02
Apr 2015
Melasma: Quais Suas Dúvidas?
Novidades de Beleza

Vocês sabem o tanto que pesquiso e testo tudo o que existe para melasma né? Um dia desses, vasculhando a internet em busca de novidades, me deparei com um tal de Portal do Melasma. Opa, existe um site que só fala de melasma???

Sim, existe.

Esse portal de assunto único, foi criado pelo Dr. Bruno Vargas – graduado em Medicina pela UFMG e especialista em Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Cosmiatria – visto a quantidade de pessoas que lutam para se livrar do melasma. É a queixa número 1 em consultórios de dermatologia! Achei super bacana e gostei ainda mais quando vi que ele, o Dr. Bruno, atende em Belo Horizonte!!!!! Liguei na hora e um pouco mais tarde lá estava eu para minha primeira consulta.

portaldomelasma

O papo foi longo, afinal discutir melasma é algo sem fim e com uma única certeza: ele é muito difícil de tratar. Como existem várias dúvidas em relação a essa manchinha chata que cresce e se multiplica, perguntei para o Dr. Bruno, que é especialista na área, se ele topava responder algumas perguntinhas para a gente e ele gentilmente respondeu ao meu mini questionário melasmático. Vejamos

Futilish Pergunta: É verdade que se tomar sol em qualquer parte do corpo, ativa o melasma?

Dr. Bruno Responde: Segundo estudos sobre o melasma, não há evidências de que a exposição de uma parte do corpo ao sol acarrete no desenvolvimento do melasma noutro local. No entanto, é importante salientar que a radiação ultravioleta é capaz de estimular a síntese do hormônio alfa-melanoestimulante (alfa-MSH) e adrenocorticotropina (ACTH). Em última análise, isso aumentaria a proliferação dos melanócitos e, consequentemente, da produção de melanina, o que poderia agravar o melasma. Entretanto, isso ocorre apenas no local exposto.O que pode passar a falsa impressão de que a exposição de uma parte do corpo agrava o melasma da face, por exemplo, é o fato de que, se o indivíduo estiver em um ambiente com muito sol, a probabilidade de que sua face também receba todas as radiações (UVA, UVB, luz visível e radiação infravermelha) é grande, ainda que na sombra.

Sobre os laser (Spectra, luz pulsada), isso realmente adianta?

Hoje é sabido que a maioria dos tratamentos a laser podem piorar o melasma devido ao grande processo inflamatório (calor) que geram. Tal processo ativa os melanócitos a produzirem mais pigmento (melanina). O laser Spectra é o única tecnologia aprovada pelo FDA (americano) e Anvisa (brasileiro) para o tratamento do melasma. O laser é indicado para os pacientes com resposta ruim (refratários) aos tratamentos convencionais. Os resultados são variáveis e dependem de alguns fatores: profundidade do melasma; energia usada; correto manuseio da tecnologia pelo operador-no caso, o dermatologista-; tom de pele; dentre outros. A luz pulsada e os lasers fracionados (por exemplo, o laser de Co2) são contra-indicados no tratamento do melasma.

É verdade que a hidroquinona faz mal? Quais os prós e contras dela?

É consenso que a hidroquinona é o mais potente agente despigmentante (clareador) existente no mercado, mas seu uso a longo prazo pode desencadear alguns efeitos indesejáveis. O uso em concentrações altas e prolongado pode acarretar: hipocromia em confete (são aquelas manchas arredondadas brancas dentro da mancha marrom); sensibilização da pele => dermatite de contato => processo inflamatório => piora do melasma (isto que ocorre quando a pele começa a ficar avermelhada/sensível com o uso do creme….). A nova tendência é a diminuição do uso da hidroquinona (principalmente por longos períodos) e a sua substituição por clareadores menos irritativos.

O que acha do famoso Cosmelan?

O Cosmelan é um produto existente no mercado que foi muito divulgado na internet… Existe um consenso entre os dermatologistas que todo ácido/clareador usado na pele deve ter a composição/concentração conhecida. O Cosmelan por não ter a fórmula aberta não deve ser usado indiscriminadamente. Acredito que exista altas concentrações de hidroquinona na composição e por isso não o indico.

