Lifestyle
Diario de Viagem, Dicas de Viagem
16 nov 2014, 34 comentários

Pras Viajantes

Uma das coisas que mais odeio no MUNDO é arrumar mala. Agora já faço as coisas meio que no automático e graças a este post (a lista dos imprescindíveis de viagem) consigo agilizar meu trabalho e não esquecer de nada. Ou quase nada.

Eu vivo comprando malas pois como minha família também viaja muito, sempre noto que tenho malas a menos e do nada elas aparecem do outro canto do mundo. Já briguei, já xinguei por quebrarem minhas rodinhas, já deixei o povo doido mas agora resolvi jogar pesado. Um kit de malas de boa qualidade que é meu e só meu e ai de quem pegar! A gente acha que mala tem que ser de qualquer jeito afinal as cias aéreas não tratam as bichinhas muito bem, mas aprendi que elas tem que ter boa qualidade sim. Rodas firmes e fortes, zíper bom, cadeado digno, puxador seguro e com altura boa, leves (todo e qualquer kg é muito importante na hora de despachar a bagagem), resistentes para aguentarem os trancos e claro, com bom espaço!

Selecionei 3 marcas tradicionais, os valores dos kits e de malas avulsas. Os preços não são tão lindos, mas nesse caso é quase certo aquele ditado que o ¨barato sai caro¨. Ninguém quer chegar ao destino e ver sua bagagem toda detonada né?

malas

Escolhi a americana Samsonite, a italiana Roncato e a alemã Rimowa para ilustrar este post. As minhas malas são Roncato, da linha Venice. São suuuuper leves e como contei no Instagram, chamo-as de as malas mágicas porque nunca vi caber tanta coisa! Outra coisa que gostei muito foram as rodinhas… macias e deslizam que é uma beleza, nem dá para sentir o peso da bagagem. Eu acho lindo malas rígidas mas já cheguei a conclusão que para quem leva MUITA coisa nas viagens, elas não são muito eficientes.

Para cuidar delas eu sempre passo naqueles stands que embalam as malas em plástico. É uma despesa extra mas acho que vale a pena!

  • Além de ¨plastificar¨ as minhas malas sempre que viajo, também coloco uma fita colorida (de preferência de cor bem forte) para identificar a minha no meio da multidão. A tag de mala com identificação também é importante mas nesse quesito não gasto muito pois elas se perdem com facilidade, apenas uso uma mais arrumadinha na mala de mão. Também sempre deixo uma sacola grande naqueles compartimentos externos da mala, no caso de ter que tirar algo para liberar peso. Cadeados, prefiro os com códigos já que sempre perco a mini chaves!
  • Alguém tem mais dicas ¨malísticas¨?
Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
34 comentários em “Pras Viajantes”
  1. Tatiane16/11/14 • 13h18

    Oi! Mesmo com o cadeado eles conseguem abrir a mala (tem que ser daquelas que o zíper é embutido) eu já tentei abrir em casa com uma caneta e consegui.
    Pra provar que a mala foi aberta (se servir de consolo) deve-se utilizar aquelas malas que tem trava pro zíper, fazendo com que ele não corra, pois quando eles abrirem não vão conseguir fechar.
    Dá pra tentar minimizar isso usando o plástico, mas isso também (infelizmente) não impede eles de abrirem (às vezes eles estão bem dedicados…haha).
    Uma outra coisa (não tentei, mas vou fazer agora) é, mesmo não sendo frágil, pedir aquela etiqueta no aeroporto, pois eles deixam por cima e depois é mais rápido pra sair…

  2. Vick16/11/14 • 14h15

    Cony! É incrível como você parece ler a nossa mente e consegue fazer um post do jeito que a gente precisa!

    Exatamente ontem eu revirei o seu blog procurando dicas de mala porque estou marcando minha primeira viagem internacional para o início de 2015 e preciso de uma mala segura!

    Me tira uma dúvida, por favor? Apesar de ser mais leve, essa mala da Roncato não facilita a quebra de coisas, não??? Tipo saltos, perfumes, embalagens…

    Eu estava decidida a pegar uma mala rígida, só não sabia qual… Será que é necessário ter o kit????

    Obrigada, Cony! De coração, você me ajudou muito muito mesmo!

    • Constanza16/11/14 • 20h37

      Gosto do kit pq fica mais bonitinho! Mas acho necessários duas malas grandes e uma de mão… Tem gente que com uma mala ta ok mas eu preciso de duas rs. Sobre quebrar as coisas é só embalar direito! Perfumes sempre coloco dentro de sapatos e dentro de um meia, nunca quebraram 😉

  3. Roberta16/11/14 • 14h21

    Acho imprescindível hoje em dia que a mala tenha aquela “linguetinha” pra prender o zíper e evitar a temida “cesárea”. Melhor ainda se não tiver zíper e sim fechamento por código TSA.

