21
Jun 2010
Tem Jeito??
Tem Jeito?

Recebi este Tem Jeito desafiador. Trata-se de um Chapéu Fedora, e convenhamos, é raríssimo ver pessoas usando chapéus no Brasil. Pelo menos eu não vejo com frequência, e confesso, adoraria ver.

Eu tenho um panamá e um fedora, o último inclusive com a etiqueta, mas acho que Belo Horizonte não me permite essa extravagância. Mas quem sabe um dia tomo coragem? E o fedora é perfeito para esses dias mais frios.

Bom, antes de mais nada…

Momento Futilish de Cultura:

O que é um Chapéu Fedora??

Fedora, também chamado Borsalino, é um tipo de chapéu, ordinariamente em feltro, fabricado no formato do chapéu panamá, e que fez grande sucesso no século XX, a partir dos anos 20, embora diga-se que tenha sido inventado em meados da década anterior (algo que não é preciso).

Chapéus com a copa em formato de C, denominada de coroa (pois há uma depressão na parte central), também são comumente chamados fedora.

Fedora é um nome feminino russo, versão local para Teodora – e que foi tornado popular na peça teatral Fédora, de Victorien Sardou, feita para Sarah Bernhardtópera por Umberto Giordano, em 1898 – grande sucesso no começo do século XX, tendo Enrico Caruso no papel de amante da personagem-título. Embora não haja ligação aparente entre o chapéu e a peça, o nome foi popularizado por esta.

A fábrica italiana de chapéus e acessórios masculinos Borsalino reivindica a criação do modelo de chapéu, que era produzido em feltro, cuja matéria-prima era a pele de coelho. Em alguns países, como a França e até mesmo no Brasil, o fedora é comumente chamado borsalino.

No Reino Unido, o chapéu fedora é também chamado de trilby.

E qual a diferença com um chapéu panamá?

O chapéu-panamá (também grafado sem o hífen) é um chapéu que, apesar do nome, é fabricado no Equador (onde é chamado de El Fino), especialmente em Cuenca e Montecristi.

Possui cor clara e pode ter vários formatos. É fabricado com a palha da planta Carludovica palmata, encontrada no Equador e em países vizinhos, e tecida em trama fechada.

Recebeu este nome porque o presidente estadunidense Theodore Roosevelt usou-o durante uma visita ao canal do Panamá, em 1906. Em razão disso, chapéu tornou-se moda, principalmente para homens, até a Segunda Guerra Mundial.

Ainda hoje o chapéu é utilizado no verão, tanto por homens como por mulheres.

(Fonte: Wikipédia)

Recebi este mail da Flávia:

“Tenho um chapéu Fedora que AMO, mas acho extremamente difícil de usar. No calor ainda é mais fácil: calça jeans, camiseta podrinha, tênis e pronto! Mas no inverno acho muito difícil de combinar! E meu pedido de ajuda é um tanto especial também: queria usá-lo de noite, na balada, mas de um jeito que ficasse bem feminino, entende? Bem sexy. Eu sempre acabo saindo com ele usando a mesma roupa: regata preta, calça jeans com uma lavagem mais puxada para verde, e bota. E, outra coisa: se puder direcionar um pouquinho as dicas para uma mulher baixinha (1,535! Hahahahahaha), e que está um pouco acima do peso, agradeço muito. Mas já fico feliz com qualquer tipo de dica de como usar o Fedora no inverno. Muito obrigada desde já pela ajuda, e desculpa pelas tantas condições.”

Que moça bonita né? E super combina com o chapéu!

Vamos lá:

Antes de mais nada eu me surpreendi quando a Flávia disse que acha mais fácil usar o chapéu no verão, eu acho o Fedora super cara de inverno e consequentemente, muito mais fácil de usá-lo nesta época.

Dúvida 1 – Usá-lo na balada, de forma sexy e feminina.

O chapéu masculiniza um pouco o visual, então para ficar feminina e zékzi (ui ui) temos que apelar para peças femininas. Nada de calças e botas pesadas. Que tal uma saia ou vestido leve, preto, com um quê de lingerie que está tão na moda heim? Um pouco de renda faz bem! Por cima um trench coat curto ou no comprimento do vestido. Nos pés um belo salto. Vai ficar algo anos 40, meio gângster, mas o legal é justamente sair do comum e surpreender. E acho que a Flávia segura bem o style.

Dúvida 2 – Baixinha e acima do peso.

Vejamos se consigo me expressar. O chapéu demarcará sua altura. Por exemplo, se alguem te avistar de longe ela terá exatamente a visão de onde você começa e onde você termina, pé e chapéu, entende? Por isso sempre falam que quem quer ganhar centímetros deve dar uma clareada no cabelo, principalmente no topo, pois dá a sensação de continuidade. Desta forma, não tem muito o que fazer para ganhar altura usando chapéu a não ser usar um belo salto. E aproveite os saltos finos, tomara que em um sapato nude, pois alongará suas pernas e você parecerá mais alta. Para o problema dos kilinhos a mais, roupa escura amiga. Decotes em V, brincos compridos (pendentes, mas não exagerados) e nada muito justo que acentue as curvas.

