzeia de jeito nenhum e é bem mais claro que o rosto e o resto do corpo (braços…). Devo comprar uma base da cor do rosto e fico com o colo mais claro? Ou uso base da cor do colo e fico com o rosto beeeem clarinho e diferente do resto do corpo?

    • #14
      Paola
      12.06.2015 - 09:00

      Oi Maisa! O mportante é uniformizar! Se vc vai numa festa com um vestido decotado, na foto vai ficar mais bonito se seu tom rosto e colo estiverem iguais. Essa regra, como todas, tem exceçoes, o que dev prevalecer é o bom senso! bjo

  9. #15
    10.06.2015 - 23:26

    Uma base que parece n ser muito conhecida no brasil e que eu aaaaamoooooooo é a diorskin nude
    Nunca useinenhuma tao boa e sempre faço estoque!

    Gosto mto da teint miracle tb mas n chega aos pes, super suave n tem cara de reboco, cobre bem mas sem pesar como a forever. É otima de ir fazendo camadas se vc quer uma cobertura maior, e nao trasnfere!!!e dura muuuuito!!

    Alem de ser a cor que eu mais gosto em mim !

    • #16
      Paola
      12.06.2015 - 09:02

      Tenho curiosidade nessa Ca! Ouço mta gnt falar bem!

  10. #17
    Nicole
    10.06.2015 - 23:38

    Adorei o post!! Primeira vez que ouço de testar a base no colo, na minha próxima compra vou testar dessa forma, obrigada Paola!!

  11. #18
    Heloisa
    11.06.2015 - 01:13

    Amando as dicas da Paola. Nunca tinha pensado em testar a base no colo, fácil e rápido! beijos!!!

  12. #19
    Bruna
    11.06.2015 - 07:26

    Adorei o post, ainda mais que acabei de comprar uma HD da Makeup forever e ela foi indicada para meu tipo de pele. Gostaria de sugerir um post abordando como fazer um contorno, ou pelo menos como tentar fazer, quais principais pontos devo passar base mais escura e mais clara, enfim, é uma sugestão de uma coisa que tenho muita dificuldade. Obrigada!

    • #20
      Paola
      12.06.2015 - 09:05

      Oi Bruna! Pode deixar que falaremos de contorno mais pra frente! Bjo!

  13. #21
    Mari
    11.06.2015 - 09:02

    Paola, qual base vc indica para quem tem pele mista e com cicatriz de acne?

    • #22
      Paola
      12.06.2015 - 09:08

      Mari, teria que ver direito o grau de acne, mas vc pode usar a para pele mista e complementar a correção com corretivo. Bjo

      • #23
        Paola
        12.06.2015 - 09:09

        Desculpe, as sugeridas para pele oleosa!

  14. #24
    Glendha
    11.06.2015 - 09:38

    Nossa, parece que esperei a vida toda por essa dica! Tão simples e mágica! E eu até tinha a cor certa perdida na gaveta e tava usando a errada!
    Obrigada!:)

  15. #25
    Amannda Ferreira
    11.06.2015 - 10:31

    Excelentes dicas Paola, parabéns! Minha pele é mista/oleosa e amo a Perfection Lumiere da Chanel! Sequinha na medida, cobertura boa e não derrete!
    Beijosss

  16. #26
    Bárbara Miranda
    11.06.2015 - 11:48

    Para tudooooo!
    Amei a dica!Sempre sofro na hora de comprar base!
    Tenho a pele clara e amerelada, acho um saco achar meu tom! Sempre fico mais rosada 🙁 Mas agora não vou mais errar!
    Paola, vc acabou de ganhar meu coração rs

    • #27
      Paola
      12.06.2015 - 09:10

      Hahahaha! Fofa!

      Feliz que vcs curtiram! 🙂

  17. #28
    junia
    11.06.2015 - 12:41

    Tenho mta dificuldade em usar base .. todas q já testei baratas ou caras me deram alergia. :\

  18. #29
    Karin Cristina Reis
    11.06.2015 - 14:19

    Adorei as dicas Paola, informações de primeira necessidade!rsrs
    Sou mulata, pele mega oleosa,tenho melasma(bastante…)e pele com fundo de pele amarelado…já é um trabalhãoooo achar uma cor q fique mais ou menos bom (até hoje não achei…) trato a pele com ácido à noite, então de manhã da-lhe bloqueador mais base todo santo dia! Agora estou usando Mary Kay timewise matte, bronze 1. um tom a menos fico esbranquiçada, e essa me deixa…amarela!! Posso misturar algo, sei lá, como “quebro” o amarelo pra ficar mais natural?socorra-meeee, por favor 😀

  19. #30
    Lucia
    11.06.2015 - 14:27

    Oiii Paola, to adorando as dicas, vc falou de pincel denso e macio, qual você usa? não consigo me adaptar e ainda passo base com as maõs.

