Moda
Fashion News, Personal Stylist
09 fev 2011, 38 comentários

Plataforma ou Anabela?

Se tem uma coisa que me irrita é fabricante, dono de marca, lojista e/ou vendedor que não conhece bem o produto que vende. Eu penso assim: se a pessoa vende chocolate, que saiba de chocolates! Se vende vinhos, que entenda de vinhos! E o mesmo vale para roupas, sapatos, maquiagens etc…

– Tem peep toe? – E lá vem ela com um scarpin

– Tem jeans reto?  – E aparece um boot cut (ou vice versa)

– Tem espadrilha? – Ahn??

– Tem vestido envelope?? (serei boazinha, não vou pedir um wrap dress) – É da coleção nova? (pra não falar que não entendeu)

– Já chegou aquele batom mate? – Hummmm, não lembro de ter visto essa cor…

E por aí vai… sei que vocês já passaram por esse tipo de situação também.

Ok, vendedora a gente dá um desconto. Mas site de marca de renome, ou no Twitter de determinadas marcas, chamarem plataforma de anabela e anabela de plataforma é muito para meu coraçãozinho…

Vejamos.

Plataformas: o salto é grosso, tanto na frente quanto atrás. É inteiriço e mais confortável.

Anabelas: A parte da frente é baixa, rente ao chão e o salto inteiriço é da metade do sapato para trás. Exige maior curvatura do pé e é menos confortável, porém mais elegante e delicada.

Grande parte das anabelas, quando vistas de “costas” parecem ter salto fino, porém hoje em dia existem plataformas que também possuem salto mais estreito (como a vermelha da primeira foto).

Acho que não tem muito segredo e é uma diferença considerável a ponto de chamar uma de outra, não concordam?

Ah, e mais uma informação, em muitos sites chamam tudo de WEDGE e “zéfiní”, ou ainda conseguem usar as 3 palavras em uma única frase para denominar um mesmo sapato.

Wedge em inglês (também) significa cunha, uma ferramenta.

Cunha ferramenta, e a forma de cunha. Faz sentido.

Olhem que interessante a definição de wedges que achei na Zappos:

“A wedge heel is unique in that it extends from the back of the foot to the forefront. A wedge is also distinct from a platform which describes a thick sole, usually over 3 or 4 inches. Some platfomrs do include wedges and these hybrids are often referred to as “platform wedges.”

(Um salto wedge é único (inteiro) e se extende da parte traseira do pé até a frente. Uma wedge é diferente de uma plataforma, que tem uma sola com espessura normalmente de 3 ou 4 polegadas. Algumas plataformas incluem wedges e esses (modelos) híbridos são normalmente chamados de “platformas wedges”.)

Pelo que entendi, nossa Anabela é uma wedge, e a Plataforma, uma platform wedge. Acho que na gringa eles chamam de platform, tipo as patas de bode, que tem a mesma espessura (muita) na sola toda, ou os sapatos que tem plataforma apenas na frente, sem o formato de cunha pois tem salto “à parte”. Confuso.

Bom, anabela é anabela, plataforma é plataforma. Na dúvida, dê uma de gringa e chame de wedge.

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
38 comentários em “Plataforma ou Anabela?”
  1. Marcéli Paulino09/02/11 • 09h06

    Engraçado como as pessoas dão nome aos bois sem conhecer a fundo, né?! Eu mesma já confundi anabela com plataforma várias vezes. Agora já sei a diferença! Adorei, parabéns!!
    beijos

  2. camila09/02/11 • 07h44

    Cony, eu estava enlouquecida atrás de uma espadrilha. Fui em 1 milhão de lojas e acho que apenas 1 vendedor me entendeu sem que eu tivesse que explicar o que é uma espadrilha. OK, não achava em lugar nenhum. Aí, eu fui na Santa Lola, porque tinha certeza que lá tinha, eu havia visto no site. A vendedora não só me disse que não existia esse modelo na loja, como meio que debochou da minha cara.
    No dia seguinte, eu imprimi a espadrilha do site da marca e levei até a mesma loja, você acredita que a mesma vendedora teve a pachorra de continuar afirmando que eu estava muito louca??
    Então, eu acho isso ainda pior: vc sequer conhece os produtos que existem na loja que vc trabalha!!! Acabei comprando a minha na New Order!

    Bjo
    desapegosdacami.blogspot.com

  3. Luíza09/02/11 • 08h06

    Ei Cony,

    Preciso de sua ajuda, como vc é expert em compras, gostaria de saber se vc me indica uma loja aonde encontro saia longa preta. Já fui na Zara, CeA, Renner e em outras lojas, a única que encontrei foi na Le Lis, but very expensive, R$550,50.
    Obrigada!