  4. Livia16/11/14 • 16h08

    Sei nao… Mesmo malas caras eles conseguem detonar… Jogam, quebram, nao estao nem aí…

  5. Jessica Sá16/11/14 • 16h12

    Gente me ajudem com uma dúvida… É a primeira vez q eu vou viajar de avião e vou pra Miami. Me disseram pra comprar 1 mala só aqui, baratinha mesmo e deixar pra comprar as outras lá, já q com certeza não vou voltar só com uma. O q acha Cony? É realmente mais em conta comprar lá fora?

    • Constanza16/11/14 • 20h35

      Sim, lá fora é beeeem mais barato!

  6. mari16/11/14 • 16h39

    e mala de trava? a minha é uma benetton de “plastico” com trava. To de olho numa santino de bordo de trava tbm. Na roncato, tem assim tbm, daquelas que “pode pular em cima” sabe? Nao acham mais seguro assim, em vez de ziper? :*

  7. Fabiola Sena16/11/14 • 18h14

    Cony, também sofro esse dilema da mala! Viajo muito (a trabalho e a lazer) e tenho 2 malas: uma pequena e uma média.

    Ambas são sansonite rígidas, pois tenho nojinho da sujeira de malas (sempre passo álcool quando volto de viagem, olha a loucura da pessoa!).

    Minhas dicas:

    1. A mala pequena faço questão de que passe com louvor pelo tamanho permitido pela RyanAir para mala de cabine (jurei que nunca mais viajaria com eles, mas vai que o destino me apronta alguma).

    2. A mala média tem que ter um dos lados separados por zíper, pois nunca tiro as roupas da mala, então ela tem que funcionar como se fosse um armário. Com o zíper fica mais fácil fechar a mala no hotel e manter tudo no lugar.

    3. Quanto mais leve, melhor! Cada grama conta!!!

    4. Como gosto de mala rígida (com expansor, sempre!), procuro as que tem uma espécie de reforço nos 4 cantos, como se fosse uma joelheira! Esse é o ponto frágil dessas malas rígidas!

    Acho que é isso rsrs…

    Beijos!

  8. Su16/11/14 • 19h45

    Não tenho kits. Sou super desligada pra essas coisas. Só vou notar que sou meio over, na hora do embarque , que vejo todos com malas lindas, cheias de fricotes… Rs. Tenho uma gigante que comprei há uns 8 anos em Miami e paguei uns 20,00 reais na época (sério! Rs) Ela é ótima! Tem todos esses anos e já voltou pra terra Natal, zoropa e Chile! Sim! Chile! Conheço sua terra maravilhosa! 😀 O que não deixo de fazer nas minhas viagens é embrulhar com o plástico verde. Na volta, como geralmente me perco pelo aeroporto – sim, sou desligadíssima! – nem me lembro dos empacotadores – nem sei se tem…nunca reparei… Rs – então não empacoto na volta… Mas como nunca aconteceu nada com minhas malas quando empacoto, sempre faço isso… 😀 Fica a dica!

  9. vera16/11/14 • 20h30

    Coni, você sabe onde vende mala Roncatto? imagine que não consigo encontrar mesmo estando em São Paulo onde se acha de tudo. E o site da Roncato não abre. Queria saber também que linguetinha é essa que a Roberta cita. Obrigada.

    • Constanza16/11/14 • 20h32

      Online! Uai o site não ta abrindo??

  10. Roberta16/11/14 • 22h01
  11. Ana16/11/14 • 22h25

    Cony,
    já viu alguma melhora com a criolipólise?

  12. Cecilia S16/11/14 • 23h28

    Fui a China mes passado e um voo de conexao atrasou, resultado: minha mala chegou no dia seguinte no hotel. Acredita que a mala chegou sem o logo da Samsonite??? Me roubaram o logo de metal da minha mala!!!!! Sera q fazem isso para usar em mala falsa?? :o!! Anyways, o que me salvou foi minha malinha de mao (tb samsonite) que coube uma troca de roupas e minhas coisas mais valiosas! Sempre viajo com uma troca de roupas, lingerie, pijamas, uma alternativa de sapato/ sandalia e um kit de higiene na mala de mao! Parece exagero mas ja me salvei varias vezes pois a Tam sempre perde minhas malas! Bjosss

  13. Clara16/11/14 • 23h55

    Achei neste site umas bem legais e resistentes: http://www.tumibrasil.com/

    Espero que ajude a quem está planejando viajar, minha mala
    “explodiu” (a divisória da mala simplesmente descosturou) numa viagem que fiz pro Rio tive que comprar outra no caminho, acho que vale a pena o investimento e também vale pela segurança.

