04
Jun 2012
Massagem Estética, Faça!
Novidades de Beleza

Tooooooooodo mundo sabe da minha luta “diária” contra a pochete (quem não sabe, dá um search aí em “pochete“). Bom, desde que comecei a malhar, não parei mais e nem pretendo. Não digo que viciei, afinal tem dias que dá uma preguiça danada de ir mas se eu não vou, minha consciência pesa muito! E outra, tô comendo bem. Ainda tô no ritmo que a nutricionista me deixou: comendo de 3 em 3 horas, bebendo bastante água, comendo frutas mas tenho me jogado (e bem) nas minhas maiores tentações em se tratando de comida: meu pãozinho de queijo, minha coxinha com catupiry, meu vinho tinto… Isso tudo me deixou com cerca de 3 kg a mais 🙁 E além disso a ginástica deixou minha perna bem grandinha. Não tô uma panicat (pelamor, detesto perna malhada) mas tá grande e me incomodando. Aí junta minhas guloseimas e os músculos ganhos no spinning e pronto, quilos a mais.

E vou contar uma coisa, tá difícil fechar a boca viu? Ainda mais nesse tempo mais frio, dá muita vontade de comer! Por isso tô malhando mais para dar uma compensada e além disso, semana passada, voltei para minhas massagens redutoras. Na verdade, não sei se é massagem redutora, massagem modeladora ou se é drenagem linfática. Acho que é um mix das 3 coisas…

AMO fazer massagem! A pele fica boa, a celulite diminui bem, desincha e diminui medidas sim! Acho que é o tipo de coisa que quero fazer pra sempre, pelo menos uma vez por semana. Adoraria fazer mais, mas digamos que fica $algado… Mesmo assim, acho que uma vez por semana já é alguma coisa.

A massagem que faço é uma delícia. A Gabi (que tem uma mão santa e forte rs) começa pelas pernas, depois bumbum, barriga e braços e os últimos 5 minutos são de uma deliciosa massagem relaxante. Eu saio flutuando de lá! Mas isso só no final, porque o negócio DÓI demais! Quanto mais celulite, maior a dor! Parece que tá passando uma faca rasgando a pele e na verdade é apenas o dedo da massagista bem posicionado, no lugar certo e com alguma pressão.

Eu fiquei uns 6 meses sem massagem, voltei com celulites a mais e vocês não imaginam a dor que senti. Juro, nunca tinha sentido tanto desconforto e ao mesmo tempo que doía, eu me odiava por ter sucumbido aos doces e frituras que fizeram a porcaria da celulite voltar e causar tanta dor.

Sobre minha experiência com massagens, aprendi que a massagem bem feita não deixa hematomas. Uma vez comprei um pacote numa clínica chique em BH e foi a PIOR massagem da minha vida! Eu ficava toda marcada, cheia de roxos e não conseguia sequer vestir a roupa de tanta dor. Aí me contaram que não deveria ficar assim. E para piorar, não vi resultado nenhum do pacote de 10 sessões que comprei. Mudei de massagista e aí sim aprendi o que é uma massagem bem feita. Nada de hematomas e comecei a perder medidas de verdade! Nunca deveria ter parado de fazer!

O post iria se resumir a isso, mas resolvi tirar algumas dúvidas com a Gabriela para passar informações mais precisas e corretas. Ela, muito fofa, me respondeu tudinho!

1 – Gabi, qual o nome da massagem que faço? Redutora, modeladora ou é drenagem linfática?

O tipo da massagem que você faz é a modeladoraA massagem modeladora ou massagem estética (como é chamada em alguns lugares) tem o objetivo de auxiliar no tratamento da celulite, auxiliar no modelamento da cintura, promover aumento da circulação periférica e também drenar, pois os gânglios linfáticos são desobstruídos. Não é uma drenagem linfática, pois a drenagem é feita com toques mais suaves. Já na massagem modeladora, a pressão durante as manobras é maior.

2 – Quais os benefícios da massagem?

Os benefícios da massagem são a melhora na circulação sanguínea periférica, a diminuição o cansaço das pernas, o suave modelamento que promove na cintura e a melhora do aspecto da celulite.

3 – Gabi, vi que você usa um creme da Adcos, qual o nome dele? E tem algum outro creme que você indica?