Peeling melhora ou piora? Existe algum tipo de peeling mais recomendado?

Sempre falo que o peeling químico funciona muito bem nos pacientes que possuem um melasma inicial, que geralmemnte são epidérmicos (o pigmento está mais superficialmente na pele). O melasma dérmico (mais profundo) não responde bem ao peeling.

O protetor solar precisa ser em qual fator? Quanto maior melhor?

O protetor solar precisa bloquear todas as radiações que estimulam o melanócito e causam a piora do melasma e o envelhecimento da pele. Aquele número que aparece no rótulo chamado FPS confere proteção a apenas a radiação ultravioleta B (UVB) e este deve ser no mínimo 30. A proteção contra a radiaçãoo ultravioleta A (UVA) é dada pelo PPD e este deve ser 1/3 do FPS (geralmente esta informação não esta exposta de forma tão clara; existe uma nova regulamentação que obriga os laboratórios a dar esta informação de forma objetiva). O spectro da luz visível é protegido pela filtro físico (daí a importância dada hoje em dia aos filtros com base, uma vez que o pigmento funciona como uma barreira física na pele). E por último o espectro do infravermelho (que nada mais é que o calor) não é protegido pelo protetor … (isto explica o motivo pelo qual em dias quentes o melasma pode piorar mesmo que você não esteja diretamente exposto a luz..).

Qual a diferença de protetor solar físico e químico?

O filtro solar químico requer uma reação química entre a pele, o produto e a radiação para agir … enquanto o filtro físico não necessita de reação para agir sua / a proteção ocorre pela própria barreira física (película) que se forma acima da pele.

O que acha do óxido de zinco (a famosa pasta d’água), ser utilizada como protetor solar?

A pasta d’água comporta-se como um filtro solar físico, fazendo uma barreira/película na pele. Sabe-se hoje em dia que a proteção física é essencial para a proteção contra a luz visível (um espectro de luz presente tanto na luz solar quanto nas fontes artificiais). A luz visível pode agravar o melasma além de acelerar o envelhecimento da pele. O grande problema da pasta d’água é a cosmética que não é muito agradável. Hoje existem filtros solares somente físicos e com textura/cosmética excelente, o que não justifica usar a pasta d’água na face.

Quem tem melasma não pode NUNCA tomar sol? Se a pessoa não quer abrir mão de férias na praia ou piscina, quais cuidados deve tomar?

Não digo que quem tem melasma nunca possa ir a praia. Os cuidados devem ser redobrados nessas situações.

Anticoncepcional faz aparecer melasma? Em caso afirmativo, então enquanto eu estiver tomando pílula terei melasma? E os anticoncepcionais mais novos, aquele que tem pouco hormônio, ainda assim há risco de ter melasma?

É sabido que os hormônios femininos estimulam a pigmentação de um modo geral. Os anticoncepcionais orais e injetáveis possuem em sua composição tais hormônios em diferentes concentrações. Existem anticoncepcionais no mercado com níveis de hormônios reduzidos. É preciso avaliar o risco-benefício individualmente.

Existe algum anticoncepcional mais recomendado para evitar o aparecimento de melasmas?

Dar preferência para os com doses de hormônio menores.

Para as grávidas, mesmo usando protetor solar ainda há risco de melasma?

Sim. Se a paciente tiver uma predisposição ao melasma, esta é uma fase que a mancha pode aparecer. Existe um pico hormonal muito grande na gestação.

O melasma é resultado de algum fator hereditário? Algum estilo de vida aumenta as chances de ter melasma?

Existe uma predisposição genética. Os latinos, negros e asiáticos possuem maior tendência ao desenvolvimento das manchas.

Os cremes depilatórios para rosto podem estimular o aparecimento do melasma?

Os cremes depilatórios por si só não. Caso haja alguma queimadura/irritação no local depilado existe a probabilidade de estímulo do melanócito e consequentemente maior produção de melanina.

Qual tipo de depilação é a menos pior para quem tem melasma?

Qualquer método depilatório não deve irritar o local. Uma dica é interromper o uso de quaisquer ácidos no local que será depilado.

