01
Dec 2009
A tal regrinha dos acessórios…
Como Usar, Personal Stylist

Promessa é dívida. Já que falei no post anterior sobre as tais regras para usar acessórios, cá estou eu para compartilhar com vocês.

De onde tirei essas regras?? Do curso de Consultoria de Imagem que fiz no Senac. Confesso que discordo de várias coisas que aprendi, achei muito radical e old fashion. Gosto de modernizar um pouco, mas não deixa de ser uma boa base, principalmente quando aprendemos sobre a proporção e geometria corporal e as cores certas para cada tipo de pessoa.

Bom, o que são acessórios? São peças que vão complementar seu vestuário, dar um toque a mais, torná-lo mais atrativo.

Consideram sapato como acessório, mas EU não considero. Afinal, ninguém sai de casa sem sapato né? Vejo acessório como algo que você pode eliminar ou substituir no seu look. O sapato sempre vai estar lá.

Continuemos: bolsa, cinto, chapéu, luva, cachecol, lenços, colares, anéis, pulseira, relógio, óculos, enfeites de cabelo e até a cor do esmalte, se ele for mais forte, deve ser considerado acessório. A primeira regra já começa com a quantidade deles: é permitido o uso de 7, sendo 5 a quantidade ideal.  

Oi? Tipo, um brinco, um anel, uma pulseira, bolsa e oculos e só?

Calma, que a gente dá um jeito nisso aí….

Brincos: se você tem a orelha toda furada (eu tenho 5 furos) não se desespere. Esses brinquinhos pequenos contam como uma peça só. O outro brinco (o do furo principal) conta-se como outra peça.

Anéis: conte-os por dedo. Se tiver dois anéis no mesmo dedo, conta um só. Aliança não conta, afinal você não a escolhe para implementar o look né? (Né gente?? kkk, tem homem que põe aliança mesmo sendo solteiro só porque acha que fica mais atraente kkkkk)

Pulseiras: Conte por pulso. Mesmo se tiver um pulso cheeeeio de balangandãs, na contagem ele vale como apenas uma peça. Eu junto o relógio no pulso das pulseiras e fica uma coisa só. Mas pulseira num pulso e relógio no outro, contam-se DUAS peças.

Colares: complicado. Aqui vale o bom senso. Se forem todos no mesmo estilo (todos delicados, ou todos rústicos, ou várias correntes), conta uma peça só. Se forem diferentes (digamos uma gargantilha e um colarzão de bolotas) são consideradas 2 peças.

Broche: por peça.

Óculos: dãaaaaa… por peça né gente? rsrsrsrs

Acessórios de cabelo: se forem tipo os da Paula do Um de Cada, conta-se por peça afinal ele complementa e enriquece o look. Agora se é uma presilha simples, sem muito alarde e prendendo um rabo de cavalo, eu nem considero na contagem dos acessórios.

Lenços, echarpes, cachecóis e afins: por peça. Aháaa, você pensou aí: E meu colarzinho que não tiro nunca, vai brigar com o lenço e contar mais de um acessório?? Não. Primeiro, escolha o que vai pôr no pescoço. Os dois não acho legal. Mas se o colarzinho já é parte do seu corpo, prefira mantê-lo escondido sob lenço. Aí pronto. Voltamos a ter apenas uma peça.

Falei só das bijoux e lenços, mas não se esqueçam da bolsa e cintos. Uma bolsa e um cinto, fácil e óbvio. Ops, pera pera pera… pode usar mais de um cinto e na contagem considerar apenas um sim! Vale a regra do colar, se forem do mesmo estilo (tipo aqueles cintos fininhos de tachas), considera-se uma peça.

Já ia me esquecendo! As unhas!!! Se estiver usando um esmalte de cor forte, deverá contar como acessório, já que chama a atenção para as mãos! Sabe que eu concordo plenamente com essa regra? Pensem em muito colar, pulseira, anel, brinco e unha com esmalte vermelho. Agora pensem o mesmo mas com unha neutra. Não fica faltando uma coisa?? Pois então, um acessório a menos!