Exatamente, utilizo um creme da linha Reduxcel SML, um Sistema Hiperemiante da ADCOS, que é um gel creme que deixa a pele com uma vermelhidão. Indico o Sérum ANTI CELULITE com DMAE da RACCO (eu falei dele aqui!) que é um termo ativador (hiperemiante), o RETINOL ANTI-CELULITE da RoC e outro que ótimo é o Anti-Celulite Addition Concentré Minceur da Clarins.

4 – Qual a frequência ideal para fazer esse tipo de massagem e em quanto tempo aparece o resultado?

O ideal é que seja feita de 2 a 3 vezes por semana para obter um bom resultado. O resultado depende muito de pessoa para pessoa, mas de forma geral é percebida a melhora em 10 sessões, um ótimo resultado é observado com 20 sessões. O melhor é que a pessoa possa fazer da massagem uma parte de sua vida e fazer o ano inteiro. Se não conseguir fazer 2 vezes na semana o ano todo, pode ser feito 1 vez por semana, e quando a pessoa quiser intensificar por algum motivo qualquer (como um casamento, praia, férias ou algo assim) poderão ser realizadas 2 ou 3 sessões por semana, começando pelo menos uns 2 meses antes do evento. O IMPORTANTE É QUE A PESSOA NÃO DEIXE DE FAZER A MASSAGEM, É IMPORTANTE QUE TENHA ISSO COMO UM HÁBITO.

5 – É verdade que uma massagem bem feita não deixa roxo (hematomas) ou não tem nada a ver?

Sim, é verdade que uma massagem não deve deixar hematomas. O que acontece na massagem modeladora é que ela é feita com manobras com uma pressão e velocidade maior do que em outras modalidades, como na massagem relaxante e drenagem linfática. Só que com esta pressão maior, muitas vezes acaba sim rompendo pequenos vasinhos e deixando certos pontos roxinhos, principalmente se a pele da paciente for muito branca e sensível. Mas isso não deve acontecer no decorrer das sessões do tratamento. Por isso o profissional deverá prestar atenção, logo após a primeira sessão, da ocorrência de alguns vasinhos rompidos e assim ter cuidado nas sessões a seguir para que não ocorra novamente.

Obrigada Gabi!!!

Então é por aí, massagem estética é muito bom e na minha humilde opinião (de quem já fez vários tipos de tratamento) é a que mais dá resultado, obviamente aliada a uma boa alimentação e exercícios físicos. Só preciso agora dar um jeito de fechar a boca rsrs.

(Como sei que vocês vão me perguntar onde faço as massagens, faço no Studio Marcondes com a Gabriela!)

45 Comentários
  1. #1
    Suzane castro
    04.06.2012 - 11:07

    Estou louca pra fazer, só esperando da uma brecha no orçamento!
    Bjs

  2. #2
    Marcela González
    04.06.2012 - 11:07

    Parece que você leu meus pensamentos! Eu não aguento mais as gordurinhas do quadril (essas horrorosas que ficam do lado) e queria criar mais cintura… É tão difícil 🙁 Fico procurando exercícios pra diminuir quadril, e o único que encontro é aquele da “tesoura” deitar de lado e erguer a perna… você sabe de algum que dê resultado? já que você faz academia 🙂 Eu sou muito preguiçosa…sempre que começo, logo paro… argh! ><

    Beijos!

    • #3
      Constanza
      04.06.2012 - 11:13

      Marcela, faz massagem! Mas exercício tb faz muito efeito, porém tem que ser frequente, se nao for, nem adianta.

      • #4
        Marcela González
        04.06.2012 - 12:51

        Muito obrigada Cony 😉 Vou tentar e benedita da massagem! hahahahah 😉 Ótima semana pra você!

        Má.

  3. #5
    Leila
    04.06.2012 - 11:17

    Menina, sinto muito mas tenho que te dizer… o nome está errado… tem que ser UTILISH!!! utilidade pública, salva vidas, salva a pátria, ONg.

    Sobre a massagem: tudo de bom! Ai se eu pudesse… mas as mães nem sempre podem… deveria ser obrigatório para todos – maridos, chefes, empregados, sociedade civil organizada – conceder às mães duas horas por semana para a massagem! Pois depois da gravidez é que a gente precisa!!!!

