31
Oct 2011
Sobre Iluminação e Maquiagem…
Maquiagem, Organização

Lembram quando mostrei vários modelos de penteadeira aqui? Uma das minhas maiores dúvidas (e acredito que a de muita gente também) é sobre qual a iluminação certa para a maquiagem. Já perdi a conta de quanto gastei comprado luminárias dessas de mesa mesmo para tentar acertar a luz. Fora as luminárias, já tentei diversos tipos de lâmpadas e ainda não me dei por satisfeita. A luz do banheiro sempre é a melhor para me maquiar, então tenho que ir de mala e cuia com meus produtinhos fazer a maquiagem longe de onde deveria ser feita, na penteadeira.

Bom, tudo isso é para introduzir um e-mail que recebi, da Simone, arquiteta especialista em iluminação (perfeito né?), esclarecendo as dúvidas sobre a melhor luz para o make up.

Explica pra gente Simone!

“A melhor luz para maquiagem na verdade não tem tanto a ver com a cor da lâmpada. Tem mais relação com uma característica delas, que é a capacidade de reproduzir as cores com fidelidade.

Realmente, as lâmpadas conhecidas como “quentes” tem um índice maior neste quesito, 100. Mas, as lâmpadas conhecidas como “frias” já chegam a 85-90, o que é considerado ótimo, além do que o olho humano não consegue identificar essa pequena diferença. O problema é que muita gente compra lâmpada fluorescente de baixa qualidade, que tem esse índice menor, o que prejudica a reprodução das cores e a fama do produto.

Bom, passando para a questão da forma da instalação:

  • Um ponto de luz acima da cabeça é fundamental, mas nem de longe suficiente. Deve ser associado a um sistema secundário, mais elaborado. Temos duas opções:
    • Os espelhos com lâmpadas “quentes” (incandescentes) em volta (tipo camarim) são uma opção bem difundida, mas apresentam um problema grave: esse tipo de lâmpada – o nome já diz – esquenta! Daí que maquiagem e calor não combinam muito bem, certo?
    • A melhor solução é embutir lâmpadas fluorescentes tubulares (aquelas compridas), de boa qualidade (Philips, Osram – modelo T8), atrás do espelho, de todos os lados.  (vide fotos em anexo)

Para isso, o espelho deve ser colado numa base de madeira que você pode fazer em qualquer marceneiro. É uma caixa, com os 4 lados recuados. Esse recuo serve de espaço para a instalação das lâmpadas.

Na foto anexa não tinha sido instalada a lâmpada de cima ainda, mas o ideal é que os 4 lados tenham lâmpada.

O resultado é esse tipo de luz chamada INDIRETA, que não cria sombras e permite a melhor visualização do rosto. Luz indireta, vinda de lâmpadas fluorescentes (que não esquentam), com bom índice de reprodução de cores – podem acreditar, é o máximo!! Fora que o ambiente todo fica um luxo com esse efeito especial. Essa técnica é maravilhosa também em provadores de lojas. Algumas já adotaram, tenho visto por aí!

As lâmpadas fluorescentes existem comercialmente em 3 tonalidades de cores diferentes (cor da luz!). As mais conhecidas são as brancas, mas tem também as amarelas e as neutras (um tom intermediário). Então essa determinação “lâmpada quente é amarela” e “lâmpada fria é branca” não está totalmente correta. Muita gente compra lâmpada em supermercado, e nesses locais geralmente as fluorescentes são só brancas sim. O melhor é procurar uma loja de produtos elétricos, para pedir a especificação mais adequada. E qual a diferença? Ahh bem, isso é oooutro assunto!”

Simone Ito, Arquiteta e Lighting Designer, Londrina/PR

Dica de profissional! Obrigada Simone!

31 Comentários
  1. #1
    Fabí
    31.10.2011 - 08:30

    Uai, mas essa iluminação da foto que é a indicada ? Esse banheiro tá lindo, o meu vou fazer assim, mas me deu agonia de imaginar usando esse espelho para me maquiar… achei muito escuro, sei lá. Eu gosto da lâmpada na minha cara, e minha cara grudada no espelho [aloka], se não, não sai nada.

  2. #2
    Nicole Melo
    31.10.2011 - 09:00

    Desculpa Simone, mas essa iluminação esta péssima pra maquiagem.
    Eh necessário SIM uma iluminação de cima, só essa iluminação indireta nao eh nada boa. Ela eh linda para termos decorativos! Nesse caso a luz tem que vir de frente, pra que possamos ver exatamente a cor dos produtos que estamos utilizando.

