Moda
Fala que eu te escuto!, Personal Stylist
27 jun 2013, 89 comentários

Sessão Fala Que Eu Te Escuto: Entrevista de Emprego, O Quê Usar?

Ô dúvida cruel heim?? Vai para aquela tão sonhada e esperada entrevista de emprego e não sabe que roupa usar? Vamos conversar um pouco sobre isso…

O motivo deste post veio da dúvida da Thainara que diz mais ou menos assim:

“Olá Constanza! Tudo bem?  Bom, vou direto ao ponto. Pelo “assunto” do email, você já deve ter reparado meu desespero. Pois é, estou desesperada mesmo!!!! Rsrs

Semana que vem tenho uma entrevista de emprego num banco de grande porte. Fui indicada por um parente que é bem visto na empresa e que me deu a dica de que minha aparência na entrevista vai contar muito. Eu sei que realmente, hoje em dia, tudo conta a aparência. Mas eu to nervosa demais, será (se Deus quiser) meu primeiro emprego e primeira entrevista.

Pelo que reparo das meninas que trabalham lá, elas precisam ir social e dia de sexta pode ir de calça jeans, quase não vejo ninguém de terninho ou conjuntinho social, mas sempre bem arrumadas e de salto.

Gostaria muito de sua ajuda. Não sei que roupa usar, tipo de calça, se é regra camisa social, que acessórios e o principal… é necessário o salto alto? Eu sou uma negação com eles, tenho sapatilhas lindas e de vários modelos, será possivel ir com alguma delas? Sou baixinha, não muito magra e com busto grande.  Espero que vc possa me ajudar, acho que salvaria muitas pessoas também, rs. Agradeço desde já! E parabéns pelo blog, cada dia melhor 🙂 Beijinhos!!!” 

Nem sei por onde começar, são tantos detalhes rsrs. Farei um post mais geral para ajudar todo mundo que está passando por essa situação tá?

Para ficar mais fácil, seguem algumas dicas:

  • A primeira impressão é a que fica SIM. A Thainara está corretíssima em se preocupar com isso. Então todo cuidado ao montar o look.
  • Saber da empresa, do ramo de atuação, pesquisar sobre como seus funcionários se vestem também é necessário. E novamente a Thainara se adiantou nisso. Por quê a importância disso? Pois se for uma empresa formal e você for toda colorida, fashion e descolada logo vão pensar que você não é adequada para o que propõe o emprego. E se for uma vaga numa empresa menos formal, que exija criatividade, uma pessoa mais antenada e ousada e você aparecer de terninho, vão te barrar por não ter o perfil da empresa. Então, sempre pesquisem do que se trata o emprego e como seus funcionários se vestem.
  • Agora o cuidado com a roupa. Antes de mais nada, roupa limpa, passada e tudo em ordem. Pode parecer uma coisa óbvia, mas tem muita gente que peca nisso! E se você vê alguém vestindo uma roupa suja, furada, com botão faltando, o que transmite? Desleixo. E se a pessoa é desleixada com ela, presume-se que também será com o seu trabalho.
  • Use cores neutras (falando em empregos semi formais e formais, que são os que geram mais dúvidas). Pense que você tem que ser lembrada pelo seu Currículo, pelas suas habilidades e atitude na entrevista e não pela roupa que estava usando. Imaginem a cena: um pessoa vai para uma entrevista usando uma camisa laranjona. Quando forem analisar as entrevistadas no final do dia, vão falar: “ah aquela da camisa laranja??” Isso marca gente, falo por experiência própria rs.
  • Também ninguém quer ser lembrada como a moça sexy ou piriguetona né? Então nada de transparências, roupas decotadas, justas e  curtas. Fora que isso pode passar outro recado…
  • Uma coisa que pouca gente toma cuidado, o PERFUME! Nada de cheiros marcantes e fortes! Já pensou se seu entrevistador for alérgico?? Isso seria só um dos problemas… Novamente, não queira ser lembrada como “a moça do perfume enjoativo“. Se for usar, que seja um beeeeeeeeeem suave.
  • A palavra certa é discrição para tudo, principalmente nos acessórios. Deixe seu maxi colar, maxi brinco, pulseirismo, anel giga, cinto de oncinha… tudo em casa tá?
  • Usar salto ou não? Isso é muito pessoal, não existe regra nem é obrigatório. Se você está acostumada a andar de salto e se equilibra bem, ótimo. Porém se não tem costume, anda igual pato e fica tensa, melhor não arriscar. Apenas evite saltos e plataformas gigantescas, pesam muito o look e chamam a atenção.
  • Esteja confortável na sua roupa. Se for pra ficar cuidando do cofrinho não aparecer, o botão da camisa que pode abrir e mostrar os peitchos, a calça apertada e machucando a cintura, o sapato destruindo seu pé, nem saia de casa. Na hora da entrevista você tem que estar tranquila, confiante, segura e sem NADA te atrapalhando e desviando sua atenção.
  • A maquiagem também deve ser discreta. Cuidado com blush forte, batom vermelho (é lindo, mas para um primeiro contato, melhor um cor de boca ou rosa clarinho), olhos muito maquiados. “Cara, como aquela mulher tava maquiada! Tinha um kg de pó no rosto!”. Entenderam né? Ah, nada de esmaltes verdes, azuis, amarelos, ou unhas decoradas. Prefira clarinhos ou até um vermelho fechado mesmo.
  • A bolsa deve acompanhar a discrição da roupa. EU acho melhor não usar aquela sua bolsa grifada, a mais cara de todas, para uma entrevista, a não ser que a vaga seja para um alto cargo e bem remunerado. Se a entrevistadora for mulher, conhecer de bolsas e te ver usando uma Chanel para uma vaga que paga por mês metade do preço da bolsa, pode pegar mal e te prejudicar no processo de seleção. (“Ah, ela tem bolsa cara! Não vai durar nada aqui com esse salário que pagamos…”)
  • Saindo do quesito roupa, posso falar um pouco de atitude e presença também? Cuide da sua postura, sempre reta (mas não forçada demais heim!), nada de ombros curvados ou nariz empinado demais. Leitura corporal também conta muito! Uma pessoa que fica curvada, cabeça baixa, fala sussurrando, mostra falta de auto confiança, insegurança, medo. E o oposto também não é bom; quem fala muito alto, forte, empina o nariz, mostra arrogância, desafia o entrevistador e não passa boa impressão. Mantenha um tom de voz claro e seguro, não fale com as mãos, demonstre interesse, seja simpática (mas não force para contar piadinhas, a não ser que exista a oportunidade clara e explícita para isso), cruze educadamente as pernas, não cruze os braços (isso é interpretado como rejeição e/ou bloqueio entre as pessoas), cuidado com tiques nervosos (balançar a perna, dedinhos agitados, mexer no cabelo, piscar repetidamente e rápido). Esteja tranquila e passe calma e serenidade. Ah, e COLOQUE O CELULAR NO SILENCIOSO!