  4. #6
    04.06.2012 - 11:22

    Eu achava que essa história de que nunca deve parar de fazer as massagens era papo de massagista para ganhar mais dinheiro.
    Só que aprendi na prática que isso é verdade.
    Durante alguns anos fiz massagem modeladora e foi ótimo. Perdi medidas e as celulites quase sumiram.
    Depois parei por falta de tempo e de grana e em menos de 6 meses as malditas celulites estavam todas de volta.
    É desesperador, a gente vira escrava das massagens.
    Haja dinheiro! Mas vale a pena.

    beijos
    Bia
    http://viciodemoda.com/

  5. #7
    Nathalia Amorim
    04.06.2012 - 11:30

    oi, Cony! adoro seu blog, vc é ótima!!
    entendo que talvez nao conheça, mas de repente alguma leitora sua do RJ saiba. Indica algum local no Rio de Janeiro que faça massagem modeladora? hoje em dia é tao dificil confiar né..principalmente depois do boom dessas ofertas coletivas, onde, na maioria das vezes, os tratamentos sao feitos super correndo e economizando produto, afinal, eles têm mais 755487 massagens p fazer naquela semana….bjos!

  6. #8
    Lari
    04.06.2012 - 11:39

    Ai eu parei com o spinning por isso mesmo!! Agora faço só musculaçao e boxe, to adorando! Mas realmente celulite sempre irrita! 🙁
    Pensei hj nisso de fzr a massagem, p ver se melhora um pouquinho!
    Vc toma algim suplemento Cony?

    Beeijos!

    • #9
      Constanza
      04.06.2012 - 11:55

      Lari, quando to MUITO cansada tomo sim, mas nao recomendo….

      • #10
        Lari
        04.06.2012 - 12:59

        Ahhh eu tbm! Ate fiz ciclos com o oxy! Mas hj to so no bcaa, vit. C e whey!
        Tem dia q nao da ne?! Trabalhar e ainda ter pique! Sempre tomo cha verde durante o dia no consultorio p animar!

  7. #11
    Rejane Betim
    04.06.2012 - 12:31

    Conheço e adooooro a Gabi,já fiz manthus e radiofrequência lá, muito bom mesmo ela tem mãos de fada…..fora que é muito divertida e alegre,porque fazer massagem com uma pessoa calada ninguem merece srsrs.Bjos.

  8. #12
    Cinthia
    04.06.2012 - 12:35

    Adorei a dica, Cony!

    Fazia musculação mais de uns tempos pra cá não estava gostando do resultado. Comecei a ganhar muito músculo e não gosto de corpo malhado. Como só tenho 1,62m fico parecendo ter mais kilos do que tenho. Comecei a fazer walter bike para secar, mais as pernas continuaram com músculos. Pensei até em fazer treino funcional, mas com certeza vou experimentar uma massagem modeladora hehe Bjo!

  9. #13
    Erica Costa
    04.06.2012 - 12:43

    Desculpa fugir um pouco do assunto, mas nao consigo comentar por la!
    Vi sua foto do sneaker da Arezzo. Cony faz tempo isso???
    Hoje é segunda-feira e fui sabado na Arezzo, deixei meu nome numa lista de espera de 300 PESSOAS, acredita??? A vendedora anotou meu nome, telefone e tudo!
    DIZEMMM eles que ta chegando e tao chamando. OMG 🙁

    P.s: Acho que a nova remessa vai vim mais cara por causa da procura, né? Num tenho sorte mesmo rsrs

    • #14
      Constanza
      04.06.2012 - 13:08

      Erica, uma amiga conseguiu em SP!

  10. #15
    04.06.2012 - 13:29

    Ah, eu quero fazer massagem, perder a pochete e o culote! Maldito culote! Muito bom o post, bem esclarecedor!

    Kissus

    Luh Guedes
    @luhguedes
    http://www.devaneiosdeumacamaleoa.com

  11. #16
    Ana
    04.06.2012 - 13:49

    Eu faço drenagem desde setembro do ano passado. Me sinto outra pessoa. Minhas celulites quase não existem mais. kkk
    Eu tinha muito problema de retenção de líquidos, minhas pernas chegavam a doer. E como agora eu faço toda semana e quase não retenho diminui muito as medidas. E com a empolgação de fazer drenagem e me sentir mais animada tb estou fazendo dieta e já emagreci 7kg desde fevereiro! =)

  12. #17
    Verônica Almeida
    04.06.2012 - 14:02

    Sou doida pra fazer mas nunca sabia ao certo qual. Gostei das suas explicações. Agora vou ver os preços pra ver se cabe no orçamento.