  14. Gabriela17/11/14 • 02h05

    Já tive que comprar várias vezes malas durante viagem porque meu marido ultrapassa em compras de cds, lps, livros enquanto compro pouca coisa boa.As duas que comprei em loja ainda dá para usar, uma que compramos em camelô quebrou o fecho logo. Mas, nenhuma supera as duas malas da primicia que comprei em 2002 e uso sempre, apesar de estarem ultrapassadas por serem de duas rodinhas. Dá para colocar as coisas, abrir o extensor e sentar em cima para amassar e caber melhor tranquilamente.Elas têm boas divisórias,arejadas. Não sei se a marca ainda é boa, tenho vontade de comprar um nova de 4 rodinhas. Agora, o pouco que compro, sendo caro, levo comigo na cabine, da última vez consegui socar dois sobretudos burberry junto na mochila do notebook, depois desamassei em casa. Prefiro isso que correr o risco de ser furtada. Mas nunca abriram minha mala, ainda bem.

    • Constanza17/11/14 • 09h06

      Tb levo tudo de valor na mala de mao!

  15. vanessa o.17/11/14 • 02h10

    Cony, você tá me stalkeando? Rsss hoje mesmo tava procurando mala pra comprar porque ano que vem vou viajar bastante e preciso de malas boas. Ia deixar pra comprar nos EUA, mas vou primeiro pra Europa, então vou comprar logo uma aqui. Essa da roncato vc já usou muitas vezes? Vi que da delsey e lansay são super indicadas também por ter um bom custo benefício.

    • Constanza17/11/14 • 09h07

      Ja! Só tenho usado essas e olha que eu judio hein

  16. Dani Bispo17/11/14 • 07h53

    Cony
    Anota ai: Carpisa
    As malas também são de boa qualidade e sempre rola umas promoções. Só que lojas dessa marca só na Itália (acho que em outras cidades europeias também)
    As malas tem garantia.
    Infelizmente desisti de comprar mala de 4 rodinhas ou de material plástico para despachar. Prefiro comprar desse materiais tipo lona (como esse kit roncado que vc postou). Elas são muito mais resistentes. Ano passado comprei um kit com duas malas lá (pequena e média) na promoção e paguei 80 euros!
    Tenho uma mala de mão de lá que já viajou o mundo durante tipo 7 anos (meu madido fez um ano sabatico e a mala era delle) e ainda continua viajando com a gente.

    Fica a dica

    Bjs
    Dani Bispo

  17. Mayara Rangel17/11/14 • 08h51

    Nossa, adorei o post!
    Veio em ótima hora, estava pesquisando muito sobre malas, mas com dúvidas de qual comprar ( e sempre vendo a mais barata, confesso! :x)!

  18. Roncato17/11/14 • 09h05

    Olá Vera, tudo bem?

    O site da Roncato no Brasil é: http://www.roncatobrasil.com.br

    Você também pode comprar em nossas lojas do RJ (BarraShopping e Botafogo Praia Shopping), BSB (ParkShopping) e GO (Outlet Premium).

    Qualquer dúvida ficamos à disposição!

  19. Roncato17/11/14 • 09h10

    Olá Jessica Sa, tudo bem?

    No Brasil, os preços das malas Roncato estão equalizados com o exterior, tanto com os EUA, como com a Europa. Como você vai para Miami, você pode comparar os valores nosso site no Brasil, com o site da Roncato nos EUA (será necessário converter dólar para real):
    http://www.roncatobrasil.com.br
    http://www.roncatousa.com

    Qualquer dúvida, ficamos à disposição.

  20. Roncato17/11/14 • 09h17

    Olá Roberta,

    A mala Roncato Venice, modelo que a Cony possui, além de cadeado embutido de tripla combinação e sistema TSA, é considerada uma mala inviolável por conter zíper duplo, ou seja, não é possível realizar esse processo de “cesárea” que mencionou. Pode comprar tranquila!

    Qualquer dúvida, ficamos à disposição.

  21. Adriana - Instagram Pick_andgo17/11/14 • 10h02

    Para mim mala é um investimento que vale a pena, como viajo bastante seja para apenas um final de semana ou férias a mala tem que ser resistente, leve e fácil de carregar (tipo 4 rodas que é tudo!) se não só dá dor de cabeça.
    Eu também tenho uma da Tumi (tumibrasil.com) e adoro, tem divisória para colocar cabide com vestidos e roupas mais delicadas e é super resistente e leve, acho que minha média pesa uns 4kg.
    Save trips =)
    Adriana (Instagram de Viagens Pick_andgo)

  22. Livia17/11/14 • 13h47

    Oi Cony,

    Eu sou da turma que viaja bastante e sei que uma mala boa faz toda a diferença. Como exemplo, tinha uma mala grande, com 4 rodinhas da Lansay. Toda vez que eu andava com ela pelo aeroporto as rodinhas “emperravam” e não era nada prático. Depois de um tempo, comprei o mesmo estilo de mala, porém, da Samsonite e a diferença é gritante, com pouco esforço as malas deslizam praticamente sozinhas!