Agora vamos exemplificar com roupas??

capture-20130627-141007

Eu sou uma pessoa de camisas, sempre são uma ótima escolha principalmente para entrevistas de emprego. Porém, se não tiver uma boa camisa (sim, tem que ser boa, pode quebrar o cofrinho rs), pode ser outra blusa com estampa bem discreta e sempre, sempre, em cores neutras. O estampado também pode, desde que suave e com uma estampa que não chame a atenção (deixe os cachorrinhos, passarinhos, gatinhos em casa. Infantilizam o look).

Saias não são minha opção preferida, mas se você não tiver uma boa calça social, prefira saia em modelagem lápis ou levemente evasê. O comprimento mínimo é de uns 3 dedos acima do joelho. Bem mocinha de família mesmo. Prefira as de alfaiataria e sem detalhes.

capture-20130627-141339

Calça e camisa para mim são a dupla perfeita para uma entrevista de emprego. Atenção para a boa qualidade e bom caimento da peça. Escolha tecidos que não se amassem facilmente. Pode usar calça mais curta? Pode. Nesse caso use um sapato nude para alongar. O cinto também deve ser discreto e se você estiver acima do peso, escolha um da cor da calça para não deixar o tamanho da cintura muito aparente. 

Se estiver frio, use um blazer, novamente, cor neutra e de bom corte. Pode ser um casaqueto achanelado também.

capture-20130627-141907

Para finalizar, o sapato. Sem detalhes, sem saltos gigantescos, confortável e que você consiga andar nele tranquilamente. Nude, preto, marrom sempre harmonizam com roupas neutras.

  • É isso! Pode parecer muita “regrinha” mas nem é. Só tem que lembrar que o que tem que aparecer é seu conhecimento, habilidade e desenvoltura e não sua roupa, maquiagem ou perfume. Boa sorte Thainara!
Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
89 comentários em “Sessão Fala Que Eu Te Escuto: Entrevista de Emprego, O Quê Usar?”
  1. Ana Paula Silva27/06/13 • 14h54

    Acho que a calça social e camisa são certeiros para ocasião!

    • Mércia Nery27/06/13 • 21h07

      Também acho! Até porque, a mulherada exagera no tamanho da saia! Exagera no sentido de ficar super curta!

  2. Rosiane Carvalho27/06/13 • 15h10

    Amei! Cony, você arrasa sempre. Sou fã!

  3. Carla27/06/13 • 15h18

    Cony vc é demais mesmo! Adorei o post! Sabe que teve uma vez que fui fazer entrevista para um Banco e fui toda de social e o gerente falou depois que eu era muito arrumada, que eu nem precisava de emprego!! Obvio não consegui! E juro não estava nada demais, só calça social e camisa! Vai entender!!! Thainara conta depois se conseguiu…beijos

  4. elaine lobo27/06/13 • 15h20

    Amei as dicas! Muito útil!

  5. Fernanda27/06/13 • 15h23

    Emprego por enquanto não, mas creio que algumas dicas valem para apresentação da minha monografia.

  6. Poliana27/06/13 • 15h39

    Ótimo post! Parabéns.

  7. luciana27/06/13 • 15h40

    “sem saltos gigantescos”….e esses aí da montagem são o q?!?! kkkkkkkk senhor, existem maiores e mais gigantescos do que esses?! rsrs minha sorte é q na minha profissão não preciso usar essas roupas mais formais. não têm nada a ver comigo! nem calça social eu tenho! #jeanslover

    • Flávia27/06/13 • 16h06

      Luciana pensei o mesmo sobre os saltos gigantescos, esses da montagem, pra mim são imensos tb. rsrs Uso pouco salto, e sempre mais baixos que esses, que são lindos, mas não consigo usar.

    • Loli27/06/13 • 16h30

      Tbm achei os saltos muito altos. Mesmo que a pessoa saiba andar, ainda rola preconceito de OLHA O TAMANHO DO SALTO DELAAAAAAAAA. Acho que um de no máximo 10 cm tá bom.

      • Constanza27/06/13 • 16h37

        Gente pelamordedeus tb ne. É ilustrativo cada um adapta a sua realidade. Se usa ate 5 cm, ok. Ate 7, 10 sei lá. Eu uso desse tamanho e nao acho alto. Tem mt mais q isso, sempre ilustro com coisas do meu gosto, nao precisa fazer idêntico. É pra ter idéia de cor modelo etc

        • luciana27/06/13 • 19h08

          nao comentei por mal nao viu cony, como algumas leitoras chegam a pensar. é que realmente, para a minha realidade “flat”, esses saltos são monstruosos! só isso 😉

    • Laila27/06/13 • 16h40

      Bem colocado! Esses saltos são altíssimos!

