23
Nov 2014
Dica da Leitora Trip – Bento Gonçalves!
Dica da Leitora Trip

Continuamos viajando em terras brasileiras. Semana passada passeamos pelo Rio de Janeiro e agora vamos láaaaaa pro Sul! Vamos para Bento Gonçalves e quem mandou a dica foi a Letícia!

¨Existe um lugar no Brasil pelo qual sou apaixonada. Já fui duas vezes e, se depender de mim, volto ainda esse ano: Bento Gonçalves. Situado na serra gaúcha, é um lugar para quem gosta de beber e comer bem, sem fazer questão de baladas.

unnamed2

Das duas vezes em que fui, era verão. Minha primeira experiência foi em um carnaval, que coincide com a época da colheita. Isso significa que há algumas atividades específicas desse período do ano, como fazer a coleta e o pisoteio da uva. Na segunda vez, era fim do ano e passei a virada lá. Achei bem divertida a festa que hotel fez e a comida é de primeira. Não custa repetir que é um clima bem de casal e família, então, não recomendo para quem procura um amor de férias…

unnamed

Como sou fã assumida, reuni as principais dicas nesse post:

1) Onde ficar:

Das duas vezes em que fui, fiquei no mesmo hotel, Hotel & Spa do Vinho Caudalie. Ele é vinculado à Miolo, então fica no meio dos vinhedos, com uma paisagem maravilhosa e você ganha a visitação e degustação para a vinícola. Não é exatamente barato, mas o custo/benefício compensa muito. Caso você se interesse por esse hotel, vale a pena checar o site deles ou ligar para lá, pois eles oferecem alguns pacotes muito interessantes que incluem day spa (com massagem e banho) e algumas refeições além do café da manhã, que é espetacular! O Spa deles é sensacional e acho que vale a pena uma massagem (ainda que não esteja incluso na diária) porque dá direito à utilização da infraestrutura que é excelente, com piscina aquecida e lanchinhos. Mas, atenção: tem que agendar o Spa antes da viagem pois ele costuma lotar! Último detalhe (importantíssimo): esse hotel costuma promover degustações de vinícolas da região na própria adega e sem custo adicional. Mas tem que ficar de olho, procurar se informar por lá e se inscrever assim que divulgarem, pois são poucos os lugares.

unnamed1

2) Como chegar e se locomover:

Supondo que você precise ir de avião, ao chegar em Porto Alegre, você terá mais uma viagenzinha de aproximadamente uma hora e meia até Bento. O trânsito na capital do estado pode alterar em muito esse tempo de trajeto.

Para chegar no Vale dos Vinhedos e passear por lá, há duas opções: alugar um carro ou contratar transfer de ida e volta e passeios avulsos. A primeira opção é mais barata e te dá mais mobilidade e liberdade, acho melhor, mas existe o problema da Lei Seca. Se você optar pela segunda opção, que é mais cara, mas mais confortável, existe uma operadora de turismo de lá que é excelente, a Salini Turismo. Quem me indicou foi o hotel e fiquei bastante satisfeita.

3) A grande atração: Vinícolas!!

a) Miolo: é bastante grande. A degustação é bem interessante para iniciantes pois ensina a distinguir as cores do vinho e aroma, mas é bem básico. É uma vinícola grande e industrial. Para quem já conhece vinho, vale a pena para conhecer o funcionamento das vinícolas maiores e mais industrializadas. Para quem não conhece tão bem vinho, é um bom começo. Como está incluída no hotel, sempre vale se você se hospedar lá.

b) Salton: outra vinícola grande e industrial. Lá, eles contam a história da família e, se eu tivesse que escolher entre a Miolo e a Salton, eu iria na Salton por isso. Mas, para iniciantes, a Miolo é mais didática. É bem bonita a Salton, tem uns jardins bons para fotos. Se for lá, peça a degustação melhor, que é mais cara, mas muito mais interessante. Lembrando que o forte da Salton, na minha opinião, são os espumantes. E, nessa opção mais cara, você pode pedir outras opções que, se eles tiverem lá, acabam te dando para provar.