Afinal, tem cura? Ou apenas controle?

O melasma possui controle, uma vez que ainda não identificou-se o motivo pelo qual a célula que produz o pigmento (melanócito) na face comporta-se de maneira diferente do resto do corpo.

Gostei muito do que vi, li e ouvi. É bem o que tenho pesquisado por aí e apesar de não ter sido apresentada a nenhuma cura milagrosa, sinto que quanto mais a gente aprende sobre melasma, mais perto está o controle dos maleditos. No Portal do Melasma tem várias informações e até o donwload de um livro desmistificando a doença, de graça! Vale a visita e se informar super para visitar os dermatologistas com conhecimento!

Update: fiquei curiosa com o protetor solar físico, para não ter que passar a pasta d’água no rosto e sair fantasminha por aí (ela deixa branco) e vi que os da Skinceuticals são bem indicados. Tem o Sheer Physical que é branco e sem cor e outro com cor translúcida, o Physical Fusion, ambos fator 50. Este último parece ser seco! Vou dar uma olhadinha na farmácia rs.

45 Comentários
  1. #1
    02.04.2015 - 15:24

    Mas hein? Eu lá quero tirar dúvidas por portal? Quero logo uma consulta com esse Dr. gato! OMG! hahaha

  2. #2
    Erica Vanessa
    02.04.2015 - 16:47

    É uma luta diária mesmo para que tem o melasma. Na minha gravidez eu fiquei igual um panda, a mancha chegava primeiro que eu e foi um custo pra sair, eu usei o famoso Vitacid e sumiu e aí me privei de tudo, fiquei um bom tempo com a pele branquinha até resolvi levar meu filho à praia, resultado, melasma novamente. Fui na Dermato semana passada e ela me receitou o Pigmentclar serum (R$149,90) da La Roche, ele é bem suave é só para amenizar pois o sol ainda está muito forte, qdo chegar o inverno passaremos para o Tri luma que é bem mais potente. Enfim com muito esforço a gente até consegue se ver “livre” do melasma, mas é como vc disse Cony, não deixo de fazer nada por conta disso pois não tem cura né?! Um beijo Cony e adorei o post bem esclarecedor and realista.

  3. #3
    Camila
    02.04.2015 - 20:29

    eu nem reparei no site… só vi o dr. gato! kkkkkkkkkkkkkkkk

  4. #4
    Simone
    03.04.2015 - 00:39

    Que ótimo o site! Você não perguntou nada sobre o ácido tranexâmico oral?
    Bjos

    • #5
      Constanza
      03.04.2015 - 10:22

      Pode perguntar aqui que ele responde! (acho rs)

  5. #6
    mari
    03.04.2015 - 01:09

    que otimo! algumas pessoas exageraram com seu texto sobre a pasta dagua – que pelo q vi veio do blog produtos de beleza de pessoas q sao quimicas, etc, ou seja, uma opiniao embasada – e agora assentou de vez mostrando a opiniao de um medico. Alias, aproveito para contar q comprei a pasta liquida e vou testar. Vc ja testou tbm? pingou a base?

    • #7
      Constanza
      03.04.2015 - 10:24

      Testei nao… mas estou pensando mais em testar um protetor solar físico do que só a pasta dagua… não sei, não me decidi ainda rs

      • #8
        Marina
        06.04.2015 - 21:38

        Cony sua linda!!!

        Sempre me interesso, e muito, pelos posts sobre melasma, pq é claro que sofro desse mal né?!
        Então… sobre os filtros físicos: minha dermato sempre me prescreve algum que tem ação tanto física, quanto química. Acho que é bem bom ser assim. Mas afirmo que não posso dizer muito sobre os puramente físicos, porque nunca usei nenhum assim. Pra tirar suas dúvidas sempre olhe na formulação, se tiver óxido de zinco ou dióxido de titânio é um filtro físico.
        Alguns tem a cosmética meio chatinha (nesse grupo se inclui o meu preferido da vida inteira o Minesol Oil Control 70, da Roc), ficam branquinhos e tal, mas fazer o que né?! Tudo contra o melasma rs.
        Meu namorado vivia reclamando que eu parecia um fantasma toda vez que aplicava o protetor e quando levei essa questão pra minha médica ela me recomendou um protetor novo: o Episol Color 70. Meninaaaa, que sucesso. O protetor é maravilhoso, dá uma cobertura legal e também tem filtro físico duplo (a cor da base e o óxido de zinco), perfeito pra usar no dia a dia, pelo menos pra mim.