Montei 3 looks beeeem femininos para usar chapéu na night.

(Repararam o tanto que eu amo essa jaqueta? Tenho repetido ela algumas vezes por aqui. É a perfecto nude mais linda ever.)

E para os looks invernais e mais idéias de como usar seu Fedorinha, fiz uma seleção de celebs com o chapéu.

E Flávia, com esse olhão, quem é que vai reparar na sua altura ou no seu peso mulher???

25 Comentários
  1. #1
    Dona Matilda
    21.06.2010 - 14:50

    Adoreiii o segundo look que vc montou.. com o vestidinho claro.. Assim ateh parece fácil de combinar..rsrs

    Bjaoo

  2. #2
    Giancarla Mantovani
    21.06.2010 - 14:51

    Aiii acho tão lindo chapéus, headbands, tiaras e qq acessório de cabeça, mas aqui no Brasil é tão raro ver alguém usando que dá até medo de arriscar.

    Falo por mim, pq pra ajudar moro em cidade pequena do interior, se eu sair de chapéu aqui acho q me internam ou vão me perguntar onde é o rodeio… afff… os q compro são só pra praia mesmo.

    Masss esse aí é lindíssimo e super combina com a dona, além das dicas da Cony de usar com vestidinhos leves serem o must!

    Use sim q vc vai arrasar!

  3. #3
    Thais Martins
    21.06.2010 - 14:57

    Oi Constanza,

    Qual é a marca daquela perfecto mais linda ever? hehehe Sabe?
    beijos,
    Thais

  4. #4
    Teresa
    21.06.2010 - 14:58

    Ai, esse post foi pra MIM!
    Uma amiga que mora na Europa trouxe um pra mim [de taaanto que elogiava o dela!] só que ainda não consegui usá-lo por medo [tenho 1,65!]. Ele é mega parecido com esse que Gisele está usando.
    Agora estou tomando coragem!
    AMEI! =)

  5. #5
    Liliane Freitas
    21.06.2010 - 15:27

    Nossa, vendo essas fotos das celebs dá ate vontade de usar chapeu… mas aki em BH, eh alvo certo pra comentarios ironicos hihihi!

  6. #6
    Flavia Cardoso
    21.06.2010 - 15:53

    Adorei esse Tem Jeito! Minha xará vai arrasar! 🙂

    Eu gosto muito de chapéus, tiaras, porém estou no mesmo barco da Giancarla, encontro-me impossibilitada de usar. Quando venho pra casa dos meus pais (no interior de São Paulo) seria motivo de piada, de pessoas perguntando onde será o rodeio! Na Arábia Saudita (onde moro atualmente) seria olhada como alienígena ou “beduína querendo ser fashion”. 😛

    Constanza, quero reforçar o pedido da Thais Martins: qual a marca dessa perfecto nude? 😀 Um loosho!
    Parabéns pelo blog. Sempre passo por aqui, mas não comentava muito. Beso!

  7. #7
    Rosangela
    21.06.2010 - 17:45

    Olá Cony!
    PO, adorei o post. Vc tem muitissimo bom gosto.
    E essa jaqueta nude perfecto?

    Onde pode-se achar uma dessas aqui no Brasil???

    Big beijos

  8. #8
    21.06.2010 - 17:48

    Os looks que você monta são os melhores…queria ter tudo! Ameiiii com todas as forças o looks da Jessica Alba…muita informação coordenada de um jeito ótimo, cobiçei! Adoro chapéu mas tem que ter estilo pra usar…uso meu Fedora na praia, acredita? só lá e nos arredores consigo usar
    O Tem Jeito sempre é massa, a Alba já foi pra pastinha de inspirações que criei esses dias por idéia sua…
    Beijos!

  9. #9
    fran
    21.06.2010 - 18:49

    adorei todas as ideias, mas ainda tenho receio de usar chapéu aqui no interiorr – tudo bem, a cidade nem é tao pequena, mas a mentalidade das pessoas é! tenho uma feodora preta, super basiquinha, mas ainda nao tive coragem de tirar do armario. tentarei em breve!!! bjus

  10. #10
    Ma
    21.06.2010 - 19:39

    Depois desse post preciso de um fedora urgente!!!! Os looks são lindos e super estilosos!

    Flavia, vamos colocar esse fedora pra jogo! Vai arrasar!!!!

    Beijos!

  11. #11
    Be Biasibetti
    21.06.2010 - 21:21

    Da onde é essa jaquela perfecto lindéééérrima? PRECISO de uma!
    Adorei as dicas ^^ beijo

  12. #12
    22.06.2010 - 01:23

    ai, sou completamente apaixonada por chapéus! os looks que você montou são maravilhosos, dá a maior vontade de sair criando outfits no meio da madrugada… hahahaha 🙂
    adoro seu blog! comecei um hoje, passa lá?
    beeeijo

  13. #13
    Anna Drummond
    22.06.2010 - 08:10

    Oi Conz!
    Mandei um e-mail para vc pedindo um help urgentissimo sobre um sapato que comprei e agora estou insegura… Enviei do meu outro e-mail… preciso tanto da sua ajuda… Obrigada!
    Beijos Anna

  14. #14
    Kamila Alves Duarte
    22.06.2010 - 08:53

    Conyyyyyyyyyy….vc arrasou nesse post!!!!!
    AS produções maravilhosas!!!
    Usaria todas,todas…rs
    Bjinhuuus!