c) Valduga: Almoço imperdível!! Vale a visitação e degustação, pois há vinhos muito bons (a série Mundus tem alguns tintos que são interessantes) e também espumantes excelentes. Nesse ponto, a visitação se destaca, pois explica bem e mostra a diferença entre o método charmat e champenoise. Se puder ir em dia útil, dá para ver um passo interessante desse último, que é a colocação da rolha na garrafa de espumante. De qualquer forma, dê um jeito de almoçar lá, os vinhos são baratos e a comida excelente no sistema rodízio (não é churrascaria, mas comida italiana deliciosa).

d) Almaúnica: não visitei, infelizmente, mas fizemos uma degustação dos vinhos no próprio hotel. Os tintos são os melhores da região, na minha opinião!! A espumante também é excelente. É uma vinícola pequena, com produção limitada, mas que só usa barril de carvalho francês para envelhecer o vinho (o que eu amo). Tem que experimentar os vinhos de lá obrigatoriamente rsrs!! E, se der, traga na mala (pode me dar um de presente também rsrs)!!

e) Outra famosa que não visitamos, mas nos recomendaram é a Lídio Carraro. Como é industrial e não sou fã dos vinhos de lá, acabei preferindo relaxar na piscina do hotel, que tem uma hidro ao ar livre irresistível!

4) Casa da Madeira:

Tem suco de uva, geléias, esse tipo de coisa. Tudo de lá é muito gostoso e chega no Rio de Janeiro, em poucos lugares, e custando caro. Se passar lá, sugiro experimentar a geléia de Malbec.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Só de escrever e relembrar esse lugar maravilhoso, fiquei com mais vontade de voltar…¨

  • E eu fiquei com vontade de conhecer! Tipo MUITA vontade! Falou em vinho, já fico toda serelepe rsrsrs. Linda viagem, adorei Letícia!
  • E como de costume, quem tiver mais dicas de Bento Gonçalves, pode complementar nos comentários do post 😉
48 Comentários
  1. #1
    marcelle
    23.11.2014 - 23:58

    Também amo Bento!! Quem for, não pode deixar de dar uma esticada em Garibaldi e Gramado. A fábrica da Tramontina também e ótima, da p comprar vários utensílios com descontos de fábrica

  2. #2
    Priscila Dias
    24.11.2014 - 00:01

    No mês passado fui à Gramado, e fiz o passeio em Bento Gonçalves também. Esse lugar é maravilhoso!

  3. #3
    Maiara Piovesana
    24.11.2014 - 00:06

    Que surpresa mais agradável ver minha cidade natal no Dica da Leitora Trip!!!

    Como boa bento-gonçalvense, sei que sou suspeita pra falar… mas a cidade é realmente tudo de bom! Pra quem curte belas paisagens, um friozinho gostoso no inverno da Serra Gaúcha, vinhos deliciosos e (muita) comida boa, Bento é o lugar perfeito.
    O Vale dos Vinhedos realmente oferece paisagens de tirar o fôlego, e as visitações nas vinícolas são uma delícia!

    A dica que vou acrescentar é a do passeio de Maria Fumaça! Como o nome sugere, se trata de um passeio maravilhoso a bordo de um trem a vapor, ao som de muita música típica gaúcha e italiana (pra quem não sabe, Bento Gonçalves foi colonizada predominantemente por italianos!), com 2 horas de duração e um percurso lindo de se ver! O trem sai de Bento Gonçalves e passa por duas cidades vizinhas, Garibaldi e Carlos Barbosa! Super recomendo! Além disso, também vale conhecer o roteiro Caminhos de Pedra, onde é possível visitar diversas casas da época da colonização italiana, restaurantes, lojas de produtos artesanais (incluindo massas, geléias, doces…) e conhecer um pouco mais da história local!

    E bem, quanto à comida… deixem a dieta de lado, meninas, e “se joguem” nos restaurantes! Tem pra todos os gostos, mas a culinária típica italiana e as pizzarias são o destaque.

    Espero que muitas de vocês tenham a oportunidade de conhecer Bento Gonçalves, que com certeza vai estar de braços abertos para recebê-las! Estou morando na Inglaterra há 2 meses, ficarei 1 ano por aqui, e já estou morrendo de saudades (principalmente da comida!!). Hahaha 😀

    Beijos, gurias!

