Comportamento
Cotidiano
29 mar 2015, 66 comentários

Quer Colorir?

Um belo dia, abri o Facebook e me deparei com uma pessoa mostrando seu desenho colorido num livro de colorir. Achei as cores bonitinhas, o desenho fofo e só. No outro dia, outra pessoa mostrava a capa do tal livro, que tinha acabado de comprar. Ok, passei pro seguinte feed. Pouco depois, outra pessoa falava o quanto estava gostando de colorir o MESMO livro. Daí parei e prestei atenção: mas que mania é essa?

Trata-se do livro Jardim Secreto, de Johanna Basford, que virou mania nacional. Na verdade a história começa no ano passado, quando na Europa lançaram vários títulos única e exclusivamente com a finalidade de fazer os adultos preencherem com cores esses desenhos mais elaborados. Pode parecer coisa de criança, mas a idéia ganhou força e incentivo para os adultos quando incorporaram as palavras ¨anti stress¨ e ¨terapêuticos¨, coisas que nós bem sabemos do que se trata. Desde então foram vendidos milhares de exemplares mundo afora e o Jardim Secreto é apenas mais um desses livros destinados ao relax adulto. Dizem que você começa a colorir bem tímido, mas que depois aquilo não te larga mais e você se desliga do mundo! Será?

livrodecolorir1 livro de colorir

Confesso que a princípio achei bem bobo, oras, não tenho tempo para ler os livros que compro, vou ter para colorir? Mas estão falando tanto nisso que bateu uma enorme curiosidade de saber como é! Pode ser que eu colora apenas a primeira folha e depois jogue tudo pro alto (sou ansiosa e gosto de ver resultados rápidos) mas pode ser também o meu momento do dia que irei me desligar de tudo o que é virtual e digital. Sabiam que nem escrever consigo mais? Minha letra era linda, mas de tanto só digitar, a mão ficou dura e agora minha caligrafia está péssima. Se formos olhar por esse lado, a idéia é realmente muito válida! O livro Jardim Secreto – o mais famoso no momento aqui no Brasil – está bem fácil de achar (pelo menos na internet achei em várias livrarias – Saraiva, Submarino, Travessa) e tem um preço bom, cerca de R$ 25.

livrodecolorir3 livrodecolorir4 livrodecolorir5 livrodecolorir7

  • E só para atiçar ainda mais minha curiosidade, lembrei que tenho uma mega super hiper blaster caixa de lápis de colorir, que custou os ói da cara e comprei quando fazia paleta de cores para clientes de Personal Stylist. Acho que voltarei a usar meus lapizinhooooos! Ótimo presente para aquela sua amiga stressadinha hein? O que acham? 
Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
66 comentários em “Quer Colorir?”
  1. Myla29/03/15 • 13h15

    Já comprei o meu e vou começar a colorir no feriado agora hahahahah
    Adoroo essas coisas!

  2. Luciana29/03/15 • 13h18

    Amo e super recomendo. Pra mim é terapêutico. Já postei no face… talvez vc tenha visto o meu por lá! hehe

    • @_jualves_29/03/15 • 17h59

      Lu, se nao me engano a primeira pessoa que vi falando sobre isso foi uma Lu laaaa no grupo… Sera que é vc?! Hahaha!
      Achei muito legal, mas ainda nao comprei!

      • Luciana30/03/15 • 08h46

        Fui eu que postei lá no grupo sim, Ju!!! 🙂

  3. Manu29/03/15 • 13h26

    Acho que vale a pena tentar!

  4. Amanda29/03/15 • 13h35

    Oi Cony, comprei esse liro e estou amando! Meu pensamento era igual ao seu, também sou ansiosa e pensei que fosse deixar o livro de lado rapidinho. Mas nada, fiquei viciada ahahaha.