    Bjs

  3. #3
    Ana Flávia Figueirêdo
    31.10.2011 - 09:13

    Pois é, tbem achei isso, num fica escuro não? Talvez seja pq a luz principal do local (teto) não estivesse acesa no momento da foto… Enfim, tô louca pra arrumar a iluminação do meu cantinho da make up, mas ainda tô em busca da melhor opção…

  4. #4
    31.10.2011 - 09:34

    Tudo lindo mas para maquiagem a luz tem que ser melhor…

  5. #5
    Gabi S.
    31.10.2011 - 09:36

    Bom, não sou especialista mas concordo com a Nicole.
    Acho que faz falta um iluminação vinda de cima!
    Vocês já viram as dicas do Sadi? http://sadiconsati.com/luz-para-maquiagem/
    Achei o post bem explicativo e gostei das sugestões.

    Beijo!

    • #6
      Constanza
      31.10.2011 - 09:45

      Gente, ela falou q nas fotos AINDA nao tinha sido instalada a iluminação de cima…

  6. #7
    31.10.2011 - 09:55

    Conny, so vc msm pra aguentar esse pessoal que nao le o post direito… dps de todo o trabalho q vc tem pra pesquisar e montar tudo! hahaha! Meninas, a luz do teto nao estava acesa, tao pouco instalada! Ta escrito, gente! Aposto que de noite principalmente essa iluminacao fica perfeita! Principalemnte por causa dessas colunas laterais que direcionam a luz… essa dica eh pra guardar na pastinha de decor! Obrigada Constanza! : )

  7. #8
    lili
    31.10.2011 - 10:07

    ola cony bom dia!
    bem ,queria uma ajudinha sua,se possível claro!
    tenho que fazer um trabalho sobre tendencias inverno 2012,e gostaria de uma boa fonte sabe?algo que vai se usar mesmo,quero passar credibilidade p minha gerente rsrsrs!e ngm melhor que voce p me da umas diquinhas rs…NAÕ TE MANDEI POR EMAIL PORQ N TOU CONSEGUINDO ACESSA-LO..beijos bom dia

  8. #9
    Fabí
    31.10.2011 - 10:09

    Verdade, agora que eu li direito… foi mal, desculpaê ! [#preguiçosa modeon]

  9. #10
    Paula
    31.10.2011 - 10:13

    Eu acho que fica um ambiente super sofisticado!

    No Hotéis da rede Ibis os banheiros têm uma iluminação parecida (não tão bonita como essas da foto), que cria esse efeito de iluminação lateral e iluminação superior, adorei pra me maquiar! Aprovadíssimo!

    O dia que eu tiver a minha casa, vou fazer assim… 😉

  10. #11
    Iraci Messias
    31.10.2011 - 10:16

    As pessoas não leem o post direito e vem falar que a mulher nao sabe das coisas. Arquiteta especialista em iluminação, gente! Ela estudou (muito tempo) pra saber tudo isso.

  11. #12
    31.10.2011 - 10:20

    Você leu meus pensamentos…tava querendo muito saber + sobre isso…o meu espelho só tem luz encima e acho pésssimo, muitas vezes faço a make com a luz do espelho apagada…adorei!

    bjs

    http://www.modaeestiloonline.blogspot.com

  12. #13
    luiza alves
    31.10.2011 - 10:23

    Que banheiro mais bonitinho!!!

  13. #14
    Caroline®
    31.10.2011 - 10:34

    Belo banheiro. Vou copiar.

  14. #15
    Gabi S.
    31.10.2011 - 12:13

    Cony, desculpe, sem polêmicas.
    mas o que eu entendi é que ela disse que a luz da parte de cima do espelho não tinha sido instalada. Pq ela disse que o ideal seria que os quatro lados tivessem iluminação.
    Mas enfim, o importante é a informção…Não quero desmerecer o conhecimento de ninguém!

    Beijo!

  15. #16
    Janaina
    31.10.2011 - 12:15
    • #17
      Constanza
      31.10.2011 - 12:55

      Que bafóooooon Janaína! Bem q tinham falado que eles estavam separando msm, mas ngm tinha dado certeza =/

  16. #18
    Cássia Lopes
    31.10.2011 - 12:21

    Cony, estou fazendo a minha tão sonhada “penteadeira” (minha mãe não acredita que eu vou ter uma, diz que é coisa do tempo da minha vó!) e o arquiteto colocou duas luminárias embutidas no espelho com luzes do tipo bipino e uma luz em cima, embutida no teto. Não sei se vai ficar bom, mas pelo que eu li que a Simone disse parece que vai ficar legal. Quando estiver pronta eu dou meu parecer, rsrs. bjs.