  4. #4
    Priscila Dias
    24.11.2014 - 00:08

    Ahhh! Esqueci de comentar… estou amando essa sessão do seu blog! Ótimas dicas de viagem.

  5. #5
    Maiara Piovesana
    24.11.2014 - 00:10

    Ah, esqueci de falar no outro comentário: Bento Gonçalves é reconhecida como a Capital Brasileira do Vinho! Então, pra quem gosta de um bom vinhozinho, é o lugar perfeito! Não deixa de visitar, Cony, você vai amar!! 😀

  6. #6
    Raiama
    24.11.2014 - 00:10

    Minha cidadezinha no fufu??? adorei! Sou suspeita em falar de Bento, acho lindíssima e super aconchegante. As dicas citadas pela leitora estão ótimas mas recomendo também a “viagem” com a maria fumaça, ela sai de BG e passa por Garibaldi e Carlos Barbosa e após retorna a BG, a vista é linda!! Além destas vinícolas, no Vale dos Vinhedos tem a Cave de Pedra, que é ótima para visitação e dentro da cidade tem a Aurora.
    Na parte da gastronomia, gente, aqui se come, e muito bem! é muita pizza, massa, vinho.. Dos restaurantes que gosto de indicar são o Dona Carolina e Di Paolo (Canta Maria), estes não tem erro!!!

    A melhor época para vir é a que a leitora citou, os parreirais ficam lindíssimos e em algumas vinícolas podem comer e colher a uva direto do pé!

    Enfim, quem quiser vir a Bento Gonçalves irá se surpreender!! Beijoss Cony

  7. #7
    Bibiana Estrela
    24.11.2014 - 00:12

    Se resolveres vir, e ainda quiser passear por Porto Alegre, podes ficar na minha casa!! Esta mais que convidada!!

    beijinhos gauchos!

    • #8
      Constanza
      24.11.2014 - 00:20

      Onwwww que gentil! Muito obrigada!

  8. #9
    Ana Paula
    24.11.2014 - 00:15

    A Serra Gaúcha realmente é maravilhosa! Tmb almoçamos na Casa Valduga, que tem uma comida muito boa. Fizemos a degustação de vinho, que tmb é ótima, e visitamos a Almaúnica, muito legal. Tem uma geléia da Vaduga que é de morango com pimenta, ótima para acompanhar carnes, aqui em casa usamos no fundue, é uma delícia. Na Almaúnica fomos atendidos pelo próprio dono, que nos mostrou a vinícola, e fizemos uma breve degustação dos vinhos de lá, que são excelentes. Como moro em SC fomos de carro, mas o nosso destino era Gramado, então ficamos em Bento só um dia. Gramado e Canela tmb são muito legais, não me canso de ir, mas realmente essas programações são pra casal mesmo. A serra gaúcha tem mta comida boa, ótimos vinhos e atendimento de primeira, vale a visita Cony.

  9. #10
    Rhaíssa Figueiredo
    24.11.2014 - 00:28

    Já visitei uma vez! Muito gostoso .. não deu pra aproveitar tudo que tem a oferecer porque fui pra lá por causa de um congresso. Mas foi super bom!

    Tem um lugar que faz parte do Caminho das Pedras que vende muitas coisas feitas de tomate .. eu comprei uma trufa de tomate pra experimentar, e me arrependi de não ter comprado mais! kkk

    Você vai adorar, Cony! Boa viagem!

  10. #11
    Aline
    24.11.2014 - 06:36

    Ahhh adoro minha cidadezinha…
    Nao pensem na dieta, por favor! Rsrs

    Vc ia amar Cony! Os vinhos são sensacionais!

    • #12
      Constanza
      24.11.2014 - 09:40

      hummmmmmm

  11. #13
    Tharlany
    24.11.2014 - 08:55

    Bento é realmente muito legal!
    Como as gurias acima falaram, vale a pena incluir o passeio na ”Maria Fumaça” e visitar os ”Caminhos de Pedra”.

    Bjs!

  12. #14
    Karla
    24.11.2014 - 09:35

    Amei, dica mais que anotada para a próxima viagem.

  13. #15
    Rai Alberti
    24.11.2014 - 09:42

    Cony, sou leitora assídua e ameeeei ver a minha cidade no blog 🙂

    Sugiro ainda o passeio de Maria Fumaça, locomotiva a vapor no maior estilo italiano colonial com direito a show típico dentro dos vagões e comidinhas!