        Pesquise mais e depois conta pra gente qual protetor novo você adotou.

        Beijos, Mari.

        • #9
          Constanza
          07.04.2015 - 11:10

          Continuo com o noite aquarich e as vezes vou de adatina com cor!

          • #10
            Marina
            07.04.2015 - 18:34

            Então tá bem servida, Cony rs
            Os dois que vc usa são químicos e físicos!

  6. #11
    03.04.2015 - 10:27

    Excelente post, Cony!!!!
    Parabéns!!!!
    Bjos
    http://www.alessandrafaria.com

  7. #12
    Mah
    03.04.2015 - 12:59

    Cony procura no insta do Pedro sobre protetores 100% físicos. Outro dia mesmo ele postou um infantil que acho que era. Eu já comprei um da nívea japonesa que era 100% físico, deu uma esbranquiçada no rosto mas eu tenho pele morena, acho que para você nem vai aparecer tanto. Aposta nos protetores japas!

  8. #13
    Larissa Maia
    03.04.2015 - 13:15

    Cony, parabéns por fazer um post informativo com médico como esse! Vejo muita blogueira por aí postando coisas sérias que envolvem saúde sem o mínimo de responsabilidade e pesquisa adequada, sem pensar que algumas pessoas confiam cegamente em tudo que lêem (e blogueiras essas que alimentam rivalidades entre blogXjornalismo). Sempre vejo vc falando que é importante ver tudo com o médico, ou mesmo em outros posts de opinião sobre outros assuntos, é sincera e diz realmente o que pensa, e não apenas reproduz o que é paga. por mais blogueiras-jornalistas como vc! =)

    • #14
      Constanza
      03.04.2015 - 13:22

      Obrigada!!!

  9. #15
    Isabela
    03.04.2015 - 16:55

    Uso o filtro fisico da Skinceuticals ha anos e adoro 🙂
    Especialmente o com cor pq o filtro fisico sem cor tende a deixar a pele bem esbranquicada.
    Tambem sempre procuro filtro fisico nas maquiagens que uso. As bases da D&G tem filtro fisico e sao ótimas em todos os sentidos (menos o preço..)

  10. #16
    Isabela
    03.04.2015 - 16:59

    Há, esqueci de falar dos protetores japoneses que eu usava muito no Brasil, mas depois que mudei pra Londres minha pele mudou e de mista/oleosa ficou bem mais seca, entao só uso o Skinceuticals agora!
    Cony, uma coisa boa pra tomar sol é apostar no filtro fisico e químico ao mesmo tempo! Entao quando vou a praia passo o Heliocare 90 e por cima o Skinceuticals fisico! 😉

  11. #17
    Manoela
    03.04.2015 - 19:22

    Fiquei preocupada com a resposta sobre o Cosmelan. Eu uso e de acordo com o informado na bula e também pelo laboratorio que representa o produto no Brasil, o Cosmelan não contém hidroquinona. Acho um pouco difícil uma marca conceituada como a Mesoestetic enganar o consumidor desta maneira.

    • #18
      Marina
      06.04.2015 - 21:45

      Manoela, não acho que eles estão enganando ninguém, e entendo o que o médico disse: se eles não divulgam a fórmula exata, com as concentrações e tudo, fica difícil saber se a informação sobre a fórmula é confiável.
      Além disso, como o cosmelan é um clareador muito potente é possível sim que ele contenha a hidroquinona que é um agente despigmentante muiiiito mais potente que qualquer um dos outros conhecidos.

  12. #19
    03.04.2015 - 19:35

    Constanza, você não imagina o tanto que já me ajudaram os seus posts sobre o melasma. Também eu tenho hiperpigmentação na zona, imagina, do buço! Ninguém merece…!
    Mas no meio das minhas pesquisas acabei descobrindo um protector solar especificamente indicado para quem sofre de melasma. Dá uma olhada no site da ISDIN: http://www.isdin.com. Tem uma série de produtos indicados para esse problema.