    Eu tenho algumas diquinhas! A primeira é comprar malas nos EUA, fujam das lojas oficiais ou outlets e procurem em lojas de departamento como TjMAxx, Ross e Marshalls. Eu comprei uma mala grandona (32kg) da Samsonite por U$100. A mala de mão eu paguei U$40.

    A segunda dica é ter malas de tamanhos variados, principalmente para evitar o pagamento de excesso de bagagem dependendo da viagem. Na Europa (em voos domésticos ou entre países da Europa) por exemplo, a maioria das cias aéreas cobram extra se a mala tiver mais de 22kg. Eu tenho uma mala gigantona de 32kg e uma menor que comporta até uns 22kg, isso me ajuda muito a me conter na hora de fazer uma mala mais limitada.

    A terceira dica é sobre as malas da Kipling. Não sei vocês, mas eu tinha muito preconceito, principalmente porque lembrava da minha mochila com o macaquinho na 7 série. Esqueçam a temática “infantil” e foquem na qualidade e na leveza. As malas são caras, porém são muito boas e SUPER leves. Vale a pena pesquisar!!

    Beijos!

  23. Liza17/11/14 • 20h46

    O preço da Samsonite aqui é indecente… nessas horsa eu queria ser homem, viajaria só com a carteira e o passaporte no bolso, depois virava mulher voltava com 02 malas estourando rs rs rs mas por mais contida que eu seja na ida sempre vou com uma mala com quase 30 KG 🙁 aí fica difícil muambar com gosto.

  24. Carol17/11/14 • 21h26

    pessoal não compensa comprar essa mala de plástico duro, seja qual marca for, minha mãe tem uma da samsonite e eu uma da kippling, ela pesa significativamente mais que mala de lona ou de tecido e ainda tem o lado negativo de não expandir, ou seja, além de vc perder uns quilos ainda não pode dar aquele jeito pra caber mais alguma coisa….agora não lembro exatamente a diferença de peso da kippling pra essa de plástico duro da samsonite, só sei que da minha mãe deu no limite e tinha menos coisa que a minha….fomo no duty free depois vermos se era problema da marca, mas não é, de fato esse tipo de material pesa mais, ahh em tempo, ele arranha facil, na primeira viagem que ela ja teve um arranhão de fora a fora….recomendo cegamente comprar uma mala da kippling comprei a minha em 2009 num outlet qd fui a NY e desde entao uso quase que uma vez por mês e ela tá inteira (não, nao plastifico), quem tiver grana vale a pena comprar aqui no brasil mesmo melhor mala!

  25. Carol17/11/14 • 21h28

    eitcha retificando erros:*fomos, *ver

  26. Marina17/11/14 • 23h27

    Tenho uma dica, e não envolve comprar, mas sim alugar!!!

    Gente, sei que precisamos sempre ter uma mala em casa, mas alguém já percebeu que na proporção que nossas malas aumentam as nossas casas estão diminuindo. Por exemplo, se vc tiver duas malas grandes e morar num apê pequeno vc não vai ter onde guardar suas malas. Eu conheço um lugar em BH que aluga e, provavelmente, outras cidades devem ter serviços semelhantes. Vale muito a pena por n motivos: preço, não precisar limpar, se estragar vc devolve do mesmo jeito e boa, não precisa ter lugar pra guardar, você pode ter quantas malas precisar a sua disposição e ainda pode fazer a phyna e usar uma mala diferente a cada viagem. Chique hein! hehehe

    Não é propaganda viu gente!!! A loja chama GetMalas e o site é http://getmalas.com.br/

    Deem uma olhadinha e fica a dica.

    Beijos, Mari.

  27. Gabriela18/11/14 • 02h15

    Aqueles saquinhos de espremer as roupas no vácuo agora não precisa ser mais ser somente com aspirador de pó. Estão vendendo uma bombinha manual.Já comprei bombinha mas ainda não usei .Será que funciona ? Aquela versão do saquinho que era só enrolar para tirar o ar e fica a vácuo nunca achei que ficava bom.

    • Constanza18/11/14 • 10h12

      Nao precisa nem de bombinha mais! Comprei um nos USA que vc torce ele e ja dá vacuo!

  28. Gabriela18/11/14 • 12h29

    Muita coincidência essa postagem. Acabei de chegar de viagem e acho que essa foi a última da minha mala média (a pequena já era)! Me encantei com as malas Robero Britto, na Bagaggio! mas pra mim é suficiente a média e a pequena, pois quando preciso de uma grande (coisa rara) pego com minha mãe, que tem 2 jogos de mala!