  13. #18
    04.06.2012 - 14:33

    Cony, como já comentei em outro post, espero não ter que deixar nunca de fazer as massagens! Viajei durante 15 dias e na volta, voltei muuuito inchada, e foi só fazer uma massagem pra eu me sentir bem melhor! Vale o investimento, meninas 😉 Bjos!

  14. #19
    rita
    04.06.2012 - 14:38

    Cony,
    Eu já fiz modeladora por muito tempo, quando ainda morava no Rio.
    Quando vim morar em SP, mais de uma massagista se recusou a fazer a modeladora em mim por eu ter um pouco de flacidez. Disseram que a modeladora, como força muito, só é indicada para mulheres “durinhas”.
    Eu gostava do resultado com relação à celulite, mas de fato percebi uma certa piora na flacidez depois de um tempo. Pode ser da idade (rs), mas não custa nada deixar a dica!

  15. #20
    Camila
    04.06.2012 - 14:57

    Me identifiquei completamente. Comecei a academia há pouco mais de um mês e não consigo me desapegar da comida. Acho que terei também que partir para massagem estética para eliminar de vez a minha maior inimiga: a pochete!
    Talvez drenagem também ajude, ainda mais na fase de ganhar massa magra e perder a gorda!

  16. #21
    Joana
    04.06.2012 - 15:11

    Cony, só para esclarecer. Sou fisioterapeuta e acho bom esclarecer sobre algumas coisas. Voce esta certa sim sobre a massagem, porem esclarecendo, ela é uma massagem para MODELAR o corpo, e nao para perder medidas. Com a combinaçao da alimentaçao e exercicio, ela pode sim ajudar a diminuir. Porem o que acontece é um aquecimento da area onde esta sendo feito a massagem, ajudando na queima. Mas essas massagens nao chegam nem perto de tratamentos atuais que realmente diminuem o tamanho da celula adiposa, como a ultracavitaçao, e para flacidez e celulite NADA melhor do que o tratamento com o radiofrequencia. A massagem é um tratamento barato: ok! Ajuda na celulite: ajuda. Mas nada melhor pra celulite que uma boa drenagem linfatica, afinal celulite nada mais é que gordura e inchaço das nossas celulas. Entao massagem modeladora tem um efeito meio placebo, tanto que se vc para de fazer ela volta! Espero ter ajudado! Bjs

    • #22
      Constanza
      04.06.2012 - 15:15

      Joana, já fiz esses tratamentos (radiofrequencia) e nem se compara com a massagem! A massagem é mt melhor! E como vc msm disse, se parar volta, em ambos casos! Entao prefiro a massagem manual, que acabo relaxando tb, e é mais em conta..

  17. #23
    04.06.2012 - 16:21

    Estou adorando os comentários, sou fisioterapeuta e concordo com a Joana que sem alimentação equilibrada e exercícios os resultados não são tão eficazes.
    Agora todos os tratamentos estéticos e aparelhos de estética precisam ser feitos com frequência. Não adianta comprar 10 sessões de ultracavit ou velashape ou qualquer outro que esteja na moda e nunca mais fazer… tem um período chamado de manutenção também.
    Tudo é pra sempre depois de uma certa idade… cuidados com a pele, regime, exercícios…
    Massagem é um ótimo tratamento, não é barato, e requer manutenção também!

  18. #24
    04.06.2012 - 16:40

    Constanza, realmente a massagem ajuda muito no tratamento para as gorduras e celulite. Como você já disse, é importante que a pessoa tenha uma boa alimentação e faça exercícios físicos. Estou fazendo o curso de Estética e já comecei a tender fazendo massagens e sempre aviso para as clientes que a massoterapeuta não faz milgares!
    Adorei o post sobre minha área de atuação! beijos

  19. #25
    Carla Beatriz Dani
    04.06.2012 - 17:28

    Olá Constanza, sempre leio o Futilish, mas é a primeira vez que comento….. Faço massagens a anos e sou super a favor é otima, melhora muito o aspecto da pele. Adoro e não deixo de fazer nunda no minimo uma vez por semana e intensifico no verão, mas deixar de fazer nunca……….Bjs e adoro o FUTILISH.