    • Isabella28/06/13 • 10h59

      Luciana, eu uso salto alto, só que saltos mais grossos, ás vezes com meia-pata…. aliás, como na montagem sou bem versátil, vou desde a rasteirinha ao salto alto, mas é claro que nada que me incomode ou aperte demais…. existem opções confortáveis, eu por exemplo, tb não acho que scarpin de salto fino seja a melhor… uma coisa que acho é que sapato muito aberto como sandália de tiras ou rasteiras não combinam com quase nenhum trabalho, por mais informal que seja.
      Tb concordo que hoje em dia o jeans já se tornou uma peça versátil a ponto de poder ser usado na maioria dos trabalhos, inclusive formais… nada que um blazer ou casaco mais estruturado + um sapato com modelagem mais social para não deixar o look tão bom quanto…. aqui no interior se vc se veste formal de mais, colocando uma saia lápis por exemplo, todo mundo estranha, se vc usar uma camisa de cetim, calça social e blazer eles perguntam “Aonde vc vai hj?” hehehehe por aqui é camisa branca, preta ou estampada de algodão, jeans básico e um salto, uma boa bolsa pra caber tudo o que se precisa, que tá perfeito…. quanto a postura, um pecado mortal de muitas pessoas é falar alto ou ir fumar na porta do trabalho… nada mais ridículo que isso…. cruzes….

      • Isabella28/06/13 • 11h00

        “rasteirinha” não…. quis dizer que uso sapatilha e não chinelinho….hehehehe

  8. Heloisa27/06/13 • 15h40

    Constanza, a minha dúvida é bem parecida com a da Thainara, mas no meu caso eu já consegui o emprego entretanto ainda não sei como me vestir adequadamente! Tenho 18 anos e o escritório em que trabalho é bem requintado, mas tenho medo de me vestir formal de mais e parecer uma senhora! Me ajuda? Por favor! Não precisa de um post completo, só diquinhas básicas… Beijos

    • Isa28/06/13 • 11h02

      Uai, Acho que vc pode aproveitar as mesmas dicas! Apesar de vc ser bem novinha e ter só 18 aninhos, se o ambiente é requintado, acho que vc deve seguir o padrão! Creio que calça e camisa está de bom tamanho. 🙂

      • Heloisa28/06/13 • 13h10

        Ah é mesmo? Que bom então, assim fiquei mais tranquila.. Muito obrigada Isa! Bjs

  9. Heloisa27/06/13 • 15h43

    Ah, eu adoro saltos, mas é de mais eu vir trabalhar com eles já que tenho só 18 anos? Mil e uma dúvidas hahaha Espero que me respondas… 😉 beeijos!

  10. luciane27/06/13 • 16h04

    excelentes dicas Cony, sempre úteis!

  11. luciane27/06/13 • 16h11

    é importante também provar a roupa antes, sentar, andar, fazer um teste de conversa com o espelho de perguntas prováveis que serão feitas pq ‘as vezes assim a gente vizualiza alguns “tiques” nossos que precisam ser combatidos. É importante ir arrumada mas discreta também porque muitos profissionais do RH são mulheres e logo competitivas, se vc for muito deslumbrante pode ser um ponto contra..

  12. Vanessa Maria27/06/13 • 16h15

    Excelente post! Com certeza ajudou muita gente.
    A medida que fui lendo me lembrei de minhas primeiras entrevistas de emprego ( ha uns 18 anos atras abafa! ) rsrsrsrs
    Naquela época essas regras ( todas elas ) ja eram muito enfatizadas na pós graduação ( sou graduada em Adm e pos graduada em RH ), sempre o lema era discrição é tudo pois quem tem que sobressair é o seu CV e atitude.

    Algo importante a considerar é se a entrevista terá alguma especie de dinâmica de grupo ou ate mesmo individual , nesse caso é melhor nossa colega ir com o combo camisa social + calça social + sapatilha ou no maximo um salto petit pois dará maior conforto / mobilidade para a entrevistanda em caso de alguma atividade que exija que ela se desloque de um lugar para o outro ( as vezes os entrevistadores pregam peças nos entrevistados para testar a iniciativa dos mesmos ) eu mesma ja fui alvo de uma entrevista onde tive que ir até a area externa da empresa ( que teria que andar no jardim da empresa ) para efetuar uma tarefa.

    Bom é isso. Sorte para nossa entrevistanda e depois conta pa galere se deu tudo certo!

  13. claudia27/06/13 • 16h17

    jura que esse primeiros saltos não são gigantescos??? Maior que isso, seria “drag queen”!

    • Constanza27/06/13 • 16h21

      Juro. São os q uso no dia a dia rs. Gigantesco pra mim são aqueles q tem plataforma na frente e salto enorrrrme rs

    • Caroline®27/06/13 • 17h08

      Até 10 cm eu acho salto normal. Mais que isso, é exagero. Tem um povo aqui no meu trabalho que parece andar em cima de banquetas, de tão altos que são os sapatos….

  14. Paula27/06/13 • 16h20

    A camisa da foto tem estampas de borboletas. Não seria um pouco infantil também?

    • Constanza27/06/13 • 16h24

      Acho q nao, nao é borboletinha seqüencial infantil sabe? E como flor

  15. Laísa27/06/13 • 16h51

    Essa camisa floral com borboletas é a cara da riqueza!
    e.. gente, cada um usa o que se sente melhor e o que gosta, com bom senso, POR FAVOR!!

  16. Luisa27/06/13 • 16h55

    Adorei o post!! Tinha pensado em mandar a mesma pergunta… eu estou mais ou menos na mesma situação, mas ainda tenho que cuidar pois o meu meio é bastante masculino e o cuidado para não “sensualizar” precisa ser redobrado. Queria perguntar se tens alguma loja para indicar para comprar calça e camisa por um preço razoável.
    Beijos

    • Constanza27/06/13 • 18h13

      Zara, sempre Zara.

