Lifestyle
Dicas de Viagem
13 maio 2012, 17 comentários

Diário de Viagem – Memorial 9/11

E a saga de NYC 2012 nem está perto de acabar. Ainda tenho alguns posts por aqui que vou publicando aos poucos para não cansar.

A dica de hoje é emocionante e para a maioria, bem pesada. Quem não se lembra o que estava fazendo em 11 de setembro de 2001? Eu me lembro bem. Estava trabalhando quando recebi uma mensagem pelo celular – na época assinava um canal de notícias – avisando que um avião tinha atingido uma das torres do World Trade Center em NY. Naquela época eu ainda não conhecia a cidade e mal sabia o que era o WTC. Um tempo depois, outra mensagem no celular e outro avião tinha atingido a segunda torre e já se falava em ataque terrorista. Mesmo sem nunca ter ido a NY e nenhuma ligação com a cidade, apenas a vontade de conhecê-la, era impossível ficar alheia a tanto sofrimento. Foi chocante, cruel, covarde, injusto (sim, eu acho e não sei como pode existir gente que acha que “os americanos mereceram”, ninguém merece isso, nenhuma nação).

Bom, minha primeira vez na cidade foi em 2006 e ainda existiam resquícios do terror que eles viveram, e existe até hoje. Uma vez tive que sair do metrô pois tinha um pacote jogado nos trilhos e fizeram uma operação enorme para verificar do que se tratava. Outra vez, fecharam a 8th Avenue pois tinha outro pacote abandonado, pertinho da Times Square. E não é só nos filmes, minha querida NY é sempre o alvo mais mirado.

Agora não existe mais apenas um buraco onde era o WTC. Tem um obra enorme no chamado Ground Zero e virou atração turística. Não condeno, afinal a curiosidade de quem vai até NY é grande para saber como era, como está e como vai ficar o lugar que sofreu um dos atentados mais cruéis da história.

Para ir visitar o lugar, é necessário um agendamento prévio. Tudo é feito pela internet e acho que dá para fazer pessoalmente mas não tenho certeza. É só ir no site http://visit.911memorial.org e agendar a data e o horário da visita, é bem simples! Se quiser, você pode fazer uma pequena doação – fica a seu critério o valor, US$ 10, 25, 50, 100 ou mais – e pronto. Depois é só ir retirar seus “ingressos” na 20 Vesey St. e seguir as indicações para entrar no Memorial. Um ponto chocante, pelo menos eu achei, foi que ao retirar os ingressos tem umas vitrines com documentos e artigos pessoais encontrados nos escombros. É de encher os olhos d’água…

memorial-9-11-nyc

 O lugar é bem grande e depois de pronto ficará lindo. Terá um museu, um parque e uma das árvores, que já está lá após passar um tempo em recuperação num viveiro, é a Survivor Tree, que sobreviveu ao atentado e estava plantada no WTC desde os anos 70.

memorial-9-11-nyc

O memorial é composto por duas piscinas no lugar onde estava cada torre. No parapeito das piscinas estão gravados os nomes das pessoas que faleceram no atentado. O clima é triste, o silêncio é grande. Todos respeitam muito lugar que além disso é muuuito bem policiado.

memorial-9-11-nyc

 A parte externa do museu já está pronta mas por dentro ainda não tem nada. Imagino que esse será bem pesado de visitar viu? Se com uma pequena amostra que vi no lugar de pegar os tickets já fiquei chocada, imagina no museu?

memorial-9-11-nyc

E essa será a torre mais alta do mundo e já é a mais alta de NYC, superando o Empire States. Antes conhecida como Freedom Tower, agora é conhecida como One World Trade Center.

Passeio imperdível e emocionante. Ainda voltarei lá para ver tudo pronto!

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
17 comentários em “Diário de Viagem – Memorial 9/11”
  1. Gláucia Nassif13/05/12 • 16h14

    O Memorial fica mais lindo ainda à noite, iluminado! Qdo voltar, vá depois q escurecer! 😉

  2. giovanna13/05/12 • 16h28

    otimo post!

  3. Neyla Asvolinsque13/05/12 • 16h36

    Vou para lá em setembro e justamente no dia 11/09 ainda estarei lá. Dizem q nesse dia colocam as luzes apontando p/ o céu. Fui lá no ano passado e esse memorial ainda não estava pronto, mas clima lá já era bem pesado. Fico imaginando as homenagens no dia, e eu q emociono até com novela vai ser um chororo só.

  4. Ludmila Torquetti13/05/12 • 17h11

    Eu até me arrepiei lendo esse seu posto.. apesar de ser muito novinha na epoca dos atentados eu me lembro de ter ficado bem chocada tbm… estava voltando da escola qnd o motorista da van contava sobre o q tinha acontecido, qnd cheguei em casa já tava batendo o segundo avião.. q horror!

    Próxima vez q eu for a NY c ctza vou querer conhecer! E vc tem super razão Cony, NENHUMA nação merece isso! Ninguém!

    ótimo post!!!

  5. Yara13/05/12 • 17h28

    Eu conheci NY a primeira vez com 14 anos em 95, e lembro direitinho da visita que fizemos ao World Trade Center, até jantamos em um restaurante super famoso que tinha lá!!!
    Voltei a NY em 2003, e o que eu vi, foi muito triste, ainda não existia nenhuma obra e nem nenhum memorial, era só um gigantesco buraco no chão, e o bairro tinha se tornado muito triste!!1
    Agora em 2012 quando eu fui, não deu tempo de visitar o memorial, mas to louca pra ver essa “torre” pronta!!!