    • Constanza09/02/11 • 08h30

      Luiza, ja procurei num monte de lojas ai no Brasil e nada… A minha mais indicada seria uma da Zara q vi uma vez e nao comprei e nunca mais vi depois… Acho q o q compensa mais é mandar fazer viu?

      Beijos

  4. Sabrina Bitencourt09/02/11 • 08h10

    Concordo plenamente Cony, se você vende um produto tem no minimo que conhecer sobre ele. Aqui na minha cidade sofro pra comprar esmalte, quando chego na loja perguntado se já tem tal coleção ou esmalte elas me olham como se eu fosse louca rsrsr. Fora quando dizem que não tem tal produto só pela pura preguiça de procurar!

  5. Juliana do Vale09/02/11 • 08h54

    Tive que comentar este post!
    Na minha saga procurando por um peep toe nude,entrei em uma loja, onde ali estavam, aquela panelinha de vendedoras rindo desatentas. Pois bem, perguntei:
    – Tem este peep toe nude no número 36?
    As inúteis riram e responderam:
    – Isso que vc disse é de comer?
    Tive que engolir seco o deboche da criatura, e expliquei “gentilmente” o que era um peep toe e o que era nude… Ai ela mandou essa:
    -Era só vc dizer meu bem, que queria um sapato bege aberto nos dedos!
    Fiquei boba com a falta de informação sobre os produtos que elas vendiam! A loja investiu em um super design de interiores,ambiente bacana, vendedoras com boa aparência, mas com um atendimento e treinamento de funcionários péssimo!

  6. Lorena Kojima09/02/11 • 08h55

    Amo anabelas… essas últimas três, huuumm… desejei!

  7. luciana09/02/11 • 09h05

    ai cony, cada sandália horrorosa! agora, voltando pras vendedoras, a missão delas é empurrar tudo pra gente, mesmo sendo o oposto do que a gente pediu…vai que a cliente gosta né? mas que dá raiva, isso dá! bjo

  8. Bia09/02/11 • 09h07

    já passei por isso comprando sapatos, e as vendedoras assumiram que não sabiam nada sobre sapatos. é triste.

  9. Amanda09/02/11 • 09h09

    Cony, da onde são as anabelas do post?? Amei!
    Bjoks

    • Constanza09/02/11 • 09h23

      Amanda,

      A primeirona é Louboutin, as duas de baixo são Schutz.

      As da montagem Plataforma x Anabela sao (da esquerda para a direita):Louboutin, Calvin Klein e a ultima esqueci… 🙁

  10. Flávia Kitty09/02/11 • 09h17

    Amo Anabela…
    Beijos

  11. Fran P.09/02/11 • 10h04

    Cony, eu já trabalhei em loja de sapatos e nunca fui topeira como essas vendedoras. claro que tem coisas que você aprende com o tempo, mas a desinformação é demais. Fui atrás de uma espadrilha e acho que ninguém sabia. É tanta falta de informação…
    Por outro lado tenho pavor de vendedora metida a sabidinha… Há um tempo na Arezzo, a vendedora tirando a maior onda de leitora informada de blogs de moda. E eu, quietinha na minha. Aí vem ela me empurrando as bolsas. tinha uma bem linda, mas mega cara (R$899 ou R$999) e ela, falando da bolsa, falando, falando, pra me ocnvencer que a bolsa não era cara, aí vem ela: “Mas essa bolsa é inspirada na alexa… Vc sabe que é Alexa?” E eu: “Sei.” Ela: “Sabe mesmo???”. “Claro que sei. Sei, inclusive, que essa bolsa é bem mais parecida com a PS1 da Proenza Schuler do que com a própria Alexa da Mulberry”. aí a menina faz cara de paisagem mas continua a teimar, falando mal do design das it bags, como se eu tivesse sendo uma idiota em não comprar a réplica caríssima da Arezzo.
    Mas, enfim, me irrito com as ignorante e me irrito com as nojentinhas.

    Ah, até onde eu sei a plataforma não precisa ser necessariamente “wedge”. Se ela for alta na frente, mas tiver um salto tradicional, tb é chamada plataforma… é isso memso?