  20. #26
    Joana
    04.06.2012 - 18:28

    Talvez quando voce fazia o tratamento de radiofrequencia nao fazia exercicio fisico. Trabalho com isso e afirmo: se voce fizer ultracavitaçao e radiofrequencia praticando atividade fisica e balanceando alimentaçao, gordura localizada, flacidez e celulite nao voltam!! e outra, nao da pra generalizar, todos chamam de radiofrequencia, mas temos que verificar a potencia do aparelho utilizado para comprovar a eficacia. e outra, o utilizador da maquina precisa conhecer muito bem o que esta fazendo para dar resultado. talvez voce nao tenha dado sorte, porque os resultados sao gritantes perto da massagem..

    • #27
      Constanza
      04.06.2012 - 20:21

      Joana, muuuuuuuito rsrs, malho já tem bastante tempo… E voltam sim, esses tratamentos nao sao pra sempre. Desacreditei de todos, acho $ jogado fora…

  21. #28
    Isabela
    04.06.2012 - 20:30

    Eu já fiz e tb recomendo !!! 😀 Fiquei praticamente “zero celulite” ! Só q tem q ser um tratamento “pro resto da vida” !!! Pq qndo a gente pára … Volta tudo ! 🙁 Então, tem q ser como a Gabriela indicou … Pelo menos 1x por semana, p fazer a manutenção !!! O resultado é maravilhoso !!! Façam !!!

  22. #29
    laís oliveira
    04.06.2012 - 22:28

    Comecei a fazer a 2 semanas, perdi 1 cm. Estou empolgada mas tenho que manter a dieta!
    E realmente dóiiii mto! rsrs
    Mas vale muito a pena.

  23. #30
    Drica Almeida
    04.06.2012 - 23:20

    Oiiiii Cony, nossa, hj mesmo, depois de ter lido o seu post, chegou meus produtinhos(comprei o kit:Sérum anticelulite com Dmae, o Souffle e um sabonete) da Racco, p/ intensificar o meu tratamento contra as malditas celulites!!Logo que lí o se post, já acessei o site da Betti’s, e em 07 dias úteis meu kit chegou, sã e salvo e c/ frete grátis(adorei a compra)!Agora, vou usar e ver o que acontece, a propósito, é normal o vermelhidão né?!!!Cony, valeu pela dica…..Bjokas

  24. #31
    Nayara
    05.06.2012 - 08:45

    Oi Cony, tudo bem?
    Que bom que você fez esse post porque eu também estou na mesma situação que você. Tenho sérios problemas com a minha pochete, malho diariamente (também tenho muito peso na consciencia quando não vou) mas minhas pernas estão ficando malhadas (também odeio! Acho vulgar) e agora que você deu a dica vou procurar fazer sessões de massagens aqui na minha cidade. Obrigada pela dica! Beijos.

  25. #32
    Joana Mezzalira
    05.06.2012 - 09:49

    talvez seja seu corpo que nao responda a esses tratamentos. porque é comprovado cientificamente que eles resolvem. nao acreditar em artigos cientificos e acreditar em massagem que ja foi comprovado que só ajuda a aumentar a temperatura local e diminuir a retençao hidrica. o que voce perde nao é gordura, é liquido! só estou comentando pra nao ser passado uma informação errada para as leitoras.

    • #33
      Constanza
      05.06.2012 - 10:23

      Pode ser, mas aqui falo de experiência própria né? Nem sempre os artigos científicos são válidos na prática. Acredito naquilo que vejo resultado e a massagem até hj foi o melhor resultado que vi em se tratando de tratamento estético. bjs

    • #34
      Daniela Huhn
      05.06.2012 - 17:39

      Olá Joana! Também fisioterapeuta especialista em dermato funcional, corrigindo uma das suas informações, celulite não é apenas acúmulo de gordura e inchaço, até porque a nomenclatura correta utilizada atualmente é FEG (Fibro Edema Gelóide). Por isso faz-se necessária a utilização de massagem como recurso terapêutico. Acredito sim que para melhores resultados devemos associar vários métodos no tratamento, como é o caso dos aparelhos que você citou. Mas vale lembrar que a fisioterapia é uma profissão nova quando comparada a outras áreas, principalmente na área de dermato funcional, onde há poucos estudos científicos para comprovar a eficácia dos tratamentos. A continuidade da dieta e da atividade física são essenciais para a manutenção dos resultados obtidos, uma vez que os aparelhos não fazem milagre, muito menos nós fisioterapeutas.

