ConstanzaComportamento
Cotidiano
14 fev 2012, 120 comentários

Sobre Comentários e Críticas “Construtivas”

Hoje recebi um link nos comentários (obrigada Ângela!) sobre um texto do blog Small Fashion Diary, da Carol, que falava daquilo que todas nós, blogueiras e leitoras, estamos infelizmente acostumadas a ver por aí: os comentários maldosos e a famosa “crítica construtiva” que cá entre nós, sabemos diferenciar muito bem uma realmente do bem de uma simplesmente maldosa e apenas com o intuito de ferir e provocar.

Pedi permissão pra Carol para postar o excelente texto aqui, já que ele retrata com perfeição tudo o que sinto em relação a esse tipo de atitude.

Sejam bem-vindos.

A porta da minha casa está aberta e logo de cara você entra na minha sala. Decorei tem menos de dois anos e sempre vou fazendo mudanças aqui e acolá. Nas estantes você pode ver meus livros preferidos e de vez em quando algumas músicas. Nas paredes algumas fotos de amigos, de namorado e de mim. 

Na minha casa, que eu abro as portas todos os dias, você pode ainda ver meu guarda-roupa, alguns sapatos, o batom vermelho preferido. Pode ainda saber do meu dia-a-dia, como uma amiga que eu convido pra lanchar e contar as últimas novidades de qualquer dia comum. É assim que são as amigas. 

Na minha sala você pode ainda ver minhas cortinas novas, ou uma nova almofada ou um quadro que eu, provavelmente com muito amor, decidi comprar para decorar. Esta é a minha casa. Na minha casa de portas abertas você pode tudo. Ou quase tudo. 

O que você não pode é rasgar meu tapete, jogar café nas minhas cortinas por pura maldade, me julgar pelas roupas que eu uso e quiçá questionar a bondade da minha alma só por que, por algum momento, eu deixei minhas portas abertas para você. Seu trânsito não é isento de responsabilidade nem de educação.

E metaforicamente falando, meu blog é minha casa. E por isso você, caro leitor, é meu convidado, mas sua educação é convidada também. Por que caso esta minha casa fosse real eu aposto que você não ousaria dizer, na minha cara, com palavras rudes, que eu sou (coloque aqui seus piores adjetivos) só por que você discorda da cor das minhas cortinas, ou dos sapatos que eu compro.

Na vida real somos todos educados (ou a maioria) e pensamos o que vamos falar. Na vida real preferimos ficar calados do que humilhar com palavras chulas a opinião/comportamento dos outros. Na vida real preferimos a delicadeza do silêncio do que a sinceridade extrema da “verdade”. Na vida real nossas verdades são diferentes e mesmo que você não concorde com a cor das minhas almofadas, você não tem o direito de me julgar sem me conhecer, só por que você conhece a minha casa. Certo?

A minha casa (blog) tem as portas abertas. Entre, leia, discorde, concorde, vibre ou ignore. Mas seja sempre educado. Não se ache no direito de dizer seus piores pensamentos e desdenhar (escondido no anonimato) do seu anfitrião, ou sua mãe não lhe deu educação?

Na falta de interesse, simplesmente saia da minha casa e não volte mais, pratique o desprendimento do desprezo mesmo. A porta estará sempre aberta para quem realmente é do bem. E aos que entram pelo simples prazer de magoar meu coração, um aviso: suas palavras vão esbarrar na minha porta imaginária chamada “comentários sujeitos a aprovação.” “

(Fonte: Small Fashion Diary – Obrigada Carol)

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
120 comentários em “Sobre Comentários e Críticas “Construtivas””
  1. Priscila Ferreira14/02/12 • 22h39

    Amei Cony, é isso aí!
    Não entendo as pessoas que perdem tempo para fazer esse tipo de comentário!
    Se não gosta do blog não entra, há pessoas que acham interessante e gostam. Não seja deselegante e mal-educado!
    Parabéns pelo blog e continue escrevendo assim, que há pessoas que amaaaam!
    Bjos

  2. […] Small Fashion Diary – Obrigada Carol) Leia diretamente na fonte: Futilish window.location = […]

  3. Daniela14/02/12 • 22h42

    É isso aí. Tá certíssima. Eu acessava o “Blogueira Shame” pra rir um pouco, mas comecei a ler umas críticas tão barra pesada que pareá cheio de gente invejosa e mal educada nesse mundo, se a gente não se resguardar cai no jogo delas.

  4. Marielle14/02/12 • 22h47

    Bem legal mesmo! É assim que sempre considerei o seu blog, o primeiro que conheci, por meio da Jessika, e o único que realmente sigo, adoooro. Me sinto realmente entre amigas virtuais que tiram um tempinho durante o dia a dia no trabalho pra fofocar sobre as novidades, as opiniões de coisas duvidosas…E sinceramente Cony, acho que as críticas que tenho visto não se enquadram a seu blog nem um pouco e nem a vc, mas é sempre bom lembrar que educação é bem vinda. bjo

  5. Priscila Saboia14/02/12 • 22h48

    É Cony…complicado isso né…
    Nós temos um blog para dividir com o público nossas opiniões, dicas, pensamentos e literalmente, fazer um “serviço de utilidade pública” e sempre tem uns invejosos, que sei lá porque, querem acabar com o nosso trabalho, do qual tratamos com tanto carinho e profissionalismo. Afinal, isso aqui é como um segundo trabalho. Nos dedicamos a escrever cada palavra, afim de que nossos leitores fiquem satisfeitos, procuramos assuntos pertinentes e interessantes e analisamos cada palavra antes de colocar no ar.

    O texto é ótimo e foi muito bem escrito pela Carol!
    Esse povo tem que arrumar coisa melhor para fazer do que entrar nos blogs alheios e ficar comentando sobre assuntos que não gostam.

    Respeito a opinião de cada um, e acho que se a pessoa quer entrar aqui e discordar de uma proposta sua, ok! Mas venha com algo que acrescente, porque é muito fácil falar do trabalho dos outros mas é muito difícil dar uma ideia melhor! É por isso que, na maioria das vezes, eles se escondem atrás de nomes falsos, anônimos, entre outros nomes esquisitos. Não tem coragem de ter um blog para expressar seus pensamentos e dividir isso com o público e acham mais fácil entrar no blog alheio!

    Parabéns pelo trabalho que vem fazendo aqui! O blog é ótimo! 🙂

    Bjos

    http://www.reorganize.com.br

    • Constanza14/02/12 • 22h51

      O que mais irrita (é, irrita mesmo) são aqueles comentários/alfinetes, que só querem provocar, daí vc responde e a pessoa vem e fala que: vc tem dificuldade em aceitar críticas… aff. E a pessoa tem dificuldade em ser bem educada neam?

  6. Julis14/02/12 • 22h50

    Sensacional o texto da Carol, já compartilhei no twitter e no face, posso por no meu blog tbm? com os devidos créditos, é claro

  7. Camila14/02/12 • 22h57

    perfeito!

  8. Camila M.14/02/12 • 22h59

    É isso aí Cony. Eu sou totalmente a favor da moderação de comentários. Quem não quer ler vaza…

  9. M. Betina14/02/12 • 23h06

    É, concordo. Mas nesse contexto também acho que as blogueiras não deveriam escrever “críticas construtivas” sobre as celebs, suas roupas, makes, cabelos e atitudes. Ou será que vocês acham que elas não lêem esse tipo de “crítica construtiva” como algo ofensivo?

    • Constanza14/02/12 • 23h15

      M. Betina, são coisas BEM diferentes, nao mandamos mails para elas ou procuramos meios diretos para falar coisas que PODERIAM ser consideradas como inadequadas. Uma coisa é falar “nao curti a roupa poderia ter usado outro sapato” outra coisa é ofender a pessoa diretamente e apenas para provocar.

  10. Gabriela Zapata14/02/12 • 23h08

    Amei, tudo o que aCarol colocou foi muito bem colocado. E as duas estão de parabens.

  11. Ju Queiroz Bsb14/02/12 • 23h19

    Eu estou começando a acreditar que as pessoas têm uma dificuldade enorme em serem educadas… sim, educadas. por isso eu concordo com minha mãe. conviver com certas pessoas não significa em nada que elas receberam a mesma educação que vc…se estas pessoas te surpreenderem num aspecto negativo, com uma falta de educação, não se assuste, apenas reflita sobre o que te falei… sábia mamãe!!! mas muito bom o texto. uma pena, blogueiras que nos divertem, que nos mostram facetas muito legais de inúmeros assuntos e tal, terem que se valer de um texto desses para pedirem educação para anônimos idiotas que aparecem só para demonstrarem quão mal amados são e saírem destilando seu veneno… uma pena!! mas madame, felicitations!!! seu blog é uma fofura!!