  12. MAGDA -BUZIOS09/02/11 • 10h24

    Sei bem o que é isso!!!Fui na Loja da Mr CAT de Cabo Frio, comprar um oxford e a vendedora não sabia o que era,chamou a gerente que não sabia tb e por fim eu tive que dar pra elas uma aula sobre a diferença entre oxfords e mocassins rsrsr. Que falta de conhecimento …E o que é pior quando cheguei na loja com essa minha cara de pobre, ninguem me deu muita confiança… rsrs

  13. carol09/02/11 • 10h37

    gente nao existe coisa pior que vendedora sem nocao e sem educacao. minha irma estava procurando um mocassin, entrou em uma loja e perg se tinha ai a vendedora disse que ia pegar e vem com um orford(oi??) e ela diz: eu nao pedi oxford, estou procurando mocassin. a garota: ahh é tudo a mesma coisa! gente essa eu nao me controlei,.. sorri mesmo na cara da vendedora… ohh céus!!! ahh estou louca por uma anabela, o post foi otimo pq agora vou saber qd pedir anabela e me mostrarem plataforma… 🙂 xoxo

  14. Renata Oliveira09/02/11 • 11h15

    Rindo muito do “Isso que vc disse é de comer?”!!!!
    Dá raiva da cara das vendedoras qdo vc pede uma coisa e elas te acham louca ou ignorante!!!

  15. Dâmaris09/02/11 • 12h02

    E não custa quase nada para as ljas investirem em treinamento. O retorno que teriam seria muito lucrativo! imagine sermos atendidas por colaboradoras que estejam antenadas e sejam compreensivas…é de comprar 2, 3…enfim!

    bjs
    Dâmaris
    http://www.villagebeaute.blogspot.com

  16. Ana09/02/11 • 12h46

    O pior foi eu ir com a minha cunhada semana retrasada numa conhecida loja de vestidos de noiva na Rua São Caetano aqui em SP e a vendedora não saber o que era “off white”. Que tal?? Ela respondeu: preciso ver com o “estilista”, hahahah Ah tá……….

  17. Sofia09/02/11 • 13h25

    hahaha, adorei o post

  18. Priscilla Rosa09/02/11 • 13h42

    Adoro anabelas bem altas, mas sao super desconfortáveis. Tenho uma da Arezzo linda que só consigo usar em situações do tipo: entra no carro, anda até a mesa da festa, senta, faz uma figuração e volta a sentar…E assim sucessivamente. rsrs

  19. DAYSE09/02/11 • 14h34

    Interessante, para mim era tudo a mesma coisa, anabela… ahahahahah não sou vendedora mesmo…

  20. priscila09/02/11 • 16h57

    Apesar de visitar vários blogs, raramente comento, mas esse toca e um assunto que anda me incomodando. Não suporto ser atendimento ruim e se acontece uma vez nunca mais volto. Também não suporto gente burra, mas ignorância e burrisse são coisas diferentes. Eu concordo que treinamento nunca fez mal pra ninguém, mas ninguém é obrigado a conhecer termos estrangeiros. Qual é a dificuldade tão grande em pedir um sapato cor de pele no lugar de dizer nude? alguém me explica, por favor! entendo que alguns termos não tem tradução literal como oxford, mas se você realmente sabe o que está pedindo (porque tem muita gente que acha que vomitar estrangeirismos é muito chique, mesmo que você não tenha ideia do que está falando) custa explicar que é um sapato tipo masculino de amarrar?
    engula a ignorância alheia e pense que está ensinando algo que a outra pessoa não teve a oportunidade de aprender

    • Constanza09/02/11 • 21h38

      Priscilla, se uma pessoa q trabalha em loja de roupa e sapato nao souber o q é nude, pelamor ne? vai trabalhar na padaria entao. E nude nem é mais estrangeirismo, ou vc quando vai comprar um SHORT pede uma calça curta acima do joelho???
      Ah, e é burrice, e nao burrisse.

      Beijos

  21. Patrícia09/02/11 • 17h44

    Nossa, Constanza. Já passei por várias situações parecidas com essas que você listou no início do post. A última delas foi quando fui à loja Arezzo aqui no Rio perguntar por alguns modelos de ankle boots. A vendedora não sabia o que era. Como pode? É triste, mas é vero….rs…

  22. Anna Mari09/02/11 • 19h06

    Bom… parece puxa saco mas é exatamente por isso que gosto daqui. Este blog é feito p leigos tb. Literalmente ela desenha, briga e mostra tudo certinho. Não entendo nada de moda só sei qndo um visual esta pronto se gosto ou não gosto de dar nomes ao bois rs.É otimo para ficarmos mais por dentro do tema que faz parte da vida de qualquer mulher e que nos ajuda mto no dia a dia. Amei o post explicativo. Sinal amarelo para vendedores e tal e verdissimo para mim, leiga mas mulher! Bjux