    Beijos!

  14. #16
    Sônia S Braga
    24.11.2014 - 10:05

    Sou de Porto Alegre e acho que é dos lugares mais bonitos da Serra Gaúcha! Sugiro também uma visita a Garibaldi, uma cidadezinha muito pequena com o centrinho bem charmoso. Aí também tem o Hotel Casacurta, com um restaurante ótimo, bem romântico. Em Bento super recomendo o piquenique nos vinhedos da vinícola Larentis. Com direito a toalha xadrez e tudo mais!

    • #17
      24.11.2014 - 11:08

      Pronto, já tenho um motivo para voltar!!

  15. #18
    Fernanda Martines
    24.11.2014 - 10:20

    Bento é um sonho! Amo demais! Gramado então, por mim iria todo ano! Essa época de Natal é maravilhosa na Serra Gaúcha!

  16. #19
    Rafa
    24.11.2014 - 10:43

    Cony, quando vai ficar disponível para mandar novas histórias do coração, preciso de uma opinião sobre meu caso tipo urgente! 🙁

    • #20
      Constanza
      24.11.2014 - 10:46

      Vish, vai demorar acho que um mês… tem mt gente na frente 🙁

  17. #21
    Luciana
    24.11.2014 - 10:44

    ahhh, essa cidade é linda, e toda a região. fui no inverno, é frio e uma delícia! o passeio de maria fumaça é obrigatório! tocam músicas típicas durante o passeio, servem vinho, é uma festa! haha

  18. #22
    Milena
    24.11.2014 - 10:50

    Não fui a Bento Gonçalves mas fui em Gramado, que lugar maravilhoso, ótimo para ir em casal ou com a familia, a proxima vez quero ir de carro para conhecer todas as cidades proximas.

  19. #23
    Leane
    24.11.2014 - 11:05

    O hotel Dall’Onder Grande Hotel também é maravilhoso! Estou adorando o ddl trip! Em breve vou enviar minha contribuição 🙂

  20. #24
    24.11.2014 - 11:11

    Oba! Minha dica no Fufu =)
    Cony, se você gosta de comer bem e beber bem, lá é O lugar… E da próxima vez vou incluir o piquenique que a Sônia recomendou!
    Espero que tenham gostado da minha contribuição!
    Beijos para todas as leitoras!

  21. #25
    Amanda
    24.11.2014 - 11:27

    Amei a dica, mas mais do que isso: amei o jeito que a leitora escreveu!! Tudo muito claro, cheio de detalhes importantes e dicas boas. Amei amei amei

  22. #26
    Marô
    24.11.2014 - 12:42

    Cidade lindinha pra passar dois, três dias, gosto mto! A comida da serra gaúcha é ótima e bem calórica, adooorooooo!
    Quem andar em Porto Alegre – minha terra querida, não deixe de “subir a serra”.
    Todavia, não se assustem, mulheres como eu, não rycas: existem outras opções bemmmmm mais baratas que esse luxuoso spa. Mas, claro, quem quer acordar olhando os vinhedos, que pegue a carteira e seja feliz. Aos meus colegas de baratex, sugiro pousadas e pensões e um aluguel de carro, se for o caso.
    Bjx e muita polenta! 🙂

  23. #27
    Ana
    24.11.2014 - 13:56

    A visitação na Valduga é meio que indispensável. É muito legal! Além de a gente aprender mais sobre a fabricação do vinho e dos espumantes tem a degustação.
    Restaurantes que mais amo em Bento Mamma Gema (tem um risoto de alcachofra incrível!) e a Casa DiPaolo (considerado o melhor galeto do Brasil pela revista 4 rodas), mas tem um molho funghi maravilhoso.
    Que vontade que deu só de lembrar kkk

  24. #28
    Fernanda Osorio
    24.11.2014 - 14:13

    Cony!!!

    Vem para Serra e dá uma paradinha em Porto Alegre, faz um encontro com as tuas leitoras aqui… Eu ia amaaaarrr!! E com certeza iria!