    Beijos

  5. Mel29/03/15 • 13h37

    Eu ganhei o livro do meu marido faz uns dois meses, foi a terapeuta dele que recomendou ele me dar, pois numa das sessoes ele reclamou que eu estava muito estressada kkkkkkk, mas confesso que estou amando e realmente é uma momento de se desligar desse mundo virtual e correria do dia a dia e é mais um momento meu com meu filhotinho de 2 anos e 3 meses nós sentamos e pintamos junto eu o meu livro e eles os dele.

  6. PAULA29/03/15 • 13h39

    Pensei o mesmo que vc…não tenho tempo para nada, vou ter para colorir??? não resisti e acabei comprando sexta no site da Travessa.( dão desconto na primeira compra!) Agora estou ansiosa esperando o livro e o tempo! rsrs

  7. Mayra Leão29/03/15 • 13h40

    ain… adoro colorir, mas sou ansiosa tbm e se pegar pra fazer, esqueço de tudo e passo o resto da vida pintando!!! não paro enquanto não acabar o livro todo!!! rsrsrsr
    na leitura já sou assim, se gosto do livro, enquanto não termino não paro, já teve casos de pegar o livro pra ler na hora de dormir, e amanhecer o dia e não ter parado!! Claro que fiquei um zumbi o resto do dia!!

  8. Rafaella29/03/15 • 14h28

    É uma delícia de colorir! Confesso que só terminei 3 páginas (às vezes começo um desenho, mas perco a inspiração e vou para outro! Hahaha)… Mas mesmo assim é muito bom. Tem dias que não estamos com cabeça para ler um livro ou ver um seriado, aí entra o Jardim Secreto na jogada rsrs.

  9. Tatiana29/03/15 • 14h42

    Oi Cony, qual caixa de lápis de colorir vc tem? Pq acredito q pra se distrair de verdade com esse livro é interessante ter bastante variedades de cores. Dá uma dica! ;*

    • Constanza29/03/15 • 15h14

      Amanhã posto no insta! Não to em casa… Esqueci o nome vem quatro andares de lápis de cor! São alemães.

      • Juliana30/03/15 • 11h06

        Os Caran D’Ache (suíssos, eu acho), são muuuuuuito bons!

  10. alessandra faria29/03/15 • 15h13

    Olá Cony. Minha mãe está começando com perda de memória e o médico recomendou fazer terapia ocupacional.
    A primeira coisa que pensei foi comprar um livro de mandala de adultos e 2 para crianças para ela colorir com os netos.
    Na verdade, também quero um para mim.rsrsrs
    Bjos
    http://www.alessandrafaria.com

    • Tati29/03/15 • 17h09

      Alessandra, só para esclarecer… Sou terapeuta ocupacional, e o tratamento que o médico sugeriu para a sua mãe deve ser feito por um profissional (com formação de nível superior e preferencialmente com especialização em geriatria) buscando estimulação cognitiva para retardar a perda de memória ou criar alternativas para compensa-la. O livro de colorir pode ser um recurso, mas nem de longe vai substituir o tratamento que ela precisa considerando o quadro clínico. Procure algum serviço de saúde especializado ai na sua região ; )
      Beijo, Tati.

      • alessandra faria30/03/15 • 08h52

        Sim, Tati. Não pensamos em substituir o tratamento com o profissional. Apenas, achei uma forma interessante de participação e interação da família neste momento.
        Obrigada, bjos.

  11. pat29/03/15 • 15h14

    Eu comprei o Jardim Secreto \o/
    Agora só falta criar vergonha e começar a colorir, por enquanto ainda tá encostado hehe.