      • Luisa27/06/13 • 18h33

        E parece que HOJE começa a liquidação de inverno =D

      • Isa28/06/13 • 11h06

        Pois é… as roupas da zara não ficam bem em mim!! Só os casacos e ainda com ressalvas! Sou magra, mas a zara não gosta de quem tem quadril largo rsrs :/

  17. Eliza27/06/13 • 17h03

    Ainda bem que a empresa onde trabalho não tem regras de vestimenta… Cada um se veste como quer e posso usar meu lado fashion sem medo (claro que com bom senso, né?).
    beijinhos…

  18. Laila27/06/13 • 17h09

    Cony nunca aceita ser contrariada! rs

    • Constanza27/06/13 • 18h12

      Ai, acho q nem vou responder, pq com certeza a interpretação sera equivocada. Pense como quiser… Alias, vou entrar nos protestos por “ENFASE NAS AULAS DE INTERPRETACAO DE TEXTO” kkkkk

  19. Mah27/06/13 • 17h19

    Eu não iria de saia não e nem de calça clara/colorida. É difícil ver pessoal de banco saindo das cores escuras. Acho que a calça bege e a burgundy se destoaria do ambiente, se a pessoa vai começar a fazer entrevista invista numa boa calça preta. E também deixaria o salto de lado, salto faz barulho quando anda e dependendo do ambiente que a pessoa tiver que passar até a sala da entrevista pode ser o único barulho do local e todo mundo vai olhar.

    • Constanza27/06/13 • 18h12

      Verdade, o barulho do salto pode incomodar mesmo.

  20. Cristina A.27/06/13 • 17h38

    Aqui,existe coisa mais uó que entrevista de emprego??Aquelas perguntas fanfarronas:qual seu defeito?gosta de trabalhar em equipe?se vc fosse um animal,qual seria??
    E a hora que começa a dinâmica de grupo???Nossa,quando vem com bexiga eu já quero sumir.

    Cara,pra que?alguém me explica??Todo mundo já sai de casa com as respostinhas prontas..rs
    Um bom papo descontraído revela zilhões de vezes mais da pessoas do que “pegadinhas”,só acho.

    Cony,como sempre post impecável.Não sei como tem gente que ainda reclama de uma propagandinha SINALIZADA de vez em quando…

    • Constanza27/06/13 • 18h09

      Se vc fosse um animal qual vc seria é PESSIMA KKKKK ainda existe isso?

      • Cristina A.27/06/13 • 18h53

        Verdade!Essa nem deve ter mais!!hahaha muito manjada.
        Porque todo mundo do nada queria ser formiga,né?
        Pois formiga trabalha igual louca junto com sua equipe pela felicidade da rainha(chefe),ahãm,tá bom!
        Mas ó,”fale de você” ainda está usando!É igualmente bobo e é pedir pra escutar altas mentiras…rs

  21. Laura Guimarães27/06/13 • 17h38

    Cony, tenho a formatura da minha melhor amiga no final do mês e estou em apuros! Não sei que roupa ir! Após a colação ela vai recepcionar os convidados em um lounge-bar nem chiquérrimo, nem muito descontraído! Me ajudaa!! Beijokaas!!

  22. Daniele Macedo27/06/13 • 17h39

    Vou dar a minha opinião pessoal. Acho q roupa social pede um salto, pelo menos um saltinho. Não gosto de roupa social com sapatilha. Tb trabalho de roupa social e não consigo usar saltos muito altos pq não aguento mesmo, não paro o dia todo. Por isso uso saltos com 7 cm mais ou menos e não me cansam tanto. Hj felizmente existem modelos de scarpins e peep toes bem confortáveis e não tão altos.
    Cony, uma pergunta p/ vc. Uma vez fui em uma entrevista e as entrevistadoras chamaram todas as candidatas p/ uma sala com uma mesa, como de reunião. Ali elas (entrevistadoras) colocaram as mãos sobre a mesa. Não debruçadas, mas pelo menos os pulsos sobre as mesas e eu fiz o mesmo e cruzei as mãos. Aí percebi q as outras candidatas estavam todas com as mãos p/ baixo, tipo no colo. Aí discretamente fiz o mesmo e abaixei as minhas mãos, mas até hj tenho dúvida. Como é o correto? Bjo

  23. Samara27/06/13 • 17h39

    Thainara, trabalho em bancos há mais de dez anos e faço entrevistas de emprego para compor minha equipe. Eis o que vc deve vestir:
    – Roupa: terninho escuro (azul ou preto) e camisa clara e lisa, sem estampa. Não aconselho o uso de saia. Mas se vc quiser escolher uma bem cortada fique a vontade.
    – Sapato: salto baixo, e pouco barulhento (nada mais irritante do que o barulho de um salto fino no chão da sala de reunião)
    – Joias: Discretas. Um brinco, um anel pequeno, uma gargantilha e só. Nada com strass, brilho, colorido.
    – Maquiagem: Discreta, apenas para corrigir sua pele. Nada de sombras coloridas no olho, batom escuro. Nada disso.
    – Cabelo: Se você tem o cabelo grande e tem mania de passar a mão por ele prenda-o, nada mais irritante que alguém mexendo no cabelo no meio da entrevista.
    – Unhas: claras ou escuras…tanto faz…mas nada com nail art.

    Algumas entrevistador analisam tudo. Até o sapato que vc está usando. Outros nem ligam. Vai de pessoa para pessoa. Na dúvida vá básica. Depois que vc passar pode se arrumar com tudo que tem direito.

  24. Cristina A.27/06/13 • 17h45

    E ah! boa sorte Thainara!!

  25. Maira27/06/13 • 17h59

    Afffe…como o povo reclama né…jesuis…fala da camisa, do salto, do publieditorial do blog…reclama que acabou o ebay …nossa…canseira danada, parece que sente prazer em deixar esse tipo de recado.

    Vou te dar uma dica…da próxima vez desenha minha fia, pra ver se essa mulherada entende…chatice.

    • Constanza27/06/13 • 18h02

      Pois é… haja paciência.