  12. Vitoria14/02/12 • 23h24

    Minha mãe fala uma verdade : Excesso de franqueza é falta de educação.
    Vide o comentário de um moçoilo no post do Grammy no qual diz que você não tem conhecimento por não querer comentar as exóticas Gaga e Lauper…
    Estamos vivendo uma Era onde não se pode ter opinião, se você a tem , espere 7 pedras …
    Quando eu entro num blog, se o assunto não me interessa pulo pra outro blog, mas nunca pensei em entrar pra encher o saco (esse é o termo) pois sei o quanto é difícil fazer matéria todo santo dia…
    Respeito … é …. tá em falta…

  13. Pati Lisbôa14/02/12 • 23h25

    P-E-R-F-E-I-T-O!
    That’s it!
    Bjao Cony!

  14. Vitoria14/02/12 • 23h30

    Ah esqueci de dizer que SOU TOTALMENTE a favor da moderação de comentários … Mesmo porque eu gosto de voltar aqui um tempo depois ler , relembrar… se você deixa a gente é obrigado a ler essas bobagens….

    • Constanza14/02/12 • 23h48

      Vitoria, antes eu deixava os comentários liberados e era uma loucura!! Como passava tudo e tem muita gente que ama um barraco, o nível ficava muito baixo. Eu, particularmente, acho uma chatice ter que moderar mas se nao for assim vira bagunça. Pelo lado bom, leio com atencao todo comentário rs

  15. Christiana14/02/12 • 23h35

    Amei demais, Cony! Com certeza, nosso blog funciona como nossa casa (numa escala menor, lógico). É preciso educação para criticar, e se assim for, toda crítica é super bem- vinda. Mas acho que alguns comentários vão além da falta de educação. Quem perde tempo entrando em sites que não gosta, que não curte, que acha cafona, que não concorda com os posts da blogueira? Pessoas recalcadas, na minha opinião. Vejo cada coisa aqui (ainda não recebo muitos comentários) que evidenciam a profunda inveja da pessoa. Lamentável!

  16. Kaka Fagundez14/02/12 • 23h36

    #BemAssim

  17. Iraci Messias14/02/12 • 23h40

    Cony, é um ótimo texto mesmo. Eu, varias vezes, fico morrendo de vergonha de uns comentários que fazem aqui. O Fufu é o unico blog que visito todos os dias, leio todos os comentários e várias vezes comento, justo por admirar a sua educação e compreensão com as leitoras; sempre tirando duvidas, se esforçando em posts como os “tem jeito” e etc. Ao contrario de varias blogueiras que só querem mostrar seus Louboutins e Bolsas Channel e nunca respondem nem um comentário, imaagina um e-mail ou tweet.
    Sem contar a parceria das leitoras umas Com as outras e com você tambem, todas se ajudando. Quando vejo algo novo já penso em você e quero logo te mandar, me sinto super orgulhosa mesmo que essa dica não vire post.
    Espero que o Blog continue sempre com esse objetivo da Utilidade Publica, e te desejo muita paciencia, pq pessoas sem noção sempre vão existir, mas torço muito para que essas palavras maldosas não a desestimulem.
    Beijos!

  18. Bubu Valenagle14/02/12 • 23h43

    O problema ou a parte boa (você decide) é que o blog é aberto pra todo mundo e nesse bolo tem gente de todo tipo, gente que gosta, que odeia, que elogia, que xinga. Se você se expõe, tem que engrossar o couro e saber lidar com toda essa gama de emoções (simpatia, admiração, imitação, inveja e por incrível que pareça, até ódio)sem se deslumbrar porque te elogiam, nem ficar deprimido porque falam mal.

    • Constanza14/02/12 • 23h51

      Bubu, grande verdade. Quando comecei a blogar eu ficava MUITO abalada com as maldades que escreviam, mas depois acostumei. Realmente tem gente que consegue ter ódio de alguem que nem conhece, isso é muito perturbador! Mas graças a Deus essas pessoas sao minoria. =)

  19. Emily14/02/12 • 23h51

    Texto perfeito da Carol, adoro o blog dela tbm!
    Cony, vc sabe que adoro vc e o blog, parte da minha admiração é pela sua autenticidade…acho que isso intimida as haters, pq até que vc recebe poucas “críticas construtivas” haha
    Acho uma covardia as pessoas se esconderem atrás do anonimato para ofender as outras.
    Enfim, continue assim e não se abale com os comentários maldosos e ofensivos, imagine pessoas infelizes e chatas do outro lado do computador e sinta pena…
    beijos!

    • Constanza15/02/12 • 00h04

      Emily, to tãaaaaaaaaaaao sem graça com vc… nao esqueço do seu mail nao viu? sério mesmo, to com todas as fotos aqui, só falta “coragem” pra montar tudo e postar rsrs. ainda bem que é dica atemporal, em qq momento q eu publicar ainda será bem válida =) bjs bjs

  20. Gabiis14/02/12 • 23h52

    Cony,

    ameeei, juro!
    Acho q tava na hora de alguém falar sobre isso msm, pq tem gente mal educada msmo… e essa historinha de que não sabe ouvir críticas é a maior bobeira do planeta.

    Aproveito a oportunidae (já que qse nunca comento, mas visito todo dia pq é minha homepage) que eu admiro a forma como você leva o blog: textos bem redigidos, opiniões sinceras, conteúdo criterioso, tudo escolhido com bastante cuidado. É sempre bom acessar espaços assim.

    =)

  21. Marcela Freitas15/02/12 • 00h06

    Acompanho o Fufu faz tempo e acho “UÓ” pessoas que perdem o preciso tempo maldizendo coisas, muitas vezes pessoais de baixo nível mesmo. Acho que paciência tem limites e quem não gosta, vai embora e pronto ! Ah, que coisa chata… Aff !! Ótima inspiração da Carol e suma delicadeza sua. Tô com vcs !!

  22. Marggah15/02/12 • 00h10

    Cony, adoro seu blog, continue sempre assim. Beijos.

  23. Amanda15/02/12 • 00h19

    Perfeito Cony e Carol.
    Realmente penso que as pessoas estão confundindo dar opinião com ofender, cade a educação? E sinceramente, o brasileiro que se diz alegre, receptivo, na verdade é preconceituoso, basta uma pessoa usar uma coisinha diferente do chamado “normal”, pronto, já criticam com o intuito de ofender diretamente a pessoa. Já passei por algumas situações que deixei de usar uma roupa, um acessório por medo do que iam falar de mim. Se cada um deixasse de se concentrar tanto nos “erros” dos outros e focar no que pode fazer para ser melhor e mais feliz, pode ter certeza que teríamos muito mais liberdade de sermos nós mesmos.
    Parabéns pelo blog, acompanho todo dia.
    Beijinhos de uma nova estudante de Moda, cada vez mais expressando quem realmente é.

    • Constanza15/02/12 • 00h33

      Concordo perfeitamente Amanda, criticar é super válido, pedido de melhoria são MUITO bem vindos, mas fazer isso com falta de educação é que não dá. Eu sei bem q nao sou perfeita, que minha casa pode ter uma sujeirinha sim, que meu sofá pode nao ser o mais lindo do mundo, mas isso nao dá o direito de alguém desdenhar e entrar só para criticar ne? E acho graça que quem critica com maior falta de senso sao pessoas que pouco aparecem por aqui, ou seja, entram só pra causar. Cabeça vazia, oficina do diabo.

      Ah, e tem umas leitoras que sempre entram e comentam bastante e muitas vezes nao gostam do post, nao concordam com minha opiniao e que ADORO elas. E acho que elas nem sabem disso, mas eu que nao vou incentivar ne? hahah mas por saber que é gente que comenta com nome de verdade, fotinho, mail existente, e que é EDUCADA ao nao concordar, eu já dou super valor nisso e aprovo os comentários com gosto! Aliás um beijo pra essas meninas, dou boas risadas com as tiradas de vcs =)

  24. Cynthia15/02/12 • 00h21

    Perfeito!!! Nunca consegui entender o que faz o individuo perder o tempo lendo uma coisa que supostamente não gosta e mais, perder mais tempo ainda metendo o pau! É muita falta do que fazer né?! Adorei o texto, muito bem colocado!