  6. Cris13/05/12 • 17h59

    Vi o WTC na primeira vez q fui… Uma construção imperiosa… Qdo aconteceu o atentado, estava no trabalho, foi um choque, parecia filme (d terror)…
    Post como todos os demais, bem escritos e com a opinião de quem escreveu!! Por isso, q até nos domingos estou por aqui, lendo!! kk

    ps: e q venha, mais post’s d NY!!! kk

  7. Ana13/05/12 • 18h54

    Cony, estive em NY na mesma epoca que vc, e tem como ir direto onde retira-se os tickets, sem fazer reserva anteriormente pela internet, é só chegar, mostrar passaporte, e pegar os ingressos. Realmente o Ground Zero é muito emocionante, impossivel passar por lá sem sentir compaixão por tantas pessoas, pelas que se foram, e pelas familias que ficaram sem um integrante.

  8. Emanuelle Evelin13/05/12 • 20h47

    Fiz reservas pelo site assim que terminei de ler o post!!! Dá para imprimir os ingressos tb!

    Conyyyyyy, continua com as dicas vai????
    Ela são tãaaaao boas!!!!!!!

  9. Tamusa Spinelli13/05/12 • 22h15

    Oi, Cony!
    Acabei de voltar de NY e visitei o Ground Zero… Realmente um lugar pesado se pensarmos em tamanha crueldade! Tentei imaginar as pessoas que estavam por ali e o que sofreram.
    Não sabia do lance dos tickets mas na hora mesmo fui no stand retirar meus “ingressos”. Acho bacana fazer a reserva pela internet pq tive q esperar 1 1/2 hr para dar o horário do meu ingresso.
    Qta as dicas, continue!!!! Fui pela primeira vez agora (com todas as suas dicas a mão) e com certeza não será a única!
    Bjos

  10. Telma13/05/12 • 22h31

    A primeira vez que fui pra NY o local estava cercado e o alicerce do prédio estava em construção. Lembro que fiquei um bom tempo olhando tudo aquilo, com um misto de tristeza e perplexidade. É difícil descrever o que se passou em meu coração e em minha cabeça, ali tão perto daquele “buraco”. Dava para sentir a dor no ar. Fiquei muito triste. Vou pra NY este ano e vou visitar o memorial, sei que vou chorar, mas preciso fazer uma prece por todos os que se foram.

  11. Mirela Tamaoki13/05/12 • 23h19

    Aiii, queria tanto ter ido, mas não consegui me organizar de maneira de dar tempo.

    Aliás. Você podia dar uma idéia de quantos dias são legais pra quem vai pela primeira vez pra quem nunca foi.

    Ta cheio de pacote em Groupon da vida de 4 dias pra NY que na real, mal dá tempo de ver as coisas… Acho legal as pessoas irem preparadas, se quiserem aproveitar a cidade de uma maneira legal, sem correr demais.

    Beijos
    Mi

    http://www.mirelatamaoki.blogspot.com

  12. Fernanda14/05/12 • 08h37

    Adorei o post Cony, ainda não conheço NY, mas com certeza esse é um local q vou visitar quando for à cidade!

  13. Mariana Stadler14/05/12 • 11h32

    Adorei o post Cony!
    Desde muito nova tenho vontade de visitar NY. Quando o atentado aconteceu fiquei muito chocada, ainda era uma criança.
    Por pura coincidência eu e meu pai abrimos uma empresa e colocamos o nome de World Trade Company ou seja WTC, até ver a placa na frente do escritório não havia feito a associação entre o nome da empresa e o World Trade Center ainda.
    Ano que vem estarei indo para NY fazer um intercâmbio e irei justamente em Setembro e sei que vou me emocionar e muito!

  14. Sueid14/05/12 • 15h56

    Não sei vcs, mas eu fiquei um pouco depressiva no Marco Zero. O ambiente é bem silencioso, o que nos faz ficar bem pensativa e introspectiva no local. É tudo muito lindo, mas parece que estamos vivendo, de fato, um momento de luto. Muito chocante, mas vale super a pena a visita!

  15. @Ju_Alvs16/05/12 • 09h05

    Oi!!

    Eu acho que nunca comentei no Blog (que leio seeeempre) e resolvo comentar logo em um post que no fuuundo não é tão legal…rs!

    Mas é que eu acho que tenho algum problema.. sempre, sempre me emociono com assuntos relacionados ao 11/09. Impressionante! Talvez pq eu ja estivesse crescida o suficiente para entender o que aconteceu e me dar conta de que existem pessoas ruins e que o mal que elas podem fazer pode ser absuuuurdo!

    O atentado foi uma maldade tão grande que me comove.

    Realmente o lugar se transformou em um memorial lindo que deve ser respeitado.

    BJu

  16. […] Fora que já vi vários filmes rodados lá e tinha essa curiosidade. Foi no mesmo dia que fui ao Memorial 9/11 e lembro que fui pedir informação a um […]

  17. […] Fora que já vi vários filmes rodados lá e tinha essa curiosidade. Fui no mesmo dia que visitei o Memorial 9/11 e lembro que pedi informação pra um guardinha:- Moço, como faço pra ir pra Coney Island??- […]