    • Danielle27/06/13 • 19h00

      É o preço que se paga por manter um blog democrático em que as diferentes opiniões são respeitadas(ou pelo menos deveriam). hehehe. Nem sempre temos que concordar com o que Constanza escreve, mas acho que as críticas devam ser, no mínimo, educadas.

      • Constanza27/06/13 • 19h46

        Tb acho. Nao ligo MESMO se nao concordam, mas tem gente que gosta de fazer isso só pra afrontar. Eu poderia mt bem so aprovar o comentario e nem responder, mas como acho digno interagir com as leitoras, dou minha opiniao tb né? daí pq o blog é meu falam que nao posso ser contrariada. Entao ta, daí passo a nao responder ngm e nem comentar nada e falam que nao interajo e o povo fica no vacuo. É complicado… eu respondo tanto qdo discordam e qdo concordam.

        • Aline Fernanda Pereira27/06/13 • 20h34

          Cony, paciência é pouco, tem que ter um saco do tamanho do universo pra aguentar tanta gente ignorante, que lê o post, discorda e ainda continua acessando o blog, se não gostou rapa fora, vai pra esses blogs idiotas que só tem propaganda e um monte de foto de “Look IDIOTA do dia”, peloamorrrr….concordo com o país democrático, só se esqueceu que além de país democrático este é um país LIVRE, ou seja, ninguém é obrigada a acessar o blog da Cony, se não gosta, tchau, não vai fazer falta alguma.

          PS: não gosto de barraco mas não aguentei.

          Cony gosto de mais de vc, sempre arrasando, continue por favor, só consigo acessar o seu blog, vc é demais (amo o Nero tbm).

  26. Nayara Ornellas27/06/13 • 18h07

    Cony, posso falar… AMEI! Um dia vou fazer um blog só sobre isso… sou psicóloga e recruto/entrevisto pessoas há 4 anos. Pense?! Já falei com mais de 1000 fácil… As pessoas realmente precisam aprender a agir de acordo com o cargo para o qual são entrevistadas… Digo mais, elas precisam entender que se não se sentem confortáveis no salto não irão se adaptar em um empresa que requer isso. O mesmo para quem gosta de estar sempre Hollywoodiana, não vai se sentir-se confortável em uma borracharia… Enfim, são muitas as regras e tenho histórias hilárias sobre os “candidatos do perfume forte”, o “candidato bonitão”, a “candidata que não depilou a perna e foi de short e havaiana”, a “candidata que estava super maquiada”, “a das tatuagens”… é mt coisa!!!! Eu só daria mais uma dica, se você tem piercing ou tatoo muito aparente seja discreto com ela. Procure saber, antes de marcar a entrevista, se a empresa tem alguma política contra essas coisas… Pois existem empresas que tem e você pode ser eliminado por isso. Outra dica de quem entrevista diariamente: não tente se vestir acima do seu cargo e nem mostrar ser alguém que não é… nós sabemos!!!! Não custa nada perguntar se é preciso ir formal ou informal, perguntem! Uma boa calça jeans preta com uma boa CAMISA resolve. Jogue um blazer ou casaquinho por cima que está ótimo!!! Vá com um sapato LIMPO, não precisa ser de salto, MAS o salto te obriga a andar ereta o que melhora sua postura… Se não está acostumada com salto NÃO USE, vai ficar marcada como a “candidata pata choca”… Uma coisa é certa: se nós mulheres quanto estamos conversando com uma amiga ou qq pessoa já observamos o look dela de cima a baixo imagina um entrevistador… OLHAMOS MESMO!!! Gente a regra para não errar NUNCA é ser COERENTE. Bom, estou a disposição, Cony e leitoras, se quiserem dicas para este assunto (emprego) fiquem a vontade!!!

    • Constanza27/06/13 • 18h15

      “candidata que não depilou a perna e foi de short e havaiana” WHAAAAAAAAAAAAAT?

      Adorei suas dicas!! Bem lembrando do piercing e tatuagens 😉

      • Nayara Ornellas28/06/13 • 10h21

        Cê num viu nada… só para você “visualizar” a cena: o short era jeans curto, a blusa era de malha e alça finas meio rosa meio vermelha mostrando o sutiã branco, o cabelo estava preso em um coque (igual quando vamos tomar banho sabe, desarrumado e feio)… detalhe do cabelo: era loiro gema de ovo com a raiz preta aparecendo muito… as pernas, não estavam depiladas. Estavam descoloridas!!!! (Gente, nada contra quem não depila, mas façam uma BOA descoloração) e o sapato… havaiana (acho que vermelha), mostrando a unha do pé descascada. Enfim… num deu né?! Tenho várias histórias… dá um livro fácil.

        • Constanza28/06/13 • 10h42

          Putz… desculpa perguntar, mas a vaga era pra que emprego? rs

          • Nayara Ornellas28/06/13 • 10h51

            Olha, eu vou responder… Era para garçonete de um restaurante classe A que iria abrir aqui na cidade. MAS, por favor, não pensem que só por ser um cargo simples é assim… Uma vez entrevistei uma moça para um cargo de especialista com salário de 8 mil dilmas que veio vestida como Betty a Feia (com buço, coque mal feito, sobrancelha cabeluda, saia na canela com meia de algodão estilo vovó aparecendo, chalé… look completo!), disse que seu padrão de vida era muito alto e queria ganhar no mínimo 10 mil dilmas… É mole ou quer mais?! Mulher, num tô falando… tenho cada história. Já até dei mole (sem perceber, depois era tarde) pra um candidato gato… hehehehehe

          • Constanza28/06/13 • 11h11

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • luciana27/06/13 • 19h07

      poderia dar umas dicas para HOMENS nayara? meu marido trabalha em banco há alguns anos, mas anda fazendo algumas entrevistas. sempre digo a ele que a aparência tem que ser impecável, mas parece que ele nunca me dá muita bola sabe. ele prefere confiar mais no “expertise” dele do que na aparência. tks!