  12. Virgínia Gaya29/03/15 • 16h51

    Eu comecei, escolhi a figura mais fácil e mandei bala! Aí começou a me dar alergia, agora não sei se ao livro ou ao lápis de cor!! Mas não desisti, só que não me empolguei como achei que iria me empolgar!
    Comei com uma caixa humilde de 12 cores e vi que não é bom negócio! Comprei uma de 48, e menina, como lápis de cor é caro! outch! E faber castel não é bom como eu sempre achei que fosse! Acho que usava o aqualerável que é bem macio e pigmentado, agora esses da linha normal são muito ruins! Comprei uma caixa de uma marca baratinha e achei a qualidade igual! Só não sei se ao apontar ele se despedaçará por completo, mas estou até pensando em fazer resenha dos lápis! haha
    E não esqueçam de comprar apontador! haha comprei os lápis e não lembrei do apontador, logo precisei, pq as ilustrações são bem pequenas e necessitam de ponta fina!
    Bjs

  13. Nath29/03/15 • 17h04

    Será que dá para colorir de caneta ou canetinha?? Tenho super nervoso de lápis rsssss

    • Isa SV30/03/15 • 10h22

      Nath, de canetinha vaza para o outro lado… 🙁

  14. Mona29/03/15 • 17h40

    Tá. .. É lindo, “már” nunca precisei. Na segunda flor já ia tacar tinta guache e pronto! Não consigo nem fazer um mantra. Ahummmmmmmmmm ahummmmmmmm

    • Constanza29/03/15 • 20h32

      Acho q eu iria começar a rabiscar tudo kkkkkk

  15. Raissa29/03/15 • 17h45

    Lembro que quando fazia terapia,minha psicóloga me dava mandalas para colorir!Achava bem bobo,mas a partir delas ela conseguia me descrever perfeitamente,aí passei a achar fantástico kkkk E quem não quiser comprar esses livros por pensar que vai largar logo,pode imprimir umas mandalas e testar,né?! 😀 😀

  16. Keylla29/03/15 • 17h52

    Eu acredito muito nisso; fiz design e eu realmente viajava quando tinha que colorir alguma coisa. Eu também sou super ansiosa e preciso de resultados rápidos, rs, mas conseguia ficar hooooras ali em cima.

  17. Larissa29/03/15 • 18h13

    Comprei esse final de semana o livro hahahaha. Tinha visto um de Mandala que a Lu Tranchesi postou no instagram e tinha amado, mas ela falou que comprou em Paris, fiquei desiludida hahahah. Ai essa semana eu vi na livraria esse jardim secreto e nem pensei duas vezes e comprei! Não me arrependo, mt mt bom, mas essas ilustrações estão me humilhando aí, Cony kkkkkkkk. Os meus não ficam assim 🙁 🙁 kkkkkkk algo que eu achei que limitou mt foi a quantitade de lápis de cor, comprei 36 cores da Faber porque foi a maior quantidade que encontrei.

  18. Taiza S de Santi29/03/15 • 18h21

    Aqui está todo mundo na febre com esta novidade, hj n consegui achar o livro em Campinas. Só comprando pela net mesmo. Desenhar/pintar/qq tipo de artesanato faz muito bem para a mente, ajuda muito a relaxar. Eu curto muito!

  19. Alessandra29/03/15 • 19h41

    Adorei a idéia e vou comprar o meu! E essas desenhos dariam lindas estampas pra roupa também.

    Cony, se puder postar o nome dos lápis agradeço!
    Em maio vou pra Alemanha e gostaria de comprá-los.

  20. Isabela29/03/15 • 19h54

    Gente, e o tempo? :/
    Alguém tem dica?

    • Constanza29/03/15 • 20h29

      Tb quero dica pra arrumar tempo rs

  21. Elisa29/03/15 • 20h01

    eu tenho e estou adorando!! consegui me desconectar até do whatsapp e instagram com ele!!

  22. Aline29/03/15 • 20h03

    Oi Cony, já garanti o meu, adoro essas coisas diferentes, nem sabia que existia livro de colorir pra adulto, ótima dica! Só falta agora tempo pra colorir. Grande bjo.

  23. Júlia29/03/15 • 20h15

    Já tinha visto a Pri do passando blush colocando foto do dela no insta e comecei a ficar curiosa.. dps do seu post, acabei de comprar.. agora vou esperar chegar!!!