Agora vamos fazer um exercício (kkkk, hoje estou didática).

 acessorios

Foto: Reprodução
Evitem usar tudo combinadinho: brinco, colar, anel e pulseira da mesma cor, mesmo material. Eu acho feio e cafona. Pior se combinar com a cor da sombra, da maquiagem. É mais garantido usar a mesma gama de cores e no mesmo estilo. Guéls, por favor, não comprem nunca aquele “kit princesa” de brinco, gargantilha e pulseira de strass, tá? E cuidado com o brincão! Quando for usar, deixe-o ser o acessório principal, evite usar muita coisa.
E sendo super repetitiva, menos sempre é mais!
A resposta da quantidade de acessórios na foto é….. (nos comentários, em breve!) 
15 Comentários
  1. #1
    taisa
    01.12.2009 - 18:58

    já sabe, né, cony? to esperando a resposta! rs…
    to aprendendo!!!!! será que vale uma blusa com esses dizeres, que nem carro de auto-escola? rs…

  2. #2
    taisa
    01.12.2009 - 18:59

    faltou: AMEEEEEEEI o post. PRECISO desse tipo de coisa didática!

  3. #3
    01.12.2009 - 19:34

    Adoray demais!!!

  4. #4
    01.12.2009 - 19:38

    Meu Deus…esse post me fez lembrar de uma UNICA (e nunca mais!) vez que aluguei um vestido pra uma festa de gala e a atendente me sugeriu um colar de strass(tipo cascata), com os brincos e pulseiras idem…
    Até aí tudo bem, eu disse gentilmente que NAO!
    E ela nao satisfeita me sugeriu que tb levasse aquele “piolhinhos” de strass que tem quem enfeite penteados…ahahahahaha…
    Quase desisti de alugar, mas o vestido era lindo…Acabei dizendo que ja tinha os tais piolhinhos em casa (mintchuraaa) pra ela parar de me oferecer!

  5. #5
    Mak
    01.12.2009 - 19:51

    Oi! E aí quantos são??

    Antes eu não saía de casa sem brincão, tinha um monte (oi? Edivirges??). Hoje em dia, não sei se é a idade, não sei se enjoei, gosto dos brinquinhos no dia-adia, e tem dia que quero ficar sem nada… acredita? À noite coloco um brinco mais chamativo e tal, mas aqueles brincões, a maioria eu dei.
    Bjos

  6. #6
    01.12.2009 - 20:33

    ai eu sou mega discreta em relação a acessorios
    poucas vezes chego neste numero 5! e quando chego é tudo discreto. Sei lá, acho que os itens de serie chamam muita atençao… cabelão loiro, bocão, peitão sei lá.. acabo ficando na bolsa e brinco… oculos so uso no sol… que coisa…

  7. #7
    01.12.2009 - 20:33

    AMEEEEEEEEEEEEEEEEEEI,melhor post dos últimos tempos!!!

    Beijocas,flor.

  8. #8
    Nath Pimentel
    01.12.2009 - 20:47

    To esperando a resposta e a blusa do blog! kkkkkkkkkkkkkkk

  9. #9
    02.12.2009 - 06:52

    Adorei relembrar o curso, old fashion…hahahahaha! Definição ótema! Bjs!

  10. #10
    02.12.2009 - 07:05

    To curiosa pra saber se acertei ;P

  11. #11
    Dani Scoralick
    02.12.2009 - 07:40

    Aaaaaaamo acessórios e tenho dificuldades de usar várias coisas!!! Sempre acabo optando pelo brincão!!

    Preciso saber a resposta!!!! hehehe

  12. #12
    02.12.2009 - 08:31

    Ameeei o post!!!Super didático!!!Sempre tenho muuitas dúvividas então fio mais do que util!!
    Beijinhos 😉

  13. #13
    02.12.2009 - 08:31

    Ooops…desculpe os erros de digitação 🙁

  14. #14
    Lele
    02.12.2009 - 11:27

    AMEI demais esse post!! ótimo e super didático!! até fiquei com vontade de fazer o curso rss
    beijoss

  15. #15
    Jeans, volume e acessórios « HOJE VOU ASSIM [ plus size ]
    25.03.2010 - 19:18

    […] em acessórios, indico o post da Constanza que ensina, de uma forma bem objetiva, como […]

Comente