    Beijo xx Sara

    • #20
      Constanza
      03.04.2015 - 20:12

      Vou olhar! bjss

  13. #21
    Daniela Soltz
    04.04.2015 - 15:35

    Oi Cony! Sempre gastei fortunas com cosmesticos e percebia que apesar disso minha pele estava sempre cheia de manchas e espinhas. Após muita pesquisa eu resolvi trocar tudo por produtos naturais! Sem parabenos, alumínio, sem um monte de porcaria. Vi a dica da pasta dagua no seu site e passei a usar e tô amando! Claro que precisa misturar base né, senão vira um fantasminha, mas entre isso que custa 10,00 ou um protetor que custa 100,00, vale a pena (pra isso achei uma base natural da Alva que é o máximo!). Só que tem umas pastas dagua que tem parabenos, achei uma que não tem. Cony, a natureza é maravilhosa! Tô usando pó de juazeiro (juá, a planta e comprei esse pó no mercado central), pra escovar os dentes, junto com umas gotinhas de hortelã. Minha boca nunca esteve tão limpa, nunca mais precisei de enxaguante. Estou trocando tudo, desde sabonete, shampoo, condicionador. Minha pele e cabelo estão agradecendo. Muita gente não liga, não acredita, mas eu me amo demais pra receber informações prontas e só usar sem questionar. A primeira troca foi do desodorante lotado de alumínio. Uso pedra hume, água com bicarbonato e leite de magnésio. Alumínio nunca mais! E só pra encerrar… O bicarbonato é mil e uma utilidades, experimenta usar uma colher de sopa dele com uma colher de sopa de mel no rosto. Deixa dez minutos e tira. Clareia e limpa profundamente! Melhor máscara que já usei. Bjooo grande!

    • #22
      Constanza
      04.04.2015 - 18:19

      Meninaaaa, conte-me mais!

  14. #23
    Michele
    04.04.2015 - 19:40

    Olá, tudo bem?

    Se for possível eu gostaria que o Dr fornecesse algumas informações a respeito do clareador Lumixyl. Essa é a primeira vez que fui na dermato após aparecer o melasma e ela me passou esse clareador, mas não encontrei muitas informações a respeito na internet, parece que é um produto relativamente novo o que me dá certa insegurança de iniciar o uso, pois hoje se sabe de produtos que podem até agravar o melasma ou desenvolver outras patologias na pele, mas essas informações geralmente vem muito tempo depois.

    Também gostaria de saber se pode haver complicações da rosácea com o uso desse clareador.

    Desde já agradeço muito! 🙂

  15. #24
    Karla
    05.04.2015 - 15:41

    Cony vc tem mtas manchas ou só no buco? To usando o ácido trenaxamico oral e aguardando pelos resultados!!!!

  16. #25
    thata
    05.04.2015 - 22:43

    Gostaria muito também de saber sobre o ácido tranexâmico oral!

    Cony, você iniciou algum tratamento novo com esse médico?

    Esses posts são de uma utilidade absurda. Muito obrigada!

    Bjo!!!

    • #26
      Constanza
      06.04.2015 - 11:11

      Tomei um mes mas nao tive resultados 🙁

  17. #27
    Renata
    06.04.2015 - 14:58

    Não concordo sobre a resposta sobre o Cosmelan, pois foi o que mais adiantou no meu caso. Eu usava a hidroquinona antes e meu rosto ficava extremamente irritado e por isso, o melasma piorava. Isso não acontece no caso do cosmelan. Senti uma melhora tão grande com o Cosmelan que tenho coragem de sair sem maquiagem hoje.

  18. #28
    Marina
    06.04.2015 - 16:00

    Cony, e a consulta? Muito cara?