  24. Laura29/03/15 • 20h35

    Compramos para minha vó esses de mandala…ela gosta 🙂

  25. Ana Carolina29/03/15 • 20h53

    Cony, vc salvou meu domingo!!!
    Estou morando em Chicago (vou para o Brasil em maio, se quiser algo daqui me manda um e-mail! ;)) e este final de semana o marido precisou trabalhar e eu estava beem entediada aqui! Vi seu post logo que postou, mas estava de saida. Eis que estou na Macys e dei de cara com a sessão de livros! Encontrei só o de mandalas e logo fui para o caixa! Parecia uma criança feliz, já comprei o lápis de cor e o apontador também! Meu marido não acreditou na minha felicidade… Acabei de terminar a primeira mandala! Sinto que vou ser beem mais feliz daqui para frente! Rsss!
    Obrigada pela dica!!! Beijos

    • Constanza29/03/15 • 21h10

      Ah que bom! Fico feliz em ter ajudado mesmo de tão longe! ❤️❤️❤️

  26. Jess29/03/15 • 21h10

    Oi Cony,
    Eu faco terapia com criancas e familias em casa e muitas vezes uso esses mandalas. Tem de varios tipos e dificuldades, por exemplo, eu uso uns bem simples mesmo para criancas de 6 anos…e mais dificeis como esse para adultos e adolescentes. Pessoas com bastante ansiedade e hyperactividade beneficiam muito com eles.

    E sobre os comentarios de “quem tem tempo pra fazer isso?”, tempo pra voce, voce faz. Da mesma forma que arrumamos tempo de ir numa loja comprar roupas, parar pra fazer aquela maquiagem, temos que fazer tempo pra cuidar de dentro.

    Bom ver isso por aqui:)

    Jess

  27. Andrea29/03/15 • 21h26

    Cony, guria!!!!! AMEI! Vou amanhã mesmo comprar um para mim! Estou terminando meu doutorado e tem dias que meu cérebro simplesmente precisa de um ócio criativo! Sempre adorei colorir, já fiz curso de pintura e tb ando com a mão dura de só usar teclado. Super curti a novidade!!! Bjos

  28. Alice29/03/15 • 22h35

    Ontem mesmo comprei uma caixa de giz pastel, com a ideia de voltar a desenhar, e vejo seu post. Vou procurar esses livros.
    Aliás, minha sogra sempre comprou livros de colorir pra criança como forma de relaxamento. Ela costuma colorir à noite, antes de dormir.

  29. Elaine Leite29/03/15 • 22h59

    Eu tenho e é muito terapêutico! Pode se jogar! Ah e também recomendo o Destrua seu diário. Conhece? É bem divertido!!!

  30. Rafaella29/03/15 • 23h48

    Cony!!! É bom demais! To nessa ha 1 semana e te digo que fico contando as horas para chegar meu tempo “livre para pintar”! Rs
    Serio! Me desligo do mundo e realmente ajuda a relaxar!
    Mas agora eis que tenho um novo vicio: lapis de cor!
    Ja comprei varios tipos e marcas hahaha #alokadoslapis
    Mas super recomendo!
    Bjks

  31. Milena Cardoso30/03/15 • 07h30

    Leu meus pensamentos!
    Comprei no sãbado pela internet, pq na minha cidade e na cidade vizinha estava em todos os lugares ESGOTADOS!