  26. #35
    Val
    05.06.2012 - 13:39

    Cony, há quanto tempo vc faz spinning? Te pergunto pq sou louca para engrossa as pernas, estou fazendo musculacao ha seis meses e nada… continuo olivia palito… Sera que o spinning me daria um resultado melhor?

    • #36
      Constanza
      05.06.2012 - 13:51

      Val uns 2 anos.

  27. #37
    Cecilia
    05.06.2012 - 15:19

    Oi, Cony. Essa massagem que voce faz é apenas com as mãos ou utiliza algum aparelho?
    Obrigada.

    • #38
      Constanza
      05.06.2012 - 15:27

      Só mão!

  28. #39
    Flavia G.
    05.06.2012 - 16:29

    Massagem modeladora é a melhor coisa que tem, faço há 10 anos e minha pele é bem lisinha. Tem dia que brigo e esperneio com minha massagista pq a mão dela está mais pesada. O negócio é fazer SEMPRE para manter.
    Quanto vc paga a sessão Constanza?

    • #40
      Constanza
      05.06.2012 - 17:17

      R$ 50!

  29. #41
    Nath RJ
    06.06.2012 - 00:41

    Mandou suuuuuper bem no post, aliás Cony vc tá se superando cada vez mais… Tudo que a gente quer saber tem aqui! Tipo, mulheres reais, de verdade!

    Fiz minha primeira massagem em 2007 e desde então me apaixonei, É a melhor coisa que inventaram, a tal massagem modeladora! Mas pelas prioridade, qdo corto gastos ela é sempre a primeira. Com 4 casamentos pra ir este ano, este post me estimulou a voltar a fazer mesmo dura! 🙂

    Beijos

  30. #42
    Ju
    06.06.2012 - 00:53

    Pra mim nunca nada funcionou! Nem creme caro, nem massagem, nem drenagem, nem ultrassom, nem lipocavitação…nada! A única coisa que me reduz medidas é alimentação e a única coisa que me melhorou as celulites foi a subcisão, que é a cirurgia da celulite. Mas só melhorou, ainda tenho muuuuuuuita…e isso pq eu sou magra e não tenho nada de bariga. Só culote e bumbum tomados por celulite… 🙁

  31. #43
    Vanessa
    06.06.2012 - 15:43

    Realmente a massagem traz excelentes resultados, melhor ainda estando nas mãos da Gabi, ela é ótima no que faz.Parabéns pela matéria, está super bem explicado. Bjs…

  32. #44
    08.06.2012 - 19:34

    Oi Cony, adoro seu blog e acompanho desde o início. Parabéns de grande sucesso que ele se tornou. Sou Fisioterapeuta especialista em Dermato Funcional e concordo com a Joana sobre os resultados da Radiofrequência para celulite. Uma pena que você não teve oportunidade de encontrar um profissional que realmente saiba manusear com os equipamentos e trabalhar com seriedade e responsabilidade para zelar pelos resultados do paciente. A celulite é diferente do aspecto de celulite. Nesse caso, o aspecto de celulite diminui com atividade física, alimentação saudável, que leva a redução de peso, drenagem linfática manual, pois é o excesso de gordura subcutânea. Já a celulite, quando detectada em avaliação física, são nódulos de fibrose que se formam nas fibras de sustentação da pele provocados por um excesso de resíduos metabólicos não eliminados devido a um suposto sistema linfático inoperante ou “preguiçoso”, e nesse caso, uma fibrose somente pode ser tratada levando em consideração que uma proteína (colágeno) desorganizada pode ser reorganizada e modelada através do aumento da temperatura do tecido. A radiofrequência faz isso, mas tem que saber trabalhar com ela, pois um aumento muito exagerado pode gerar queimaduras e desnaturação do colágeno da fibrose e da pele, levando a uma flacidez também. Gostaria muito de um dia recebê-la na Clínica para poder esclarecer essa fisiologia de tratamento. Caso tenha interesse, ok? Um grande bjo e mais uma vez, super parabéns pelo sucesso do blog.

  33. #45
    marli
    22.06.2012 - 19:58

    Á dorei todos os cometarios

Comente