  23. Carol Mella09/02/11 • 21h44

    Me lembrei que esses dias fui comprar um sapatinho branco pra trabalhar, escolhi uns modelos e pedi pra vendedora, ela conseguiu trazer sapato de tudo quanto é cor menos o que eu claramente pedi, BRANCO!
    Depois de um tempo explicando pra vendedora q eu realmente só estava interessada no que eu pedi ela me informou que infelizmente não tinha o modelo que eu tinha escolhido no meu numero, e ai do nada apareceu com o sapato que eu escolhi, branco só que 2 números a mais e ainda tava insistindo pra que eu levasse…fala sério!!! O que é que eu vou fazer com uma lancha no pé?! odio mortal dessa vendedora!

  24. Lúh10/02/11 • 06h35

    Amo anabelas e plataformas. E realmente acontece muito das vendedoras mal informadas errarem na hora de pegar um produto. Aliás, poderia ser requisito para se trabalhar numa loja de roupas e sapatos, visitar diariamente os blogs de moda, assim, ela entenderiam um pouco melhor as coisas. heheh

    Bjoos

  25. Amanda Eman10/02/11 • 08h50

    Oi Cony. É a primeira vez que leio seu blog, e devo dizer que com esse post, ja adorei. Também acho muito errado o vendedor não conhecer seu produto. Estava outro dia numa loja de bijus na região do Ibirapuera, estava olhando umas bolsas, quando vejo uma Alexa – Mulberry inspired de moletom, peguei na mão pra ver o material, tinha gostado muito, quando a vendedora chega do meu lado e fala : “Esse modelo é igual do Marc Jacobs”, eu olhei pra cara dela, agredeci e sai da loja, minha mãe ficou inconformada que eu sai, disse que não é porque eu conheço, todo mundo tem que conhecer, mas, como disse, o vendedor tem a obrigação de conhecer o produto que está vendendo, ainda mais se for uma cópia! Sei que parece muito fútil da minha parte, mas com tanta informação de moda disponível, me irrita vendedores que querem dar uma de experts, quando nem sabem do que estão falando. E prometo, da próxima vez que algum vendedor me falar a referência (leia se cópia) da peça errado, vou falar discretamente que ele está errado, e vou corrigí-lo.
    Beijos, Amanda

    • Constanza10/02/11 • 09h15

      E quando a gente pede camiseta podrinha?? “Ahn? Podrinha? kkkkkk”. ai ai ai

  26. Sofia10/02/11 • 10h33

    Olha, pra mim plataforma sempre foi isso aqui… http://bit.ly/ecRefQ
    E eu sempre conheci as duas coisas que vc postou como anabelas…
    Bjo

    • Constanza10/02/11 • 13h52

      Sofia, este post é sobre a diferença de plataformas e anabelas no modelo wedge (cunha), como está super ilustrado acima. Plataforma por plataforma pode existir em botas, sandalias (as conhecidas meia patas), ate oxfords!
      Bjos

  27. Alê10/02/11 • 10h37

    Na verdade, eu consideraria uma como anabela e a outra como plataforma anabela, assim como na definição em inglês. Não acho totalmente errado a vendedora mostrar uma anabela plataforma quando pedimos uma anabela. Plataforma meeeeeeeeeesmo para mim, são aquelas sandálias de passista de escola de samba. rsrsrsr
    Bjs = )

  28. Mel11/02/11 • 10h22

    Olá,
    Eu trabalhei anos em uma loja de sapatos e no nosso treinamento foi ensinado que os dois tipos são anabelas, a diferença é que um tem a plataforna (a parte alta da frente) e o outro não. Assim como vários modelos de sapatos, inclusive a meia pata!!

  29. […] da 2ª foto. “Wedge é diferente de uma plataforma.” Seria a nossa anabela, segundo o Futilish.), animal print e navy também marcaram […]

  30. Dona Gege31/05/12 • 14h06

    shoppinho da cidade copiando voce, rs
    http://balneariocamboriushopping.com.br/estilobcs/?p=7820

  31. Melissa19/08/12 • 16h14

    prefiro anabela,é mais delicada só é meio desconfortável mas gosto,mulher sofre pra ficar bonita!!!!!!

  32. Fabio Desiderio01/06/16 • 10h02

    plaforma e meia pata e mesma coisa

    • Constanza01/06/16 • 13h13

      Nao é nao.