    Bjos

  25. Emily15/02/12 • 00h33

    Liga não, vou escrever lá no Shame que vc ignora as dicas das suas leitoras! kkkkk
    Relaxa Cony, já to querendo voltar pros EUA( pqp que calor nesse país!), dai te mando mais trilhões de dicas! rs

  26. Mariana15/02/12 • 00h54

    Oi Cony (olha intimidade!).
    Esse é um assunto que eu tenho pensado muito e eu nem tenho blog!
    Deixei de ler muitos blogs famosos por causa de falta de conteúdo que me interessasse.
    Atualmente leio religiosamente apenas o seu e o RCFA que acompanho desde 2007 eu acho. Nem sei. Faz muito tempo.
    Eu nunca, nunca, nunca comento. Algumas vezes ate me sindo mal por isso. Acho que pareço uma stalker que fica só olhando de longe sem se apresentar. Mas, né? Acho que existem varios perfis de leitoras e eu sou das menos envolvidas (para dizer o minimo).
    Mas o que eu queria acrescentar (e sobre o que eu tenho pensado) é o seguinte: tinha um blog que eu lia todo dia e eu adorava. Até cheguei a conhecer a blogueira (moramos na mesma cidade). Mas o negócio (virou um negócio mesmo) desandou de tal forma que eu não me identifico mais com aquilo. Está uma porcaria.
    Como eu conheço a moça, as vezes eu tenho vontade de chamar ela de lado e dizer minha opinião. Mas não acho que isso será bem recebido. Já pensei em mandar um e-mail dando a dica de que o blog piorou muito, mas eu acho que ela deve receber uns 50 desses por dia (a coisa tá feia mesmo!!). Já quase parei ela no shopping uma vez pra tentar explicar que eu não era uma hater, muito pelo contrario, que gostava muito do blog dela antes.
    Mas, no fim, eu acabo achando que se ela mudou o perfil do blog, foi uma escolha dela e eu, como leitora, posso reclamar, ou posso partir para outra. E foi o que eu fiz.
    O que eu quero dizer com isso é que hoje em dia as criticas às blogueiras são muitas vezes desnecessarias e a maioria delas até mesmo infantil. Afinal de contas, se vc não gosta, não leia (shame).
    Mas, e quando você gosta, quer ler e não consegue mais? Como consumidora (que sou, ou era, de muitos blogs), será que eu não deveria fazer minha opinião publica?
    O pior cliente não é aquele que não reclama mas também não volta?
    Mas, pelo menos por enquanto, minha forma de protesto é a de desprendimento e desprezo.
    Concordo com tudo o que foi dito no texto. Absolutamente tudo. Acho que todos os comentários tem que ser moderados mesmo.
    Principalmente pelo fato de eu não vir aqui atrás de barraco. Venho pelo conteúdo e pela simpatia. Pela honestidade e pelo estranho motivo de que, apesar de nunca ter te conhecido e comentado muito pouco, eu e muitas outras leitoras começam os comentários com Oi Cony!

    • Constanza15/02/12 • 01h11

      hahahaha Mariana vc tocou num ponto que eu já tenho reparado há um tempinho mas fiquei quieta… a “Constanza” ficou no esquecimento mesmo ne? Agora todo mundo me chama de Cony! e acho isso tão engraçado, pq eu SEMPRE me apresento como Constanza, tanto na vida virtual quanto na real, mas quando alguém descobre meu apelido, pronto, viro Cony messsssmo. Até no trabalho, até alguns clientes me chamam de Cony. Lembro que qdo era mais nova, pouca gente sabia meu nome de verdade srsrsrs. Acho isso mt legal mesmo.

  27. Gabriela Sales15/02/12 • 01h12

    A Carol falou, falou, falou e, de fato, disse!

    E eu, nos aplausos do meu pensamento, ovacionando, só tenho a dizer: parabéns!

  28. Lu15/02/12 • 01h12

    Cony, já que vc deu a deixa vou falar, eu fiquei pensando na Paula Fernandes quando vc fez aquele post, fiquei pensando na mãe dela que faz as roupas… achei desagradável e desnecessário, tudo bem que as roupas dela não são as melhores do mundo, mas achei o post meio agressivo. Se queremos um mundo mais educado, mais gentil, vamos comentar sobre assuntos que não vão ofender ninguém, que tal? Ela também tem sentimentos e poderia ser blogueira, certeza que ela faz o melhor que pode e para ela está lindo. Fiquei com pena da mãe, já pensou se fosse a sua mãe que fizesse as suas roupas e vc lesse um texto daquele falando mal do trabalho dela? Pense nisto.

    Vc é linda, tem dicas incríveis, um olho treinado para moda e para encontrar coisas boas, para fazer combinações ótimas, explore o lado bom da coisa, fale sobre quem se veste bem, a vida fica mais produtiva quando vemos o lado bom. Acho seu blog incrível (menos aquele post), parabéns.

  29. Mariana15/02/12 • 01h18

    Engraçado mesmo né? Sabe que o mesmo acontece comigo? Eu sempre me apresento como Mariana mas todo mundo me chama de Mari. Meus funcionários, todo mundo. Alguns me chamam de Dona Mari!! hahaha. Tenho 30 anos!!! Acho Dona Mari super estranho. Não me vejo como “Dona”. Até meu sogro me apresenta como Mari pra todo mundo, tipo: “Essa é a minha nora, Mari”. Muito engraçado.

  30. Renata Marbella15/02/12 • 01h34

    Ótimo Texto Cony! Parabéns para a autora!

    Bjs,
    Renata

  31. Karin Araújo15/02/12 • 02h28

    Pois é, Cony! Gostei muito do texto. A falta de educação não agride só a blogueira. Nós leitoras também nos sentimos ofendidas com essas pessoas intolerantes à liberdade dos outros. Intolerantes e muito sem educação mesmo. São vestidas de um pudor torto e de uma falsa certeza de justiça. E o mais engraçado é o tanto que isso é antagônico! Porque são pessoas que acham que a liberdade delas é superior à liberdade dos outros. Elas podem criticar uma “critica”, podem julgar um “julgamento”. São intolerantes, mal educadas e absurdamente permissivas consigo!
    Fico feliz e tranquila por saber que os comentários são moderados. Você sabe que sou sua fã, sou fã do blog, que meu nome é esse mesmo e que meu email é válido. Você sempre foi muito carinhosa e atenciosa comigo. Desejo sempre tudo de melhor na sua vida. Eu peço a Deus por você. Já lhe escrevi emails pessoais e acredito que vc os leu recebendo todo carinho e educação que tenho por pessoas queridas. Afinal eu entro na sua casa todos os dias porque vc me deixa entrar! Continue com seu trabalho coerente, seu senso de humor sagaz e seu estilo mara! Seu caminho é correto! Beijos

    • Constanza15/02/12 • 12h33

      Ai Karin, quanto carinho… um beijo enorme…

      • Constanza15/02/12 • 12h45

        Ah e queria aproveitar para falar uma coisinha, umas explicação ou um pedido de desculpas talvez… Eu recebo MUITOS emails por dia, mas muitos mesmo. E tenho um defeito grave: leio e deixo para responder depois, por dois motivos. Um é que como são mt mails e eu sou muito ansiosa, já quero passar pro próximo e acabo esquecendo do antigo. O segundo motivo, é que alguns mails são pedindo dicas ou uma ajuda muito específica, tipo “serei madrinha de um casamento chique e queria sabe se essa roupa tá boa”. Esse tipo de mail merece uma análise muito bem detalhada, nao sou de olhar e falar, tá ok, pode usar a roupa. Eu sou muito detalhista, chata mesmo, gosto de reparar em tudo entao às vezes nao tenho tempo de fazer isso com cuidado e deixo pra depois. E esqueço pois quando lembro de tal mail, já tem mais um monte esperando pra ser lido.
        Entaaaao, se eu nao respondi seu mail imediatamente, não me leve a mal, não foi por descaso, me lembre reenviando o mail ou me falando aqui nos comentários.
        Outra coisa, sobre as Dicas das Leitoras. Tb recebo várias e nem todas eu publico, e também tenho alguns motivos. As vezes já teve algo parecido postado por aqui, ou achei o valor alto, ou ainda, simplesmente e me desculpem, não curti a peça. Tem uma seleçãozinha sim. Algumas vezes, a roupa nao é meu gosto pessoal, mas sei que tá na moda, ou que tem gente que já me perguntou sobre tal coisa e aí publico. Nao sei se vcs concordam, mas acho que tem que ter uma seleção, para ficar mais a cara do blog e de quem lê. Ah, e outras dicas ficam pra trás e quando vou postar já passou algum tempo (principalmente as que sao de promocao) e perderam o sentido sabe?
        É isso… Ah, e em breve mais mudanças aqui no blog, e acho que vocês vao curtir muito!

  32. Mércia15/02/12 • 03h44

    Constanza, acho que todas nós estamos sujeitas a esse tipo de comentário. Primeiro que cada um tem seu gosto, depois que tem cada cara-de-pau que fala na cara o que não gosta de forma totalmente grosseira, e por último, tem aquelas pessoas que vc pode tá perfeita, elas simplesmente não gostam de vc e inventam defeitos!

    Uma vez li isso: “o que os outros pensam de vc, não é da sua conta”, então dane-se, vc tá feliz? é sensata? então não importa o que os outros pensam, tenha confiança em si mesma!

    Pra ser sincera, conheci seu blog pelo Shame On You, e A-DO-REI, me identifiquei com vários posts seus! To seguindo desde então! Ou seja, dentre várias pessoas que leem seu blog, o blog da shame, o meu, existe as que concordam e as que discordam!
    😉

  33. Mércia15/02/12 • 03h53

    AAH.. acabei de ler o comentário da “32.Mariana” e concordo com ela, eu tbm tinha um blog que lia TODO dia, é um antigo que virou puro comércio, não tem mais nada de pessoal, não tem mais novidade nenhuma, quando ela não tá fazendo comercial, faz posts com “tendencias” ultrapassadas.. só quer saber de viajar, e participar de eventos, e acho que por isso não tem mais tempo pra pesquisar conteúdo de qualidade pro blog. Eu simplesmente tirei dos meus favoritos! Tbm pensei em mandar uma crítica construtiva, mas tbm pensei a mesma coisa que a MAriana, que talvez fosse mal recebida.
    Então simplesmente parei de seguir!