  25. #29
    Tati de Porto Alegre
    24.11.2014 - 14:44

    Já votei no encontrinho com as leitoras na capital gaúcha também! Campanha Cony vem pro Rio Grande do Sul!

  26. #30
    24.11.2014 - 14:58

    No http://www.viagensquesonhamos.com.br, tem várias dicas da Serra Gaúcha, incluindo Bento Gonçalves. Os restaurantes são maravilhosos. Minha pousada favorita é o Borhetto Santanna. O passeio de Maria Fumaça também é imperdível. Super divertido!

    Beijos,

    Fran@ViagensqueSonhamos

  27. #31
    Ana Paula Silva
    24.11.2014 - 15:37

    Passei minha lua de mel em Gramado, há 6 anos atrás. Amei gente…muito bom mesmo! Claro que fomos em Bento Gonçalves, fomos em algumas vinícolas, em especial a Miolo…
    Viagem romântica, muito gostosa mesmo! Come-se muito bem e vinhooo, de manhã, tarde e noite…kkkk

    Bjos.

  28. #32
    Carla
    24.11.2014 - 16:58

    Cony!!! Eu sou de Bento Gonçalves e fiquei bem feliz de ver alguém a recomendando. Certamente os passeios por aqui, em qualquer época do ano, são maravilhosos. A região das vinícolas – Vale dos Vinhedos, é fantástica e ainda temos a Rota Romântica, que fica no outro lado da cidade (Distrito de São Pedro) que é tão linda quanto e possui muitos locais para visitação. A Casa da Ovelha é particularmente muito legal de se visitar, com várias opções de passeios! Tenho certeza de que quem vier vai amar! Amo seu blog! Leio há anos, diariamente. Bjs!!!!

    • #33
      Joyce Costa
      25.11.2014 - 14:17

      O iogurte da Casa da Ovelha é maravilhoso!!!

  29. #34
    Marcia
    24.11.2014 - 17:01

    Gente, super me empolguei para ir a Bento! Como é no carnaval? Tranquilo? Eu e o boy tivemos que cancelar uma passagem pra Barcelona no carnaval e queria fazer uma surpresinha pra ele com essas passagens!
    Eu sei que Bento não é Barcelona mas acho válido para fugirmos do carnaval do Rio…

    • #35
      24.11.2014 - 18:13

      Lá é super tranquilo no Carnaval! Uma das vezes em que fui era Carnaval e achei maravilhoso, muito bom para casal. Nesse hotel que indiquei costuma ter bons pacotes de carnaval…

  30. #36
    Priscila Tavares
    24.11.2014 - 17:31

    Cony, essa tag do blog também tem fila ou posso mandar uma sugestão? rs

    • #37
      Constanza
      24.11.2014 - 17:33

      Pode mandar, mas tem umas 7 na frente, ou seja, 7 semanas rsrsrsrs. To pensando em publicar 2 por semana…

  31. #38
    24.11.2014 - 17:41

    Amei tudo… que delicia essa piscina ein!

    `·.¸¸.·´´¯`··._.· Acesse nossa loja online: http://www.PISAICO.com.br `·.¸¸.·´´¯`··._.·

  32. #39
    silvia hahne
    24.11.2014 - 17:47

    Amo a Serra Gaucha; para mim dos mais belos lugares do Brasil. Estive em Gramado, à trabalho, (Feira de Moveis e Decorações) e após os eventos, fiquei mais alguns dias para aproveitar o lugar. Não poderia ter feito coisa melhor. Além da beleza natural, a simpatia do povo local, sem falar na qualidade da comida e na fartura com que nos servem. Toda a região é linda, mas fiquei fascinada mesmo pelo contraste entre o ar europeu de Gramado e a natureza que à cerca, de tontear de tão linda.

  33. #40
    Elisa
    24.11.2014 - 18:04

    Quem passar pelos Caminhos de Pedra não deixe de visitar A Casa do Tomate e provar o sorvete de tomate!

  34. #41
    Esther
    24.11.2014 - 22:27

    Você pode até parar nas vinícolas que ela falou, mas principalmente pare em todas as outras pequenas como Valontano (“na entrada”) onde tem almoço maravilhoso e na Angheben!!!!!!