      • Nayara Ornellas28/06/13 • 10h13

        Luciana, com homens é sempre mais fácil. Vamos lá, posso dizer que de um modo geral o look de entrevista pode ser uma calça jeans escura bem básica mesmo (nada de bolsos, rasgados ou coladas ao corpo) + uma camisa simples também (cor neutra e não precisa ser “dudalina”, SIMPLES) + um blazer preto, creme, cinza, não faz muita diferença o importante é o caimento (se estiver em época de muito calor vai só com a camisa mesmo) + um sapato social ou mocassim ou sapatênis social (aqui é igual as mulheres, cores neutras – branco, marrom, preto… e nada de tênis). Mas, vale o mesmo que para as mulheres… antes de ir, pergunte se é preciso ir social. Cada profissão tem seu dress code. Um bom perfume, a barba alinhada, unhas cortadas (POR FAVOR!!!!), dentes limpos e sem bafo, inclusive de cigarro (PLEASSSEEE!!!)… E digo mais, seja homo, hetero, trans,não importa! UMA BOA POSTURA VALE MUITO!!!!!!! Não adianta ir impecável e ser um grosso, um apático, um elétrico… Espero ter ajudado.

    • Isa28/06/13 • 11h18

      Nayara, adorei as dicas da Cony, mas achei as suas mais usáveis. São mais coerentes com a realidade dos trabalhadores, que geralmente andam de ônibus, né? rsr Como disse, todas as dicas são válidas, acho que a grande diferença é mesmo o perfil da empresa.

  27. Thainara27/06/13 • 19h36

    Cony, muito obrigada pelas dicas! Me ajudarão muito, vou optar por uma calça preta e mais curtinha que tenho aqui, acho que vai ficar melhor de sapatilha. Já desisti de salto mesmo, não quero ser a patachoca!!! rsrs
    Obrigada as meninas pelo carinho tmb. Quando souber a noticia se passei ou não, aviso.
    Bjooos queridas! 🙂

    • Constanza27/06/13 • 19h43

      Boa sorteeeeeeeeeee

  28. Leiloca27/06/13 • 21h32

    Eu acho que saia lápis pode ser perigosa e deixar a candidata gostosa demais pra entrevista. Melhor saia reta.

  29. Karoline Ferreira27/06/13 • 22h24

    Gente, tudo bem, o posto tá lindo, mas só e encaixa pra meninas mais magrinhas ou em forma, e nós sabemos que nem todo mundo é assim!

    Ou vocês realmente acham que ficará bem uma menina baixinha, gordinha e peituda – que é o caso da futura entrevistada – com calça social ou camisa pra dentro? Sim, porque com a camisa para fora é melhor colocar uma placa dizendo DESLEIXADA no pescoço!

    Acho que uma peça que funciona perfeitamente para qualquer tipo de corpo e também para entrevistas de vários tipos de empregos é o BLAZER – muito bem cortado, diga-se.

    No caso da Thainara, um blazer nude ou branco sobre uma blusa e calça pretas, sendo esta última mais ajustada (mas não justa) e sequinha, combinada com um calçado nude, a deixaria com a silhueta esguia e o blazer dá o refinamento necessário.

    Nesse caso, ficaria excelente também com a opção sugerida pela Cony do casaco “achanelado”, que é tão arrumadinho quanto.

    Se tiver ou preferir um blazer preto, é só colocar um ponto de outra cor (neutra, como bem acentuou a Cony) na blusa ou na calça e coordenar o calçado.

    No caso de um local menos formal, uma calça jeans escura e sem lavagens é bem vinda nessa combinação!

    Outra opção é o VESTIDO. Muita gente não se sente confortável, mas tudo depende do modelo: nada de longos, fluídos, estampados, com renda, bordados, decotados, costas de fora, tomara-que-caia, um ombro só ou qualquer detalhe festivo, informal, chamativo ou vulgar.

    Algumas sugestões são vestidos estilo “TRENCH COAT”, “CHEMISE” ou TUBINHOS, todos com comprimento bem na dobrinha do joelho (para que quando você se sentar e cruzar as pernas ele não suba mostrando sua coxa, mas também não fique muito “assenhorado”, podendo ser um pouquinho mais comprido para meninas muito altas, se necessário).

    Quaisquer que sejam os modelos, devem ser em tecidos mais estruturados e com corte impecável, ou seja, nada de roupa justa com botões estourando, e igualmente nada de peças muito grandes, largas, como se tivesse pego a roupa emprestada de alguém maior que você!

    Para as peitudas de plantão, melhor usar uma regatinha branca, preta ou da cor do vestido sob o mesmo, deixando os primeiros botões abertos, do que sufocar os seios e deixá-los ainda mais proeminentes.

    Já no caso dos sapatos, convenhamos que, por mais lindas que sejam as sapatilhas, se comparar alguém com salto e você de sapatilha, provavelmente a pessoa de salto parecerá mais arrumada: pelo simples fato que o salto ajuda consideravelmente na postura. E a postura é fundamental no quesito “transparecer segurança”.

    Contudo, quer imagem mais insegura do que a de uma mulher tentando se equilibrar sobre saltos altos e finos? Ou, ainda, empoleirada em plataformas? Definiria em duas palavras: TODA CAGADA!

    Mas aí é só usar a criatividade e procurar sapatos com saltos mais baixinhos (com salto estilo “sabrina” – não é a Sato) ou anabelas. Nos dois casos, scarpins funcionam bem melhor que peep toes.

    Lembrando que SEMPRE, SEMPRE e SEMPRE vale a pena investir num bom calçado – lembrando que bom, super caro e “de marca” não são sinônimos. Um calçado em más condições chama muito mais atenção do que se imagina! Inclusive pode desviar a sua.