  34. Naiara Gomes15/02/12 • 07h35

    Cony, (suuuper intima, né? hahahahahahha)esse texto foi bem providencial né! eu já estava reparando, algum tempo atrás, que tinham umas haters beeem venenosas comentando aqui no fufu (íntima again!). E vou ser bem sincera, acho super válido a moderação, assim o blog não perde a identidade de “casa de amigas” que sempre teve. Digo “casa de amigas” porque acho que é realmente isso que o futilish representa. Um blog onde todas as leitoras que se sentirem à vontade podem dar o seu pitaco a sua Dica – de leitora- a sua pequena contribuição. Você é a dona da casa, e nós, como bem comportadas que somos, respeitamos isso e contribuímos um pouquinho que seja com a sua decoração! De verdade, o fufu é de todos, no meu humilde ponto de vista, o melhor blog de futilidades! hahahahaha digo futilidades não pejorativamente, claro. E sim no sentido de que mulheres, que não se conhecem podem se encontrar aqui e comentar sobre roupas, maquiagens e diversas outras coisas que para muitas pessoas são fúteis mas que para nós mulheres são super úteis e essenciais!
    Desculpa pelo comentário gigante!!! Empolguei um pouquinho!! Bjo!

  35. Andréa15/02/12 • 07h52

    O problema é que as pessoas confundem criticar e opinar com ofender. Não gosta de alguma coisa e ao invés de rebater com argumentos passa para ofensas pessoais. Infelizmente a internet tá cheia disso. Inclusive não consigo entender a motivação de alguém em perder tempo xingando o blogueiro, ao invés de procurar um blog que lhe agrade. Agora, por outro lado, ficar se expondo na internet e não querer julgamentos, é impossível. Se no dia a dia, com coisas corriqueiras todos estão o tempo todo julgando uns aos outros, imagine o que não farão com pessoas que “expõem a própria casa para quem quiser ver”. Anyway, o grande problema mesmo é a falta de educação do ser humano e bom senso. Bom, este último acho que está em extinção.

    • Constanza15/02/12 • 12h31

      Andréa, acabei de acordar e vim aprovar os comentários =P

  36. Telma Soares15/02/12 • 07h53

    Ola Cony!!!

    Adoro seu blog, passo por aqui tdos os dias, este texto é otimo, quando vejo pessoas com comentarios grosseiros nos blogs acho de uma tamanha falta de educação e do que fazer tb.

    bjs

    Telma

  37. Fer Francischinelli15/02/12 • 07h56

    Oi Cony!
    Eu leio o seu blog todo dia, mas se comentei em 2 posts até hoje foi muito…rs
    Não comento pois toda vez que eu vou comentar já tem algum comentario que transmite a minha ideia, então acho desnecessario e repetitivo….mas mesmo lendo todo dia, tem coisas que não concordo e que não gosto, mas se apareço todo dia, claro que pela logica sou muito mais a favor….rs
    O problema é que as pessoas acham que vida virtual e vida real são duas coisas completamente diferentes e podem dizer tudo aquilo que não podem na vida real, sinceramente, não sei até que ponto essa “era digital” é favoravel ou não pois somos obrigados a conviver com a falta de “bom senso” das pessoas não só nos blogs mas tambem nas rede sociais, comentarios de sites de noticiais, etc.
    Faça o uso da moderação e seja feliz =)

  38. Andréa15/02/12 • 08h15

    Aplausos.

  39. Nádia15/02/12 • 08h19

    Constanza, obrigada por responder meu e-mail. É uma surpresa super agradável abrir o e-mail e ver uma mensagem sua escrita diretamente pra mim (sim, eu sei que parece coisa de criança! rsrsrs).
    Mas acompanhando o blog há algum tempo, não tem como não criar essa identificação. Você não tem ideia de quanta coisa a respeito do meu modo de me vestir eu aprimorei depois que te conheci.
    Muito obrigada mesmo e um grande beijo!!

    • Constanza15/02/12 • 12h30

      Ô Nádia nem fala assim, quem sou eu rsrs. Espero ter ajudado, dá uma olhada em alguns posts antigos que fiz sobre o assunto, tem várias dicas, algumas que posso ter esquecido.

      Bjs

  40. Tati15/02/12 • 08h23

    Acho super válido moderar os comentários, senão tem gente que baixa o nível mesmo. Mas tem alguns blogs que exageram no critério e barram qualquer comentário que discorde da opinião da blogueira, apesar de manter a educação.. acho isso muito chato, é tipo o inverso do que fala o texto. Não é o caso daqui, mas tem blogueiras com o ego tão inflado que não dá mais vontade de acessar. Por isso que aqui é sempre a minha primeira parada nas horas de folga na internet, por ter realmente um jeitinho de vida real, e não uma vitrine! Beijos

  41. Vanessa Maria15/02/12 • 08h50

    Olá meninas !

    Adorei o post. Concordo plenamente com o fato das pessoas se esconderem atras de um computador para dispararem sua falta de educação.

    Tive um blog de poesias ha uns 3 anos e desisti pois as criticas às minhas obras eram ofensivas ( nao que eu nao aceite criticas, eu aceito claro e amadureço com elas ) mas falta de educação nao aceito!

    Decidi que a melhor forma de eu permitir o acesso da spessoas às minhas poesias seria publica-las em um libro. Farei isso em breve e espero em 2013 ter o meu primeiro livro publicado e sei que só quem se interessa mesmo pelo assunto e gosta de mim vai se interessar.

    Beijos para todas !

    • Constanza15/02/12 • 12h28

      Vanessa! Parabéns pelo livro! Excelente idéia!

  42. luciana15/02/12 • 08h51

    sensacional! parabéns pelo texto! e cony, mais uma vez, parabéns pelo blog. é o único ao qual sou visita fiel! e visito sua “casa” várias vezes ao dia, pq sinto que já tenho intimidade! hehe beijos!

  43. Cinthia Vilaça15/02/12 • 09h30

    Olá!

    Eu visito seu blog pelo menos umas 2 vezs ao dia, TODOS os dias! E para mim funciona como um relaxamento, entro aqui e viajo nesse seu mundo, me identifico com suas matérias, com suas dicas(e das leitoras) enfim, essa é a hora do meu dia que dedico a me dar o prazer de relaxar lendo e vendo tudo aquilo que adoro por aqui. Quase não faço cometários, mas os leio. E relamente alguns cometários são dignos de pena. E digo pena, porque você claramente consegue perceber que são cometários maldosos e ofensivos sem embasamento algum. Dá pena dessas pessoas,que precisam se esconder atrás de um pseudo nome falso para atingir outras pessoas gratuitamente. Sei que você deve ter um trabalho sobrehumano para manter esse blog e concilia-los que sua vida pessoa e professional (sim, sabemos que isso é deveras dificil, eu as vezes enlouqueço apenas para conciliar só o trabalho e marido!) e percebe-se que você o faz com amor, com dedicação. Olha, quando surgirem esses cometários maldosos, pense que para cada um, você terá vários legais! Porque acredito que assim como eu, a maioria de suas leitoras entram aqui todos os dias porque ADORAM esse espaço!
    E um aviso as desavisadas de plantão: a legislação brasileira não tem uma lei que trata especificamente de crimes realizados pela internet, mas a legislação brasileira trata de tais crimes a luz do Código Penal, de modo que ofensas via internet são consideradas sim crime. Educação minha gente não faz mal a ninguém, na verdade, é muito chique! 🙂

    • Constanza15/02/12 • 12h28

      Que lindo Cinthia! É isso aí!

  44. Simone15/02/12 • 09h38

    Muito engraçado mesmo, (o fato de nos sentirmos tão íntimas e te chamar de Cony).É a convivência né? Mesmo que virtual…
    Você ao compartilhar conosco a sua “casa”, sua rotina, seus gostos, nos faz sentir cada vez mais próximas e nos dá o direito de te chamar como se fóssemos conhecidas de longa data…rs
    Não consigo entender esses comentários maldosos no mundo da internet, ninguém é obrigado a acessar determinado endereço, e ler o que foi publicado.
    Eu por exemplo, não gosto dos post de publicidade. Quando acesso e leio que é um publieditorial e o produto não é do meu interesse já passo para o próximo post. Vou fazer comentários grosseiros só pq não me agradou o conteúdo? Claro que não!
    Imagino que manter uma página no ar não deve ser barato.Deixa a publicidade entrar, mas também não dá para transformar um blog de moda e comportamento só em posts pagos, é se jogar no abismo né?!
    É o que tem acontecido por aí, posts e mais posts que nem sempre é dito que se trata de publicidade (a maioria das vezes ninguém conta).
    Mas enfim Cony, continue com este trabalho enquanto te der prazer, te realizar! Nós estaremos sempre aqui, esperando o próximo post!