  35. #42
    Luana
    24.11.2014 - 23:50

    Ai, que orgulho da minha cidade!
    Vem pra cá Cony, tenho certeza de que vai querer voltar muitas e muitas vezes, é uma delícia morar aqui 🙂

  36. #43
    Carla
    25.11.2014 - 08:24

    Conheço Bento… é realmente uma DELICIA! E ainda é pertinho de Gramado e Canela! Dá pra fazer um roteiro pela serra! Delicia!

  37. #44
    25.11.2014 - 10:21

    Bom dia meninas
    Somos uma Pousada localizada no Vale do Rio das Antas em Bento Gonçalves a 300m da Vinícola Salton que é a maior vinícola em área construída da América Latina… também ficamos próximos de diversas vinícolas familiares com vinhos premiados e da única cachaçaria da cidade, a Casa Bucco, com cachaças premiadas e reconhecidas no Brasil e no mundo.
    Venham nos conhecer e se hospedar em um lugar em meio a natureza com estilo rústico e único… https://www.facebook.com/VillaTuiuty?fref=ts
    Villa Tuiuty Pousada um lugar cheio de caprichos pra você!!

  38. #45
    Joyce Costa
    25.11.2014 - 14:08

    Amo a Serra Gaúcha! Já fui lá 6 vezes e quero sempre voltar, na verdade eu queria é morar lá. rsrs
    Uma dica boa é a Queijaria Valbrenta, ela fica no Vale dos Vinhedos. Lá tem queijos artesanais deliciosos e também embutidos. Dá pra trazer na mala de viagem…
    Outro lugar super bacana é o Caminhos de Pedra, fica na estrada pra Bento, só procurar no maps,lá tem várias casas de italianos cada uma especializada em um tipo de produto, tudo muito familiar. O restaurante italiano tem uma comida maravilhosa, você se sente abraçado pela avó quando come.rsrs
    Uma excelente vinícola é a Cave de Pedra, os espumantes e os tintos de lá são ótimos, fora a arquitetura que é uma graça.

    Obrigada pelas dicas, Letícia. E obrigada, Cony, por ter um blog tão completo e ser tão preocupadas com sua leitoras…

  39. #46
    helena
    25.11.2014 - 14:50

    que lindo, minha cidade no fufu!! amo o blog e amo bento!
    tem muitaaaaa coisa pra fazer por aqui, quem ama vinhos vai amar!! nas dicas ficou várias vinícolas de fora que são sensacionais como por exemplo a cave geisse que fica no caminhos de pedra! falando em caminhos de pedra tem a casa da ovelha com passeios incríveis (tipo dar mama para ovelhinhas, ver cão pastoreiro, etc), além dos produtos todos a base de leite de ovelha que são ÓTIMOS!!

    a culinária é um caso a parte, cito valle rustico, dona carolina e manjericão que são restaurantes incríveis e que fogem do tradicional!

    cony, se quiser vir um dia pra cá vai ser um prazer te receber viu 🙂

  40. #47
    Leda
    25.11.2014 - 21:44

    Amooooo! Passei o Reveillon lá este ano e voltei apaixonada e orgulhosa, o Brasil faz vinhos MARAVILHOSOS! e os espumantes??? especiais!! é uma maratona de visitas as vinícolas e como é bom!! dez da matina e nós lá com nossas tacinhas na mão!kkkkkk
    Melhores: Valduga, Almaunica,Millantino (muiiito simples e pequena), Lídio Carraro e Pizzato.
    O restaurante Maria Valduga ( dentro da vinícola) além de lindo é ótimo. O bom é sair de carro e se perder…Pinto Bandeira faz os melhores espumantes e a Vinícola Cave Geisse é simplesmente sensacional! (compro até hoje!). Agora quem gosta de um pouco de aventura pode emendar Cambará do Sul, sim nós temos Canyons! O lugar é maravilhoso! (joga no google,baby!) Perfeito para trekking, rafting, pedalar….muito amor!

  41. #48
    Rafaela
    27.11.2014 - 13:53

    No Vale dos Vinhedos, que fica em Bento, também tem uma cidadezinha que é um encanto: Monte Belo do Sul!
    Aqui tem reportagens pra quem quiser assistir: http://asboascoisasdavida.com.br/videos-especial-monte-belo-do-sul-na-tvcom/

Comente