  32. Bruna Costa30/03/15 • 09h03

    Nossa, zero animo.
    Prefiro ler um livro mesmo
    Mesmo quando criança eu já não curtia colorir
    Sou muito ansiosa
    Acho que me estressa mais haha

  33. Amannda Ferreira30/03/15 • 09h32

    Vi no instagram de 2 conhecidas minhas e já fiquei louca pra comprar! Fui na Saraiva semana passada e já não tinha mais, tudo esgotado! No site o frete tava bem caro, olhei na Amazon (gente, o preço da Amazon pra livros é o MELHOR!) e volta pro estoque só essa semana, quero o livro! hahahahha

  34. Luciana Torres30/03/15 • 09h51

    Eu ganhei, e estava apenas com a ideia de colorir, o que já me deixa extremamente feliz, focada e desestressada. Agora, quando vi que tem uns lugares para preencher e desenhar de verdade (Jardim Secreto), bateu aquela insegurança pra lá de infatil de não saber nem sequer fazer uma casinha básica… mas estou adorando a ideia (só era obrigada a colorir nos tempos de escola e por tarefa mesmo!). Adorei saber que existem outros títulos, até mesmo para variar o tema. Vamos colorir a vida, gente!

  35. Isa SV30/03/15 • 10h26

    Aaah, já mostrei esse livro no meu Canal (LidoLendo) há um tempão!! É bem legal! Agora várias editoras lançaram tbm, inclusive a Coquetel (sim, aquela das palavras cruzadas).
    Tbm não tenho tempo, Cony… mas quando vc quiser dar uma desligada do mundo, é um boa pedida! 🙂

  36. adriella30/03/15 • 10h28
  37. Annia30/03/15 • 10h31

    Gente, vou comprar.

    Já estou pesquisando também os lápis de cor, alguém dá dica? Staedtler ou Faber?

    • Mariana30/03/15 • 11h29

      Também estou pensando em qual lápis comprar!

      E aí, meninas? Dicas?

    • Laura30/03/15 • 13h54

      A qualidade do Faber Castell normal, esse que vende em pepelarias, baixou muito. O faber profissional (da lata) é maravilhoso, mas bem caro. Recomendo o staedler ou o maped aquareláveis, as cores são mais fortes e macias de pintar.

    • Natalia31/03/15 • 00h09

      Não compre o Staedtler, é muito ruim! Ele não é pigmentado e marca muito o papel quando vc pinta (não sei o aquarelável, tenho o normal). Eu tenho Faber, comprei um Maped e uso muito um Caran d’ache que eu já tinha. Na minha opinião o Maped e o Faber suprem super bem as necessidades do livro. O Caran d’ache é maravilhoso, mas é um lápis mais profissional e caro, não vale a pena comprar só pra pintar o livro.

  38. Nathália30/03/15 • 10h39

    Já encomendei o meu! Só que de mandalas! Acho que vai ser delícia de fazer! O problema é viciar… hehhe

    Beijinho Cony! Brigada pela dica! :*

  39. Dry di Moraes30/03/15 • 10h42

    Eu não consigo parar de olhar para os que já estão coloridos! Que coisa linda!!!!!! Amo cores e estou com muita vontade de comprar. Como meu tempo é apertado, pensei em fazer na hora do meu almoço. Como eu levo minhas refeições pra fiiiiirma (kkk), almoço em 20 min e tenho mais 1h a toa. Melhor colorir do que ficar colada no celular ou bater perna em shopping (e ainda irei economizar nas compreeenhas da hora do almoço). Tá aí, gostei hein? Cony, esses posts de cotidiano são maravilhosos. Vc é incrível, menina!
    Mega beijo!

  40. Marta Moraes30/03/15 • 10h58

    Minha timeline inteira está pintando o Jardim Secreto e eu estou quaaaaase cedendo a tentação. Sou muito estressada e não sei se terei paciência, muito menos tempo. Mas deve ser legal e desafiante, largar a tecnologia nossa de cada dia e voltar a pintar…rsrs
    Com esse post, deu mais vontade ainda! hahaha
    Bjos

  41. Danielle A. Rodrigues30/03/15 • 11h48

    Adorei a ideia!! Vou já comprar meu livro de colorir. Mas os lápis serão da Faber Castell mesmo. rsrsrsr

  42. Mariana30/03/15 • 11h58

    Sério, você leu minha mente!!!
    eu estava até pensando em comprar almanacão da turma da Mônica, que eu pintava quando criança!! kkkkkk
    Preciso desestressarrrrr!! kkkk

  43. Fernanda B.30/03/15 • 12h12

    Eu tenho e amo! Como viajo muito, uso muito durante os voos, principalmente nas partes tensas da decolagem e pouso, em que não podemos usar aparelhos eletrônicos. Apesar de balançar um pouco nesses momentos, vale a pena para dar uma relaxada.