    • Constanza15/02/12 • 12h25

      Simone, ter blog dá um trabalhãaaao que vc nao tem ideia. No começo era tudo muito mais simples, pagava um servidor compartilhado, o lay out era um que meu irmão tinha feito em meia hora pra mim, postava qualquer coisa, nem postava todo dia só quando dava ou tava afim, nao tinha comprometimento nenhum. Daí começou a crescer, e muito rápido! No começo eu tinha 70 visitas por dia e achava o máximo. Pouco tempo depois, tive 2000 visitas num dia e lembro como se fosse hj, quase morri! hahahaha Hoje em dia tenho cerca de 20 x mais essa quantidade de acessos e nao tem jeito, virou emprego. As vezes custo dormir pensando em algo legal pra postar, se o lay out novo vai ficar bom, se o servidor novo vai aguentar as visitas, que quero comprar uma base nova (e cara) pra fazer resenha, e tudo isso custa dinheiro. E não é pouco. E tipo, ninguém me perguntou se eu queria virar blogueira, simplesmente aconteceu hahaha. Bom, mas isso tudo é pra falar que um blog vive de publicidade, se tem outro jeito, eu ainda não descobri. E acho super justo eu receber por algo que me dá tanto trabalho, que rouba um tempo que eu deveria estar namorando, curtindo minha família, ou mais dedicada ao meu emprego principal, ou mesmo, curtindo as férias que é o caso. To na praia, um sol de lascar e eu aqui respondendo comentários. Eu tomo TODO o cuidado para fazer publicidade de algo que eu sim compraria e usaria. Recebo muitas propostas para parcerias, mas tem umas que mesmo pagando “bem” nao tem nada a ver comigo e com vocês, entao nem tem como eu falar do produto. É tentador aceitar todas as propostas, nao vou negar, mas faço o possível para mostrar apenas o que sei que seria de nosso gosto comum =)

  45. Carol Vieira15/02/12 • 09h46

    Olá Constanza!

    Não tenho blog, mas acompanho alguns (inclusive o seu) todos os dias! E já pensei sobre isso várias vezes. As pessoas (algumas) tem uma facilidade incrível de ofender outras na internet. Mesmo sendo Psicóloga e acostumada a lidar com os diferentes comportamentos/atitudes, ainda me surpreendo com essas coisas. Já me perguntei várias vezes: Será que se fosse pessoalmente ela falaria isso? Com que objetivo esse ser escreveu isso aqui? É Constanza, creio que muitas por aqui (mundo virtual) precisam de uma terapia! Se bem que não, não, não! Terapia não resolve falta de educação! Gosto muito de moda e como disse, sou Psicóloga. Ainda irei escrever uma tese sobre o comportamento virtual no mundo da moda! hahahahaha.
    Beijo!

    • Constanza15/02/12 • 12h15

      Carol, escreva essa tese POR FAVOR! hhahaha tem que ter um explicação esse ódio gratuito na internet. Uma vida que pode ser tao leve, do bem, com humor, com gratidão, e tem gente que só quer o contrário.

  46. Juliana15/02/12 • 10h12

    Cony, eu adoro o blog da Carol e já havia lido esse post assim que ela o publicou.
    Concordo e lhe digo que se blogueira eu fosse, certamente moderaria os comentários.
    Até no meio do ano passado, eu tinha uma lista com uns 18, 20 blogs que eu costumava acompanhar durante a semana. Hoje, essa lista caiu para 6. O seu está lá. Adoro esse cantinho aqui! Gosto do seu jeito, “na sua”, vem aqui, posta sua opinião, ajuda muitas leitoras e não tem pretensões do tipo “tenho que agradar todo mundo” (odeio pessoas assim)..bom, pelo menos é o que eu percebo aqui do outro lado da tela!
    Li um comentário seu acima, que diz ser “assustador” o fato de alguns odiarem sem ao menos conhecer..eu já acho isso doentio – sou prática: se não me agrada mais, não perco tempo lendo, muito menos bolando comentários para atacar..acho isso um ultraje! Tem gente que só se presta a ler blogs com um único objetivo – atacar a blogueira. Péssimo. Triste.
    Vamos perder tempo sim, mas cuidando da nossa própria vida..rs

    Bjs

    • Constanza15/02/12 • 12h13

      Juliana, disse tudo! Odiar alguém sem conhecer é doentio!

  47. Gi Silveira15/02/12 • 10h19

    Tem gente que entra em blogs apenas para criticar e dar o contra…conheço gente assim tb na vida real viu…mas claro q na internet é mais fácil…dizem coisas q jamais teriam coragem de falar na cara. Qto ao Blogueira Shame, dou mta risada de mta coisa q vejo postada lá, mas vou falar a verdade, o q me irrita lá mesmo são as pessoas q fazem comentários, q partem pra baixaria e humilhação, pq podem postar anonimas….Anonimamente todo mundo é corajoso e perfeito!

  48. Naiara Laene15/02/12 • 10h23

    Que lindo isso, tomara que essas palavras entrem no coraçãozinho dessas pessoas.
    Porque ofender, criticar ou procurar defeitos em quem a gente não conhece não é normal!
    E eu acho que você merece todo esse reconhecimento pelo seu trabalho pela sua atitude de dar a cara a tapa mesmo sabendo que em meio as pérolas vem as pedras.
    Cony nem preciso dizer que adoro o Blog e torço pra que ele cresça a cada dia e que vc prospere mais e mais pra sempre mostrar as suas comprinhas que eu adoro!! HAHA :p
    Beijos

  49. Cristiane15/02/12 • 10h30

    Olá, a todas!
    acompanho o blog há uns 07 ou 08 meses, leio diariamente, mas quase nunca entro nos comentários.
    Fiquei surpresa ao perceber que há pessoas que criticam duramente um trabalho que transborda carinho.
    Manter um blog de moda não é fácil, além de conhecimento de mundo, há o conhecimento específico, pesquisa e o bom gosto da blogueira.
    Acho o futilish leve, gostoso, bem feito e super bem humorado.
    E olha que sou exigente! sou jornalista, adoro um bom texto e nunca vi a a Constanza escorregar no português.

    Bom, quanto ao belo texto da carol, acrescento:
    Já perceberam o quanto de gente invejosa tem por aí?
    A Sandra Maia, do yahoo tem vários algozes nesse sentido…
    Outro dia vi alguém que postava seus textos nos comentários da Sandra, desdenhando, competindo, provocando… um horror!!! E pasmem: havia que engrossasse o coro!
    Pergunto aos invejosos: SE VOCÊ TEM TALENTO E SABE FAZER MELHOR, ME DIGA O PORQUÊ DE NÃO SE LANÇAR NO MERCADO?

    DÊ A CARA A TAPA, AO INVÉS DE TENTAR BRILHAR ENLAMEANDO OS OUTROS.

    beijo grande,

    Cris
    Belém-PA

  50. Crisglamphyna15/02/12 • 10h55

    Olá meninas!
    vivemos a era do ódio na internet, onde as pessoas se xingam, se ofendem, e não acrescentam nada de bom. Mas será que realmente alguém que vive a exposição de vocês, como blogueira, saberá realmente quando o comentário é construtivo ou não? porque meninas, é um defeito mortal do ser humano o ego. E isso não é errado. Nenhuma emoção é boa ou ruim, é apenas humano. E mtas vezes vi algumas blogueiras se magoarem por uma opinião sincera. Não era grosseira, nem vulgar, nem nada disso. Era apenas sincera, alguém que disse que não gostou disso ou daquilo. Gente, não gostar de algo que gostamos, acharem feio algo que achamos lindo não é errado. É aprender que não precisamos sempre da aprovação de todos. Agora agressões não: tem mesmo é que se defender. Visito seu blog há pouco tempo e estou gostando! o texto é mto bom, faz a gente dosar melhor o que diz! porque sabem né? quem fala o que quer, ouve o que não quer.

  51. mirella15/02/12 • 11h07

    Acho que as críticas começaram a ficar piores depois que os jabás ficaram discarados…de repente ninguém mais tem opinião, ou melhor, tem sim e publica, mas pagando né…

    pra qualquer leitor com mais de 2 neuronios, isso incomoda, e muito.

    veja bem, o que incomoda nao é o fato de das blogueiras lucrarem, e sim da maneira como isto vem sendo feito hoje.

    e convenhamos, tem muita blogueira por aí extremamente mal educada….

  52. Ana..15/02/12 • 11h10

    ” Obrigada Carol!” 2.. Já manifestei várias vezes sobre o assunto. Já mandei até email e dei um susto na Cony( lembra, Chata de galocha, comentários..), não sei se lembra, mas oimportante é que fique mais uma vez registrado: ” Obrigada Carol”! Isso pq nem tenho blog.
    Beijos Cony! Volta para o carnaval??

    • Constanza15/02/12 • 12h08

      Ana, volto nada… eu fujo de carnaval rs…

  53. Suzana15/02/12 • 11h21

    Cony! Muito bom justo você, minha blogueira favorita, comentar sobre isso. Falta de educação tem sido a coisa que mais me irrita na internet. Infelizmente, os leitores pensam que ter um espaço aberto para comentários, dá direito à falta de educação, agressividade.
    Também deixei de ler o Shame porque os leitores são tão, mas tão chulos, que chega a dar nojo. Acabam brigando entre eles mesmos, esquecendo até sobre o assunto do post. Também percebi isso não só nos blogs, mas em sites de notícias, onde as pessoas vão lá só xingar os envolidos na reportagem… Isso tá demais, as pessoas perderam a noção só porque estão escondidas pelo anonimato e não frente a frente.
    Beijos pra você e sucesso!