  17. #19
    31.10.2011 - 12:25

    ótimas dicas! já vou mudar algumas coisinhas aqui em casa!
    bjo,
    lili
    http://meubemestar.wordpress.com/

  18. #20
    31.10.2011 - 14:04

    Eu entendi Cony e adorei a dica. Dá pra ver que o banheiro ainda não está terminado e que após a iluminação no alto, as luzes atrás do espelho vão fazer toda a diferença. bjoooo

  19. #21
    Paula
    31.10.2011 - 14:49

    Se for verdadeira essa história do fim do casamento da Kim, vou ficar triste por ela… acho o Kris um gato torcia para que eles fossem muito felizes!!
    Ela é piriguete? É! Ela tem a minha simpatia? Tem! #prontofalei

    Dizem que o problema é que ele quer ficar em Minessota, e ela não quer mudar pra lá de jeito nenhum… =/

    • #22
      Constanza
      31.10.2011 - 14:54

      Paula, eu AMO a Kim, é minha piriguete preferida rsrsrs, serio msm… gosto mt dela. E queria que tivesse dado certo, mas tava meio na cara q nao ia dar… depois q vi o programa do casamento deles, aí tive certeza. Acho q ela merece um cara mais legal q o Kris…

  20. #23
    Simone Ito
    31.10.2011 - 16:05

    Olá Constanza!
    Que legal ficou o post! Estou aqui vendo como anda o ibope! haha

    Meninas, percebam que eu disse que um ponto em cima da cabeça é fundamental, mas ele deve ser associado a um sistema secundário!

    Na foto, o que aparece é apenas o sistema secundário, das lâmpadas embutidas.
    Nesse banheiro existe sim um ponto no teto, que não aparece na foto e não estava aceso. Não quis acender para mostrar como fica o efeito especial da luz atrás do espelho.
    Desculpem pela imagem incompleta, mas estas fotos são de arquivo profissional, não foram tiradas propriamente para este post.
    Qdo vi a dúvida da Constanza no post sobre penteadeiras, senti que podia contribuir. Espero ter ajudado algumas de vcs.

    • #24
      Hugo Ramos
      17.06.2012 - 21:35

      olá td bem querida!
      valeu mmmmuito sua dica.
      pois estou entrando no ramos de móveis p/estética e beleza , e a minha filha é maqueadora e fiz um salão pra ela , e ela me disse sobre a iluminação p/maqueagem , -não pode ser fria por causa de interferncia de cor – engano , é só usar produto certo.
      valeu !
      Deus te abençoe muitissimo , me ajudou bastente.
      Ha , sou do Rj meu tel é (21)7830 1395 e 33716855
      qdo quiser.
      tenho uma marcenaria
      um forte abraço
      Hugo Ramos

  21. #25
    Juliana Wagner
    31.10.2011 - 19:42

    Era disso que estava de falando Cony!! Tb faço pós em iluminação, adorei o post!! A gente vê muita gente falando bobagem por aí..
    bjoss

  22. #26
    Myla
    31.10.2011 - 19:56

    Gente, me desculpa, mas não e a iluminação ideal mesmo. A Nicole tb e formada em arquitetura, eu em designer de interiores e essa iluminação indireta só serve o efeito. Mesmo q tenha luz de cima, não da certo, até pq fará sombra no rosto. O ideal seria a luz direta, tipo duas arandelas em cima deste espelho (nesse exemplo da foto) e aí sim a lâmpada com irc elevado, próximo a luz natural. Por isso as tipo camarim são bem recomendadas.

    • #27
      Franciane
      03.03.2017 - 17:01

      Ei Myla, to mantando um estúdio pra mim e quero colocar a iluminação indireta na frente, usando fita de led em volta do espelho. E colocaria spot com lâmpadas direcionáveis em cima da cadeira, e fora a luz normal do teto. Você acha q não fica bom assim? Obrigada

  23. #28
    Carlos
    10.09.2012 - 13:25

    Só um comentário importante, pois no texto está errado. Luz quente não quer dizer uma luz que esquenta, ela se refere a temperatura da cor emitida. Pra saber mais procure no google “temperatura de cor”.

    • #29
      Constanza
      10.09.2012 - 13:32

      Carlos, no texto está correto, o “quente” ou “frio” da lampada refere-se à cor e nao a temperatura.

  24. #30
    mari
    03.09.2014 - 11:10

    Será que fica com se por uma fluorescente tubular em cima do espelho e incandescentes dos lados?

  25. #31
    Franciane
    03.03.2017 - 16:45

    Olá,

    Gostei bem do seu post. Estou montando meu estúdio de maquiagem e vou fazer assim, mas usando fita de led em volta do espelho. O que você acha? E na parte de cima spot com lâmpada direcional, aí eu mesclo amarela e branca.

Comente