    Beijos

  44. Laura30/03/15 • 13h45

    Eu estou amando! A gente viaja, desliga de tudo. Parece bobo, mas os desenhos exigem muita atenção, é tudo muito detalhado. Eu acho que tu vai amar tb!!!

  45. Juliana30/03/15 • 15h57

    Cony, minha mãe tem este livro “Jardim secreto”. Ela adora colorir e vive me incentivando. Quem sabe um dia? Bjs

  46. Eliza30/03/15 • 16h21

    Comprei o meu hoje!!! Só preciso comprar os lápis agora!!!
    Beijos

  47. Natalia31/03/15 • 00h03

    Cony, eu também não sabia disso! Sou tão ansiosa que quando me disseram peguei o carro na hora e fui ao shopping comprar o meu, junto com mil lápis de cor e canetinhas! Hahaha! Fiquei 6 horas seguidas colorindo o mesmo desenho. Eu sou mega ansiosa tbm, mas todo dia tiro um tempinho pra colorir uma parte de algum desenho. Quando fico muito estressada ou com a cabeça muito cheia eu tenho que rabiscar alguma coisa num papel, minhas amigas até implicavam cmg que quando eu começava a fazer isso já não estava mais pensando. Sempre amei colorir e agora fico me perguntando como nunca pensei nisso. Vejo vídeos e exploro novas técnicas. Realmente tem que fazer de pouquinho (quem nao tem muito tempo). É absurdamente relaxante!

  48. Luana Muniz31/03/15 • 08h23

    Coooony, mega salvadora da Pátria!
    Quando a Lu Tranchesi postou no insta, fiquei enlouquecida, mas em seguida ela disse que o livro foi comprado em Paris…. Imagina a tristeza, kkkk… Aí nem procurei!
    Hoje você vem e me fala que vende no Brasil!!!!
    Uuuuhhhuuuu. Tô ultra feliz!

    Bjs e Bigaduuuuuuuuuuuuuu

  49. Thalita31/03/15 • 10h02

    Cony, você já atuou como Personal Stylist? Por quanto tempo? O que achou? Beijos!

  50. Roberta31/03/15 • 10h21

    Eu já tenho o meu, e realmente é uma distração e tanto, quase uma meditação, pois quando estou colorindo, esqueço do mundo praticamente. Já comprei o próximo: Floresta Encantada, da mesma autora, ainda está em pré venda, com lançamento previsto para dia 08/04/15.

  51. Simone04/04/15 • 01h03

    Eu amava colorir quando criança, mas quando cresci, a vida fez este hábito sumir. Comprei o livro “fantasia celta”, pq achei super bonitas as ilustrações, colprei uma caixa de 12 cores mesmo, estou me virando muito bem com elas por enquanto, é realmente é uma terapia, um calmante para mim.

  52. Simone04/04/15 • 01h03

    Ops… Comprei….

  53. Flavinha06/04/15 • 21h14

    Eu comprei pela net e queria que chegasse no mesmo dia pra eu começar a pintar, e como tava demorando, comecei imprimir uns desenhos na net pra pintar – sou ansiosa – achei bem “meditativo” pra mim! Agora o livro chegou e eu estou pintando.
    Quanto a escrever nem me fala, hoje mesmo tava comentando disso em casa que eu adoro escrever, queria ate ter feito curso de caligrafia, minha letra é bem bonita tb, mas outro dia fui escrever e meu pulso doía, minha letra tava tão feia… fiquei chateada…