    De resto, lembre-se de que quem deve ser o foco da atenção é você, e não a roupa. Logo, seja discreta, pois uma vez contratada, você terá inúmeras oportunidades para mostrar o seu potencial “fashionístico”, ou seja, CONTENHA-SE. Entrevista de emprego definitivamente NÃO É O MOMENTO e você NÃO VAI MORRER se abrir mão “daquela” super tendência e fizer pequenas concessões de estilo hoje.

    Quem está em busca de um emprego presume-se que tenha maturidade suficiente para identificar quais as suas prioridades (o emprego ou determinada roupa). E você sempre terá as horas de folga para usar seus modelitos.

    Outra dica é vestir o look e testar TUDO o que for usar dias antes da entrevista. Teste como vai se sentir sentada, com as pernas cruzadas, agachada, levantando os braços. Não, não estou sugerindo que você fará estripulias, mas algumas empresas podem fazer dinâmicas entre os candidatos, e numa dessas você pode se ver numa saia justa (literalmente).

    Sinta-se confortável e sinta-se você com a roupa que está vestindo. E nunca, nunca mesmo, deixe para a última hora. Imprevistos acontecem, e pior que estar não tão bem vestida, é chegar atrasada em uma entrevista!

    Era isso! Beijos!!!

    • Marissa28/06/13 • 10h38

      Perfeito Karoline!!!!!! Amei!!!!!

  30. Paula27/06/13 • 22h55

    Acrescentaria, para quem usa, a retirada do anel do polegar ou do indicador. Melhor colocá-lo em outro dedo mais “normal”.

    • Constanza28/06/13 • 01h10

      Concordo

    • Mari28/06/13 • 01h54

      Sério?!
      Essa do anel é novidade para mim!
      Ultimamente tenho usado um no indicador.

      Quais são os dedos “normais”?
      Anelar e médio? Ou só o anelar?
      🙂
      Precisando de uma consultoria aqui!!!

  31. Bruna28/06/13 • 00h34

    Amei! Tenho uma entrevista de emprego no Ministério Público e ando me preocupando muito com isso!
    Ah, cony, bem que tu podia fazer um post com dicas do que usar em formaturas nos dias frios. Tenho duas formaturas em Agosto, de uma amiga e da minha cunhada. Moro no Sul, ou seja… Tá muito frio aqui e não faço idéia do que usar 🙁
    Beijos, adoro blog

  32. Pam28/06/13 • 02h30

    Amei o post!
    Pessoal reclamando do salto: gente, depende muito da pessoa! Conheço gente que fica em cima de um salto do tamanho do da foto o dia todo e está tranquilo com isso (p. e. —> Cony, como ela disse, kkkk).

    • loli28/06/13 • 18h17

      Nao é só questão de saber usar, e sim do julgamento q o pessoal faz. Tem gente q te julga se vc usa saltao pra sair à noite, imagina no trabalho. Vc não sabe a mentalidade do entrevistador. Inclusive já apareceu 1 ou 2 entrevistadoras profissionais aqui desaconselhando os mega saltos. Mas quem quiser arriscar tem todo o livre arbítrio né.

  33. celia28/06/13 • 08h21

    Resumindo, é tudo uma questão de bom senso, quem tem use-o, mas tem uma coisa que acho imperdoável, tatuagens aparentes, deixe para um lugar apropriado, e eu já vi muito disso!

  34. Marissa28/06/13 • 10h33

    Adorei o post!

    Acredito sim que a roupa faz diferença na entrevista principalmente em momentos de dinâmicas de grupo e não nego que já pequei nisso, mas com o tempo fui aprendendo…

    E quando a gente acha que ninguém vai se importar sim TODOS reparam como você se veste!

    Quando falam de roupa de trabalho logo lembro do meu namorado. Ele não é muito de ligar para moda mas tem algo que ele abomina e reclama toda vez que que eu chego perto dessa combinação, a famosa calça/saia preta e camisa branca, terninho preto então viiiiixxxxiiiii. Sim ele detesta com todas as forças. Vai completamente contra a ideia do post né?!

    Bom na teoria dele só veste essas peças quem trabalha de uniforme e isso “diminuiria” a sua importância e a real ideia do que você quer passar. Sei que pode parecer polêmico e até mesmo preconceituoso, mas vejo isso claramente onde trabalho, as próprias secretarias modificam os seus uniformes para diminuir tal stigma. E assumo que de tanto ele falar e de começar a reparar eu acabei aderindo a ideia dele…

    Ele trabalha na área de Relações Internacionais e pensa sempre na forma de vestir como a primeira interação entre as pessoas, a primeira mensagem que você vai passar.

    Acham que ele está certo?????

    • Cristina A.28/06/13 • 11h03

      Eu como boa aquariana que sou acho abominável isso de todo mundo vestido igual.E ser julgado pela roupa que está usando é o maior dos preconceitos.
      Ser julgada pelo tamanho do meu salto ou qual dos dedos está meu anel(!!!!)pra mim é o fim.Mas é assim que a banda toca,no ritmo da hipocrisia.Todo mundo vestido do personagem “olha como eu sou sério”.
      Sendo que o que realmente importa é se você vai fazer o seu serviço corretamente,vai ter comprometimento com a empresa onde suas experiências venham a somar no crescimento do grupo ou se você tem realmente vontade de aprender.E isso só contratando pra saber.

      • Constanza28/06/13 • 11h10

        Mas infelizmente nao funciona assim. O entrevistador ter cerca de 15 a 20 minutos para ter uma idéia do perfil do candidato, e o visual conta MUITO.

        • Cristina A.28/06/13 • 11h28

          Como eu disse:”mas é assim que a banda toca..”
          Não tem como fugir disso.