  54. Kelly15/02/12 • 11h42

    Futilish e Small, os dois blogs mais autênticos que acompanho.
    POR FAVOR continuem assim. rsrsrsrsrs
    Sabemos que blog também é trabalho e vocês merecem reconhecimento e serem remuneradas por isso. Mas nunca vendam/anunciem algo que não acreditam e jamais comprariam/usariam só visando lucro. Muitas blogueiras que tinham até um “papo legal”se perderam seduzidas pelo poder financeiro do “publipost”. Os blogs (alguns hoje chamados de site) servem apenas para “empurrar” produtos goela abaixo de seus leitores. Tentando convencer, com a popularidade que foi conseguida nos tempos idos de “sinceridade”, que produto “X” é o”must have” e você “tem que ter”.
    Lamento, como leitora ,por ver tanta gente que escrevia coisas bacanas venderem sua opinião tão descaradamente.
    Parabéns para vocês meninas (Cony e Carol). Continuem sendo autenticas.
    Beijos

  55. Daniela F.15/02/12 • 11h53

    Oi Cony, td bem?
    Achei realmente o post muito bom, sou muito a favor da moderação, pois tem vários blogs que os coments não são moderados e rola muita baixaria, parece que tem gente que espera a 1ª oportunidade, ou um vacilo qualquer da blogueira, e comenta só pra ofender! Não entendo como existem leitoras que acham que a blogueira tem alguma obrigação com elas tipo: falta post no blog, ou o assunto é ruim, ou qualquer outra coisa do tipo…
    Acho que antes de tudo o blog é uma ferramenta pessoal da blogueira e um momento de descontração para os leitores, por isso o respeito e a educação devem vir em 1º lugar….
    Adoro seu blog Cony, já escrevi isso antes e para mim é o mais próximo da minha realidade, por isso te desejo sempre muito sucesso!!! bjos

  56. Marina de Paiva Costa15/02/12 • 11h56

    Uhu!!!Mil aplausos!!!
    Os encomodados que se retirem pois nunca foram obrigados a entrar…antes de criticar é preciso fazer melhor e ter coragem de se mostrar pra essa enorme janela que é a net!!!Bjos! Adoro seu blog!

  57. Viviane15/02/12 • 12h08

    Oi Cony,

    Esse post de hj vai de encontro com o e-mail que mandei para vc sobre aquele comentário debochado, será que “essa pessoa” lendo esse post vai lhe dar outro prêmio de futilidade?
    O post – E a sobrancelha? “Esse post já ganhou o prêmio de futilidade da internet. Parabeinzzzzz”!

    Bjs,
    Viviane

    • Constanza15/02/12 • 12h12

      Lembro Viviane… Pra quê aquilo né?

  58. Andréa15/02/12 • 12h14

    Puxa, o que eu falei demais para meu comentário não ser aprovado. Mas tudo bem, não tenho o hábito de comentar mesmo. Obrigada.

  59. 15/02/12 • 12h18

    Não é porque gostamos do blog e da blogueira, que temos que concordar e achar legal tudo o que é escrito; temos nossas próprias opiniões e gostos. O que acredito é que, com relação a “convivência” entre blogueiras e leitoras, as atitudes necessárias são: educação e respeito. Você pode discordar de alguém, e mesmo assim, fazer de forma educada e respeitosa (sim…isso é possível).
    Cony, gosto muito de você e do blog. Concordando ou não com as opiniões emitidas, não deixo de admirar o seu trabalho. Bjos

  60. leticia15/02/12 • 12h30

    Excelente!!!
    Acho ridículo essas pessoas a toa que entram para falar besteira.
    Adoro você e seu blog/casa.
    Beijos

  61. Andréa15/02/12 • 12h40

    Rsss… Duro atender esse povo impaciente… Adoro o blog e entro aqui todo dia… Beijo e boas férias.

  62. Ana15/02/12 • 12h43

    Nossa Cony, adorei esse texto da Carol. Acho exatamente isso. As pessoas tem que ter educação na hora de comentar mesmo. Eu leio seu blog tem mais de dois anos e raramente comento. Ultimamente tenho comentado mais. Toda vez que vou fazer um comentário, principalmente se é pra trazer alguma crítica, sempre procuro reler pra ver se me expressei mal em algum momento, se fui grossa sem intenção, porque de uma coisa estou certa, a palavra escrita é muito diferente da palavra falada, porque não tem entonação.
    Eu, assim como a Mariana, também sou mais do perfil de achar ruim, ficar calada e não voltar mais, do que de reclamar. Eu que acompanho blogs de moda e beleza há cerca de dois anos, observei nos últimos tempos uma mudança radical na condução desses blogs e pra mim, sinceramente, foi uma mudança pra pior, algo que tem empobrecido os conteúdos e que tem me feito abandonar algumas leituras sem nem mesmo ter chegado a fazer qualquer crítica à blogueira.
    O seu blog mesmo é o meu preferido, entro todo santo dia, porque gosto muito do jeito que você escreve, acho você mais gente como a gente. É óbvio que seu blog passou por mudanças, mesmo porque as pessoas mudam né? Mas eu continuo gostando tanto quanto no início. É claro que vez ou outra tem uma ou outra coisa que não gosto, um post que não acho tão legal, um período com mais publiposts do que eu gostaria, mas acho que a gente não precisa ser mal educado pra falar essas coisas.
    Ah, sabe que descobri seu blog quando li no twitter do Marco Antônio de Biaggi sobre o Marrocanoil e fui pesquisar no google e um dos links era aquele seu primeiro post do Marrocanoil? Foi paixão à primeira lida. Foi o primeiro blog de moda e beleza que descobri e ainda hoje é o meu predileto.
    Parabéns pelo seu trabalho e pela sua espontaneidade!! Torço sempre para o seu sucesso!!
    Beijo grande!!

  63. Francine15/02/12 • 12h52

    Concordo plenamente tb… Tem mto blog que acho chato por aí, que as meninas dão dicas “furadas”, ficam se exibindo, etc… mas, simplesmente não entro… se acho chato, vou procurar outro que agrade e pronto. Tem nada que ficar perturbando né.

  64. Kelly15/02/12 • 13h01

    É isso ai Cony. Trabalhar com o Blog, SIM. Receber por isso LÓGICO! Mas não perder a identidade…
    =)

  65. Carol Vieira15/02/12 • 13h20

    Pode deixar Constanza, vou escrever esta tese sim! E como precisarei fazer uma pesquisa de campo, vou contar com você tá?! rsrsrs
    Mas acho que você consegue “sobreviver” com muita educação e sutilileza neste mundo virtual tão maluco!
    Beijos!

  66. Claudio Satiro15/02/12 • 13h46

    Legal Cony… muito coerente o texto e tua decisão de publicá-lo no blog. Sempre haverá no mundo pessoas que sabem se expressar com opiniões a favor, imparciais ou contra às tuas. Porém, há também aquelas que não sabem. E o que é pior, aquelas que, protegidas pelo anonimato (como já te disse várias vezes que a internet não tem rosto), se acham no direito de desabafar suas frustrações pessoais, encobrir seus recalques e externar suas invejas através da má educação, da agressão verbal e ofensas virtuais.
    Sempre leio reportagens de noticiários, automóveis, viagens, moda (as tuas por razões óbvias), etc e sempre opino naquelas que me chamam a atenção e quem tem alguma coisa a ver comigo. Mas… como está no texto, sou teu convidado e não derramarei propositalmente a taça de vinho tinto em seu tapete branco só porque você me serviu um vinho suave e eu prefiro o seco. Então o que fazer nesta hora?! Se isto for considerado por mim como uma afronta, eu simplesmente não voltarei mais à tua casa, simples assim… não vou te agredir por isso, somente não voltarei mais.

    Bj grande, meu apoio à você é incondicional!

  67. Renata Nogueira15/02/12 • 13h49

    Adorei o texto da Carol. Diferente do que mta gente pensa um blog dá trabalho e a gente faz com o maior amor, mas infelizmente, do mesmo jeito que conhecemos pessoas legais tem tb os “malas”, que muitas vezes fingem “amizade” mas que no fundo vão lá ofender como “anônimos”. Mas enfim, tudo tem ônus e bônus, então o jeito é a gente seguir feliz e torcer para que a educação e o respeito prosperem! Não gostou?! Clica naquele X lá no canto superior da tela do computador, não é?! Bjs!