  19. #29
    Ligia
    06.04.2015 - 16:53

    Cony, copiei a 2a resposta dele e mandei para umas 3 amigas que insistem que eu não cuido do melasma porque elas querem que eu faça laser, que eu faça “alguma coisa”.
    Que inferno! Não aguento mais repetir que os médicos que fui já me disseram que laser pode ate piorar…
    Otima materia, bj

  20. #30
    Constanza
    06.04.2015 - 20:28

    O da biore é fisico??? Nao sabia. E que permuta? Da biore comigo? hahahahaha QUEM DERAAAAA

  21. #31
    thata
    06.04.2015 - 21:18

    Liga não Constanza, as melhores dicas sobre melasmas encontrei aqui, nos posts e comentários. Tirando alguns que nada acrescentam. Ah, espero que você não queira ganhar cosmelan kkkk.

  22. #32
    Débora
    07.04.2015 - 22:40

    Michele, eu usei Lumixyl, dinheiro jogado fora, não resolveu nada. Cony, amei seu post. Estou usando o pigmentclar, é um clareador que age lentamente mas para esse tempo quente eu estou gostando, clareia bem sutilmente, e como protetor eu uso Helioral cápsulas associado ao duo cakes da Adcos, ele é físico-químico, é muito bom e tem ácido hialurônico, de quebra trata minha pele, sou sua fã,
    Bjus

  23. #33
    Chris
    09.04.2015 - 09:47

    Olá Cony,, td bem? Também tenho melasma e testo tudo o que aparece rsrsrs Fiz o Spectra mas não tive bons resultados e agora estou em busca de novas soluções! 🙂 Gostaria de sua ajuda: será que vc conhece algum excelente dermatologista em São Paulo que também seja mais especializado em melasma? Minha saga continua…. beijos e obrigada

    • #34
      Constanza
      09.04.2015 - 11:05

      Nao… mas dizem que a irma da Silvia Bras é ótima!

  24. #35
    camila
    09.04.2015 - 16:32

    tem um protetor 100% fisico japones e o nivea sun protect mild milk, tom usando e e otimo. Tem varias resenhas positivas dele, tenta ver. bjs

  25. #36
    Cami
    09.04.2015 - 21:48

    Cony, adoro seu blog. Hoje em dia é quase o único que eu sigo, peguei bode de muitos outros por ai… Todos iguais vendendo uma felicidade inexistente, posts vazios e mto marketing! Preguicinha.
    Enfim… So queria te dizer que Cosmelan NAO contem hidroquinona, certeza absoluta. Estou te contando pois sei que vc é a louca da melhora do melasma. Bjs

    • #37
      Constanza
      10.04.2015 - 09:38

      Bom saber!

  26. #38
    Adriana Rodrigues
    10.04.2015 - 15:58

    Eu também luto com as minhas manchas, não consegui vencer, mas nem por isso paro te lutar.
    Estou usando o protetor físico da Dermage e gosto muito.
    Bj e gosto muito do blog

  27. #39
    Maggie
    12.04.2015 - 01:45

    Cony, então só usar BB cream ou CCcream nem pensar para quem tem melasma?

  28. #40
    Michele
    13.04.2015 - 22:52

    Débora,
    Obrigada por responder!

  29. #41
    Carla
    14.04.2015 - 14:44

    Olá Cony,

    Também venho numa perigrinação constante entre ácidos e protetores contra o melasma.A minha autoestima está zero, tenho tido vários problemas emocionais por causa disso. Agora a dermatologista além do triluma (que já uso), passou o flebom, que é uma antioxidante e IVY C (vitamina C). Você já ouviu falar? . Ela também não recomenda laser!! o que você achou do seu tratamento com espectra?

  30. #42
    Juliana
    02.06.2016 - 09:17

    Oi Você sabe se é verdade que quem tem melasma não pode comer cenoura , beterraba e demais alimentos laranjas que podem fazer que aumentem o melasma

    • #43
      Constanza
      02.06.2016 - 10:05

      Nunca ouvi falar sobre isso…

  31. #44
    Luciana Rocha
    31.10.2016 - 18:03

    Olá!!
    Eu gostaria de saber porque os dermatologistas indicam protetor solar ao invés do bloqueador?

  32. #45
    Cidineia Oliveira
    27.07.2017 - 19:26

    Protetor em comprimido pode ser projudicial a saúde
    protetor (polypodium leucotomos)

Comente