  15. #15
    Mirza Câmara
    22.06.2010 - 10:15

    chapéu fedora é lindoooooooooo!!! Esse da Flávia é maravilhoso!bjo!

  16. #16
    Camilla
    22.06.2010 - 11:40

    Oii Cons..!! Mulher sempre presto atenção nisso, mas sou muuuito preguiçosa pra comentar, eu sei.. tem q comentar ;P, maass enfim, você seempre escolhe umas fotos óóótemas das celebs, fico imprecionada pq vc acha umas muito boas e tudo haver com o post, além de que várias delas dá pra servir de base pra nós mortais…parabénss e muito obrigada por montar esse arquivo no site pra gnt..!
    bjoo

  17. #17
    Priscilla
    22.06.2010 - 18:48

    Eu tenho essa saia da Zara com um detalhe em renda que vc sugeriu… E uso justamente com um blazer parecido com o q sugeriu – kkkk! Adoro chapéu. Mas o povinho daqui fica te olhando na rua. Lá em NY comprei um no estilo panamá numa chapelaria no Soho muito legal. Usei muito nos dias mais quentes lá. Qdo chegar o verao aki, vou usar tbe ligar o dane-se! Fica lindo com um shortinho jeans, blusa branca…. Tb adorei esse Fedora e as suas sugestoes, as fotos da celebs estao inspiradoras e encantadoras! Bjs!!!

  18. #18
    22.06.2010 - 19:48

    Flávinha é um doce e lindeza em pessoa. Fica linda até enrolada em lençol.

  19. #19
    Ana Paula
    23.06.2010 - 10:44

    Fantástica a seleção de fotos!!!

  20. #20
    23.06.2010 - 11:14

    Oi, Constanza!!
    Só agora consegui ver o post. Fiquei até emocionada! MUITO OBRIGADA por tanta atenção! Amei o post super explicativo. Eu ia usar o chapéu em uma festa, mas, como a festa já passou, vou aproveitar as dicas para outras situações. Eu adorei as montagens, e achei que ficaram bem femininas! Assim que tiver outra oportunidade de fazer uma produção mais elaborada, pretendo usar meu chapéu com um desses looks que você sugeriu, e vou mandar a foto para você ver se acertei ou não! =D
    Muito obrigada mesmo! E chapéu é divertido de usar, não tenham medo!
    Beijão!

  21. #21
    23.06.2010 - 11:51

    Olá, a Kevin Store (www.kevinstore.com.br), vende o autêntico chapéu Panamá (tanto o Montecristi quanto o Cuenca), em seu site. Os produtos são originais, feitos no Equador.

  22. #22
    24.06.2010 - 15:31

    bom, eu tenho sorte, moro em santos/sp e aqui o sol escaldante não só permite como exige chapéu! eu tenho uma coleção (e chapéu não precisa de marca, precisa de boa modelagem!já comprei caro e me arrependi e já comprei em loja de departamento, que é meu queridinho do momento!) e uma coleção de óculos para combinar, porque o segredo se usar chapéu eu descobri depois de alguns anos de praia (sou paulistana) está no modo como você coloca na cabeça, além é claro do modelo combinar com o seu tipo,aquele chápeu da Carrie em sex and the city 2, só na tela… mas usar chapéu apoiado atrás da cabeça como tem uma foto aí, fica com cara de festa junina e ninguém merece! o chapéu tem que proteger o rosto, ou seja ele fica meio”enterrado” na cabeça! e o tamanho tem que ser certo, igual a sapato, não pode faltar nem sobrar! e um truquezinho que aprendi na praia:um grampo prendendo o chapéu no cabelo na parte de trás, bem discretamente e você nunca mais vai precisar ficar segurando ou correr atrás dele se bater um ventinho e vale um lenço, até um colar colorido para dar um toque pessoal… e tenho chápeus de inverno também, pra quando viajo,é um vício! beijos

  23. #23
    10.02.2011 - 06:31

    […] Eu tenho 2 panamás e um fedora e sabem qual uso mais? Nenhum!!! Panamá só na praia e o Fedora fica lá em casa, olhando pra mim perguntando quando será o dia que ele conhecerá o mundo externo. Que triste. (Aqui tem um Tem Jeito com um chapéu Fedora e explica a diferença de um Panamá). […]

  24. #24
    Carolina
    14.07.2012 - 22:26

    Olá, adorei a publicação e as dicas e gostaria de tirar uma dúvida. Se eu sair para trabalhar compondo um look com chapéu, quando chegar ao escritório e ao longo do dia, devo ficar sem o acessório, como manda a regra da boa etiqueta, correto?
    bj e obrigada

    • #25
      Constanza
      15.07.2012 - 10:46

      Depende do seu ambiente de trabalho! bjs

Comente