  68. Pati Lisbôa15/02/12 • 14h01

    Cony, por isso que adoro vc!
    Sinceridade acima de tudo! E é lógico que tu deve selecionar o que publica, mesmo com o “tempo dispensado” e/ou carinho da pessoa que mandou a dica pra ti. Mas se não selecionasse “tua casa” não seria tão especial quanto é (no meu ponto de vista).
    Quer saber, sobre os comentários maldosos nem vou comentar, porque não vou ficar batendo palma pra maluca/o dançar! Não vale a pena…pessoas sem educação são SÓ pessoas sem educação.
    Vc e sua casa são muito especiais…tu já deve saber o quanto gosto! 😉
    Impossível não te visitar várias e várias vezes por dia! E sofro de abstinência “futilishtica” quando viajo, hahahaha
    bjão e parabéns!

  69. Lívia Duarte15/02/12 • 14h03

    Conita olha suas mensagens no facebook!

  70. Gabriella Lima15/02/12 • 14h17

    Nuuuuuu!!! Falou tudo! Adorei!

  71. Diene15/02/12 • 14h17

    falou e disse!

  72. Asrai15/02/12 • 15h04

    Excelente texto,é bem por aí!

  73. Gabriela Zapata15/02/12 • 15h14

    Desculpa eu mesma errei no nome do blog.

  74. Mariana15/02/12 • 15h27

    Oi Cony 😉
    Terceiro comentario no mesmo post é um record para mim.
    Mas como eu disse antes no comentario 32, tenho pensado muito sobre esse assunto e acabei de ler uma entrevista da Julia Petit que achei super pertinente então resolvi te mandar.
    Acho que todo mundo deveria ler. Eu concordo totalmente com ela.
    http://blog.campus-party.com.br/index.php/2012/02/14/julia-petit-fala-sobre-blogs-internet-publicidade-e-campus-party/
    Mariana

  75. Luana Batista15/02/12 • 16h06

    Olá Cony e todas.

    Não li os comentários anteriores pois estou – como sempre – correndo por aqui. Mas minha passadinha no Futilish, assim como no Small Fashion Diary, é de lei e praticamente diária. Adoro o blog da Carol e já li e amei esse texto em questão, mas não lembro se cheguei a comentar lá. Bom, não quero divagar sobre o que leva alguém a sair por aí usando de seu tempo para vir aqui ou em qualquer outro lugar postar comentários maldosos de crítica pela crítica, sem qualquer discernimento ou utilidade. Talvez doença, sei lá!

    Mas imagino como para vocês seja triste e às vezes desestimulante.

    Nós leitoras acabamos estabelecendo uma relação quase íntima com as blogueiras que acompanhamos, talvez pelo jeito de vocês escreverem, pela vida que levam, pelos interesses que têm, pela forma com que conduzem o trabalho no blog…

    Eu não sei se vocês blogueiras imaginam isso, mas nós somos anônimas para vocês, mas vocês são nossas “amigas”! Escrever é um ato de exposição muito grande e a gente que lê acaba se sentindo muito próximas! E é chato quando a gente interage num comentário ou envia alguma dica e fica sem resposta. A gente se sente meio ignorada, sabe? (a carente, rsrs).

    Mas sem brincadeira, eu acho que blogs assim como o seu, Cony, são um pouco construídos coletivamente, apesar do trabalho ser só seu. Uma menina que manda uma “dica da leitora” quer colaborar contigo. Acho que seria de bom tom se você respondesse explicando o motivo de não publicar e não deixar que a mensagem passe em branco(não sei você faz ou não isso, aproveitei sua última resposta na qual comenta essa questão). Inclusive eu vou te mandar uma dica da leitora! hehe. Só falta eu descobrir para onde mando o e-mail (vou fuçar!).

    Adoro vir aqui! Parabéns pelo trabalho!

  76. Lorena15/02/12 • 16h36

    Simplesmente FANTÁSTICO!!!

  77. Camila Piton15/02/12 • 17h21

    Concordo plenamente!
    Não entendo o motivo de tanta agressão gratuita, eu que sou leitora leio cada comentário e fico revoltada como se estivessem ofendendo a mim. Acho super injusto e quando vejo defendo meeeesmo!
    Poxa a pessoa se dá o trabalho de pensar, pesquisar, montar, escrever TODOS os dias e parece que tem gente que se esquece que se trata de PESSOAS.. que tem sentimento igual as outras e que mtas vezes trocam estar com a familia, sair com amigos, pra ficar em frente ao computador lendo baboseira de gente sem educação !

    E quanto à remuneração não vejo problema algum, acho é muito justo! Ou vão dizer que trabalham de graça? Muita hipocrisia criticar, se estivessem no lugar seriam os primeiros a apoiar a causa!
    E por sinal este é só mais um dos motivos que me fazem ser fã do blog e da Cony.. Há publicidade e não há perda de identidade, de critério, a gente vê que ela não anuncia o que não compraria. E tem coisa melhor do que descobrir novas lojas online? Eu adoro, já comprei e virei cliente de muitos anunciantes do blog!

    Cony, seu blog é o melhor de todos!
    Não é a toa que a gente se identifica tanto com você, e se apega como se fosse uma amiga que a gente liga todo dia pra saber de novidades ou compartilhar achados..
    Você merece esse sucesso todo, por ser essa simpatia em pessoa, por ter esse carinho e essa proximidade única com suas leitoras!

    Resumindo: não liga para oposição, a gente te adora 😉
    ASHUAHSAUSHUAHSUASHUAS
    Beeijo

    • Constanza15/02/12 • 17h39

      Owwwwnnn Camila!! Muito obrigada mesmo! 🙂

  78. Cibeli15/02/12 • 17h39

    Muito bom!

  79. deveriaestarestudando15/02/12 • 18h18

    Ótimo texto.
    Existe uma diferença do tipo abismo entre criticar e desrespeitar.
    Aceito todos os comentários com críticas. Não fiz o blog pra receber só elogios e “tá linda, flor!”. Não! é pelos comentários que trocamos ideias e conhecemos quem entra no blog.
    Fiz amizade com muitas meninas que passam por lá. Do Brasil e de vários lugares do mundo.
    Isso é legal.
    Descarregar seu ódio em uma pessoa que você nem conhece é no mínimo triste.
    Qual o motivo? magoar? ferir?
    Já pensou se o ser humano por trás do blog teve um dia ruim? um dia triste? E abre o blog e tem que ler: “você deveria morrer e não postar o que você usa”.
    Aconteceu comigo: Recebi muitos comentários falando que sou muito branca, que deveria tomar um solzinho. Se elas soubessem que minha mãe tem câncer de pele, quem sabe não seriam mais humanas, né?
    bjks, Cony!
    Mel

  80. Cibele15/02/12 • 19h07

    Eh triste vem como vida virtual as pessoas perdem o respeito umas pelas outras. AS pessoas enchem a boca pra falar se seus direitos, mas poucas delas cumprem com seus deveres.
    Lindo texto.

  81. Ana Carolina15/02/12 • 19h07

    Ai Conny, é muita gente desocupada pro meu gosto… é tão simples: Não gosta, NÃO COMENTA!

    E por falar em “críticas construtivas”, ahahahha Já reparou nas roupas que a Adriane Galisteu tem usado nesse novo programa que ela está apresentando? Eu acho que ela já pode roubar o lugar de criminosa fashion da Paula Fernandes, sério, é coisa de louco… Creio eu que cabe um post!

  82. LEILA15/02/12 • 19h55

    Concordo com o texto, mas acho que a educaçao tem que ser mutua, e mtas vezes a falta de educaçao vem das blogueias em relaçao as leitoras, ja vi blogs ótimos, mas com blogueiras sendo grossas ao responder uma dúvida de leitora, concordo que as vezes as perguntas sao bobas (e nao ofensivas), e a blogueira responde de maneira agressiva, nao com insulto,mas de maneira ironica, debochada, beirando a falta de educaçao. Assim como acho que se uma pessoa nao gosta de um blog ou da blogueira, nao deve acessar esse blog, acho que se uma pessoa nao tem paciencia em responder perguntas ou duvidas das leitoras, fica dificil manter um blog, neh? Uma vez vi num blog que nao me lembro qual, a blogueira falava de um produto pra cabelo, que havia usado e o cabelo estava bonito e uma leitora perguntou se havia tirado foto, e a blogueira disse que se tivesse tirado a foto estaria no post… tdo bem…isso eh fato, mas poxa…custava ser um pouco mais agradavel com sua leitora, que ao meu ver, nao foi nada ofensiva e talvez somente nao tenha elaborado bem oque queria dizer, que talvez fosse “ah gostaria de ver o resultado”… ja vi tb mtas blogueiras que debocham de leitoras que discordam (educadamente) com oque ha no post, enfim, concordo que o blog eh uma casa aberta a convidados, onde o anfitriao nao deve ser ofendido por seus convidados, e seus convidados nao deve ser ofendido pelo anfitriao, msm que ele diga educadamente que seu “quadro” nao esta bonito naquela parede, ou que lhe faça uma pergunta obvia! bjos, adoro seu blog (ps. to sem acento) rs

    • Constanza15/02/12 • 21h05

      Leila, esse blog que vc falou q nao se lembra qual, foi o meu mesmo hehehe. bjss

  83. Alessandra Novais Capeleiro15/02/12 • 23h21

    Perfeito o texto.O seu blog é um dos que eu visito todos os dias e esse texto caiu como uma luva para essas pessoas mal educadas que infelizmente nos tropeçam no dia a dia.Parabéns Cony pelo blog maravilhoso que nos dar o prazer todos os dias em visitá-lo.Bjus no seu coração!