          • Nayara Ornellas28/06/13 • 12h05

            Sabe Cristina, tbm sou aquariana e tbm acho q nem todos precisam estar iguais. Mas é preciso um padrão. Vc já imaginou como seria ser recebida pelo gerente de banco q mais parece um atendente de estúdio de tatuagem? Nada contra, não mesmo!!! É como eu disse lá em cima, cada profissão tem seu dress code. Eu, como entrevistadora, acho que a roupa é a primeira impressão e acho que você pode usá-la a seu favor… Se todos irão de calça preta + camisa branca + sapato preto VÁ de de sapato vermelho, ou amarelo claro, ou marrom, ou de onça… VÁ de calça azul marinho, bege, cinza… Use um casaquinho de malha amarelo ouro… Gente, é simples… COLOQUE um PONTO DE COR no seu visual. Isso é bom pra vc. Depois da entrevista a pessoa que irá selecionar vai lembrar de vc por ter sido diferente. Acho que quando levamos a percepção do entrevistador para nossa realidade fica mais fácil e conseguimos deixar uma boa impressão. Mas repito, de nada adianta estar bem vestida não ter postura profissional…

          • Cristina A.28/06/13 • 13h41

            Ai gente,pareci rebelde no meu comentário??Cês vão me levar à sério?haha

            Foi só um desabafo bobo de alguém que também segue esse padrão,mas que no fundo grita por liberdade,seja ela qual for.
            Mas nunca fui pra nenhuma entrevista com algum dos exemplos que vc contou…haha Nem me visto de modo alternativo,nem tenho mil tatoos,nem cabelo cor de rosa.Mas juro que também não julgo quem é assim.E espero que um dia ninguém julgue.*sonhadora*
            Mas me deixe sonhar,vah!Que é o que mais o aquariano faz,né?

            Beijos!!Você é muito atenciosa e foi bom ler histórias “do outro lado da mesa”.

    • Marissa28/06/13 • 15h22

      Olá Cristina, você não foi rebelde não, eu tb me sinto igual a você e tb não acho que as meninas erraram na resposta apenas fixaram mais a ideia do que usar na entrevista.

      Meu estilo mudou muito com o tempo, eu era uma típica nerd que só sabia estudar e no meu mundo só existia isso, pra sair apostava no decote e ponto (mudava de nerd para vulgar, aff)

      Comecei a trabalhar como estagiaria em um órgão público e fui aprendendo o que usar com o tempo, até que um dia passei num concurso público nível médio e como ainda ia pra universidade a noite minha roupa típica era calça jeans sem lavagem, sapatilha, blusa e algum casaquinho básico.

      Tivemos uma semana de treinamento antes de escolherem o lugar que iriamos trabalhar, cerca de 100 pessoas, e foi claro no final como se deu as escolhas: as pessoas mais arrumadas no estilo social e que tinham a postura mais séria foram para os gabinetes do Ministro e dos secretários, os que se vestiam no meu estilo arrumadinho simples e dinâmicos foram para as coordenações e aqueles que pareciam largados foram para os setores de “menor” prestigio como arquivo e garagem. No dia desse resultado todos saíram um tanto revoltados pq por mais que era um concurso nível médio todos tinha formação e a escolha apenas condizia com a atitude e com a roupa. Sim, teve caso de gente que foi de bermudão, regata e havaiana para se apresentar em um Ministério, oi?

      Depois de um ano e meio tralhando na coordenação fui convidada para um cargo de chefia, mesmo sendo uma pessoa mais simples na forma de se vestir minhas características profissionais me levaram até o cargo. Mas a primeira coisa que eu ouvi pós o convite foi: VOCÊ NÃO PODE MAIS SE VESTIR ASSIM. Na hora eu ri e falei pro meu chefe que já sabia que ia escuta isso. Tava na hora do vestir social…

      Sinceramente, não nego que não me importava com a roupa mas sim faz diferença. Sobre o meu namorado falar da roupa tipo uniforme é pq todas secretarias por aqui se vestem assim e como eu tenho cara de menina podia ser facilmente confundida com uma secretaria antes de começar uma reunião e isso seria constrangedor para mim e para os participantes. Não é uma questão apenas de ser diferente é de se destacar sem ferir as regras sócio-profissionais.

      Ah, adorei o que a Nayara disse, pode ter cor sim, só não exagerar e parecer a loka…

      Besos

  35. Celia Silva28/06/13 • 11h22

    Cony, parabéns!
    Que aula de sensatez! Adorei as dicas!
    Com essas dicas, raramente alguém vai sair mal de qualquer entrevista. Bjs.

  36. Bruna28/06/13 • 14h24

    Achei ótimo o post Cony 🙂 Boa sorte pra candidata! E essas perguntas de que animal você seria? Redação:QUEM SOU EU? (QUEEERO MORRER) é um saco hahahaah.

    Nayara Ornellas: ahahahaahahahah morri de rir! Você deveria fazer um blog, com dicas e contar as histórias : )

    Abraços..

  37. Viviane28/06/13 • 15h21

    Amei o modelo das saias e a camisa estampada de borboletas, onde posso achá-las ????

    bjs

  38. LEILA TERREZO28/06/13 • 18h01

    Gostaria de saber de onde é a sapatilha de tresê marron, amei, bjs.

  39. Karen28/06/13 • 21h47

    Cons, faz post pra madrinha de casamento?
    VC tem ótimas diconas!

  40. Karlinha Menezes29/06/13 • 00h34

    Ótimo post, vejo a novela das 9h uma secretária de médico usando grandes decotes e saias curtas e acho um absurdo, mesmo que esta esteja com segundas intensões na vida real, não deve ser tão vulgar assim no trabalho.

  41. Glaucia30/06/13 • 11h30

    Sabe de onde é essa saia evase? Linda! Bj

  42. […] fez um post muito bacana sobre coisas que você dele levar em consideração na hora de montar o look para uma entrevista de emprego. Super vale a […]

  43. Mariana Jorge03/07/13 • 16h35

    Cony, aquela camisa nude (a 2a da 1a foto) é de onde?
    ebay achamos??

    morrendo por ela, sonho de consumo!

    bjs

  44. Andre Nogueira23/04/18 • 17h46

    A roupa social está de acordo para qualquer entrevista de emprego?