    • #31
      Paola
      15.06.2015 - 18:40

      Essa semana o tema é pincél!! Fica de olho!! 😉
      Bjo!

  20. #32
    juliana
    11.06.2015 - 15:40

    Gostaria de dicas de escolher e aplicar corretivo. Nunca da certo.

    • #33
      Paola
      15.06.2015 - 18:40

      Falaremos de corretivo mais pra frente, fique tranquila! Bjão

  21. #34
    Letícia
    11.06.2015 - 17:28

    Paula, adorei o post! Vc poderia me indicar outras bases para pele madura? Nacionais ou importadas com preço mais em conta.
    Obrigada!

    • #35
      Paola
      15.06.2015 - 18:39

      Oi Le! O mesmo que sugeri pra Chris vale pra vc! 😉
      Beijo!

  22. #36
    Nathalia Veloso
    11.06.2015 - 17:47

    Amei essa dica… Acho que estou usando tom de base errado rss

  23. #37
    Chris Figueiredo
    12.06.2015 - 07:21

    Paola,
    Bacana suas dicas! Mas, as bases citadas para peles maduras sao beem mais caras, ne?!Tirando a da Maybelline … (nao gosto dos produtos da marca! :()
    Falando em produtos de boa qualidade, porém mais em conta … Posso tentar a Halo da Smashbox, a Hello da Benefit … ?
    Minha pele é madura, tenho linhas de expressao e oleosidade na zona T.
    Help me!!!

    • #38
      Paola
      15.06.2015 - 18:36

      Oi Chris! São apenas sugestões que eu já conheço! Procure seguir as regrinhas que passei no post pra adequar ao seu bolso e achar a base ideal. Beijo!

  24. #39
    Giovanna
    12.06.2015 - 11:29

    Gente!!! O que é essa dica de testar a base no colo??? Amei demais, fiz o teste ontem mesmo na MAC e finalmente deixarei de sair fantasminha em fotos ou ficar rosada na “vida real” hahahahaha. Começamos lindamente Paola, prevejo várias experts em make saindo daqui… Muito muito obrigada! E pra vc Cony mais uma vez parabéns por fazer o melhor blog ever!

    • #40
      Paola
      15.06.2015 - 18:35

      Aeeeeeee!! 🙂 🙂 🙂 Obrigada querida!!

  25. #41
    Juliana
    13.06.2015 - 18:28

    Eu vivo a saga das bases… Sou morena amarela! Meu colo é mais claro que meu rosto, mesmo passando protetor no rosto, meu colo é super mais claro. Sou morena mesmo tipo jambo e a primeiro base que comprei na mac a vendedora testou no meu colo e me deu uma nc30, a mesma da Lala Rudge, fiquei igual um gasparzinho. Fiquei indignada Pq tava juntando o troco do pão pra comprar ela… Enfim… Depois comprei uma da Dior que tbm fica meio barro, não funciona… Como a da dior é pesada tentei uma mais fluida pq tenho manchinhas mas gosto da pele mais natural então comprei a naked da UD… Outra que fica meio barro, alaranjada em mim… No meu queixo que é mais escuro fica cinza. Me da uma luz please!!! Já tem um tempo que venho namorando essa da Guerlain, mas se comprar errada denovo, vou ficar arrasada pq ela é bem carinha…

    • #42
      Paola
      15.06.2015 - 18:34

      Oi Ju! Peles morenas são mais complicadas mesmo, pois tem que cuidar pra não ficar cinza… A sugestão é usar tons quentes (laranja) para neutralizar as manchas mais escuras antes de uniformizar com a base… Mas fica difícil eu dar sugestões mais específicas sem te ver.. Quem sabe mais pra frente fazemos um post sobre isso.
      Mas ó, NC30 pra pele jambo? Essa dica da vendedora foi feinha hein? :/
      Bjos!

  26. #43
    14.06.2015 - 12:02

    Oi Paola, o meu caso é o inverso do seu: sou dermatologista, mas apaixonada (porém não treinada!) por maquiagem.
    Minha pele é muito oleosa e a base que mais gostei até hoje foi a Naked, da Urban Decay. Tem uma variedade grande de cores, uma cobertura de leve para média (fica bem natural) e é a que permanece mais sequinha por um período maior. Lembrando que não tem mágica e todas elas vão acabar ficando oleosas ao longo do dia, mas essa é uma ótima opção!

    Um beijão e estou adorando seus posts!

    • #44
      Paola
      15.06.2015 - 18:28

      Obrigada pela dica Mah! Já ouvi falar bem dessa, mas ainda não testei.
      E vc tem razão, não existe milagre que dure até o final do dia… Infelizmente!
      Bjo!

  27. #45
    Chris
    14.06.2015 - 14:06

    Oi Conyta, tudo otimo?
    A minha irmã eh dermato, me indicou um lançamento MARA!!!
    BB BLUR – EFFACLAR La Roche-Posay
    To amando!!!!
    Bjks 🙂

Comente