  84. Laíza15/02/12 • 23h56

    Oi Conny, tudo bem?

    Eu sou leitora assídua da Carol, e me identifico bastante com o jeito com que ela encara a moda.O blog dela tem um tema bem delimitado, os “looks do dia” são uma expressão da arte dela, são bem verdadeiros e despretenciosos. Gosto muito. O texto dela ficou excelente.

    Acompanho seu blog faz um tempinho, gosto muito de ver as “comprinhas” que vc sempre faz e as dicas de peças legais em lojas mais em conta. Curto mesmo. Parabéns!

    Mas já vi usando este espaço várias vezes para “gongar” o corpo de fulana, a roupa daquela outra, a tal marca piriguete e blá blá blá. Sempre me perguntei o que havia de construtivo nesse tipo de post, que gerava comentários ainda mais maldosos. Contudo, sempre ignorei.
    Não sei qual a sua intenção quando os escrevia, e você nem deve satisfação sobre isso, afinal, o blog é seu, mas confesso que soava pedante para mim.

    exemplo : http://www.futilish.com/2009/07/quem-vestiu-miozim/

    O que está acontecendo é que o feitiço está virando contra vc’s. Antes vocês gongavam, agora são gongadas 10 mil vezes pior.

    “como ela usa nossas tendencinhas?” isso já foi escrito na Bloglândia, e coisas assim, pegam muito mal e as pessoas não esquecem.Esse tipo de comentário gera reações ainda mais baixas e tudo acaba virando uma bola de neve, pq quem fala o quer, ouve o que não quer.

    Fiquei assustada com um blog da “titia shame” qd o conheci! Lá, as pessoas são ridicularizadas mesmo! E eu pergunto: praQminhagente?!

    Deve haver mudança de postura de todos, inclusive dos leitores, porque do contrário, ao invés de sabermos onde comprar “aquela” blusa mais barata, só ficaremos lendo sarcasmo, falta de respeito, gente covarde sem coragem de dizer o que pensa e assumir e muita falta de educação! Resumindo : muita baixaria!

    Olha, fui bem sincera no que escrevi, e quero deixar claro que não concordo com toda essa falta de respeito que anda rolando contra certas blogueiras (por pior que elas sejam), ainda mais quando é por baixo dos panos, sem a assinatura sabe? É muito fácil falar o q quer sem mostrar a cara para bater.

    Enfim, que todos aprendamos a lição.

    • Constanza16/02/12 • 11h58

      Laíza, mas que mulher não curte fazer uma fofoquinha sobre celebridades??? Como já falei por aqui, é muito diferente vc sentar com amigas e falar da celulite alheia, a que alguem entre na sua casa e te chame de gorda, feia e pobre. Essa é a simples diferença. Bjs

  85. Marielle16/02/12 • 00h16

    Hahahaha Eu lembro desse dia e desse comentário! Foi grossinho, mas eu achei engraçado também…sei lá, pelo menos na minha vida pessoal eu tb faço dessas e levei dessa forma, sem tanta seriedade. Não se pode julgar o todo por um pedacinho! rs

    • Constanza16/02/12 • 11h55

      Marielle, e tem dia que a gente acorda numa paciencia né? rsrs acontece… rs

  86. Shirley Santos16/02/12 • 09h47

    Oi Cony (adoro apelidos, acho muito carinhoso)!?!
    Adorei o texto e visitei o blog da Carol, e tb gostei muito do blog, dela e da história dela.
    Bem, qdo eu começo a visitar um blog/site assíduamente, só comento qdo gosto muito de alguma coisa, ou pra elogiar/incentivar mesmo a blogueira !
    Muitas vezes me assusto com reações que as leitoras se dão o direito de ter. Puxa vida, qdo não gosto, não concordo, ou deixo de ter afinidades com os posts: deixo de acessar. É tão simples !!!
    E assim é na vida real, qdo alguém ou alguma coisa nos faz mal, o que fazemos ? Nos afastamos, evitamos, ignoramos !!!
    Meu DEUS, a vida é muito boa e rápida, pra perdermos tempo provocações e críticas. Acessamos os blogs por pequenos momentos de satisfação, então vamos ser mais leves, agradáveis e , principalmente, ou pelo menos, educados.
    Beijos, e boas férias !!!

    • Constanza16/02/12 • 11h53

      Obrigada Shirley =))

  87. LEILA16/02/12 • 13h46

    hahaha…ah, foi aqui nesse blog o comentário que citei? hahahha…Leio diariamente tantos blogs de moda, de viagem, de politica, que depois minha cabeça vira uma confusao soh, e nao sei onde li oque!

  88. Diana Simoes16/02/12 • 14h29

    Texto incrível! Concordo em gênero número e grau. A educação independe da virtualidade.

  89. Thiciane16/02/12 • 20h12

    Oi Cony, parabens por mais esse post, perfeito!
    sou fã de carteirinha do blog e te admiro muito
    só sendo muito elegante, chique mesmo, pra lidar dessa forma com esse povo mal educado e amargurado
    eu fico logo com raiva desse povo, viu?!
    pq mexer com amiga minha é mexer comigo!!
    rsrsrsr
    bjim
    vc devia receber um trofeu, só vc mesmo sendo muito chique e elegante, um tapa com luva de pelica
    eu ja fico

  90. Thiciane16/02/12 • 20h13

    Oi Cony, parabens por mais esse post, perfeito!
    sou fã de carteirinha do blog e te admiro muito
    só sendo muito elegante, chique mesmo, pra lidar dessa forma com esse povo mal educado e amargurado
    eu fico logo com raiva desse povo, viu?!
    pq mexer com amiga minha é mexer comigo!!
    rsrsrsr
    bjim

  91. Laíza16/02/12 • 21h14

    Quem nunca Conny ? é verdade!!! kkkkkkkkk

    Boa sorte, e não se deixe abalar por isso não.

    bjos

  92. Paula25/02/12 • 11h38

    Muito bom o texto… Mas o pior é quando a blogueira humilha suas leitoras, e isso vc sabe fazer bem, né? Deprimente!

    • Constanza25/02/12 • 12h09

      Se dentro da minha casa alguem me ofende, óbvio que vou responder né Paulinha? Agora, humilhar leitora, isso nao me lembro de fazer nao… rsrs Bjusssssssssss (ó, tá vendo como to sendo fofa com vc? hahaha)

  93. Tatiana06/03/12 • 11h19

    É pra comentar ou pra elogiar?? Tão se doendo muito. Todo blog agora tem um post sobre a agressão no mundo virtual… Tá já enchendo o saco!! É só não pedir pra comentar! Pede só pra elogiar, puxar o saco, rasgar seda, etc…!!!

    • Constanza06/03/12 • 11h22

      É para comentar com educação Tatiana, assim como vc acaba de fazer, super gentil e delicada hehehe. Nao é assim q agimos na vida real quando vamos visitar alguem?

  94. Marcella08/04/12 • 18h00

    No lugar da Carol teria feito o mesmo ,oops, teria não…fiz!!!!No meu Face montei uma série de fotos q batizei “BLOGANDO”…pois tinha a intenção de trazer roupas dos EUA p revender, mas como não compro marcas de renome, meu máximo é Michael Kors(rsrsrsrs) recebi anonimamente um e-mail falando dos meus “trapinhos”(pq compro muito na Zara,H&M, Forever XXI, ALDO…)e tbem supostamente por causa da minha idade (40 anos)como se mulheres de 40 tivessem q vestir burcas agora!!!!!!!!!!!!Tento não ser “ridícula”e usar coisas condizentes com meu corpo e idade, se dou uma derrapada???Pode ser, mas se até no Red Carpet vemos muitos “acidentes” pq seria diferente na vida “real”???Enfim,a pessoa q me escreveu só pode ter pego meu contato no Face e eu respondi com toda a educação e sugeri à pessoa q SE excluísse do meu Face se as coisas q eu posto não são importantes ou fúteis demais p ela!!!!Até hoje não descobri quem foi pq ninguém SE excluiu!!!!
    Mas tem muita gente assim no mundo…por inveja ou por desdenhar de alguma coisa q julgam desnecessária saem julgando e atirando pedras…anonimamente, pq com nome e sobrenome todos são educados!!!!!!!!!!
    Até iria sugerir em nome das mulheres de 40, 50, 60…q houvesse no blog posts específicos para não sairmos q nem doidas nas ruas!!!!!Sou do tipo “petit”mas faço musculação 3x por semana para ajudar o q a força da gravidade insiste em levar p baixo, não sou musculosa, só tento manter as partes em seus devidos lugares (rsrsrsrs).Acabou q deletei algumas fotos por terem sido batidas c a luz errada mas assim q tiver tempo farei novamente e quem não gostar q não “futrique” q é mais fácil e educado p todos.
    Bjs e sucesso!!!!!!!!!!